Postagens

Mostrando postagens de maio 23, 2021

Dimas Covas na CPI da Covid: Tratativas pararam após Bolsonaro mandar cancelar compra

Imagem
 Butantan negociava oferta de 100 milhões de doses quando presidente mandou Pazuello cancelar protocolo de intenções  Caroline Oliveira Brasil de Fato | 27 de Maio de 2021     "Isso causou uma frustração da nossa parte”, afirmou Dimas Covas à CPI - Edilson Rodrigues/Agência Senado O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou à CPI da Covid, nesta quinta-feira (27), que após a terceira vez que ofertou doses do imunizante CoronaVac ao governo federal, no dia 7 de outubro de 2020, passaram a ocorrer tratativas “intensas” com o Ministério da Saúde acerca de 100 milhões de doses.  O caminho mudou quando Jair Bolsonaro mandou, em vídeo publicado nas redes sociais, o então ministro da Saúde Eduardo Pazuello cancelar o protocolo de intenções de vacina do Instituto Butantan, no dia 21 de outubro.

Rússia fecha acordo com UNICEF para fornecer Sputnik V para 110 milhões de pessoas

Imagem
  © Sputnik / Aleksandr Kryazhev   Por Sputnik Brasil - 27/05/2021 A Sputnik V foi a primeira vacina a ser autorizada no mundo, ainda em agosto de 2020. A eficácia da vacina russa é de 97,6% e já recebeu autorização em dezenas de países. A Human Vaccine LLC, uma subsidiária do Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo) anunciou nesta quinta-feira (27) a assinatura de um acordo para o fornecimento de 220 milhões de vacinas de duas doses do inoculante russo Sputnik V contra a COVID-19 com Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, na sigla em inglês). Essa quantidade de vacinas é suficiente para vacinar 110 milhões de pessoas.

Luis Nassif: A privatização da Eletrobras será o golpe do século

Imagem
 O projeto de lei de privatização da Eletrobras é um dos golpe mais ruidosos já registrados nas privatizações brasileiras. A Eletrobras tem capacidade de gerar 30,1% da energia e detém 44% das linhas de transmissão do País Por Luis Nassif - no GGN - 27 de maio de 2021  A privatização da Eletrobrás também significa a privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). / Foto: Maria Hsu/Chesf A Eletrobras sempre teve um papel regulador de preços no mercado, atuando em duas pontas. Uma delas, nas licitações de energia e a outra na oferta de energia contratada barata (aquela que é vendida para distribuidoras).

Assine pelo Impeachment para que mais vidas não sejam perdidas

Imagem
  Junte-se pelo Brasil! Uma assinatura é um gesto, milhares de assinaturas formam um movimento, milhões de assinaturas são nossas vozes que não podem ser ignoradas. Este é o primeiro passo para concretizar uma mudança que está no ar. O Brasil não pode e não tem como seguir no caminho do caos, do absurdo e da morte. Assine pelo Impeachment aqui>>>

Manlio Dinucci: Porque é que a UE se destaca contra a China

Imagem
  Rede Voltaire | Roma (Itália) | 25 de Maio de 2021    français italiano O Parlamento Europeu, em 20 de Maio, congelou a ratificação do Acordo UE-China sobre investimentos, assinada em Dezembro pela Comissão Europeia após sete anos de negociações. A resolução foi aprovada por uma esmagadora maioria com 599 votos a favor, 30 contra e 58 abstenções [ 1 ]. É formalmente motivada como sendo a resposta às sanções chinesas contra membros do Parlamento Europeu, decididas por Pequim depois dos seus funcionários terem sido sujeitos a sanções, rejeitadas pela China, por violação dos direitos humanos, particularmente os do Uighur. Os legisladores da UE argumentam que, se bem que as sanções chinesas sejam ilegais porque violam o Direito Internacional, as sanções europeias são legais porque se baseiam na defesa dos direitos humanos aprovados pelas Nações Unidas.

Boaventura de Sousa Santos: Da participação à pertença

Imagem
  Créditos da foto: Bolsonaristas promovem manifestação na avenida Paulista, em São Paulo (Fernando Bizerra/EFE)   Por Boaventura de Sousa Santos - na Carta Maior - 24/05/2021  Um fantasma assombra o mundo: o regresso da extrema-direita. Trata-se de um movimento global com ritmos nacionais muito diferentes. Tem muitas semelhanças com o que aconteceu nas décadas de 1920 e 1930, mas também tem diferenças. Analiso umas e outras com a crença de que a história só se repete se deixarmos que tal aconteça. Estamos perante movimentos que emergem no bojo de crises sociais por vir e que explodem quando as crises rebentam.

Em ato com Bolsonaro, Pazuello comete transgressão militar e se incrimina por mentiras na CPI

Imagem
  Por Jeferson Miola - em seu Blog - 23/05/2021  A sessão da CPI da Pandemia nos dias 19 e 20 de maio com o ex-ministro da Morte Eduardo Pazuello foi um festival de mentiras desbragadas do general da ativa do Exército brasileiro. Esta conduta farsesca e diversionista do general revela muito sobre um padrão de cultura lamentavelmente muito comum nas Forças Armadas.

Covid-19 em Portugal: segundo dia consecutivo sem mortes

Imagem
Por Sofia Neves - No PÚBLICO - 23/05/2021 2021 Portugal registrou, neste sábado, zero mortes por covid-19 pelo segundo dia consecutivo e 413 casos de infecção. No total, este ano, foram registrados seis dias sem mortes, quatro deles em Maio: a 25 de Abril registrou-se o primeiro dia sem vítimas mortais desde 2 de Agosto de 2020 e desde então verificou-se o mesmo a 29 de Abril, 2 de Maio, a 13 de Maio e nesta sexta-feira e sábado. No total, desde o início da pandemia, o país soma 845.224 casos confirmados e 17.017 vítimas mortais. Os dados, referentes à totalidade do dia de sábado, foram divulgados neste domingo pela Direcção-Geral da Saúde (DGS). Continue lendo no Publico>>