Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 1, 2015

Emir Sader : O x da questão da Petrobras

Imagem
Corriam soltas as salivações, orgasmos múltiplos se multiplicavam pelas redações. Quando, de repente, só que não. Deu zebra. Dilma nomeou o presidente do BB. por Emir Sader Estava tudo pronto. A pantomima parecia funcionar conforme o desenhado. Cada ator cumpria perfeitamente o seu papel. Tudo parecia indicar o final sonhado. Primeiro criou-se a imagem do caos da Petrobras, apesar da empresa bater recordes de produção. Mas o monopólio privado da mídia encarregou-se de reverter o nome publico da empresa. O fundamental parecia ter sido feito: a reversão da imagem da empresa de orgulho nacional para problema nacional.

Paulo Nogueira: Parece que desta vez o PT decidiu não apanhar calado

Imagem
por :   Paulo Nogueira “Por que só eu?” O Petrolão é o novo Mensalão. Tudo é parecido, a começar pelo comportamento da imprensa. Mas deu já para perceber que uma coisa é completamente diferente: a atitude do PT. No Mensalão, o PT ficou acuado. Agora, como que cansado de apanhar calado, resolveu partir para o contra-ataque.

Estados Unidos empurram China para confronto com Japão

Imagem
Por Natalya Kasho, na agência Sputnik Frota dos Estados Unidos na Ásia Foi justamente assim que especialistas russos comentaram a notícia de os EUA terem proposto ao Japão patrulhar conjuntamente as rotas de comércio no mar da China Meridional. Através dessas rotas, a China recebe a maior parte do petróleo procedente do Oriente Médio e da África. Uma forte reação chinesa à declaração dos EUA será inevitável, estimam os especialistas. Segundo o Ministro da Defesa japonês, Gen Nakatani, o comando militar do país vai estudar a proposta norte-americana. No entanto, ele admitiu que uma resposta favorável de Tóquio poderia desagradar a Pequim.

Lula: “O critério da mídia é criminalizar o PT"

Imagem
Na festa de comemoração dos 35 anos da fundação do Partido dos Trabalhadores, realizada nesta sexta-feira (6) em Belo Horizonte, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez seu discurso relatando a história do partido que nasceu em 1980, mas fez questão de relatar sobre os ataques que o PT vem sofrendo nos últimos tempos. Para ele, o desafio do partido nos próximos meses é desmontar a tentativa de “criminalização” arbitrada contra o PT por parte da imprensa. Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula  “O critério da mídia é a criminalização do PT desde que chegamos ao poder. Não importa se é verdade ou mentira”, disse o ex-presidente. “O critério da mídia é a criminalização do PT desde que chegamos ao poder. Não importa se é verdade ou mentira”, disse o ex-presidente ao citar a ação massiva da mídia para desgastar o governo da presidenta Dilma Rousseff. Lula fez ainda um relato sobre a história do partido, lembrou a luta pela democracia e enfrentamento da repressão sobre os traba

Olhar a realidade de frente para mudá-la

Imagem
Nada ganhamos ao culpar o império por nossas debilidades. É impossível mudar o inimigo. A bola está em nosso campo e nos resta olhar a realidade de frente. Raúl Zibechi - na Carta Maior Ainda é inquestionável que vivemos um período turbulento e, portanto, opaco e confuso. A diversificação dos pontos de vista e análises necessários para compreendê-lo não deveria deixar de lado princípios éticos sem os quais a atividade para mudar o mundo perde sentido. As modas intelectuais, assim como as ilusões na evolução gradual do sistema, pouco ajudam para nos guiar na turbulência. Uma das modas é a geopolítica. Não são poucos os que buscam atalhos que evitariam as inevitáveis dores desta etapa. Os Brics fazem parte da nova realidade multipolar e caótica, chamados como estão para deslocar as potências do norte (Estados Unidos, União Europeia e Japão) como centros excludentes do sistema-mundo. No entanto, os países chamados de emergentes encarnam formas e modos de gestão do capitalismo di

OTAN estacionou 30 mil soldados na fronteira russa

Imagem
Ucrânia: Até onde chegou a expansão da OTAN rumo leste 6/2/2015,  [*] Manlio Dinucci ,  Il Manifesto , Itália La Nato mobilita 30mila uomini al confine russo Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Jens Stoltenberg, Secretário Geral da OTAN Para os ministros de Defesa da OTAN reunidos ontem em Bruxelas, foi “dia cheio”. Depois da reunião bilateral na qual o Ministro de Defesa dos EUA, Chuck Hagel passou instruções ao Secretário-Geral da OTAN, general Jens Stoltenberg, reuniu-se o Grupo de Planejamento Nuclear (a Itália participa desse grupo, o que configure violação do Tratado de Não Proliferação Nuclear). Não se sabe o que decidiram, porque não houve declarações à imprensa. Mas, uma vez que Washington já reiterou que “a OTAN permanecerá como aliança nuclear”, deve-se deduzir que resolveram acelerar a “modernização” das forças nucleares norte-americanas estacionadas na Europa (inclusive na Itália) e apressar o fortalecimento de forças frances

Os documentos da delação de Pedro Barusco

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Organizei, para o leitor, os documentos que contêm a íntegra da delação premiada de Pedro Barusco. O primeiro documento traz detalhes sobre as cláusulas legais do entendimento entre o Ministério Público e o réu. Documento 1 – Cláusulas . A advogada é a onipresente Beatriz Catta Preta. A mesma que negociou acordos semelhantes para Paulo Roberto Costa e para Julio Camargo. Pode não ser nada, mas não é um bom sinal, porque sinaliza uma ação “combinada”.

Pepe Escobar: AGRESSÃO RUSSA AGRESSÃO RUSSA AGRESSÃO RUSSA AGRESSÃO RUSSA AGRES...

Imagem
6/2/2015,  [*] Pepe Escobar , 19h33 – via  Facebook RUSSIAN AGGRESSION RUSSIAN AGGRESSION RUSSIAN AGGRESSION RUSSIAN AGGRESSION RUSSIAN AGGR ... Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO AGRESSÃO RUSSA AGRESSÃO RUSSA AGRESSÃO RUSSA AGRESSÃO RUSSA AGRESSÃO RUSSA AGRESSÃO RUSSA AGRESSÃO RUSSA AGRES... Não se sabe grande coisa do tenso encontro em Moscou, entre a Medusa Merkel, o general Hollande e Vlad. Mas John Kerry, como sempre, já está nas telas mentindo sem parar sobre a viagem da dupla até o Kremlin.

DW: Encontro com Merkel e Hollande foi construtivo, diz Kremlin

Imagem
Chanceler federal alemã e presidente francês deixam Moscou. Após 5 horas de reunião com Putin, líderes se comprometem a conversar novamente no domingo para implementar acordo de Minsk, que levaria à paz na Ucrânia. As cinco horas de negociações sobre a crise na Ucrânia entre a chanceler federal alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e o presidente russo, Vladimir Putin, foram "enriquecedoras e construtivas", disse um porta-voz do Kremlin, nesta sexta-feira (06/02), em Moscou.

Defender a Petrobrás é defender o Brasil

Imagem
As denúncias de corrupção devem ser apuradas, mas não podemos ser ingênuos: há poderosos interesses contrariados pelo crescimento da Petrobrás Federação Única dos Petroleiros Apoie aqui: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/30279 Há quase um ano o País acompanha uma operação policial contra evasão de divisas que detectou evidências de outros crimes, pelos quais são investigadas pessoas que participaram da gestão da Petrobrás e de empresas fornecedoras. A ação institucional contra a corrupção tem firme apoio da sociedade, na expectativa de esclarecimento cabal dos fatos e rigorosa punição dos culpados.

Luis Nassif: Em ação, a República da Polícia Federal

Imagem
Luis Nassif A Polícia Federal invade a casa de Eike Baptista, antes mesmo que seja julgado, e apreende de tudo, até seu celular. Pula o muro da  casa do tesoureiro do PT João Vaccari Neto para levá-lo coercitivamente para depor. Delegados vazam informações seletivas para a imprensa, sem que nada ocorra. Outros são flagrados fazendo campanha para o candidato de oposição e nada acontece.

Para incriminar o PT, Lava Jato 'desmonta' farsa do mensalão, mas repete erros

Imagem
Em um interrogatório à Polícia Federal, o doleiro Alberto Youssef deixou escapar um depoimento que rechaça a tese de compra de votos. Resta saber se o Judiciário vai cometer novas injustiças por  Helena Sthephanowitz, para a Rede Brasil Atual   publicado  06/02/2015 16:54,  última modificação 06/02/2015 17:51 ARQUIVO EBC Lava Jato expediu dezenas de mandatos de prisão, mas só secretário de Finanças do PT foi notícia: desvio do caminho Entre os condenados na AP 470, o conhecido caso do mensalão, quem não tinha nenhuma prova contra si foi condenado por uma tese: a de que "teria havido" compra de votos no Congresso para votar com o governo. No entanto, quanto mais se investigou essa tese, mais evidências foram encontradas de que não havia essa relação, já que os partidos apoiaram o governo à medida em que participaram dele com cargos nos vários escalões do poder. Estudos das votações no Congresso mostraram derrotas ou vitórias do governo, descasadas dos pagam

Lula: "A briga é política e o PT tem que voltar para a rua"

Imagem
Durante reunião do Diretório Nacional do PT em Belo Horizonte, Minas Gerais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou os dirigente e detentores de cargos no Legislativo e Executivo a ocupar todos os espaços para desmascarar as mentiras lançadas contra o partido. "A briga é política. O PT tem que ter essa consciência. Tem que usar a tribuna, tem que responder, tem que votar, tem que gritar tanto quanto eles, tanto na Câmara quanto no Senado”, declarou. Lula participou da reunião do diretório nacional do PT que antecede ao ato político em comemoração aos 35 anos do partido Lula foi enfático ao falar para o conjunto das lideranças do PT: “Se ficarmos quietos, a sentença já está dada”. Para Lula, este é um momento de enfrentamento para o partido, de fazer uma reflexão sobre os erros do passado e voltar para a rua. O ex-presidente e outras dezenas de lideranças do PT estão em Minas Gerais para o ato político em comemoração aos 35 anos de fundação do partido. A presid

DCM: Por que a Globo escolheu as Ilhas Virgens para sediar uma empresa fantasma, segundo nosso enviado

Imagem
por :   Joaquim de Carvalho Sede da empresa que administrava a offshore da Globo Road Town, a capital das Ilhas Virgens Britânicas, é como uma pequena cidade do litoral brasileiro. Só que muito mais rica, e com morros cobertos de vegetação verde escura, e não casas amontoadas, como costuma ocorrer em muitas cidades do litoral brasileiro. Ao contrário, as casas no alto dos morros em Road Town são grandes, distantes umas das outras, e com mais de um carro na garagem. Eu notei outra diferença logo depois que atravessei o portão da imigração, no pequeno porto da cidade, e caminhei pela rua principal.

Fernando Brito: Somos um governo de torturadores?

Imagem
Autor: Fernando Brito As celas da Polícia Federal são dependências do Poder Executivo federal e, portanto, sujeitas à autoridade do Diretor da Polícia Federal, do Ministro da Justiça e da própria Presidenta da República. O relato repugnante enviado a  Paulo Henrique Amorim  ( veja o vídeo ao final do post ) sobre as condições em que estão sendo mantidos há três meses os detentos -sem condenação ou julgamento – da Operação Lava Jato se configura em um escândalo de proporções internacionais.

Globo flagra Gilmar e zé em grampo com áudio!​

Imagem
Governador investigado recebe solidariedade de ministro do Supremo e da Justiça ! O  Conversa Afiada  reproduz informaçao da revista da Globo, a  Época  sobre um escandalo: um grampo COM áudio! PF INTERCEPTA LIGAÇÃO DE GILMAR MENDES PARA INVESTIGADO NO STF Conversa foi gravada no dia em que o governador Silval Barbosa foi preso em flagrante; Ministro da Justiça também foi flagrado

Realidade: Ex presidente Lula dá entrevista a blogueiros - 9 de abr de 2014

Imagem

Lula: e a roubalheira na Petrobras deles?

Imagem
“Governar o Brasil, com as complexidades de um país historicamente marcado pela desigualdade, foi a missão que a sociedade nos confiou” "Nova política foi acabar com a fome neste país"   Em seu discurso na   comemoração dos 35 anos do Partido dos Trabalhadores , o Presidente Lula se disse “indignado” com a condução coercitiva da Polícia Federal, na condução do depoimento de Luiz Vaccari, secretário nacional de finanças do partido.

Paulo Nogueira: Foi bom Dilma ter afrontado o “mercado” na sucessão na Petrobras

Imagem
Por :   Paulo Nogueira O “mercado” não queria este homem Um dos lugares comuns mais imbecis do noticiário é aquele que fala em nome do “mercado”. O mercado gostou. O mercado detestou. O mercado aprovou. O mercado rejeitou. O mundo seria um horror se os desejos do “mercado” fossem sempre atendidas. O “mercado” é o nome fantasia do que se pode chamar de direita.

Jean-Luc Mélenchon: Liberalismo e petróleo terrorista

Imagem
15/1/2015,  [*] Jean-Luc Mélenchon ,  Blog “ Libéralisme et pétrole terroriste ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Jean-Luc Mélenchon Dia 30 de setembro do ano passado (2014), questionei a Comissão Europeia sobre o petróleo hoje utilizado na Europa – fornecido pelo Estado Islâmico no Iraque e Levante, EIIL (ing. ISIL ). Pedi à CE que se manifestasse sobre essas denúncias, se seriam verdadeiras, que falasse com clareza para pôr fim aos boatos.

Yanis Varoufakis: “Vamos destruir o sistema da oligarquia grega”

Imagem
23/1/2015,  [*] Yanis Varoufakis , entrevistado por Paul Mason,  4th channel , Londres, UK “ We are going to destroy the Greek oligarchy system ” Vídeo (5’14”) traduzido pelo pessoal da Vila Vudu da transcrição em francês do  Blog de Jean-Luc Mélenchon POSTADO POR  CASTOR FILHO "Acabamos por herdar o desafio envenenado de ter de fazer coisas básicas essenciais que até os partidos burgueses teriam de ter feito, mas nem isso fizeram". Yanis Varoufakis Paul Mason: O que fará nos primeiros 100 dias, um governo da coligação Syriza?

Assista ao Vivo: Lula vai para o confronto?

Imagem
Autor: Fernando Brito Hoje, na comemoração dos 35 anos do PT, algumas coisas vão ficar mais claras. A primeira será o estado de espírito dos dois maiores responsáveis pela condução do campo progressista no Brasil. Com todos os cuidados e as reservas que a política impõe, é hora de Dilma dar esclarecimentos aos que apóiam, explicar seus problemas e afirmar suas opções.

Moro vai “conduzir” Lula no 1º de Maio !

Imagem
É para comemorar os 50 anos da Globo ! A Justiça (sic) brasileira sabe observar as datas. O Big Ben de Propriá, parecerista do Aécio por R$ 60 mil, e então presidente do Supremo, marcou o julgamento do mensalão  – o do PT, porque o do PSDB é um mistério perdido num buraco negro, onde também reside o mistério sobre “de que vive o Cerra ?” -  para o dia em que os eleitores de São Paulo se dirigiam à cabine para votar no Fernando Haddad. Coincidência perfeita.

Desembargador Valmir de Oliveira ao juiz Damasceno: “Vou estourar sua cabeça, seu filho da puta”

Imagem
publicado em 6 de fevereiro de 2015 às 12:23 Da esquerda para a direita: o juiz João Batista Damasceno e o desembargador Valmir de Oliveira Silva  por  Conceição Lemes - no Viomundo Em 14 de setembro de 2014, nós denunciamos:  Juiz defensor da liberdade de expressão é acusado mais uma vez de violar lei O juiz é João Batista Damasceno, titular da 1ª Vara de Órfãos da cidade do Rio de Janeiro. Um magistrado que honra a toga. Defensor intransigente do respeito à Constituição, da democratização do Judiciário, dos direitos da pessoa humana, da liberdade de expressão e da livre manifestação dos movimentos sociais. O acusador é o desembargador Valmir de Oliveira Silva,  que foi corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) de fevereiro de 2013 a 3 de fevereiro de 2015. Ou seja,  até essa segunda-feira. O juiz Damasceno vive sob ataques constantes do desembargador Valmir de Oliveira Silva.

Luis Nassif: As razões para a escolha de Bendine para a Petrobras

Imagem
SEX, 06/02/2015 - 12:01 ATUALIZADO EM 06/02/2015 - 12:22 Luis Nassif Dois pontos pesaram na escolha de Aldemir Bendine, atual presidente do Banco do Brasil, para a presidência da Petrobras. A primeira, o sucesso do sistema de governança interna criado pelo banco, que o poupou de escândalos e lhe permitiu alguns prêmios mundiais de "compliance", como a escolha de banco mais ético do mundo em 2014 pelo The Ethisphere Institute, fato noticiado pelo York Times.

Governador tucano Geraldo Alckmin corta verba para escolas comprarem materiais

Imagem
Medida do governador provoca falta de suprimentos como papel higiênico, cartolina e guache em colégios estaduais O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), reduziu a verba para escolas comprarem materiais e cortou coordenadores pedagógicos em escolas com notas baixas. Diretores e professores em quatro regiões do Estado (centro e sul da capital, Limeira e Sorocaba) afirmam que a redução da verba tem causado falta de suprimentos para os alunos, como papel higiênico, cartolina e guache. Além da diminuição dos valores, as escolas já haviam ficado três meses sem o recurso (de novembro a janeiro). Segundo os servidores, que pediram anonimato, os recursos voltaram a ser pagos, mas estão de 30% a 50% menores.

Petrobras será presidida por Aldemir Bendine, do Banco do Brasil

Imagem
Conselho de Administração da estatal está reunido hoje para escolher a nova diretoria por  Redação RBA   publicado  06/02/2015 11:15,  última modificação  06/02/2015 12:10 VALTER CAMPANATO / ABR / FOTOS PÚBLICAS O futuro presidente da Petrobras, Aldemir Bendini, que substitui Graça Foster Brasília – Segundo os jornais  Folha de S. Paulo e  O Estado de S. Paulo , o atual presidente do Banco do Brasil (BB), Aldemir Bendine, será o novo presidente da Petrobras, ocupando o lugar de Graça Foster, que renunciou ao cargo na última quarta-feira (4).  O Conselho de Administração da empresa está reunido desde as 9h de hoje (6) para definir a composição da nova diretoria da estatal. A expectativa é de que a Petrobras anuncie oficialmente os nomes apenas no fim da tarde. Bendine dirige o BB desde abril de 2009, escolhido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em substituição a Antonio Francisco de Lima Neto. O vice-presidente de negócios de varejo do banco, Alexandre Corr

POR QUE FHC CRUZOU OS BRAÇOS?

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Hoje capaz de pedir punição dos mais altos hierarcas na Lava Jato, Fernando Henrique cruzou os braços em 1996, quando Paulo Francis denunciou corrupção na Petrobrás e seu governo poderia virar alvo Confesso que ando cada vez mais espantado diante das homenagens a Paulo Francis em função das acusações de corrupção na Petrobras, feitas em 1996, no programa Manhattan Conection.

Mino Carta: a falta de água em SP e a passividade da população

Imagem
A crise da água no estado de São Paulo e a (não) reação da população é o tema da conversa entre o diretor de redação, Mino Carta, e o editor do site, Lino Bocchini

Governo e CNBB debatem urgência da reforma política

Imagem
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, e o presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), dom Raimundo Damasceno, se reuniram nesta quinta-feira (5), em Brasília, para discutir reforma política e a realização de plebiscito para uma constituinte exclusiva sobre o assunto. Paulo Giraldi/CNBB Dom Raymundo Damasceno, da CNBB com o ministro Miguel Rossetto Segundo Rossetto, um dos pontos centrais da Campanha pela Reforma Política Democrática, liderada por organizações da sociedade civil como CNBB, OAB, UNE e movimentos sociais, é interromper o financiamento empresarial das campanhas eleitorais, considerado por ele como uma das maiores distorções do sistema político brasileiro. “Temos de repensar formas como as campanhas e os partidos são financiados no país. Precisamos acabar com o financiamento empresarial, na medida em que ele cria um processo de exclusão crescente na participação democrática, porque, cada vez mais, só quem disp