Postagens

Mostrando postagens de setembro 29, 2013

Rede e PSB montam coligação fantasma

Imagem
Ninguém entendeu nada. Nem os jornalistas, nem os políticos, nem a própria Marina Silva e o próprio Eduardo Campos. Tentando disfarçar o casuísmo algo desesperado de Marina Silva de se coligar ao PSB, ela inventou uma “coligação democrática”, na verdade uma coligação fantasma entre uma legenda que não existe e um dos partidos mais pragmáticos do país.

Alexis Tsipras: Grécia vive uma "catástrofe humanitária"

Imagem
Alexis Tsipras, chefe da oposição grega e presidente do partido de esquerda Syriza, propôs em Bruxelas a realização de uma conferência europeia sobre a dívida para debater tudo o que está em causa na situação atual, incluindo moratórias, juros, prazos, emprego e crescimento econômico. "O problema não é da Grécia, é um problema europeu e a solução não é a austeridade”, defendeu o líder da esquerda grega que descreveu a “paisagem de devastação social” existente no seu país como uma “catástrofe humanitária”. Esquerda.net

A Constituição Cidadã

Imagem
A resistência democrática no Brasil teve forca suficiente para convocar uma Assembleia Constituinte e aprovar uma Constituição adequada ao fim da ditadura. Objetivo não conseguido por outros países da região, que sofreram ditaduras ainda mais ferozes do que a nossa, mas sobrevivem com Constituições herdadas das ditaduras. Como é o caso do Chile, que, embora remendada, ainda é regido pela Constituição imposta pela ditadura do Pinochet, em pleno estado de sítio.

A Folha e a democracia da mandioca

Imagem
O jornal da família Frias que cunhou o termo ’ditabranda’ para o regime militar instaurado com o golpe de 1964, fuzila agora o princípio das eleições livres como um ‘fetiche democrático’. Foi esse o título do seu editorial mais importante na sexta-feira (04/09)

Marina pode e deve fazer opção para disputar 2014, mas caberia mais humildade

Imagem
05 out 2013/0 Comentários/ Blog do Zé /Por Zé Dirceu Marina Silva, a pura, ao adiar a decisão sobre se vai concorrer ou não em 2014, diz que nós conhecemos os partidos que têm a intenção de fazer um diálogo programático. “Vocês conhecem os partidos que têm disposição para um diálogo programático. Os que não têm disposição para um diálogo programático sequer estão aventando qualquer possibilidade. A conversa não é em torno de candidatura, é de programa, de ideia”, afirmou.

As vaias que Dilma não recebeu e a CBN reportou

Imagem
sab, 05/10/2013 - 11:53  - Atualizado em 05/10/2013 - 11:55 Do Jornal GGN A presidente Dilma Rousseff fala para funcionários dos Correios em Campos Mourão. Quando menciona a presença de Paulo Bernardo, há um esboço de vaia. Bem humorada, Dilma interrompe a fala e conversa informalmente com o público. Disse que estava pedindo para não vaiarem o Ministro, embora reconhecesse a legitimidade genérica das vaias. "Outro dia fui impedir que vaiassem uma governadora e no outro dia a imprensa dizia: presidente foi vaiada. Vou tentar impedir que vocês não vaiem o Paulo Barnardo. Então vocês não me vaiem não". Clique aqui  para assistir os trechos em que houve a vaia. Dito e feito. Logo depois, o site da CBN de Maringá estampava a seguinte manchete:

Aécio, a primeira vítima da dobradinha Campos e Marina

Imagem
A notícia de que Eduardo Campos e Marina Silva formarão uma dobradinha nas eleições de 2014, concorrendo ambos pelo PSB, já tem uma vítima certa: o PSDB. Será muito difícil para os tucanos, seja com Aécio, seja com Serra, disputarem um segundo turno com Dilma Rousseff. Por uma razão simples: estão muito abaixo nas pesquisas de intenção de voto. Marina Silva e Eduardo Campos, juntos, formam, de longe, a chapa de oposição mais competitiva para 2014. Por outro lado, está evidente que o PSDB tenderá a apoiar a oposição, qualquer que seja ela, num eventual segundo turno. Para Dilma, não faz muita diferença enfrentar Aécio, Campos ou Marina. Sua eleição dependerá, basicamente, das condições econômicas em 2014, e do seu próprio discurso político. Para o PSDB, porém, ficar fora do segundo turno no ano que vem pode marcar uma nova etapa de seu declínio político. Por: Miguel do Rosário

Propinoduto tucano e "Operação França"

Imagem
Por Altamiro Borges Os tucanos devem estar muito irritados com a revista IstoÉ. Se dependesse de FHC, o exército já teria ocupado a redação do semanário - como fez para silenciar os petroleiros na greve de maio de 1995. Há dois meses a publicação produz excelentes reportagens, fartamente documentadas, sobre o chamado propinoduto tucano, que envolve poderosas multinacionais do setor de transportes - como a Siemens e a Alstom - num esquema bilionário de corrupção com os chefões do PSDB de São Paulo. O restante da mídia tenta, ao máximo, esconder o explosivo assunto. Nesta semana, porém, a IstoÉ deu mais detalhes sobre o envolvimento direto de Andrea Matarazzo, ministro do governo FHC e secretário estadual nas gestões de Mário Covas e José Serra, na maracutaia. Vale conferir a reportagem:  

Poder econômico investe no Congresso e pode encolher bancada de trabalhadores

Imagem
Diap alerta sobre movimentação de empresários, ruralistas, evangélicos e celebridades para ocupar cadeiras no Parlamento; e para o risco de bancada dos trabalhadores encolher por Hylda Cavalcanti publicado 05/10/2013 12:23 Brasília – Os próximos 12 meses são de observação e cautela por parte dos representantes dos trabalhadores no Legislativo. Será necessearia uma forte articulação entre partidos e entidades diversas (como os sindicatos), com apoios aos parlamentares que representam os trabalhadores, para que o tamanho dessa bancada não fique cada vez menor na Câmara dos Deputados e no Senado. As bancadas dos evangélicos e do empresariado se preparam para voltar renovadas e em número bem maior no pleito de 2014.

Eduardo Campos-Marina Silva devem formar chapa competitiva para 2014

Imagem
Marina aceita ser vice de Campos, diz coordenador da Rede Adesão da ex-senadora ao PSB do governador de Pernambuco será anunciada nesta tarde 05 de outubro de 2013 | 11h 22 Ricardo Della Coletta – Agência Estado

Polícia do Rio de Janeiro torturou 22 pessoas na favela da Rocinha

Imagem
ÚBLICO   05/10/2013 - 13:00 Investigadores acreditam que Amarildo de Souza foi torturado e morto; ainda não sabem onde está o corpo. A favela da Rocinha em 2011; a favela do Rio está em fase de "pacificação"  ANTONIO SCORZA/AFP A Polícia Militar do Rio de Janeiro terá torturado 22 pessoas durante a operação anti-droga na favela da Rocinha, foi apurado na investigação à morte de Amarildo de Souza.

Marina Silva vai se filiar ao PSB de Eduardo Campos, diz jornal

Imagem
Após não conseguir registro de seu partido, a Rede, ex-senadora deve ser vice na chapa do governador de Pernambuco por Redação — publicado 05/10/2013 11:53, última modificação 05/10/2013 12:46 Após ser cortejada por PPS e PTB, a ex-senadora Marina Silva optou por entrar na disputa pela Presidência da Repúplica pelo PSB, do governador Eduardo Campos (PE). A decisão foi tomada na manhã deste sábado 5, último dia do prazo para os candidatos ao pleito de 2014 se filiarem a um partido. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

A volta do morto-vivo

Imagem
Aécio renuncia à pré-candidatura. por Mauricio Dias — publicado 05/10/2013 06:03, última modificação 05/10/2013 11:40 Jose Cruz/ABr Aparentemente, a disputa presidencial voltará ao embate já corriqueiro entre o PT e o PSDB. Tem sido assim ao longo dos últimos 20 anos. Ou seja, cinco eleições presidenciais. Pode haver uma variação no sexto confronto, em 2014, se o tucano mineiro Aécio Neves for candidato. Os paulistas estiveram presentes em todas as seis disputas pela cadeira do Planalto, em eleição direta, após a ditadura.

Marineiro de primeira viagem, Sirkis ataca ex-ministra: “reage mal a críticas”

Imagem
por  Rodrigo Vianna Para a Democracia brasileira, seria melhor ter o partido de Marina legalizado. A “Rede” é o escoadouro natural de uma importante fatia do eleitorado brasileiro, ainda que a adesão a Marina e à “Rede” tenha um componente de ‘contra tudo que está aí’ que me parece infantil e joga contra os avanços democráticos a duras penas conquistados no Brasil nas últimas 3 décadas. Mas o fato é que a “Rede” não conseguiu as assinaturas, e ponto. Arrogância ou inoperância política?

PSDB filia médicos que vaiaram e xingaram de escravos médicos Cubanos

Imagem
Blog da Helena — Rede Brasil Atual Médicos do Ceará, que vaiaram e xingaram os médicos cubanos de escravos se filiaram ontem ao PSDB para fazer oposição ao governo federal e protestar contra o programa Mais Médicos. Houve 30 filiações de médicos ontem e estão previstas mais 200 até sábado, segundo PSDB. Desses, dois foram escolhidos para disputar os cargos de deputado estadual e deputado federal em 2104.

No país do pleno emprego, Richa vai demitir 1,1 mil trabalhadores da Copel

Imagem
Beto Richa tem dia de cão no Paraná; em Campo Mourão, tucano foi vaiado por cinco mil pessoas em cerimônia que contou com presença da presidenta Dilma; professores e agentes educacionais acusaram-no de aplicar novo calote relativo à R$ 50 milhões atrasados; houve debanda de partidos da sua base política; e, para fechar a sexta, na contramão do país do pleno emprego, governador anunciou demissão de 1,1 mil empregados da Copel para salvaguardar o lucro de sócios privados da estatal de energia.

Qual é o partido de Marina?

Imagem
Cite, o arguto leitor e a arguta leitora, quais eram as ideias do ex-futuro partido de Marina Silva, assim, de cabeça. Tempo! Ficou difìcil, caríssimos?

Como a Constituição de Ulisses salvou o Brasil do Tea Party

Imagem
Luis Nassif No próximo dia 10, às 19 horas, no Barão de Itararé, estarei debatendo o tema das novas mídias com o sociólogo espanhol Ignacio Ramonet, ao lado de seu conterrâneo Manuel Castells, um dos grandes pensadores atuais sobre o fenômeno das novas mídias. O texto abaixo faz parte de um conjunto de reflexões que penso levar ao debate.

Assista: DEJA VU - DUBLADO - FILME COMPLETO

Imagem
Não esqueça a pipoca!

Lampedusa, o cemitério da fraternidade

Imagem
Desde a madrugada desta quinta-feira, as ondas e os barcos de resgate se alternam na tarefa de depositar corpos nas areias de Lampedusa, pequena ilha siciliana no extremo sul da Itália. Corpos negros jovens, corpos velhos, corpos de crianças, corpos de mulheres grávidas. Cinquenta, setenta, cem, cento e cinquenta, duzentos, duzentos cinquenta...

O Barão de Itararé está te chamando

Imagem
Campanha Entidade que reúne jornalistas, blogs e entidades que batalham uma mídia mais democrática no Brasil lança campanha para ampliar sua atuação por Lino Bocchini Altamiro Borges, presidente do Barão, em plenária da FNDC, a Frente Nacional pela Democratização da Comunicação Centro de Estudos Barão de Itararé   funciona como  uma associação dos blogueiros de

As duas faces da glória

Imagem
Há quem conte com a generosidade do Vaticano e quem não conte, como Berlusconi, que esgotou seu arsenal de milagres por Mino Carta — publicado 04/10/2013  Para quem viveu em glória, às vezes cabe a glória da recordação perene. E positiva. Não será este o caso de Berlusconi Sic transit gloria mundi, diziam os antigos romanos, assim passa a glória do mundo. A frase pode assumir significados e tons diversos, mas, basicamente, avisa que a morte não poupa os vivos, mesmo os poderosos e os celebrados.

Liberdade de expressão, a suprema ironia

Imagem
* é professor de Ciência Política e Comunicação da UnB (aposentado) e autor, dentre outros, de Liberdade de Expressão vs. Liberdade de Imprensa – Direito à Comunicação e Democracia, Publisher, 2010 A Ironia da Liberdade de Expressão – Estado Regulação e Diversidade na Esfera Pública: este é o título de um importante livro escrito pelo professor (hoje, “Emeritus”) da Yale Law School, Owen M. Fiss, onde se constrói o argumento sobre o papel fundamental do Estado como garantidor da liberdade de expressão (Renovar, 2005).

Comissão do Senado aprova expulsão de Silvio Berlusconi

Imagem
ANA GOMES FERREIRA   04/10/2013 - 15:05   (actualizado às  15:57 ) Assim que perder a imunidade parlamentar, terá de cumprir a pena a que foi condenado por fuga ao fisco. Berlusconi de saída: a decisão final cabe ao plenário  REUTERS/TONY GENTILE Uma comissão do Senado italiano aprovou esta sexta-feira a expulsão de SIlvio Berlusconi do Parlamento. A decisão final é agora do plenário, que votará nos próximos dias e pode precipitar o fim da carreira política do antigo primeiro-ministro.

A decisão de Marina é mais fácil do que se imagina

Imagem
Postado em 04 out 2013por : Paulo Nogueira Concorre ou não? “Com fé em Deus e na Justiça, aguardo a decisão do TSE que define o destino da Rede.” Assim Marina iniciou o dia de ontem, com dupla fé exposta em sua conta no Twitter. Ela terminou o dia duplamente frustrada em sua fé.

Negativa de registro à Rede: oportunismo contagia tucano e ex-comunista

Imagem
04 out 2013/0 Comentários/ destaque /Por Zé Dirceu O oportunismo é uma doença política incurável. Vejam as declarações publicadas hoje do candidato tucano ao Planalto, senador Aécio Neves (PSDB-MG), e de outros como o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), egresso do antigo PCB. Aécio se diz solidário à ex-senadora Marina Silva. Freire e outros dizem que é lei (o fundamento da negativa do registro da Rede Sustentabilidade), mas não devia ser cumprida. Lamentam que a lei tenha inviabilizado a concessão do registro da Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, na noite de ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ora, então por que não votam a reforma política, como bem lembrou e cobrou o deputado e secretario geral do PT, deputado Paulo Teixeira (SP)? Aécio e Freire, por exemplo, de forma velada ou ostensiva – depende do momento – trabalham contra a reforma política e seus partidos jamais se empenharam para valer para que ela fosse aprovada.

anúncio de reserva gigante de petróleo em Sergipe sairá dia 23

Imagem
A imprensa brasileira segue “papando mosca” com as  notícias da descoberta de uma grande reserva de petróleo  ao largo do litoral de Sergipe. De novo, foi a  Agência Reuters que publicou , na madrugada desta sexta-feira, que será anunciada oficialmente que há uma nova província petrolífera de dimensóes ainda precariamente conhecidas a cerca de 100 quilômetros de Aracaju que, por enquanto, situa-se numa área de 6 mil quilômetros quadrados, com profundidades entre 2 e 3 mil metros. Esta área tem tês blocos exploratórios: os BM (blocos marítimos) 4, 10 e 11. Todos são operados pela Petrobras e a tem como majoritária ou exclusiva concessionária: 60% nos blocos 4 e 11 (com a americana Hess e com a indiana IBV, respetivamente) e 100% no Bloco 10. A estimativa divulgada pela Reuters é de um bilhão de barris de petróleo recuperáveis, de um reserva total de 3 bilhões. A informação que tenho é de que esta expectativa é conservadora. Por: Fernando Brito

AVANÇOS NA DEFESA

Imagem
(HD) - A compra de 100% da Atech, pela Embraer, e o lançamento do Pólo de Ciência e Tecnologia do Exército mostram que - apesar do reconhecimento de que estamos vulneráveis do ponto de vista cibernético - ainda assim estamos evoluindo no contexto bélico.

Vergonha no STF

Imagem
O grande problema da mais nova investida do presidente do STF, Joaquim Barbosa, contra o jornalista Felipe Recondo, do Estado de S. Paulo, é a certeza de que ele não está falando a verdade Numa situação constrangedora para o País, uma autoridade que responde por um dos três poderes da República decidiu empenhar-se uma operação mesquinha. Usou de sua autoridade para tentar forçar a demissão da advogada Adriana Leineker Costa, funcionária do gabinete ocupado por Ricardo Lewandovski, onde ela trabalha desde 2000. Na época em que a doutora chegou ao STF, nem o atual presidente do STF nem o vice sequer tinham o direito de imaginar que hoje em dia estariam dando expediente por ali.

Bye-bye, Bláblárina ! TSE não se deixa subjugar !

Imagem
ONG não é partido A maioria do Tribunal Superior Eleitoral não se curvou à pressão do PiG (*) e não registrou a ONG que a Bláblárina pretendia travestir de Partido Político. Saiu na Folha (**): Maioria do TSE barra criação do partido de Marina Silva

Papa pede novo modelo de desenvolvimento "a todos os níveis"

Imagem
O Papa Francisco pediu hoje à comunidade  internacional para "repensar o modelo de desenvolvimento, a todos os níveis",  e lamentou que "justiça e solidariedade" sejam, muitas vezes, "apenas palavras  nos dicionários". Numa audiência com os membros do Conselho Pontifício Justiça e Paz,  na sala Clementina, o Papa argentino prestou homenagem às intuições do antecessor  João XXIII (1881-1963), que decidiu canonizar a 27 de abril, ao mesmo tempo  que João Paulo II (1920-2005).  

O tiro saiu pela culatra

Imagem
Enviado por  Miguel do Rosário  on 03/10/2013 – 3:49 pm 0 comentários - See more at: http://www.ocafezinho.com/2013/10/03/o-tiro-saiu-pela-culatra/#sthash.bEdQ2WA1.dpuf Hoje é um dia decisivo. Há duas grandes questões que estarão definidas ao final desta quinta-feira. O TSE julgará a causa da Rede, se aceita ou não o seu registro. A tendência é não aceitar. Mas convêm esperar uma definição antes de fazer análises mais elaboradas. Outra questão é o troca-troca partidário. Esta se estende até o sábado, mas hoje é o dia decisivo, porque os parlamentares costumam viajar para suas bases na sexta-feira e sábado é sábado. É hoje, portanto, que a maioria das migrações serão realizadas.

Em Washington, Capitólio reabre após tiroteio -AO VIVO

EM ACTUALIZAÇÃO : PÚBLICO   03/10/2013 - 19:47 (actualizado às  20:19 ) Live streaming video by Ustream  1  

Tiroteio no Capitólio em Washington

Imagem

Tiroteio fecha o Capitólio em Washington

Imagem
Pelo menos um policial teria ficado ferido segundo a agência de notícias AP O Estado de S. Paulo WASHINGTON - O Capitólio (prédio do Congresso americano), em Washington, foi fechado na tarde desta quinta-feira, 3, após um suposto tiroteio do lado de fora do prédio. Segundo a agência AP, um policial ficou ferido. Em uma nota divulgada por e-mail, a polícia do Capitólio afirmou que todos deveriam "fechar, trancar as portas, e ficar longe das janelas e portas com saída para o lado externo". Segundo a nota, o tiroteio ocorreu perto do prédio do Senado. Aguarde mais informações

Barbosa pede que mulher de repórter deixe cargo no STF

Imagem
Presidente do Supremo diz a Lewandowski que permanência de servidora casada com jornalista do 'Estado' no gabinete é 'antiética O Estado de S.Paulo BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, encaminhou ofício ao vice-presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, pedindo que este reconsiderasse a decisão de manter em seu gabinete uma servidora que atua no tribunal desde o ano 2000.