Postagens

Mostrando postagens de junho 29, 2014

As relações entre a Cowan, a Delta e a Prefeitura de BH

Imagem
Jornal GGN  – Reportagem do jornal O Tempo revela movimentos pouco explicados entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a construtora Cowan – responsável pelo viaduto que desabou na Via dom Pedro I. Em abril de 2012, “O Globo” informou que a Prefeitura assinou contrato para obra antes mesmo que o Consórcio Integração – formado pela Delta e pela Cowan – tivesse se formado. O consórcio só foi incluído no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica três meses após a assinatura do contrato. Em função da denúncia, o Ministério Público de Minas Gerais instaurou inquérito e encaminhou ofício a todas as promotorias do Estado para levantar outros contratos entre prefeituras mineiras e a Delta – indiciada como integrante do esquema Carlinhos Cachoeira.

Comentarista do R7 tripudia do sofrimento de Neymar

Imagem
Autor: Miguel do Rosário O Paulo Moreira Leite argumentou, em sua  última postagem , que o principal escândalo referente à agressão sofrida por Neymar é a falta de indignação da imprensa brasileira. Quando o uruguaio mordeu um jogador, o mundo caiu. A pressão inaudita fez com que a Fifa se sentisse obrigada a dar uma punição extremamente severa contra o agressor. E agora, que o colombiano quase quebra a coluna dorsal do maior ídolo do futebol brasileiro, não há nenhuma indignação! Nenhum protesto! Segundo Paulo, o espírito antibrasil continua vivo, apesar de um pouco intimidado pela alegria esfuziante das ruas.

Sobre o artigo do Financial Times que diz que o Brasil já ganhou a Copa

Imagem
por :   Paulo Nogueira Um artigo do Financial Times circula nestes dias pela internet. O título é: “O Brasil já ganhou a Copa”. Ao contrário de textos do FT críticos à política econômica do governo, este não é objeto de exaustiva repercussão na mídia e seus comentaristas. Regra número 1: a mídia repercute apenas notícias negativas, numa seleção minuciosa que não admite exceções. O artigo do FT sublinhava o que já é de amplo conhecimento: a Copa foi um triunfo. A extraordinária surpresa se deveu menos aos fatos, em si, e mais à campanha feroz movida pela imprensa.

A burguesia rejeita Dilma?

Imagem
Sim, o ambiente econômico é grande eleitor, mas é a mídia que se empenha para alimentar o ódio Tomaz Silva/ Agência Brasil Segundo a mídia, Dilma "deslulou a governança" por  Mauricio Dias   Um possível clima de ódio, nascido de decisões da presidenta, rejeitadas por parte do empresariado, é refletido na mídia. Em longo e consistente artigo para a revista trimestral Inteligência , em circulação na próxima semana, o historiador João Bettencourt e o jornalista Luiz Cesar Faro tentam decifrar o que identificaram como “indiscreto ódio da burguesia” à presidenta Dilma Rousseff.

Gomyde vira “arma secreta” de Lula e Dilma para “aposentar” Álvaro

Imagem
PT e PCdoB levam a sério possibilidade de “aposentar” senador Álvaro Dias utilizando a “arma secreta” Ricardo Gomyde na corrida pelo Senado; em seu discurso, ex-deputado comunista disse ontem (3) que tucano “é uma das vozes mais ácidas do Senado e é preciso renovação” e que “não sou candidato de empreiteira e nem do pedágio”, numa clara referência a Marcelo Almeida, herdeiro da poderosa CR Almeida. O ex-deputado federal Ricardo Gomyde (PCdoB), candidato ao Senado na coligação liderada pela senadora Gleisi Hoffmann (PT), foi bastante prestigiado na noite de quinta-feira (3), em Curitiba, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidenta Dilma Rousseff.

ZUNHIGAR É VERBO ! O PIG ZUNHIGA !

Imagem
Zunhiga-se quando se condena uma pessoa sem provas e se impede que ela cumpra a pena no regime correto. Aí é uma tremenda zunhigagem! Na foto, a Globo zunhiga pelas costas do Brasil O  Conversa Afiada  reproduz comentários de amigo navegante que se intitula Neologista: No Brasil, “zunhiga” é uma forma de fazer mau jornalismo. Diariamente, na TV, revistas e alguns jornais há repórteres zunhigas. Eles estão em todos os lugares, os zunhigas, mas sempre contra o Brasil. Podemos encontrá-los na Avenida Paulista, em Manhatan, Paris, Ipanema ou em qualquer lugar, onde haja oportunidade de uma joelhada nas costas do povo brasileiro. Zunhigar é um verbo que significa sacanear o nosso povo. O fenômeno já existia desde a época da UDN. Faltava somente o neologismo, o verbo preciso. Tentaram zunhigar a Copa do Mundo, como o Bolsa-Família, a distribuição de renda, o aumento real do salário-mínimo, os direitos das domésticas. Políticos também zunhingam, quando tentam privatizar a Petro

Adolescente palestiniano foi queimado vivo

Imagem
PÚBLICO   05/07/2014 - 15:16   (actualizado às  18:32 ) Queimaduras e complicações daí decorrentes foram a causa da morte. Confrontos num subúrbio de Jerusalém  REUTERS O jovem palestiniano raptado e assassinado em represália pela morte de três israelitas foi queimado vivo, anunciaram neste sábado responsáveis palestinianos. Este dado pode fazer crescer a violência na região. A polícia israelita mantém-se em estado de alerta e as manifestações de cólera por parte dos palestinianos, que saíram à rua depois da descoberta do corpo, na quarta-feira, continuam e propagaram-se a cidades e vilas árabes israelitas. Nos subúrbios de Jerusalém continuam os confrontos entre palestinianos — que gritam “vingança” e “Intifada” (revolta) — e as forças de segurança israelita.

Papa diz que desemprego significa a "perda da dignidade humana"

Imagem
LUSA   05/07/2014 - 11:19 Francisco apela a uma estratégia concertada, num pacto para o trabalho. O Papa, este sábado, em Campobasso  GIAMPIERO SPOSITO/REUTERS O Papa Francisco afirmou hoje em Molise, no centro de Itália, que o desemprego significa “a perda da dignidade humana” e pediu aos governos que desenvolvam um pacto que fomente o trabalho em tempo de crise. “O problema de não trabalhar não é deixar de ganhar dinheiro para comer, porque podemos nos aproximar de organizações como a Cáritas, que nos dão alimentos. O problema é não poder levar o pão para casa, é perder a dignidade", afirmou o Papa durante a sua visita a Molise.

Candidatura Aécio Neves, um incesto entre fratricidas?

Imagem
Sergio Saraiva Com apoios problemáticos e sob a má influência de Serra, Aécio inicia a fase oficial da campanha para a presidência da República com o PSDB isolado e dividido. Definidas as chapas que concorrerão às eleições de 2014, é possível ver-se melhor o quadro político atual. Nele, o PT nacional formou um gigantesco bloco partidário de apoio, o PSB não conseguiu projeção nacional com sua união ao Rede, que começa a fazer água, e o PSDB, o principal partido da oposição, está velho, dividido e isolado.

Para entender os novos e brutais conflitos entre judeus e palestinos

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Palestino é preso e vendado por soldado israelense Publicado originalmente na  DW. Após o sequestro e morte de três jovens israelenses na Cisjordânia, a tensão entre os dois lados não para de aumentar. A DW preparou um guia de perguntas e respostas sobre o assunto. Qual é o motivo do aumento da tensão na região? Em 12 de junho de 2014, três jovens israelenses foram sequestrados próximos a Hebron, na Cisjordânia. Segundo o Exército, os três estudantes de uma escola religiosa judaica – entre 16 e 19 anos – foram vistos pela última vez perto de uma estação de ônibus, na cercania de um assentamento judeu chamado Gusch Ezion, localizado no sudoeste de Belém.

Musil e meta-Musil: a inevitável Iª Guerra Mundial

Imagem
  [*] David P Goldman ,  “Spengler”,  Asia Times Online “ Musil and meta-Musil: The inevitable World War I ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO   "O Homem sem qualidades" (capas originais) O Ocidente não estava grávido, em agosto de 1914; só estava com prisão de ventre. Em vez de parir o futuro, esvaziou os intestinos com fúria. Robert Musil Nenhum desastre na história do mundo foi mais previsível nem de preparação mais demorada. O grande romance de  Robert Musil ,   O homem sem qualidades , [1]  mostra a elite vienense nos meses antes da guerra, com suas preocupações pequenas, sem se dar conta de que o mundo dela estava às vésperas de sumir. É o maior antirromance europeu, porque a premissa autorreferencial – os protagonistas não sabem o que todos os leitores sabem – impede que o romance tenha fim. Não há escolhas certas, porque nada pode impedir que aquele mundo-bolha exploda. Depois de Musil –

Terá Sarkozy encontrado seu Waterloo?

Imagem
Flávio Aguiar O ex-presidente Nicolás Sarkozy foi indiciado em investigação judicial, acusado de tentativa de suborno e abuso de poder, junto com seu advogado Thiery Herzog. O ex-presidente Nicolás Sarkozy foi indiciado em investigação judicial, acusado de tentativa de suborno e abuso de poder, junto com seu advogado Thiery Herzog e mais um juiz francês. A acusação se refere à investigação sobre o financiamento de sua campanha de 2007, quando ele teria recebido contribuições secretas, até mesmo do ex-presidente líbio Muhammar Ghadaffi. Sarkozy e seu advogado teriam, segundo a acusação, tentado subornar o juiz encarregado daquele caso em troca de obtenção de um posto elevado na carreira.

Corrupção. Vamos falar sério

Imagem
A corrupção e o patrimonialismo são uma verdadeira herança maldita que carregamos por décadas, ou mesmo por séculos ao longo de nossa história. Wadih Damous (*) Tudo indica que a oposição de PSDB e assemelhados tentará pautar a corrupção como tema central da campanha eleitoral para a Presidência. Como suas propostas programáticas não têm muita substância, a comparação entre os governos tucanos e petistas não lhes é favorável e o assunto tem forte apelo popular, tende a ser trazido exaustivamente. Considero um erro o PT fugir do assunto na campanha. Por várias razões. Primeiro, porque é indiscutível que houve casos mal explicados, que podem configurar corrupção, nos governo petistas.

Filho de vice-presidente da Fifa admite revenda de ingressos da Copa

Imagem
O argentino Humberto Grondona, filho do vice-presidente da Fifa, Julio Grondona, que é também o presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), admitiu que revendeu ingressos da Copa do Mundo. Com o surgimento do escândalo, Humberto telefonou ao canal argentino de esportes TyC e reclamou da notícia, afirmando que não sabia de onde esses ingressos haviam aparecido. Segundo ele, seu nome não podia ser manchado por US$ 220.

Merval está com saudades do “não vai ter copa”

Imagem
Autor: Miguel do Rosário A coluna de hoje do Merval é extremamente divertida. Parece escrita pelo  professor Hariovaldo . Reproduzo alguns trechos: (…) A presidente Dilma lançou equivocadamente um slogan, “a Copa das Copas”, como se o governo tivesse o condão de transformar pela propaganda a competição em mais uma realização petista. Esse pessoal reaça tá surtando.  Um acha  que a letra vermelha no logotipo da Copa é propaganda comunista subliminar, e agora o Merval acusa o slogan “Copa das Copas” de ser propaganda partidária. O que tem de petista em “Copa das Copas”, meu Deus?

DILMA A NEYMAR: NÓS JÁ VENCEMOS !

Imagem
“Sua face de dor feriu o meu coração e o de todos os brasileiros e brasileiras”. Sugestão de Resyre Arlete Duarte no Twitter Saiu no G1: EM CARTAS, DILMA DIZ QUE NEYMAR É ‘GUERREIRO’ E QUE ‘O PRINCIPAL JÁ FOI FEITO’ Presidente enviou cartas ao jogador e ao grupo da seleção brasileira. Expressão de dor de Neymar ‘feriu meu coração’, afirmou a presidente. A assessoria Presidência da República divulgou neste sábado uma carta enviada pela presidente Dilma Rousseff ao atacante Neymar e outra endereçada aos jogadores e à comissão técnica. Na carta ao grupo, a presidente afirma que o Brasil “já se sente vitorioso” e “o principal já foi feito”. “Todo o Brasil já se sente vitorioso porque além de estarmos realizando a Copa das Copas, temos a mais linda e aguerrida seleção da disputa”, afirmou. “Avante, porque o principal já feito!, disse, ao concluir.

Noam Chomsky - "Política Externa dos EUA: Rede Criminosa de Proteção para as Empresas Privadas"

Imagem
4/7/2014,  [*] Noam Chomsky ,  4th mídia “ Noam Chomsky: America’s Real Foreign Policy – A Corporate Protection Racke t ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO — Que “proteção criminosa” devo chamar para as corporações de petróleo? — As Forças Armadas dos EUA! Há uma “versão padrão recebida”, comum na academia, em pronunciamentos do governo e no discurso público, segundo a qual o primeiro dever de qualquer governo é prover segurança; e que a principal preocupação dos EUA e seus aliados, desde 1945, sempre foi a “ameaça russa”.

O ESCANDALO É A FALTA DE INDIGNAÇÃO

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Depois do carnaval diante da mordida de Suarez, observadores silenciam diante da agressão criminosa contra Neymar O aspecto mais chocante da contusão que deixará Neymar fora da Copa é a falta de indignação.   A joelhada de Zuñiga aos 41 minutos do segundo tempo foi um ato  desleal e deliberado. Atacando sua vítima por trás, Zuñiga empurrou a cabeça de Neymar com a mão direita, para que o tronco ficasse encurvado e a espinha dorsal, mais exposta.

PSDB quer explorar mensalão, mas teme elo de Pimenta da Veiga e Marcos Valério

Imagem
Por:  Helena No Blog Os Amigos do Presidente Lula A  volta do tucano Pimenta da Veiga à política acendeu a luz amarela no reduto tucano. O motivo é sua ligação com personagens do esquema de corrupção nos Correios, cujas investigações desembocaram no  mensalão. Durante sua gestão à frente do Ministério das Comunicações no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Veiga teria aberto as portas do governo federal ao operador do esquema, Marcos Valério.

MEIN FUHRER, BOTARAM FOGO NA GLOBO E NA VEJA

Imagem
Chama o Bonner, Jabor, o Waack ! O  Conversa Afiada  atende a sugestão do amigo navegante Francisco Araújo Costa, no  Facebook do C Af :

Sermos o que somos nos levou à vitória

Imagem
Autor: Fernando Brito Escrevo no intervalo do jogo do Brasil. Sem nenhum medo, senão do acaso, de uma derrota brasileira. Porque hoje, finalmente, fomos absolutamente  brasileiros, como a leitura labial do desabafo de Thiago Silva após o primeiro gol nos mostrou. Quem perdeu hoje não foi a Colômbia, porque a Colômbia não sabia o que fazer diante daqueles onze que iam na bola – eterno Nélson Rodrigues! – como num prato de comida.

O mercado ganha se o Brasil perde. E se o Brasil ganha, o mercado…

Imagem
Autor: Fernando Brito Com a dica do professor de economia Cássio Moreira, reproduzo o insuspeito  artigo da colunista Raquel Landim , da Folha, hoje. É o que a gente tinha dito aqui quando falou que  a “turma da bufunfa” seca a seleção brasileira para lucrar  com a frustração dos brasileiros. Ou como “torce” por pesquisas que empurrem Dilma para baixo. É o outro lado de um terrorismo que, na falta de crises na organização da Copa, torce até por desastres que entristeçam e tirem o brilho da festa.

Porque escolhemos Dilma Rousseff

Imagem
Queiram ou não, Aécio Neves e Eduardo Campos serão tragados pelo apoio da mídia nativa e da chamada elite. Ou seja, da reação por  Mino Carta   Começa oficialmente a campanha eleitoral e  CartaCapital define desde já a sua preferência em relação às candidaturas à Presidência da República: escolhemos a presidenta Dilma Rousseff para a reeleição. Este é o momento certo para as definições, ainda mais porque falta chão a ser percorrido e o comprometimento imediato evita equívocos. Em contrapartida, estamos preparados para o costumeiro desempenho da mídia nativa, a alegar isenção e equidistância enquanto confirma o automatismo da escolha de sempre contra qualquer risco de mudança. Qual seria, antes de mais nada, o começo da obra de demolição da casa-grande e da senzala.

OEA decide apoiar Argentina em negociação pelos "fundos abutres"

Imagem
A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou na noite desta quinta-feira (3), após reunião em Washington, uma declaração de respaldo à posição da Argentina no caso da reestruturação da sua dívida. Segundo o texto aprovado, “é essencial para a estabilidade e previsibilidade da arquitetura financeira internacional garantir que os acordos alcançados sejam respeitados”. Reprodução Os “fundos abutres” são um capital de risco que consiste na compra de títulos da dívida de um Estado em situação econômica difícil (normalmente a 20% ou 30% de seu valor nominal). O documento não foi apoiado pelo Canadá e Estados Unidos. No caso dos EUA, foi incluída uma nota em que o país afirma “não poder dar apoio” e que o tema continua nas mãos de seu sistema judicial. As delegações do Brasil e do Uruguai haviam preparado um projeto de declaração em favor da Argentina antes da reunião. O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, afirmou na abertura do encontro que a ação dos chamados fundos