Postagens

Mostrando postagens de agosto 17, 2014

Choque de gestão: Mulheres de Montezuma, cidade do aeroporto abandonado, viajam de 60 a 100 km para dar à luz

Imagem
Na Serra do Cafundó — ouvir trovão de lá, e retrovão, o senhor tapa os ouvidos, pode ser até que chore, de medo mau em ilusão, como quando foi menino. O senhor vê vaca parindo em tempestade. De em de, sempre, Urucúia acima, o Urucúia — tão as brabas vai… Tanta serra, esconde a lua. A serra ali corre torta. A serra faz ponta. (…) Hem? O senhor? Olhe: o rio Carinhanha é preto, o Paracatú moreno; meu, em belo, é o Urucúia — paz das águas… É vida!  de Guimarães Rosa, em Grande Sertão Veredas por Luiz Carlos Azenha, de Montezuma, Minas Gerais Dá até para imaginar Guimarães Rosa, nos anos 40, viajando por esta região do Brasil, fronteira de Minas Gerais com a Bahia, em busca de inspiração para sua obra-prima. Hoje a tradição dos vaqueiros resiste, mas o cenário humano passou por grandes transformações.

PESQUISA ENGANOSA NA SAÚDE

Imagem
Paulo Moreira Leite Apresentada com estardalhaço na semana passada, a pesquisa DataFolha sobre a imagem da saúde no Brasil é menos negativa do que gostaria seu patrocinador, o Conselho Federal de Medicina. São dados que, longe de espelhar um retrato isento, capaz de estimular uma discussão produtiva, servem a propaganda política contra o governo Dilma. Não vieram para esclarecer mas para confundir. Sua finalidade é diminuir o impacto positivo que o programa Mais Médicos tem alcançado na periferia das grandes cidades e no interior remoto do país. Se você consultar a pesquisa na íntegra (o link está abaixo) e tiver disposição de enxergar dados que muitas vezes ficaram escondidos, poderá comprovar algumas verdades previsíveis.

RS terá o maior parque gerador de energia eólica da América Latina

Imagem
Toda a energia produzida pelas eólicas do Rio Grande do Sul será conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por uma linha de transmissão de 500 quilômetros de extensão A demanda brasileira vai triplicar até 2050, chegando a 1.624 terawatt-hora (Twh), segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Neste cenário, a energia eólica terá papel importante na geração futura de energia no país: o Brasil é um dos países com maior potencial para esta fonte de energia. Além disso, a energia gerada pelos ventos está cada vez mais competitiva. O seu custo de produção é baixo e, como fonte limpa e renovável, evita o aquecimento global. Com apoio do Governo Federal, está sendo construído no Rio Grande do Sul o maior complexo de energia eólica da América Latina, que vai gerar mais de 550 megawatts (MW) de energia, o suficiente para abastecer uma cidade com 3,4 milhões habitantes. São três grandes parques eólicos em obras – dois deles contam com investimentos do Programa de Aceleração do

Memórias: Trostky morreu há 74 anos

Imagem
No dia 21 de agosto de 1940, faleceu Trotsky, em Coyoacán (México), depois de ter sido atacado brutalmente por Ramón Mercader, um agente de Estaline. Trotsky deixou uma vasta obra literária e a imagem de um incansável revolucionário.  Trostky no exílio Por António José André Esquerda.net Durante este fim de semana, na Casa/Museu, com o seu nome, em Coyoacán (México), mostram ao público uma parte da biblioteca pessoal de Trotsky e uma exposição “ Páginas de memória” , que reúne as suas coleções bibliográficas * . Trostky nasceu na Ucrânia, em 1879, com o nome de Lev Davidovitch Bronstein. Aos 16 anos iniciou a participação política contra o czarismo. Depois deixou a Universidade de Odessa para ajudar a organizar a União dos Trabalhadores do Sul da Rússia. Em 1898, foi preso pelas suas atividades revolucionárias. Em 1900, foi exilado na Sibéria. Em 1902, fugiu para o Reino Unido. Em Londres, conheceu e colaborou com o líder bolchevique Vladimir Ilyich Lenin.

Tucanos apavorados

Imagem
Autor: Miguel do Rosário O sábado traz um divertido chilique de pavor do Estadão com a possibilidade de Marina Silva tirar o segundo turno do PSDB. Em editorial intitulado “ A candidata impõe medo “, o Estadão externa seu profundo desconforto com a mudança no cenário eleitoral. Na  coluna de hoje  de Ilimar Franco, mais informações sobre o terror que vem tomando conta da campanha de Aécio Neves:

Por que os jornalistas falam baixo com banqueiros?

Imagem
por :   Paulo Nogueira Neca Tivemos, nos últimos dias, diferentes amostras de entrevistas. Um estilo agressivo foi usado por Bonner no Jornal Nacional. Perguntas incisivas, duras, em certos momentos impiedosas. Um estilo quase oposto – domesticado, digamos assim – foi usado por Fernando Rodrigues, da Folha, para entrevistar a banqueira Neca Setúbal. Há uma curiosa inversão de expectativas: a Globo costuma ser boazinha nas entrevistas e a Folha gosta de ser dura, por entender que isso é bom para sua imagem.

Discurso de nova política encobre projeto de poder de antigas oligarquias econômicas

Imagem
Marina e a filha do dono do Itaú, Neca Setúbal por  Helena Sthephanowitz Marina traz de volta toda a chamada privataria tucana, que colocava no Banco Central a figura do operador de mercado, submetendo a os interesses da população à sanha de especuladores Foi curiosa a entrevista de Maria Alice Setúbal, sócia e irmã do presidente do Banco Itaú, e ex-coordenadora da campanha de Marina Silva (PSB), para o jornalista Fernando Rodrigues, na  Folha de S.Paulo  de ontem (22). Apesar de deixar mais dúvidas do que esclarecimentos, em um ponto foi bastante explícita, ao falar de economia com o objetivo de tranquilizar o mercado financeiro.

Até onde o PT pode ir ao denunciar parcialidade da mídia?

Imagem
Posted by  eduguim  - No blog da Cidadania A campanha eleitoral à Presidência em 2014 vem exibindo marcantes diferenças de todas as campanhas que ocorreram no país desde 1994, quando PT e PSDB passaram a se enfrentar diretamente naquela e em todas as eleições subsequentes. Algumas dessas diferenças são mais visíveis e óbvias. Pela primeira vez após 5 eleições polarizadas entre tucanos e petistas, a disputa em segundo turno, se houver, pode não ocorrer entre PT e PSDB, só que em prejuízo deste último e em benefício do PSB.

DECLARAÇÃO DO MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES DA RÚSSIA SOBRE ENTREGA DE AJUDA HUMANITÁRIA NO SUDESTE DA UCRÂNIA

Imagem
Russian Foreign Ministry Statement On The Start Of The Delivery Of Humanitarian Relief Aid To Southeastern Ukraine RUSSIAN FOREIGN MINISTRY STATEMENT ON THE START OF THE DELIVERY OF HUMANITARIAN RELIEF AID TO SOUTHEASTERN UKRAINE 22/8/2014   −   Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Imagens inseridas pela  redecastorphoto                                                                   POSTADO POR  CASTOR FILHO   Os infindáveis adiamentos para o início da entrega de ajuda humanitária no sudeste da Ucrânia tornaram-se intoleráveis. Um comboio de caminhões com várias centenas de toneladas de ajuda humanitária urgentemente necessária para a população naquelas regiões permaneceu estacionado, impedido de avançar, já faz agora uma semana, na fronteira russo-ucraniana. Ao longo desse período, os russos fizemos esforços sem precedentes, em todos os níveis, para atender às muitas formalidades que nos foram exigidas. Especialistas da Cruz Vermelha Internacional term

MPF investiga espaço pago em concessões públicas de rádio e TV

Imagem
Jornal GGN –  O Ministério Público Federal deu início a investigações sobre a locação de horários em rádios e TV por programas religiosos e televendas. O órgão vai apurar casos envolvendo emissoras que alugam quase toda a sua programação, como o canal 21, do Grupo Bandeirantes, que tem mais de vinte horas alugadas, e a CNT, que tem 90% de programação religiosa. Ministério Público investiga locação de horários na TV

PSB diz que vai explicar jatinho de Campos. Tem de explicar não um, mas dois aviões ilegais

Imagem
Autor: Fernando Brito O candidato a vice de Marina Silva, deputado Beto Albuquerque, anunciou à imprensa que o PSB oferecerá todas as explicações sobre o avião cedido a Eduardo Campos  por um empresa que, cheia de dívidas na praça e com seus bens indisponíveis, mesmo antes da decretação de seu processo de recuperação judicial, já estava judicialmente notificada que muitos dos seus bens estavam entregues ao Banco Safra, por descumprimento de pagamentos. Mas o caso não para nesta empresa, a AF Andrade, uma família  de usineiros paulistas.

IRAQUE: Relatório de Situação, SITREP − 16-19/8/2014, Mindfriedo: Batalha pela Barragem de Mosul

Imagem
19/8/2014,  The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ August 16-17-18-19 Iraq SITREP by Mindfriedo: The Battle for Mosul Dam ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu         POSTADO POR  CASTOR FILHO Contando, ninguém acredita, mas ...“19/8/2014: A ONU decidiu entregar suprimentos para meio milhão de refugiados iraquianos. A ajuda incluirá tendas, alimento e água e medicamentos básicos. A maior parte da ajuda chegará pela Turquia e Jordânia. São as mesmas rotas pelas quais o  ISIL  chegou à região” . The Saker Nosso profundo agradecimento ao Saker que permite que esses Relatórios de Situação (SITREP ou RELSIT) sejam publicados aqui, e por ele sempre combater o bom combate. Que Deus continue a inspirá-lo. Farei o possível para redigir SITREPs ou RELSITs mais frequentes.

Robert Fisk: Conhecemos a crueldade deles, mas não sabemos nem quem são o ISIL

Imagem
21/8/2014,  [*] Robert Fisk ,  The Independent “ Middle East crisis: We know all too much about the cruelty of Isis – but all too little about who they are ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   MIlitante do ISIL vigia soldados iraquianos sem uniforme capturados próximo a Tikrit em 14/6/2014 Ao longo de séculos, governos disseram aos seus soldados e povo “Conhece teu Inimigo”. O problema com o “Califato” do  ISIL  – e não é pequeno problema para o presidente Obama, depois do assassinato do jornalista James Foley – é que nós não sabemos quem é o inimigo. Nos falam muito sobre a crueldade deles, açougueiros, que sequestram mulheres, que enterram gente viva, que são horríveis contra cristãos e iazidis e os degolamentos públicos, e só. Mesmo o líder do  ISIL , Abu Bakr al-Baghdadi, nos é mostrado como combinação ensandecida do  Mahdi  que assassinou  Gordon de Khartoum , com o assassinado Osama bin Laden e Oliver Cromwell, que fez aos

A campanha dos jatinhos

Imagem
 Autor: Miguel do Rosário (Na foto, Campos e Guedes) Daqui a alguns anos, quando alguém for estudar a história da campanha presidencial de 2014, poderá sentir-se inclinado a denominá-la de “a campanha dos jatinhos malditos”. O candidato Aécio Neves até hoje não consegue responder aos eleitores porque cargas d’água construiu um aeroporto na fazenda de seu tio, a seis quilômetros de sua própria fazenda, e entregou as chaves a seus parentes. Por que manteve o aeroporto fechado durante todos esses anos, tratando-o apenas como propriedade privada, já que ele admite que o usou por “algumas poucas vezes”.

JBS, negócio suspeito

Imagem
Já nas Bancas Um acordo nunca revelado ao mercado mostra que as famílias Batista e Bertin, sócias na Friboi, enganaram os acionistas minoritários e a Receita Federal

DILMA AOS ARROCHADORES: TEMOS O QUE MOSTRAR

Imagem
“Verdade e a esperança vencerão o pessimismo e as desinformações”, disse a Presidenta em campanha Metade do país era de pobres. Hoje, em cada quatro brasileiros, três estão nas classes A, B ou C" (Foto: Muda Mais) Em comício nesta sexta-feira (22), em Porto Alegre (RS), a Presidenta Dilma Rousseff citou governos anteriores aos do PT e comparou as gestões do seu partido com as dos principais adversários na corrida presidencial. “Nesta semana, nós cumprimos a meta de 8 milhões de matrículas no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) no Brasil”, disse a Presidenta para logo em seguida completar: “Antes, no Brasil inteiro, faziam 500 mil. Tinha lei que proibia o governo federal de construir escola técnica. É lei do governo Fernando Henrique (PSDB)”.

O rídículo do apartamento de Graça Foster e O Globo

Imagem
Autor: Fernando Brito Um leitor me pergunta porque não comentei a  ”maquiagem” de patrimônio da presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster. Posso ser sincero? É pelo ridículo. O repórter de  O Globo  não precisa ir ao Tribunal de Contas da União. Basta ir a qualquer imobiliária e perguntar quanto tempo leva para fazer uma escritura, de compra e venda ou de doação – que é praticamente igual. Eu já fiz isso, aliás, com uma casa, para meus filhos mais velhos, após uma separação. Qualquer corretor lhe dirá que é absolutamente impossível fazer em um dia, como alega o jornal.

Marina e Neca do banco Itaú: o ambientalismo argentário

Imagem
Por Saul Leblon Na Carta Maior Menos de 24 horas depois de ocupar a vaga de candidata do PSB à presidência da República, Marina Silva tropeçou na imagem de santa que seus seguidores reverenciam e ela cultiva. O coordenador de campanha do partido renunciou ao cargo em caráter irrevogável. Foi um mal entendido, justificou Marina. É possível. Mas não há mal entendido no que acaba de anunciar a coordenadora de programa do PSB, Neca Setúbal. Uma das donas do Itaú –espécie de Banco Central tucano— Neca avisa que num eventual governo marineiro será implantada no país uma das teses mais caras ao neoliberalismo duro: a independência do Banco Central.

Síria: Inteligência dos EUA para a Força Aérea Síria

Imagem
21/8/2014,  [*]  Moon of Alabama “ Syria: U.S. Intelligence For Syrian Air-Force Bombing ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO Como que para confirmar a virada da maré,  Le Monde  publicou nos últimos três dias dois artigos sobre a Síria que já quase se aproximam de ser jornalismo que preste!  [De:  Mina  | 21/8/2014, em “Comentários”] Pepe Escobar Pepe Escobar escreveu em  Asia Times Online  sobre o enlouquecimento crescente do  ISIL na Síria e Iraque: Muito conveniente, um britânico a degolar um norte-americano – que virada no roteiro do tal “relacionamento especial”! – que sanciona logo a volta de Bombas sobre o Iraque (que durará “meses”, nas palavras de Obama);  mais ataques; mais drones; talvez até mais coturnos em solo;  quem sabe, no futuro, uma ampliação até a Síria.

Quando a dignidade não é notícia

Imagem
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem alertando sobre o desvio de função de  certos setores da mídia brasileira . Para ele, “se transformaram no principal partido de oposição da presidenta”. Ele já observou que a presidenta Dilma Rousseff continuou o trabalho iniciado por ele de mudar o Brasil, mesmo enfrentando as piores dificuldades que um presidente teve nos últimos tempos “e umas das piores campanhas negativas de certa imprensa”. Nós, do  Muda Mais , já falamos mais de uma vez o quanto esta mídia tem feito campanha  terrorista  e  pessimista  sobre os rumos do Brasil. E para levantar suas bandeiras, essa mídia se vale de factoides. O factoide é uma afirmação que tem as características de um fato, mas não é um fato. É uma afirmação que ganha tons de verdade por ser muitas vezes repetida ou por vir de uma fonte supostamente confiável. Nesta quinta-feira (21) o  Muda Mais  e diversos veículos de comunicação acompanharam a visita da presidenta Dilma Rousseff a obras d

Exclusivo:empresa que nega compra do jato acidentado tem outro avião, que Campos também usava

Imagem
Autor: Fernando Brito A empresa Bandeirantes Companhia de Pneus, uma ex-recauchutadora de Pernambuco, que passou a importar e vender pneus chineses, e divulgou ontem nota negando que tivesse arrendado o avião Cessna PP-AFA usado por  Eduardo Campos  em sua campanha e que o matou no acidente da semana passada em Santos  tem outro aparelho, igualmente cedido ao ex-candidato do PSB, de forma irregular.

O DCM e a audiência do vídeo “Helicoca – O Helicóptero de 50 milhões de reais”

Imagem
por :   Kiko Nogueira O vídeo “Helicoca – O Helicóptero de 50 milhões de reais” caminha para os 70 mil views no YouTube. Ele foi produzido graças a um processo de crowdfunding do DCM. Através do site Catarse, contamos com a colaboração de dezenas de pessoas para a realização de entrevistas, captação de imagens e as viagens necessárias. Os desdobramentos do caso da apreensão de 445 quilos de cocaína na aeronave da família Perrella são grandes e graves. A quantidade de pontas soltas que juntamos rendeu e ainda vai render muitas histórias.

O dilema dos sionistas liberais

Imagem
Uma posição insustentável 20/8/2014,  [*] Lawrence Davidson ,  Counterpunch “ An Untenable Position −The Dilemma of the Liberal Zionist ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                            POSTADO POR  CASTOR FILHO Gaza - subúrbio de Shejaia bombardeado por Israel em 25/7/2014 O liberalismo,   exposto como ideal sociopolítico , diz que os seres humanos são bons, e que o progresso social é alcançável. É uma visão de “copo meio cheio”. Dentro desse paradigma, todos os indivíduos, não só os membros de uma específica religião, raça ou nacionalidade deve ter direitos civis e políticos. Aqui tampouco o estado ou a lei são fins neles mesmos. São instrumentos para criar e manter um ambiente que promova a liberdade ao mesmo tempo em que reduz ao mínimo as desigualdades sociais. Perseguir esse ideal não impede ninguém de identificar-se com algum grupo religioso específico ou com algum grupo étnico. Mas impede, sim, qualquer aspiração a direitos exclusivos

Haddad enfrenta a máfia do ISS

Imagem
Do site da  Prefeitura de São Paulo : Após a identificação do esquema que desviou R$ 500 milhões de recursos que deveriam ser recolhidos aos cofres municipais por empresas do setor imobiliário para o pagamento do Imposto sobre Serviços (ISS), o valor arrecadado pela Prefeitura de São Paulo com o tributo teve um aumento de 74%. A informação foi destacada nesta quinta-feira (21) pelo jornal Folha de S. Paulo. A investigação que levou à identificação do esquema, comandado por auditores fiscais da Prefeitura, foi conduzida pela Controladoria Geral do Município (CGM-SP) em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

Mino Carta: Aécio que se cuide

Imagem
Está claro, apesar das esperanças de alguns escribas, que Marina Silva, por ora, ameaça em primeiro lugar a candidatura tucana                                                                                           Fernando Fazão/Agência Brasil Marina em lugar de Eduardo Campos cria um quadro novo, mas ainda é cedo para uma definição categórica por   Mino Carta   Há quem afirme que Marina Silva, ao adentrar a liça eleitoral, prejudica a candidatura à reeleição da presidenta Dilma. Às vezes, esperanças desbragadas obnubilam a razão. Transparece que veem na recém-chegada, lembrados da expressiva votação obtida por ela em 2010, um obstáculo maior à permanência no poder do odiado PT do que aquele representado por Aécio Neves.

Joice Hasselman — a nova Sheherazade — e Lobão: par perfeito

Imagem
por :   Paulo Nogueira Joice e Lobão: par perfeito E quando parecia que não poderia existir nada mais reacionário que Rachel Sheherazade no campo das apresentadoras eis que surge Joice Hasselman. Tinha que ser na Veja. Na tevê da Veja.  TVeja . A Veja importou Joice do Paraná, onde ela tinha um blogue sobre o qual recaíram copiosas acusações de plágio. É uma Sheherazade loira. Ou um Jabor de saias. Ou um Augusto Nunes de batom. Ou um Olavo Carvalho de salto alto. Ou um Reinaldo Azevedo com cabelo. Ou um Constantino sem excesso de peso. Você escolhe.