Postagens

Mostrando postagens de dezembro 8, 2013

O Brasil com Z de Aécio Neves

Imagem
 Autor: Fernando Brito O  Estadão  anuncia que Aécio Neves vai lançar, terça-feira, sua “cartilha de governo”, contendo as diretrizes que norteariam seu hoje improvável mandato. Pelo que relata o jornal, o documento é, no mínimo, um anacronismo. Repete a cantilena neoliberal da última década do século passado da crítica ao intervencionismo do Estado, da liberdade absoluta dos capitais, dos fluxos comerciais onde o mercado e suas leis baseadas na força e no poder tenham legitimado seu império. Tudo o que vem ruindo há muitos anos e teve na crise de 2008, seu momento mais estrepitoso.

Hegemonia: a ponte entre o velho e o novo

Imagem
11 anos de governo sob pressão das torquesas conservadoras fizeram o PT desenvolver um escudo de economicismo ao mesmo tempo defensivo e imprudente. E por: Saul Leblon  Não é preciso a adesão incondicional a uma sigla progressista para enxergar nos seus dilemas um mirante dos desafios que cercam as transformações da sociedade em nosso tempo. O Congresso dos 33 anos do  PT, que termina neste sábado,  reavivou velhos dilemas da esquerda, condimentados pela encruzilhada de uma transição de ciclo na economia mundial. Portadores de esféricas certezas – entre as quais, o óbito histórico do PT-- dispensam-se da reflexão.

"Quando não se resolve o passado, estamos condenados a repeti-lo"

Imagem
O juiz espanhol Baltasar Garzón, a Lei da Anistia brasileira deve ser revista Para Baltasar Garzón, juiz que decretou prisão de Pinochet, decisão do STF de não revisar a Lei de Anistia é um erro por Marsílea Gombata  Conhecido mundialmente como responsável pelo mandado de prisão contra o general chileno Augusto Pinochet, o juiz espanhol Baltasar Garzón criticou, nesta quarta-feira 11, a decisão do Brasil de não levar seus agentes repressores ao banco dos réus. Em passagem por Brasília, onde participou do debate Direito à Memória, Verdade e Justiça, do Fórum Mundial de Direitos Humanos, em Brasília, Garzón afirmou que falta ao País avançar no que diz respeito à justiça de transição. “Creio que falta dar um passo definitivo, que é esse da ação da justiça”, explicou.

Fantasmas da ditadura

Imagem
Entre os cadáveres ilustres suspeitos: Lacerda, Jango e JK (na foto) Além da lei da anistia, as dúvidas sobre as causas das mortes de Jango, JK e Lacerda provam que a conciliação traiu a democracia por Mauricio Dias — publicado 14/12/2013 Essa suspeita não é nova. Entretanto, é oportuna, e será sempre até o esclarecimento das dúvidas. Não há provas concretas e nem se sabe se serão encontradas. Permanece, no entanto, por quase quatro décadas, a coincidência estranhável das mortes dos ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart, e do ex-governador Carlos Lacerda. Os restos mortais de Jango foram exumados para uma perícia. Com ela se saberá, de fato, se ele foi vitimado por um ataque cardíaco. Na Câmara de Vereadores de São Paulo, formou-se um dossiê, no qual são reafirmadas as dúvidas sobre o acidente com o carro de JK. Há suspeitas de que Lacerda também tenha sido assassinado.

Emprego do futuro

Imagem
Para professor de Harvard, o mercado vai exigir o aprendizado contínuo e os salários altos não serão mais ocupados por quem não tiver tal habilidade Publicado na edição 82, de dezembro de 2013 Da Carta Capital Por Tory Oliveira Em vez de se focar apenas em conteúdos específicos, a escola deveria ensinar o aluno a habilidade de continuar aprendendo. Essa é a aposta do norte-americano Richard Murnane para o papel da escola no futuro. Economista e professor da Faculdade de Educação de Harvard, o trabalho de pesquisa de Murnane desdobra-se em dois temas principais. O primeiro é como as mudanças tecnológicas estão afetando a demanda por habilidades necessárias para o mercado de trabalho norte-americano e como as políticas educacionais estão respondendo a essas transformações. A outra linha de pesquisa é analisar como as desigualdades econômicas nos EUA afetam as oportunidades educacionais de famílias de baixa renda e a eficácia das estratégias utilizadas para melhorar as chance...

Sonegação da Globo já está na Polícia Federal!

Imagem
13 de dezembro de 2013 | 17:20  Autor: Miguel do Rosário A denúncia sobre a sonegação bilionária da Rede Globo, e posterior sumiço do documento da Receita Federal, que o núcleo fluminense do Barão de Itararé, junto com o blog Megacidadania, protocolou no Ministério Público Federal do Rio de Janeiro seguiu os trâmites internos da instituição e virou o Ofício 13344/2013. O documento foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, onde se encontra agora. A PF apurará dois crimes: 1) contra a Ordem Tributária, que é o crime da sonegação propriamente dita, e que pode envolver evasão de divisas, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro; e 2) ocultação de bens, diretos ou valores, que corresponde ao misterioso desaparecimento dos documentos originais, nos quais os auditores da Receita decidem pela condenação da Rede Globo pelo crime de sonegação. Confira o documento:

Execução de tio de ditador prenuncia nova limpeza política em Pyongyang

Imagem
Coreia do Norte condena e executa, por traição, antigo homem de confiança e cunhado de Kim Jong-il, pai do atual líder do país. Caso expõe divisões no círculo de poder e dificuldades do jovem Kim Jong-un de contorná-las. A imprensa estatal norte-coreana foi pouco clara, como é praxe, ao informar sobre a morte de Jang Song Thaeks nesta sexta-feira (13/12). O tio do ditador Kim Jong-un foi descrito como "pior que um cachorro" e "maior traidor de todos os tempos". Jang, segundo a agência de notícias KCNA, tinha relacionamentos impróprios com várias mulheres, consumia drogas, mantinha um estilo de vida capitalista e ainda estaria planejando um golpe de Estado.

Ives Gandra insinua que Joaquim Barbosa é um nazista

Imagem
Joaquim Barbosa, quando era mais branquinho, desfilando pelas ruas do Leblon  Enviado por Miguel do Rosário Nosso jurista mais conservador mandou outro petardo atômico contra os desdobramentos da Ação Penal 470. Ives Gandra da Silva Martins publicou hoje um artigo em que afirma, textualmente, que “todo criminoso deve cumprir sua pena, mas nos estritos limites de sua condenação em condições que não se assemelhem às dos campos de concentração do nacional-socialismo”. Pouco antes, no mesmo texto, ele deixa bem claro:

Governadora do RN tem pior avaliação entre os Estados, aponta CNI

Imagem
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), foi o terceiro pior avaliado do país, de acordo com a Pesquisa Ibope/CNI divulgada nesta sexta-feira (13). De acordo com o levantamento, para 47% a avaliação é ruim ou péssima, para 33% é regular, e para 18%, é ótima ou boa. A atuação do governo do Rio Grande do Norte, comandada por Rosalba Ciarlini Rosado(DEM), foi a mais mal avaliada entre os 26 Estados e o Distrito Federal, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira (13). Leia mais: CNI/Ibope: Avaliação do governo Dilma sobe de 37% para 43% Cabral está na frente apenas de Rosalba - que está no cargo por força de uma decisão judicial, após Justiça cassar seu mandato na terça-feira (10), sob a acusação de abuso de poder econômico e político na campanha eleitoral de 2012 -, e de Agnelo Queiroz (PT), do Distrito Federal, que tem uma reprovação de 62%.

Direita europeia quer proibir videoconferência com Snowden

Imagem
Apesar das promessas de esclarecer e investigar o escândalo de espionagem realizado pela NSA estadunidense, a direita no Parlamento Europeu tenta impedir uma videoconferência com Edward Snowden. Segundo um informe exclusivo da revista alemã Der Spiegel, a fração do direitista Partido Popular Europeu avalia um veto contra a videoconferência com o ex-funcionário dos serviços estadunidenses de inteligência. A transmissão está marcada para 18 de dezembro durante um debate sobre a espionagem dos Estados Unidos na Europa.

'Problema é de classe social', diz Lula sobre ataques ao PT, ao governo e à economia

Imagem
Lula: mídia deu mais destaque a emprego de Dirceu em hotel do que a cocaína em helicóptero Na abertura do quinto congresso nacional do partido, ex-presidente afirma que vai rodar o país para reeleger Dilma Rousseff por Hylda Cavalcanti, da RBA Brasília – Apresentando-se como “comandado” do PT para a campanha de reeleição da presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (12) que os frequentes ataques aos petistas, ao governo e à condução da economia ocorrem mais por um problema de classe social do que pelo erros que o partido tenha cometido nesses quase 11 anos no comando do país.

Companheiras e Companheiros

Imagem
Leia aqui a íntegra do pronunciamento Companheiras e Companheiros, Belos são os tempos quando podemos dizer que não vivemos um tempo comum. Belas são as horas que têm o duplo poder de embalar nossas esperanças e de encorajar a vencer imensos desafios. Únicos são os momentos que nos concedem o arrebatamento do sonho, sem tréguas e sem medo. Este é o momento que o Brasil vive. Este é o momento que vive o nosso grande—e glorioso – Partido dos Trabalhadores. Este é o momento no qual, humildemente, me inscrevo como cidadão, como militante e como agradecido presidente partidário. Um presidente reeleito com maioria tão expressiva, que sente sobre seus ombros o peso de uma enorme responsabilidade.

A moral de ontem e a política de hoje

Imagem
Marcus Tullius Cícero concorreu à posição de Cônsul de Roma em 64 a.C. Atribui-se a seu irmão, Quintus, autoria de uma carta com recomendações de campanha. Wanderley Guilherme dos Santos Marcus Tullius Cícero concorreu à posição de Cônsul de Roma no ano de 64 antes de Cristo. Atribui-se a seu irmão mais novo, Quintus, a autoria de uma carta com recomendações de campanha. Em edição bilíngüe, a Universidade de Oxford republicou a Commentariolum Petitionis, em 2012, com tradução e introdução de Philip Freeman. Transcrevo o resumo de alguns de uma longa lista de conselhos.

Ai, ai, ai, Romeu Jr.

Imagem
Ora, ora, mas tudo isso na Veja... Ao longo de dois anos, o ex-secretário nacional do Ministério da Justiça agiu como entrevistado–duplo por  Mino Carta  —  publicado  13/12/2013 05:40,  última modificação  13/12/2013 11:14 Instado a se demitir de secretário nacional do Ministério da Justiça, Romeu Tuma Jr. resistiu de início, mesmo porque o próprio presidente da República recomendara: “Por ora, aguenta”. A mídia nativa trombeteava as relações do secretário, desde seus tempos de delegado, com um cidadão chinês acusado de contrabando. A artilharia não arrefeceu, pelo contrário. Depois de algum tempo, o alvejado capitulou.

O Estado não aceita nem aceitará práticas de tortura contra qualquer cidadão, afirma Dilma

Imagem
Dilma Rousseff durante cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos 2013 (19ª edição). Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta quinta-feira (12), no Fórum Mundial dos Direitos Humanos, em Brasília, que o Estado não aceita nem aceitará práticas de tortura contra qualquer cidadão. Dilma reconheceu que o problema continua existindo no país, mas que o governo está determinado a mudar este quadro. “Estamos preocupados com o fato de que devemos criar todas as condições para que a nossa Constituição, que proíbe que qualquer cidadão seja submetido a tortura ou a tratamento desumano, seja respeitada. Apesar de termos ratificado a convenção das Nações Unidas contra tortura e protocolo adicional. É necessário reconhecer que a tortura continua existindo”, disse. Para o combate à prática de tortura foi celebrada a regulamentação da lei que instituiu o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Dilma destacou que o fortalecimento e o respeito...

A visão da OAB sobre as doações de empresa para campanhas

Imagem
OAB: eleições mais democráticas = menos doações de empresas CONGRESSO POR REPRESENTAÇÃO: Empresários têm 3 vezes mais representantes que sindicalistas... EMPRESARIAL: 273 EDUCAÇÃO: 213 RURALISTA: 160 SINDICAL: 91 SAÚDE: 79 COMUNICAÇÃO: 69 EVANGÉLICA: 66 FEMININA: 55 AMBIENTALISTA: 15

Dois secretários de Alckmin receberam propina em cartel dos transportes

Imagem
Do Diário do Centro do Mundo Ex-diretor da Siemens diz que dois secretários de Alckmin receberam propina em cartel dos transportes Quatro políticos, entre eles dois secretários do governo Alckmin, foram citados como recebedores de propina do cartel que atuava no Metrô e na CPTM, o que levou a Justiça federal em São Paulo a enviar a investigação para o Supremo Tribunal Federal. São eles Edson Aparecido (PSDB), chefe da Casa Civil de Alckmin, Rodrigo Garcia (DEM), secretário de Desenvolvimento Econômico, o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) e o deputado estadual Campos Machado (PTB). Aparecido e Garcia são deputados federais licenciados e só podem ser investigados em inquérito conduzido pelo Supremo. Os nomes estavam num depoimento sigiloso do ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer. Rheinheimer também participou do esquema de pagamento de propina e temia ser punido por isso. SAIBA MAIS FOLHA

Dr. Rosinha: “Fui vítima de intolerantes e mentirosos; um me ‘excomungou’”

Imagem
A intolerância e a “excomunhão” por Dr. Rosinha, especial para o Viomundo Cristo, em sua breve passagem pela terra, nos ensinou muita coisa e uma delas foi a tolerância. Parece que boa parte dos que atualmente se dizem “cristãos” não aprendeu essa lição. Outro ensinamento de Cristo é o compromisso com a verdade: nunca mentir. Esse ensinamento também é ignorado por grande parte dos cristãos. Há uma brincadeira feita por muita gente que é a seguinte: quando perguntado sobre determinado tema e não se sabe a resposta, a pessoa, em tom de chacota, responde “eu faltei nessa aula”.

Ciro Gomes na Saúde? Polêmica à vista e Lula na campanha, se for…

Imagem
  Autor: Fernando Brito É forte a boataria de que o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes vai substituir Alexandre Padilha no Ministério da Saúde. A informação foi dada hoje pelo colunista Ilimar Franco em  O Globo . O irmão de Ciro, o governador Cid Gomes,  diz que não sabe de nada e afirmou que  no que depender dele, o irmão mais velho “fica por aqui mesmo” , no Ceará.

Tucanos no mundo da Lua: “Houston, temos um problema…”

Imagem
Autor: Fernando Brito O senador Aécio Neves anda tendo indigestão de tanto jantar problemático. Josias de Souza, hoje no  UOL , relata outro pepino noturno à mesa do mineiro. “Na noite passada, o presidenciável tucano jantou com um grupo de jornalistas no Piantella, tradicional casa de repastos de Brasília. Recordou-se a Aécio que a reputação do seu PSDB está na bica de descarrilar no escândalo do cartel de trens e do metrô de São Paulo. O candidato tomou distância da carapuça. “Se tiver alguém do PSDB que cometeu irregularidade, que recebeu propina, se isso ficar provado, tem que ir para a cadeia também”, disse. Indagou-se a Aécio se não receia que o caso interfira na campanha tucana. E ele: “Só se for para quem está envolvido. Para mim? Zero.”

Corrupção do PSDB deve ser julgada e punida com rigor

Imagem
Editorial do Portal Vermelho As denúncias do ex-diretor da Siemens, Everton Rheinheimer, apontando o envolvimento direto de dois secretários do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) –  Edson Aparecido, chefe da Casa Civil, e Rodrigo Garcia, do Desenvolvimento Econômico – no esquema de corrupção em contratos de trem e metrô em São Paulo, constituem fato político da maior relevância, para além de ser um rumoroso caso policial e judicial. Vai ficando evidente tratar-se da formação de aparatosa quadrilha que assalta os cofres públicos, sob o manto esfarrapado da falsa ética tucana.

"Hoje existem dois EUA. É um show de horrores"

Imagem
Moradores do Brooklyn, em Nova York, recebem alimentos de missão religiosa em 5 de dezembro. O corte de gastos por parte do governo federal dificultou o acesso de famílias mais pobres à alimentação Em palestra no Festival of Dangerous Ideas em Sydney, o escritor e jornalista norte-americano David Simon disse que o capitalismo perdeu a visão de seu pacto social por The Observer — publicado 12/12/2013 Por David Simon Os Estados Unidos são hoje um país totalmente dividido no que se refere a sociedade, economia, política. Existem definitivamente dois EUA. Eu vivo em um, em uma quadra de Baltimore, no estado de Maryland, que faz parte da versão viável dos EUA, a parte dos EUA conectada com a sua própria economia, onde existe um futuro plausível para as pessoas ali nascidas. A cerca de 20 quarteirões de distância existe outro país totalmente diferente. É incrível como temos pouco a ver uns com os outros, e, no entanto, vivemos em grande proximidade.

Veja como a NSA acessa seu Gmail

Imagem
  Procuramos explicar de maneira simples como funcionam os dois programas do governo dos Estados Unidos que recolhem os nossos dados na Internet.   Devemos o conhecimento de todos estes detalhes à enorme valentia de Edward Snowden.  Nas últimas semanas conhecemos muitos detalhes dos programas de espionagem do governo dos Estados Unidos através da sua Agência de Segurança Nacional (NSA). Snowden revelou diversos programas de espionagem: escutas a líderes mundiais, coleta em massa de chamadas telefónicas, acordos entre agências de espionagem de diferentes países, etc. Vamos tentar explicar em detalhe como funcionam os dois programas de espionagem que recolhem a nossa informação na Internet (e, em particular, como acessam o Gmail ). Dois programas de espionagem secretos: PRISM e MUSCULAR Segundo os documentos de Snowden, existem dois programas principais para recolher informação da Internet: PRISM e MUSCULAR.

Vídeo que denuncia fraudes no sorteio da Copa

Imagem
vídeo que denuncia fraudes no sorteio da Copa, mas… por :   Mauro Donato Fernanda Lima e Jerôme Valcke Quem não se lembra do lateral Roberto Carlos mais preocupado em esticar as meias do que em marcar Thierry Henry na cobrança de uma falta? Ou das inúmeras versões acerca da performance pós-convulsão de Ronaldo na final contra a França? E os gols da Argentina sobre o Peru na Copa de Mario Kempes e companhia? Teorias de conspiração acerca de resultados tramados em Copas do Mundo ocorrem em toda edição do torneio. Todas as Copas seriam grandes armações, com roteiros e acordos entre delegações, patrocinadores e, claro, a FIFA. Agora, um vídeo que corre na internet e já foi visto por mais de 3 milhões de pessoas dá indícios de que tudo se inicia ainda no sorteio.

Os 30 anos da democracia argentina

Imagem
Cristina comemora esses 30 anos com uma democracia ainda instável, ameaçada desta vez por mobilizações de polícia das províncias, com reivindicações econômicas. por Emir Sader  A Argentina comemora os 30 anos de retorno à democracia. Poucos países tem tanto a comemorar como a Argentina, porque poucos países foram tão brutalmente avassalados pelo terror da ditadura militar. A Argentina moderna foi marcada pelos governos peronistas – como o Brasil, pelos getulistas. Desde a derrubada do Peron, em 1945, a história do país não deixou de ser pautada pelas marcas deixadas pelo peronismo. Até agora, 80 anos depois do começo da ascensão da liderança do Peron, a força preponderante no país é o peronismo, qualquer que seja a fisionomia que ele tenha.

Um dos futuros santos da Igreja, João Paulo II colaborou com a CIA

Imagem
Com a sua canonização prevista para 2014, o papa João Paulo II, hoje na lista dos beatos católicos, foi um dos colaboradores mais leais da CIA. Por Dermi Azevedo Com a sua canonização prevista para 2014, o papa João Paulo II, atualmente na lista dos beatos católicos, foi um dos colaboradores mais leais da Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), antes mesmo de ser eleito para o pontificado católico romano. A sua primeira audiência como Papa foi dada ao diretor geral da agência norte-americana de informações, William Casey, em 1978. O arcebispo de Cracóvia, Karol Wojtyla, forneceu informações consideradas “valiosas” à CIA sobre a resistência polonesa ao regime comunista da Polônia. Esse apoio favoreceu substancialmente as atividades do sindicato Solidariedade, liderado pelo metalúrgico Lech Walesa e representou a ultima pá de cal no fim do regime polonês. Memórias

TV Carta Capital:Programa Piloto com Sakamoto, Karina Buhr, PC Siqueira e Ferréz

Imagem
Programa Piloto com Sakamoto, Karina Buhr, PC Siqueira e Ferréz A primeira edição do programa foi transmitido ao vivo na última terça feira, do auditório do MAM, em São Paulo

ELEITOR DE 1 VOTO E ELEITOR DE R$ 1 BILHÃO

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Projeto da OAB ajuda a enfrentar o aluguel de nosso sistema político  O STF terá uma ótima oportunidade para dar uma contribuição efetiva para a melhoria do padrão de nossa democracia hoje, quando examinar a ação da OAB que pretende proibir a contribuição eleitoral de empresas. É uma proposta corretíssima. Quando feita às escondidas, a contribuição de empresas privadas é um dos principais instrumentos de corrupção, sabemos todos. Quando feita às claras, é uma forma de alugar o poder político a quem tem mais dinheiro.

Obama versus Dilma nos tributos a Mandela

Imagem
Postado em   11 Dec 2013 por :   Paulo Nogueira O papo divertido de Obama com a premiê dinamarquesa Uma polêmica em torno dos discursos em homenagem a Mandela se travou nas redes sociais ontem. A questão estava centrada, basicamente, em Obama e Dilma. Obama teria sido brilhante em sua fala, e Dilma teria sido opaca. É verdade e não é ao mesmo tempo. Obama é um profissional da fala, um orador que para muitos é comparável a mestres da retórica como Kennedy.

Série Presidentes Africanos é premiada pela APCA

Imagem
A série Presidentes Africanos, criada e apresentada pelo jornalista Franklin Martins, foi premiada nesta segunda-feira (9) pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). A série produzida pela Cinegroup foi premiada na categoria “Melhor Jornalístico/Documentário”. Atualmente os vídeos estão em exibição nos canais Discovery Civilization (a cabo) e na Band, aos sábados no final da noite. A APCA elegeu os melhores de 2013 em diversas modalidades: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Música Erudita, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão.

O CADE, A TELEFONIA E A SEGURANÇA NACIONAL

Imagem
Postado por  Mauro Santayana (JB) - O CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, finalmente decidiu que a Telefónica S.A, da Espanha, tem que se desfazer da sua participação direta e indireta na TIM Participações, ou procurar um novo sócio para a Vivo no Brasil. A Telefónica aumentou, em setembro, com uma operação na Europa, sua participação no capital da TELCO, holding que possui expressiva fatia da Telecom Italia, dona da TIM. Na ocasião, o Presidente do Grupo espanhol, Cesar Alierta, teve um encontro com a Presidente Dilma, que estava em Nova Iorque para participar da Assembleia das Nações Unidas, para tratar do assunto.