Postagens

Mostrando postagens de maio 22, 2016

Reação em cadeia

Imagem
Venezuela Golpe no Brasil parece ter sido a gota d’água para o endurecimento de Maduro, agora a um passo do autoritarismo por  Antonio Luiz M. C. Costa  —na Carta Capital -   publicado  27/05/2016 Marcelo Garcia/AFP Maduro apela às bases e aos militares para não cair N ão por coincidência,  Nicolás Maduro decretou na sexta-feira 13, dia seguinte à confirmação do golpe parlamentar no Brasil, o estado de exceção na Venezuela  por 60 dias, além da prorrogação pelo mesmo período do estado de emergência econômica vigente desde 14 de janeiro. As medidas o autorizam a intervir em indústrias improdutivas para “entregá-las ao povo”, a começar, possivelmente, pela popular Cervejaria Polar, parada desde 30 de abril por alegada falta de divisas para a importação de malte.

Lava Jato derruba Jucá e sem querer salva a Previdência, por José Carlos de Assis

Imagem
SAB, 28/05/2016 - 10:06 Por J. Carlos de Assis - no GGN    Lava Jato derruba o senador Jucá e sem querer salva a Previdência Não foi porque o senador Romero Jucá propôs uma mudança nos acordos de leniência para empresas apanhadas na Lava Jato, ou para preservar o princípio jurídico de não prender condenados  antes de julgamento em última instância, ou ainda de não permitir a delação premiada de encarcerados que discordo dele. Não sou senador, não estou indiciado na Lava Jato, não tenho nada que me incrimine em qualquer instância judicial. Sou um simples cidadão. E na condição de cidadão acho que o Senador, nesses pontos, tem razão.

Os grampos de Machado detonaram a versão de Moro para a corrupção no Brasil. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   28 May 2016 por :   Kiko Nogueira Sérgio Machado Tudo indica que o vazador das conversas de Sérgio Machado é o próprio Sérgio Machado. Machado acabou, com isso, causando um curto circuito na Lava Jato. O primeiro a se manifestar foi o delegado Igor Romário de Paula. “O que nos preocupa somente é que isso (os áudios) venha a público dessa forma, sem que uma apuração efetiva tenha sido feita antes”, afirmou ele, segundo o Globo. Igor está dizendo que há vazamentos bons e ruins. Os primeiros são os que são feitos pela própria PF. Dias depois, foi Sergio Moro quem deu detalhe.

Parlamentares europeus pedem suspensão de negociações entre UE e Mercosul

Imagem
. Sputnik news - 28/05/2016 Lucas Rohan Alegando que o Brasil tem “um governo sem legitimidade” grupo de quase 30 parlamentares de esquerda enviou pedido para que a União Europeia suspensa todas as negociações com o Mercosul. Deputados do Parlamento Europeu apresentaram nesta sexta-feira um pedido para que a União Europeia (UE) suspenda as negociações comerciais com o Mercosul. A solicitação enviada à Federica Mogherini, Alta Representante da União Europeia para a Política Externa, diz que o governo interino de Michel Temer “carece de legitimidade”.

Tentar intimidar Marcelo Auler é mau negócio. Até O Globo vai divulgar

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 28/05/2016 Quando, há um ano,  apresentei aos leitores  deste  Tijolaço  o recém-nascido Blog do Marcelo Auler, adverti que era mau negócio tentar “dar voltas” no experiente repórter, Prêmio Esso de Jornalismo na cobertura da queda de Collor, 42 anos de profissão a ensinar como não cometer imprudências e publicar aquilo que tem como provar. Pois a tentativa de intimidação que lhe fazem delegados da PF de Curitiba, procurando calá-lo pela ameaça de punição em dinheiro só vai fazer uma coisa com Marcelo: aumentar a sua disposição de apurar a verdade.

Quando as palavras guardam distância entre intenção e gesto

Imagem
28 de maio de 2016 - 0h52  - Vermelho.org Nesta sexta-feira (27) o presidente dos EUA, Barack Obama, fez uma visita histórica a Hiroshima, cidade japonesa que há 71 anos foi destruída por uma bomba atômica lançada pelos estadunidenses, no fim da Segunda Guerra Mundial. É a primeira vez que um presidente norte-americano em exercício visita o local.   Ao depositar uma coroa de flores no monumento aos mais de 140 mil mortos no ataque, Obama disse as seguintes palavras, que estão tendo grande repercussão pelo mundo: “Espero que a humanidade escolha um futuro em que Hiroshima e Nagasaki não sejam consideradas o princípio da guerra atômica, mas o início de nosso despertar moral.” “Temos que ter a coragem de escapar à lógica do medo e buscar um mundo sem armas nucleares”, disse. O que poderia ser uma chama de esperança, vira apenas fumaça quando nos deparamos com pelo menos três fatos inescapáveis. 1) Os EUA são os maiores produtores e possuidores de armas nucleares do planeta,

Facebook de Marcela Temer

Imagem
Marcela Temer 25 de maio às 00:35  ·  Será que a Dilma já encaminhou o seguro desemprego ?? Ahhh esqueci que a querida foi demitida por justa causa, Justíssima Causa !

PM de São Paulo agride e força jovem a dizer que 'não presta' e 'ama a polícia'

Imagem
VIOLÊNCIA Vídeo gravado por moradores em uma rua da zona leste da capital mostra jovem algemado conduzido pelo braço por um policial e seguido lentamente por um carro da polícia por  Bruno Bocchini, da Agência Brasil   publicado  27/05/2016 20:03 São Paulo – A Polícia Militar de São Paulo agrediu e obrigou um jovem negro a gritar em público que não prestava, que era vagabundo e que amava a polícia. Na ação, gravada em vídeo por moradores em uma rua da zona leste da capital paulista, o jovem algemado é conduzido pelo braço por um policial e seguido lentamente por um carro da polícia. “Eu não presto, eu amo o Tático (Força Tática da PM), eu sou vagabundo, eu amo a polícia”, disse repetidas vezes o jovem dominado. É possível ouvir que o agente exige: “fala mais alto”. No final da gravação, o policial, que estava com um cassetete na mão, agride o jovem com um golpe na cara.

Alvo de 'escracho', FHC foge de evento em Nova York

Imagem
TUCANATO Ex-presidente participaria de debate na manhã deste sábado com o ex-presidente chileno Ricardo Lagos, mas cancelou sua ida quando soube que seria alvo de protesto por  Redação RBA   publicado  27/05/2016 20:24 TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL FHC nega, mas impeachment já é considerado golpe pelos mais importantes jornais dos Estados Unidos Do Brasil 247  – Considerado golpista por intelectuais brasileiros e latino-americanos, por seu apoio ao governo provisório de Michel Temer, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teve de cancelar sua participação nesta sexta-feira num debate em Nova York, no 34º Congresso Internacional da Associação de Estudos Latino-Americanos. FHC participaria do principal evento do encontro, um debate na manhã deste sábado (28) com o ex-presidente chileno Ricardo Lagos, mas cancelou sua ida quando soube que seria alvo de um "escracho".

Por que a Folha parece estar desconstruindo o golpe que ajudou a dar? Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   27 May 2016 por :   Paulo Nogueira Muitas pessoas estão perguntando: por que a Folha está desconstruindo o golpe que ajudou tanto a dar? A resposta cabe numa palavra: marketing. Para a Folha, interessou, até o afastamento de Dilma, derrubá-la. Nunca o jornal publicou um só editorial, por exemplo, para criticar o descarado partidarismo de Gilmar Mendes. Nunca, também, o jornal moderou sua escandalosa cobertura da Lava Jato. Quantas vezes você viu o pedalinho na manchete?

Sylvia Moretzsohn: Os diálogos da conspiração e os malabaristas da imprensa.

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 27/05/2016 A imprensa bem que tentou. Depois de plantar a semente do impeachment antes mesmo do segundo turno das eleições e de trabalhar sem tréguas por essa causa, procurou apresentar o governo interino como a esperança dos brasileiros. As imagens mais significativas foram as que exploraram o preto e branco e o ar grave de quem sabia do tamanho da responsabilidade que teria pela frente e se preocupava com o futuro, numa atitude ao mesmo tempo serena, ponderada e resoluta. Foi nisso que apostou a  IstoÉ , com uma manchete que já determinava o mandato do novo governo: o julgamento do impeachment é dado como fato consumado.

Em julgamento histórico, Argentina condena oficiais envolvidos na Operação Condor

Imagem
Tribunal de Buenos Aires condenou o último presidente do regime ditadorial do país, Reynaldo Bignone, a 20 anos de prisão por crimes de lesa-humanidade Opera Mundi - Redação | São Paulo - 27/05/2016 A Justiça argentina declarou culpados, nesta sexta-feira (27/05), 15 oficiais por participação na Operação Condor, cooperação entre regimes autoritários da América do Sul entre as décadas de 1970 e 1980 para combate à “subversão” nos países.  Agência Efe Julgamento histórico condenou oficiais envolvidos na Operação Condor durante as décadas de 1970 e 1980 na América do Sul O tribunal de Buenos Aires condenou o último presidente do período ditatorial do país, Reynaldo Bignone (1982-1983), a 20 anos de prisão por crimes de lesa-humanidade. O ex-mandatário de 88 anos atualmente cumpre pena em uma penitenciária por diveros delitos.

Dinheiro da reeleição de FHC vinha de jatinho e só era liberado com senha, diz ex-deputado.

Imagem
Postado em   27 May 2016 por :   Joaquim de Carvalho Pedro Corrêa Repousa desde os primeiros dias de março no gabinete do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, o termo da delação premiada do ex-deputado Pedro Corrêa, que foi presidente nacional do PP e está preso em Curitiba, condenado por crimes apurados na Operação Lava Jato e no processo do Mensalão. A delação de Pedro Corrêa cita políticos com foro privilegiado, como Aécio Neves, o ministro do TCU Augusto Nardes (o das “pedaladas fiscais”), Fernando Henrique Cardoso, o governador Fernando Pimentel, Lula e Dilma. Sobre Lula, Pedro Corrêa diz que chantageou o governo, ao conseguir nomear o diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa em troca de destravar a pauta no Congresso Nacional.

Desagrado com Trump e Clinton reforça plano de 'superdelegados' de Sanders

Imagem
Desagrado amplo pelos líderes da corrida reforça o argumento de Sanders aos superdelegados de que ele é o melhor candidato para derrotar Trump em novembro. por Nika Knight, Common Dreams - na Carta Maior - 27/05/2016 . A maioria dos norte-americanos não suporta os líderes presidenciáveis dos dois maiores partidos políticos, segundo descobriu uma pesquisa divulgada na terça-feira pela NBC News/Survey Monkey.   Quase 60% dos entrevistados disseram que “não gostam” ou “odeiam” a candidata Democrata líder Hillary Clinton, e 63% disseram o mesmo sobre o candidato Republicano líder Donald Trump.

Nassif: Xadrez das eleições diretas contra o pacto do golpe

Imagem
SEX, 27/05/2016 - 13:07 ATUALIZADO EM 27/05/2016 - 14:42 Luis Nassif . Hoje em dia, mais do que em qualquer outro momento, o cenário está maduro para uma convocação de eleições gerais. Há um governo interino, jurídica e politicamente vulnerável, rancoroso, avançando de forma imprudente sobre o pacto social da Constituição de 1988, acossado pela Lava Jato, submetido a um conjunto de circunstâncias que induzem à desmoralização rápida e progressiva dos elementos centrais do golpe. Fator motivador da pressa - As vulnerabilidades de um poder interino O cargo de Temer está nas mãos do STF (Supremo Tribunal Federal). Todos seus atos após assumir - mudança da estrutura de Ministérios, das prioridades, as propostas constitucionais, a liquidação da EBC - são constitucionalmente questionáveis.

Um Supremo Tribunal da Farsa?

Imagem
O STF que deveria ser o principal guardião institucional da Constituição democrática, vem sendo escandalosamente o principal legitimador de sua violação. por Juarez Guimarães - na Carta Maior - 27/05/2017 . Frente a um Congresso Nacional enxovalhado por denúncias de corrupção e a um golpista interino que já assume com esmagadora rejeição da opinião pública, o sistema judiciário que vai da Lava-Jato a Procuradoria-Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal passou a ser a principal peça de legitimação do golpe. Se é verdade que até a mais violenta ditadura ou regime de exceção  procura uma razão jurídica para cobrir a sua ilegitimidade, é preciso identificar que a singularidade da situação brasileira é exatamente que o processo de judicialização está desde o início no centro da sua viabilização e legitimação. Este foi exatamente o ponto da retórica do representante dos EUA em reunião da OEA: a legalidade prova que o impedimento da presidenta pelo funcionamento maduro das

Pimenta: Globo, uma ameaça à democracia brasileira

Imagem
. Paulo Pimenta - Dep. Federal (PT) - 27/05/2016 Em nenhum país do mundo se permite que uma empresa de comunicação constitua um império como o Grupo Globo montou no Brasil. Por uma razão muito simples: a concentração de canais de comunicação é uma ameaça à qualquer democracia. E o Grupo Globo, em especial a Rede Globo, como principal veículo desse império, vive de desestabilizar e desrespeitar a democracia brasileira, quando governos legitimamente eleitos pela população brasileira representam projetos políticos e econômicos contrários aos interesses da família Marinho.

Altamiro Borges: Dos “homens fortes” de Temer, qual o próximo a dançar?

Imagem
27 de maio de 2016 às 14h05 - VIOMUNDO Próxima vítima: Alves, Padilha ou Geddel? por Altamiro Borges, em seu blog O “ministério de notáveis” – corruptos e reacionários – pode encurtar de vez o mandato ilegítimo de Michel Temer. Romero Jucá, “homem forte” do Judas, já foi defenestrado devido aos grampos das suas vergonhosas conversas com Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro. Circulam apostas em Brasília para saber quem será a próxima vítima. Henrique Alves, ministro do Turismo, lidera a lista. Eliseu Padilha, da Casa Civil, surge na sequência. E outro moralista sem moral, Geddel Vieira, corre sérios riscos. Os quatro peemedebistas compõem o “núcleo duro” do golpista – juntamente com Moreira Franco. Caso sejam decapitados, o mandato de Michel Temer poderá ser um dos mais curtos da história do Brasil.

Argentina divulga hoje sentença de processo sobre Operação Condor

Imagem
. Monica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil A Argentina juntou provas suficientes para concluir, nesta sexta-feira (27), o histórico processo sobre a Operação Condor - a aliança dos anos 70 entre seis ditaduras sul-americanas para reprimir e eliminar opositores aos regimes militares. Foram 17 anos de investigação e mais três de audiências, para ouvir 222 testemunhas – metade das quais vive no exterior. No banco dos réus estarão 16 argentinos e um uruguaio, acusados de terem formado uma “associação ilícita” para cometer crimes de lesa-humanidade contra 105 pessoas: 45 uruguaios, 22 chilenos, 14 argentinos, 13 paraguaios e 11 bolivianos.

Como a garota do Rio, Dilma foi também vítima de estupro coletivo.

Imagem
Postado em   27 May 2016 por :   Erika K Nakamura Ainda é possível reparar a terrível injustiça cometida contra ela Como a garota do Rio, Dilma foi também vítima de estupro coletivo. Há algumas diferenças, no entanto. Uma é que os homens que a brutalizaram estavam certos da impunidade. De Eduardo Cunha a Aécio, de Caiado a Gilmar Mendes, de FHC a Alckmin, dos irmãos Marinhos a seus fâmulos nas redações, dos complacentes ministros do STF aos deputados e senadores que disseram sim, de Jucá a Renan, de Moro aos delegados da PF, de Temer a Cristovam Buarque – todos sabiam que o crime não teria castigo, porque representavam a plutocracia que domina e achaca os brasileiros.

Nota para Rede Globo sobre novas calúnias da revista Veja

Imagem
. Instituto Lula - 27/05/2016 12:50  Há mais de dois anos o ex-presidente Lula tem suas contas, impostos, viagens e conversas devassadas e não se encontrou nenhum fato que o associe aos desvios da Petrobrás, porque Lula sempre agiu dentro da lei. O ex-presidente não participou, não foi conivente e muito menos organizou qualquer tipo de ação ilegal, e a os investigadores da LavaJato sabem disso.

A transformação da crise política em crise institucional. 'O que está em jogo é a legitimidade das instituições da República brasileira'. Entrevista especial com Rudá Ricci

Imagem
Entrevistas INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS - Sexta, 27 de maio de 2016 "O  governo Temer  inaugurou uma  crise institucional . Se vier a público o que dizem que está nas falas de  Sarney , teremos uma crise institucional totalmente instalada." Fonte: questoesrelevantes.files.wordpress.com Não se toma o poder com um crime ou uma conspiração  sem sujar o próprio trono de sangue. A lição de  Macbeth  parece não ter servido de exemplo a  Michel Temer , que em duas semanas de presidência interina não conseguiu fazer a engrenagem de seu governo andar sem ruídos. "Foi talvez o pior início de um governo, ainda pior que o de  Dilma Rousseff  após a reeleição. Isso revela a qualidade das gestões políticas atuais do Brasil. Estamos vivendo a pior geração", avalia  Rudá Ricci , em entrevista por telefone à  IHU On-Line. De acordo com o entrevistado, exceto por  José Serra  e  Henrique Meirelles , a composição ministerial de  Temer  tem sido desastrosa. "O re

Cadê as pesquisas? Mauricio Dias achou a do Ibope, que ninguém deu. Claro, Dilma sobe…

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 27/05/2016 O golpe completa hoje 15 dias e não apareceu nenhuma pesquisa daquele instituto que é capaz até de contar as pessoas na Avenida Paulista. Você acredita que não tenham feito nenhuma? Nem eu. No método Ricúpero – “o que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde” do jornalismo brasileiro, é sinal de que os resultados não foram muito bons para a turma da usurpação.

“Meu nome é Sadiq Khan, e sou o prefeito de Londres”

Imagem
Inglaterra A multiculturalista Londres elege como prefeito um muçulmano de origem humilde filiado ao Partido Trabalhista por The Guardian — na Carta Capital -  publicado  27/05/2016                                                                                                               Yui Mok/AFP O simbólico discurso da vitória na catedral de Southwark *Por Toby Helm O  local foi escolhido para ter o máximo efeito simbólico. Assim como suas palavras iniciais: “Meu nome é Sadiq Khan, e sou o prefeito de Londres”, declarou a figura diminuta, sem gravata, de pé na nave da Catedral de Southwark. Os cristãos têm rezado nesse lugar desde o ano 606, e aplausos entusiásticos soaram para Khan entre os arcos góticos. O filho de um casal de imigrantes, um motorista de ônibus e uma costureira, acabara de se tornar o mais poderoso político muçulmano no mundo ocidental.

Pepe Escobar: Mas... Hillary Clinton 'tá é "de olho na minha grana"

Imagem
26/5/2016, Pepe Escobar,  Counterpunch Blog do Alok Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Assim como a máquina de Clinton pode dar-se muito bem no Hotel  California  no início de junho, pode também acontecer de terem de puxar o carro a qualquer momento, sem, nem por isso, se livrarem da síndrome de  Trump-continua-à-frente-na- média-das-pesquisas-nacionais . Esse jamais foi o roteiro original, pelo qual o Destino Manifesto já teria coroado a Rainha do Sorriso-Colado-na-Cara – finalmente –, presidenta. Mas o que fez ela p'rá merecer isso?! Ora, muitos fatores contribuíram para o resultado. Encurtemos a história: sigamos o dinheiro. Agora que encontrei você, não posso deixá-la partir Now that I found you I can’t let you go