Postagens

Mostrando postagens de janeiro 25, 2015

Na Síria, Daesh recua para Raqqa

Imagem
A cidade Kobane foi quase totalmente libertada pelas forças do PYG (Curdos sírios aliados do PKK turco) com o apoio da aviação da Coligação (coalizão-br) Internacional anti-Daesh (Exército Islâmico- ndT). Parece que dois terços da totalidade dos bombardeamentos efectuados pela Coligação foram feitos em Kobane. Conta-se, pelo menos, 1. 200 mortos do lado dos jiadistas e 800 do lado Sírio, mas o balanço poderá ser muito mais pesado.

Centro-esquerda se consolida na Itália

Imagem
 Autor: Miguel do Rosário Já que a barra tá pesada no Brasil, vamos relaxar um pouco olhando para o outro lado do oceano. O sábado começou com uma boa notícia para a Itália. O novo presidente da Itália é Sergio Mattarella, veterano da centro-esquerda italiana.

Marcha do partido Podemos leva 100 mil às ruas de Madri

Imagem
Sigla criada a partir dos protestos em 2011 e que surpreendeu no ano passado, com 1,2 milhão de votos nas eleições europeias, mostra força e faz discurso em tom de campanha em ano de eleições gerais na Espanha. A manifestação "Marcha da Mudança", convocada pelo partido espanhol Podemos, levou mais de 100 mil pessoas às ruas de Madri neste sábado (31/01), segundo cálculos da polícia. Os apoiadores do partido pediram por uma mudança política no país, que passará por eleições gerais neste ano.      

Paul Craig Roberts: A democracia ocidental morreu?

Imagem
29/1/2014,  [*] Paul Craig Roberts  −  Institute for Political Economy “ Is Democracy Dead In The West? ” Traduzido por   Mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHo Povo comemora vitória do Syriza (25/1/2015) Descobriremos a resposta para a pergunta colocada no título quando soubermos o resultado da contenda entre o novo governo grego, formado pelo partido político Syriza e o Banco Central Europeu que se alinha aos interesses da União Europeia e dos Estados Unidos contra a Grécia.

Miséria econômica (de “classe média”) & dominação (de classe dominante): Obama: O golpe ideológico da hora

Imagem
28/1/2015,  [*] Norman Pollack ,  Counterpunch “ Middle-Class Economics/Upper-Class Dominance: Ideological Trick du jour ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Classe Média mundo afora... Por que tentar agora uma discussão teórica do capitalismo, embora esquelética e fragmentada, quando tanta coisa acontece pelo mundo, a militarização da cultura dos EUA com reforço social para sua postura hegemonista – mais ameaçada do que nunca antes desde a IIª Guerra Mundial pelo crescimento de outras nações e respectivas economias políticas, no que se vai rapidamente tornando um sistema internacional multipolar? A pergunta quase se autorresponde.

Graça recebe maior prêmio mundial de engenheiros de Petróleo

Imagem
A presidente da Petrobras, Graça Foster, recebeu nesta sexta-feira (30) o prêmio Distinguished Award da Sociedade Mundial de Engenheiros de Petróleo - SPE. Concedido a quem deu uma contribuição excepcional para a indústria mundial de petróleo e gás, é o prêmio máximo da SPE e a primeira vez que um profissional brasileiro recebe a homenagem.   “Reconhecimentos como esse nos fazem ter a certeza de que é preciso seguir em frente. De que é imperativo enfrentar esse momento difícil, superar essa crise sem igual na nossa história e seguir adiante. A palavra agora é superação”, dissse Graça Foster, aos convidados do almoço de cerimônia. “Receber esse prêmio da SPE, formada por engenheiros e ícones da indústria mundial de petróleo, é uma emoção muito grande. Saber que o conselho dessa entidade tão respeitada reconheceu o tempo, o esforço e a dedicação que tive à indústria durante toda minha vida profissional é extremamente recompensador”, completou.

Bernardo Kucinski: Sobre as Cartas a Lula

Imagem
De forma crítica e direta, os informativos comentam os principais temas veiculados na mídia e que seriam decisivos na vida do Brasil. Bernardo Kucinski - na Carta Maior Sinopse:  Durante o mandato presidencial de Lula, entre os anos de 2003 e 2006, Bernardo Kucinski atuou como assessor especial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e reúne nesse livro impressos escritos diariamente guardados em envelopes e entregues ao presidente na primeira hora do dia. As cartas narram de forma exclusiva o processo de criação do Fome Zero, os embates em torno do salário-mínimo e o estouro do escândalo do mensalão.  De forma crítica e direta, os informativos, também usados para pautar as reuniões diárias da cúpula do governo, comentam os principais temas veiculados na mídia e que seriam decisivos na vida do Brasil. Cartas a Lula revela as decisões e posições adotadas pelo presidente, e apresenta uma maneira singular de conhecer a história recente

DCM EXCLUSIVO: Nas Ilhas Virgens, nosso enviado conta como funcionava a empresa de fachada da Globo

Imagem
por :   Joaquim de Carvalho O “endereço” da “Empire” nas Ilhas Virgens: empresa “era só no papel”, diz advogado Em uma nova reportagem da série sobre a compra dos direitos da Copa do Mundo de 2002 pela Globo, o jornalista Joaquim de Carvalho foi às Ilhas Virgens contar in loco como funcionava a empresa de fachada. Joaquim esteve no paraíso fiscal e visitou a suposta sede. As demais matérias podem ser encontradas  aqui.    O dia amanhece com galos cantando em pleno centro de Road Town, capital das Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe, onde, em 2001, a Rede Globo comprou uma empresa por cerca de 220 milhões de dólares. O que poderia haver de tão valioso no Caribe para que a Rede Globo fizesse um investimento deste porte?

Carta Aberta de Alexis Tsipras aos cidadãos alemães

Imagem
A 13 de janeiro deste ano, Alexis Tsipras dirigiu a todos os cidadãos alemães uma carta aberta, publicada no jornal económico Handelsblatt, em que explica a posição do Syriza sobre a dívida grega e defende que a atual tática “adiar e fingir” aplicada pela Europa será muito onerosa para o contribuinte alemão e condenará uma orgulhosa nação europeia à indignidade permanente. A tradução é do Aventar, a cujos responsáveis o Esquerda.net agradece. 30 de Janeiro, 2015  Tsipras: está a nascer na Grécia uma grande oportunidade para a Europa. Foto de FrangiscoDer - A maior parte de vós, caros leitores do Handelsblatt , terá já uma ideia preconcebida acerca do tema deste artigo, mesmo antes da leitura. Rogo que não cedais a preconceitos. O preconceito nunca foi bom conselheiro, principalmente durante períodos em que uma crise económica reforça estereótipos e gera fanatismo, nacionalismos e até violência.

Janeiro foi o pior da Globo. Esse Kamel …

Imagem
Emissora marcou 13,3 pontos de média Do Barão, no face No Lauro Jardim, da Veja: PIOR JANEIRO DA HISTÓRIA O ano em que a Globo comemora 50 anos não começa tão bem para a emissora nos números do Ibope. Em janeiro, até ontem, segundo medições na Grande São Paulo entre 7h e meia noite, a Globo marcou 13,3 pontos de média. Trata-se do pior janeiro da história da emissora. O mesmo mês em 2014 teve um ponto a mais no Ibope. (…)

Luciano Martins Costa: O DNA da História

Imagem
Os jornais desta sexta-feira (30) destacam, em suas primeiras páginas, o déficit das contas públicas que marca o encerramento do ano fiscal de 2014, a decisão da Petrobras de reduzir o ritmo de obras e a perspectiva de suspender o pagamento de dividendos aos seus acionistas, além de referências à disputa pela presidência da Câmara dos Deputados e, claro, novos registros sobre a crise de abastecimento de água na região Sudeste. Por Luciano Martins Costa*, do Observatório da Imprensa   O desemprego caiu para 4,8% no ano passado, mas apenas a  Folha de S.Paulo cita esse fato na primeira página. O conjunto do noticiário pode ser visto a olho nu, ou sob as lentes da mídia, que supostamente mostram as frações mais relevantes da realidade. Houve um tempo, no jornal  O Estado de S.Paulo , que se aplicava na produção da primeira página o conceito batizado com o imodesto nome de “DNA da História”: tratava-se de uma orientação geral para que os editores indicassem para os destaques, prefe

Presidente Bashar al-Assad da Síria: “Israel apoia organizações terroristas na Síria” (2/3)

Imagem
27/1/2015, entrevista de Bashar al-Assad à revista  Foreign Affairs  em 20/1/2015, reproduzida pela  Agência SANA , Síria President al-Assad to Foreign Affairs Magazine: Israel is supporting terrorists organizations in Syria (Full Text ) Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO [continuação de  Presidente Bashar al-Assad da Síria:   “Israel apoia organizações terroristas na Síria” (1/3) ] Bashar al-Assad Pergunta 14: O que parece ao senhor que seja o melhor meio para um acordo entre todos os diferentes partidos na Síria? Presidente Assad:   É indispensável negociar diretamente com os rebeldes, mas há dois tipos de rebeldes. A maioria deles é da al-Qaeda, que é   ISIS   e   al-Nusra , com outras facções também da al-Qaeda, mas menores. E o que Obama chamou de “oposição moderada”, uma fantasia. Não é “oposição”: são rebeldes. A maior parte deles uniu-se à al-Qaeda, e alguns deles recentemente uniram-se ao exército. Ao longo da última semana

Um advogado a favor da destruição das empresas de construção

Imagem
Para alguns, lutar contra a corrupção consiste em entregar a tecnologia brasileira e o mercado de construção a empresas estrangeiras. J. Carlos de Assis* Assisti estupefato à entrevista do advogado Modesto Carvalhosa, apresentado como grande autoridade em Direito Comercial, ao programa Roda Viva, da Tevê Cultura: o tema em pauta era a punição das grandes construtoras contratadas pela Petrobras envolvidas na operação Lava Jato; o tema preferencial do entrevistado foi atacar os partidos da base aliada do Governo, e especialmente o PT. Até aí nada a objetar. Entretanto, assinale-se que nesse último caso quem fala não é o especialista em Direito de Empresas, mas um porta-voz do tucanato que destila preconceitos contra políticos e o Governo com espantosa leviandade.

Uma agenda de curto prazo para o Ministério das Comunicações

Imagem
Um novo marco regulatório leva tempo e encontrará obstáculos. Com vontade política e baseado nas leis atuais, Berzoini pode fazer mudanças no sistema midiático desde já por Intervozes  Ricardo Berzoini (à esq.) durante a reunião com integrantes do Intervozes Nesta quarta-feira (28), o ministro das Comunicações Ricardo Berzoini recebeu a executiva do Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações (FNDC), que reúne os principais movimentos e organizações que defendem a liberdade de expressão e o direito à comunicação no país.

E com Maomé, pode?

Imagem
Autor: Fernando Brito A revista de humor Barcelona – que modestamente se intitula “uma solução europeia para os problemas dos argentinos” – publicou no final do ano passado, uma capa onde o Papa Francisco aparece maquiado, com a boca delineada por batom e de brinco. E o título, garrafal: ¡Putazo!

Ucrânia: Por que Kiev está perdendo a guerra

Imagem
29/1/2015,  [*] Eric Zuesse ,  4th media “ Ukraine Gov’t Losing Its Wa: Here Is Why ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHo "Jornalismo" ocidental: MENTIRAS Dia 27/1/2015, o ministro de Defesa da Ucrânia divulgou que “militantes continuam a sofrer perdas” e noticiou que quatro helicópteros e outras armas dos “militantes” teriam sido destruídos em combate, mas não ofereceu qualquer prova de que dizia. Apenas dois dias antes, o jornal  Kiev Post  (que também milita a favor de Kiev) publicara notícia diferente:

Sexta-feira é decisiva para definição de apoios a candidaturas no Congresso

Imagem
Na Câmara, expectativa se dá em relação à retirada de votos para Delgado. No Senado, aliados de Renan cobram do PMDB reforço oficial à sua recondução à presidência por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  30/01/2015  VALTER CAMPANATO/ AGÊNCIA BRASIL (30/10/2013) Paulo Teixeira (PT-SP) diz que “as pessoas vão se surpreender com a receptividade que o Chinaglia recebeu" Brasília – A eleição para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal será realizada no domingo (1º), mas esta sexta-feira (30) está sendo considerada dia decisivo para definição dos apoios às candidaturas apresentadas até agora. Na Câmara, toda a movimentação está em torno do PSDB, que ficou de fazer uma reunião para impedir que parlamentares da legenda descumpram o compromisso de apoiar o candidato socialista, Júlio Delgado (MG), para apoiar o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ). Já no Senado, existe a expectativa de ser feita uma ação entre os peemedebistas para reforçar o apoio

Levy, leia o jornal Valor Econômico!

Imagem
modestamente sugerir ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que leia a edição desta sexta-feira (30) do jornal  Valor Econômico . Agência Brasil   Não, o jornal não é uma exceção de qualidade neste mar de empulhações que é a mídia hegemônica. Faz, como os outros, campanha para Eduardo Cunha, o probo. Esconde que o desemprego é o menor dos últimos 12 anos (veja a quinta nota), enfim, é “mais do mesmo” do que se encontra nos jornalões, com uma linguagem um pouquinho mais empolada. Mas de vez em quando o  Valor  deixa escapar uma ou outra coisa interessante, como se pensasse “afinal, ninguém vai notar”. Mas nós notamos e recomendamos a leitura principalmente da página A13. Mais detalhes, se o ministro tiver paciência, na nota abaixo. Levy, leia o jornal  Valor Econômico  (2) !

Petrobras, a sangria.

Imagem
Autor: Fernando Brito A condução da chamada “Operação Lava-Jato” segue um criterioso roteiro. Não se trata de dizer que não houve crimes na Petrobras e que este foi grossa roubalheira, fique claro. Mas salta aos olhos que tudo está sendo conduzido com o mais escandaloso propósito de sangrar, até o máximo possível, a empresa e o governo.

Vitória de Eduardo Cunha coroaria ‘aberrações’

Imagem
No DCM Do colunista Luiz Fernando Vianna, na  Folha : Desde Célio Borja em 1975, um representante do Rio de Janeiro não se elege presidente da Câmara dos Deputados. O tabu de 40 anos pode ser quebrado no domingo com a vitória de Eduardo Cunha. Que legal, não? Resposta de quem acompanha um pouquinho a política do Rio, dominada há 12 anos pelo partido-empresa de Cunha, o PMDB: não.

Grécia: devolver o sentido de sua democracia

Imagem
Pela primeira vez em décadas, a alternativa possível ao neoliberalismo é popular sem ser populista e assume características progressistas. Adolfo Sánchez Rebolledo - La Jornada - na Carta Maior É difícil recordar um momento tão esperançoso como o da recente vitória da Coligação da Esquerda Radical na Grécia (Syriza), um partido emergido das águas profundas da crise que sacudiu o capitalismo e colocou em xeque a fortaleza europeia. O castigo recebido pelo país helênico, incompativelmente maior do que o de outras economias afetadas pelo capitalismo financeiro, como as da Espanha, Irlanda ou Portugal, o colocou em um beco sem saída, à mercê dos ditados da potência alemã, artífice maior das políticas de austeridade selvagem impostas na Europa desde 2008.

Entrevista de Rossetto a blogueiros valeu pelo que ele não disse

Imagem
Posted by  eduguim  on 30/01/15 • Categorized as  Análise A entrevista que o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto, concedeu a blogueiros na última quinta-feira (29/01) deveria ser comemorada por todo aquele que vem reclamando do silêncio do governo diante de uma onda de ataques que vem sofrendo que congrega esquerda e direita, incluindo parcela significativa do PT.

Vídeo: a conexão Cerra, Cunha, Moro e Globo

Imagem
  Dilma, precisa desenhar?

Ex-operador de drone conta 'dilema' que o levou a largar emprego

Imagem
Na BBC Brandon Bryant ficou incomodado em perseguir cidadãos americanos e com a aparente morte de civis Brandon Bryant, ex-operador de drones da Força Aérea dos Estados Unidos, abaixa o olhar quando lembra do "momento determinante" que pôs fim a sua carreira de mais de quatro anos no serviço secreto de aeronaves não tripuladas. "Acho que, naquele momento, estávamos fazendo a coisa errada", disse ele ao programa Witness, da BBC, em referência à caçada ao cidadão americano Anwar al-Awlaki, clérigo radical e líder da Al-Qaeda, morto por um drone americano no Iêmen em setembro de 2011.

Presidente Bashar al-Assad da Síria: “Israel apoia organizações terroristas na Síria” (1/2)

Imagem
27/1/2015, entrevista de Bashar al-Assad à revista  Foreign Affairs  em 20/1/2015, reproduzida pela  Agência SANA , Síria President al-Assad to Foreign Affairs Magazine: Israel is supporting terrorists organizations in Syria (Full Text) Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHo Bashar al-Assad em 20/1/2015 Pergunta 1: Gostaria de começar por perguntar-lhe sobre a guerra. Já são quase quatro anos, e o senhor conhece as estatísticas: mais de 200 mil mortos, um milhão de feridos e mais de 3 milhões de sírios que deixaram o país, segundo a ONU. Suas forças também sofreram muitas baixas. A guerra não pode continuar para sempre. Como o senhor vê o fim da guerra?

União Europeia deve perceber que sanções são ineficazes, diz Rússia

Imagem
A decisão da União Europeia (UE) de manter as sanções contra a Rússia, devido à guerra no Leste da Ucrânia, é uma política destrutiva e sem resultados, avaliou, nesta sexta-feira (30), o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo. "É tempo de a União Eutopeia pensar a sério sobre a falta de resultados da política de sanções, que só prejudica as populações e as economias dos nossos países", acrescentou a diplomacia russa. ria Novosti Ministro Russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov O ministério manifestou-se "desapontado" com a decisão da União Europeia, nessa quinta-feira (29), de incluir novos nomes na lista das sanções e acusou os 28 países-membros de serem contra a Rússia. A reunião foi convocada após o agravamento do conflito no Leste da Ucrânia e o bombardeio, no sábado (24), na cidade de Mariupol, que provocou a morte de 30 civis. O encontro antecede a reunião de chefes de Estado e de Governo dos 28 países da União Europeia, agendada para 12 de fev

Nas barbas do Dr. Moro, a família “enojada” continua aprontando

Imagem
Autor: Fernando Brito Lembram da história do ladrão “convertido” Paulo Roberto Costa, sobre o “estar enojado” e ter se arrependido em defesa dos valores familiares? Pois não é que a família Barrabás, agora santificada e protegida em acordos de  delação premiada, por seu caráter redimido, que lhe dá o direito de acusar qualquer um, continua aprontando, nas barbas do Dr. Sérgio Moro?

Operadora corta caloteiros e TV paga tem queda histórica

Imagem
O jogador Neymar em propaganda da operadora de TV por assinatura Claro, que teve queda 'gigante' Por  DANIEL CASTRO , em 29/01/2015 ·  A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) surpreendeu o mercado de TV por assinatura na tarde desta quinta (29). Divulgou balanço mostrando que, pela primeira vez desde maio de 2013, houve queda no número de clientes de TV paga no país. Segundo a agência, o país fechou 2014 abaixo da meta de 20 milhões de domicílios com o serviço. 

Brasil: Justiça é conivente com torturadores, revela estudo

Imagem
Levantamento mostra que os tribunais brasileiros absolveram 19% dos agentes públicos acusados de tortura. O índice cai para 10% quando o agente é privado por  Marcelo Pellegrini  - na Carta Capital Fernando Frazão/ Agência Brasil Amarildo foi levado por policiais da UPP para averiguação até a base da unidade e desapareceu no dia 14 de julho. Até agora, 25 policiais militares foram indiciados, acusados de participação na tortura e morte do ajudante de pedreiro

Em silêncio, Marina Silva observa debandadas da sua Rede

Imagem
Grupo de dissidentes já trabalha na articulação de um partido inspirado nas teses do partido-movimento Por Marcelo Hailer Sem dar entrevista desde dezembro, a ex-presidenciável Marina Silva (PSB), que durante o pleito de 2014 chegou a empatar com a candidata reeleita Dilma Rousseff (PT), acompanha em silêncio o seu grupo político se dissolver. Walter Feldman, que era o seu braço direito, deixou a vida política e parte da base social da Rede está empenhada na construção de outro partido.

Desemprego cai e seguro-desemprego dispara? Queremos direitos, não fraudes

Imagem
Autor: Fernando Brito Não é preciso dizer que sou, e a vida inteira, contrário a qualquer retirada de direitos de trabalhadores. Mas, igualmente, sou contra espertezas e arranjos que se possam fazer com dinheiro que pertencem ao trabalhador.

Qual o custo social da austeridade para cada ganho financeiro?

Imagem
Quantas empresas terão de fechar as portas com a austeridade de agora no País? Quantas relações industriais e comerciais serão desfeitas? José Carlos Peliano (*) Por mais que o secretario - geral da Presidência da República afirme que os direitos sociais são intocáveis, eles já estão tocados e acabarão sendo tocados mais a fundo pela guinada na política econômica do governo federal. Houve, sim, mudança de propósitos a despeito das “correções de rumo” levadas a termo nas áreas fiscal e tributária. De boas intenções o inferno está cheio e quem acaba pagando o pato são os mais pobres, os menos protegidos pelo sistema.