Postagens

Mostrando postagens de dezembro 7, 2014

O MÉXICO E A AMÉRICA DO SUL

Imagem
Postado por Mauro Santayana A consolidação da UNASUL, a morte do “ibero-americanismo”, e o velho acordo dos porcos com as galinhas para vender ovos com bacon. Incendiado pelos protestos contra o desaparecimento, tortura e assassinato de 43 estudantes de esquerda por um prefeito direitista e corrupto do estado de Guerrero, aliado a narcotraficantes, o México encerrou, esta semana, na cidade portuária de Veracruz, a XXIV Cúpula Ibero-americana, que foi, como as edições anteriores desse evento criado por mexicanos e espanhóis na década de 90, para tentar ampliar sua influência na América Latina, um rotundo fracasso, marcado pela ausência de numerosos chefes de estado, entre eles os da Argentina, Brasil, Bolívia, Cuba, Nicarágua e Venezuela, por parte da América do Sul.

Billabong Pipe Masters 2014 Day 6 Português

Imagem

Artimanhas da linguagem jornalística

Imagem
DITADURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA Por Luciano Martins Costa em 13/12/2014 na edição 828 O debate público em torno do relatório da Comissão da Verdade é um exemplo didático de como a imprensa pode funcionar, contraditoriamente, a serviço da desinformação. Não apenas por abrigar e dar destaque a articulistas incapazes de sair do círculo vicioso de aleivosias e mentiras deslavadas, mas principalmente pelo fato de que muitos jornalistas só conseguem se manter em postos de grande visibilidade na mídia tradicional por atuarem como vocalizadores radicais dos piores pensamentos de seus patrões. Existem coisas que um  publisher  não pode afirmar publicamente, mesmo que seja parte de suas crenças mais profundas, porque o dinamismo da sociedade pode tornar deselegante ou mesmo transformar em crime, no período de poucos anos, aquilo que um dia foi tema corriqueiro de anedotas de salão ou da linguagem corrente.

União Europeia (UE) “exige” que a Rússia resgate UE & Ucrânia

Imagem
A União Europeia seria um bando de  cretinos não fossem apenas ridículos -- Estou feliz como um GREGO! O FMI diz que a Ucrânia estará em bancarrota “dentro de semanas” e precisa de mais US$15 bilhões para a guerra contra o leste do país; a UE ameaça a Rússia com mais sanções, se a Rússia deixar falir a Ucrânia; a UE perderá bilhões na Ucrânia, se a Rússia não “resgatar” o país. Detalhes em  UE Observer   (ing.) e em  DW   (al.). E aqui a história por trás do palco que levou a isso tudo:

DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA MANDA LEMBRANÇAS

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Debate é tão atual que apareceu até numa noite de festa, invocado como um fantasma autoritário por jornalistas que querem manter tudo como está -- inclusive nos meios de comunicação Imagine você que na última segunda-feira fui ao tradicional Club Homs, na avenida Paulista, como um dos homenageados na entrega do Premio dos 100 Jornalistas Mais Admirados dos país. Encontrei amigos, revi colegas sumidos. Subi ao palco, agradeci o prêmio e os votos que recebi e fui embora.

Janot incorporou Gurgel?

Imagem
O procurador-geral surpreende ao confundir justiça com política. Até hoje ele prometia outro comportamento por  Mauricio Dias Rodrigo Janot era menos explícito, até então, que seu antecessor Roberto Gurgel Desde o vazamento seletivo de informações, supostamente retiradas de peças sob segredo de justiça, com flechadas dirigidas, principalmente, contra Dilma Rousseff, contra o ex-presidente Lula e contra o PT, as variadas ações da Polícia Federal e do Ministério Público, no Paraná, caíram sob suspeita. O braço ilegal da lei, certos policiais e certos procuradores, mirava além das investigações de corrupção interna na Petrobras. Esses cavavam para encontrar indícios de envolvimento da presidenta, do ex e dos dirigentes petistas.

Frei Betto será embaixador do Maranhão na luta contra desigualdade

Imagem
O presidente estadual do PCdoB e próximo secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos do Governo do Maranhão, Márcio Jerry, convidou o ativista Frei Betto para ser o embaixador do Maranhão na luta pela melhoria dos indicadores sociais do Maranhão. Em visita feita ao religioso em São Paulo, Jerry transmitiu a intenção do próximo governo de ter como foco o combate às desigualdades sociais.  Acompanhado da futura chefe da Assessoria Especial do Governador, Karla Trindade, Jerry destacou a importância da ajuda de Frei Betto.   “Vinha acompanhando a conjuntura política desde 2010 no Maranhão e torci muito pela vitória de Flávio Dino”, disse Frei Betto, ao destacar que a luta pela superação do ciclo oligárquico no Maranhão comandada por Dino é pauta corriqueira nos círculos de diálogos dos movimentos sociais. Acompanhado da futura chefe da Assessoria Especial do Governador, Karla Trindade, Márcio Jerry destacou a importância da ajuda de Frei Betto na composição de uma fr

A incrível fábrica de pecadores convertidos na Petrobras

Imagem
Autor: Fernando Brito Ontem, ia escrever sobre o suposto aviso de uma gerente  – Venícia Fonseca – de que havia gastos irregulares na área de comunicação da Diretoria de Abastecimento e, depois, na Refinaria Abreu e Lima. Desisti porque a resposta da Petrobras havia sido pífia, tratando os fatos com uma contenção inadmissível a quem está sendo atacado com acusações desta natureza.

Rossetto confirmado na Secretaria Geral da Presidência

Imagem
Rossetto deverá desempenhar um importante papel na articulação política do governo e na abertura de um espaço permanente de diálogo com a sociedade. Da Redação da Carta Maior O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, 54 anos, está confirmado como o novo Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República. O convite, que já havia sido feito pela presidenta Dilma Roussef durante a campanha, foi confirmado nesta quinta-feira. Rossetto foi ministro do Desenvolvimento Agrário nos governos Lula e da Presidenta eleita. Neste último, deixou o cargo para fazer parte da coordenação da campanha.

‘Exigir’ a saída de Graça Foster é uma manobra cínica e oportunista

Imagem
por :   Paulo Nogueira Na mira da oposição cara de pau A oposição exige que Dilma mande embora Graça Foster. Um momento:  exige ? Quantos votos a oposição teve? Bastaria que vencesse a eleição para que Graça fosse tirada da Petrobras. Mas perdeu. Então, não há o menor sentido em exigir nada.

PHA: Dilma não vai tirar a Graça

Imagem
Quem está sob suspeita é quem denunciou A Presidenta Dilma não vai demitir Graça Foster da Presidência da Petrobras. Quem está sob suspeita é a já demitida por irregularidades, a denunciante que o PiG tenta transformar no Bob Jefferson da semana. Graça agiu, sim ! Não se omitiu, como o Fernando Henrique, diante da comprovação de que sua reeleição tinha sido comprada, em dinheiro vivo, em envelopes de papel pardo, ao custo de R$ 200 mil por congressista do Acre !

Pela primeira vez, empreiteiro na cadeia? Não, é a segunda; a outra não valeu…

Imagem
Autor: Fernando Brito Este modesto blog, que não tem contas no exterior, não tem publicidade oficial e sobrevive apenas das contribuições do  “Clube do Tostão” formado por seus leitores traz, da nossa grande e impoluta imprensa, algumas contribuições para apurar o escândalo das empreiteiras, todas já publicadas.

Globo descendo a ladeira: veja o maior mico e o desgosto do ano

Imagem
Novelas decepcionam em 2014: veja o maior mico e o desgosto do ano Gabriel Braga Nunes e Bruna Marquezine, como Laerte e Luíza, em cena da novela Em Família (Globo) Por  RAPHAEL SCIRE , em 12/12/2014 · Atualizado às 05h35 As maiores decepções na TV em 2014 foram as novelas, e o horário das sete da Globo se mostrou o mais crítico de todos. Além do Horizonte e Geração Brasil apresentaram novas propostas mas, na tentativa de inovar, o tiro saiu pela culatra, e elas mais afugentaram do que conquistaram os telespectadores. Narrativas confusas, lentas ou “ousadas” demais levaram algumas apostas a acabar nas listas de “piores do ano”.

Marcelo Gruman: Advogado do diabo

Imagem
Um juiz parado numa blitz e outro impedido de embarcar em um avião após o horário devido expuseram o viés autoritário de algumas instituições brasileiras. Marcelo Gruman* Dois casos recentes envolvendo representantes do poder judiciário expõem o viés autoritário do Estado brasileiro e a fragilidade de conceitos e instituições que devem garantir o exercício de liberdades e direitos fundamentais. Revelam, ainda, como há um longo percurso a ser trilhado, para além do mero estabelecimento de premissas teóricas inscritas na letra fria da lei, de relações igualitárias tanto entre Estado e sociedade como entre os próprios membros da sociedade, contaminados pela herança ibérica do “você sabe com quem está falando”.

Por que Alckmin precisa de balas de borracha?

Imagem
por :   Mauro Donato O fotógrafo Alex Silveira, cego de um olho por causa de um disparo No último dia 3, a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou o projeto de lei que proíbe o uso da bala de borracha (conhecida tecnicamente como elastômero) pela polícia militar. O PL é de autoria de João Paulo Rillo, líder da bancada do PT na ALESP e sua aprovação ocorre um mês depois de uma liminar que já proibia o uso do artefato ter sido derrubada no Tribunal de Justiça.

Que fim levaram os líderes latinos dos anos 1990?

Imagem
Ex-presidentes argentinos Carlos Menem e Fernando de la Rua Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru Carlos Salinas, ex-presidente do México Que fim levaram os líderes latino-americanos dos anos 1990? Daqui a dez anos se poderá avaliar o destino dos atuais presidentes, mas provavelmente entrarão para a história melhor que antecessores Wagner Iglecias,  no Opera Mundi, via e-mail  A história da América Latina no século XX pode ser dividida, grosso modo, em décadas. Nos anos 1960 e 1970, por exemplo, o continente esteve imerso na lógica da Guerra Fria. Se, do lado de lá, na Cortina de Ferro, Moscou exercia fortíssima influência em países como Hungria, Polônia, Alemanha Oriental e Tchecoslováquia, do lado de cá, no “ pateo trasero ” dos EUA, Washington tinha grande peso sobre nações como Argentina, Brasil e Chile, que viviam sob ditaduras militares, ou México, Colômbia e Venezuela, que formalmente eram democracias.

DW: Relatório da CNV revela caso de tortura em fábrica da Volkswagen

Imagem
Funcionário da empresa foi torturado em São Bernardo do Campo. Na Alemanha, Volkswagen lamenta o ocorrido e afirma que vai investigar o caso. CNV investigou a repressão aos trabalhadores e a cooperação das empresas. "Estava trabalhando e chegaram dois indivíduos com metralhadora, encostaram nas minhas costas, já me algemaram. Na hora em que cheguei à sala de segurança da Volkswagen já começou a tortura, já comecei a apanhar ali, comecei a levar tapa, soco", contou Lúcio Bellentani, funcionário da Volkswagen de São Bernardo do Campo, à Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Final de Surf AO VIVO no Havaí. VAI MEDINA! Billabong Pipe Masters 2014 Day 5 Português

Imagem

Clube Militar inventa “vítimas” da resistência à ditadura

Imagem
Posted by  eduguim  on 12/12/14 • Categorized as  Reportagem A divulgação do relatório final da Comissão Nacional da Verdade produziu reações características dos envolvidos – direta ou indiretamente – com os crimes de lesa-humanidade cometidos pela ditadura militar. Diante da divulgação vexatória de atos como estupros de mulheres e homens e até tortura de crianças, os que praticaram aqueles horrores, ou as famílias dos que praticaram e estão mortos, inventaram uma “desculpa”.

A desgraça da Líbia

Imagem
OTAN e EUA deveriam ter ouvido os conselhos de Brasil, Rússia, Índia, China... Líbia antes e depois da "intervenção humanitária" dos EUA - União Europeia e OTAN (clique na imagem para aumentar) Dia 19/3/2011, os EUA lideraram os países da OTAN num ataque aéreo massivo, com mísseis, contra o governo de Muammar Gaddafi da Líbia, que recebera visita do primeiro-ministro britânico em 2004, em 2007 do presidente francês, Nicolas Sarkozy, em 2008 da secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice e em 2009 do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, os quais, todos eles, cordialmente lhe asseguraram que havia confortabilíssimas relações entre seus países. (...) A vida da maioria dos líbios era confortável e até a  BBC  teve de admitir que:

Paulo Moreira Leite: TORTURA E CIVILIZAÇÃO

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Relatório da Comissão Nacional da Verdade permite celebrar uma vitória política gigantesca Os brasileiros que têm a consciência em paz com sua história puderam partilhar as lágrimas da presidente Dilma Rousseff, nesta semana, quando ela recebeu o relatório final da Comissão Nacional da Verdade.

Dilma inaugura estaleiro que fabricará cinco submarinos

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff participa, nesta sexta-feira (12), em Itaguaí (RJ), da inauguração do prédio principal do estaleiro de construção de submarinos, que integra o complexo de Estaleiro e Base Naval da Marinha do Brasil. O edifício é a instalação mais importante do empreendimento e abrigará recursos técnicos e industriais que permitirão a fabricação de cinco submarinos, sendo quatro convencionais e um com propulsão nuclear. ABr Complexo de estaleiro e base naval possui 540 mil m² O Estaleiro de Construção recebeu investimentos de cerca de R$ 9 bilhões e faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). Ele tem previsão de terminar seus 22 mil m² de obras no final de 2015. Com isso, o Brasil vai poder, além de construir, projetar submarinos graças a um acordo de transferência de tecnologia firmado com a França, em 2008.   Para o coordenador-geral do Prosub, almirante-de-esquadra Gilberto Max, o conhecimento de projetar os submarinos é o grande diferenci

Os lobos, o casco da tartaruga e os desafios de Dilma

Imagem
Autor: Fernando Brito Velhos hábitos brizolistas levam a um ateu incorrigível a buscar, volta e meia, metáforas bíblicas para o que quero dizer. “”Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá”.( Mateus 12:25) Talvez nada defina melhor o que quer, mais do que o conservadorismo em si, a direita militante deste país.

Mino Carta: O país virtual

Imagem
Sempre mais comum quem se afasta da realidade para agir como cidadão de um Brasil inexistente por  Mino Carta   As manchetes que ornam esta página encabeçaram recentemente o noticiário de dois jornalões nativos. Acima (por incrível que pareça) o Estadão de sexta 5 de dezembro, abaixo  O Globo  de sábado 6. As duas manchetes poderiam ter saído uma semana antes. Bastaria ter dado repercussão à reportagem de  CartaCapital , nas bancas em São Paulo na sexta 28 de novembro e no dia seguinte no Rio e em todo o País. É o que teria acontecido se a nossa mídia fosse digna de um país contemporâneo do mundo, democrático e civilizado. O  Estado de S. Paulo  e  O Globo , cada qual a seu modo, fazem questão de ignorar  CartaCapital . Não estão sozinhos nesta prática, e não me refiro apenas a uma reação midiática. Uma porção conspícua da sociedade nativa repudia o jornalismo honesto, ou, por outra, aquele que não diz, ou não escreve, quanto não aprecia ouvir ou ler. Nada disso parece dign

Governo Alckmin restringe direito a água e a informação à população

Imagem
Relatório da Artigo 19 constata total falta de transparência do governo estadual e da Sabesp, que foi ainda mais acentuada no período eleitoral. Cida de Oliveira, da RBA São Paulo – A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é apontada como a menos transparente entre os órgãos públicos vinculados ao governo paulista conforme o relatório  Sistema Cantareira e a Crise da Água em São Paulo – a falta de transparência no acesso à informação . O documento, publicado ontem (10) pela organização Artigo 19, avalia o grau de transparência dos órgãos públicos envolvidos na gestão da crise hídrica que assola o estado.   A Sabesp foi o único dos órgãos que não respondeu a nenhum dos questionamentos dos pesquisadores da organização, que utilizaram botão específico na página da companhia na internet, conforme determina a Lei da Transparência.

Jô fez muito mais que defender a “biografia impecável” de Zé Dirceu

Imagem
por :   Paulo Nogueira Ele está certo ao recomendar cuidado com o que você lê na imprensa Deu a louca no Jô? Nos últimos programas, ele tem dito coisas que não estão no roteiro do pessoal da Globo. A última delas foi uma defesa da “biografia impecável” de Dirceu perante um pelotão de velhas senhoras furiosas.

Ué, mas não são os cubanos que se infiltram clandestinamente?

Imagem
Autor: Fernando Brito Para os coxinhas que vivem falando em infiltração de Cuba e até aos médicos cubanos quiseram chamar de “agentes de Fidel” recomenda-se a leitura da matéria de hoje do insuspeito  O Globo  sobre as ações de sabotagem do governo americano na ilha:

Menor Quociente Viável de Sociopatia (MQVS)

Imagem
“Não há nazistas combatendo a favor da Ucrânia”. (Se você leu e acreditou, troque de óculos e olhe outra vez) São bandeiras nazistas e da OTAN, lado a lado. Parece que ultimamente ando fazendo várias coisas hiperprodutivas: explicando ao pessoal como matar as quatro bestas do Império; revolucionando o modo como se alfabetizam falantes nativos e não nativos do inglês... Alguém acaba de escrever por  e-mail , que já me converti num daqueles “comentaristas respeitáveis”. UAU! Se eu continuar assim, corro o risco de fazer “Contribuição Significativa para a Sociedade” (CSS). O que seria erro, não só para mim, mas para todos.

Lições para a Ucrânia: como a Alemanha foi dividida

Imagem
Nota da redecastorphoto:  Muita gente compara a situação da Europa atual com os anos anteriores à IIª Guerra Mundial. Correção importante: agora estamos assistindo ao fomento, pelo Ocidente (EUA e União Europeia), de mais um regime nazista representado pela Junta−de−Kiev na Ucrânia. Isso nos faz lembrar a segunda metade dos anos 1930’s quando aconteceu a mesma coisa com a Alemanha, transformada num estado nazista e com os EUA, hoje com a eliminação dos Direitos Civis de seu próprio povo, transformados num estado fascista. Desfile do Pravy Sektor (partido NAZISTA apoiado pelos EUA e coordenado pelo Depto de Estado via Victoria "Fu** EU" Nuland) em Lviv, Ucrânia

Rússia e Índia anunciam acordo para construir dez reatores nucleares

Imagem
Em Nova Déli, Putin busca soluções para os problemas da economia russa, que sofre com as sanções impostas pela UE e EUA e com a queda nos preços do petróleo. Com um pacote de negócios na área de energia, Rússia e Índia buscam impulsionar suas relações econômicas. O principal acordo assinado pelo presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, nesta quinta-feira (11/12) em Nova Déli, prevê a construção de mais dez reatores nucleares no país asiático.

PF faz operação contra fraude na compra de merenda escolar em Alagoas

Imagem
Agência Brasil 11.12.2014 - 20h25 A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (11) a Operação Farnel, para desarticular um esquema criminoso de fraude na compra de merenda escolar e outros produtos por escolas públicas de Alagoas. Quinze pessoas foram presas e três estão sendo procuradas.

Bancada do PT tenta barrar na Justiça golpe contra Defensoria Pública

Imagem
No Blog do Esmael A bancada do PT na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) ingressou na terça-feira, 9, com mandado de segurança no Tribunal de Justiça contra a Lei Complementar nº 16, proposta pelo governador Beto Richa (PSDB) que altera vários pontos da Lei Complementar da Defensoria Pública do Paraná.

Justiça nega pedido para tirar do ar TV que vende horário para igreja

Imagem
 bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal, que investirá R$ 900 milhões em 5 anos na CNT e Rede 21 Por   DANIEL CASTRO A Justiça Federal em São Paulo negou pedido do Ministério Público Federal (MPF) para tirar imediatamente do ar a Rede 21, emissora do grupo Bandeirantes que transmite 22 horas diárias de cultos da Igreja Universal do Reino de Deus. O pedido de liminar (decisão urgente e provisória) foi negado, mas a ação principal segue normalmente. Outra ação semelhante do MPF, contra a CNT e a Igreja Universal, ainda aguarda análise da Justiça para deferimento ou não do pedido de liminar.

FÓRUM21: Ideias para o Avanço Social

Imagem
Convidamos mulheres e homens de esquerda a participar da reunião de lançamento do Fórum na próxima segunda-feira, 15 de dezembro, em São Paulo. FÓRUM21 Da Carta Maior                            O resultado das urnas em 2014 não arrefeceu a disputa política no país; ao contrário, intensificou a mobilização de setores conservadores empenhados em colocar as forças progressistas, democráticas e populares na defensiva.

A guerra da droga e da mentira

Imagem
Um dinheiro incontável é gasto para proteger os cidadãos dos 'perigos' da droga, como se não fosse mais fácil morrer de bala perdida que de oversose de maconha por Maurício Moraes -  Na Carta Capital                                                                                                     Mariana Raphael Para "proteger" nossas famílias dos vapores entorpecentes deste mundo, criamos um sistema sórdido de violência Você, leitor, já parou para pensar que o mundo trava hoje uma guerra perdida baseada em uma grande mentira? Que despejamos bilhões de dólares, de reais, de pesos, em uma guerra que só faz escorrer sangue em nossos morros, que faz alimentar milícias e guerrilhas, políticos e policiais corruptos?

Relatório coloca imprensa diante do espelho

Imagem
Reprodução Jornais da imprensa tradicional. A apresentação do relatório final da Comissão da Verdade, em solenidade oficial, marca o momento histórico em que as instituições brasileiras são colocadas diante da escolha entre consolidar a democracia ou manter ao relento os fantasmas da ditadura.O destino do documento não é tão importante quanto as responsabilidades que ele coloca diante da sociedade, num contexto em que uma parcela da população, ainda que mínima, se sente encorajada a pedir a volta do regime de exceção.

Queda de André Vargas vira prenúncio de cassação em massa

Imagem
Jornal GGN -  Após uma longa sessão, nesta quarta-feira (10), André Vargas (expulso do PT) teve o mandato cassado pela Câmara dos Deputados. O parlamentar foi acusado de ter feito negócios com Alberto Youssef, um dos pivôs dos esquemas na Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato. O deputado teria intermediado contratos com o doleiro e o Ministério da Saúde. Youssef é um dos delatores do caso, que conta ainda com empresários presos e ex-dirigentes da estatal. As autoridades envolvidas na apuração sustentam que há uma lista de congressistas a ser liberada, possivelmente, até o final deste ano pelo procurador-geral da Repúblico, Rodrigo Janot.

Por que o Greenpeace não é valente lá nos EUA?

Imagem
Autor: Fernando Brito O episódio do dano criminoso e imbecil causado por ativistas do Greenpeace  (estrangeiros dirigindo e peruanos obedecendo) nas fantásticas  linhas de Nazca, no deserto peruano ultrapassa qualquer simpatia que se possa ter pelas teses preservacionistas que dizem defender.