Postagens

Mostrando postagens de junho 1, 2014

Por que Padilha vai vencer Alckmin e o Datafolha.

Imagem
Por:  Zé Augusto Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Que se dane o Datafolha sobre a pesquisa para governador de São Paulo. Não abaixem a cabeça, não caiam na armadilha dessa pesquisa feita para esfriar a militância, porque Padilha vai vencer o Alckmin e o Datafolha.  Não é papo de torcedor. Será suado, em dois turnos, mais vencerá.

Rodrigo Vianna: Lindberg pode ter apoio da classe média do Rio

Imagem
Autor: Miguel do Rosário A disputa complicada no Rio de Janeiro por Rodrigo Vianna, em  seu blog . A pesquisa eleitoral sobre a eleição para governador (e também para presidente) no Rio de Janeiro,  divulgada pelo jornal “O Dia” , mostra um quadro curioso – de muita pulverização e incerteza.

O resgate do soldado Ivã

Imagem
11/6/2004,  [*] Mike Davis  -  The Guardian , UK “ Saving Private Ivan ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Lembrança da Vila Vudu:  1944- 2014 - Havia mineiros do Donbass, na resistência contra o nazismo em 1944. Há mineiros do Donbass na resistência contra o neonazismo e os EUA, em 2014. Longa vida aos mineiros do Dombass. Entreouvido na Tenda do Galo Cego na Vila Vudu: Quem algum dia suporia, em 2004, ao criticar George W. Bush por converter a comemoração do Dia D em “solenidade de apoio aos seus crimes no Iraque e no Afeganistão” [como se lê no artigo abaixo], que, em 2014, Obama estaria, também, convertendo a MESMA comemoração do Dia D em “solenidade de apoio” aos seus próprios crimes, na Síria, no Irã e na Ucrânia?! General Georgy Zhukov, comandante do Exército Vermelho durante a IIa. Guerra Mundial A batalha decisiva pela libertação da Europa começou há 60 [hoje, já 70] anos, em junho, quando um e

A RETIRADA DO REI

Imagem
                                   Postado por Mauro Santayana  (Hoje em Dia|) - A abdicação de Juan Carlos do trono,  em favor de Felipe  de Astúrias, faz lembrar, de pronto, a tentativa frustrada de golpe de 17 de fevereiro de l977, pelo coronel Enrique Tejero, da Guarda Civil. Durante muito tempo, pairaram dúvidas sobre o papel do Rei naquela noite, até hoje não de todo esclarecido. O certo é que os golpistas, durante o episódio,  falaram como se obedecessem a suas ordens, e que seu nome foi proposto, por eles, para assumir o poder, depois de passar pela eventual aprovação de um plenário cercado por tropas, e sob a mira de um louco, com uma pistola automática na mão.

Economist: hegemonia da Globo não tem comparação no mundo!

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Essa  matéria da Economist  faz algumas comparações arrepiantes entre o tamanho da Globo no Brasil e o tamanho das principais TVs norte-americanas. Arrepiante por duas razões: 1) eu, que escrevo há anos sobre mídia, nunca tive acesso a essa informação; 2) agora temos noção melhor do papel nocivo da Globo na democracia brasileira. A parte da reportagem que mais me interessou, como eu disse acima, foi a comparação entre Brasil e EUA, feita nos dois primeiros parágrafos. Eu mesmo traduzo:

O QUE ESTÁ POR TRÁS DO ITALEAKS

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Os “hackers” que se identificam como “anonymous”, envolvidos na espionagem contra o Itamaraty, colocaram em circulação, na internet, cerca de 100 mensagens de e-mail, trocadas por diplomatas brasileiros. Elas estão sendo analisadas pela PF e pelo próprio ministério, para determinar sua origem e autenticidade.   O fato de o Itamaraty ter sido escolhido como alvo de espionagem é significativo  - e exige rigor na identificação da origem e do propósito dos autores da operação.

STF manda investigar os deputados Rodrigo Garcia (DEM) e José Aníbal (PSDB)

Imagem
Por:  Helena Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Relator do inquérito que apura   pagamentos de propinas  no propinão tucano de  trens a politicos tucanos, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, determinou ontem que os deputados federais José Aníbal (PSDB) e Rodrigo Garcia (DEM), ex-secretários de Estado do governo Geraldo Alckmin (PSDB), passem a constar como "investigados" no caso.  Em despacho publicado nesta semana, o ministro diz que "há indícios do envolvimento dos requerentes Rodrigo Garcia e José Anibal".  Ainda segundo o documento, o envolvimento dos parlamentares foi apontado por um depoimento do ex-diretor da Siemens, Everton Rheinheimer

Complexo de vira-latas: Como a elite brasileira enfiou isso na sua cabeça

Imagem
Maringoni, um dos entrevistados: relembrando a teoria de Gobineau  Do Viomundo

Sobre o extraordinário crescimento do PT nos últimos 12 anos

Imagem
Registrando crescimento de 91% nos últimos 12 anos, PT é o partido preferido em todas as idades, regiões, religiões e níveis de escolaridade no Brasil. "Quantidade não é qualidade", já diz o provérbio. O número de filiados de um partido político tem grande importância, mas não diz tudo. Sobretudo, não implica necessariamente em força política. Há partidos com baixa expressão eleitoral e significativo leque de correligionários e vice-versa. Enquanto a conjuntura muda e com ela muda a influência do partido na sociedade, em geral os filiados permanecem filiados por inércia, mesmo quando na prática não guardam mais vínculo algum com o partido.   Ademais, há partidos pequenos cuja força reside na influência que exercem na sociedade ou em ramos dela, como o meio sindical ou entre a população evangélica. Por tudo isso, a mera quantidade de filiados de um partido não é um retrato fiel de sua força. Para aferi-la, há que se considerar outros fatores.   Feita a advertê

Governo gaúcho passa a reservar 20% das verbas publicitárias para mídias locais, regionais e comunitárias

Imagem
Da Carta Capital sobre um movimento que para muitos é o início da regulação da mídia: “O Rio Grande do Sul sancionou uma nova lei que reserva 20% das verbas publicitárias do Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado para as chamadas mídias locais, regionais e comunitárias. A medida redistribui a aplicação do dinheiro público, antes direcionada, prioritariamente, ao oligopólio midiático.

A política e a economia de Aécio

Imagem
por :   Paulo Nogueira Idéias décadas atrasadas Me pedem que analise as propostas de Aécio em si tal como formuladas no Roda Viva. Ao trabalho. Mais que tudo, Aécio me pareceu tomado por idéias atrasadas em algumas décadas. Essencialmente, ele repete clichês do thatcherismo num momento em que nem os conservadores ingleses se atrevem a fazer isso. “Medidas impopulares” é a expressão acabada do thatcherismo – a doutrina consagrada por Margareth Thatcher nos anos 1980. Significa você favorecer o 1% em detrimento dos 99%. Armínio Fraga, o guru de Aécio na economia, é um thatcherista fanático.

Pepe Escobar: “A doutrina Obama para a Europa é estúpida demais”

Imagem
Esse pessoal não é sério...   [*] Pepe Escobar , RT,  Russia Today “ Obama’s Europe doctrine: Too much stupid, not enough serious ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Obama discursa em Varsóvia,  logo após sua chegada e tendo ao fundo um F-16 E o que fazer da “nova” doutrina de política exterior de  Obama? Em  artigo anterior nessa  RT , chamei de doutrina  “Removam-o-Cadáver-para-o-Necrotério – Sem alarde”  –  dado que ela ostensivamente privilegia a guerra clandestina, em vez de “Choque e Pavor” .     Depois, em  outro artigo ,   mostrei o quando a doutrina, ainda excepcionalista, recolhe do pensamento neoconservador de primeira hora (e quem conceptualizou a guerra do Iraque)  Robert Kagan –  marido da notória Victoria, Rainha do Nulandistão .

Mão pesada de Barroso

Imagem
Apoiado por Zavascki, o juiz propõe uma importante mudança na lei do foro privilegiado. A ideia emplacou O ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal por  Mauricio Dias   A passagem do julgamento dos processos contra parlamentares do Plenário do STF para as turmas do tribunal para dar mais rapidez às decisões nesse tipo de processo é uma iniciativa decisiva para modernizar o regimento da mais alta corte do País. As turmas, que só têm cinco membros e cujas sessões não são exibidas na TV Justiça, têm uma dinâmica muito mais ágil. A alteração foi obra conjunta dos dois ministros novatos, indicados pela presidenta Dilma Rousseff. Luís Roberto Barroso ofereceu, no fim do ano passado, uma proposta simples: o recebimento de denúncias contra parlamentares deveria passar do plenário para as turmas. Teori Zavascki concordou e propôs que todo julgamento contra parlamentares fosse de competência das turmas.

Marina se rebela contra decisão do PSB de apoiar Alckmin

Imagem
 Autor: Miguel do Rosário Não tá fácil pra ninguém. A decisão do PSB de aderir à campanha de Geraldo Alckmin causou um choque profundo na Rede. Uma candidatura própria no estado era uma das condições mais importantes defendidas por Marina Silva para aceitar ser vice de Campos. Marina não vai aceitar a traição calada. Já está  botando a boca no trombone  em suas redes sociais.

JN É INFANTILÓIDE. É O FIM DE UM MODELO

Imagem
Um jornalismo cheio de caras, bocas, mimos e dengos. Saiu no “Notícias da TV”: BONNER TEM COMPORTAMENTO INFANTIL AO JUSTIFICAR BUFADA DE POETA Ao justificar falha da colega Patrícia Poeta, flagrada fazendo alegados exercícios fonoaudiólogicos, William Bonner desperdiçou tempo considerável, mais do que o normalmente dedicado às notícias. Em um mundo repleto de conflitos, o apresentador teve comportamento infantil ao usar um espaço que deveria ser destinado a fatos relevantes (…) GAFE NO JORNAL NACIONAL EXPÕE ‘LUTA POR SOBREVIVÊNCIA’, DIZ ESPECIALISTA

Lôra recicla o lixo de uma elite que não sabe se reciclar

Imagem
Autor: Fernando Brito No caderno de “Sustentabilidade” da Folha, a repórter Camila de Lira escreve uma história  que raramente interessa à mídia brasileira. Porque trata de gente que raramente interessa à mídia brasileira: os pobres, muito pobres. É sobre o que faz e o que pensa Edmar Imaculada Matoso, a  Lôra , catadora em São Paulo. Todos os dias  sai de Guaianazes, a 30 km de distância, pega uma carrocinha puxada por ela mesma, e passa seis horas recolhendo materiais recicláveis, no centro e em bairros nobres de São Paulo. Os que passam de carro se assustam com a “Lôra” e sobem rápido os vidros, nas raras vezes em que estão abertos. Mas “Lôra” também se assusta com eles.

LULA: ELES TÊM COMPLEXO DE VIRA-LATA

Imagem
Que obra de infra-estrutura eles fizeram ? Aos gritos de “ôle, ôle, olê, olá, Lula, Lula”, o Presidente iniciou o seu discurso por volta das 19h50, no Encontro do PT em Porto Alegre (RS), que ocorre nesta sexta-feira (6).  Antes dele, falaram o ex-governador do Estado candidato ao Senado, Olívio Dutra, e o atual governador Tarso Genro. A seguir frases do Presidente: “Eu acho que pelo tratamento dado pela imprensa ao governo Dilma, o povo brasileiro não sabe 30% do que o governo está fazendo. Nós não damos importância à questão da comunicação”.

Ex-diretor do Fantástico critica participação de Regina Duarte na reunião de pauta do programa

Imagem
 Nilton Travesso “Nos meus 61 anos de televisão, nunca vi a notícia de que um cenário de programa deu 11 pontos”. Com essa frase irônica, o diretor Nilton Travesso, 80 anos, define o atual momento do Fantástico, principal programa das noites de domingo da Globo, que passa pela pior crise de audiência de sua história. Para Travesso, os atuais diretores do programa erraram ao valorizar a forma em detrimento do conteúdo. Segundo ele, a reforma apresentada pelo Fantástico em abril deu ênfase demais a aspectos plásticos, como o cenário e os efeitos especiais. E esqueceu o principal: “A televisão está carente de emoção”.

"Nunca vi baterem tanto em alguém", diz Lula sobre Dilma

Imagem
Lula sobre Dilma: “Eu nunca vi baterem tanto numa pessoa. Eu não sei se é porque ela é mulher, porque eu achei que comigo era porque sou nordestino. Eu acho que só fariam igual na Venezuela, com Chávez” Lula diz que ataques a Dilma são covardes e desproporcionais (Reprodução)   Débora Fogliatto, Sul 21 O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva participou na manhã desta sexta-feira (6), em Porto Alegre, do Fórum de Desenvolvimento, Inovação e Integração Regional promovido pelo jornal espanhol El País, do qual é colunista. Em pouco mais de uma hora de discurso no hotel Plaza São Rafael, ele falou sobre os desafios para o Brasil no século 21, traçando um panorama do desenvolvimento brasileiro nos últimos 11 anos, período que compreende o seu governo e o da atual presidente Dilma Rousseff. Amparado em dados e números, Lula mencionou o crescimento econômico, redução da pobreza, ascensão da classe média, descentralização da cultura e da mídia, mudanças

NOTA DE VEJA.COM FEZ A FARRA DOS ESPECULADORES

Imagem
Ações preferenciais da Petrobras, estatal comandada por Graça Foster, subiram 8,33%, na maior alta registrada no ano; o motivo foi o resultado da pesquisa Datafolha, que apontou maior probabilidade de segundo turno entre a presidente Dilma Rousseff e o senador Aécio Neves; ontem, no entanto, a coluna Radar, de Veja.com, tentou antecipar os resultados, prevendo estabilidade no cenário eleitoral e Dilma com 40% (e não 34% apontados na pesquisa); com isso, as ações recuaram, para hoje dispararem como um foguete; CVM já avisou que pretende monitorar mais de perto especulação com pesquisas eleitorais

Em SC, Dilma anuncia que Pronatec terá mais de 8 milhões de matrículas

Imagem
Em passagem por Florianópolis (SC) nesta sexta-feira (6), a presidenta Dilma Rousseff anunciou uma série de investimentos para o estado de Santa Catarina. Ao todo, serão liberados R$ 655,9 milhões para as áreas da saúde, saneamento, mobilidade urbana e outras obras de infraestrutura. Sobre o Pronatec, Dilma anunciou que estão fazendo 8 milhões de matrículas e que o número vai aumentar.  Dilma entrega diploma a formanda do Pronatec em Florianópolis. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR. O anúncio foi prestigiado por diversos prefeitos, deputados, ministros de estado e demais lideranças políticas e empresariais de Santa Catarina. Obras de grande importância para o estado sairão do papel, como corredores exclusivos para ônibus em Florianópolis, a compra de equipamentos para o Hospital de Biguaçu, na Grande Florianópolis e a construção de uma nova adutora no oeste catarinense. Entre as ações previstas, estão obras na BR-282 para garantir o escoamento da produção agrícola e desaforar o t

Fifa. Perdão, máfia...

Imagem
Revelações jornalísticas mostram o conluio da cartolagem para garantir a realização da próxima Copa no Catar Jo Yong-Hak/Reuters/Latinstock Mohamed bin Hammam, vice-presidente da Fifa na ocasião da escolha de Catar como sede da Copa de 2022 por  Gianni Carta   Mais importante do que o resultado do jogo de abertura da Copa do Mundo entre o Brasil e a Croácia, na quinta-feira 12, no chamado Itaquerão, quem sabe, serão os apertos de mãos, sorrisos e expressões joviais dos cartolas nas tribunas. Como será um suposto encontro entre Sepp Blatter, o presidente da Fifa, e Michel Platini, seu homólogo na Uefa? Ou esse encontro não ocorrerá? Blatter, sucessor de João Havelange em 1998, com quem, aliás, aprendeu a capitanear a Fifa (ele se autoproclama, de fato, “capitão do navio”) da forma mais corrupta possível, é o único a ter revelado publicamente seu interesse por um quinto mandato na organização mundial de futebol. Embora declarasse, desde a sua eleição em 2011, qu

Europa em xeque? A deterioração do coletivo

Imagem
Isis Sartori   O episódio da eleição do Parlamento Europeu suscita uma série de questionamentos e preocupações com relação à vida em sociedade. Primeiro, a preferência de países como a França e o Reino Unido por representações políticas radicais, que demonstra uma insatisfação com o modelo da integração regional. Afinal, de fato, cresce um descontentamento na Europa desde que a crise se instaurou em 2008 e passou a intimidar até o mais otimista cidadão europeu. Mas o quadro nos deve fazer refletir não apenas porque o maior, e melhor, exemplo de sucesso em termos de integração regional pode estar fadado ao fracasso, mas porque algo mais básico em nossa sociedade pode estar ameaçado: o pensamento coletivo e os direitos humanos tão arduamente estabelecidos.  

O que está em jogo nos dias que correm?

Imagem
O governo parece ter entendido, em parte, o que se pode esperar de agora em diante. Falta a compreensão ativa de que boas intenções não geram legitimidade. por: Saul Leblon   A sustentação de um projeto progressista não pode prescindir do discernimento organizado das forças que dele se beneficiam.   É ilusório achar que uma política progressista gera espontaneamente a organicidade necessária para defende-la dos ataques que, inevitavelmente, virão dos interesses contrariados.   Quando o conflito convoca escolhas difíceis, o espontaneísmo frequentemente é capturado pelo algozes de suas causas.   Tome-se o quadro vivido na desfrutável antessala da Copa do Mundo.   A menos de uma semana do torneio, diferentes organizações e causas – justas, a maioria destas — afluem às ruas dos grandes centros urbanos, paralisando-os.

Datafolha se embanana: 46% dão nota 7 para cima a Dilma, mas só 33% avaliam bom/ótimo.

Imagem

Datafolha e o beijo da morte de FHC

Imagem
Posted by  eduguim  on 06/06/14 • Categorized as  Análise Mesmo concedendo o benefício da dúvida à pesquisa Datafolha – ou seja, que a boa e velha “margem de erro” não foi usada para corroborar as preferências do jornal que a divulgou –, pode-se dizer que a Folha de São Paulo, que controla o instituto, manipulou ao menos as manchetes sobre os números da disputa pela Presidência da República. Diz a manchetona de primeira página: “Dilma mantém tendência de queda; rivais não sobem”. Ora, basta ler a reportagem sobre a pesquisa que se descobre que a manchete é inexata. O correto seria dizer que Dilma, Aécio e Campos caem e indecisos sobem.

Ucrânia: Os doidos que fiquem fora daqui

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO   (mas eles ainda podem obter o que querem) 5/6/2014,  The Saker ,  The Vineyard of the Saker Calling out the crazies (who still might get what they want) Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu The Saker Devo dizer que estou bastante chocado, posso dizer mesmo que estou horrorizado, com o nível de ira e veneno que a que chegam alguns dos comentários postados  em resposta aos meus esforços para explicar por que a Rússia não interveio, até agora, na guerra que a Junta faz contra o povo da Novorossia. Há pelo menos dois postados que me atacam pessoalmente por coisas que escrevi no passado que enfureceram pessoalmente aquelas pessoas (não é preciso dar nomes; eles sabem que falo deles); mas há também pelo menos três grandes grupos de postados que não posso descartar como enviados por reles “vingadores de brincadeirinha”.

Propaganda do “Dia-D” apaga contribuição dos soviéticos

Imagem
6/6/2014,  [*]  Moon of Alabama “ D-Day Propaganda Misses The Soviet Contributions ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Entreouvido no Quiosque do Brilhareco na Vila Vudu: E Obama, O Ridículo, faz cara de mau e bate o pezinho no palanque, fugindo de falar com Putin. Tem razão nosso amigo  Moon of Alabama : dá vergonha, mesmo, o tal de Ocidente e sua facinorosa “imprensa-livre”. Santo Deus! Até quando essa “mídia” continuará a ser, além de imprensa-empresa e bandida, também imprensa livre?! [risos muitos & pano rápido] Operação Overlord (desembarque na Normandia) (clique na imagem para aumentar) Dá-se sempre enorme destaque ao ponto de vista “ocidental” sobre a  Operação Overlord   da IIª. Guerra Mundial. De fato, a invasão do “Dia-D” e o mês subsequente de combates no  Front  Ocidental, foram estrategicamente muito menos importantes que as operações dos soviéticos no  Front  Oriental.

A CIA chegou ao Twitter, mas não confirma nem desmente

Imagem
PÚBLICO   06/06/2014 - 21:17 "Não podemos confirmar nem desmentir que este é o nosso primeiro  tweet ." O site oficial da agência confirma que é tudo verdade. Agência também lançou uma página no Facebook  LARRY DOWNING/REUTERS Durante anos, a CIA foi resistindo aos apelos da exposição nas redes sociais. Essa luta chegou ao fim no domingo passado, com a abertura de uma página no Facebook, e culminou nesta sexta-feira, no Twitter, com uma mensagem em que a agência revela capacidade para brincar com a imagem que foi alimentando ao longo das últimas décadas: "Não podemos confirmar nem desmentir que este é o nosso primeiro  tweet ."