Postagens

Mostrando postagens de agosto 28, 2016

Paulo Nogueira: Um micromanual de atitudes para os golpistas incomodados em ser chamados de golpistas.

Imagem
Postado em   03 Sep 2016 por :   Paulo Nogueira Cristovam Buarque Então chegamos à seguinte situação. Mesmo os golpistas admitem que a palavra golpista pegou. Ponto. Algumas coisas pegam, outras não. Golpista pegou. O problema é que os golpistas ficam extremamente incomodados em serem chamados de golpistas. Temer já disse isso. Cristovam Buarque também. A Folha, num editorial, xingou manifestantes que picharam a expressão golpista em sua sede na Barão de Limeira. Pensando em tudo isso, montei um micromanual de atitudes para os golpistas incomodados em ser chamados de golpistas. Embora simples, é um manual infalível. As recomendações:

“Temem que o povo me eleja em 2018”, afirma Lula ao papa Francisco

Imagem
. UNISINOS - 03 Setembro 2016 O papa  Francisco  recebeu nesta sexta-feira (2) uma carta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva . O documento de sete páginas foi escrito em espanhol nesta terça-feira (30) - um dia antes do impeachment de  Dilma Rousseff . A informação é de  Rafael Belincanta , publicada por  RFI , 02-09-2016. Lula  inicia a carta informando o papa sobre a “gravíssima situação política e institucional que o Brasil vive” e que “tomou a liberdade de escrever em nome da amizade e respeito que o pontífice tem pelo Brasil”.

Caetano faz show em Paris e pede saída de Temer

Imagem

Nassif: Cristovam Buarque, o que foi sem nunca ter sido

Imagem
SAB, 03/09/2016 - 13:12 Luis Nassif . Nunca me permiti confundir ideias com pessoas. Nem desqualificar ideias baseado em viés ideológico. Tive um carinho especial por Roberto Campos, por Ernane Galveas, admiração pela inteligência de Delfim Neto, reconhecimento da responsabilidade pública de Camilo Pena, Dias Leite, Reis Velloso e outros ministros da ditadura, sem deixar de criticar a ditadura.  Nos anos 90, cheguei até a elogiar Olavo de Carvalho e ir a Curitiba para uma palestra em um evento que ele organizou, nos tempos em que sua voz era minoria: apesar de discordar de suas posições, reconhecia sua coragem de remar contra a maré. E quase chegamos a um acordo de que o Banco Central era uma invenção das esquerdas para liquidar com o capitalismo brasileiro.

La Jornada: Impeachment de Dilma representa acesso de 'redes de corrupção oligárquica' ao poder

Imagem
ABYA YALA  / La Jornada: Impeachment de Dilma representa acesso de 'redes de corrupção oligárquica' ao poder Data de publicação em Tlaxcala: 03/09/2016 Original:  Brasil: el poder de la corrupción Traduções disponíveis  Français   Carlos Latuff O  editorial  do jornal mexicano  La Jornada  desta sexta-feira (02/09) condena o impeachment Dilma Rousseff e afirma que seu afastamento definitivo da Presidência brasileira representa o acesso de "redes de corrupção oligárquica” ao poder. Segundo a publicação, após a aprovação do impeachent, o “gigante sul-americano entra em uma etapa de difícil prognóstico”.

Golpe 16, o livro. À venda no site, as ideias de quem não se vende aos golpistas

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 03/09/2016 . “Quem não anuncia, se esconde”, moral da história de uma das muitas histórias do Millor Fernandes é regra que continua valendo hoje, 60 anos depois  de ele a ter escrito. Então sigo o conselho consagrado e coloco à venda  aqui  o livro Golpe 16, uma coletânea de textos produzidos por blogueiros no fragor da batalha pela manutenção da legalidade democrática.

Venceu a impunidade: como o caso de Temer no Porto de Santos foi arquivado. Por Marcelo Auler

Imagem
Postado em   22 Aug 2016 por :   Marcelo Auler Ele Esta é a uma nova reportagem da série sobre o envolvimento de Michel Temer nos escândalos do Porto de Santos e do Aeroporto de Guarulhos. É resultado da nova  campanha de crowdfunding do DCM , com a qual você pode contribuir aqui.  Venceu a impunidade. Como sempre. Em especial por não envolver nenhum petista no caso. A investigação criminal sobre as supostas propinas pagas, nos anos 90, a Marcelo de Azeredo, o ex-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) e ao seu padrinho político, o então presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, vai para o arquivo. Eles venceram por WO.

Papa Francisco pensa em não vir ao Brasil em 2017 e diz que País atravessa um "momento triste"

Imagem
. 03/09/2016 por Agência Ansa O papa Francisco disse neste sábado que o Brasil atravessa um "momento triste" e confessou que provavelmente não visitará o país em 2017, como tinha sido cogitado sobre o roteiro de sua próxima viagem pela América Latina. O comentário sobre a situação política brasileira ocorreu durante a inauguração de uma estátua de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, nos Jardins Vaticanos, em Roma. "Estou contente que a imagem de Nossa Senhora Aparecida esteja nos jardins. Em 2013, eu tinha prometido voltar ao Brasil. Não sei se será possível, mas, pelo menos, agora terei [a santa] mais perto de mim", disse o Papa. Em seguida, ele convidou as pessoas a rezarem "para que Nossa Senhora Aparecida siga protegendo todo o Brasil, todo o povo brasileiro, neste momento triste". (...)

Maioria quer antecipação de eleição para presidente em consulta pública do Senado

Imagem
Walter Pinheiro  Jornal do Brasil - 03/09/2016 17h46 A destituição de Dilma Rousseff da Presidência da República na última quarta-feira (31) deu fôlego à proposta de eleições diretas em diversos  movimentos   sociais e em uma consulta pública do Senado Federal, a partir da PEC 20/2016 (Proposta de Emenda à Constituição). Pelos votos apurados neste sábado (3) às 17h30, quase 90% dos participantes eram favoráveis a novas eleições presidenciais antes de 2018 (77.648 votos favoráveis e 10.087 contrários à antecipação de eleições).

Mauricio Dias: O caminho de Dilma

Imagem
Opinião O “massacre” sofrido no julgamento do Senado e a permanência dos seus direitos políticos sopram a favor do seu futuro por  Mauricio Dias  — na Carta Capital -  publicado  02/09/2016 12h10,  última modificação  03/09/2016 01h06                                                                                            Leonard Mccombe/Getty Images e Lula Marques/Agência PT Como Getúlio, busca refúgio no Rio Grande. Depois... N em tudo são flores para os governistas de agora no golpe urdido, chamado de  impeachment , para derrubar a presidenta da República, Dilma Rousseff, e a favor da ascensão do vice, Michel Temer. Comemoram. Não foi bom para eles que a deposta mantenha seus direitos políticos, ainda que a decisão que a premia possa também favorecer  Eduardo Cunha .

Caiado sempre armado. Por Jaime Sautchuk.

Imagem
. por Jaime Sautchuk * - no Portal do Vermelho O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) se arvora a porta-voz da direita nos processos hoje em curso no Congresso Nacional. Seu ramo, porém, não é bem o da palavra. Ele segue a tradição de sua família, que sempre pegou em armas contra qualquer movimento que insinue mudanças sociais em Goiás e no País, desde a época da escravidão. É sujeito renitente, a ponto de atualmente, em pleno Século 21, responder a processos na Justiça pelo uso de trabalho escravo em suas fazendas e pelo mando de assassinato de lideranças sindicais rurais. E é também ferrenho opositor, inimigo até, do tucano Marconi Perillo, governador de seu estado.

Temer é um Sarney à procura de um Plano Cruzado. Um perigo

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 03/09/2016 . Michel Temer não tem a legitimidade do voto. Não tem a hegemonia das forças políticas. Não tem apoio público e, pior, a sua rejeição só faz crescer e ficar mais aguda. Tem a mídia, mas não muito, porque esta está prontíssima a exigir, e já, o “serviço” de detonar os direitos sociais. Tanto quanto o querem o PMDB e o DEM.

Provocando a guerra nuclear com o apoio da mídia, por John Pilger

Imagem
24.08.2016, John Pilger,  Counterpunch Tradução: Lolita Sala Revisão da tradução:  Thelma Annes de Araújo A absolvição de um homem acusado do pior dos crimes – o genocídio – não foi manchete. Nem a BBC nem a CNN cobriram o caso. Pelo britânico  The Guardian  passou um breve comentário. Compreende-se por que esta admissão oficial tão rara tenha sido ocultada ou suprimida: ela explicaria demais sobre como regem o mundo os que regem o mundo. O Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia [ International Criminal Tribunal for the former Yugoslavia  – ICTY] em Haia, inocentou, sem alarde, o falecido presidente sérvio Slobodan Milosevic dos crimes de guerra cometidos durante a guerra da Bósnia de 1992 a 1995, inclusive do massacre de Srebrenica.

Paulo Nogueira: Como Temer, a Folha é golpista mas não aceita ser chamada de golpista.

Imagem
Postado em   02 Sep 2016 por :   Paulo Nogueira O jornal que foi venerado nas Diretas Já é hoje abominado A Folha é igualzinha a Temer. Foi peça vital no golpe, mas não aceita ser chamada de golpista. Um editorial desta sexta é exemplar. O jornal investe furiosamente contra os manifestantes anti-Temer que têm tomado as ruas de São Paulo. Chama-os de baderneiros, vândalos e coisas do gênero. O motivo: os manifestantes elegeram a Folha como um dos alvos do esculacho. Foram até a sede do jornal na Barão de Limeira, no centro de São Paulo. Picharam “Folha Golpista”. A Folha fez jornalismo de guerra contra Dilma. Mas parece que gostaria de ser aplaudida por sua contribuição ao golpe. Considere a diferença.

FUP critica demissão de quase 12 mil trabalhadores da Petrobras

Imagem
Em nota, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), denuncia os riscos do plano de demissão "voluntária" anunciada pela Petrobras. São quase 12 mil funcionários que aderiram o Programa de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV). No documento, a organização sindical critica os impactos da saída destes trabalhadores, "sem qualquer critério para reposição das vagas", "aumentando os riscos de acidentes" e ressalta a importância da recomposição dos efetivos. "O último a sair que apague a luz?" Petroleiros criticam gestão entreguista da Petrobras Os sindicalistas denunciam a política privatista e entreguista do governo Temer e se queixam da direção de Pedro Parente, que segundo eles, não esconde o desejo de entrega do patrimônio da estatal. "A gestão atual da Petrobras está gerando o desemprego de milhares de trabalhadores". A nota publicada nesta sexta-feira (2) pela FUP destaca a atitude criminosa da gestão da Petrobras em "q

Após golpe, governo publica lei que autoriza créditos suplementares

Imagem
Dois dias após o Senado cassar o mandato da presidenta Dilma Rousseff, utilizando como argumento a abertura de créditos suplementares, o governo Michel Temer - por meio do interino Rodrigo Maia (DEM/RJ) - sancionou e publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (2), lei que flexibiliza as regras para abertura de créditos suplementares sem necessidade de autorização do Congresso. Isso mesmo: o golpe usou como desculpa algo que, 48 horas depois, tornou-se legal. Marcelo Camargo / Agência Brasil   O texto autoriza o governo a reforçar, por decreto e sem necessidade de aprovação dos parlamentares, até 20% do valor de uma despesa prevista no orçamento de 2016, mediante o cancelamento de 20% do valor de outra despesa. A lei tem origem no Projeto do Congresso Nacional (PLN) 3/16, aprovado no Congresso em 23 de agosto. Atualmente, o remanejamento entre despesas é restrito a 10%, de acordo com a lei orçamentária (Lei 13.266/2016). O governo alega que a mudança torna a gestão orçamentár

MINISTRO GOLPISTA DA CULTURA É RECEBIDO COM MUITAS VAIAS!

E houve um golpe no Brasil

Imagem
ABYA YALA  / E houve um golpe no Brasil Data de publicação em Tlaxcala: 02/09/2016 Traduções disponíveis  Español    Italiano    English   . O sonho da direita brasileira, desde 2002, foi realizado. Não sob as formas anteriormente tentadas. Não quando tentou derrubar Lula em 2005, com um impeachment que falhou. Não nas eleições de 2006, 2010 e 2014, quando foi derrotada. Agora  encontrou um atalho para interromper os governos do PT, especialmente porque continuaria a perder as eleições, com Lula sendo candidato. Foi através de um golpe branco, sendo que Honduras e Paraguai serviram como laboratórios. Derrotada nas quatro últimas eleições, e com o enorme risco de perder a próxima, a direita buscou o atalho de um impeachment sem fundamentação, com a traição de um vice-presidente, que foi eleito duas vezes com um programa, mas quando disposto a aplicar este mesmo programa, foi derrotado quatro vezes nas urnas.

Pergunta: Para derrotar o ultraimperialismo, o modelo chinês pode funcionar melhor para a Rússia?

Imagem
2/9/2016,  Samir Amin responde ,  Katheon Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Samir Amin, economista conhecido mundialmente, explica as causas de a economia moderna estar em plena decadência, e oferece a receita para nos salvar do imperialismo global  (entrevista exclusiva para  Katehon ) Posso resumir meu ponto de vista sobre a situação da economia moderna nos seguintes termos. Temos vivido numa longa crise sistêmica do capitalismo, que começou em 1975, com o fim da convertibilidade do dólar em ouro. Não se trata do que aconteceu na famosa crise financeira em 2008. Não. Trata-se de uma longa crise sistemática do capitalismo monopolista que começou há 40 anos e prossegue. Os capitalistas reagiram à crise com várias medidas.  O primeiro conjunto de medidas foi reforçar a centralização do controle que os monopólios exercem sobre a economia. Há uma oligarquia que controla todos os países capitalistas – EUA, Alemanha, França, Grã-Bretanha e também a Rússia.

Separatista da “Pátria Celestina”: quem é o homem que agrediu Vanessa Grazziotin. Por Joaquim de Carvalho

Imagem
Postado em   02 Sep 2016 por :   Joaquim de Carvalho O homem que agrediu a senadora Vanessa Grazziotin durante um voo de Brasília para Curitiba é um dos líderes do Movimento O Sul É Meu País, que quer separar os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do Brasil. “Nós temos a intenção, precipuamente, de eliminar o Poder de Brasília sobre os municípios, porque nós entendemos que Brasília não cumpre nenhum papel”, disse o advogado Paulo Demchuk, durante uma palestra recente, na Câmara Municipal de Almirante Tamandaré, no Paraná. Dois vídeos da palestra estão disponíveis no youtube.

Sem aviso, ministério corta banda larga de mais de 6 mil postos de saúde

Imagem
. No Ministério da Saúde o discurso é de “economia”, mas a prática é de desmonte  por Hêider Pinto, especial para o Viomundo Nessa quinta-feira (02/09), milhares de unidades básicas de saúde (UBS) em todo o país amanheceram sem o serviço de banda larga oferecido pelo Ministério da Saúde. A interrupção foi feita e anunciada pelo próprio ministério, alegando corte de custos.

'Marcha Federal' contra governo de Macri toma conta das ruas de Buenos Aires

Imagem
. Sputnik News - 02/09/2016 Dezenas de milhares de pessoas chegam ao centro de Buenos Aires acompanhando a Marcha Federal, organizada pela Confederação de Trabalhadores da Argentina, que desde 31 de Agosto percorre várias partes do país, informou um dos seus organizadores à agência Sputnik. "Buenos Aires esta tomada por fileiras que estão entrando por lugares diferentes para chegar ao ponto de concentração", disse o secretário-geral da Confederação, Pablo Micheli.  Segundo ele, cerca de 100 mil pessoas se reunirão na histórica Plaza de Mayo, em frente à sede do governo, para participar da cerimônia de encerramento da campanha de rejeição às políticas de ajuste do presidente Mauricio Macri.  A mobilização contou com a participação de organizações sociais e de direitos humanos, além de partidos políticos.  "Esta mobilização não vai cair bem para Macri, porque ele vai perceber que os trabalhadores não querem empregos precários ou cortes salariais, nem a remoção de c

CTB convoca trabalhador para sair às ruas neste domingo

Imagem
As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, organizações que reúnem diversos movimentos sociais entre eles a CTB, farão um ato no próximo domingo (4) em São Paulo para, mais uma vez, denunciar o golpe contra a democracia do país, que afastou a presidenta democraticamente eleita, Dilma Rousseff. Lais Gouveia   Segundo o secretário de Políticas Sociais da central, Rogério Nunes, o protesto também será contra a “truculência da Polícia Militar que reprimiu violentamente os cerca de 20 mil manifestantes que saíram às ruas, na noite da última quarta-feira (31), em repúdio ao governo golpista de Michel Temer”, afirmou o sindicalista. Rogério afirmou que o momento é de resistência e unidade da classe trabalhadora, dos movimentos sociais e de toda a população em defesa da democracia. Deborah Fabri, que participou da manifestação, perdeu a visão do olho esquerdo após ser atingida “ou por estilhaços de bombas ou por bala de borracha”, que foram lançadas pelos policiais, segundo as testemun

PT e Lula: Colocar fim ao governo do usurpador Temer Golpista e conquistar o direito do povo eleger, direta e imediatamente, um novo presidente da República.

Imagem
. PT - 02/09/2016 A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, reunida nesta sexta-feira (2) em sua sede oficial em São Paulo, capital, divulgou resolução onde trata do cenário político atual. Leia abaixo na íntegra: RESOLUÇÃO POLÍTICA SOBRE O GOLPE E A OPOSIÇÃO AO GOVERNO USURPADOR 1. A decisão adotada pela maioria do  Senado Federal , de afastar ilegalmente, em caráter permanente, a presidenta  Dilma Rousseff , violou a Constituição e provocou a ruptura do regime democrático.

VÁ PRA RUA. #ForaTemer #LutarSempre. Confira os atos que acontecerão hoje:

MÍDIA NINJA - 02/09/2016

Presidenta Dilma concede entrevista à imprensa internacional direto do Palácio da Alvorada. Assista!

Medida provisória e decretos modificam estrutura e trocam comando da EBC

Imagem
Da Agência Brasil Sede da EBC em Brasília ABR Decreto publicado hoje (2) no  Diário Oficial da União  (DOU) altera o Estatuto Social da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). De acordo com o texto, a empresa passa a ser vinculada à Casa Civil e não mais à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Outra alteração trata do Conselho de Administração da empresa, que passa a ser composto por: um membro indicado pelo ministro-chefe da Casa Civil, que vai exercer a presidência do colegiado;  pelo diretor-presidente; por um membro indicado pelo Ministério da Educação; por um membro indicado pelo Ministério da Cultura; por um membro indicado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; por um membro indicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e por um representante dos empregados da EBC.

O alerta do pai cujo filho reagiu a seu espancamento pela PM: estamos marcados para morrer

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 02/09/2016 . Da página do Facebook do advogado gaúcho  Mauro Rogério Silva dos Santos agredido no vídeo mostrado ontem à noite aqui e cujo filho foi preso – já foi liberado –  por ter dado um chute num dos brutamontes que surravam seu pai caído no chão. “As notícias que nos chegam não são boas. A informação é de que a guarnição que nos abordou na noite de ontem é uma guarnição de POA deslocada para Caxias. A mesma é especializada em produzir óbitos. Amanhã ou depois, eu e meu filho iremos aparecer mortos em uma condição que nos fará parecer bandidos. Não tememos, se for o preço a pagar por um Brasil livre e justo, que assim seja. Agradecemos antecipadamente à solidariedade que vem de todo o Brasil.” Mais cedo, Mauro havia publicado a seguinte mensagem:

A Ditadura do Micheleco – censura aos blogs e brucutu nas ruas

Imagem
O Cafezinho - 01 de setembro de 2016 - por Bajonas Teixeira . Micheleco  é o nome que usamos para batizar a nova era, muito promissora, inaugurada com a posse de Michel Temer. Como observou o senador Roberto Requião, vivemos agora o momento em que passa a vigorar a “ diplomacia do pixuleco ” com José Serra e na qual, para não ficar de fora, a Justiça legaliza  o pixuleco para juízes . Portanto, nada mais adequado, pensamos, que designar esse admirável mundo novo de “ditadura do Micheleco”.

"A farsa foi tão grande que não tiveram coragem de lhe tirar os direitos políticos."

Imagem
Em artigo, João Pedro Stédile afirma que a burguesia brasileira precisava apenas de um governo totalmente seu para poder implementar seu plano neoliberal Por João Pedro Stedile - Da Caros Amigos - 01/09/2016 . O golpe parlamentar/judicial/midiático está consumado depois de longos capítulos de uma novela que já se sabia o final, pois a maioria dos atores, já tinham recebido para exercer apenas aquele script. O problema não era da DILMA, que até se esforçou para adotar o ajuste fiscal exigido pela Burguesia e entregou a política econômica para o Bradesco, em 2015. Não houve crime, afinal o Sr. Temer também assinou decretos de pedaladas fiscais e mais 17 governadores, entre eles o relator sr. Anastasia. Nenhum deles foi punido. A farsa foi tão grande que não tiveram coragem de lhe tirar os direitos políticos. Apenas lhe roubaram o mandato.

Temer confessa na TV que é contra a classe trabalhadora

Imagem
Em seu primeiro pronunciamento oficial, Temer diz que vai priorizar retirada de direitos. E nós prometemos combater as propostas CUT - Escrito por: Vagner Freitas • Publicado em: 01/09/2016 Dino Santos Vagner: é preciso o engajamento de cada um de nós Confirmado o golpe contra a presidenta eleita Dilma, Temer fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV para afirmar que suas prioridades são as reformas trabalhista e previdenciária. Preparem-se, trabalhadores e trabalhadoras. Ele e o Congresso Nacional estão decididos a retirar seus direitos, como já alertávamos desde o início deste ano. A CUT e seus sindicatos filiados defendem desde a sua criação a ampliação de direitos, jamais a retirada. E tudo faremos para impedir que essas propostas sejam aprovadas. No mesmo pronunciamento, Temer diz que comanda um “governo parlamentar”, anunciando assim que agirá conforme o perfil da maioria dos deputados e senadores. E esse perfil é um desastre para os trabalhadores