Postagens

Mostrando postagens de dezembro 14, 2014

Rumo à Cuba pós-embargo

Imagem
Milhares de norte-americanos visitarão a ilha, inclusive para tratamentos de saúde. País está pronto? Como a população se prepara? Leonardo Padura - Outras palavras Por enquanto, o embargo/bloqueio continua em pé, embora não se detenham os preparativos nem se percam as esperanças de ver o fim de algo que, para os cubanos comuns, tem sido um de seus pesadelos mais dilatados no tempo   Uma enorme marina, capaz de abrigar umas mil embarcações de recreio, foi construída no extremo da península de Hicacos, de onde domina a praia de Varadero e, graças a ela, o polo turístico mais importante de Cuba, pela quantidade de hotéis e de quartos que possui.   A uns 200 quilómetros a leste do balneário, na baía de Mariel, foi inaugurado um porto para supercargueiros e manuseamento de grandes contentores, em em volta do qual se criou uma “Zona Especial de Desenvolvimento”, na qual espera-se que funcione uma zona franca que abrigará inclusive diversas indústrias.

The Beautiful Girls - Bring Me Your Cup

Imagem

Miguel do Rosário: Sobre a “confiança” nos blogs na pesquisa da Secom

Imagem
Autor: Miguel do Rosário A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) fez uma pesquisa para descobrir o que todo mundo já sabia. Que a internet está crescendo vertiginosamente. Até aí tudo bem. A pesquisa é fundamental para dar subsídio concreto às ações de governo.

Os Estados Unidos, na percepção do Brasil

Imagem
“Este será um governo republicano e militar.  Entre les deux mon coeur balance   [entre os dois meu coração balança], sem saber qual o pior. Wall Street será o Estado-maior. A reação cairá sobre o mundo, dessas duas forças conjugadas no maior poderio que algum povo já teve, e na hora mais incerta e insegura para a vida de todos os povos. O capitalismo no poder não conhece limites, sobretudo limites de ordem internacional. O espetáculo que iremos assistir é o do esforço para voltar à ordem mundial. A nova ordem, que começava pela libertação dos povos, contra o regime colonial, sofrerá novos embates. Mas terminará por vencer, mesmo porque este povo (os norte-americanos), conforme me parece, não está unido no sentido de apoiar essa volta violenta a um passado internacional que levará inevitavelmente o país à guerra com quase todos os demais povos do mundo”. [ Oswaldo Aranha , Ministro da Economia, em carta ao presidente Getúlio Vargas, 1952, comentando a eleição do pres. Ei

Dilma cumprimenta Gabriel Medina por título mundial no surfe

Imagem
Agência Brasil 20.12.2014 - 15h28 A presidenta Dilma Rousseff cumprimentou o surfista Gabriel Medida, que conquistou na sexta-feira (19) o campeonato mundial na principal categoria do esporte. Por meio das redes sociais, ela elogiou o atleta pelo primeiro título ao país no surfe profissional. “Parabéns ao @gabriel1medina, primeiro brasileiro campeão mundial de surfe! Orgulho do Brasil! #ValeuMedina”, escreveu Dilma na rede social Twitter.

Pronatec Turismo qualifica 103 mil profissionais em dois anos

Imagem
Mais de 103 mil pessoas puderam mudar de vida com o Pronatec Turismo nos últimos dois anos, segundo balanço divulgado nesta semana. O programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo em parceira com o Ministério da Educação conta, atualmente, com mais de 180 mil alunos matriculados em todo o país. Divulgação Os primeiros cursos do Pronatec Turismo foram criados em 2012 para capacitar profissionais para atuar na Copa do Mundo As mulheres são as que mais buscam qualificação profissional no ramo do turismo. Elas ocupam 72% das cadeiras nas salas de aula contra 28% de homens. O balanço mostra ainda que 50 mil alunos têm entre 30 e 39 anos e a maioria possuir o nível médio completo. Dos 54 cursos oferecidos, os mais procurados são: Organizador de Eventos, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Recepcionista de Eventos e cursos de Inglês e Espanhol.

Jô Soares em desabafo confirma programa em 2015 com sexteto e plateia

Imagem
No  UOL . Na abertura do último programa de 2014, nesta sexta-feira (19), Jô Soares fez um desabafo para a câmera e declarou que este ano não foi fácil para sua vida pessoal. “2014 foi o ano que levou meu querido amigo e parceiro Max Nunes. Um ano que uma pneumonia me levou para o hospital e um ano que eu vivi um pesadelo de todos os pais: a dor da perda de um filho [Rafael Soares]. Além disso tudo, estou aqui inteiro renovado, pronto para enfrentar os desafios de 2015″.

Chega ao fim a aventura jurídica de 20 trilhões da Mendes Júnior

Imagem
Luis Nassif Presidente da Mendes Jr, Murilo Mendes recorreu ao ex-Ministro Miguel Reali Jr para calar os alertas sobre as jogadas jurídicas Em novembro de 2002, a juíza Érika Soares de Azevedo Mascarenhas me condenou a três meses de prisão. O motivo foi uma nota no pé de uma coluna, de poucas linhas, em que dizia que chegara ao fim “uma das mais atrevidas aventuras contra os cofres públicos”. Tratava-se de uma indenização pleiteada pela Mendes Junior contra a Chesf (Centrais Elétricas do São Francisco) por atrasos no pagamento de obras nos anos 80. A juíza considerou que o termo “atrevida aventura” era injurioso.

Rússia responderá às novas sanções dos Estados Unidos e Canadá

Imagem
EFE  |  MOSCOU 20 DEZ 2014 Moscou adotará medidas contra as novas sanções adotadas ontem pelos Estados Unidos e anunciadas pelo Canadá contra a Rússia em função da anexação da Crimeia e seu papel no conflito armado no leste da Ucrânia, disse neste sábado o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Aleksandr Lukashevich. "Aconselhamos Washington e Ottawa a pensar nas consequências destas decisões. Enquanto isso, nos ocuparemos de preparar medidas de resposta", afirmou Lukashevich em um comentário publicado no site da chancelaria russa. O presidente russo, Vladimir Putin. EFE/Sergei Chirikov O presidente americano, Barack Obama, assinou ontem uma ordem para proibir as trocas comerciais entre Estados Unidos e Crimeia e afirmou que "não aceitará a ocupação russa e a tentativa de anexação da Crimeia".

Mega investidor Soros dobra a carteira de Petrobras

Imagem
Ataulfo, desculpe, mas por que ele não compra ações da Globo ? Informa o Estadão, em estado comatoso, na reportagem de Altamiro Silva Junior, que “Soros compra mais ações da Petrobras”. “Investidor dobra sua carteira no 3º trimestre”, quando o PiG e a Casa Grande, com seus agentes no PSDB, na Vara do Dr Moro e na  PF do zé  desabaram sobre a Petrobras. Soros fechou o terceiro trimestre – diz a reportagem – com 5,1 milhões de ações e opções de compras da Petrobras.

YOANI SÁNCHEZ E BOLSONARO MOSTRAM A VERDADE DE CUBA

Imagem

Urariano Mota: Na falta de papel higiênico, vamos exportar a Veja para Cuba

Imagem
por  Urariano Mota A  Veja  se supera. Pode mesmo ser dito: é porca por cada edição ( porcada  edição). Vejam só (acima) a   capa   da ( capada ) que está nas bancas. Esta semana, numa feliz coincidência, na véspera do anúncio de Obama, tive uma discussão com dois velhos na fila do caixa no supermercado. Estávamos na fila dos “especiais”, onde às vezes eu entro por motivo de pressa, depressa. Os caras conversavam em voz alta, numa altura e tom que iam além do volume natural da fala pernambucana. Era uma conversa de propaganda de ideias para todos os demais, fala de microfone para o público. Era só cacete nos petralhas, na quadrilha, na roubalheira da Petrobras. Aí, no clímax, pegaram a  Veja  ao lado, que mostrava a última da quadrilha de Dilma.

Uruguai regulamenta cultivo de maconha para uso industrial

Imagem
O governo uruguaio divulgou nesta sexta-feira (19) a regulamentação do cultivo de cânhamo não psicoativo, uma planta utilizada no setor têxtil, na alimentação e na cosmética e cuja exploração foi habilitada há um ano pela lei que regulou o mercado da maconha no país. la Red 21 Decreto regulamenta o uso do cânhamo O decreto que regulamenta o uso do cânhamo permitirá iniciar o cultivo no país, o primeiro da América do Sul a autorizar o cultivo da planta para uso industrial. Segundo o decreto publicado nesta sexta-feira (19), entende-se por maconha não psicoativa (cânhamo) as plantas ou suas peças que não contenham mais de 1% de tetrahidrocanabinol (THC), o componente psicoativo da maconha; as sementes não poderão superar 0,5% de THC.

Richa defenestra Rossoni, que terá de embarcar em 2015 para Brasília

Imagem
O governador Beto Richa (PSDB) resolveu “endireitar” de vez no segundo mandato no Paraná. Nesta sexta-feira (19), ele escolheu um  neoliberal para privatizar a educação do estado  e, fechando o pacote de maldades, mandou o atual presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), eleito deputado federal, a Brasília de “presente” para a presidenta Dilma Rousseff (PT).

João Nogueira - Se Segura, Segurança (1983)

Imagem

O estertor patético de um derrotado

Imagem
Por Miguel do Rosário Não estou seguro se eu devia chorar ou rir desbragadamente diante de uma atitude tão incrivelmente patética, como a do PSDB de pedir ao TSE, à vera, a diplomação de Aécio como presidente da república. Na dúvida, eu rio. * Aécio é diplomado… numa clínica! Por Altamiro Borges, em  seu blog . O cambaleante Aécio Neves está com algum problema sério. Nem o bafômetro consegue identificar o transtorno. O senador mineiro-carioca até agora não engoliu a derrota na eleição presidencial – nem a surra que levou em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

João Bosco - Incompatibilidade de Gênios

Imagem

Paulinho da Viola - Eu canto samba / Quando bate uma saudade

Imagem

Janot requer prisão de senador protegido da revista Veja

Imagem
Luis Nassif O Procurador Geral da República Rodrigo Janot pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a prisão do senador e ex-governador de Rondonia Ivo Cassol,   Em 2013, Cassol foi condenado a 4 anos, 8 meses e 26 dias de prisão por crimes cometidos no período em que foi prefeito de Rolim de Moura,   Rolim já colecionava uma enorme lista de acusações.  Mas conseguiu um defensor inesperado, a revista Veja. Aqui, o capítulo "O caso Ivo Cassol"

Le Monde defende legalização da cannabis

Imagem
Nesta sexta-feira, 19 de dezembro de 2014, o importante jornal francês   “Le Monde”   publica um   editorial , onde defende a legalização da cannabis em França e pede a realização de um debate público sobre o tema. O jornal indica dois estudos recentemente publicados em França, que levantam a questão: um do comité de avaliação e controle das políticas públicas, consagrado à luta contra o consumo de substâncias ilícitas e entregue em novembro ao parlamento francês, e um  estudo  do  thin-tank   “Terra Nova” , de que o jornal  publica  nesta sexta-feira as conclusões.

Pesquisa Vox Populi: Para 75% dos entrevistados, nenhum partido está isento de culpa no escândalo da Petrobras

Imagem
publicado em 19 de dezembro de 2014  Para 60% dos entrevistados, Lula (31%) e Dilma (29%) foram os presidentes que mais combateram a corrupção. FHC ficou na lanterna com apenas 11%  A Petrobras e a Opinião Pública Nenhum partido está isento de culpa no escândalo da estatal, aponta pesquisa nacional do Vox Populi

Chico Buarque Acorda amor

Imagem

Putin: o Grande-Mestre e o “ferrolho de ouro”

Imagem
O que os países BRICS, liderados por Rússia e China, estão fazendo atualmente é alterar   realmente   o papel e o status do dólar norte-americano no Sistema Monetário Global. De meio de pagamento derradeiro-essencial, e de derradeiro-essencial ativo para acumulação, a moeda nacional dos EUA, por ação conjunta de Moscou e Pequim, está convertida em simples meio de pagamento intermediário. Sua serventia é “fazer a ponte”, até ser trocado pelo derradeiro-essencial ativo financeiro: o ouro. É assim que o dólar norte-americano perde seu papel de derradeiro-essencial meio de pagamento e derradeiro-essencial ativo para acumulação  ‒  e cede o trono a outro ativo monetário reverenciado, sem pátria ou nação ou aliados ou inimigos: o ouro.

Gregorio Duvivier sofreu perseguição por votar em Dilma Rousseff

Imagem
Em entrevista concedida ao Programa Jô Soares, na sexta-feira, 14 de novembro, o comediante e escritor, Gregorio Duvivier, comentou o fato de sofrer preconceito por ser de esquerda e por ter votado em Dilma Rousseff. “Se você usa o termo ‘presidenta’, já te consideram um ‘petralha’, por que de um lado se fala presidente e do outro presidenta”, disse.    0 

Gabriel Medina é primeiro brasileiro campeão mundial de surfe

Imagem
Derrota de concorrente dá o título para o paulista e sela posição do Brasil entre os melhores do surfe. Conquista coincide com os 80 anos da prática do esporte no país. O paulista Gabriel Medina, de 20 anos, tornou-se nesta sexta-feira (19/12) o primeiro brasileiro a conquistar o título de campeão mundial de surfe profissional. Após vencer o havaiano Dustin Payne e avançar para as quartas de final da décima-primeira e última etapa do circuito, disputada nas ondas de Pipeline, no Havaí, Medina viu seu conterrâneo Alejo Muniz vencer o australiano Mick Fanning, segundo colocado no ranking, o que lhe garantiu o título da temporada.

A Rússia não tem medo de ser Mordor

Imagem
O Olho de Sauron não será construído em Moscou, mas o governo Putin não teme a pecha de vilão ao expor o seu ponto de vista sobre o mundo Os arranha-céus de Moscou seguirão sem o Olho de Sauron... por   Antonio Luiz M. C. Costa   Com um tablet ou smartphone, é possível ver o Olho de Sauron, de O Senhor dos Anéis, flutuar sobre um arranha-céu de Moscou, cortesia da empresa de realidade aumentada russa GiveAR. O plano original era criá-lo como instalação real para comemorar a estreia do último filme da série O Hobbit, mas os promotores recuaram ante a oposição da Igreja Ortodoxa ao que via como um “símbolo demoníaco”. Ainda assim, vale a pergunta: passaria pela cabeça de um marqueteiro ocidental fazer o mesmo em Nova York ou Londres?

São Paulo aprova tarifa zero no ônibus para aluno carente

Imagem
Da  Exame : O prefeito Fernando Haddad (PT) obteve na quinta-feira, 18, autorização definitiva dos vereadores para conceder tarifa zero no transporte público para estudantes de baixa renda. A solicitação, adiantada pelo jornal O Estado de s. Paulo na terça-feira, 16, foi incluída de última hora, como “contrabando”, no projeto de lei que prevê a abertura de um programa de parcelamento de débitos que está na pauta desde o meio do ano. O tema passou a ser debatido às 23h30 e foi aprovado 5 minutos antes da meia-noite, por 36 votos favoráveis, 1 contrário e três abstenções.

Valparaíso, a joia do Pacífico, se reconstrói

Imagem
Valparaíso resistiu a piratas, terremotos e incêndios, tornou-se Patrimônio Cultural e coleciona desafios. Entre eles, construir um futuro que espelhe seu passado glorioso por  Cida de Oliveira na RBA Os ascensores, como o Artillería, são opção de transporte para a população dos morros; apenas sete estão funcionando De pois de 30 dias a bordo do velho cargueiro militar francês Winnipeg, 2.365 refugiados da Guerra Civil Espanhola avistaram pontos luminosos, como estrelas penduradas no céu. Era o sinal de que finalmente se aproximavam da tão esperada Valparaíso, no Chile, país do diplomata Pablo Neruda, que chefiou a missão de resgate. Ali teriam asilo, morada, trabalho e a chance de uma nova vida longe da perseguição de Francisco Franco, que instauraria na Espanha uma ditadura de 36 anos. Com o raiar do dia 4 de setembro de 1939, descortinou-se o emaranhado de sobrados em meio a ruas estreitas, praças, jardins e escadarias a colorir a encosta que parecia pender sobre o po

Medina dá ao Brasil o primeiro título mundial na principal categoria do surf

Imagem
Alex Rodrigues -  Agência Brasil 19.12.2014 - 22h48 O paulista Gabriel Medina, 20 anos, tornou-se hoje (19) o primeiro brasileiro a faturar o título de campeão mundial de  surf   profissional. Após vencer o havaiano Dustin Payne e avançar para as quartas de final da décima  primeira e última etapa do circuito, disputada nas ondas de Pipeline, no Havaí, Medina viu seu conterrâneo Alejo Muniz vencer o australiano Mick Fanning, 33, segundo colocado no   ranking , o que lhe garantiu o título da temporada. O Billabong Pipe Master ainda não foi concluído.

Ziggy Marley - "Beach In Hawaii" | Love Is My Religion

Imagem

A Veja se supera. Nem mais faz questão de não parecer a “Mad”

Imagem
Autor: Fernando Brito A reprodução aí em cima não é uma montagem caricata entre a imagem de Obama e a de Che Guevara. É, sim, uma caricatura do que se diz uma revista de informação, na capa da edição que começa a circular. É pior do que uma brincadeira da “Mad” ou do que um guri que pinta bigodinhos em retratos de pessoas.

Matisyahu - Sunshine (NEW SONG)

Imagem

Pepe Escobar: “Para o Ocidente, Jovem Han”

Imagem
Washington “pivoteia-se” para a Ásia. China faz a pirouette  eurasiana Agora, combinem a estratégia da Rota da Seda com alta cooperação super estimulada entre os países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com a cooperação acelerada entre os membros da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), com o papel de mais peso que a China passará a ter sobre os 120 países do Movimento dos Não Alinhados (MNA)  ‒  e que ninguém estranhe que haja  ‒  em todo o sul global, bem clara, a percepção de que, enquanto os EUA mais e mais se afundam em suas infindáveis guerras,   o mundo está desertando os EUA e tomando o rumo do oriente . 18/11/2014: eis um dia que viverá para sempre na história. Nesse dia, na cidade de Yiwu na província de Zhejiang, na China,  300 km  ao sul de Xangai, o primeiro trem carregando 82 contêineres de produtos exportados, pesando mais de 1.000 toneladas, deixou um gigantesco armazém-complexo, destino: Madrid. Chegou no dia 9/12/2014.

Billabong Pipe Masters 2014 Day 12 Português, ao vivo vai Medina

Imagem

A queda de braço suicida do preço do petróleo

Imagem
Autor: Fernando Brito Ontem,  escrevi aqui sobre a pressão que o bloco liderado pela Arábia Saudita  (além dela, os Emirados Árabes Unidos, o Qatar e o Kuwait) estão jogando sobre a indústria do  shale oil  nos Estados Unidos.

Aécio insiste na censura no Twitter

Imagem
Foto demonstrativa Da revista  Fórum : O juiz Helmer Augusto Toqueton Amaral, de São Paulo, determinou a quebra dos sigilos cadastrais e eletrônicos de usuários da rede social Twitter, a pedido do senador Aécio Neves (PSDB-MG). A princípio, a solicitação do tucano pretendia saber a  identidade de 66 perfis do microblog, mas somente 20 foram autorizados pela Justiça, segundo informações publicadas nesta sexta-feira (19) pela Folha de S. Paulo. A argumentação apresentada por Aécio alega a existência de uma rede orquestrada para disseminação de ofensas e mentiras sobre sua carreira e vida pessoal, como a associação de sua imagem ao consumo de drogas. O Twitter recorreu, por acreditar que os perfis têm direito a expressar suas opiniões com liberdade e que a quebra dessa regra representaria censura. A partir dessa medida, os advogados do senador deverão pedir a punição das pessoas identificadas na internet. Em setembro, Fórum ouviu  alguns dos internautas  acusados pelo tucano, qu

“TEMOS DE PUNIR AS PESSOAS E NÃO PREJUDICAR O PAÍS”

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Dirigindo-se ao cidadão comum, Dilma fala com clareza sobre a Petrobras no dia de sua diplomação como presidente O dia da diplomação de Dilma Rousseff, vitoriosa no final uma das mais apertadas campanhas presidenciais desde 1889, quando Deodoro proclamou a República, começou tenso e complicado mas terminou com um surpreendente discurso da presidente, à noite.

Internet já bate TV no hábito dos brasileiros: 5 horas por dia

Imagem
Brasileiros ficam mais tempo conectados que assistindo TV, diz Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 do Blog do Planalto Maior levantamento sobre os hábitos de informação dos brasileiros, a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 (PBM 2015) confirma que brasileiros passam mais tempo navegando na internet do que assistindo TV. No entanto os dados mostram a televisão ainda como meio de comunicação predominante (maioria dos entrevistados diz assistir); o rádio continua o segundo meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros; e os jornais são os veículos mais confiáveis.

Luis Nassif: Porque os grupos de mídia atacam os blogs

Imagem
Luis Nassif Na edição de ontem, a Folha publicou um resumo dos gastos de publicidade das empresas públicas. Entre os mais de 5 mil veículos programados, o jornal definiu uma curiosa subdivisão: as verbas dos grupos de mídia e as verbas dos blogs e jornais online independentes - classificados como "aliados do governo". Na relação de mídia há rádios, sites de todos os tipos, revistas semanais ou revistas especializadas. Por que a fixação nos blogs - e em revistas independentes, como a Carta Capital - que receberam parcelas ínfimas da publicidade pública?

Rendimento dos trabalhadores sobe 2,7% comparado a novembro de 2013

Imagem
O rendimento médio real habitual dos trabalhadores ficou em R$ 2.148,50 em novembro deste ano, valor 0,7% superior ao registrado em outubro e 2,7% maior do que o observado em novembro do ano passado. O dado é da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Marcos Santos/USP Imagens   Na comparação com outubro deste ano, houve ganhos em cinco dos sete segmentos da economia, com destaque para os serviços prestados às empresas (3,4%) e a construção (2,3%). Em dois setores, os trabalhadores tiveram perda dos rendimentos: indústria (-2%) e comércio (-0,9%). Na comparação com novembro do ano passado, houve aumento do rendimento em seis segmentos, com destaque para a construção (6,7%) e os serviços domésticos (4,5%).

Mino Carta: Gigolette em Estocolmo

Imagem
O governo enche as burras de quem bate nele dia e noite e não hesita em manipular, omitir, inventar e mentir por  Mino Carta   A  Folha de S.Paulo  está de parabéns: na sua edição de quarta 17 provou que o governo federal tem acentuadíssima vocação para mulher de apache, a  gigolette  que gosta de apanhar do gigolô. Ou se trataria de uma forma aguda da síndrome de Estocolmo? De todo modo, a reportagem desdobrada a partir da manchete da primeira página demonstra, com precisão de teorema pitagórico, que o governo cumula de favores aqueles que o denigrem ferozmente dia após dia. O trabalho em questão, de página inteira no interior da edição, informa que entre os anos 2000 e 2013 as Organizações Globo ganharam 5,2 bilhões em publicidade das estatais e a Editora Abril mais de 500 milhões. A  Folha  faz questão de dividir a mídia nativa em dois campos.

Do Controle Externo à Participação Cidadã: Por uma revisão do modelo do Judiciário Brasileiro

Imagem
O CNJ mostra-se apenas como o pálido início de um processo de transformação, para outra agenda de democratização e abertura normativa do Judiciário. Andrei Koerner & Roberto Fregale Filho Quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi criado, houve expectativas otimistas quanto às suas potencialidades para a construção da boa governança judicial. Nesse momento em que se celebra uma década do CNJ, é hora de analisar as tendências de sua composição e atuação. Pensamos que o CNJ constitui um primeiro e ainda tímido passo de mudanças e que seus limites estão inscritos no seu modelo em que falta a participação cidadã.

Rombo de R$ 30 milhões por mês: PF acaba com a farra do prefeito playboy do PSDB

Imagem
Essa notícia você não vai ler na Folha, Estadão, O Globo, Veja...Operação Gafanhoto da Policia Federal  tenta prender tucano...que foge Farra de prefeito do PSDB de Itaguaí provocava rombo de R$ 30 milhões por mês Segundo investigações da PF, Luciano faz parte de esquema que envolve secretários, empresários e servidores da cidade Prefeito é suspeito de liderar quadrilha