Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 16, 2014

Datafolha: Aécio e Marina despencam. Dilma ganha no 1º turno

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Acaba de ser divulgado o último Datafolha . Dilma segue estável com 47%, mas ampliou a diferença sobre seus adversários, que caíram, aumentando as chances de ganhar no primeiro turno. No cenário 1, com Aécio e Campos, o tucano continua esvaziando: tinha 21 pontos em outubro, caiu para 19 em novembro e agora tem 17.  Campos ganhou um pontinho em relação à novembro, e ficou em 12%, mas permanece abaixo da pontuação que tinha em outubro, quando chegou a 15% No cenário 2, com Aécio e Marina, é impressionante a queda acentuada de Marina. A agora parceira de Campos tinha 29 pontos em outubro, caiu para 26 em novembro e agora tem 23 pontos. Aécio manteve-se estagnado em 15 pontos, mas ainda abaixo dos 17 que tinha em outubro do ano passado.

Fraqueza da oposição é o combustível do golpismo

Imagem
Autor: Fernando Brito No mesmo dia em que noticia que os candidatos da oposição, somados, mal conseguem alcançar 60% das intenções de voto de Dilma Rousseff (e teriam de igualar essa marca, para haver segundo turno), a Folha noticia a arruaça em São Paulo como “Segundo Grande Ato Contra a Copa”. Assim mesmo, com as iniciais em maiúsculas. É obvio que a garotada de classe média que estava lá não é o eleitorado não o eleitorado de  Aécio Neves ou de Eduardo Campos.

Itaú e Globo, vitórias simbólicas sobre o golpe de 1964

Imagem
publicado em 22 de fevereiro de 2014 às 12:59 Vitórias simbólicas no debate sobre o golpe de 1964 por Caio N. de Toledo, especial para o Viomundo A Folha de S. Paulo, na sua edição de 21 de fevereiro, noticiou que o Banco Itaú decidiu recolher as agendas de 2014 que estava distribuindo aos seus correntistas. Na explicação do jornal, a agenda teria provocado “polêmica nas redes sociais ao classificar o golpe de Estado que depôs o presidente João Goulart como revolução”. A rigor, as redes sociais repercutiram a informação do blog do jornalista Mário Magalhães que denunciou a falsificação histórica perpetrada pelos marqueteiros de uma das mais lucrativas instituições financeiras do país, de FCH ao governo Dilma Rousseff.

Suíça, Maluf e as denúncias que deixam tucanos aloprados

Imagem
“Depois, os tucanos fritaram Maluf para assumir o eleitorado conservador”, observa o autor deste texto por   Antônio de Souza Lopes da Silva, especial para o Viomundo Todos sabem que durante anos Paulo Maluf  foi acusado com veemência de ser corrupto. Os movimentos populares em várias eleições usaram o símbolo “ratuf“ para vinculá-lo a corrupção. Maluf resistiu às denúncias o quando pode. Até que um belo dia as contas na Suíça foram abertas por pressão dos judeus que buscavam recuperar seu dinheiro confiscado pelos nazistas. Oficialmente, a Suíça ficou neutra durante a Segunda Guerra, isso favorecia  que o dinheiro roubado dos judeus fosse depositado aí. Foi nessa operação que a conta  blue diamond , que seria de Maluf e seus familiares, acabou sendo revelada.

O cordão da ditabranda cada vez aumenta mais

Imagem
  Antonio Lassance  Há um debate importante na sociedade que precisa encontrar uma conclusão. Ele diz respeito ao fenômeno do uso da violência contra a democracia. Há um debate importante na sociedade que precisa encontrar uma conclusão. Ele diz respeito ao fenômeno do uso da violência contra a democracia. Seja dentro ou fora de manifestações, seja praticada por grupos de direita ou de esquerda, o debate é sobre o nível de repúdio e condenação que se deve empregar contra quem usa a violência não como autodefesa, mas como meio de afirmação política.

Visita de Aécio a Azeredo escancara inclinação partidária da grande mídia

Imagem
    A visita de Aécio Neves a Eduardo Azeredo não causou nenhum tipo de alvoroço na grande mídia comercial. Por que será?  Daniel Quoist No dia 20 de fevereiro de 2014 aconteceu um evento em Belo Horizonte que ilustra a conduta da grande mídia. Esta mídia sempre incansável em afirmar sua independência e perseverante em refutar acusações de um claro e cristalino partidarismo político continua a ser a mesma mídia incapaz de transpor à realidade esse seu credo que com o passar dos anos se torna retumbante eco de um discurso vão e vazio.

"Metade dos documentos de posse de terra no Brasil é ilegal"

Imagem
Ariovaldo: "há diversas formas de burlar a lei. Em São Félix do Xingu, quase 100% dos documentos do cartório têm que ser anulados." A afirmação é do geógrafo Ariovaldo Umbelino, para quem o programa Terra Legal permitirá que terras do patrimônio público ocupadas ilegalmente se transformem em propriedade privada por Marcella Lourenzetto O geógrafo, pesquisador e professor da USP Ariovaldo Umbelino fala sobre a situação de propriedades que utilizam terras retiradas do patrimônio público ilegalmente, os famosos casos de grilagem, e também se diz contrário ao programa “Terra Legal” do Governo Federal.

Aécio no mensalão tucano: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

Imagem
Por: Zé Algusto O ex-deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) correu para ver se o bicho não pega. A manobra de renunciar ao mandato de deputado para perder foro privilegiado visa retardar a provável condenação até conseguir que prescreva, mas também visa reduzir danos políticos.

A MORTE E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Imagem
Postado por Mauro Santayana (JB) - A organização Repórteres Sem Fronteiras divulgou, esta semana, que o Brasil ultrapassou o México como o país com o maior número de assassinatos de jornalistas em 2013. O último a morrer foi Pedro Palma, de 47 anos, morto por assassinos que estavam em uma moto, com diversos tiros, em frente à sua casa,  no distrito de Governador Portela, em Miguel Pereira, no  Estado do Rio de Janeiro. Em junho do ano passado, também no interior do Estado do Rio, o jornalista José Roberto Ornelas de Lemos, de 45 anos, dono do Jornal Hora H, de Nova Iguaçú, também foi assasssinado em circunstâncias semelhantes, com 44 tiros.  E em 2012, outro jornalista, Mário Randolfo Marques Lopes, editor de um site na cidade de Vassouras, também no Rio de Janeiro, foi assassinado junto com a namorada.

O FEITIÇO E O FEITICEIRO

Imagem
(Hoje em Dia) - Talvez o mais europeu dos países da Europa – nos seus cantões convivem as culturas alemã, francesa e italiana – a  Suiça acaba de aprovar um referendo sobre “Imigração Maciça” que limitará, a partir de agora, a entrada de cidadãos da Comunidade Europeia, passando a tratá-los da mesma forma, para efeito de residência, vistos de trabalho, e direito sociais, que imigrantes de outras partes do mundo, como a África e a América Latina, por exemplo. Além disso, a contratação de estrangeiros voltará a necessitar do consentimento prévio das autoridades locais, que terão de dar prioridade, primeiro, a qualquer cidadão suíço que estiver desempregado.  

A oligarquia internacional deseja a depressão e o caos político

Imagem
[*] Adriano Benayon − Credores da Dívida Interna do Brasil - 11/2013 (não auditada) É hora de abrir o olho. Estamos no Brasil e no Mundo em situação especialmente perigosa, de que há copiosas manifestações, cujas causas são sistematicamente ocultadas, pois os que estão por trás delas, querem operar despercebidos.

Cristina parte para o ataque pelo futuro do kirchnerismo

Imagem
A presidenta protagonizou a ofensiva cambial de janeiro, negociou com grandes grupos econômicos, pressionou bancos, avançou com uma reforma tributária. Buenos Aires -  A melhor defesa é um bom ataque, reza um velho adágio futebolístico. Cristina Fernández, que de futebol não entende nada, está aplicando essa máxima na atual crise, “a pior que o kirchnerismo conheceu em seus dez anos”, nas palavras do jornalista argentino Horácio Verbitsky.  

Passo a passo, o plano da USAID para acabar com o governo Chávez

Imagem
Documento secreto do WikiLeaks detalha como William Brownfield, hoje secretário-assistente do Departamento de Estado, planejava acabar com o chavismo Após o fracasso do golpe contra Hugo Chávez em 2002, a embaixada americana em Caracas resolveu tomar para si a tarefa de reorganizar a oposição venezuelana, apostando em uma estratégia de longo prazo que minaria o poder do governo. Em agosto de 2004, mesmo mês do referendo revocatório promovido pela oposição com amplo apoio da missão americana, o texano William Brownfield chegou a Caracas, nomeado por George W. Bush, para assumir o posto de embaixador no país. Pragmático e sucinto, William Brownfield elaborou um plano de 5 pontos para acabar com o chavismo em médio prazo, como revela  um documento do WikiLeaks  analisado pela Agência Pública.

Campos e Aécio: juntos e misturados, porque significam o mesmo.

Imagem
 Autor: Fernando Brito Com grande destaque nos  jornais de Minas , o encontro entre Aécio Neves e Eduardo Campos, ontem, em Recife sacramentou  que o PSB vai apoiar a candidatura de Pimenta da Veiga (PSDB). Em contrapartida, os tucanos vão apoiar o candidato do PSB ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara. Não é novidade e a “rebeldia” dos marineiros mineiros foi mais jogo de cena que qualquer outra coisa, embora não se possa dizer a mesma coisa dos eleitores potenciais de Marina Silva

Quando os EUA entram em cena

Imagem
A economia norte-americana volta a ensaiar hábitos A economia norte-americana volta a ensaiar hábitos paquidérmicos para afastar seus concorrentes no comércio internacional por  Rui Daher   Ao assumir o Federal Reserve, banco central norte-americano, Janet Yellen foi clara: seu único objetivo será defender os interesses soberanos dos EUA. O que nunca deixaram de fazer, mesmo quando travestidos de invasores em defesa da democracia. Assunto menor para momento tão importante, não mencionou que essa soberania inclui não pagar o que devem ao Brasil, após condenação na OMC (Organização Mundial do Comércio), em 2005, por irregularidades na concessão de subsídios aos produtores de algodão. Não honrar passivos internacionais é algo que em passado não muito remoto fez brasileiros tremerem de medo. A Argentina o fez e até hoje é mal recebida em círculos diplomáticos e financeiros tradicionais. “Onde os fracos não têm vez”, por certo.

Por que Dilma empacou?

Imagem
Aécio e Eduardo não herdaram o que Dilma perdeu Pesa na balança a “economia miúda”, ou, por outra, a elevação do custo de vida por  Mauricio Dias  —  publicado  22/02/2014 Após a ameaçadora queda de intenções de voto para Dilma Rousseff, ocorrida no rastro das manifestações populares de junho de 2013, a presidenta, candidata à reeleição, recuperou a metade do apoio perdido, além de parte da avaliação positiva do governo que também tinha se esfumado. Nos últimos quatro meses, as pesquisas mostram o processo de recuperação dela e uma curiosa estabilização em torno do índice de 43%. Esse resultado tem se repetido nas pesquisas de todos os institutos. Parece um número emperrado. As variações de 2 ou 3 pontos para mais ou para menos ficam na margem de erro adotado.

O Roberto Marinho da Venezuela chamava os chavistas de ‘macacos’

Imagem
por :   Richard Gott Gustavo Cisneros, bilionário venezuelano, ocupa uma posição semelhante à de Roberto Marinho e de Murdoch. “Cisneros sempre considerou o seu próprio país demasiado pequeno para os seus talentos e demasiado inseguro para a sua fortuna.” O texto abaixo é de autoria do jornalista e escritor inglês Robert Gutt, que foi correspondente em Caracas e hoje escreve artigos para jornais como Guardian e Independent. Com uma fortuna de mais de 4 bilhões de dólares, Gustavo Cisneros gosta de promover-se como o homem mais rico da América Latina e o mais poderoso barão da mídia do continente, um equivalente latino a Murdoch ou a Berlusconi. Desde 1961 a Organización Cisneros possui a Venevisión, o principal canal comercial de TV da Venezuela — mais conhecida no estrangeiro pela sua raivosa oposição a Chávez durante o golpe de 2002 e pela denúncia incessante dos seus apoiadores como ‘arruaceiros’ e ‘macacos’.

Ucrânia e Venezuela: lutar com palavras

Imagem
“Lutar com palavras é a luta mais vã. No entanto lutamos mal rompe a manhã.” (Drummond) por  Rodrigo Vianna Não se trata de poesia. Mas de política. A edição da “Folha” desta sexta-feira é mais uma demonstração de que a batalha nas ruas de Kiev ou Caracas não é feita só de coquetéis molotov, bombas e fuzis.   A batalha se dá na mídia, na TV, na internet, nas páginas envelhecidas dos jornais. São Paulo, Caracas, Kiev, Moscou e Washington. A batalha é uma só.   Reparemos bem. Ao lado, temos a primeira página do jornal conservador paulistano – o mesmo que apoiou o golpe de 64 e emprestou seus carros para transporte de presos durante a ditadura militar. Na capa da “Folha”, ucranianos escalam uma montanha de entulho no centro de Kiev, e a legenda avisa:  “Manifestantes antigoverno usam pneus e entulho para montar barricadas…”  Logo abaixo, uma chamada sobre reintegração de posse em São Paulo:  “Em SP, invasores destroem imóveis do Minha Casa” . Numa página interna, o jornal informa

CUBA, VENEZUELA E BRASIL

Imagem
Quem quer agitar um velho espantalho da Guerra Fria Num   momento em que o publicitário aposentado Enio Mainardi pede “contrarrevolução já” e apela para golpe militar para impedir que uma aliança formada pelo presidente venezuelano Nicolas Maduro, Lula, Dilma e Fidel Castro transforme nosso Continente numa “ex-Democracia, comandada por líderes comunistas”, convém definir o que pode haver de realidade além do folclore anacrônico e ridículo.  Em 25 minutos imperdíveis, o jornalista Igor Fuser foi a GloboNews para dar uma aula impecável sobre a realidade venezuelana desde a chegada de Hugo Chávez ao poder, uma década e meia atrás. Quem não assistiu não pode perder a oportunidade.

O troco de Marcelo Freixo nas Organizações Globo

Imagem
"Eu só fui atingido porque eles acreditam que, ao me atingir, atingem as manifestações. Estão errados."  Fäbio Nassif, do Rio de Janeiro   "Os cães ladram, Sancho. É sinal de que estamos avançando". Estas foram as palavras do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) – citando a famosa obra de Miguel de Cervantes - para atenuar a semana de insônia vivida pelo seu colega de partido, o deputado estadual Marcelo Freixo. Envolvido aleatoriamente na responsabilização indireta pela trágica morte do repórter cinematográfico da Rede Bandeirantes, Santiago Andrade, Freixo recebeu nesta segunda-feira (17) um ato de desagravo que lotou o Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciência Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro de militantes, políticos, juristas, artistas e lideranças religiosas.

Aliança entre mídia e Judiciário ameaça direitos

Imagem
   Paul Joseph Goebbels foi um político alemão e Ministro da Propaganda do Reich na Alemanha Nazi de 1933 a 1945. sex, 21/02/2014 - 22:41 - Atualizado em 21/02/2014 - 23:21 Da Rede Brasil Atual Aliança entre mídia e setores do Judiciário é 'escandalosa' e ameaça direitos Por Eduardo Maretti A recente influência dos meios de comunicação em decisões judiciais – fenômeno cujo maior símbolo é o julgamento da Ação Penal 470, o chamado mensalão – é decorrência direta do sensacionalismo televisivo em torno dos julgamentos criminais aliado à tendência de se considerar alguns direitos fundamentais como obstáculo à eficiência do Judiciário em punir. Segundo operadores do Direito ouvidos pela RBA, essa receita ameaça seriamente esses direitos, conquistados a duras penas no século 20. Na semana passada, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, suspendeu uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski que de

Discurso de despedida de Muqtada al-Sadr: “O Iraque é governado por lobos”

Imagem
18/2/2014,  [*]  Muqtada Al-Sadr  -  Political World     “ The Farewell Speech of Muqtada Al-Sadr ” [1] Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Muqtada al-Sadr-iraq: Clérigo xiita iraquiano Moqtada al-Sadr fala à imprensa em Bagdá em 4 de janeiro de 2013.  (Foto: Thaier Al-Sudani) Não sou dos que se fazem de cegos e calam ante a corrupção e os malfeitos. É nosso dever, dos  sadristas , ser os que trabalham e clamam por orientação. Aqui, vemos nosso Iraque, ferido e oprimido, sob uma nuvem negra que cobriu a terra e o céu do Iraque: o sangue escorre, há guerra por toda parte, pessoas matam-se umas as outras, umas em nome da ‘lei’, algumas sob o nome de “religião”. Amaldiçoada seja essa “lei” que faz correr sangue e viola santidades, e abaixo uma religião que dá direito de degolar, bombardear e assassinar.

Os “libertários” que não queimam a bandeira americana, mas ateiam fogo à imagem do Pelé

Imagem
 Autor: Fernando Brito Pelé, fora de campo, nunca foi santo de minha devoção. Já disse muita besteira e muita coisa correta, como tanta gente já fez. Mas, 40 anos depois de deixar os gramados, é impressionante como ainda é uma figura reconhecida e querida pelo mundo afora. Na prática, virou há meio século um símbolo do Brasil. Não foi à imagem do cidadão Edson Arantes do Nascimento que este panaca da foto ateou fogo ontem, numa manifestação que reuniu 300 pessoas (“O País em Protesto”, como diz a Folha) em Porto Alegre.

Advogado de Genoino abandona defesa técnica e politiza julgamento da AP 470

Imagem
Luiz Fernando Pacheco, advogado do ex-presidente do PT, José Genoino, rompeu com a tradição de defesas técnicas que vinha marcando a atuação de seus pares. Brasília  - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a assumir ares de parlamento, com discursos políticos se sobrepondo a debates técnicos sobre fatos jurídicos, na tarde desta quinta (20), no início da análise dos embargos infringentes dos réus da ação penal 470, o chamado “mensalão”, condenados por margem mínima de votos pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Mas a responsabilidade, desta vez, não foi dos ministros da corte que transformaram o curso da ação no julgamento mais político da história do STF. Luiz Fernando Pacheco, advogado do ex-presidente do PT, José Genoino, rompeu com a tradição de defesas técnicas que vinha marcando a atuação dos seus pares na AP 470.

Quem dá mais?

Imagem
O que de pior poderia acontecer ao Brasil seria reduzir a eleição de outubro a uma gincana para escolher o melhor amigo dos mercados. por: Saul Leblon   O que de pior poderia acontecer ao Brasil nesse momento seria reduzir a eleição de outubro a uma gincana para a escolha do melhor  amigo dos mercados. Esta  semana Eduardo Campos abriu o seu baú e mostrou  um pedaço dos dotes que pretende oferecer à praça. Em troca de apoio e indulgência dos mercados, o neto que envergonharia o avô quer entregar um mandato fixo ao BC,  com metas plurianuais de inflação e superávit fiscal. Uma espécie de outro país dentro do Brasil.  

Gilmar, o Dirceu já levantou R$ 826 mil !

Imagem
Será que é tudo gente que aproveitou a oportunidade para lavar dinheiro ? Saiu no Blog do Dirceu: Nono boletim da campanha “Eu apoio Zé Dirceu” Caras amigas e caros amigos, Agradecemos a todos pelo empenho na campanha “ Eu apoio Zé Dirceu “. Agora, na reta final, pedimos a todos que intensifiquem os esforços para atingirmos, até o final da semana, o valor de R$ 971.128,92 referentes à injusta multa imposta ao Zé Dirceu. Até as 12h de hoje (quinta, 20.02), foram recebidos e conferidos 2.785 comprovantes de doações, atingindo o valor de R$ R$ 682.529,40. Também estão disponíveis na conta de Zé Dirceu os R$ 143.000 excedentes das campanhas de José Genoino, João Paulo Cunha e Delúbio Soares, chegando ao total, no momento, de R$ R$ 825.529,40.

'Forças Armadas devem um pedido de perdão à sociedade brasileira'

Imagem
Em entrevista à Carta Maior, Rosa Cardoso, integrante da Comissão da Verdade, fala sobre os trabalhos da comissão que entrega relatório final em dezembro.    Dario Pignotti - @DarioPignotti Dizem que Rosa Cardoso está entre as pessoas a quem Dilma Rousseff escuta com  mais atenção quando necessita de uma opinião sobre Direitos Humanos. A presidenta sabe da lealdade de sua advogada defensora durante a ditadura a quem designou como integrante da Comissão da Verdade que em dezembro apresentará seu informe final. A doutora Cardoso não desperdiça o tempo: trabalha a pleno vapor para concluir o relatório sobre os crimes da ditadura, que chama de “fábrica” de mentiras, instalada há 50 anos com a derrubada do presidente João Goulart.

'Não vai ter copa' é um chute de rosca

Imagem
    Flávio Aguiar     Li a entrevista de um suposto black bloc supostamente chamado Pedro, no Estadão, que diz que supostamente não é contra a Copa nem futebol, mas...     Chute de rosca é aquele em que o jogador bate de raspão na bola, que sai para cima ou para om lado, rodopiando que nem pião, e pode dar tanto na vidraça do vizinho, como no próprio gol ou ainda na cabeça de quem chutou. É que está acontecendo com o chute chamado ‘Não vai ter Copa’, que prepara mais uma edição no sábado, dia 22.

JUSTIÇA E POLÍTICA NO STF

Imagem
Dalmo Dallari Por Paulo Moreira Leite Benefício solicitado por Azeredo mostra como foi errado julgar Dirceu, Delúbio e tantos outros na mais alta corte do país A renúncia de Eduardo Azeredo pode ser examinada de duas formas. A primeira é técnica. A segunda, política. Visto pelo ângulo técnico, Azeredo tem todo direito de renunciar ao mandato e, como cidadão comum, igual a você e eu, pleitear sua transferência para a Vara de Justiça de Belo Horizonte onde estão sendo julgados outros réus do mensalão PSDB-MG.

A Folha pensa? Pobre jornalismo!

Imagem
Por Altamiro Borges Para quem ainda imaginava que a Folha de S.Paulo faz jornalismo, o especial do jornal desta quarta-feira (19) confirma que ela faz política. “O que a Folha pensa” é o título do longo e laudatório artigo. Nele o diário da famiglia Frias – que apoiou o golpe militar, aliou-se ao setor linha dura da ditadura, cedeu seus veículos para os órgãos de repressão e tornou-se um dos principais veículos dos dogmas neoliberais, entre outros crimes que comprovam que o jornal é um verdadeiro partido da direita nativa – apresenta a sua plataforma para a atualidade. A linha editorial da Folha revela bem os limites estreitos do seu jornalismo – e coitado do jornalista que não reze de seus dogmas.

Eduardo Azeredo, o oficial abandonado no campo de batalha

Imagem
  qui, 20/02/2014 - 16:24 - Atualizado em 20/02/2014 - 18:43 Luis Nassif Eduardo Azeredo sempre foi um deserdado pelo grupo que se apossou do PSDB na era FHC. Era um funcionário de carreira da IBM quando convocado a entrar na política. Tornou-se governador mineiro nas eleições de 1994 e seu mandato praticamente acabou um ano depois devido a três erros imperdoáveis. O primeiro, foi ter acreditado nos prognósticos econômicos de consultorias ligadas ao PSDB. Em 1995 previam um crescimento do PIB – e do ICMS – similar ao ano anterior. A partir de maio era claro que o quadro se reverteria devido ao choque de juros e ao estrangulamento externo.

Argentina avisa ao Brasil que vai investigar morte de Jango

Imagem
   A Justiça da Argentina anunciou, nesta quinta-feira (20), a intenção de investigar os motivos que levaram à morte do ex-presidente do Brasil, Jango Goulart, e de outros brasileiros desaparecidos durante exílio no país vizinho. A ação será tomada após o pedido do Ministério Público argentino, que investiga a Operação Condor – nome dado à série de golpes na América Latina durante as décadas de 60 e 70 e que tiveram influência dos Estados Unidos.

Contra insurreição urbana armada: de volta ao básico

Imagem
The Saker , The Vineyard of the Saker “ Dealing with an urban armed insurrection: back to basics ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu The Saker Enquanto se desenrolam os dramáticos eventos na Ucrânia, a questão de o que o presidente Yanukovich pode, ou não pode, fazer volta com regularidade à discussão; e acho que é mais que hora de voltar ao básico e examinar o que um governo – qualquer governo, independente de orientação política – pode e mesmo deve fazer, se confrontado com uma insurreição urbana armada. Primeiro , um Chefe de Estado, qualquer Chefe de Estado, tem obrigação de defender a Constituição e de manter a lei e a ordem, de proteger seus cidadãos contra abusos e violência contra a pessoa deles e contra as propriedades deles. Soa como frase feita? Sim, mas o conceito importante aqui é o que tudo isso é dever , não é nem direito nem opção . Segundo , um chefe de Estado, qualquer chefe de Estado, é Comandante-em-Chefe das

Síria: o que Obama pode estar preparando

Imagem
[*] MK Bhadrakumar ,  Indian Punchline “ What Obama could be upto on Syria ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Como escrevi há alguns dias, a narrativa dos EUA está passando por uma sutil modificação (ver traduzido  “ Síria: Obama reexamina a opção militar ” ). Agora, o Secretário de Estado, John Kerry já confirmou que o presidente Barack Obama pediu “várias opções” e uma “avaliação, por necessidade” está a caminho  dentro do governo . S eparadamente, Washington está também contando com Moscou para pressionar o governo sírio a ceder, o que, nesse caso, significa que o presidente Bashar al-Assad deve   renunciar e abrir caminho   para um arranjo “transicional”.   Impossível essas duas vias serem mais coladas uma à outra.

Os pesos e medidas da Justiça paulista para condenações de imprensa

Imagem
  qua, 19/02/2014 - 20:35 - Atualizado em 19/02/2014 - 20:38 Luis Nassif Vinte anos depois de cometido o assassinato de reputação da Escola Base, o SBT é condenado a indenizar os ex-proprietários em R$ 100 mil. Aplicando-se apenas os juros de poupança (6,17% ao ano), equivaleria a R$ 30 mil de valor real da condenação. Em algumas das condenações que sofri, no caso de Veja, um douto desembargador cravou não apenas uma condenação de R$ 100 mil, como uma sucumbência (indenização pelos gastos da outra parte com advogados) de R$ 30 mil.

Porque o que ocorre na Venezuela é golpismo?

Imagem
Autor: Fernando Brito Vou transcrever aqui o artigo 72 da Constituição Venezuelana : Artículo 72. Todos los cargos y magistraturas de elección popular son revocables. Transcurrida la mitad del período para el cual fue elegido el funcionario o funcionaria, un número no menor del veinte por ciento de los electores o electoras inscritos en la correspondiente circunscripción podrá solicitar la convocatoria de un referendo para revocar su mandato. É duvidoso – ao menos que eu saiba – que exista algum outro país onde a população possa colocar para fora, pelo voto, um governante que ela própria elegeu.

Gilmar, o “jurista”, não passa de um blefe

Imagem
O do “per saltum” é um compilador de ideias alheias Por sugestão de amigo navegante que estudou na Alemanha, o Conversa Afiada reproduz com enorme decepção “O Grande Jurista”, de Juliano Zaiden Benvindo, extraído do Blog do Nassif, o mesmo que, recentemente, revelou, aqui e ali os malabarismos do “grande jurista” no tê-jo-ta-da-ba-hi-a, senhores ! “Decepção”, porque o ansioso blogueiro sempre teve o Gilmar Dantas (*) na conta de um “grande jurista”. Sobretudo quando ele fala em alemão. É imperdível !

SOBRE A TORTURA

Imagem
    Postado por Mauro Santayana   (Revista do Brasil) -  O que é a tortura? Como um ser humano pode conceber usar o corpo de outro ser humano, que possui a mesma pele, a mesma boca, os mesmos dentes, os mesmos ossos, os mesmos cabelos, os mesmos bilhões de neurônios, para puni-lo com dor, desespero e medo?  A convenção das Nações Unidas, de 1984, contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanas ou degradantes, define a tortura como “qualquer ato pelo qual dores ou sofrimentos agudos, físicos ou mentais, são infligidos intencionalmente a uma pessoa a fim de obter, dela ou de terceira pessoa, informações ou confissões; de castigá-la por ato que ela ou terceira pessoa tenha cometido, ou seja suspeita de ter cometido; de intimidar ou coagir esta pessoa ou outras pessoas; ou por qualquer motivo baseado em discriminação de qualquer natureza; quando tais dores ou sofrimentos são infligidos por um funcionário público ou outra pessoa no exercício de fun

Jornalista lembra em carta aberta a morte de seu filho

Imagem
Em carta aberta divulgada nas redes sociais, o jornalista Dermi Azevedo, colunista da Carta Maior, lembrou ontem o primeiro ano da morte do seu filho. Carta ao meu filho Caro Carlos Alexandre Azevedo (Cacá) Meu querido filho, Bom dia ! Faz hoje exatamente um ano que você partiu para outra vida. Como aconteceu com muitas outras crianças, você foi uma das vítimas da cruel e sanguinária ditadura civil-militar de 19648. Com apenas um e ano oito meses, você foi submetido a torturas pela “equipe” do delegado Josecyr  Cuoco, subordinado ao  delegado Sérgio Paranhos Fleury, um dos mais violentos esbirros da história contemporânea.

Miss Turismo da Venezuela é morta durante manifestação contra governo

Imagem
Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC -  Agência Brasil 19.02.2014 - 15h12 | Atualizado em 19.02.2014 - 15h34 Um tiro disparado por homens em uma moto atingiu a cabeça e provocou a morte da Miss Turismo da Venezuela e estudante de  marketing  Génesis Carmona, 22 anos. Ela participava  de um protesto contra o governo, ontem, na cidade de Valencia, no estado de Carabobo. Morreu hoje (19), por volta de 14h30, no horário de Brasília.

Modelão dos golpes da CIA, da Guerra Fria, de volta à cena

Imagem
Por Wayne Madsen A maior quantidade de entusiastas do status quo pode ser encontrada na sede da Agência Central de Inteligência dos EUA [tão secreta que o nome jamais é traduzido], a conhecida CIA, em Langley, Virginia. Com muitas nações em todo o mundo tentando livrar-se das garras políticas, militares e financeiras de Washington, a CIA está voltando a recorrer ao velho manual, para lidar com governo recalcitrantes. Depois de ter ajudado a fomentar uma rebelião na Ucrânia, contra o governo democraticamente eleito do presidente Viktor Yanukovych, o aparelho de propaganda de Washington – centralizado na organização National Endowment for Democracy (NED), na Agency for International Development (USAID) e no Instituto Sociedade Aberta [Open Society, OSI] de George Soros – está focado na Venezuela.

Eduardo Azeredo renuncia para não responder a mensalão tucano no STF

Imagem
qua, 19/02/2014 - 14:00  - Atualizado em 19/02/2014 - 14:33 Jornal GGN -  Eduardo Azeredo (PSDB-MG) renunciará ao mandato de deputado federal, em manobra para tentar o processo do chamado “mensalão tucano” em primeira instância, com mais chances de recursos. A medida foi confirmada pela assessoria de imprensa do político e pela Câmara dos Deputados. De acordo com a nota da Agência Câmara, Eduardo Azeredo apresentará sua carta de renúncia ao mandato hoje (19), por meio do seu filho Renato.

Assembleia de Minas gasta R$ 1 bi, recorde no Brasil, e prejudica 'austeridade' de Aécio

Imagem
Com 77 deputados, Legislativo mineiro gasta mais que o paulista, com 94 parlamentares No estado comandado pelo senador e por seu sucessor, gastos do Legislativo superam orçamento da Polícia Civil e de secretarias. Dali saiu dinheiro para combustível de helicóptero apreendido com cocaína por  Helena Sthephanowitz Pela primeira vez o orçamento anual de um legislativo estadual ultrapassou R$ 1 bilhão. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais custará R$ 1.011.775.712,00 em 2014. O valor supera o orçamento da Polícia Civil mineira (R$ 962 milhões) e o da Secretaria de Transportes e Obras (R$ 995 milhões), o que comprova haver, no mínimo, um desequilíbrio nas prioridades orçamentárias.

Obras do PAC 2 estão beneficiando 7,6 milhões de famílias

Imagem
O balanço de três anos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) indica que, no Eixo Cidade Melhor, foram concluídas 877 ações em saneamento e 3.398 obras foram contratadas, das seleções feitas no período entre 2007 e 2009. Obras de saneamento do PAC 2 estão beneficiando 7,6 milhões de famílias. O total de investimentos, informaram os técnicos, alcança R$ 25 bilhões, beneficiando, aproximadamente, 7,6 milhões de famílias. A partir de 2011, foram selecionados mais de 4 mil empreendimentos de saneamento, dos quais 54% estão contratados. No Eixo Mobilidade, nesses três anos do PAC 2 foram finalizados sete empreendimentos, informaram os técnicos. Em 2013, foram concluídos o trem urbano de São Leopoldo a Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; o aeromóvel em Porto Alegre, também no estado; o Boulevard Arrudas, em Belo Horizonte; o trem urbano em Salvador; e as linhas oeste e leste do metrô de Fortaleza. O governo informou ainda que estão em execução obras de 16 sistemas BRTs (

COVARDIA

Imagem
Roberto Freire Roberto Freire mostra que consegue superar-se ao atacar Dirceu A nova contribuição de Roberto Freire para atualizar sua biografia consiste em pedir o bloqueio das doações destinadas a José Dirceu. Vamos combinar: é uma covardia absoluta  atacar um cidadão preso. Dirceu não tem como defender-se, não pode dar entrevista nem explicar seu pronto de vista a ninguém. Vítima de uma denúncia infame, sem pé nem cabeça, desmontada pela direção do presídio,  Dirceu é mantido há 90 dias sob regime fechado, embora tenha direito legítimo ao regime semiaberto, conforme já foi reconhecido pelo ministro Ricardo Lewandovski.

Como um boato coxinha contra médicos cubanos mostra que tornozeleira de preso vai ser usada em médicos de Minas

Imagem
Autor: Fernando Brito A direita brasileira é tragicômica. Espalhou-se na internet o boato de que os cinco mil médicos cubanos que atuam no Mais Médicos estariam recebendo tornozeleiras eletrônicas como as de presidiários para evitar que debandassem para Miami.