Postagens

Mostrando postagens de junho 19, 2016

Gilberto Gil - Ladeira da PreguiƧa

Imagem

OAS: AĆ©cio tinha 3% de propina da obra do Centro Administrativo de Minas

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 25/06/2016 AĆ©cio Neves anda calado e agora Ć© que vai ficar mudo. A  Folha  publica parte do conteĆŗdo da delaĆ§Ć£o do empresĆ”rio LĆ©o Pinheiro, da OAS. na qual ele conta que AĆ©cio Neves recebia 3% dos valores da obra de construĆ§Ć£o do Centro Administrativo de Minas Gerais, nova sede do governo mineiro, erguida ao custo de R$ 1,26 milhĆ£o.

Gilberto Gil - Meio de Campo

Imagem

Temer Ć© desmentido por Henrique Meireles. Em quem acreditar?

Imagem
24 de junho de 2016 Marcelo Auler Marcelo Auler O presidente interino Michel Temer, de cara fechada, depois de ter reclamado da heranƧa econĆ“mica e talvez por ter visto seu todo poderoso ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, desmenti-lo ao dizer que a economia brasileira Ć© robusta. Em quem acreditar? Na mesma sexta-feira (24;06) em que Michel Temer, presidente interino que assumiu o cargo por meio de um golpe, lamentou-se perante jornalistas da heranƧa maldita que teria recebido, o seu todo poderoso ministro da Fazenda, o banqueiro Henrique Meirelles, adorado pelo chamado “mercado”, desmentiu-o. Pela manhĆ£, em entrevista Ć   RĆ”dio EstadĆ£ o, Temer afirmou: “Recebi uma heranƧa mais complicada do que eu imaginava” JĆ” a nota oficial do MinistĆ©rio da Fazenda abordando a obre a saĆ­da do Reino Unido da UniĆ£o EuropĆ©ia teve um tom totalmente diferente|: “ A situaĆ§Ć£o do Brasil Ć© de solidez e seguranƧa porque os fundamentos sĆ£o robustos” .   .  Corroborando a fala

InevitĆ”vel novo tratado Alemanha-RĆŗssia de cooperaĆ§Ć£o econĆ“mica

Imagem
24.06.2016, John Helmer,  Dances with Bears , Moscou AlĆ“-alĆ“  Rapallo (1920 e 1922) ! Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu EstĆ£o em andamento negociaƧƵes secretas jĆ” hĆ” algum tempo entre altos funcionĆ”rios alemĆ£es e russos – das quais a chanceler Angela Merkel foi excluĆ­da. Avisada pela secretĆ”ria de Estado assistente Victoria Nuland, e tambĆ©m em recente comunicado cifrado do presidente Barack Obama (em final de mandato), de que ela trate de agir para salvar sua autoridade e fazer valer as sanƧƵes da UniĆ£o Europeia contra a RĆŗssia, Merkel tambĆ©m recebeu um ultimato do prĆ³prio partido e do prĆ³prio gabinete. Teve a forma de uma pĆ”gina arrancada de uma antiga BĆ­blia GermĆ¢nica, na qual foi pintado um grande ponto negro. Ou ela se retira secretamente do comando do governo, ou serĆ” obrigada a renunciar publicamente.

Carta aberta ao senador RomƔrio. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   25 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Aplicou um drible para conseguir um cargo Esta Ć© mais uma carta de uma sĆ©rie que poderĆ” ser transformada em livro sob o tĆ­tulo de “Cartas aos Golpistas”. Caro RomĆ”rio: Gosto muito de uma frase: “SĆ³ nĆ£o me decepcionei com vocĆŖ porque nunca esperei nada de vocĆŖ.” Acho que Ć© uma frase minha mesma. ƀs vezes a uso brincando, outra a sĆ©rio. No seu caso, Ć© a sĆ©rio.

Aleida Guevara: "Do que vale uma esquerda que nĆ£o Ć© reconhecida pelo povo?"

Imagem
Cubana e filha do revolucionĆ”rio Che Guevara faz uma provocaĆ§Ć£o na abertura do Utopia Escrito por: Brasil de Fato • Publicado em: 23/06/2016 - no portal da CUT Foto: Brasil de Fato A fragilidade e fragmentaĆ§Ć£o da esquerda na AmĆ©rica Latina foi criticada pela ativista cubana Aleida Guevara durante seu discurso na conferĆŖncia de abertura do 1Āŗ Festival Internacional da Utopia, que estĆ” acontecendo em MaricĆ” (RJ) a partir desta quarta (22). Para ela, a esquerda deve basear suas aƧƵes nas demandas concretas do cotidiano das pessoas e deve aprender com as populaƧƵes mais carentes e com os povos tradicionais. “Temos que ser mais firmes, coerentes e responsĆ”veis. (…) Temos que ganhar o respeito de quem nos escuta. Do que vale uma esquerda se ela nĆ£o Ć© reconhecida pelo povo?”, questionou.

Assassinatos de professores estimulam desejo de revoluĆ§Ć£o no MĆ©xico

Imagem
RepressĆ£o policial em protesto rural de educadores incentiva reprovaĆ§Ć£o de privatizaĆ§Ć£o e repressĆ£o do governo Lauren McCauley, Common Dreams - Carta maior - 24/06/2016 . A repressĆ£o mortal do governo mexicano ao protesto do sindicato dos professores chacoalhou a naĆ§Ć£o nos Ćŗltimos dias, enquanto 200.000 mĆ©dicos na quarta-feira se integraram ao protesto nacional contĆ­nuo contra as reformas neoliberais do presidente Enrique PeƱa Nieto.

Ɠdio, intolerĆ¢ncia e medo nĆ£o vencem a democracia. Por Jari da Rocha

Imagem
POR  JARI DA ROCHA, COLABORAƇƃO PARA O TIJOLAƇO  · 25/06/2016 Quando Tommy Mair, o inglĆŖs de 52 anos, esfaqueou e baleou a deputada trabalhista Jo Cox – defensora  dos direitos de imigrantes e refugiados e, tambĆ©m,  da permanĆŖncia do Reino Unido na UniĆ£o Europeia – ele ainda gritou o lema neofascista: “Britain First”. Jo Cox morreu horas depois no hospital.

Serra, o covarde

Imagem
. por Emir Sader - 25/06/2016 Serra sempre foi um aventureiro em busca de poder. Como lĆ­der estudantil, atropelou a todo mundo para chegar ao cargo que mais podia ambicionar: a presidĆŖncia da UNE. Atropelou ao Betinho, que seria o candidato natural da AĆ§Ć£o Popular (AP) a esse cargo, para chegar lĆ”. Quando chegou Ć  presidĆŖncia da UNE, a AP jĆ” estava sob forte influĆŖncia do PC do B, o que levou a uma forte radicalizaĆ§Ć£o da organizaĆ§Ć£o, ainda na sua fase maoĆ­sta. No Ćŗltimo discurso do Jango na Central do Brasil, Serra fez o discurso mais radical, mais radical ainda do que o do Brizola.

Desafio da atualidade Ʃ atrair trabalhadores de serviƧos a manifestaƧƵes e Ơ polƭtica

Imagem
MUNDO NOVO Segundo economista Marcio Pochmann, empregados do setor nĆ£o mais se vinculam Ć  hierarquia de organizaƧƵes como sindicatos, associaƧƵes e partidos polĆ­ticos por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  24/06/2016 18:13 ROBERTO PARIZOTTI OrganizaĆ§Ć£o da classe trabalhadora tradicional Ć© estruturada em relaĆ§Ć£o hierarquizada, como em sindicatos, associaƧƵes e partidos SĆ£o Paulo – Segundo algumas lideranƧas polĆ­ticas vinculadas a setores democrĆ”ticos brasileiros, hĆ” uma questĆ£o crucial que desafia os movimentos de esquerda diante das manifestaƧƵes contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Trata-se da mobilizaĆ§Ć£o do proletariado e da classe trabalhadora. Um dos coordenadores da Frente Brasil Popular, Roberto Amaral estĆ” entre os que tĆŖm defendido a necessidade de refletir sobre a dificuldade de mobilizar os trabalhadores, embora julgue que a participaĆ§Ć£o da CUT e da CTB na luta contra o golpe e sua integraĆ§Ć£o com movimentos sociais e partidos seja “muito pr

FederaĆ§Ć£o Israelita do RJ impƵe censura e ameaƧa acadĆŖmico brasileiro

Imagem
. Por Baby Siqueira AbrĆ£o e Marcos TenĆ³rio* - no pravda.ru - 24/06/2016 Mais uma vez a FederaĆ§Ć£o Israelita do Rio de Janeiro (Fierj) leva a pĆŗblico uma denĆŗncia infundada e persegue pessoas que fazem crĆ­ticas ao sionismo e a Israel, acusando-as, de maneira injusta e leviana, de "antissemitas" **. JĆ” havia feito isso com o cartunista Carlos Latuff, com o jornalista JosĆ© Reinaldo de Carvalho, do Portal Vermelho, e com um dos fundadores do Pink Floyd, Roger Waters, todos contrĆ”rios Ć s polĆ­ticas de Israel em relaĆ§Ć£o ao povo palestino. Dessa vez a vĆ­tima foi Thomas de Toledo, historiador formado pela USP, com mestrado em desenvolvimento econĆ“mico pela Unicamp. Essa sĆ³lida formaĆ§Ć£o acadĆŖmica, unida a informaƧƵes que a mĆ­dia corporativa brasileira omite mas que a internacional publica, levou-o a escrever o artigo "Os dedos de Israel e dos Estados Unidos no golpe no Brasil", publicado em seu blogue, no portal de notĆ­cias Vermelho, do PCdoB, e em vĆ”rios outros portai

A bravata infantil de Janot: “uma pistola e 42 balas na cabeceira”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 24/06/2016 A entrevista de Rodrigo Janot ao  The Washington Post , reproduzida pelo  Yahoo , foi, em geral, sĆ³bria e equilibrada. Com um trecho que deveria fazer muita gente dobrar a lĆ­ngua: “ t odas as investigaƧƵes relacionadas Ć  Petrobras, suborno e corrupĆ§Ć£o nĆ£o comprometem a presidenta Dilma”.

Altamiro Borges: As denĆŗncias de crimes fiscais do Bradesco, Safra e Gerdau sumiram da mĆ­dia. Alguma dĆŗvida sobre o motivo?

Imagem
24 de junho de 2016 Ć s 19h57 - VIOMUNDO . Bradesco, Safra e Gerdau sumiram da mĆ­dia por Altamiro Borges, em seu blog Ɖ impressionante como a mĆ­dia privada – nos dois sentidos da palavra – protege os seus bilionĆ”rios anunciantes privados. As corporaƧƵes empresariais podem cometer os maiores crimes – sonegaĆ§Ć£o fiscal, evasĆ£o de divisas ou desvio de recursos pĆŗblicos – , mas logo sĆ£o absolvidas pela imprensa venal.

Pepe Escobar: Com o Brexit ainda quente, Vladimir Putin vai Ć  China

Imagem
. 24/6/2016, Pepe Escobar,  RT Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Com o planeta ainda tentando digerir as implicaƧƵes do  Brexit , o real coraĆ§Ć£o da aĆ§Ć£o do sĆ©culo 21 mais uma vez deriva para Pequim, aonde o presidente Vladimir Putin chegarĆ” no sĆ”bado, em visita ao presidente chinĆŖs Xi Jinping.   Nos negĆ³cios, estĆ” incluĆ­da a assinatura do contrato de $6,2 bilhƵes para construir uma ferrovia para vagƵes de alta velocidade; aumentar a quota de trigo russo vendido Ć  China – com a construĆ§Ć£o de um terminal para grĆ£os Trans-Baikal; e medidas na direĆ§Ć£o de aprofundar a cooperaĆ§Ć£o militar. Os dois paĆ­ses jĆ” estĆ£o  cooperando  num motor a ser instalado no novo aviĆ£o russo-chinĆŖs de passageiros.

Ponte para a desgraƧa e o abismo

Imagem
A extinĆ§Ć£o do MinistĆ©rio do Desenvolvimento AgrĆ”rio significa o desconhecimento do que representa o campesinato e a agricultura familiar no paĆ­s. por Najar Tubino - na Carta Maior - 24/06/2016 . O tĆ­tulo Ć© um comentĆ”rio do vice-presidente da ConfederaĆ§Ć£o de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CONTAG) e SecretĆ”rio de RelaƧƵes Internacionais, Willian Clementino, assentado no Tocantins e educando de direito da Universidade Federal de GoiĆ”s feito na 5ĀŖ SessĆ£o da Agenda DemocrĆ”tica do Campo, evento organizado pela FundaĆ§Ć£o Friedrich Ebert (FES) em conjunto com a FundaĆ§Ć£o Perseu Abramo (FPA), no Ćŗltimo dia 23 de junho, em SĆ£o Paulo. TambĆ©m participou da mesa a antropĆ³loga e presidente do CONSEA, Maria Emilia Pacheco.

Como as corporaƧƵes capturaram a democracia, por Ladislau Dowbor

Imagem
SEX, 24/06/2016 - 15:51 . Jornal GGN -  Em artigo, o professor de economia Ladislau Dowbor analisa a influĆŖncia dos interesses de grupos econĆ“micos na esfera pĆŗblica, afirmando que este processo nĆ£o Ć© novo, porĆ©m hĆ” uma nova dinĆ¢mica na escala, profundidade e grau de organizaĆ§Ć£o deste processo. Para Dowbor, o poder econĆ“mico se tornou sistĆŖmico, Ć© o interessa pĆŗblico que aparece por apenas alguns momentos, graƧas aos "esforƧos prodigiosos de manifestaƧƵes populares, de frĆ”geis artigos na mĆ­dia alternativa, de um ou outro polĆ­tico independente." O professor cita a expansĆ£o dos lobbies, usando o exemplo do Google, que tem oito empresas de lobby contratadas apenas na Europa e o financiamento de campanhas polĆ­ticas como uma das maneiras atravĆ©s das quais o poder econĆ“mico capturou o exercĆ­cio de poder.

Defesa diz que pedido de prisĆ£o de Cunha Ć© “aventura jurĆ­dica”

Imagem
. AndrĆ© Richter - RepĆ³rter da AgĆŖncia Brasil -  24/06/2016 19h33 A defesa do presidente afastado da CĆ¢mara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje (24) que o  pedido de prisĆ£o  de seu cliente, feito pela Procuradoria-Geral da RepĆŗblica (PGR), Ć© uma “aventura jurĆ­dica”. Em manifestaĆ§Ć£o enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa argumenta que o pedido do procurador-geral da RepĆŗblica, Rodrigo Janot, Ć© baseado em “elementos banais”, como notĆ­cias de jornais, que nĆ£o comprovam nenhum ilĆ­cito. “Fica evidente que o requerimento da Procuradoria-Geral da RepĆŗblica Ć© verdadeira aventura jurĆ­dica. A falta de percepĆ§Ć£o de funcionamento do Estado revelada em seus fundamentos Ć© chocante”, dizem os advogados.

Teori envia denĆŗncia contra Lula Ć  JustiƧa do DF e nĆ£o para Moro

Imagem
DecisĆ£o contraria Rodrigo Janot, que defendeu que o caso ficasse com o juiz do ParanĆ” 24/06/2016 16:55 -  Nacional - JCNET . O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki decidiu nesta sexta-feira (24) enviar para a JustiƧa do Distrito Federal a denĆŗncia contra o ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva sob acusaĆ§Ć£o de envolvimento numa trama para comprar o silĆŖncio e evitar a delaĆ§Ć£o do ex-diretor da Petrobras Nestor CerverĆ³.  A decisĆ£o contraria a posiĆ§Ć£o do procurador-geral da RepĆŗblica, Rodrigo Janot, que defendeu que o caso ficasse com o juiz do ParanĆ” Sergio Moro. 

E a UniĆ£o Europeia Ć© um projeto falhado

Imagem
Falhou a aventura de Cameron, que foi apoiada a contragosto pelas autoridades europeias, mas a EscĆ³cia pode a partir de hoje escolher ser independente e a Irlanda pode escolher unificar-se. Na Europa, tudo mau. 24 de Junho, 2016 - 16:07h -  Francisco LouĆ§Ć£  - no ESQUERDA.NET . Enganei-me na previsĆ£o sobre o resultado do referendo, pois admiti que a morte de Jo Cox tinha invertido as emoƧƵes que concluiriam uma campanha povoada de demagogia contra os imigrantes (dos dois lados, dos chefes do "Brexit" sugerindo a xenofobia e dos chefes do "Remain" negociando com Bruxelas a restriĆ§Ć£o dos direitos dos cidadĆ£os europeus imigrados no Reino Unido).

JustiƧa derruba restriĆ§Ć£o do uso de aviƵes da FAB por Dilma

Imagem
24 de junho de 2016 - Vermelho.org DecisĆ£o da JustiƧa Federal derrubou a restriĆ§Ć£o imposta pelo governo provisĆ³rio de Michel Temer e autoriza a presidenta eleita Dilma Rousseff a usar aviƵes da ForƧa AĆ©rea Brasileira (FAB) fora do trajeto entre Porto Alegre e BrasĆ­lia. A JustiƧa acolheu a aĆ§Ć£o movida pela presidenta que apontava a ilegalidade do parecer da Casa Civil do governo interino que a proibia o uso de aeronaves cedidas pela ForƧa AĆ©rea Brasileira (FAB) se nĆ£o fosse para atĆ© a capital gaĆŗcha, onde Dilma reside. Eder Bronson/BarĆ£o de ItararĆ©   A juĆ­za Daniela Cristina de Oliveira Pertile, da 6ĀŖ Vara Federal de Porto Alegre, concordou que se trata de um direito da presidenta Dilma o deslocamento aos locais que ela considerar necessĆ”rios Ć  sua defesa no processo de impeachment. A juĆ­za reforƧou que tal condiĆ§Ć£o via aeronaves da ForƧa AĆ©rea Ć© uma necessidade de seguranƧa pessoal, estabelecida pela ConstituiĆ§Ć£o. "Ao dispor sobre o uso de residĆŖncia oficial, transporte

Frente Brasil Popular reafirma unidade e diz que prisĆ£o de ex-ministro Ć© parte do golpe

Imagem
DEMOCRACIA "Sempre que hĆ” condiƧƵes de nĆ³s avanƧarmos na defesa do mandato de Dilma, eles iniciam uma operaĆ§Ć£o", diz Roberto Amaral. Para Raimundo Bonfim, "tinham que prender para dar manchete na televisĆ£o" por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  24/06/2016 10:15,  Ćŗltima modificaĆ§Ć£o  24/06/2016 12:59 ROVENA ROSA/FOTOS PƚBLICAS PF pƵe soldados de batalhĆ£o especial diante da sede do PT: espetĆ”culo, em resposta Ć  queda de credibilidade do governo SĆ£o Paulo – Para Roberto Amaral, ex-presidente do PSB, e Raimundo Bonfim, da Central de Movimentos Populares (CMP), ambos coordenadores da Frente Brasil Popular, os movimentos sociais, partidos progressistas, centrais sindicais e a esquerda brasileira de modo geral mantĆŖm a unidade em torno da "questĆ£o polĆ­tica crucial" do paĆ­s hoje: a defesa do mandato de Dilma Rousseff.

SANTAYANA: OS NƚMEROS DE MAIO

Imagem
. por Mauro Santayana - 24/06/2016 Contrariando as "previsƵes" da mĆ­dia e do "mercado", o Brasil registrou, no mĆŖs passado, superĆ”vit de 1.2 bilhƵes de dĆ³lares em transaƧƵes correntes, devido, principalmente, a um superĆ”vit de mais de 6 bilhƵes de dĆ³lares no comĆ©rcio com outros paĆ­ses, que chegou a quase 20 bilhƵes de dĆ³lares nos primeiros 5 meses do ano. Em maio, o Investimento Estrangeiro Direto tambĆ©m foi de mais de 6 bilhƵes de dĆ³lares, completando, nos Ćŗltimos 12 meses, cerca de 79 bilhƵes de dĆ³lares, uma gigantesca soma de mais de 260 bilhƵes de reais.

Serra Ć© vaiado, enfrenta apitaƧo, foge e Ć© escoltado em feira da indĆŗstria de petrĆ³leo no Rio

Imagem
por Helena Sthephanowitz - sexta-feira, 24 de junho de 2016 O senador JosĆ© Serra (PSDB-SP) foi vaiado, enfrentou um “apitaƧo“ e precisou ser escoltado pela guarda municipal para deixar o local nesta terƧa-feira durante a 8ĀŖ ediĆ§Ć£o da Brasil Offshore, a Feira e ConferĆŖncia da IndĆŗstria de PetrĆ³leo e GĆ”s, realizada entre hoje e a prĆ³xima sexta-feira, em MacaĆ©, no Norte Fluminense. A manifestaĆ§Ć£o, realizada por petroleiros, foi em protesto ao Projeto de Lei 12.351/2010, de autoria do tucano, que propƵe o fim da exclusividade da Petrobras na operaĆ§Ć£o de regime de partilha no prĆ©-sal. Um  grupo subiu no palco onde estavam os palestrantes, entre eles Serra. Com faixas de “Fora Serra, o petrĆ³leo Ć© nosso” e “Somos 200 milhƵes de petroleiros por uma Petrobras 100% pĆŗblica” e usando nariz de palhaƧo, eles interromperam o discurso de Serra e gritavam “fora entregista“ e “direita sem vergonha”.

Quando o sol se pƵe no impĆ©rio inglĆŖs

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 24/06/2016 Na madrugada, quando comeƧavam as apuraƧƵes do referendo que acabaria por aprovar a saĆ­da do Reino Unido da UniĆ£o EuropĆ©ia, algo me chamou a atenĆ§Ć£o. As Ćŗnicas Ć”reas onde o “permanecer” ganhava com grande folga do “sair” eram justamente aquelas que sempre tiveram resistĆŖncias em se sentir parte de um “Reino Unido”, que unido nunca foi totalmente.

O dedo de Lula

Imagem
. por Emir sader - 24/06/2016 Dois Ć­dolos do Ć³dio racista que a direita promoveu no Brasil, Bolsonaro e Moro, usaram o dedo do Lula para expressar seus valores. Bolsonaro imprimiu e difundiu camisetas em que aparece a mĆ£o do Lula com quatro dedos, explorando o efeito fĆ­sico do maior lĆ­der popular que o Brasil jĆ” teve. Moro, conversando com seus comparsas, se refere ao maior dirigente polĆ­tico que o paĆ­s tem como "nine", uma forma depreciativa de mencionar Lula.

O “roque” no xadrez da Lava Jato, para proteger o Rei Temer

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 23/06/2016 Para usar a linguagem das Ć³timas anĆ”lises de LuĆ­s Nassif, que compara aos movimentos do xadrez os lances  da polĆ­tica – e aqui no Brasil, cada vez mais polĆ­tica se confunde com polĆ­tica – o que aconteceu hoje foi um “roque”.

Nassif: Xadrez do padrĆ£o SĆ©rgio Moro no JudiciĆ”rio

Imagem
SEX, 24/06/2016 - 00:10 Luis Nassif . Em uma das colunas passadas, descrevi a chamada subversĆ£o das palavras e dos conceitos. Ɖ quando o clima persecutĆ³rio se infiltra por todos os poros do universo da informaĆ§Ć£o, adultera fatos, conceitos e princĆ­pios e bate no coraĆ§Ć£o do JudiciĆ”rio. E aĆ­ se tem a subversĆ£o final, do magistrado que primeiro define o alvo para sĆ³ depois ir atrĆ”s da justificativa. PeƧa 1 – o novo normal entre os juĆ­zes de 1 a instĆ¢ncia Em novembro do ano passado, o jovem juiz Paulo Bueno de Azevedo, da 6a Vara Criminal Federal de SĆ£o Paulo, afirmava ser partidĆ”rio da discriĆ§Ć£o. A 6a Vara abrigou as operaƧƵes Satiagraha e Castelo de Areia.