Postagens

Mostrando postagens de julho 17, 2016

Mauricio Dias: O tormento de Temer

Imagem
E se o grande promotor do impeachment decidir abrir a boca a respeito do vice-presidente que promoveu à Presidência interina? por  Mauricio Dias  —na Carta Capital -   publicado  22/07/2016 11h29,  última modificação  23/07/2016 08h09 Antonio Cruz / Agência Brasil Eduardo Cunha e Michel Temer em novembro Brasília, em recesso parlamentar, reduziu as possibilidades de circulação das banais intrigas políticas. A capital do País, no entanto, aguarda ansiosa a chegada de agosto, que, no calendário da República, é considerado o mais cruel dos meses. Justificam essa referência, entre outras coisas, o  suicídio de Getúlio Vargas , em 1954, e a  renúncia de Jânio Quadros  à Presidência, em 1961. Agosto rapidamente aproxima-se com dois problemaços na pauta. 

Paulo Nogueira: O formidável acerto de Lula em denunciar Moro como um juiz desqualificado.

Imagem
Postado em   23 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira Juiz sem isenção Com formidável atraso, Lula fez uma coisa vital:  denunciou  Sérgio Moro. Já era mais de hora de acabar com a hipocrisia, com o cinismo, com o jogo de cena. Moro, este o ponto, não tem a menor condição de julgar Lula porque lhe falta o essencial: imparcialidade. Tecnicamente, Moro é juiz. Mas, no mundo das coisas reais, ele é parte importante de um mecanismo destinado a acabar com Lula. Isso tem que ficar claro.

PML: Terror & golpe

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 23/07/2016 Não vamos nos enganar. Não é preciso ser um admirador de Maquiavel para entender que num momento de grandes incertezas políticas como aquele que enfrentamos no Brasil a denúncia de uma possível ameaça terrorista pode ser de grande utilidade para forças  que ocupam provisoriamente a presidência da República e necessitam, como é visível a cada dia, "mostrar serviço" aos olhos de uma população desconfiada de gestos e intenções para manter-se no cargo de qualquer maneira.  

Embaixador brasileiro nos EUA faz defesa enfática do impeachment e de Temer

Imagem
SEX, 22/07/2016 - 18:19 ATUALIZADO EM 22/07/2016 - 18:24 Patricia Faermann . Jornal GGN -  Após um grupo de 37 congressistas do Partido Democrata enviar uma carta ao secretário de Estado John Kerry, que representará o presidente Barack Obama nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, denunciando a ilegalidade do impeachment, o embaixador do Brasil em Washington Luiz Alberto Figueiredo Machado, manifestou "surpresa" com a alegação "completamente errada" de que o processo é "ameaça às instituições democráticas". A carta, assinada nesta quarta-feira (20) pelo embaixador, expõe em três páginas os argumentos do representante brasileiro nos Estados Unidos para defender a "legalidade" do impeachment. Com o nome do destinatário apagado, o documento provavelmente foi enviado a um dos 37 congressistas que criticou o processo contra Dilma a John Kerry.

Helena Chagas: estratégia é tornar Lula inelegível

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/07/2016 . A jornalista Helena Chagas publica hoje, no site  Os Divergentes , artigo onde diz que “A estratégia dos acusadores de Lula agora é outra. Querem julgá-lo, condená-lo e torná-lo inelegível antes das eleições de 2018”. Ela avalia que, em razão da reação à “condução coercitiva” de Lula pela Polícia Federal e pelo fato de o ex-presidente se considerar à frente das pesquisas eleitorais, ” são mínimas, a esta altura, as chances de o ex-presidente Lula ser levado à prisão preventiva ou temporária pelos investigadores da Lava Jato”. A ideia seria, então, arranjar um julgamento rápido e uma condenação que tornasse o líder petista inelegível. “Se vão conseguir,  aí são outros quinhentos”, diz ela.

Moro nega pedido para se declarar impedido de atuar em processos sobre Lula

Imagem
. André Richter - Repórter da Agência Brasil -  22/07/2016 20h58 O juiz federal Sérgio Moro decidiu hoje (22) que vai continuar na condução dos processos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O juiz negou pedido da defesa de Lula para se declarar impedido para julgar as causas. Na mesma decisão, Moro disse que a opinião pública tem papel importante para prevenir “interferências indevidas” em processos que envolvem acusados poderosos. Para Sérgio Moro, foi legal a quebra de sigilo do telefone fixo do escritório do advogado Roberto Teixeira Arquivo/Akemi Nitahara/Agência Brasil Na petição, os advogados de Lula alegaram que Moro não poderia julgar o caso por ter escrito um artigo acadêmico em 2004, no qual se manifestou a favor da importância da opinião pública nas investigações contra políticos. Além disso, a defesa afirmou que o juiz participou de eventos políticos e que teria declarado,  em um jantar com advogados do Paraná, que Lula “seria condenado at

Nassif: Alexandre de Moraes, e a carreira pavimentada a sangue

Imagem
SEX, 22/07/2016 - 16:12 ATUALIZADO EM 22/07/2016 - 17:31 Luis Nassif Delegados da Polícia Civil de São Paulo cunharam o apelido de Kojak para o então Secretário de Segurança Alexandre de Moraes. Em parte, pela calva. Muito pela fixação nos holofotes. Fazia questão de ser comunicado sobre as operações mais irrelevantes, para ser a pessoa a anunciar a operação e os resultados para a TV. O carnaval em torno dos supostos terroristas que criavam galinhas seguiu essa linha. Mas, aí, com uma irresponsabilidade monumental. O estardalhaço em cima de um factoide não só ajudou a carregar mais nuvens sobre os céus das Olimpíadas, como a chamar a atenção dos malucos sobre a possibilidade de atentados terroristas no evento.

Temer receia ter sido gravado por Cunha

Imagem
Em conversa no Jaburu, deputado teria lembrado 'parcerias'. Lei de Portos foi uma delas por  André Barrocal  — na Carta Capital -  publicado  22/07/2016 14h31,  última modificação  22/07/2016 16h29 Antônio Cruz / Agência Brasil Temer e Cunha na Fundação Ulisses Guimarães, em Brasília, em julho de 2015 O presidente interino Michel Temer anda tenso às vésperas de uma decisão final do Senado sobre o  impeachment . Desconfia que pode ter sido gravado pelo deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), réu por corrupção na Justiça e à beira da cassação na Câmara.  A suspeita de Temer surgiu em um  encontro recente com Cunha  no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência. O réu teria encaminhado a conversa de modo estranho, ao “lembrar” o interino de certas parcerias deles no passado. Histórias pouco republicanas, presumivelmente.  Ao sentir que poderia cair numa arapuca, o presidente em exercício teria reagido aos gritos com Cunha, no relato de uma pess

Para MPF, projeto Escola Sem Partido é inconstitucional e impede pluralidade

Imagem
. NEUTRALIDADE IMPOSSÍVEL 22 de julho de 2016, 17h02 - CONJUR O projeto de lei que quer implementar o Escola Sem Partido é inconstitucional, pois impede o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, nega a liberdade de cátedra e a possibilidade ampla de aprendizagem e contraria o princípio da laicidade do Estado. Essa é a opinião do Ministério Público Federal, expressada em nota técnica divulgada nesta sexta-feira (22/7).  O estudo, feito pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), já foi encaminhado ao Congresso Nacional. Ele aponta a inconstitucionalidade do Projeto de Lei 867/2015, que inclui o Programa Escola sem Partido entre as diretrizes e bases da educação nacional. Leia mais >>

Paulo Nogueira: Estamos condenados a suportar Temer até 2018?

Imagem
Postado em   22 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira Uma calamidade Estamos condenados a suportar Temer até 2018? Temo que sim. Algum tempo atrás, estava convencido de que o golpe não vingaria. Escrevi sobre isso mais de uma vez. Minha análise se baseava no seguinte: Eduardo Cunha não teria liberdade de ação para comandar o processo de impeachment na Câmara depois que vieram a público acusações gravíssimas contra ele. Ele afastado, o processo morreria.

Polícia suspeita de ataque terrorista em tiroteio de Munique

Imagem
. Sputnik News - 15:30 22.07.2016(atualizado 15:48 22.07.2016) A polícia de Munique informou que o tiroteio que acontece nesta sexta-feira (22) no centro comercial da cidade pode ser um ataque terrorista. "Há suspeita de ataque terrorista", disse o porta-voz da polícia local, acrescentando que ainda não se sabe o motivo do tiroteio em Munique.  Os agentes de segurança recomentou que os moradores e visitantes da cidade fiquem em locais seguros.  O vídeo abaixo mostra o momento exato em que um atirador abre fogo contra pedestres em frente a um restaurante McDonald's.  Ainda não se sabe o número oficial de mortos, mas, segundo as últimas informações, foram confirmadas seis mortes durante o tiroteio.  Inicialmente, foi informado que uma ou mais pessoas abriram fogo contra a população no centro de Munique. Posteriormente, foram relatados disparos em outros pontos da cidade. 

PSB reitera apoio ao impeachment e fecha olhos para corrupção em seus quadros

Imagem
TELHADO DE VIDRO Presidente do partido, Carlos Siqueira, ataca presidenta enquanto silencia sobre casos de corrupção como o do prefeito afastado de Foz do Iguaçu e sobre o avião que levava Eduardo Campos por  Helena Sthephanowitz   publicado  22/07/2016 11:44,  última modificação  22/07/2016 13:20 REPRODUÇÃO/ABR Siqueira, o prefeito Reni Pereira e o jatinho que levava Campos: partido envolvido em corrupção quer fim de Dilma Com um discurso voltado “contra a corrupção”, “ética” e “perda de governabilidade”, o  presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, confirmou que o partido vai apoiar, no mérito, o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ele afirmou que a sigla deverá repetir o placar da admissibilidade do processo, quando cinco senadores socialistas votaram a favor da abertura de processo contra Dilma. É no mínimo curioso o discurso de Siqueira, já que seu partido está envolvido, segundo a Operação Turbulência da PF, no caso do avião fantasma, comprado por

Desvio de R$ 30 milhões do FNDE pode ter abastecido campanha de Beto Richa

Imagem
SEX, 22/07/2016 - 10:57 ATUALIZADO EM 22/07/2016 - 10:58 . Jornal GGN -  Denúncia divulgada pela Gazeta do Povo e repercutida pelo blog Esmael Morais aponta que um desvio de R$ 30 milhões de recursos federais que seriam destinados a escolas estaduais no Paraná teriam abastecido a campanha de reeleição do governador Beto Richa (PSDB), além de campanhas dos deputados Ademar Traiano (PSDB), Plauto Miró (DEM) e Tiago Amaral (PSB). Trata-se de uma investigação da Polícia Federal sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Partindo das irregularidades reveladas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), que julgou que R$ 13,9 milhões em verbas da União foram aplicados irregularmente e determinou a devolução do montante aos cofres públicos, o inquérito revelou outras camadas do esquema, envolvendo seis construtoras e políticos.

João Santana: ‘98% das campanhas no Brasil usam caixa 2 e só eu e minha mulher estamos presos’

Imagem
. Postado em  22 de julho de 2016 às 12:27 pm DCM Do  globo : No fim do depoimento ao juiz Sérgio Moro, o publicitário João Santana fez uma espécie de desabafo. Disse que 98% das campanhas políticas no Brasil utilizam caixa dois e que, mesmo assim, ele e a mulher, Mônica, são os únicos presos por esse motivo. Ao sustentar a alegação de que são milhões os profissionais “de todas as camadas sociais e dezenas de profissões que recebem por fora”, Santana afirmou: — Se tivesse o mesmo rigor que está tendo comigo em relação a essas pessoas, teria uma fila saindo atrás de mim que iria bater em Brasília, chegaria a Manaus. Poderia ser fotografada de satélite — disse o marqueteiro.

Itália adota programa "Bolsa Família" em escala nacional

Imagem
22 de julho de 2016 - 11h59 - Vermelho.org Enquanto o governo ilegítimo de Michel Temer tergiversa e ameaça o Bolsa Família, o governo italiano, através do ministro do Trabalho, Giuliano Poletti, anuncia que vai adotar em escala nacional um programa semelhante. Por Flávio Aguiar*, na RBA Programa deverá beneficiar entre 180 e 220 mil famílias consideradas em situação de extrema pobreza ou “em dificuldades” O programa se chama Sostegno per l’inclusione attiva (Sustento para a inclusão ativa). Foi criado, em caráter experimental, em 2013, com aplicação em grandes cidades. Agora, com sua ampliação, deverá beneficiar entre 180 e 220 mil famílias consideradas em situação de extrema pobreza ou “em dificuldades”. O total de pessoas atingidas pelo programa é estimado entre 800 mil e 1 milhão, sendo metade delas menor de idade. O orçamento do programa para 2016 é de € 750 milhões, e em 2017 está prevista a aplicação de € 1,5 bilhão. Os pagamentos serão bimestrais, com € 80 por pessoa

Bresser-Pereira: Novas eleições é ideia excelente e viável

Imagem
Afirmar que os direitos sociais e trabalhistas garantidos pela Constituição extrapolam o orçamento federal, como se tem feito, é o mesmo que dizer que o povo não cabe nas contas do governo ou que a prática democrática não serve ao Brasil porque onera os cofres públicos. Afinal, assegurar proteção social e direitos básicos, principalmente aos segmentos mais pobres, é a essência do que se entende por um estado democrático. É o que pensa o economista e professor da FGV, Luiz Carlos Bresser-Pereira.   Ex-ministro dos governos Sarney e FHC e fundador do PSDB, Bresser pediu a desfiliação do partido tucano em 2011 e vem defendendo os governos de Lula e Dilma. Leia entrevista concedida ao jornal Olho Crítico a seguir: Olho Crítico: Integrantes do governo interino afirmam que é preciso cortar direitos para enfrentar a crise. O que acha? Luiz Carlos Bresser-Pereira:  Essa é uma tese liberal sem sentido. Pura ideologia. As contas públicas brasileiras estiveram equilibradas, com resultados

Congressistas dos EUA denunciam a ilegalidade do impeachment

Imagem
Exclusivo Em carta a John Kerry, 33 parlamentares pedem ao secretário de Estado que se abstenha de declarações favoráveis a Temer por Miguel Martins, com Eduardo Graça —na Carta Capital -   publicado  22/07/2016 09h59 Montagem Figueiredo, Dilma e Kerry: disputa política Nos Estados Unidos, a denúncia sobre a farsa do  impeachment  de Dilma Rousseff , encampada por grandes jornais como o  The New York Times , ganha força agora entre parlamentares norte-americanos. Em uma carta enviada na sexta-feira 22 a John Kerry, secretário de Estado, 33 congressistas do Partido Democrata e diversas entidades sociais e sindicatos, entre eles a influente Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais, pediram ao integrante do governo de Barack Obama e provável representante norte-americano nas Olimpíadas do Rio de Janeiro para lidar de forma cautelosa com as “autoridades interinas” brasileiras  e de se abster de declarações ou ações passíveis de serem

Governo quer dar 'moleza' de R$ 40 bi a bancos com securitização da dívida

Imagem
GOVERNO INTERINO Transferência da dívida ativa da União ao setor financeiro vai repassar aos bancos a parte mais qualificada de inscrições no Refis por  Helder Lima, da RBA   publicado  21/07/2016 18:22,  última modificação  21/07/2016 18:41 EVERTON AMARO/FIESP Khair: apesar de se tratar de créditos de fácil recuperação deságio em papéis vinculados a dívidas do Refis chega a 50% São Paulo – Com o argumento de buscar receitas extras para promover o ajuste fiscal, o governo interino de Michel Temer está empenhado em criar um sistema que na verdade vai transferir ainda mais recursos públicos para o setor financeiro. É o que vem sendo chamado de “securitização da dívida ativa” – sistema em que o governo vende papeis correspondentes a débitos tributários inscritos no Programa de Recuperação Fiscal (Refis) com deságio para os bancos. Estes, por sua vez, recebem o valor total da dívida e garantem alta lucratividade. “A securitização é uma moleza que vai ser dada aos bancos

Nassif: Xadrez da disputa ideológica nas metrópoles

Imagem
QUI, 21/07/2016 - 23:01 ATUALIZADO EM 21/07/2016 - 23:10 Luis Nassif Peça 1 – A crise da democracia representativa A crise de 2008 derrubou o mito da democracia representativa como forma de governo. Até a Primeira Guerra foi o sistema que permitiu a internacionalização do capital e a derrubada de muros nacionais. De 1914 à Segunda Guerra houve o interregno autoritário, com o nascimento do comunismo e do fascismo. Da Segunda Guerra até 1972 o grande pacto que permitiu definir controles sobre os fluxos de capitais, equilibrando um pouco o jogo entre interesses nacionais e sociais e os interesses do capital, garantindo um desenvolvimento seguro de muitos países emergentes e o florescimento do estado do bem-estar na Europa. De 1972 em diante houve a segunda grande investida do capital, culminando com três grandes vitórias:

Jornal Nacional cria o ministro-Porcina. Beltrão: o que foi, sem nunca ter sido

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 21/07/2016 O deputado  Marx Beltrão (PMDB-AL) protagoniza uma situação estranha. Está, segundo O Globo, na iminência de deixar, antes mesmo de ser nomeado,  de ser Ministro do Turismo de Michel Temer, depois de ter sido anunciado há dois dias. Quando a nomeação foi acertada, decidiu-se engolir o fato de Beltrão ser réu por falsidade ideológica no Supremo Tribunal Federal, por supostamente apresentar comprovantes de pagamentos falsos á Previdência quando era prefeito de Coruripe, em seu estado. O que faz Temer mudar de ideia? A ética? A moralidade?  A ficha-limpa?

Enfim um fiscal para a imprensa brasileira: Greenwald e o escândalo Datafolha. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   21 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira Acabou a folga da mídia A imprensa brasileira viveu sempre sem qualquer tipo de fiscalização, ao contrário do que acontece em sociedades avançadas. Nelas, órgãos reguladores zelam firmemente pelo interesse público. Na Dinamarca, para ficar num caso, se um jornal publica na primeira página uma denúncia sem fundamento contra alguém, é forçado a publicar também na primeira página, em espaço equivalente, a correção. A Justiça, que poderia fiscalizar aplicando penas severas a delinquências jornalísticas, é aliada das companhias de mídia. Gilmar Mendes já foi flagrado conversando com Bonner para combinar pauta no Jornal Nacional.

Paulo Pimenta: O “Escola Sem Partido” tem partido, o do golpe

Imagem
21 de julho de 2016 - VIOMUNDO Escola sem partido é golpe na escola, é o fim da educação livre, plural e democrática! por Paulo Pimenta, via gabinete do deputado federal Sem dúvida, uma escola sem pluralidade, sem liberdade, sem diversidade, sem inclusão, sem democracia é a escola do pensamento único, da segregação, da discriminação e da repressão. Esse modelo de escola é marca característica de regimes autoritários, de uma sociedade que se assenta sob um sistema de desigualdade e de exclusão e que não permite a educação como prática transformadora que consolide ideais democráticos de igualdade e valorização das diferenças.

The Intercept: “Fraude jornalística da Folha é ainda pior: surgem novas evidências”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 21/07/2016 No  The Intercept , a versão em português da nova reportagem de Glenn Greenwald e Erick Dau sobre o escãndalo da pesquisa Datafolha:

Otávio Azevedo e as conversas sigilosas na Oi

Imagem
. Relatório aponta que ex-Andrade Gutierrez quebrou sigilo de clientes Jornal do Brasil - 20/07/2016 O ex-presidente do grupo Andrade Gutierrez Otávio Azevedo usava sua influência, na condição de controlador da telefônica, para obter  informações  confidenciais de clientes da empresa e checar se aparelhos eram alvo de interceptação autorizada pela Justiça. A constatação foi feita após a realização de uma perícia no telefone.

Janio: Governo Temer está imóvel e não é cobrado a se mexer

Imagem
. por Janio de Freitas - na Folha de São Paulo - 21/07/2016 O governo está imóvel. E não quer se mexer. Sob a proteção de imprensa e TV dopadas com tranquilizantes, o grupo de Michel Temer fala, recebe simpatia, não faz e não é cobrado. Nenhuma das medidas com alguma importância, propaladas sem cessar em mais de dois meses, teve os primeiros passos efetivados. Nada do anunciado sequer passou da garganta para o papel: não se sabe de um só projeto, entre os temas de razoável expressão, que já esteja esboçado para discussão ao menos nos ministérios interessados.