Postagens

Mostrando postagens de setembro 5, 2021

Lula é o pano de fundo da “operação Jucá” para estancar impeachment

Imagem
  Por Jeferson Miola - no seu Blog - 11/09/2021 1. É razoável aventar-se a possibilidade de Lula ter sido o fator gerador da “operação Jucá” deflagrada pelas classes dominantes e seu bando armado para blindar Bolsonaro. Lula funciona como uma assombração para os poderosos. Ele é a principal ameaça à continuidade do empreendimento de saqueio do Brasil inaugurado com o golpe contra Dilma. O establishment , incapaz de vencer Lula dentro das regras da democracia, não abdica nem mesmo da pior das vilanias, que é a destruição da própria democracia, para impedir o retorno dele à presidência da República. 2.

Moscou comemora aniversário, mas não acredita em lágrimas

Imagem
    Por Mario Muñoz Lozano Moscou, 11 set (Prensa Latina) A capital da Rússia acordou hoje enfeitada com uma infinidade de flores e estandartes em vermelho, branco e azul, as cores de sua bandeira nacional, visíveis por toda parte nesta cidade que comemora 874 anos. Oficialmente, o Dia da Cidade é comemorado no primeiro ou no segundo sábado de setembro e este 11 de setembro foi a data escolhida, embora a folia será tímida pelas ameaças latentes da Covid-19. No entanto, concertos, eventos culturais e festivais de flores foram anunciados em vários parques, museus e centros de exposições. Segundo historiadores, o nome Moscou vem do rio que o atravessa. Desconhece-se a data exata em que foram lançados os seus alicerces, apenas que se regista a primeira referência à sua existência em 1147, numa das crónicas do Códice de Hipácio.

Guernica de portas abertas em Madrid, 40 anos depois

Imagem
   Por Fausto Triana Madri, 10 set (Prensa Latina)  Pablo Picasso imaginou seu Guernika voltando à Espanha com um país democrático, e hoje seu sonho de quatro décadas atrás tem o prêmio de tornar sua pintura mais acessível. Pelo menos nesta sexta-feira, madrilenos, estrangeiros e turistas tiveram a oportunidade de visitar o museu Reina Sofia, aberto gratuitamente para contemplar a obra-prima de Picasso. Sem fotos, sim, com um controle estrito dos seguranças e alguns outros 'sem noção intencional', ansiosos por ter a memória de uma pintura que consolidou o cubismo na marca de Málaga.

Lula da Silva avisa: Bolsonaro pasa de derecha fascismo de Hitler

Imagem
  El expresidente de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, Sao Paulo, 12 de agosto de 2021. (Foto: AFP)   Por HispanTV - 09/09/2021 El expresidente Lula lamenta que Brasil viva una “disputa entre fascistas y democracia” con el Gobierno de Jair Bolsonaro, al que compara con Hitler y Mussolini. Luiz Inácio Lula da Silva, el expresidente de Brasil y el presunto rival del presidente actual, Jair Bolsonaro, en las elecciones de 2022, ha profundizado l a tensa situación política en Brasil, donde, según este, ocurre una disputa entre los fascistas y la democracia. Para Lula, fundador del Partido de los Trabajadores (PT), Bolsonaro dista de ser de derecha para acercarse  cada día más al fascismo que condujeron Adolf Hitler y Benito Mussolini en Alemania e Italia, respectivamente.

Nassif: Xadrez de como o bolsonarismo foi embalado pelas elites nacionais

Imagem
  Por Luis Nassif - no GGN - 09/09/2021 Peça 1 – os comícios Certamente não foram apenas 120 mil manifestantes na Paulista, conforme os levantamentos enviesados da Polícia Militar de São Paulo. Desde as primeiras campanhas de rua, a brava PM sempre se esmerou em minimizar a quantidade de pessoas nas manifestações anti-impeachment e maximizar as manifestações pró-impeachment. Portanto, não se minimize a relevância da manifestação. Mesmo que boa parte do público tenha vindo de fora, a multidão comprova, no mínimo, a capacidade de arregimentação dos bolsonaristas. Definitivamente, o bolsonarismo veio para ficar, com ou sem impeachment de seu chefe.

A Arábia Saudita assina um acordo de cooperação militar com a Rússia

Imagem
  Rede Voltaire | 6 de Setembro de 2021    English Español français norsk Türkçe A Arábia Saudita, que havia já comprado por 3 mil milhões (bilhões-br) direitos de fabrico de armas à Rússia, em 2017, depois renunciado a adquirir sistemas anti-mísseis S-400, assinou, em 24 de Agosto de 2021, um acordo de cooperação militar em Moscovo (Moscou-br) com o Vice-Ministro da Defesa, o General Alexander Fomin. Ignora-se o conteúdo exacto deste documento, mas tendo sido finalizado após a vitória da República Árabe Síria e a queda de Cabul, ele indica que Riade já não vê mais o equilíbrio de forças da mesma maneira.

Corte Suprema de Brasil alerta que no tolera amenazas de Bolsonaro

Imagem
  Presidente brasileño, Jair Bolsonaro, saluda a sus simpatizantes en una manifestación en Sao Paulo, Brasil, 7 de septiembre de 2021. (Foto: AFP)   Por HispanTV - 08/09/2021 El Supremo Tribunal Federal (STF) de Brasil, en respuesta a los ataques del presidente Bolsonaro a un juez, dejó claro que jamás tolerará amenazas en su contra. El STF, equivalente a la Corte Suprema, a través de su presidente Luiz Fux, ha reprochado este miércoles las declaraciones del presidente ultraderechista Jair Bolsonaro contra uno de sus jueces, Alexandre de Moraes, quien ordenó investigar al mandatario por calumnia e incitación al crimen y por difundir noticias falsas. El martes, durante las protestas convocadas por las bases a favor de Bolsonoro, este llamó “sinvergüenza” al magistrado De Moraes y dijo que no cumpliría sus decisiones.

Fernando Brito: Bolsonato tem ideia fixa de que será preso

Imagem
    Por Fernando Brito - no Tijolaço - 07/09/2021 Jair Bolsonaro não está denunciado em nenhuma ação penal e nada indica que venha a ser sendo Augusto Aras o Procurador Geral da República e Arthur Lira, o presidente da Câmara, que teria de aprovar a abertura de processo contra ele. Pelo menos enquanto continuar no Governo tem esta “tranquilidade”. E com as maiorias de que dispõe no parlamento, não teria dificuldade de negociar mecanismos que o deixassem continuar “seguro”.

Cerca de 1.000 jovens palestinos e crianças presos por Israel em 2021

Imagem
    Ramallah, 6 set (Prensa Latina) Cerca de mil crianças e jovens palestinos, 73 deles com menos de 14 anos, foram presos este ano por soldados israelenses, denunciou hoje uma instituição especializada no assunto. Sob instruções diretas dos líderes políticos e de segurança israelenses de mais alto escalão, as forças de ocupação visam sistematicamente os menores para dissuadi-los de participar da resistência, negar-lhes o direito à educação e destruir seu futuro, afirmou em um relatório do Centro de Estudos para Prisioneiros Palestinos.

PF detém ex-braço direito de Trump em Brasília para depoimento

Imagem
    Por Igor Gadelha - no Metrópoles - 07/09/2021  A Polícia Federal deteve o empresário e ex-braço direito do ex-presidente americano Donald Trump , Jason Miller, na manhã desta terça-feira (7/9), no Aeroporto Internacional de Brasília. Segundo apurou a coluna, ele foi detido na área reservada para voos particulares, quando estava prestes a embarcar de volta para os Estados Unidos em um jato particular. Miller foi detido para prestar depoimento à PF no âmbito do inquérito 4874, que apura a organização de atos antidemocráticos no Brasil. A ordem partiu do ministro Alexandre de Moraes , relator da investigação no STF .

General Ramos confessa atuação na campanha de Bolsonaro em 2018, mas se recusa a esclarecer função

Imagem
  Por Jeferson Miola - em seu blog - 06/09/2021 Na mesma audiência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados [18/8] em que disse que “ isso daí [a ditadura] é uma questão semântica ”, o ministro-general Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência, também declarou: “ Quando eu estava em 2018 em São Paulo, ligado na campanha do Presidente ”. A declaração do general Ramos pode ser vista a partir do momento 1h42min do vídeo da referida audiência na Câmara [ aqui ]. Surpreende que os deputados presentes à audiência não o tenham interpelado a respeito do que parece ser uma grave confissão.

Líderes de 26 países alertan del riesgo de una "insurrección" de Bolsonaro y sus "aliados" en las protestas de Brasil

Imagem
  Publicado por RT - 6 sep 2021 18:23 GMT    Foto: Adriano Machado / Reuters Más de 150 parlamentarios, ministros y expresidentes de 26 países divulgaron este lunes una carta en la que alertan de una posible "insurrección" relacionada con las protestas convocadas por el presidente de Brasil, Jair Bolsonaro, y sus simpatizantes para la próxima jornada, coincidiendo con el Día de la Independencia, que ponen en "peligro la democracia" en el país.  "Ahora mismo, el presidente Jair Bolsonaro y sus aliados –entre quienes se encuentran grupos de supremacistas blancos, la policía militar y funcionarios públicos en todos los niveles del Gobierno– están preparando una marcha nacional en contra de la Corte Suprema y el Congreso el 7 de septiembre,  agudizando los temores de un golpe en la tercera democracia más grande del mundo", reza el texto difundido por la Internacional Progresista.

AO VIVO: LULA FALA AO BRASIL - 7 DE SETEMBRO

Imagem

Filme francês Ilusões Perdidas estreia em festival de Veneza

Imagem
    Roma, 5 set (Prensa Latina) O filme francês 'Ilusões Perdidas' estreia hoje em competição no quinto dia da 78ª Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza. Inspirado no romance homônimo de Honorato de Balzac e dirigido por Xavier Giannoli, o filme francês é uma comédia ambientada no século 19 em que Lucien, um jovem poeta desconhecido ávido por abrir caminho na vida, deixa sua cidade natal para tentar a sorte em Paris sob a proteção de seu patrono. No entanto, ele logo terá que se defender sozinho e 'vai descobrir as maquinações que acontecem em um mundo que obedece à lei do lucro e da simulação', diz a sinopse da apresentação.

Con estos misiles y cazas, China aventaja a EEUU en Indo-Pacífico

Imagem
  El portaviones chino Liaoning en el mar de la China Meridional. (Foto: Reuters) Por HispanTV - 05/09/2021 China cuenta con un montón de misiles y aviones de combate con los que aventaja militarmente a EE.UU. en el Indo-Pacífico, según los expertos estadounidenses. La región Indo-Pacífico tiene varias zonas de conflicto importantes entre China y Estados Unidos, como la península de Corea, el estrecho de Taiwán y el mar de la China Meridional, entre otras, donde las dos potencias intentan mostrar músculos. El portal  EurAsian Times , citando a los expertos estadounidenses, ha subrayado este domingo la ventaja del Ejército chino ante Estados Unidos, dada la elevada capacidad militar del gigantesco asiático.

Bilionário americano chama de 'louca' ideia de manter ativos em dólares dos EUA

Imagem
  © REUTERS / THOMAS WHITE   Por Sputnik Brasil - 05/09/2021 Ray Dalio, bilionário americano e fundador do maior fundo hedge do mundo, o Bridgewater Associates, disse que o desequilíbrio do mercado financeiro é o principal risco para a economia dos EUA, observando que é melhor não adquirir títulos do Tesouro americano. "É uma ideia louca manter tudo em dólares com taxa de juros a zero, se não mesmo negativa. E é pouco provável que a situação mude nos próximos anos. É melhor vender essas obrigações e comprar outra coisa qualquer", disse ele em conversa com o ex-ministro de Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Oreshkin, na conferência internacional Novoe Znanie (Novo Conhecimento, em português). Dalio lembrou que o Sistema de Reserva Federal dos EUA (Fed) agora tem que vender enormes quantidades de títulos do Tesouro para apoiar a economia e que os comparadores destas obrigações são outros países ou o próprio Fed.