Postagens

Mostrando postagens de março 5, 2017

Ariano Suassuna_Raízes Populares da Cultura Brasileira

Imagem
Parte 02

Victoria Santa Cruz: Gritaram-me negra

Imagem
Victoria Santa Cruz (1922-2014)     Tlaxcala: 10/03/2017 O poema Me Gritaron Negra da artista afroperuana Victoria Santa Cruz é uma bandeira na luta contra o racismo. Ele relata aquilo que todo negro já viveu, e o faz interiorizar uma autoimagem que nega sua autoestima, Mas, num crescente, a palavra “negra”, que começa como insulto, se transforma em afirmação valorosa da identidade e da humanidade negra. Tinha sete anos apenas, apenas sete anos, Que sete anos! Não chegava nem a cinco! De repente umas vozes na rua me gritaram Negra! Negra! Negra! Negra! Negra! Negra! Negra! Negra! "Por acaso sou negra?" – me disse SIM! "Que coisa é ser negra?" Negra! E eu não sabia a triste verdade que aquilo escondia. Negra! E me senti negra, Negra! Como eles diziam Negra! E retrocedi

Paulo Nogueira: Rosangela Moro depôs contra o próprio marido no caso do sítio de Atibaia.

Imagem
Postado em   11 Mar 2017 por :   Paulo Nogueira Rosangela em ação A defesa de Moro feita por sua mulher Rosangela é um retrato perfeito da perseguição a Lula. Rosangela representou esta semana o marido no processo que Lula lhe move por abuso de poder. Ela insistiu no caso do  sítio de Atibaia , para alguns a fábula dos Dois Pedalinhos. Veja a fragilidade de sua argumentação. Ela disse que o fato de terem sido encontrados objetos de Lula no sítio indica, “aparentemente, que ele é o real proprietário”. Aparentemente?

Emir Sader: O Lula, o muro e o Moro

Imagem
Emir Sader por Emir Sader - 11/03/2017 Há linhas divisórias em cada período politico, aquelas que separam e dividem os campos fundamentais em enfrentamento. Foi contra e a favor da ditadura. Foi contra e a favor dos governos neoliberais de Collor e FHC. É hoje a favor e contra o governo golpista. E há os que ficam encima do muro mas que, como na verdade o muro não existe, estão do outro lado. Para isso tem que desenvolver um discurso ambíguo, que no fundo significa versões de que nao há mais diferença entre direita e esquerda, o mundo mudou, há adversários e não inimigos, o mundo nao é linear, há tipos elegantes, contra os quais é difícil fazer oposição, há direitistas corretos e os desonestos, deve-se conversar com tudo mundo. Pode também seguir a linha de criticar a esquerda: é totalitária, veja-se Cuba, Venezuela, é corrupta, é conciliadora, etc., etc. Vale qualquer coisa para subir e sentar encim do muro. Na própria época da ditadura criticar a luta armada dava possibilida

A informação como fonte de poder político

Imagem
MÍDIA A mídia direciona correntes de pensamento, modos de vida, posições políticas, decisões econômicas por  Lalo Leal   publicado  11/03/2017  MIDIA NINJA Faz pouco mais de 100 anos. Em 1910, o sociólogo alemão Max Weber propôs ao 1º Congresso da Associação Alemã de Sociologia uma nova pesquisa. Ele queria saber se "o crescente capital fixo da imprensa significaria também um aumento do poder que permite moldar a opinião pública arbitrariamente". No início do século 20, nos primórdios do cinema, antes do rádio e da TV e muito distante da internet, apenas os jornais serviam como meio de comunicação de amplo espectro. Ainda assim, já eram percebidos por Weber como fortes instrumentos de poder, na medida em que acumulavam capital e dominavam áreas maiores do mercado.

Não basta prender Lula

Imagem
por  Mauricio Dias  —  na Carta Capital -  publicado  11/03/2017 A angústia reacionária decorre da impossibilidade ontológica de raptar seu gigantesco simbolismo de grande eleitor Lições do professor Wanderlei Guilherme T ão ruim quanto a situação econômica é o cenário político no País. Talvez fique pior, caso o professor Wanderley Guilherme dos Santos esteja certo. Ele tem muito mais acertos do que erros em um currículo marcado, por exemplo, pela pergunta dada ao  título de um livro dele, lançado antes do tenebroso março de 1964:  Quem dará o golpe no Brasil? Tremei, crédulos e incrédulos. Não se trata de pessimismo banal e nem da intervenção das Forças Armadas. Wanderley Guilherme sustenta a análise dele neste texto curto, mas substancioso, escrito para atender pedido deste colunista. Segue abaixo.

Karnal não é “Mago”, como Paulo Coelho. É só o bobo do Rei Moro

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 11/03/2017 . Nada tira do professor Leandro Karnal a qualidade de homem extremamente hábil com as palavras e a arte de pronunciá-las. Nada, ou ninguém, também lhe tira o direito de encontrar-se com quem quer que seja, quando, se e como desejar. Inclusive com o Juiz Sérgio Moro, que agora deve estar se sentindo intelectualmente só, depois que escassearam seus encontros com o agora ocupadíssimo João Dória Júnior, que salta a trocar de fantasia todos os dias. Mas  ninguém, igualmente, pode achar que Karnal  é um  tolinho  que não saiba que gestos têm, necessariamente, significados. Leia mais >>

VIDEO-Keiser Report en español: A la espera de una quiebra financiera inevitable y peor que las tres anteriores

Imagem
  RT en Español  - 11/03/2017                                                             

Governo Cunha e manipulação midiática

Imagem
. por José Carlos de Asssis - 11/03/2017 Tivemos ontem um noticiário cheio de emoções. Delatores esclareceram as condições nas quais Michel Temer pediu R$ 10 milhões à Odebrecht supostamente para campanha eleitoral. Renan Calheiros, antes um fiel escudeiro do Presidente, reclamou publicamente pela televisão que Temer está sob influência direta de Eduardo Cunha, não obstante a condição deste último de permanecer preso em Curitiba. Por fim, escuto com interesse a afirmação de Temer segundo a qual a crise financeira dos Estados se deve a seus sistemas previdenciários.

Chefes maus perdedores

Imagem
Josetxo Ezcurra  - 10/03/2017 - no TRAXCALA .

VIDEO: Chão de Fábrica

Imagem
  Rede TVT  - 10/03/2017

A ANISTIA AOS POLÍTICOS FAVORECE PRINCIPALMENTE AO PSDB E A LAVA JATO

Imagem
. EMANUEL CANCELLA - 10/03/2017 Disseram quando prenderam José Dirceu, sem provas, que depois viria o julgamento do mensalão tucano. E muita gente inocente acreditou! Entretanto nossa justiça usa a prescrição para não julgar o mensalão tucano.  Ou seja o mensalão tucano esta prescrevendo sem julgamento. O parecer que publico foi dado pela ministra do STF, Rosa Weber, assistida pelo juiz Sérgio Moro:  “Não tenho prova cabal contra Dirceu, mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”? Agora que a lista da Odebrecht atinge em cheio políticos do PSDB e o PMDB, está sendo gestada, no Congresso Nacional, anistia aos políticos.  Lógico que os que foram julgados, condenados e presos pelo caixa dois não vão ser beneficiados.

Depois de acusação em Curitiba, defesa de Lula usa fotos para sugerir que Moro é tucano

Imagem
VIOMUNDO -  10 de março de 2017 As fotos mostram Moro com os tucanos Aécio Neves, Geraldo Alckmin, João Dória, Adriana Vandoni (secretária de Estado de Mato Grosso), Pedro Taques, Fernando Capez e Ascânio Seleme. do Facebook do ex-presidente Lula Hoje, o juiz Sergio Moro acusou a defesa de Lula de fazer “propaganda política” durante audiência em Curitiba. Tudo porque os advogados do ex-presidente perguntaram às testemunhas se Lula agia em nome dos interesses do Brasil durante seu mandato. Mas as perguntas fazem todo sentido, afinal, o Ministério Público, usando sua grande habilidade em fazer Power Points, acusou o ex-presidente de se aproveitar do cargo para obter benefícios pessoais. Mas talvez o mais curioso seja o fato de que uma acusação dessas tenha vindo de Moro. Afinal, o juiz parece ser muito entendido em se tratando “propaganda política”. As imagens não deixam dúvidas.

GREVE: Com o que sonham os professores

Imagem
. por Marino Boeira - no Pravda.ru - 11.03.2017  Com  o que sonham os professores Os professores estaduais anunciam uma greve para o dia 15. Protestam por melhores salários, condições de trabalho e pelas ações  dos governos Temer e Sartori contra a educação. É uma greve política? Felizmente sim, o que mostra a conscientização, pelo menos dos professores, sobre a necessidade de lutar por seus direitos. A Rosane Oliveira já disse na Zero Hora que a greve vai ser um fracasso e possivelmente vai ser mesmo. Uma amiga, bastante intelectualizada, disse que os professores deveriam buscar novas  formas de luta e que essa greve  não levará a nada.

Holocausto da Fome: Mundo enfrenta pior crise humanitária desde 1945

Imagem
. SPUTNIK NEWS BRASIL - 10/03/2017 O mundo enfrenta hoje sua maior crise humanitária desde 1945 (fim da Segunda Guerra Mundial), com mais de 20 milhões de pessoas em quatro países enfrentando as agruras da fome, segundo alertou nesta sexta-feira (10) o chefe humanitário da ONU, Stephen O'Brien. O’Brien disse ao Conselho de Segurança da ONU que "sem esforços globais coletivos e coordenados, as pessoas irão simplesmente morrer de fome" e "muitos mais sofrerão e morrerão de doenças". Após as advertências, ele pediu uma injeção imediata de fundos para o Iêmen, o Sudão do Sul, a Somália e o nordeste da Nigéria. O'Brien disse ainda que a maior crise humanitária acontece no Iêmen, onde dois terços da população – o que equivale a 18,8 milhões de pessoas – precisam de ajuda e mais de 7 milhões não sabem de onde virá sua próxima refeição. Segundo o chefe humanitário, isso significa três milhões de famintos crônicos a mais do que em janeiro.

Relatório expõe violações pelos EUA dos direitos humanos em outros países

Imagem
. Fonte: Xinhua 10.03.2017 Beijing, 10 mar (Xinhua) -- Os Estados Unidos continuaram passando por cima dos direitos humanos no estrangeiro, causando mortes de civis, de acordo com um relatório sobre os direitos humanos naquele país divulgado pela China na quinta-feira. O "Histórico dos Direitos Humanos dos Estados Unidos em 2016", publicado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado, afirmou que o país repetidamente formou coalizões para lançar ataques aéreos contra forças militares no Iraque e na Síria. Entre 8 de agosto de 2014 e 19 de dezembro de 2016, os EUA lançaram 7.258 ataques aéreos no Iraque e 5.828 na Síria, causando um número estimado de mortos civis entre 4.568 e 6.127 em 733 casos, disse o relatório.

Dossier con Walter Martínez 10-03-2017

Imagem
  Apolinar Rea

VIDEO: ¿Existe alguna forma de detener la espiral bélica en Oriente Medio? - El Zoom de RT

Imagem
RT en Español  -  Publicado em 10 de mar de 2017 Oriente Medio es un territorio que no ha vivido un solo minuto de paz desde hace muchos años. Guerras, atentados terroristas, enfrentamientos religiosos, luchas sectarias… Con la crisis siria como telón de fondo, también se dibujan otros escenarios no menos tensos: Israel-Palestina, la carrera nuclear de Irán, el acecho del Estado Islámico y un largo etcétera. Esta semana, Javier Rodríguez Carrasco analiza en ‘El Zoom’ si existe alguna forma de parar toda esta espiral de violencia.

Eugênio Aragão DETONA Supremo golpista. ( 11 de jan de 2017)

Imagem

“Atentado à democracia”, classifica PT sobre censura de Moraes ao site

Imagem
A juíza Cristina Inokuti, da 3ª Vara Cível de São Paulo, atendeu pedido do ex-ministro da Justiça de Temer e agora ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e determinou que o PT retire do seu site a matéria “Justiça é muita areia para a caçambinha de Moraes, critica Aragão”. O PT classificou a medida com censura e “um atentado à democracia”. Reprodução   “É mais um atentado à democracia perpetrado por integrante do ilegítimo governo golpista que hoje ocupa o poder no Brasil”, diz nota divulgada pelo PT. E completa: “É profundamente lamentável, e causa grande preocupação, o fato de que Moraes, recentemente nomeado para a mais alta corte de Justiça do país, tenha mobilizado seus esforços para censurar a opinião do ex-ministro do governo Dilma Rousseff, Eugênio Aragão, exposta em entrevista à Agência PT”.

Revolução francesa no Brasil: Lula comitês de base

Imagem
A eleição de 2018 pode ser a derrubada da Bastilha. Mas as sirenes da história impõe requisitos inéditos para isso. por: Saul Leblon - na Carta Maior - 10/03/2017 . Limada pelo bisturi conservador, a espantosa violência econômica imposta à população brasileira nesse momento é confinada no calendário dos eventos pré-golpe.   Algo que ‘passou’, martelam autoridades e seus autofalantes de aluguel e fé.   ‘Culpa da Dilma’, sintetiza o decano da indignação seletiva da Folha, cuja argúcia econômica foi apurada em Davos.

(VIDEOS)-Melhor e Mais Justo: Resistência Popular

Imagem
TVT - postado10/03/2017

VIDEO: Henrique Meirelles depõe como testemunha de defesa de Lula na Lava Jato

Imagem

Meirelles desmente promotoria e afirma não ter testemunhado Lula cometendo ilegalidades

Imagem
O ex-presidente do Banco Central disse que as políticas econômicas do ex-presidente tiveram efeitos positivos na economia brasileira lula.com.br - 10/03/2017 Foto: Agência Brasil Henrique Meirelles, atual ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, depôs hoje (10) por videoconferência ao juiz Sérgio Moro em Curitiba, como testemunha de defesa do ex-presidente.  A acusação alega que Lula teria "loteado" o governo para conseguir apoio parlamentar. Essa tese não foi confirmada por Meirelles. O ministro lembrou que, quando foi convidado para assumir o Banco Central, era deputado federal eleito pelo PSDB (partido que fez oposição a Lula durante os oito anos de mandato). Decidiu aceitar desde que tivesse completa independência para atuar. Quando questionado a respeito da tese da promotoria de que o ex-presidente seria comandante de “projeto criminoso de poder, Meirelles disse que não teve "acesso a nenhuma infor

VIDEO-Dossier con Walter Martínez 09-03-2017

Imagem

Meirelles ameaça: sem reforma, vai ter corte em programas sociais

Imagem
Terrorismo Diante da resistência à Reforma da Previdência, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, decidiu adotar a mesma estratégia levada adiante pelo PMDB: o terrorismo. Nesta quarta-feira (8), em tom de ameaça, ele afirmou que o governo pode promover cortes em programas sociais e em investimentos, se o Congresso não aprovar o projeto com mudanças na Previdência.   "Certamente vai ter que ser cortada muita coisa, programa social, investimento [se a reforma da Previdência não for aprovada]", disse o ministro, em evento em Brasília. Meirelles não descartou também o aumento de impostos. Meirelles insistiu no discurso falacioso do governo de que há um déficit crescente na Previdência. E disse que, sem a reforma, o governo terá que gastar cada vez mais recursos do orçamento para cobrir o alegado rombo do sistema e, consequentemente, restaria menos dinheiro para outras áreas – especialmente após a provação do teto de gastos. "Se não faz a reforma da Previdência,

Política externa: o PSDB e o rinoceronte

Imagem
ESTRAGOS FHC insistiu em elogiar a indefensável passagem do ex-ministro José Serra no Itamaraty, durante a qual promoveu o enterro da política tradicional brasileira por  Flávio Aguiar   publicado  09/03/2017  GERDAN WESLEY / ITAMARATY.GOV Serra (esq) introduziu um estilo cheio de gafes, além de reduzir o Brasil a um zero à esquerda na diplomacia mundial. Aloyzio, também truculento, é o sucessor Seria patético, não fosse coisa de pateta. FHC (o que sobrou do professor Fernando Henrique Cardoso, o Príncipe da Sociologia que se tornou o Barão de Higienópolis) tentou defender pela imprensa a gestão de José Serra no  Itamaraty . É o mesmo que elogiar o rinoceronte depois da sua passagem pela loja de porcelana.

VIDEO: Pimenta defende anulação do impeachment e prisão para quadrilha que tomou o poder no Brasil

Imagem

Fachin abre delações da Odebrecht e jornalistas são avisados pelo STF para levar HD de 1 terabyte

Imagem
Postado em  9 de março de 2017  DCM

VIDEO-Mino Carta: "Temer trata-se de alguém que talvez não seja contemporâneo do mundo"

Imagem

Thierry Meyssan: A Nova Ordem Mediática Mundial

Imagem
Em alguns meses, o conteúdo dos média nacionais e internacionais mudou profundamente no Ocidente. Assistimos ao nascimento de uma Entente da qual não conhecemos nem os verdadeiros iniciadores, nem os objectivos reais, mas de que observamos de imediato as consequências directas contra a democracia. POR THIERRY MEYSSAN - REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 9 DE MARÇO DE 2017 عربي    ENGLISH    FRANÇAIS    ITALIANO    TÜRKÇE    DEUTSCH    ESPAÑOL    РУССКИЙ    ΕΛΛΗΝΙΚΆ   O Ocidente atravessa uma crise sistémica sem precedentes: forças poderosas orientam progressivamente a totalidade dos média (mídia-br) numa única direção. Simultaneamente, o conteúdo dos média transforma-se: ainda no ano passado, eles agiam com lógica e tendiam à objetividade. Traziam pontos de vista diferentes dentro de uma sã emulação. Agora, agem como bandos, baseiam a sua coerência em emoções e tornam-se maldosos face aos indivíduos que denunciam.

Whistleblower, ex-funcionário da NSA: "Trump está certíssimo. Tudo era monitorado"

Imagem
8/3/2016, Tyler Durden,  Zero Hedge William Binney, sentinela 'vazador' já lendário da Agência de Segurança Nacional (NSA-EUA) (e  criador do sistema de vigilância global da NSA )  confirmou   para a rede  Fox News , que o presidente  Trump está "certíssimo" ao denunciar que suas comunicações foram gravadas e monitoradas.  Realmente, tudo era monitorado e gravado. Como já comentamos nesse blog ,  Binney é o executivo da NSA-EUA que criou o programa de vigilância em massa daquela agência para coleta de informação digital, e foi o  mais alto  diretor técnico da agência, no comando dos 6 mil funcionários da ASN, o homem que,  com 36 anos de serviços prestados à NSA   é considerado "uma lenda" na própria agência e o melhor analista especialista em quebrar códigos com que a agência jamais contou;  o primeiro a mapear toda a estrutura de comando e controle soviética, que, por isso, previu invasões soviéticas antes de consumadas (“nos anos 1970s, Binney

Fachin vai abrir sigilo da Odebrecht

Imagem
Globo vai poupar o Treme? . Paulo Henrique Amorim - no Conversa Afiada - 09/03/2017 De amigo navegante em Brasília: As redações dos veículos de comunicação de Brasília foram avisadas pela assessoria de imprensa do STF há pouco: devem levar um HD externo de 1 Tera até as 20h. O ministro Edson Fachin levantará, a qualquer momento, o sigilo das delações da Odebrecht.

Tribunal decide não julgar Moro por vazar grampo ilegal de conversa entre Lula e Dilma

Imagem
Juiz que divulgou conteúdo de grampo ilegal a que foi submetida a presidenta da República não responderá por seu ato. Advogados de Lula irão recorrer lula.com.br - 09/03/2017 Desembargadores do TRF-4 ignoram divulgação de grampo ilegal e se recusam a julgar Sérgio Moro Em julgamento nesta quinta-feira (9) em Porto Alegre, o Tribunal Regional Federal da 4º Região decidiu não aceitar queixa-crime da família Lula da Silva contra o juiz federal Sérgio Moro, que, em março do ano passado, divulgou conversas entre Lula e Dilma Rousseff que foram gravadas por meio de um grampo ilegal efetuado pela Polícia Federal. À época, o próprio Moro reconheceu o “erro”, mas minimizou sua gravidade, relativizando a letra da lei. Os advogados do ex-presidente já informaram que irão recorrer da decisão junto ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Fechamento de escolas rurais obriga crianças a passar mais tempo na estrada que em aula

Imagem
DIREITO NEGADO Com idades entre 5 e 8 anos, filhos de agricultores viajam até cinco horas todos os dias para estudar. Falta de escolas expulsa famílias e beneficia o agronegócio, diz MST por  Cida de Oliveira, da RBA   publicado  09/03/2017 10h57,  última modificação  09/03/2017 12h22 BLOG ROBERTO BALESTRA De 2002 para cá foram extintas mais de 30 mil escolas rurais, obrigando pais a mandar seus filhos para escolas distantes, em estradas perigosas e veículos mal conservados São Paulo – Todos os dias, crianças com idades entre 5 e 8 anos saem de casa às 4 e meia da manhã para chegar a tempo na aula, que começa às 7h. Se estiver chovendo, têm de caminhar dois quilômetros até o ônibus, que não consegue ir até elas por causa da lama no caminho. E quando o tempo está seco, elas ficam expostas a doenças respiratórias causadas pela poeira na estrada. Quem conta sobre essa rotina difícil, comum para crianças e adolescentes filhos de trabalhadores rurais da região de São Carl

A chantagem de Cunha a Temer deu certo?

Imagem
por Redação — Carta Capital -   publicado  09/03/2017 11h07 Renan Calheiros diz que deputado cassado tenta tomar o governo de dentro da prisão. E o TRF-1 barra perguntas de Cunha a Temer Gustavo Lima / Câmara dos Deputados Cunha e Temer: chantagem funciona De dentro de sua cela no Complexo Médico-Penal de Pinhais (PR), onde cumpre prisão provisória, o deputado cassado  Eduardo Cunha (PMDB-PR)  chantageia o  governo Michel Temer  e consegue emplacar aliados em posições estratégicas. O diagnóstico é de Renan Calheiros (PMDB-AL), líder do governo no Senado e desafeto de Cunha.  “Os últimos sinais emitidos pelo governo com as nomeações mostram que há uma disputa entre o PSDB e o núcleo da Câmara ligado a Eduardo Cunha pelo comando do governo", afirmou Renan na quarta-feira 8, após encontrar  Moreira Franco , ministro da Secretaria-Geral do governo. Leia mais >>