Postagens

Mostrando postagens de março 1, 2015

Tributação dos ricos: o debate interditado

Imagem
Não precisamos do 'remédio amargo'. Existem alternativas progressistas para o financiamento do Estado. Mas isso se houver desconcentração da riqueza. Por Paulo Gil Introíni - Teoria e Debate  na Carta Maior A velha prática das classes dominantes de se apropriar das bandeiras populares mudando-lhes a natureza e o sentido tem sido recorrentemente aplicada ao debate da reforma tributária no Brasil. O motivo é evidente: a disputa sobre quem irá financiar o Estado e as políticas públicas é inerente à tributação. Trata-se de uma das expressões do conflito de classes.   É imperdoável dizer que se trata de mera discussão técnica, a não ser que se pretenda restringir o campo de debate a “especialistas”.   No Brasil, metade da renda das famílias mais pobres é absorvida pela carga tributária, situação decorrente da elevada concentração de tributos incidentes sobre o valor dos produtos e serviços consumidos pela população. Nossa tributação praticamente não alcança o topo da pir

TVT Digital: produção de qualidade com participação social

Imagem
"Fujam da mesmice", recomendou o x-presidente Lula durante o lançamento do sistema digital da TVT, nesta sexta-feira (6), em evento que reuniu centenas de lideranças sindicais e o ministro da Comunicações Ricardo Berzoini, que representou a presidenta Dilma Rousseff no evento na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. Lula, Rafael Marques e Ricardo Berzoini participaram do lançamento da TVT Digital que inaugura nova fase da primeira concessão de TV aos trabalhadores Quase cinco anos depois de entrar no ar, com o pioneirismo de ser a primeira emissora sob gestão de trabalhadores, a TVT inicia a transmissao em sistema digital, ampliando em 50 vezes o potencial de espectadores, de 400 mil para 20 milhões, ao atingir a Grande São Paulo. Com novo transmissor, instalado na avenida Paulista, a emissora conclui a implementação da estrutura física e se prepara para ampliar e diversificar ainda mais a sua programação. São vários os desafios, como ass

Governo chinês prefere comunicar com o público por meio da internet

Imagem
BEIJIN, 7 de mar (Diário do Povo Online) -  O Diário do Povo Online promoveu recentemente um programa especial na sua página principal, intitulado “Tenho Perguntas ao Primeiro-Ministro”, que atraiu uma enorme atenção dos internautas. Mais de um milhão das pessoas têm participado desta atividade virtual interativa nas últimas duas semanas.

Ministro do STF sugere que faltou investigação contra Aécio

Imagem
Posted by  eduguim  on 07/03/15 • Categorized as  Reportagem Apesar de a mídia estar envolvendo Dilma Rousseff na denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal, mesmo com ela não figurando na relação de denunciados, reportagem do jornal mineiro  O Tempo  revela que, dos 34 políticos com foro privilegiado denunciados pelo PGR, apenas dois já tiveram inquéritos instaurados. Confira, abaixo, trecho da matéria do jornal mineiro que trata do assunto. “ Até o momento, apenas Antonio Anastasia e Fernando Collor tiveram o inquérito instaurado. Os outros nomes estão em fase de instalação e diligência (ato preparatório para abrir o inquérito, já autorizado) ”

Paulo Nogueira: A lista de Janot é um avanço para o Brasil

Imagem
por :   Paulo Nogueira Desarmou os oportunistas Uma lista de nomes é boa quando agrada todo mundo ou desagrada todo mundo. A lista de Janot se enquadra na segunda categoria, e merece aplausos a despeito das compreensíveis imperfeições. Sua maior virtude é tirar o caráter cínico, hipócrita, canalha do “combate” à corrupção que a direita predadora sempre utiliza para sabotar governos populares, de Getúlio a Jango, de Lula a Dilma. A direita sonhava com um Mensalão 2, com todos os holofotes e todas as acusações centradas no PT para a mídia fazer o trabalho sujo de sempre. Com o caráter pluripartidário dos nomeados, Janot frustrou os planos da direita, e isso merece ser celebrado.

Detidos dois suspeitos do assassinato de Nemtsov

Imagem
Sputnik News Foram detidos dois suspeitos do assassinato do político Boris Nemtsov, declarou o chefe do Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo) Aleksandr Bortnikov. © SPUTNIK/ ALEKSEY DRUZHININ Putin: Rússia deve impedir repetição de tragédias como o assassinato de Nemtsov "Como resultado do trabalho feito, foram detidos hoje dois suspeitos da autoria deste crime — Anzor Gubashev e Zaur Dadaev. O chefe de Estado já está informado sobre este fato", disse Bortnikov. Ele também divulgou que os suspeitos são originários do Cáucaso. O chefe do FSB sublinhou que as atividades de investigação prosseguem. Os detidos por suspeita de assassinato do político Boris Nemtsov estão envolvidos na organização e execução do crime, divulgou o Comitê de Investigação da Federação da Rússia:

Bashar al-Assad em entrevista à RTP

Imagem
4/3/2015, 22:31 − atualizado em 5/3/2015, 14:28 –  Rádio e TV Portuguesa Paulo Dentinho entrevista Bashar al-Assad    Enviado pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Entreouvido no Salão da Chicabunda na Vila Vudu:   A entrevista é uma merda, o jornalista é perfeito imbecil (pleonasmo!). Mas é muuuuuuui to menos imbecil que o “correspondente” da Globo na Europa. E o Presidente Bashar al- Assad, sempre equilibrado e calmo. A imprensa−empresa ocidental descreve o Presidente Assad como um ditador brutal e sanguinário. A Síria está convulsionada por uma guerra que já dura 4 anos, com milhares de mortos e milhões de refugiados. Os massacres apoiados pelo ocidente via terrorismo  jihadista  não intimidaram o povo sírio nem Bashar al-Assad que continuam a resistir e vencer os prepostos dos EUA e União Europeia (Estado Islâmico e “Exército Sírio Livre”). A Síria completa no próximo dia 16 de março quatro anos desde que mergulhou nessa espiral de

O PT, O PSDB E A ARTE DE CEVAR OS URUBUS.

Imagem
Postado por  Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Se houve um erro recorrente, que pode ser trágico em suas consequências, cometido pela geração  que participou da luta pela redemocratização do Brasil, foi permitir que a flor da liberdade e da democracia, germinada naqueles tempos memoráveis, fosse abandonada, à sua própria sorte, no coração do povo, relegada a segundo plano pela  batalha, encarniçada e imediatista, das suas diferentes facções, pelo poder.

Paulo Moreira Leite: O MISTÉRIO ANDRÉ VARGAS

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Primeiro punido durante Operação Lava Jato, deputado sequer é mencionado na lista de Rodrigo Janot A lista de Rodrigo Janot confirma o que este blogue anunciou, humildemente, há um ano: não há, nos autos da Lava Jato, nenhuma prova para incriminar o deputado André Vargas, do PT do Paraná. Mesmo assim, em dezembro do ano passado, André Vargas teve o mandato cassado por 365 votos a favor, seis abstenções e um voto contra, do deputado José Airton, petista do Ceará. Ficou sem direitos políticos por oito anos.

Aécio e Lindberg: dois pesos diferentes de Rodrigo Janot

Imagem
Luis Nassif O Procurador Geral da República Rodrigo Janot ficou de entregar a lista dos políticos ao STF (Supremo Tribunal Federal) às 8 da manhã de quinta-feira. A lista só chegou no final da noite, entregue por um subprocurador. O Ministro Teori Zavaski tinha certeza que, dentre os nomes, estava o do senador Aécio Neves. Espantou-se quando constatou que ficara de fora. A rádio corredor do STF sustenta que a decisão de deixar Aécio de fora foi tomada na noite anterior. Teori deixou escapar uma opinião: “Não sei se era para Aécio estar ou não na lista. Mas entrou na lista gente com muito menos coisa que ele”.

Cunha e Renan vão para cima de Dilma pela cabeça de Janot

Imagem
 Autor: Fernando Brito O mandato (bienal) de Rodrigo Janot vai até agosto. Mas, em tese, faltaria apenas pouco mais de um mês para que o Ministério Público escolhesse, pelo voto, a lista tríplice que será submetida à presidência para a escolha – ou, como é praxe, a recondução – do Procurador Geral da República. Se é que haverá lista tríplice, por não creio que, neste momento, procurador algum com certo equilíbrio mental, vá disputar com ele a indicação. Só haverá outro nome se Janot quiser deixar o cargo.

A Lava Jato e as mentiras sobre Dilma

Imagem
Autor: Miguel do Rosário De  Renato Aroeira . A mídia agora tem um prato cheio para iniciar seu jogo semiótico de manipulações. Quando não é possível contar uma mentira no corpo do texto, usa-se a manchete ou mesmo a foto para cumprir o objetivo. Por isso é importante esclarecer alguns pontos sobre Dilma.

Políticos citados na lista dizem que vão colaborar com investigações

Imagem
Alguns dos incluídos na relação afirmaram estar ‘surpresos’ com inclusão dos seus nomes. Maioria prefere se manifestar somente após ter acesso aos autos. PT também divulgou nota por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  06/03/2015 23:49,  última modificação  07/03/2015 00:00 Brasília – Mal foi divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a lista dos políticos envolvidos na Operação Lava Jato, já começaram a ser divulgadas declarações de parlamentares e partidos políticos citados pela Procuradoria-Geral da República (PGT). Os primeiros a se manifestar foram o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e a executiva nacional do PT, por meio de uma nota oficial. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao ser procurado, disse que só falará a respeito quando tomar conhecimento dos autos. O mesmo afirmou o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), por meio de sua assessoria.

Kiev, um ano depois

Imagem
Rafael Poch, do La Vanguardia - na Carta Maior Faz um ano do massacre de Kiev, com dezenas de mortos, tanto de manifestantes como de policiais. O massacre foi decisivo para derrotar um governo ucraniano reticente ao pleno alinhamento à Otan e à União Europeia e substituí-lo por outro plenamente aberto a isso. O massacre não foi investigado oficialmente. As novas autoridades de Kiev foram parte de uma farsa. As potências ocidentais que apadrinharam o movimento não mostraram interesse algum numa investigação independente. Centúria celestial As vítimas foram declaradas “Centúria celestial” e usadas para glorificar a mudança de regime como produto de um feito popular. Um ano depois, o canal Arte oferece uma vasta recompilação de imagens que ilustra até que ponto o movimento foi violento.

Renan critica Janot e Cunha diz que dará resposta quando conhecer conteúdo

Imagem
Criado em  06/03/15 23h57  e atualizado em  07/03/15 00h00   Por  Mariana Jungmann e Marcelo Brandão - Repórteres da Agência Brasil  Edição: Aécio Amado Fonte: Agência Brasil O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou hoje (6) nota pública na qual volta a negar que tenha “ultrapassados os limites institucionais” em suas relações políticas. Ele diz que irá se explicar sobre a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja aberto inquérito sobre a sua participação nos casos de irregularidades da Operação Lava Jato.

Aram Aharonian: A internacional do terror midiático

Imagem
Os meios comerciais de comunicação confiscaram a liberdade de expressão e, precisamente, aprisionaram-na para usá-la como refém. Aram Aharonian - na Carta Maior Marinho, Murdoch e Merval Hoje, todas as luzes de alarme permanecem acesas no norte e no sul diante das intenções restauradoras da velha ordem neoliberal. As forças mais reacionárias do mundo intensificaram suas campanhas para desestabilizar novamente vários governos latino-americanos – o venezuelano, no social, econômico e militar; o argentino, no financeiro, por exemplo, em uma experiência que pode ser aplicada a qualquer outro país latino-americano cujos recursos naturais interessem às potências centrais.

Euro volta a cair e se aproxima de paridade com o dólar

Imagem
Cotação de 1,085 dólar é a menor desde setembro de 2003. Bom desempenho da economia americana e lenta recuperação na Europa influenciam curso da moeda comum europeia. O euro voltou a cair em relação ao dólar nesta sexta-feira (06/03), enquanto se espera o início, na próxima segunda-feira, do programa de compra de dívida do Banco Central Europeu (BCE) e se acentuam os problemas de liquidez da Grécia. A moeda comum europeia alcançou a cotação de 1,085 dólar, quando na quinta-feira ainda estava acima de 1,10 dólar, e se aproxima cada vez mais de uma relação de paridade. A cotação desta sexta-feira é a menor desde setembro de 2003, mantendo uma tendência de queda verificada desde maio passado, quando o euro chegou a valer 1,40 dólar.

FOLHA ENGROSSA REDE DE PROTEÇÃO A AÉCIO

Imagem
O jornal de Otávio Frias Filho foi o primeiro a noticiar que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) não estava na lista; logo em seguida, igualou as situações do tucano e da presidente Dilma Rousseff, manchetando que ambos os casos seriam arquivados (o que é falso, uma vez que não havia pedido de investigação contra Dilma); depois, ignorou as informações trazidas pelo Estado de S. Paulo sobre o motivo da citação ao tucano; na edição de hoje, publica ainda que o advogado Antonio Carlos Almeida Castro, o Kakay, diz que a inclusão do nome de Aécio teria sido forçada pelos investigadores, sem informar aos leitores que ele representa o senador mineiro; blindagem?

Apple e Google são suspeitos de sonegação fiscal

Imagem
Sputnik News As autoridades russas declararam que as empresas norte-americanas Google e Apple não pagam todos os impostos federais, divulgou o jornal russo Vedomosti. A questão da tributação adicional de empresas de Internet estrangeiras foi levantada durante a reunião da administração presidencial na terça-feira passada (24 de fevereiro) por um dos funcionários da Presidência da Federação da Rússia, Igor Shchegolev.

O PROTEGIDO

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Ninguém deve ser condenado por antecipação, mas tratamento de Rodrigo Janot a Aécio Neves mostra um lamentável traço seletivo na Lava Jato Deve-se reconhecer que até agora o procurador geral Rodrigo Janot tem demonstrado uma postura de equilíbrio que contrasta com seus antecessores, responsáveis pela Ação Penal 470.

A lista de Janot desmonta o PMDB ou o PMDB desmonta a lista de Janot?

Imagem
Autor: Fernando Brito A lista de inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal, na ausência de “bombas” novas, além das já detonadas sobre Renan Calheiros e Eduardo Cunha, não abre caminho para nada, senão para o enfraquecimento da espada que ambos, no comando das duas Casas do Congresso, fazem pender sobre a cabeça de Dilma Rousseff. Ou ambos desfecham uma ofensiva sobre o Ministério Público e o STF – o que deve ser a marca dos primeiros dias,  como demonstrou Renan – tentando insurgir o Parlamento contra o Judiciário, o  que leva ao enfraquecimento de ambos, ou, enfraquecidos, no médio prazo, vão ter de procurar apoio na oposição para sobreviver.

Urariano Mota: No Dia da Mulher a homenageada é Dilma Rousseff

Imagem
"Nestes dias de incerteza, de assalto contra o futuro do Brasil, e na vizinhança do Dia Internacional da Mulher, penso que a presidenta Dilma é uma pessoa que bem lembra os dois momentos: as horas de instabilidade e de homenagem". É assim que começa a narração de Urariano Mota em sua coluna semanal Prosa, Poesia e Política, na  Rádio Vermelho , nesta sexta-feira (6).   "Escrevi uma vez que havia uma foto de Dilma em que a imagem era bela porque era, e continua a ser verdadeira. Para falar daquela foto seriam necessários muitos artigos definidos em textos, poemas e palavras de ardor e reflexão", lembrou o colunista, que ainda acrescentou "aquela Dilma em preto e branco, de óculos pesados, era a pessoa e mulher com quem todos crescemos. Ela é uma sobrevivente, como todos nós, como, enfim, todo o povo brasileiro. Como não salvá-la de todos os assaltos das múmias da ditadura? Como não guardá-la, como um bem precioso, contra os velhos de todos os preconceito

Escárnio: lista saiu para o jornal nacional

Imagem
Empreiteiras jamais corromperam um tucano, conclui a Lava-jato Eles são o máximo: só eles tiveram esse furo!   A notícia política mais importante do ano foi reservada, com exclusividade, para o jornal nacional, o instrumento central do Golpe de Estado que se arma a partir da investigação da Polícia Federal. Delegados aecistas ,  procuradores fanfarrões , o juiz de  Guantánamo  e um Procurador Geral que tirou o Aécio da forca na 25a hora culminaram provisoriamente a sua obra com o presente que ofereceram ao “jornalismo” da Rede Globo. A  lista passou a ser irrelevante .

Lista da lava jato: Ministro Teori Zavascki autoriza abertura de inquérito e revoga sigilo em investigação sobre Petrobras

Imagem
O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki deferiu nesta sexta-feira 21 pedidos de abertura de inquérito feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, referentes a autoridades com prerrogativa de foro e outros possíveis envolvidos em investigação cujo foco principal são desvios de recursos da Petrobras. Em todos os casos, o ministro revogou o sigilo na tramitação dos procedimentos, tornando públicos todos os documentos. A instauração de inquéritos foi considerada cabível porque há indícios de ilicitude e não foram verificadas, do ponto de vista jurídico, "situações inibidoras do desencadeamento da investigação".

Departamento de Estado e o “vácuo sírio” [sic]

Imagem
6/3/2015,  [*] Josh Rogin ,  Bloombergview “ State Department's Syria Void ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Daniel Rubinstein O enviado especial do Departamento de Estado à Síria, Daniel Rubinstein [ pelo nome, parece ser muçulmano xiita  (NTs)], já se prepara para assumir outro posto, fazendo crescer as preocupações sobre o interesse do governo em resolver o conflito, além de apenas combater o Estado Islâmico. Dois funcionários do governo confirmaram que o Presidente Barack Obama tem planos de, em algumas semanas, nomear Rubinstein para a embaixada na Tunísia. Embora a nomeação ainda não esteja decidida, o Departamento de Estado já começou a procurar outro nome que ocupe o posto na Síria, cargo e posto que perderam status e autoridade no decorrer do ano passado.

Vídeo: Lula, se muda pra Brasília!

Imagem
Quem é o Muhammad Ali da Dilma? O zé?

Você já rebateu um absurdo hoje?

Imagem
Os tempos de crise são um terreno fértil para os discursos de ódio e apelos autoritários. Confrontá-los no dia-a-dia é uma forma de evitar que se tornem, um dia, projetos reais por  Matheus Pichonelli  - na Carta Capital Tenho a péssima mania de responder absurdos com silêncio. Quanto maior o absurdo, menor a vontade de falar Tenho a péssima mania de responder absurdos com silêncio. Quanto maior o absurdo, menor a vontade de falar. Percebi a gravidade dessa relação porque tenho andado muito quieto ultimamente. A vida em rede me acostumou mal: habituado a conversar com quem já tem uma predisposição em ouvir, aprendi a despejar na internet, não sem certa arrogância, tudo o que tinha vontade de dizer e não disse quando o taxista falou que a cidade só teria jeito quando pegassem o bairro pobre, jogassem gasolina e botassem fogo. Ou quando a socialite levantou a taça de espumante e,  com um olho na piscina e outro na bolsa Louis Vuitton,  se disse assustada com a calamidade em qu

Kiko Nogueira: A metamorfose de Marta Suplicy em Rachel Sheherazade

Imagem
por :   Kiko Nogueira Sheheramarta   O ódio não é um bom conselheiro e Marta Suplicy é uma prova ululante disso. Marta voltou a ser colunista da Folha e, a julgar pelo  último artigo , tomou Rachel Sheherazade como modelo — com a diferença fundamental de que Sheherazade não era petista até ontem. A neopitbull defende que a vaca foi para o brejo por duas razões: a “negação da realidade” e a “estratégia errada”.

Greve no Paraná: Crônica de uma assembleia no estádio

Imagem
Tinha arquibancada lotada, venda de espetinho e isopor de refrigerante. O clima era de decisão. Mas não era futebol. Era assembleia. Bernardo Pilotto, originalmente publicado no Correio da Cidadania Para quem já leu alguma coisa sobre nossa história contemporânea ou sobre a história das lutas sindicais em nosso país, certamente são marcantes as cenas das assembleias realizadas pelos metalúrgicos do ABC Paulista, no final dos anos 1970, que foram capazes de lotar o estádio da Vila Euclides em São Bernardo do Campo. Para quem nasceu depois dessa época, as assembleias de trabalhadores capazes de lotar um estádio pareciam destinadas aos livros e filmes.

Lula na estréia da TV dos Trabalhadores digital: 20 milhões de paulistas libertos do PIG.

Imagem
A TVT (TV dos Trabalhadores) inaugura hoje (6) a transmissão digital para 20 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo. O presidente Lula estará no programa especial de estréia transmitido a partir da 19:30hs, ao lado do Ministro das Comunicações Ricardo Berzoini.

Dilma: MCMV 3 ficará próximo de zerar déficit habitacional em faixas de renda mais baixas

Imagem
                                         Foto: Roberto Stuckert Filho/PR. “Esse é um dos mais importantes programas do meu governo. Já teve a fase I, a fase II e agora estamos elaborando a fase III. Cada vez a gente aprende a fazer melhor e mais bem feito”, declarou Dilma.  Com a  meta de construir 3 milhões de novas unidades habitacionais , a terceira fase  do programa Minha Casa, Minha Vida ( MCMV ) vai aproximar o País de zerar o déficit habiacional em algumas faixas de renda mais baixas. A afirmação foi feita pela presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira (06) durante a entrega de 1.472 novas moradias em Araguari (MG).

Saul Leblon: Ou mais democracia ou vamos para o beleléu

Imagem
O que está em jogo é avançar ou não na capacitação da sociedade para disputar o futuro do país contra a lógica dos mercados. por: Saul Leblon   A separação entre direitos políticos e jurídicos, de um lado, e direitos sociais e econômicos, de outro, marca um período histórico específico da sociedade humana.   O período capitalista.   Aquele em que a democracia promete mais do que o mercado está disposto a conceder.   Em outros ciclos, sob o império romano, por exemplo, ou em sociedades escravocratas, as relações políticas e as estruturas econômicas guardavam asfixiante coerência.   Um escravo, como o próprio conceito indica, era integralmente despossuído de prerrogativas de quaisquer natureza.   Seria um oximoro falar em escravo com direitos civis se um poder irrestrito detinha  o mando sobre o seu corpo, a sua vida e a alma.