Postagens

Mostrando postagens de abril 26, 2015

Algumas histórias de delação premiada

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Os procuradores do Paraná deveriam assistir à série Black List, com James Spader fazendo o papel de um bandidão que resolve fazer delação premiada. Brilhante e sedutor, Spader manipula acintosamente os investigadores do FBI. Transforma o aparelho do Estado um aliado na luta contra seus inimigos pessoais.

Najar Tubino: O agronegócio é a nova versão do colonialismo, na África

Imagem
Os países do G-8 querem assumir a terra do continente africano, exportando suas tecnologias e ignorando qualquer conhecimento agroecológico. Najar Tubino - Carta Maior Os 53 países da África tem uma população de 1,111 bilhão de habitantes, sendo que 863 milhões moram na África Subsaariana – 34 países -, e 539 milhões continuam vivendo no campo. Mais de 90% são agricultores familiares, que as instituições internacionais insistem em qualificar de pequenos agricultores sem recursos. Além disso, 75% dos que trabalham e vivem da agricultura são mulheres, outro dado negligenciado pelas agências internacionais, como a USAID dos EUA, que está envolvida na maioria dos projetos de cooperação no continente africano. O próprio G-8 definiu há dois anos uma estratégia até 2022, para retirar 50 milhões de pessoas da situação de fome. Uma hipocrisia que de tempos em tempos os governantes ricos do planeta transformam em anúncios pomposos e planos detalhados. Este ano, por exemplo, era para

Mauricio Dias: De como engolir sapos

Imagem
por  Mauricio Dias  —  publicado na Carta Capital -  02/05/2015 Talvez Dilma Rousseff tenha aprendido a jogar, nas duras situações políticas que as circunstâncias a obrigam a enfrentar O general Golbery do Couto e Silva, um dos pilares do regime de 1964, ensinou: engolir sapos é rotina Há um racha no Legislativo. Só aparentemente nasce da velocidade imprimida por Eduardo Cunha na Câmara e da lentidão de Renan Calheiros no Senado. O primeiro acelera votações e o segundo pisa no freio. É verdade que os dois não são tucanos. Andam, porém, a se bicar.

Pesquisa: maioria dos americanos considera Hillary Clinton desonesta

Imagem
A maioria dos americanos não confia na ex-secretária de Estado Hillary Clinton, revelaram os resultados de uma pesquisa realizada pela agência GFK, encomendada pela Associated Press. Hillary Clinton Cerca de 61% dos cidadãos acreditam que a definição de "honesta" pouco adequada ou inadequada para Clinton, 37% acha que se adequa; 44% acham sua candidatura "inspirada", enquanto 53% possuem a opinião oposta. Em geral, a candidatura da ex-primeira- dama recebe uma avaliação positiva de 46%, negativa – de 41%. Anteriormente, em entrevista à Rádio Sputnik, Antônio Gelis, professor de Geopolítica e Relações Internacionais da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, falou sobre o que pode representar para a política americana a candidatura prévia da democrata Hillary Clinton à presidência dos EUA.

Paulo Nogueira: O lixo se queixa de Lula por ter sido comparado à Veja e à Época.

Imagem
Postado em   02 mai 2015 por :   Paulo Nogueira Para: Lula De: Lixo Caro senhor Lula: que mal fiz ao senhor para ser comparado às revistas Veja e Época? Menti? Caluniei? Manipulei? Fui canalha? Desonesto? Sou subestimado, e lembrado apenas em horas de raiva, como aconteceu com o senhor. Eu existo para que o planeta fique limpo, ou razoavelmente limpo. Proporciono emprego honesto para uma categoria humilde e simpática: os lixeiros. Por que, então, me comparar à Veja e à Época?

BNDES responde às mentiras da Época

Imagem
2 de maio de 2015 | 12:16  Autor: Miguel do Rosário CARTA DO BNDES À REVISTA ÉPOCA No  Facebook da instituição . O ‪#‎BNDES‬ repudia as ilações feitas pela reportagem da Revista Época (“Lula, o operador”). Os procedimentos adotados pelo Banco nos financiamentos mencionados pela revista são absolutamente regulares, pautados pelas melhores práticas bancárias e rigorosamente dentro do que determina a lei.

Paraná: O governo Richa desmancha-se no ar

Imagem
por René Ruschel —  publicado - na Carta Capital É cedo para prever o futuro político daquele que já foi uma promessa tucana, mas o governador pode ter selado sua sorte entre balas de borracha e bombas de gás O governador do Paraná culpou os manifestantes pelo ocorrido De Curitiba O governo Beto Richa (PSDB) aos poucos se esfacela. Na história política do Paraná, só o ex-governador Haroldo Leon Perez teve uma queda tão vertiginosa. Indicado pelo general Emilio Garrastazu Médici, sobreviveu por apenas sete meses no cargo. Acusado de corrupção, foi exonerado pelo mesmo ditador de plantão. Como vivemos numa democracia é preciso respeitar o resultado das urnas. Enquanto isso, o tucano começa a soçobrar.

Luis Nassif: Na Época, o alto custo da politização do Ministério Público Federal

Imagem
ATUALIZADO EM 01/05/2015 - 20:11 Luis Nassif Não há mais limites para a politização do Ministério Público Federal. A denúncia da Procuradoria da República do Distrito Federal contra a Odebrecht e Lula, por suas ações para conquistar mercados em países emergentes, é um dos capítulos mais graves da atuação política do órgão ( http://migre.me/pGGtG ). Desde o início dos anos 90, obras de construtoras brasileiras no exterior foram enquadradas na categoria “exportação de serviços”, tendo acesso a linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). Já em 2003, o banco contava com um departamento especializado em América do Sul, com US$ 2,6 bilhões de projetos em carteira.

Miguel do Rosário: Globo e MP centram fogo em Lula

Imagem
Eles Por  Miguel do Rosário , postado em maio 1st, 2015 De um lado, temos o exemplo do ex-presidente FHC, que viaja o mundo  falando mal do Brasil . Do mesmo lado, o exemplo do ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, que saiu do governo, abriu a Gávea Investimento e a  vendeu ao JP Morgan . Ficou bilionário oferecendo todo o tipo de informação privilegiada que obteve enquanto foi governo.

Merkel irracional?

Imagem
Para prolongar a própria sobrevivência política, elites alemãs podem deixar desabar o euro 30/4/2015,  [*] Catarina Príncipe,   Jacobin Magazine Is Merkel Being Irrational? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Alexis Tsipras e Angela Merkel  (março-2015) Depois do acordo dentro do Eurogrupo em fevereiro/2015, a posição da Alemanha quanto às condições às quais a Grécia teria de se submeter pareceram relaxar. As condições iniciais eram basicamente idênticas às acertadas com o governo grego que foi substituído nas urnas pelo governo Tsipras: arrocho nas pensões, privatizações, aumento de impostos sobre artigos de primeira necessidade e desregulação continuada do mercado de trabalho.

Putin: Rússia mais uma vez prova que pode superar todos os desafios

Imagem
Sputnik News - 01/05/2015 O presidente russo, Vladimir Putin, entregou na sexta-feira, 1 de maio Dia do Trabalho, prêmios estatais de Herói do Trabalho e fez lembrar tudo o que milhões de trabalhadores fizeram para a frente durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao 1° de Maio: Cristo, Marx e Francisco

Imagem
Neste 1° de maior, uma frase do Papa Francisco: 'a principal causa da pobreza é esse sistema econômico que retirou o ser humano do centro' José Carlos Peliano* Ateus ou crentes, não importa a igreja, o culto, o rebanho, no mesmo barco estamos entre a fé e a dúvida, ou a indiferença ou a total descrença. O que parece nos aproximar uns dos outros é o contato com o espelho. Precisamos do outro para reforçar ou negar nossa crença.   Não fosse assim estaríamos vivendo num mundo que não o capitalista. Onde as relações entre mulheres e homens seriam espontâneas, genuínas, diretas. Possivelmente arranjos humanos de cooperação mútua, saudáveis, auto-reguladores.

Camila Nogueira: Bolsonaro e o “Orgulho de ser Hétero”

Imagem
Postado em   01 mai 2015 por :   Camila Nogueira Jair Bolsonaro Há cerca de dois meses, uma amiga enviou-me uma imagem. Dentro de um carro, armas. “Direitos humanos? Desconheço essas palavras”, afirmava. Era da página Orgulho de ser hétero – que, para mim, poderia ser classificada facilmente como uma das mais odiáveis do Facebook – e comportava a segunte legenda: “Direitos humanos para humanos direitos”.

#ComDilmaaPanelaéCheia

Imagem
Panelaço de coxinha acompanha o jornal nacional Na foto, o resultado de um panelismo tucano A suspeita de um panelaço quando a Dilma entrar no jn com um  vídeo massivamente espalhado nas redes sociais  fez com que difundisse a hashtag #ComDilmaaPanelaéCheia. Como disse o Lula : esse pessoal está precisando olhar para o próprio rabo. Eles gostam mesmo é de dar  porrada em professor . PHA

Observatório diz que ataque de forças lideradas pelos EUA mata 17 civis na Síria

Imagem
sexta-feira, 1 de maio de 2015 17:25 BRT BEIRUTE  (Reuters) - Um ataque aéreo de forças lideradas pelos Estados Unidos na província de Aleppo, no norte da Síria, matou pelo menos 17 civis incluindo duas crianças e feriu dezenas, disse um grupo que monitora o conflito sírio.

Elementos para entender o viés editorial de direita nos veículos de comunicação

Imagem
Muitos donos das mídias figuram entre as listas de famílias mais ricas do Brasil Isso ajuda a explicar as posições editoriais a favor da PL 4330. Róber Iturriet Avila - na Carta Maior As posições políticas de  direita e de  esquerda  expressam valores, diagnósticos e prescrições distintas para os problemas da sociedade. De maneira genérica, as perspectivas da direita econômica entendem que o mercado é eficiente na produção de bens e na distribuição da renda. Ao contrário da esquerda econômica, que prescreve tanto regulação na produção, quanto políticas distributivas. Esse último aspecto se justifica, sobretudo, pela compreensão de que o mercado funcionando livremente tende a concentrar riqueza.

Lula, depois de dizer que Época e Veja são lixo: “Me chama para a briga que eu gosto”; ouça o discurso

Imagem
Lula, no ato do 1º de maio: “vou desafiar os que não se conformam com a democracia” do site do Instituto Lula  -  01/05/2015  O ex-presidente Lula participou nesta sexta-feira (1) do ato unificado do Dia do Trabalhador convocado por centrais sindicais e movimentos sociais no centro de São Paulo.

“A Alemanha manda na Europa porque 27 Estados-membros permitem que isso aconteça”

Imagem
Marisa Matias teceu críticas ao caráter anti democrático das instituições europeias. Sobre a chantagem exercida sobre o governo grego, a eurodeputada do Bloco frisou que o que Bruxelas está a dizer “é que não vale a pena celebrar eleições nos países já que, ganhe quem ganhar, vão ter que adotar as normas ou medidas que eles mandam”. ESQUERDA.net Foto de Tobias Kleinschmidt/EPA. “Quem manda na Europa é Alemanha, mas fá-lo porque há outros 27 membros que o permitem. A responsabilidade da destruição social que estamos a viver na Europa é de todos os governos”, defendeu a eurodeputada numa  entrevista ao La Marea. Marisa Marias teceu críticas ao caráter anti democrático das instituições europeias, salientando que “em Bruxelas estão concentrados os poderes que tiram aos cidadãos a capacidade de poder decidir sobre muitas coisas importantes das suas vidas”.

A história dos PMs que se recusaram a bater nos professores era boa demais para ser verdade

Imagem
por :   Kiko Nogueira Em tempo de guerra, a primeira vítima é a verdade. Depois da pancadaria no Paraná, duas histórias chamaram a atenção pelo ineditismo, cada uma especial à sua maneira. A primeira envolveu o soldado Umberto Scandelari, de Curitiba. Scandelari publicou uma foto dele mesmo nas redes sociais com as mãos e o rosto manchados do que parecia ser sangue, juntamente com a legenda: “Professor, conta outra…”

André Barrocal : Eduardo Cunha mentiu a deputados?

Imagem
Operação Lava Jato  À CPI, ele negou participação em requerimentos suspeitos, mas registros da Câmara o contradizem   por  André Barrocal  —  publicado  01/05/2015 - na Carta Capital       Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados Eduardo Cunha durante entrevista em 22 de abril. Um rastro digital complicou o presidente da Câmara O presidente da Câmara,  Eduardo Cunha (PMDB), é alvo de um inquérito no Supremo Tribunal Federal pedido pela Procuradoria Geral da República por suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Um dos motivos para a desconfiança é a delação premiada do  doleiro Alberto Youssef  na  Operação Lava Jato . Youssef descreveu uma tentativa de achaque praticada na Câmara contra um empresário que teria suspendido o pagamento de propina a Cunha. Novos indícios surgidos nos últimos dias aumentaram a suspeita e mereceram do deputado explicações esquisitas.  

Dilma defende diálogo com trabalhadores em discurso pelo Primeiro de Maio

Imagem
Sputnik News - 01/05/2015 Em mensagem de comemoração pelo Dia do Trabalho, nesta sexta-feira (1), a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, defendeu em discurso publicado nas redes sociais o direito de manifestação dos trabalhadores, a valorização do salário mínimo e a necessidade de se regulamentar o trabalho terceirizado no país sem afetar os avanços já conquistados.

Vietnã: a guerra que os EUA não esquecem

Imagem
Quarenta anos após a queda de Saigon, país ainda tem dificuldade em encontrar significado para a intervenção militar. Até hoje, derrota é referência em debates sobre entrada americana em outros conflitos armados. Cliff Riley viu a  queda de Saigon  pela TV. Uma década antes, em 1966, ele havia se voluntariado no Exército, em meio à onda de patriotismo americano que sucedeu a Segunda Guerra Mundial. Intervir no Vietnã, pensava ele na época, era uma ação legítima para combater a ameaça do comunismo.

40 anos da libertação de Saigon - A vitória contra dois impérios

Imagem
O Vietnã de hoje é o resultado de 30 anos de guerra com França e EUA, que em matéria de barbárie não se diferenciam em nada do Estado Islâmico. Leneide Duarte-Plon, de Paris - na Carta Maior Dividir para dominar foi sempre o lema das grandes potências em todo o planeta. No Vietnã não foi diferente. No fim da guerra da Indochina, em 1954, a França perdeu sua colônia que, pelos acordos assinados em Genebra, passou a se chamar Vietnã, dividido em dois países – o Norte, comunista, e o Sul, sob a égide dos ocidentais. O exército francês capitulou diante da bravura do inimigo, que o venceu na batalha de Dien Bien Phu. As bombas de Napalm, fornecidas pelos americanos, foram utilizadas pela primeira vez pelos franceses na Indochina. Mesmo assim, a guerrilha dos aguerridos combatentes viet-mihn derrotou o antigo colonizador.

Obama & o seu Tratado Trans-Pacífico (TPP): “Quem pratica o mal odeia a luz e dela não se aproxima”

Imagem
25/4/2015,  [*] William K. Black ,  Blog New Economic Perspectives  (em Quito) Obama & TPP: Every One That Doeth Evil Hateth the Light Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR   CASTOR FILHO Barack "excepcional" Obama discursando para cadetes de West Point em 28/5/2014 O presidente Obama quer que o mundo saiba que ele toma como  ofensa pessoal  que a base do Partido Democrata oponha-se aos seus mais recentes esforços para vender os direitos dos povos do mundo às mais sórdidas empresas-corporações planetárias, mediante o para sempre infame Tratado Trans-Pacífico [orig.  Trans-Pacific Partnership (TPP) ].

A CRIPTOGRAFIA E O AUTORITARISMO

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Hoje em Dia) - Apresentando-se, sempre, ao mundo, como um paladino da defesa da liberdade e da democracia, os EUA acabam de pedir à comunidade científica o fim da criptografia, processo que permite aos usuários de computador defender seus dados de hackers e mantê-los a salvo de estados abusivos e autoritários, que espionam seus cidadãos e os alheios, como o é o caso dos próprios Estados Unidos. Na última conferência RSA, voltada para sistemas de segurança cibernética, encerrada há poucos dias, o Secretário para a Segurança Interna dos EUA, Jen Johnson, fez um apelo aos técnicos e cientistas participantes, no sentido de desenvolver uma forma definitiva de “contornar e desabilitar a criptografia” como forma de aumentar o poder dos órgãos de segurança.

Lula: Se tentarem derrubar Dilma, vão mexer com milhões de brasileiros

Imagem
O ex-presidente Lula participou, nesta sexta-feira (1), do ato do Dia do Trabalhador realizado no Vale do Anhangabaú, em São Paulo e deu um recado à direita que não aceitou o resultado das urnas. “Eles tem que saber que se tentarem derrubar a Dilma, eles vão mexer com milhões e milhões de brasileiros trabalhadores”, afirmou. A atividade foi organizada pelas centrais sindicais CTB, Cut e Intersindical e contou com a participação de movimentos sociais e dos partidos PCdoB, PT, PCO e Psol.  Ricardo Stuckert | Instituto Lula Lula convocou a população a defender a democracia e o resultado eleitoral das urnas Lula falou que está disposto a viajar novamente de Norte a Sul e de Leste a Oeste do Brasil para conversar com o povo. “Aos meus detratores: eu vou andar este país outra vez, e vou conversar com os desempregados, os camponeses, os empresários. Vou começar a desafiar aqueles que não se conformaram com o resultado da democracia". Para o ex-presidente, o resultado das urnas de

Paulo Nogueira: Dilma deu uma bofetada na Rede Globo ao rejeitar a tevê no Dia do Trabalho.

Imagem
Postado em   30 abr 2015 por :   Paulo Nogueira TV já era Existem problemas reais, e existem falsos problemas. Falso problema é, por exemplo, Dilma falar ou não por rede de tevê no Dia do Trabalho. Em plena Era Digital, exigir que Dilma apareça na televisão é uma questão de obsolescência mental. Vi, sem surpresa, a oposição tentando tirar bovinamente proveito da decisão presidencial de limar a tevê. Aécio pontificou.

Maria Inês Nassif: A caminhada do PSDB para a direita está completa

Imagem
O PSDB se tornou um boneco de ventríloquo: aparelhado pelas forças sociais conservadoras, coloca a truculência policial ao dispor do reacionarismo. Carta Maior -  Maria Inês Nassif A violenta repressão da Polícia Militar a uma manifestação de professores em Curitiba – que justificadamente protestavam contra o assalto do governo do Estado a um fundo de Previdência que é deles – traz preocupações que transcendem a própria violência. O perfil dos governos do PSDB nos Estados onde, teoricamente, o partido tem líderes de vocação nacional, confluem para um conservadorismo orgânico, para um modelo tucano de governar vocacionado ao fiscalismo, à visão desumanizada do servidor público e do que se considera adversários políticos, ao desprezo pela gestão pública e, fundamentalmente, para uma opção por uma política de segurança pública pautada pela força bruta.

Presidenta Dilma acerta ou erra ao se pronunciar apenas pela internet neste Dia do Trabalho?

Imagem
Mais importante que o veículo escolhido para um governo se pronunciar são as ações, gestos e atitude em benefício do trabalhador neste 1º de Maio por  Helena Sthephanowitz, para a Rede Brasil Atual   publicado  30/04/2015 15:43,  última modificação  30/04/2015 16:19 ARQUIVO RBA Dilma prepara pronunciamento, desta vez pela rede mundial de computadores: em vez de forma, conteúdo A presidenta Dilma Rousseff não fará pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta sexta-feira (1º), Dia do Trabalho. A decisão foi tomada na reunião de coordenação política do governo no início da noite de segunda-feira (27). Será a primeira vez que a presidenta não fará o pronunciamento na TV no Dia do Trabalho, em seu quinto ano de governo. Medida certa para uns, erradas para outros. O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, disse: “A presidenta vai dialogar com os trabalhadores, com a sociedade brasileira, pelas redes sociais.