Postagens

Mostrando postagens de maio 29, 2016

Nassif: O xadrez da manipulação dos fatos e das leis

Imagem
SAB, 04/06/2016 - 17:58 ATUALIZADO EM 04/06/2016 - 19:52 Luis Nassif . A base de toda sociedade democrática é a informação. Sobre a base da informação, formam-se os conceitos. Dos conceitos nascem os pactos. Os pactos se consolidam em leis. Das leis, derivam os contratos. É esse ciclo que garante a convivência civilizada de opostos, as eleições, a alternância de poder e a construção da democracia, impedindo abusos, selvageria.   Essa é a expressão final do termo segurança jurídica.   Hoje em dia, vive-se um estado de exceção no país, porque esta cadeia foi corrompida. A corrupção de informações e conceitos tornou-se tão ampla e disseminada, que criou-se um novo normal jurídico, onde a exceção tornou-se regra. 

Jornalismo nas Américas: “a censura (no Brasil) tem sido prática recorrente”

Imagem
4 de junho de 2016 Marcelo Auler Marcelo Auler Ao abordar a censura a este blog, o site mantido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austinalerta para outros veículos ou instituições que também foram alvo de proibições judiciais. O seja, a censura é recorrente. Ao compartilhar aqui o texto escrito pela jornalista Heloisa Aruth Sturm no site  Journalism in the Americas , destaco que muito embora o eixo principal da reportagem seja a censura que este blog vem sofrendo, ela mostra que, no Brasil, as proibições ditadas pelo judiciário, não são fato isolado. Há, porém, um “esquecimento” dos fatos passados. Ninguém mais comenta, por exemplo, a censura imposta judicialmente a  O Estado de S. Paulo,  desde julho de 2009, a pedido da família Sarney. Ela impediu o jornal paulista de noticiar a operação policial que investigou Fernando Sarney, filho do senador José Sarney. Mais grave é que o caso, prestes a completar sete anos, está no Supremo

Gilberto Kassab é hostilizado em visita à Paraíba: ‘Vaza, golpista!’

Imagem
Blog da Helena - 04/06/2016   Um grupo acompanhou o trajeto de Kassab até seu carro  com um  “Vaza, Kassab!”, “Vaza, seu golpista”, “Vaza aqui da Paraíba” . Leia também: Serra pode ser o próximo a cair do ministério por inaptidão mental

Pepe Escobar: A reversão do golpe depende das ruas.

Imagem
Pepe Escobar vê uma enorme possibilidade de Dilma voltar ao poder, com mobilização social.

Os comandantes da venda da reeleição de FHC estão de volta com Temer. Por Joaquim de Carvalho

Imagem
Postado em   04 Jun 2016 por :   Joaquim de Carvalho Ao iniciar esta série de reportagens, em janeiro deste ano, a emenda que alterou a Constituição e permitiu a reeleição de Fernando Henrique Cardoso era um assunto que, para alguns, deveria estar confinada aos livros de história. Mas eis que, trazido o assunto à baila, começaram a surgir notícias inéditas. A emenda foi comprada, com a participação de um grupo de grandes empresários, entre eles o dono do Banco Itaú, Olavo Setúbal, segundo denunciou o ex-deputado Pedro Corrêa, um dos líderes da Câmara dos Deputados na época, hoje prisioneiro da Operação Lava-Jato.

Senador Cássio Cunha(PSDB) é vaiado na abertura do Maior São João do Mundo de 2016

Imagem

Amanhã há de ser outro dia

Imagem
Há quem veja agora apenas uma onda conservadora avassaladora e o silêncio. Mas há rebeldia por toda parte. por André Roberto de A. Machado - na Carta Maior . Hoje você é quem manda / Falou, tá falado /Não tem discussão (...) Apesar de você / Amanhã há de ser /Outro dia  Eu pergunto a você / Onde vai se esconder /Da enorme euforia Como vai proibir / Quando o galo insistir /Em cantar Água nova brotando / E a gente se amando / Sem parar Chico Buarque, Apesar de você

Mino Carta: "O que fará Dilma caso volte?"

Imagem

Fábio Osório deverá ser o terceiro ministro a deixar governo de Temer

Imagem
SAB, 04/06/2016 - 14:33 Jornal GGN -  Segundo o jornalista Jorge Moreno, amigo e admirador do presidente interino Michel Temer, o ministro da Advocacia-Geral da União, Fábio Osório, será o próximo a deixar o governo. Uma das razões para sua saída seria um episódio ocorrido nesta semana na Base Aérea de Curitiba, quando Osório deu uma "carteirada" em oficiais da Aeronáutica ao ter seu embarque negado. 

Thierry Meyssan: A declaração final do G7.

Imagem
 Parte 1 : “ O G7, Cimeira da hipocrisia ocidental ”, Thierry Meyssan, Tradução Alva,  Rede Voltaire , 30 de Maio de 2016. THIERRY MEYSSAN - REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 3 DE JUNHO DE 2016   PARTE 2/2 Os 9 membros do G7. Aqui, eu vou limitar-me a estudar as passagens da Declaração relativas à política internacional vista por estas 9 pessoas, que aspiram a ser as mais poderosas do mundo [ 1 ]. É um catálogo das actuais 18 principais mentiras ocidentais. Ela fornece uma ocasião para passar em revista os principais pontos de conflito.  A  «luta contra o terrorismo e o extremismo violento»  [ 2 ] Agora, é um dado infelizmente adquirido nas Cimeiras internacionais, o terrorismo. Que, diz-se aí, seria o fruto do extremismo violento. Supostamente tratar-se-ia, apenas, do amadurecimento de problemas psicológicos pessoais nos contextos políticos não-resolvidos. O terrorismo não seria, portanto, uma estratégia militar, nenhum Estado o estaria implementando e seria excl

Edinho Silva vai processar 'IstoÉ' por matéria contra Dilma: 'Um panfleto', diz ex-ministro

Imagem
Matéria que menciona delação de Marcelo Odebrecht estaria "totalmente editorializada com objetivo de impedir volta de Dilma", segundo Edinho por Redação RBA publicado 04/06/2016  MARCELO CAMARGO/ABR/FOTOS PÚBLICAS Edinho Silva afirma que a matéria é de um 'primarismo chocante' São Paulo – O ex- ministro -chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República  Edinho Silva divulgou na noite de ontem (3) nota na qual questiona denúncia da matéria de capa da revista  IstoÉ  de que teria pedido R$ 12 milhões, por caixa 2, para a campanha de 2014 da presidenta Dilma Rousseff, conforme delação do empreiteiro Marcelo Odebrecht. Segundo ele, a  matéria, totalmente editorializada, demonstra um "primarismo chocante" na apuração dos fatos e peca pelo princípio básico de não ouvir o outro lado. "Portanto, de nada tem de jornalístico. Tomarei as medidas jurídicas cabíveis contra a publicação", diz Edinho Silva afirma que o  único o

'Vocês me dão muita força', diz Dilma a multidão, em Porto Alegre

Imagem
ESQUINA DEMOCRÁTICA Essa é a primeira vez que presidenta participa de uma atividade no estado com toda a militância depois de seu afastamento da Presidência, em 12 de maio por  Jaqueline Silveira   publicado  04/06/2016 12:22,  última modificação  04/06/2016 12:23 SUL21 Evento com Dilma reuniu milhares de militantes no centro da capital gaúcha Sul 21  – Recebida por milhares de militantes e aos gritos de “Fora, Temer”, a presidenta afastada, Dilma Rousseff (PT), participou no começo da noite desta sexta-feira (3), do “Ato contra o Golpe”, realizada na Esquina Democrática, centro de Porto Alegre. Dilma foi da Assembleia Legislativa, onde participou do  lançamento  do livro “A Resistência ao Golpe de 2016”, direto para o ato. Essa é a primeira vez que ela participa de uma atividade no estado com toda a militância depois de seu afastamento da Presidência, em 12 de maio.

Entrevista de Ciro Gomes - Programa Mariana Godoy - 03/06/16

Imagem

Paulo Nogueira: A mesquinharia infinita de Temer ao negar comida a Dilma.

Imagem
Postado em   04 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Monstro moral Nada como o poder para revelar a alma de alguém. Considere Temer. Ele mandou interromper a comida para Dilma e assessores no Palácio do Alvorada, conforme conta a Folha neste sábado. A informação foi confirmada pelo Planalto. Depois, provavelmente por receio da repercussão, Temer devolveu a comida a Dilma. Isso se chama mesquinharia, ruindade, canalhice.

Temer, a mesquinhez é burra. Começa a parecer medo…

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 03/06/2016 Escrevi  mais cedo que Michel Temer é um homem muito pequeno,  e não era só de estatura física. Hoje, as ordens que deu para limitar as viagens de Dilma Rousseff são apenas mais uma prova desta pequenez. Como todo bom idiota, conta com os frutos óbvios dos babacas que vão dizer: é isso mesmo, é com dinheiro público e ela não está no exercício da Presidência, etc. Bom, o senhor, quando era “vice-decorativo” também não estava e ninguém cerceou suas viagens, não é?  Deixa pra lá, não é este o ponto.

Nassif: A explosão da política jovem

Imagem
SEX, 03/06/2016 - 20:40 Luis Nassif . Minha neta, a Clara, pediu o apartamento emprestado para uma reunião com coleguinhas do Colégio Pentágono. São cerca de 30, meninas e meninos, discutindo o feminismo. Fico de butuca no corredor, ouvindo os debates. Depoimentos de meninas sobre meninos que se mostram solidários com a causa mas, nas festinhas, assumem seu lado machista. Ou então, as conversas de WhatsApp relevando o machismo de amigos aparentemente politicamente corretos. Deixei a rapaziada em casa, com o coração leve.

Moro manda barrar ofensiva sobre os 100 maiores captadores da Lei Rouanet

Imagem
Postado em  3 de junho de 2016 DCM Da coluna de Fausto Macedo no  Estadão : . O juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, mandou anular nesta sexta-feira, 3, o pedido da Polícia Federal ao Ministério de Transparência e Gestão para levantar os 100 maiores receptadores/captadores de recursos via Lei Rouanet, divulgado pelo Estado nesta manhã. O magistrado apontou em sua decisão que a apuração “se pertinente”, deve ser feita em um inquérito à parte na Lava Jato e com “objeto definido” para evitar tumultuar a investigação. Ainda de acordo com Moro, a solicitação precisa antes de uma autorização judicial dada por ele. O ofício encaminhado na segunda-feira, 30, ao Ministério foi repassado diretamente pelo delegado Eduardo Mauat, da força-tarefa da Lava Jato.

Relator da Lava Jato, Teori é o ministro com mais processos ocultos

Imagem
Alan Marques - 5.mai.2016/Folhapress O ministro do STF, Teori Zavascki relator da Operação Lava Jato MÁRCIO FALCÃO DE BRASÍLIA 03/06/2016   20h37 O gabinete do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, é o que reúne o maior número de  procedimentos ocultos no tribunal , aqueles com o mais alto grau de sigilo adotado para a tramitação de apurações envolvendo autoridades. São 121 processos que receberam esta classificação e estão sob os cuidados de Teori, mas segundo informações do tribunal, não é possível afirmar que todos são ligados ao esquema de corrupção da Petrobras. O STF informou nesta sexta (3) que tramitavam na Corte 194 processos ocultos até a edição da resolução, na semana passada, que colocou fim ao uso da classificação oculto para a tramitação de inquéritos ou outros procedimentos abertos que envolvem autoridades. Com os chamados ocultos, apenas o ministro-relator e a Procuradoria-Geral da República tinham acesso ao materia

Dilma, ao vivo, discursa em Porto Alegre.

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 03/06/2016 Dilma começou a discursar, neste momento, ato público que se realiza na Esquina Democrática,na capital gaucha. Siga ao vivo.

Paulo Nogueira: O ‘furo’ de Merval é a versão 2016 do Atentado da Bolinha de Papel.

Imagem
Postado em   03 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Feitos um para o outro Quando você acha que a Globo não poderia piorar em sua campanha pelo golpe, eis que surge Merval. Em seu português caótico, ele invoca uma nuvem tecnológica que conteria mensagens relativas a Pasadena. Você pode imaginar Merval tentanto explicar o que é uma nuvem. Dilma, de acordo com a nuvem mervaliana, teria pago com dinheiro sujo despesas de campanha como um novo teleprompter e sessões de beleza com um cabeleireiro.

Ministro dos Esportes nomeia “Vandinho Pitbull”, condenado por tentativa de homicídio

Imagem
Postado em  3 de junho de 2016 DCM Do  Uol : .   O filho do cantor Wando, Vanderley Alves dos Reis Júnior, conhecido como Vandinho Pitbull, foi nomeado nesta sexta-feira (3) como assessor especial do Ministério dos Esportes, comandado pelo deputado federal licenciado Leonardo Picciani (PMDB). A nomeação foi publicada pelo Diário Oficial da União e confirmada pela assessoria de imprensa do ministério. Vandinho, que já foi condenado na Justiça do Rio de Janeiro por porte ilegal de armas, de drogas e dupla tentativa de homicídios, vai receber um salário de R$ 11,2 mil para acompanhar Picciani em agendas fora do ministério e para “recolher e dar encaminhamento” a demandas.

Serra pode se o próximo a cair do ministério por inaptidão mental

Imagem
ESTRANHEZA Ministro pode estar entre os próximos dos assessores do interino Michel Temer a cair por não se enquadrar nas exigências físicas e mentais determinadas para o cargo . por Helena Sthephanowitz - na RBA - publicado 03/06/2016 Antes de tudo, lembremos o que diz a Lei 8.112/1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diz a lei:

O papel do PSDB na origem da corrupção da Petrobras

Imagem
Patricia Faermann . Jornal GGN -  O caso da empresa ligada a Paulo Henrique Cardoso, o filho de FHC, no ano de 1999 com o esquema de corrupção da Petrobras, para a compra de turbinas para a usina térmica TermoRio, teve um capítulo ignorado pelos grandes jornais que publicaram a notícia. Esse capítulo não só revela indícios diretos da prática criminosa sob a influência da presidência tucana, como as diversas relações de personagens e corporações e as camadas de corrupção que conectavam não apenas os interesses das empresas com a estatal brasileira, como também multinacionais de bom trânsito em esquemas tucanos: a Alstom.

Cardozo entrará com quatro recursos contra decisões da Comissão do Impeachment

Imagem
Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil Responsável pela defesa de Dilma, Cardozo vai ingressar com recurso contra decisões da Comissão do Impeachment  Domingos Tadeu/Agência Brasil A defesa da presidente afastada da República, Dilma Rousseff, informou hoje (3) que vai ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com quatro recursos contra decisões tomadas pela comissão especial do Senado que analisa o mérito do processo de impeachment . Os recursos da defesa da presidenta afastada serão protocolados na própria Comissão Processante do Impeachment. Depois disso, serão remetidos ao presidente do STF, Ricardo Lewandowski, que exerce a presidência do processo do impeachment, sendo a última instância recursal. De acordo com o ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, responsável pela defesa de Dilma, a comissão está "aniquilando o direito de defesa" de Dilma Rousseff. Sobre a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, em que a

O Colapso de Credibilidade de Michel Temer

Imagem
Apenas 20 dias após assumir o poder, provas irrefutáveis do envolvimento do Presidente interino Michel Temer em escândalos de corrupção vieram à tona. Glenn Greenwald - The Intercept - na Carta Maior - 03/06/2016 Desde o começo, ficou evidente que o processo de impeachment da presidente eleita, Dilma Rousseff, tinha como objetivo principal o fortalecimento dos verdadeiros ladrões de Brasília, permitindo assim que impeçam, obstruam e ponham fim às investigações da Operação Lava Jato (além de imporem uma  agenda neoliberal de privatizações  e  austeridade extrema ) . Apenas 20 dias após assumir o poder, provas irrefutáveis do envolvimento do Presidente interino Michel Temer em escândalos de corrupção vieram à tona. Dois ministros interinos de seu  gabinete composto apenas de homens brancos , incluindo o Ministro da Transparência, foram  forçados a abandonar seus cargos   depois do aparecimento de gravações secretas em que conspiram visando obstruir as investigações nas quais

Judiciário é cúmplice de crimes contra a humanidade, diz Comparato

Imagem
DIREITOS HUMANOS Jurista critica postura do STF em relação à Lei da Anistia, mas estende a reclamação a outras instâncias e a outros casos, como o pedido de regulamentação sobre as comunicações no país por  Vitor Nuzzi, da RBA   publicado  03/06/2016 16:52 REPRODUÇÃO/VERMELHO Comparato: 'Temos de levantar juízo popular sobre a irresponsabilidade de vários de nossos magistrados' São Paulo – O tema do encontro era o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, morto em outubro do ano passado, mas o alvo principal foi o Poder Judiciário e sua postura em relação aos crimes cometidos durante a ditadura. "Não se trata apenas de acusar o Executivo, o Legislativo, os políticos. Trata-se de acusar o Judiciário de cúmplice de crimes contra a humanidade", afirmou o jurista Fábio Konder Comparato, durante audiência pública promovida hoje (3) pela Comissão da Memória e Verdade da prefeitura de São Paulo. A referência era ao julgamento da Lei da Anistia pelo Supremo T

Produção no pré-sal ultrapassa 1 milhão de barris/dia e é novo recorde

Imagem
Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - 03/06/2016 Petrobras anunciou que produção de petróleo superou 1 milhão de barris por dia Divulgação/Petrobras A produção de petróleo nos campos operados pela Petrobras nas áreas do pré-sal, nas Bacias de Santos e Campos, atingiu novo recorde no último dia 8 de maio, superando 1 milhão de barris por dia de óleo equivalente (petróleo e gás natural) a um novo recorde. A empresa não informou o recorde anterior, nem a data em que foi registrado. A informação foi dada em nota divulgada hoje (3) pela Petrobras, adiantando que mais de 70% deste total dizem respeito à parcela da empresa nas aéreas envolvidas. Com a nova marca, obtida nos campos localizados nas duas bacias, o petróleo do pré-sal brasileiro já responde por cerca de 40% da produção de petróleo no país, hoje estimada em 2,9 milhões de barris por dia.

Dilma vai processar o Merval!

Imagem
Ela tem todos os recibos do cabeleireiro publicado   03/06/2016 - Conversa Afiada Que não se perca pela companhia... A propósito de uma "vazação seletada de um delatoso" para o  Ataulpho Merval , veja a resposta da Presidenta Dilma: SOBRE A MANCHETE DE ‘O GLOBO’ A respeito da manchete do jornal O Globo desta sexta-feira, 3 de junho – “Esquema da Petrobras pagou despesas pessoais de Dilma” – a Assessoria de Imprensa da Presidenta Dilma Rousseff esclarece: