Postagens

Mostrando postagens de junho 7, 2015

Espanha: Poder municipal muda nas principais cidades

Imagem
Manuela Carmena e Ada Colau são as novas presidentes das Câmaras de Madrid e Barcelona. “Obrigado à cidadania por tornar possível o impossível”, foram as primeiras palavras de Ada na tomada de posse. Candidaturas cidadãs assumem também as presidências das câmaras de Saragoça, Corunha e Cádis. O PP é o grande derrotado e é afastado da governação em 15 capitais de província. ESQUERDA.NET - 13 de Junho, 2015 - 17:46h Barcelona, população em apoio à tomada de posse de Ada Colau - "Sí se puede", o lema mais gritado A grande novidade da tomada de posse dos novos alcaides (presidentes de câmara) em Espanha, neste sábado, são as cinco presidências de grandes cidades assumidas por candidaturas cidadãs apoiadas pelo Podemos: Manuela Carmena em Madrid, Ada Colau em Barcelona, Pedro Santisteve em Saragoça, Xulio Ferreiro na Corunha e José María González em Cádis. Em Santiago de Compostela, a candidatura cidadã Compostela Aberta também elegeu o presidente do município com os

Mauricio Dias: O povo não é bobo

Imagem
Rosa dos Ventos por  Mauricio Dias  — na Carta Capital -  publicado  13/06/2015  Uma pesquisa Ibope, escondida pela mídia, revela que muitos brasileiros veem o jornalismo empenhado em aderir ao “quanto pior melhor”                                                                               Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Fotos Públicas Durante a ditadura no Brasil, o Rei Pelé lançou um édito:" O povo brasileiro não está preparado para votar". Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, fora das quatro linhas onde conquistou, por méritos, o título de rei do futebol, pisa na bola com frequência. Ainda agora se meteu no  escândalo da Fifa  e manifestou apoio a  Joseph Blatter , presidente renunciatário daquela entidade internacional corroída pela corrupção.

David Harvey sugere a Haddad abrir espaço para movimentos revolucionários

Imagem
‘Sem esses espaços, o aparato repressivo do Estado cresce’, argumenta o geógrafo britânico ao prefeito, no encerramento do Seminário Cidades Rebeldes, em São Paulo por  Sarah Fernandes, da RBA   publicado  13/06/2015  FACEBOOK/SESC Harvey: "O acúmulo de capital depende cada vez mais da urbanização como forma primária de acúmulo" São Paulo – O geógrafo David Harvey, considerado um dos marxistas mais influentes da atualidade, não precisou ser questionado para deixar uma sugestão ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, durante debate em que participaram juntos na noite de ontem (12), na capital paulista. A dica, permeada pelas influências mais à esquerda da academia, valeria para qualquer município: “Se alguém me perguntasse que conselho eu dou para o prefeito, diria: ‘Abra o maior número possível de espaços onde movimentos revolucionários possam acontecer'”. “A revolução não ocorrerá amanhã. O processo vai ser demorado e a tarefa que pode ser feita é

Paulo Nogueira: A previsível miséria das críticas à entrevista de Dilma no Jô.

Imagem
Postado em   13 jun 2015 por :   Paulo Nogueira Funcionou A mídia política não surpreende. É previsível como um jogo de sinuca comprado. A entrevista de Dilma no Jô, por exemplo. Você sabia, muito antes de ela ir ao ar, que só haveria cacetadas. Os textos, a rigor, poderiam ser escritos sem que os jornalistas perdessem seu tempo precioso vendo o programa. Não importa o nível das perguntas de Jô e nem o conteúdo das respostas. Só virão pedradas.

Arnaldo Cesar: Um corridão bem dado

Imagem
Por Arnaldo Cesar - no Blog do Marcelo Auler - 13/06/2015 São muito interessantes os resultados apurados, esta semana, pela Polícia Federal com a “Operação Onipresença”, em Santa Catarina. Foram indiciados 27 médicos do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, da UFSC, em Florianópolis. Vão ter que explicar as razões pelas quais não comparecem ao local de trabalho, apesar de ganharem salários que variam de R$ 16.597,12 a R$ 19.930,12. Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago – UFSC – Foto: Reprodução                 As informações passadas pelo Ministério da Saúde à PF mostram que três deles apesar de regiamente remunerados nunca deram as caras no Hospital. Os 24 restantes até davam as caras, mas cumpriam menos de um terço da jornada de trabalho para a qual foram contratados.

PHA: Senador petista é um entreguista!

Imagem
Delcidio é o sucessor do Suplicy na bancada “tucano fantasiado de petista” Projeto senador Delcidio permitiria que lavadores esquentassem o dinheiro de paraísos fiscais ... A Presidenta Dilma não se cansa de dizer: ninguém mexe no conteúdo nacional nem no regime de partilha com a obrigatoriedade dos 30%. Foi o que  ela fez em Pernambuco , no lançamento do petroleiro André Rebouças e deu uma traulitada na cabeça no Ministro das Minas.

DW: "Processo de paz está em ponto de virada", diz presidente colombiano

Imagem
Em entrevista exclusiva à Deutsche Welle, presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirma que pretende dar prosseguimento às negociações de paz com as Farc, mas considera que processo de paz está num momento crítico. Apesar dos recentes ataques praticados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou, em entrevista exclusiva à Deutsche Welle, que pretende continuar com as negociações de paz, mas considera que o processo está num momento crítico.

Grécia: Tsipras joga bem e bonito

Imagem
“Surpreende é que não estejais morto – com tantos medicamentos que vos fizeram tomar!” (MOLIÈRE, O Doente Imaginário, ato III, cena III).  [1]   Alexis Tsipras, atual PM da Grécia Magnífica semana europeia. Tsipras joga bem e bonito. Os mata-mouros da União Europeia e os caras-de-pau da Troika acabaram presos na própria armadilha. Lá estão eles outra vez, à vista de todos, a triturar a patadas os absurdos tratados europeus e reunidos, alguns deles, com o Banco Central Europeu! Mas não há quem não saiba que essa concertação é formalmente proibida pelos tratados. Caíram na rede. A crise que eles mesmos provocaram com sua intransigência já ameaça explodir na cara deles!

Cynara: “atitude muito corajosa de Jô Soares”

Imagem
13 de junho de 2015 | 12:45  Autor: Miguel do Rosário Jô Soares, o cara na Globo que gosta da Dilma Por Cynara Menezes,  Socialista Morena O ar désolé de William Waack ao anunciar a próxima atração era uma pista para o que viria a seguir: o apresentador Jô Soares em um encontro para lá de amistoso com a presidente Dilma Rousseff no palácio da Alvorada. E “o gordo” já começou dizendo a que vinha: fazer uma entrevista-desagravo à presidente, que está sendo alvo, disse, de uma campanha “absurda” por parte de gente que não se conforma com o resultado da eleição.

ENTREVISTA DA DILMA NO PROGRAMA DO JÔ SOARES

Imagem
  

O escândalo “Viúva Porcina” que O Globo “denuncia” no Itamaraty

Imagem
12 de junho de 2015 |  Autor: Fernando Brito Ainda não entendi onde está o “escândalo” noticiado hoje por O Globo, com a “revelação” de um memorando em que um funcionário de 4° escalão do Ministério das Relações Exteriores, diplomata de carreira, pergunta a um funcionário de 3° escalão se é conveniente reavaliar o grau de classificação de “reservado” que tratem das viagens do ex-presidente Lula ao exterior. Eu sou do tempo em que havia até um personagem de Agildo Ribeiro que usava o bordão “perguntar não ofende”.

Eduardo Guimarães: Delegado que quer investigar Lula fez campanha para Aécio ano passado

Imagem
Posted by  eduguim  on 12/06/15 • Categorized as  Reportagem   No momento em que a mídia antipetista promove forte ofensiva contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base em criminalização de doações da empresa Camargo Correa ao instituto criado por ele em 2011, descobre-se que um dos braços desse aparato difamatório, a revista Época, tratou de simplesmente retirar da internet matéria que mostra que tal empresa também doou recursos para criação do Instituto Fernando Henrique Cardoso.

Como a Globo pode reduzir o tempo de uma partida da seleção feminina de handebol?

Imagem
Postado em   12 jun 2015 por :   Leonardo Mendes As campeãs mundiais têm que de enquadrar na grade da Globo Há notícias que de tão absurdas você demora a ter certeza se são ou não piadas. A Globo mandar reduzir o tempo do jogo de handebol entre as seleções femininas do Brasil e da Noruega para caber na programação da emissora, e a Confederação Brasileira de Handebol aceitar, é uma delas. Mas a informação está no próprio site da Confederação.

Washington x China no século 21

Imagem
Pravda.ru - 12.06.2015 Até para os maiores impérios, geografia é quase sempre destino.Mas em Washington é como se ninguém soubesse disso. As elites da política de segurança nacional e da política externa continuam a ignorar o básico da geopolítica que modelou o destino dos impérios mundiais nos últimos 500 anos. Consequentemente, ninguém por lá tem meios para captar o significado das rápidas mudanças globais na Eurásia, que estão no processo de minar a grande estratégia para dominar o mundo que Washington perseguiu nas últimas sete décadas. Qualquer exame rápido do que passa por "sabedoria" de  insider  em  Washington  atualmente revela visão de mundo de espantosa insularidade. Tome-se por exemplo o cientista político de Harvard, Joseph Nye Jr., conhecido pelo seu conceito de "poder suave" [orig. " soft power "]. Oferecendo lista simples dos modos pelos quais ele crê que o poder militar, econômico e cultural dos EUA permanece singular e superior, 

Líder do Foo Fighters quebra a perna e continua show engessado

Imagem
afp.com / TT NEWS AGENCY / ERIK ABEL O líder da banda de rock Foo Fighters, Dave Grohl, é visto durante show, em 12 de junho de 2015, em Gothenburg, Suécia AFP.com - 13/06/2015 O líder da banda de rock Foo Fighters, Dave Grohl, quebrou a perna nesta sexta-feira, durante um show, e voltou pouco depois ao palco usando um gesso para continuar a apresentação. Ex-baterista do Nirvana, Grohl estava tocando em Gotemburgo, Suécia, quando caiu ao interpretar a segunda música e machucou a perna, segundo várias fotos e vídeos publicados nas redes sociais. Mas ao invés de cancelar o show, Grohl se recostou e cantou, em tom de brincadeira, a música "Under Pressure" (Sob Pressão), de David Bowie e Queen. "Acho que quebrei a perna", disse à multidão, ainda segundo um vídeo gravado pelos fãs. Mas antes de o público ter tempo de manifestar sua decepção, o músico disse: "vou para o hospital, conserto a perna, volto em seguida, e continuaremos tocando

Dilma grava entrevista para o Programa do Jô, no Palácio da Alvorada

Imagem
Criado em  12/06/15 20h52  e atualizado em  12/06/15 20h47   Por  Marcelo Brandão  Edição: Stênio Ribeiro  Fonte: Agência Brasil Em entrevista ao apresentador Jô Soares, gravada na tarde de hoje (12), no Palácio da Alvorada, a presidenta Dilma Rousseff falou sobre Petrobras, alianças políticas, saúde e educação. A entrevista durou cerca de 70 minutos, na biblioteca da residência oficial da presidenta. Dilma demonstrou bom humor durante a entrevista, mesmo diante de "saias justas", como quando perguntada sobre sua relação com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Nesse momento, a presidenta respondeu com um sorriso.

Resposta pública do Instituto Lula à revista Veja

Imagem
12/06/2015 18:06 |  Diogo - do Instituto Lula O Instituto Lula foi procurado hoje (12/06) pela reportagem da revista Veja, a propósito de contribuições de empresas para o Instituto e das palestras realizadas pelo ex-presidente.  Além de enviar e-mail com perguntas à assessoria de imprensa, a reportagem falou por telefone com o presidente do Instituto, Paulo Okamotto.  A abordagem da revista revelou claro intuito de colocar as atividades  do ex-presidente, legais e legítimas, em mais um dos enredos fantasiosos, mistificadores e caluniosos que têm caracterizado aquela publicação.

Stiglitz: A Europa brinca à beira do abismo

Imagem
Exigências absurdas à Grécia revelam governantes incapazes tanto de agir solidariamente quanto de compreender riscos de sua ambição e cegueira.  Por Joseph Stiglitz, Prémio Nobel da Economia. ESQUERDA.NET Os governantes da União Europeia continuam a brincar à beira do abismo com a Grécia. Atenas atendeu a bem mais de metade das exigências dos seus credores. Mas os governos da Alemanha e de outros países continuam a exigir que Atenas assine um programa que comprovadamente fracassou, e que poucos economistas acreditam que poderia, deveria ou seria implementado. A mudança na situação fiscal da Grécia, de um grande défice primário para um superávit, foi quase inédita, mas a exigência de que o país obtivesse o  superávit primário de 4,5% do PIB  foi insana. Infelizmente, no momento em que a “troika” – Comissão Europeia, Banco Central Europeu-BCE e Fundo Monetário Internacional – incluíram esta reivindicação irresponsável no programa de financiamento internacional para a Grécia,

Operação Publicano: o mais novo escândalo tucano esquecido

Imagem
Beto quem? PSDoquê? É partido? Perguntavam-se editores dos jornalões enquanto o valente Mossoró Hoje dava capa aos 50 presos do governo Beto Richa. João Feres Júnior, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)  Na Carta Maior Deu no  Mossoró Hoje , “Gaeco cumpre 50 mandados de prisão na Operação Publicano no PR”. Saiu no Jornal de Londrina, edição de 11 de junho, “Quatro ex-inspetores de fiscalização são presos; detidos ocuparam cargo na primeira gestão de Beto Richa”. Deu no Bonde News, portal de notícias do Paraná “Mais de 20 pessoas são presas em Londrina na nova fase da Operação Publicano”. Está na página do Ministério Público do Paraná notícia com o título: “Gaeco cumpre 68 mandados de prisão e 65 de busca e apreensão”, com data de 10 de junho.

Irã, sanções e o “grande jogo” da política eurasiana de energia

Imagem
9/6/2015, Conflicts Forum’s Weekly Comment , 10-17 Abril 2015 Iran, sanctions and the “ Great Game” of Eurasian energy politics Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Mesa de negociações entre  Irã e  P5+1   A declaração “conjunta” de Lausanne (Irã e P5+1) sobre as linhas gerais de um acordo nuclear já trouxe – apesar de qualquer acordo final ainda estar a vários meses de distância – grandes mudanças à região: o “regente” muito jovem da Arábia Saudita está empenhado numa demonstração do poder e da independência dos sunitas liderados pelos sauditas no Iêmen e na Síria. A possibilidade de um acordo com o Irã também está acrescentando um novo impulso ao “grande jogo” da oferta eurasiana de energia e políticas de mercado.

Americanos participaram em atentado em Macedônia

Imagem
Sputnik News - 12/06/2015 Dois americanos e dois britânicos não só forneceram apoio como instrutores na Macedônia, mas também participaram pessoalmente de um ataque que teve lugar no início de maio na cidade de Kumanovo, norte do país, declarou em uma entrevista à Sputnik Sérvia o conhecido jornalista macedônio Mile Nedelkovski.

EUA : Democratas derrubam na câmara projeto de agenda comercial de Obama

Imagem
EFE  |  WASHINGTON 12 JUN 2015 A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos bloqueou nesta sexta-feira, por iniciativa dos democratas, um projeto de lei para a proteção dos trabalhadores americanos que podem ser afetados pelos tratados de comércio internacional, um revés para a agenda do presidente, Barack Obama. A arrasadora maioria dos democratas votou contra o pacote legislativo, apesar de estar de acordo com o conteúdo do texto, com o objetivo de acabar com a "via rápida", mecanismo que aceleraria a aprovação de tratados comerciais ao evitar que sua revisão passe pelo Congresso. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. EFE/Michael Reynolds Os democratas não acompanharam o presidente, que inclusive visitou o Capitólio na manhã de hoje para convencer seus companheiros de bancada a apoiarem a proposta, fundamental para fechar o iminente Acordo de Associação Transpacífico (TPP).

Mello: uma tapioca ministerial é mais escandalosa que um feto num saco no Itaú

Imagem
12 de junho de 2015 |  Autor: Fernando Brito O fato é estarrecedor, daqueles de embrulhar o estômago e ter nojo da insensibilidade completa das instituições que patrocinam, em nome da disciplina, que pessoas sejam obrigadas a situações degradantes à sua condição humana.

Domenico Losurdo: A luta de classes explica o mundo

Imagem
por  Claudio Bernabucci  — na Carta Capital -  12/06/2015  O historiador italiano Domenico Losurdo analisa a atualidade do conceito marxista em um momento em que a renda está sendo redistribuída a favor das classes privilegiadas Nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos cresce o abismo entre ricos e pobres H istoriador da filosofia e professor emérito da Universidade de Urbino, na Itália, Domenico Losurdo está em São Paulo em junho para um seminário intitulado  Cidades Rebeldes  e para o lançamento, pela Editora Boitempo, de seu Luta de Classes . Na entrevista a seguir, o acadêmico, um dos estudiosos italianos mais traduzidos no mundo, fala do novo livro, da ascensão dos emergentes e do marxismo, e contesta o historiador britânico Niall Ferguson, expoente liberal. CartaCapital:  Vivemos em uma época em que o neoliberalismo é hegemônico e age sem fronteiras. A política, ao contrário, continua presa às estreitas visões nacionais. A escassez de concepções globais da

Petrobras: Dois novos recordes de produção no pré-sal alcançados em maio

Imagem
12.Jun.2015 No mês de maio,  batemos dois novos recordes mensais de produção no pré-sal . A produção que operamos, que inclui  nossa parcela e de nossas parceiras, atingiu seu maior nível, alcançando 726 mil barris por dia (bpd) , com aumento de 1,6% em relação a abril (715 mil bpd). Desse total,  a parcela própria atingiu nova marca histórica, de 519 mil bpd , superando em 3,2% o patamar de abril (503 mil bpd). A produção total de petróleo e gás natural, no Brasil e no exterior, em maio de 2015, foi de 2 milhões 766 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 6,2% superior à produção de maio de 2014 (2 milhões 605 mil boed) e 0,7% abaixo do volume produzido em abril (2 milhões 785 mil boed). No Brasil, nossa produção total de petróleo e gás natural foi de 2 milhões 574 mil boed, 0,8% inferior à de abril (2 milhões 596 mil boed).

Vídeo: a Dilma e o PT querem a CPMF. O Levy não conta

Imagem
O sapateiro não deve ir além dos sapatos

Najla Passos: Por que as conquistas históricas do futebol feminino não saem na mídia?

Imagem
Todas as respostas possíveis levam ao machismo: no dito 'país do futebol', a mídia comercial ainda acredita que lugar de mulher é fora do campo Najla Passos na Carta Maior Noite de terça-feira (9), Montreal, Canadá. Abertura da Copa do Mundo de Futebol Feminino.  A seleção brasileira estreia com vitória de 2 x 0 sobre a Coreia do Sul. Mais do que isso, registra dois feitos históricos. No início do 2º tempo, Marta, cinco vezes eleita a melhor jogadora do mundo, balança a rede em cobrança de pênalti, atinge a marca 15 gols em mundiais e se torna a maior artilheira da história campeonato. Antes disso, ainda no 1º tempo, Formiga, 37 anos, 20 de seleção brasileira, abre o placar e se transforma na jogadora mais velha a marcar gol em mundiais. Pouquíssimos brasileiros, porém, comemoraram a tripla conquista da noite de estreia. Os feitos nem chegaram a ser assunto nas rodas de conversas da semana. A maioria das pessoas sequer ficou sabendo. As marcas das maiores jogador

Claudia Wallin: O que juízes escandinavos acham das mordomias que seus colegas no Brasil se autoconcedem.

Imagem
Postado em   12 jun 2015 por :   Claudia Wallin Goran Lambertz, da Suprema Corte sueca: “Em minha opinião, é absolutamente inacreditável que juízes tenham o descaramento e a audácia de serem tão egocêntricos e egoístas a ponto de buscar benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-escola para seus filhos. Nunca ouvi falar de nenhum outro país onde juízes tenham feito uso de sua posição a este nível para beneficiar a si próprios e enriquecer” O texto abaixo é da jornalista Claudia Wallin, radicada na Suécia. Autora do livro  Um país sem mordomias e excelências , Claudia tocará o projeto especial sobre a vida na Escandinávia para o DCM. Estamos nos  momentos finais  da arrecadação de dinheiro que permita a investigação.