Postagens

Mostrando postagens de maio 30, 2021

Justiça condena sete militares por crimes cometidos durante a ditadura. No Uruguai

Imagem
  História de ex-guerrilheiros, como 'Pepe' Mujica, que se tornaria presidente, inspirou o fime 'Uma noite de 12 anos'   Por Redação RBA -  Publicado 04/06/2021   A Justiça do Uruguai condenou sete militares reformados por crimes cometidos durante a ditadura que perdurou de 1973 a 1985. O processo envolvia oito nomes, mas um deles morreu durante o processo. A denúncia foi feita em 2011, depois que o então presidente, José “Pepe” Mujica, acabou com a proteção prevista por uma lei dos anos 1980.

Colombianos ampliam greve por auxílio emergencial, fim da privatização e da carnificina governamental

Imagem
  Créditos da foto: Ruas de Cali transbordaram para denunciar política ditatorial do governo de Iván Duque, 51 lesões oculares e mais de 70 assassinatos, 14 somente na sexta-feira e 50 feridos em Cali (Ernesto Guzmán Jr./EFE)   Por Leonardo Wexell Severo - na Carta Maior  Dando prosseguimento aos protestos iniciados com a Paralisação Nacional de 28 de abril por “paz, salário, emprego, direitos e o fim da política de desmilitarização e privatização do governo de Iván Duque”, os colombianos ampliam o movimento por negociações reais e efetivas. No momento em que os dados oficiais apontam que o desemprego de abril superou o de março, alcançando os 15,1%, e que o número de mortos pelo coronavírus bateu no pico, checando aos 3.558 na semana, Duque radicaliza sua política de terrorismo de Estado.

Denunciado crescimento da pobreza e de milionários na América Latina

Imagem
  Nações Unidas, 4 de jun (Prensa Latina) Enquanto milhões de famílias lutam para sobreviver hoje em meio à crise econômica, o número de milionários cresceu 31% na América Latina, disse o subsecretário-geral adjunto da ONU, Luis Felipe López-Calva. Em um artigo intitulado A pandemia agrava as disparidades e produz mais milionários na América Latina, publicado no site das Nações Unidas, o alto funcionário reconheceu que a região é a segunda mais desigual do mundo.

Fujimori e Castillo travam disputa acirrada e polarizada no Peru neste domingo

Imagem
  Keiko Fujimori e Pedro Castillo: dois projetos de país, frente a frente - AFP   Por Daniela Ramos - no Brasil de Fato | Lima (Peru) | 04/06/2021  Mais de 25 milhões de pessoas irão às urnas para decidir o novo presidente do Peru no domingo (6). O segundo turno coloca frente a frente a herança da ditadura de Alberto Fujimori, representada por sua filha Keiko , e um projeto popular, de esquerda, liderado pelo professor e sindicalista Pedro Castillo .  Enquanto Keiko Fujimori tenta se eleger pela terceira vez, Castillo era visto como um "candidato improvável" até ser o mais votado no primeiro turno. 

A última máscara do partido militar e o país na porta do inferno

Imagem
  Por Jeferson Miola - em seu Blog - 03/06/2021 Nenhuma ilusão; absolutamente nenhuma ilusão é tolerável nesta hora. A impunidade do general e ex-ministro da Morte Eduardo Pazuello depois de participar de ato de moto-fascistas e subir no palanque político-partidário do Bolsonaro [23/5] não dá lugar a dúvidas: o partido militar abriu as portas do inferno e pode mergulhar o país no caos, na ditadura e na barbárie.