Postagens

Mostrando postagens de janeiro 19, 2014

Com invasĆ£o da CracolĆ¢ndia, Alckmin insiste em demonstrar que SĆ£o Paulo Ć© o tĆŗmulo da polĆ­tica

Imagem
Luis Nassif SĆ£o Paulo nĆ£o merece um governante da pequena estatura de Geraldo Alckmin. NĆ£o adianta os detratores do estado argumentarem que ambos se merecem. Definitivamente nĆ£o se merecem. SĆ£o Paulo Ć© a cidade dos movimentos de saĆŗde mental, a cidade que abriga brasileiros e estrangeiros de todos os lugares, a cidade de movimentos e organizaƧƵes sociais relevantes, de grupos de opiniĆ£o modernos, o estado que abriga as melhores consultorias, universidades, institutos de pesquisa, as maiores e melhores empresas, a melhor estrutura de cidades mĆ©dias, as mais amplas estruturas sindicais, da Fiesp-Ciesp, Fecomercio Ć  CUT.

EstadĆ£o adere ao “nĆ£o vai ter Copa”

Imagem
Por Altamiro Borges O oligĆ”rquico jornal EstadĆ£o, historicamente um dos veĆ­culos mais raivosos contra qualquer tipo de manifestaĆ§Ć£o popular, parece que resolveu aderir ao movimento “NĆ£o vai ter Copa” – desencadeado nas redes sociais por uma sĆ©rie de movimentos, alguns com propĆ³sitos diametralmente opostos. Em editorial nesta sexta-feira (24), o jornalĆ£o pede “cautela” ao governo no enfrentamento dos protestos jĆ” agendados. Ele reconhece que as manifestaƧƵes podem prejudicar a imagem da presidenta Dilma Rousseff, inclusive nas eleiƧƵes de outubro prĆ³ximo, mas “teoriza” candidamente que isto faz parte da democracia. Haja cinismo! A mĆ­dia golpista Ć©, realmente, muito ardilosa!

Equador: RevoluĆ§Ć£o CidadĆ£ completa sete anos

Imagem
O Equador paga hoje o salĆ”rio mĆ­nimo mais elevado de toda a AmĆ©rica Latina. AlĆ©m disso, a Unesco reconheceu o paĆ­s como territĆ³rio livre de analfabetismo. Beto Almeida Muito ocupada com o exercĆ­cio de um oposicionismo crescentemente virulento neste ano eleitoral, a mĆ­dia brasileira praticamente nĆ£o registrou a passagem do sĆ©timo ano da RevoluĆ§Ć£o CidadĆ£, no Equador, ocorrido na semana passada. Nem por isto, o processo dirigido pelo jovem presidente e economista Rafael Correa, processo tambĆ©m conhecido como “o socialismo do bom viver”, com amplo e expansivo apoio popular, tem menos importĆ¢ncia, e deveria ser objeto de estudos, debates por parte de governos, partidos progressistas, sindicatos, movimentos sociais e intelectuais. E de muito mais informaĆ§Ć£o. Neste tema, a exceĆ§Ć£o tem sido a TV Brasil.

A esquina da democratizaĆ§Ć£o: a 30 anos da campanha das Diretas JĆ”

Imagem
O carĆ”ter conservador e restrito da transiĆ§Ć£o democrĆ”tica sĆ³ foi possĆ­vel porque ela se deu pela via do ColĆ©gio Eleitoral e nĆ£o das eleiƧƵes diretas. por Emir Sader em 24/01/2014  Dia 25, sĆ”bado, dia do aniversĆ”rio de SĆ£o Paulo, marca tambĆ©m a data dos 30 anos de comeƧo da campanha das diretas-jĆ”. Foi uma imensa manifestaĆ§Ć£o, com a presenƧa dos principais lĆ­deres da oposiĆ§Ć£o Ć  ditadura – Ulysses GuimarĆ£es, Lula, Brizola, Tancredo, Montoro -, que se considera como o lanƧamento da campanha pelas eleiƧƵes diretas-jĆ”, contornando o projeto de transiĆ§Ć£o controlada colocado em prĆ”tica pela ditadura, que previa as primeiras eleiƧƵes presidenciais sem controle direto das FFAA, pelo ColĆ©gio Eleitoral e nĆ£o pelo voto direto.

EmpresĆ”ria diz que pagou R$ 500 mil de propina ao irmĆ£o de Beto Richa, segundo revista IstoƉ

Imagem
Por:  ZĆ© Augusto A revista IstoƉ desta semana traz denĆŗncias de uma empresĆ”ria  contra o ex-ministro do trabalho, Carlos Lupi (PDT) , e o contra o irmĆ£o do governador do ParanĆ” Beto Richa. As denĆŗncias, por enquanto, sĆ£o frĆ”geis, pois a revista nĆ£o traz documentos. Ɖ sĆ³ a palavra dela e anotaƧƵes em sua agenda. Mas o MinistĆ©rio PĆŗblico precisa investigar, jĆ” que ela estĆ” dizendo que participou dos fatos. Esquema paranaense EmpresĆ”ria Ana Cristina Aquino diz que negociatas para abrir filial de sua empresa no ParanĆ” incluĆ­am pagamento de propina para Pepe Richa, irmĆ£o do governador do Estado Izabelle Torres

Yes, nĆ³s temos cervejas!

Imagem
fotos: cilmara bedaque Muitos leitorxs nos perguntam qual Ć© a cerveja boa. A resposta Ć© muito difĆ­cil porque existem muitas cervejas sensacionais pelo mundo todo e, alĆ©m disso, essa opiniĆ£o envolve preferĆŖncias e momentos. Sem contar que, enquanto escrevemos este post, mais e mais brejinhas estĆ£o sendo inventadas pelos mestres artesanais \o/ Um lugar na Vila Madalena nos chamou a atenĆ§Ć£o o ano passado porque, alĆ©m de vender sĆ³ cervejas artesanais brasileiras, o seu dono – Oliver Buzzo – traz com orgulho essa proposta no slogan do bar:  De Bruer – 101 cervejas brasileiras . Unindo o agradĆ”vel com o melhor ainda ;) resolvemos conversar com o Oliver bebendo algumas brasileiras que, quando vocĆŖs encontrarem, nĆ£o deixem de experimentar. Ɖ uma pequena lista com estilos diferentes de cerveja e que nĆ£o pretende ser um ranking das melhores. Ɖ sĆ³ a constataĆ§Ć£o que a artesanal brasileira estĆ” em um nĆ­vel que nĆ£o tĆ­nhamos hĆ” trĆŖs anos.

PASTA 2474 NO FUTURO DA AP 470

Imagem
DecisĆ£o de Lewandovski pode revelar segredos importantes do julgamento Ao liberar o conteĆŗdo da pasta 2474 para oito advogados que haviam pedido o direito de consultar um imenso conjunto de documentos que tem relaĆ§Ć£o penal 470, mas sempre foram mantidos em segredo, o ministro Ricardo Lewandovski tomou uma decisĆ£o que pode ter relevĆ¢ncia histĆ³rica. A pasta 2474 era mantida em segredo por Joaquim Barbosa. Envolve provas, fatos e indĆ­cios que nĆ£o foram incorporados aos autos da aĆ§Ć£o penal. Quando ele deixou a relatoria da aĆ§Ć£o penal, em agosto do ano passado, o inquĆ©rito sobre foi redistribuĆ­do e entregue ao ministro Luiz Roberto Barroso.

Obrigado Tom Jobim!

Imagem
Tom Jobim foi um dos grandes nomes da bossa nova No aniversĆ”rio de Tom Jobim, Brasil comemora o Dia Nacional da Bossa Nova Homenagem O compositor AntĆ“nio Carlos Jobim (1927-1994) completaria, neste sĆ”bado (25), 87 anos por Portal Brasil Autor de obras musicais do sĆ©culo XX, reconhecidas mundialmente, AntĆ“nio Carlos Jobim (1927-1994), mas conhecido como Tom Jobim, se vivo, neste sĆ”bado completaria 87 anos. Compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista; Ć© um dos criadores do movimento da Bossa Nova. Nasceu na Barra da Tijuca (RJ). Aprendeu a tocar violĆ£o e piano tendo aulas, entre outros, com o professor alemĆ£o Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da tĆ©cnica dodecafĆ“nica no Brasil.

"Enfrentamos o difĆ­cil desafio de evitar o pior", diz Dilma

Imagem
  A presidenta Dilma Rousseff pronunciou um discurso no FĆ³rum EconĆ“mico Mundial em Davos, na SuƭƧa, nesta sexta-feira (24), onde delineou a posiĆ§Ć£o do Brasil no contexto mundial de crise financeira, ao mesmo tempo em que detalhou os investimentos sociais e de infraestrutura avanƧados pelo governo federal. AlĆ©m disso, enfatizou a prioridade da erradicaĆ§Ć£o da pobreza e do investimento em educaĆ§Ć£o como “patrimĆ“nios histĆ³ricos” para o povo brasileiro. Por Moara Crivelente, da RedaĆ§Ć£o do Vermelho “SĆ£o passados mais de cinco anos desde o inĆ­cio da crise financeira global, a mais profunda e mais complexa desde 1929; (...) enfrentamos o difĆ­cil desafio de evitar o pior e, ao mesmo tempo, reconstituir o caminho da prosperidade”, disse a presidenta, ressaltando a importĆ¢ncia de um enfoque de mĆ©dio e longo prazos para o crescimento global de economias tĆ£o diversas.

NĆ£o pagamento de taxa de proteĆ§Ć£o pode ter motivado operaĆ§Ć£o de policiais na CracolĆ¢ndia

Imagem
    Luis Nassif Pista para anĆ”lise do MinistĆ©rio PĆŗblico Estadual sobre a aĆ§Ć£o do Denarc (Departamento Estadual de PrevenĆ§Ć£o e RepressĆ£o ao NarcotrĆ”fico) na CracolĆ¢ndia.   Segundo avaliaĆ§Ć£o de analistas da Prefeitura de SĆ£o Paulo, a aĆ§Ć£o do Denarc na CracolĆ¢ndia deveu-se ao nĆ£o pagamento de proteĆ§Ć£o.   A OperaĆ§Ć£o CracolĆ¢ndia reduziu a demanda por crack. Houve a suspensĆ£o temporĆ”ria do consumo. Era certo que hoje, dia de pagamento, os dependentes iriam adquirir suas pedras de crack - jĆ” que nao se supƵe que o vĆ­cio possa ser extirpado da noite para o dia. Mas durante a semana houve queda sensĆ­vel de venda e os traficantes nĆ£o tiveram como pagar a taxa de proteĆ§Ć£o.

Os 30 anos do comĆ­cio que a Globo transformou em festa

Imagem
  ApĆ³s 20 anos de ditadura, 300 mil brasileiros foram Ć  PraƧa da SĆ© pedir eleiƧƵes diretas. Jornal Nacional disse que o ato era festa pelo aniversĆ”rio de SP. Najla Passos BrasĆ­lia - HĆ” exatos 30 anos, cerca de 300 mil pessoas foram Ć  PraƧa da SĆ©, em SĆ£o Paulo, para reivindicar eleiƧƵes diretas para presidente. No palanque, polĆ­ticos, artistas, sindicalistas e estudantes. Era o maior ato polĆ­tico ocorrido nos primeiros 20 anos da ditadura brasileira, com todo o seu saldo de mortes, torturas, desaparecimentos forƧados, censuras e supressƵes dos direitos individuais. Mas o foco da reportagem que o telejornal de maior audiĆŖncia do paĆ­s, o Jornal Nacional, da TV Globo, levou ao ar naquela noite, era a comemoraĆ§Ć£o pelos 430 anos de SĆ£o Paulo.

Joaquim diz estar “se divertindo” com candidatura. Mas tĆ” calminho agora…

Imagem
 Autor: Fernando Brito Feliz, em Paris, se me perdoam o eco, o ministro Joaquim Barbosa disse que por lĆ” todos queriam saber se ele era candidato e que isso estava fazendo com que ele se divertisse . Voltou a negar que seja candidato, embora ninguĆ©m acredite muito quando ele diz isso… Ao contrĆ”rio do que acontece normalmente, Barbosa falou com gentileza com a imprensa e. desta vez, fez o que deveria ter feito antes: nĆ£o emitiu opiniĆ£o sobre o que os outros ministros deviam ou nĆ£o deviam fazer durante suas fĆ©rias. AlguĆ©m deve ter tido a paciĆŖncia de dizer ao Dr. Joaquim que uma autoridade de um paĆ­s, no exterior, nĆ£o critica – muito menos grosseiramente – outra autoridade de seu paĆ­s. A roupa suja, sabem como Ć©…

Lewandowski desnuda Barbosa

Imagem
  DecisĆ£o de Lewandowski expƵe o Golpe do MensalĆ£o do PT: MPF + Ministro relator (JB). A pedido do rĆ©u Henrique Pizzolatto e com base na SĆŗmula Vinculante #14 -  que dĆ” aos acusados acesso aos autos, para que se defendam – o Ministro Ricardo Lewandowski, no exercĆ­cio da PresidĆŖncia do Supremo, manteve nesta quinta-feira 23 o carĆ”ter de “segredo de JustiƧa”, mas deu acesso a oito rĆ©us ao InquĆ©rito 2474, desdobramento do InquĆ©rito 2245, que se tornou a AĆ§Ć£o 470, o mensalĆ£o (o do PT). Os rĆ©us beneficiados sĆ£o:

Mensagem de Dilma foi positiva e em sintonia com os investidores, afirma presidente do Bradesco

Imagem
EmpresĆ”rios que estĆ£o em Davos, na SuƭƧa, participando do FĆ³rum EconĆ“mico Mundial, elogiaram o discurso da presidenta Dilma Rousseff no evento. O presidente do Bradesco, Luis Trabuco, disse que a presidenta enviou uma mensagem positiva, “olho no olho” e em sintonia com os investidores. “NĆ³s tivemos uma mensagem muito positiva da presidenta aqui em Davos. Ela reafirmou os princĆ­pios do governo dela, como metas de inflaĆ§Ć£o, compromisso fiscal, compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura, foi uma mensagem muito positiva, foi uma mensagem olho no olho em que ela pĆ“de estar em sintonia com os investidores aqui em Davos”, afirmou Trabuco.

Jovens que morreram no Meco vistos a rastejar com pedras nos tornozelos

Imagem
CATARINA GOMES   24/01/2014 - 13:54 Para sĆ”bado Ć  tarde estĆ” agendada uma reuniĆ£o em que as seis famĆ­lias vĆ£o decidir qual serĆ” “o prĆ³xi Os estudantes da Universidade LusĆ³fona de Lisboa que foram arrastados por uma onda na praia do Meco no passado dia 15 de Dezembro foram vistos a rastejar com pedras atadas aos tornozelos, disse ao   DiĆ”rio de NotĆ­cias   ( DN ) uma vizinha da casa que os jovens tinham arrendado para passar o fim-de-semana. A empregada de limpeza da moradia onde ficaram, Etelvina Fonseca, confirma a informaĆ§Ć£o. FĆ”tima NegrĆ£o, a mĆ£e de um dos jovens, diz que nĆ£o ficou surpreendida com a revelaĆ§Ć£o. “Ɖ apenas um sinal do que jĆ” ninguĆ©m tem dĆŗvida, de que estavam a ser praxados.” O Conselho Oficial da Praxe AcadĆ©mica (COPA) da LusĆ³fona continua em silĆŖncio.

Dantas deu mais de R$ 150 milhƵes a Marcos ValƩrio

Imagem
Enviado por  Miguel do RosĆ”rio  on 24/01/2014 Nesta nova safra de documentos que estĆ£o sendo redescobertos na web, um leitor nos trouxe o RelatĆ³rio Final da CPI dos Correios, que tambĆ©m publico aqui no Slide Share: 00948   from  Miguel Rosario *

"Para quem foi torturado, visitar o passado nĆ£o Ć© festa"

Imagem
Ditadura Em diligencia Ć  antiga sede da PolĆ­cia do ExĆ©rcito na Vila Militar, ex-militantes e representantes de comissƵes da verdade revisitam centro de tortura no Rio por MarsĆ­lea Gombata Do Rio de Janeiro Mais de 40 anos depois de terem sido presos e torturados, ex-militantes da luta armada contrĆ”rios Ć  ditadura voltaram na quinta-feira 23 para a antiga sede da PolĆ­cia do ExĆ©rcito na Vila Militar, no Rio de Janeiro. Ao lado de representantes da ComissĆ£o Nacional da Verdade (CNV) e das comissƵes do Rio e de Pernambuco, eles foram acompanhados pelo comandante JosĆ© da Costa Abreu, general de DivisĆ£o do ExĆ©rcito, e por peritos responsĆ”veis por identificar as modificaƧƵes feitas no edifĆ­cio.

O evento Chopis Centis

Imagem
Editorial Os Mamonas Assassinas jĆ” falavam de rolezinhos, mas nĆ£o previam os atos de arbĆ­trio dos dias de hoje por Mino Carta — publicado 24/01/2014 Os Mamonas Assassinas foram profĆ©ticos. Uma de suas criaƧƵes de quase 20 anos atrĆ”s intitula-se Chopis Centis, ou seja, Shopping Center, na linguagem de alguĆ©m cujo ingresso no JK Iguatemi hoje seria vetado, nĆ£o fosse o cidadĆ£o multado em 10 mil reais. CidadĆ£o chegado de algum fundĆ£o do Brasil, seduzido pelo apelo da cidade de ouro com o beneplĆ”cito das autoridades. Como bem sabemos, jamais houve polĆ­ticas para segurar retirantes nas terras de origem. Cantavam os Mamonas:

Petrobras reavalia Ć”rea de CarcarĆ”, novo possĆ­vel megacampo de petrĆ³leo

Imagem
  Fernando Brito A notĆ­cia de que a Petrobras  estĆ” devolvendo partes do bloco BM-S-8 , do qual detĆ©m 66% dos direitos de exploraĆ§Ć£o nĆ£o deve ser lida como um “desistĆŖncia” da empresa em perfurar a Ć”rea, que Ć© de geologia complexa e que, no passado, “matou” cinco dos nove poƧos perfurados, por problemas mecĆ¢nicos. A razĆ£o Ć© outra: a empresa vai se concentrar na metade oeste do bloco, no campo de CarcarĆ”, a 230 km do litoral de SĆ£o Paulo, onde foi encontrado um mega reservatĆ³rio – de 470 metros de espessura, quase 50% maior que a de Libra – contendo petrĆ³leo de melhor qualidade e de altĆ­ssima pressĆ£o, talvez a maior jĆ” registrada na Ć”rea do prĆ©-sal e no prospecto de Guanxuma, o mesmo trecho, onde os testes sĆ­smicos revelam um potencial semelhante, como vocĆŖ vĆŖ no mapa aĆ­ de cima.

Brasil? Poupe-me...

Imagem
Foi preciso que o presidente de um dos maiores bancos viajasse 8.940 kms, para encontrar um jornalista disposto a ouvir e reportar uma outra visĆ£o do Brasil. por: Saul Leblon Foi preciso que o presidente de um dos maiores bancos brasileiros viajasse 8.940 kms para fora do paĆ­s, um estirĆ£o aĆ©reo de  11 hs  atĆ© Genebra, na SuƭƧa, para encontrar um jornalista, o competente Assis Moreira, correspondente do Valor EconĆ“mico, disposto a ouvir e reportar  uma visĆ£o  da economia  ausente na pauta  do Brasil aos cacos,  que predomina nas pĆ”ginas  do seu prĆ³prio jornal. Que isso tenha acontecido na carimbada paisagem de neve e ternos pretos de Davos, onde se realiza o concĆ­lio das corporaƧƵes capitalistas,  diz algo sobre  o belicismo da emissĆ£o conservadora em  azedar  as expectativas  contra o Brasil e seu desenvolvimento.

Bruno MaranhĆ£o

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia, Ć© autor de "A Outra HistĆ³ria do MensalĆ£o". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direĆ§Ć£o na VEJA e na Ɖpoca. TambĆ©m escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". A histĆ³ria muito particular do militante revolucionĆ”rio que foi preso durante o governo Lula HĆ” sete anos, escrevi uma reportagem sobre Bruno MaranhĆ£o, um brasileiro que teve uma histĆ³ria particular. Nascido numa famĆ­lia de usineiros pernambucanos, teve uma vida de militante revolucionĆ”rio na juventude, na idade adulta e mesmo na terceira idade.

SecretĆ”rio de Haddad repudia aĆ§Ć£o na cracolĆ¢ndia

Imagem
publicado em 24 de janeiro de 2014 Ć s 12:06 Entevista / RogĆ©rio Sottili AĆ§Ć£o da PolĆ­cia Civil na CracolĆ¢ndia Ć© “barbaridade inaceitĆ”vel” O secretĆ”rio municipal de Direitos Humanos afirmou que, apesar de gerar preocupaĆ§Ć£o, aĆ§Ć£o policial nĆ£o impedirĆ” continuidade da OperaĆ§Ć£o de BraƧos Abertos por Bruna Carvalho — publicado 23/01/2014 22:06, na CartaCapital O secretĆ”rio municipal de Direitos Humanos e Cidadania, RogĆ©rio Sottili, qualificou a aĆ§Ć£o da PolĆ­cia Civil ocorrida na tarde desta quinta-feira 23 na regiĆ£o da CracolĆ¢ndia, no centro de SĆ£o Paulo, como uma “barbaridade inaceitĆ”vel”. Em entrevista a CartaCapital, Sottili tambĆ©m afirmou que a repressĆ£o policial nĆ£o provocarĆ” alteraƧƵes significativas na OperaĆ§Ć£o de BraƧos Abertos, polĆ­tica da Prefeitura de reduĆ§Ć£o de danos aos usuĆ”rios de crack. “O que aconteceu hoje foi uma barbaridade inaceitĆ”vel, uma violĆŖncia que expĆ“s nĆ£o sĆ³ os beneficiĆ”rios da OperaĆ§Ć£o de BraƧos Abertos, mas tambĆ©m a rede de assistĆŖncia social, a rede d

Lewandowski autorizou oito pessoas a terem acesso ao "gavetĆ£o"

Imagem
sex, 24/01/2014 - 11:38 Ontem mesmo o presidente em exercĆ­cio do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski assinou a autorizaĆ§Ć£o para oito pessoas terem acesso aos autos do inquĆ©rito , o chamado "gavetĆ£o". O Ministro tomou por base a sĆŗmula vinculante 14, que reza: "Ɖ DIREITO DO DEFENSOR, NO INTERESSE DO REPRESENTADO, TER ACESSO AMPLO AOS ELEMENTOS DE PROVA QUE, JƁ DOCUMENTADOS EM PROCEDIMENTO INVESTIGATƓRIO REALIZADO POR ƓRGƃO COM COMPETƊNCIA DE POLƍCIA JUDICIƁRIA, DIGAM RESPEITO AO EXERCƍCIO DO DIREITO DE DEFESA". Foram autorizados a ter acesso aos autos as seguintes pessoas: Luiz Carlos Garccia Coelho. Ligado a Renan Calheiros e denunciado por um ex-genro. ( http://migre.me/hzfQZ ) Bruno de Miranda Ribeiro Brito, o genro. MĆ”rcio Alaor de Araujo, executivo do BDMG. Romero Teixeira Niquini, empresĆ”rio mineiro envolvido em muitos problemas ( http://migre.me/hzgaJ ) Lucas JosĆ© Couto Fernandes. Daniel BonifĆ”cio Daniel Valente Dantas

Posar de vƭtima, a tƔtica dos poderosos no Brasil

Imagem
Autores da GeraĆ§Ć£o Editorial, no lanƧamento do OperaĆ§Ć£o Banqueiro por  Luiz Carlos Azenha Minha primeira experiĆŖncia com a tĆ”tica foi no interior de SĆ£o Paulo. Jovem repĆ³rter, vi quando um candidato a prefeito de MarĆ­lia, originĆ”rio da Arena, o partido de sustentaĆ§Ć£o da ditadura militar, apareceu todo engessado na vĆ©spera da eleiĆ§Ć£o e foi acusado de forjar uma surra para despertar compaixĆ£o dos eleitores. Perdeu. Na campanha eleitoral de 2010, o candidato tucano JosĆ© Serra foi acusado de exagerar e distorcer as consequĆŖncias de um protesto contra ele organizado por mata-mosquitos do Rio de Janeiro, que haviam sido demitidos do MinistĆ©rio da SaĆŗde quando da passagem de Serra pelo cargo. Jogou a culpa pelo incidente no PT e se disse atingido por um objeto de um quilo. Foi o famoso episĆ³dio da “bolinha de papel”. Perdeu.

Dilma estreia conta na rede social Vine

ApĆ³s retomar conta no Twitter, presidenta divulga, nesta quinta (23), o perfil oficial na nova rede social por  Portal Brasil A presidenta Dilma Rousseff usou a conta no Twitter para divulgar, nesta quinta-feira (23) sua estreia em mais uma rede social, o Vine, com um vĆ­deo sobre os estĆ”dios da Copa do Mundo 2014. Na rede social Ć© possĆ­vel  criar  vĆ­deos de atĆ© seis segundos.  Ontem entregamos + um estĆ”dio p/ a  #CopaDasCopas  e a nossa estreia no Vine Ć© sobre isso  https://t.co/z5FUe87h5B Vine   @ vineapp Fonte: Portal Brasil  

85 ricaƧos e 202 milhƵes sem empregos

Imagem
Por Altamiro Borges A ONG britĆ¢nica Oxfam divulgou nesta segunda-feira (20) um relatĆ³rio espantoso, revoltante. Ele revela que o patrimĆ“nio das 85 pessoas mais ricas do planeta equivale Ć s posses de metade da populaĆ§Ć£o mundial. Segundo o documento intitulado “Working for the Few”, publicado na semana do elitizado FĆ³rum EconĆ“mico de Davos, esta reduzidĆ­ssima minoria de ricaƧos tĆŖm um patrimĆ“nio de US$ 1,7 trilhĆ£o, o equivalente Ć s posses de 3,5 bilhƵes de pessoas do planeta. O relatĆ³rio ainda afirma que a riqueza do 1% dos bilionĆ”rios estĆ” aumentando e jĆ” atinge um total de US$ 110 trilhƵes, 65 vezes a riqueza da metade mais pobre da populaĆ§Ć£o mundial.

Carta Maior acompanharƔ ao vivo debates do ConexƵes Globais

Imagem
Carta Maior acompanharĆ” debates do ConexƵes Globais, dias 24 e 25 de janeiro, em Porto Alegre, que serĆ£o transmitidos ao vivo pela internet. Marco AurĆ©lio Weissheimer Porto Alegre - A ediĆ§Ć£o 2014 do ConexƵes Globais, que ocorrerĆ” dias 24 e 25 de janeiro, na Casa de Cultura MĆ”rio Quintana, terĆ” um significado adicional em relaĆ§Ć£o Ć s ediƧƵes dos anos anteriores, pois serĆ” realizada pouco mais de seis meses depois dos protestos que levaram milhƵes de pessoas Ć s ruas do Brasil, em junho de 2013. O debate sobre o sentido e o futuro dessas manifestaƧƵes integra a agenda de debates do ConexƵes, alĆ©m de temas como Democracia 2.0, Marco Civil da Internet, soberania na rede, cultura digital e mobilizaĆ§Ć£o social na era da internet. Ao todo serĆ£o seis debates (trĆŖs a cada dia), que acontecerĆ£o no Teatro Bruno Kiefer, sempre a partir das 14h.

A “PEC 37″ paulista. Ex-secretĆ”rio de Serra vai para a chefia do MP?

Imagem
Aliado de tucanos ensaia volta Ć  chefia do MP de SP. Autor: Fernando Brito O tĆ­tulo da nota do EstadĆ£o nĆ£o podia ser mais revelador. Anuncia  procurador Luiz Antonio GuimarĆ£es Marrey, duas vezes secretĆ”rio do ex-governador JosĆ© Serra ” tem o discurso pronto para entrar na corrida pelo cargo de procurador-geral de JustiƧa de SĆ£o Paulo”. Diz o jornal que “atĆ© recentemente, Marrey dizia que nĆ£o tinha mais pretensƵes de tentar reassumir a cadeira de mandatĆ”rio da instituiĆ§Ć£o. “Meu tempo jĆ” passou, agora sĆ³ quero dar meus pareceres”, afirmava. Hoje, entretanto, o seu grupo se reĆŗne para decidir sobre a candidatura. A histĆ³ria de Marrey junto ao tucanato Ć© antiga. Em 1995, MĆ”rio Covas – com quem comeƧaram os contratos suspeitos de faude do “trensalĆ£o” – o nomeou procurador-geral, deixando de lado o nome de JosĆ© Emmanuel Burle Filho, primeiro colocado na eleiĆ§Ć£o entre os promotores.

XUXA FORA DO AR

Imagem
Fim do programa da apresentadora Ć© uma boa notĆ­cia para a cultura brasileira por  Paulo Moreira Leite

Preso nos EUA Guru indiano que coordenou campanha de Serra na internet em 2010

Imagem
Do DiĆ”rio do Centro do Mundo O marqueteiro americano de ascendĆŖncia indiana Ravi Singh, que trabalhou na campanha de Serra Ć  PresidĆŖncia em 2010, foi preso na sexta-feira (17) em San Diego por suspeita de intermediar a injeĆ§Ć£o de ao menos US$ 500 mil nĆ£o contabilizados em campanhas polĆ­ticas locais. Singh, 41, fundador da empresa Election Mall, teria ajudado um empresĆ”rio mexicano a doar centenas de milhares de dĆ³lares a candidatos em San Diego por meio de caixa 2. Segundo o FBI, Singh e um ex-policial, Ernesto Encinas, 57, teriam utilizado empresas de fachadas e laranjas para fazer o dinheiro chegar a quatro polĆ­ticos. San Diego fica a cerca de 20 quilĆ“metros de Tijuana, na fronteira com o MĆ©xico, o que explica o interesse de empresĆ”rios mexicanos em contribuir para polĆ­ticos, mas a legislaĆ§Ć£o dos Estados Unidos veta doaƧƵes de estrangeiros.

A histĆ³ria comeƧa a cobrar seu preƧo do STF

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio O tipo de anĆ”lise abaixo estĆ” se tornando cada vez mais comum. Da mesma forma que milhares de brasileiros doaram dinheiro para que GenoĆ­no pagasse sua multa na justiƧa, outros milhares tentam ajudĆ”-lo denunciando as arbitrariedades do Supremo Tribunal Federal (STF). Um julgamento como o do mensalĆ£o, midiatizado como foi, jamais poderia ter sido tĆ£o gritantemente injusto e arbitrĆ”rio. A histĆ³ria irĆ” cobrar o preƧo da covardia de uns, da truculĆŖncia de outros, e de vĆ­cios ainda mais graves em vĆ”rios dos ministros. * Hamlet e o STF Por FĆ”bio de Oliveira Ribeiro, em seu  blog no Jornal GGN . qui, 23/01/2014 – 09:28 – Atualizado em 23/01/2014 – 10:57 HĆ” algo de podre nos corredores do palĆ”cio do Supremo Tribunal Federal O julgamento do MensalĆ£o petista foi o maior espetĆ”culo judiciĆ”rio de 2013. NinguĆ©m pode discordar desta proposiĆ§Ć£o. A discordĆ¢ncia sĆ³ se dĆ” em relaĆ§Ć£o ao resultado do processo. Alguns juristas, poucos e irrelevantes, considera

O STF vai abrir o mais bem guardado segredo de Joaquim Barbosa

Imagem
Luis Nassif Entre hoje e amanhĆ£, o presidente interino do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski tornarĆ” publico o InquĆ©rito 2474, o chamado “gavetĆ£o”, o mais bem guardado segredo do Ministro Joaquim Barbosa. O “gavetĆ£o” Ć© a peƧa originĆ”ria do InquĆ©rito 2245, que resultou no “mensalĆ£o”. Na ocasiĆ£o, o relator Joaquim Barbosa cindiu o inquĆ©rito 2245 e as partes nĆ£o aproveitadas se transformaram no inquĆ©rito 2474, aberto em marƧo de 2007, que ele manteve sob segredo de JustiƧa. Apesar de garantir que nĆ£o haveria mais “gavetas” no STF, Joaquim Barbosa recusou-se a divulgar o conteĆŗdo do inquĆ©rito. Em 2011 deferiu pedido formulado pela defesa de Daniel Dantas, abrindo apenas a ele o inquĆ©rito ( http://tinyurl.com/kgnobew ). Mas negou a dois condenados do “mensalĆ£o” alegando que nĆ£o teria nenhuma relaĆ§Ć£o com a AP 470. No entanto, soube-se que laudos da PolĆ­cia Federal, que atestariam a participaĆ§Ć£o de Daniel Dantas no financiamento de Marcos ValĆ©rio, foram encaminhado

Dilma chega Ć  SuƭƧa para participar do FĆ³rum EconĆ“mico Mundial

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff jĆ” estĆ” na SuƭƧa, onde irĆ” participar pela primeira vez do FĆ³rum EconĆ“mico Mundial em Davos. O evento conta com cerca de 2.500 participantes, entre eles 40 chefes de Estado e inĆŗmeros diretores de empresas multinacionais. A presidenta participa do evento na sexta-feira (24), quando vai discursar na plenĆ”ria e se reunir com representantes do setor privado. Leia mais: Participantes do FĆ³rum de Davos querem ouvir Dilma, diz fundador  Dilma recusou o convite para participar da reuniĆ£o de Davos de 2011, no comeƧo de seu mandato, por motivos de agenda, e depois nĆ£o voltou a analisar comparecer a essa reuniĆ£o que cada ano reĆŗne grandes empresĆ”rios e chefes de Estado ao pĆ©s dos Alpes suƭƧos. A participaĆ§Ć£o da presidenta Dilma Rousseff no FĆ³rum EconĆ“mico Mundial Ć© esperada ansiosamente por 2.500 lĆ­deres polĆ­ticos, de negĆ³cios, da sociedade civil e da academia. A afirmaĆ§Ć£o Ć© do fundador e presidente executivo do FĆ³rum, Klaus Schwab.

Para FHC, “qualquer um que derrote a Dilma” Ć© bom para o paĆ­s

Imagem
Por: Portal do Vermelho Com a arrogĆ¢ncia de sempre, o ex-presidente FHC declarou em entrevista ao Blog do jornalista Josias de Souza, do UOL, que se tivesse 15 anos a menos se candidataria Ć  PresidĆŖncia da RepĆŗblica. Ele se acha a pessoa certa para falar “olhando no olho das pessoas, dizendo, sem meias palavras, sem muita politiquice, as coisas como elas sĆ£o”. E defendeu que serĆ” bom para o paĆ­s que “qualquer um” derrote Dilma Rousseff na eleiĆ§Ć£o de 2014. Na sua extremada vaidade, a declaraĆ§Ć£o do presidente de honra do neoliberal e neoconservador PSDB Ć© um reconhecimento implĆ­cito de que a oposiĆ§Ć£o nĆ£o tem candidatos capazes nem viĆ”veis.

Conselho “reprova” 60% dos formandos em medicina. Mas nĆ£o eram os estrangeiros os incapazes?

Imagem
Autor: Fernando Brito SaĆ­ram os resultados do exame de suficiĆŖncia aplicado pelo Conselho de Medicina de SĆ£o Paulo. 59,2% dos mais de 2.843 mĆ©dicos formandos foram reprovados por nĆ£o terem atingido 60% de acertos nas questƵes oferecidas, resultado pior do que o de 2012, quando 54,5% nĆ£o atingiram o Ć­ndice esperado. Pediatria foi a Ć”rea de pior desempenho: a mĆ©dia nĆ£o atingiu mais que 47% de acertos entre os mĆ©dicos formados em SĆ£o Paulo. Boa parte das questƵes pediĆ”tricas foram as de pior Ć­ndice de acerto: Transcrevo, sem alteraƧƵes,  o documento do prĆ³prio Cremesp :

Susep multa 15 associaƧƵes e cooperativas

Imagem
Valores somados chegam a R$ 331 mi. Processos foram abertos em 2011, quando a Susep iniciou efetivo combate ao mercado marginal de seguros por Portal Brasil A SuperintendĆŖncia de Seguros Privados (Susep), em reuniĆ£o do Conselho Diretor, confirmou a representaĆ§Ć£o contra 15 associaƧƵes e cooperativas que comercializavam seguros de forma irregular. Com esta decisĆ£o a autarquia manteve as multas a estas entidades que, somadas, chegam R$ 331 milhƵes. A maioria dos processos contra as entidades atingidas pela representaĆ§Ć£o foi aberta a o partir de 2011, quando a Susep iniciou efetivo combate ao mercado marginal de seguros. O superintendente da Susep, Luciano Portal Santanna, criou, no Ć¢mbito da Diretoria de FiscalizaĆ§Ć£o, uma forƧa-tarefa com fiscais dedicados exclusivamente a este trabalho. Desde entĆ£o, a Susep identificou a existĆŖncia de 300 associaƧƵes e cooperativas que atuam de forma ilegal no Brasil. A maioria dessas entidades sĆ£o oriundas do Estado de Minas Gerais.

InflaĆ§Ć£o medida pelo IPCA-15 sobe menos em janeiro e surpreende mercado

Imagem
ESTABILIDADE DA ECONOMIA Taxa mostrou avanƧo de 0,67%, apĆ³s alta de 0,75% em dezembro de 2013. Resultado foi puxado pelos transportes, com recuo de 1,17% em dezembro para 0,43% em janeiro por Portal Brasil  A inflaĆ§Ć£o oficial brasileira, medida pelo ƍndice Nacional de PreƧos ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), subiu menos em janeiro, com avanƧo de 0,67%, apĆ³s subir 0,75% em dezembro de 2013. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (23), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĆ­stica (IBGE) e ficou abaixo das estimativas do mercado.  No ano, o IPCA-15 acumula alta de 5,63% em 12 meses atĆ© janeiro, abaixo dos 12 meses imediatamente anteriores (5,85%). Em janeiro de 2013, a taxa havia ficado em 0,88%.