Postagens

Mostrando postagens de junho 15, 2014

Perdemos uma genial mulher de visão antecipadora: Rose Marie Muraro

Imagem
Rose Marie Muraro partiu. Mulher fora de todos os parâmetros, lúcida, implacável, sempre atualizada, leitora incansável, superando as limitações da visão. Luiz Alberto Gómez de Souza Rose Marie Muraro partiu. Mulher fora de todos os parâmetros, lúcida, implacável e sempre atualizada, leitora incansável, superando as limitações de sua visão (“nasci quase cega”). Infatigavelmente acompanhando os  temas emergentes e abrindo  novos e surpreendentes horizontes. Nos anos sessenta reformulou , com Leonardo Boff, a Editora Vozes e transformou uma insossa revista franciscana, na então moderna Painel Brasileiro. Ali tive minha coluna internacional, com Alceu Amoroso Lima, Heloneida Studart e tantos outros. Durante anos lutara pelo feminismo, na sua Editora Rosa dos Tempos. Em  Seis meses em que fui homem  (Rosa dos Tempos, 1990), candidata a deputado, denunciava uma maneira de fazer política masculina e excludente. Com Leonardo Boff escreveu,  Feminino e Masculino: uma nova maneira de

O impacto das propinas nas eleições para governador de SP

Imagem
Publicado em   7 de agosto de 2013 por   Notícias&fatos DIARIO DO CENTRO DO MUNDO  6 DE AGOSTO DE 2013 O escândalo do metrô vai ser um assunto indigesto para Alckmin em sua campanha E então aparece um nome graúdo do PSDB no caso das propinas da Alstom: Andrea Matarazzo. A Polícia Federal indiciou Matarazzo, segundo a Folha. Andrea Matarazzo, hoje vereador pelo PSDB de São Paulo, ocupou posições importantes sob a presidência de FHC e nos governos de Serra e Alckmin. Ele nega, e seria de estranhar que admitisse. Agora finalmente a mamata parece que chegou ao fim, e também a impunidade abjeta que a marcou.

As esferas surreais de Alexandre Bordereau

Imagem
Por Janah Esferas surreais Do artista francês alexandre Bordereau

Uruguaios da Ala Vip do Itaquerão xingam Mujica

Imagem
21 de junho de 2014 | 22:10  Autor: Miguel do Rosário Olha só que interessante. As elites latino-americanas são muito parecidas entre si. Todas elas desprezam governos populares e sua única preocupação é com impostos, que elas sonegam mais que qualquer outra elite de outros lugares do mundo. E sua postura truculenta e falta de educação também são bastante similares. Na Venezuela, Equador, Chile, Argentina, Uruguai, a irritação contra governos de esquerda é a mesma.

Ayres Britto liberou geral para campanha política dos humoristas

Imagem
Ayres Britto  Luis Nassif No post "O  desafio de monitorar a propaganda eleitoral " descrevo as formas de atuação política histórica dos grupos de mídia. Nela, artistas, humoristas, celebridades em geral podem ser transformados em cabos eleitorais, já que o status de figura pública lhes confere poder de influência sobre segmentos do seu público.   Qualquer observador minimamente antenado sabe - há anos - que o maior cabo eleitoral dos grupos de mídia são os humoristas, inicialmente com sua capacidade de desmoralizar figuras públicas e, mais recentemente, caindo de cabeça na campanha eleitoral.

Chico, samba, setenta e poesia

Imagem
por :   Emir Ruivo Chico Buarque fez setenta anos ontem e esta é uma boa oportunidade para falar um pouco sobre sua obra. Chico é vítima da “maldição” da língua portuguesa. É a mesma sofrida por Machado de Assis, Fernando Pessoa ou outros poucos autores, poetas e compositores que estão, qualitativamente, entre os maiores da história da humanidade, mas ficam um degrau abaixo no reconhecimento universal. A poesia é especialmente difícil de ser traduzida, o que torna tudo ainda mais injusto. Mas independentemente do reconhecimento, Chico é equivalente a Bob Dylan, amplamente reconhecido como o maior poeta da música.

PABLO NERUDA

Imagem
BIOGRAFIA  .paralerepensar.com.br Neftalí Ricardo Reyes , dito Pablo Neruda. Poeta chileno (Parral 1904 - Santiago 1973). Cônsul do Chile na Espanha e no México, eleito senador em 1945, foi embaixador na França (1970). Suas poesias da primeira fase são inspiradas por uma angústia altamente romântica. Passou por uma fase surrealista. Tornou-se  marxista e revolucionário, sendo, primeiramente, a voz angustiada da República Espanhola e, depois, das revoluções latino-americanas. Esteve no Brasil em diversas oportunidades, e, numa delas, declamou poemas seus perante grande massa popular concentrada no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

A disputa pela versão oficial sobre a carreira de Barbosa no STF

Imagem
O protagonista, com o apoio da imprensa monopolista, tenta vender a imagem do homem destemido que enfrentou forças poderosas e hoje é perseguido por isso. Najla Passos A versão oficial sobre os 11 anos de carreira de Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF) está em disputa. De um lado, o protagonista, com o apoio da imprensa monopolista, tenta vender a imagem do homem destemido que enfrentou forças poderosas e hoje é perseguido por isso.   Do outro, juristas, intelectuais, acadêmicos, políticos e representantes dos movimentos sociais escancaram com cada vez mais intensidade que os arbítrios cometidos pelo presidente da mais alta corte de justiça do país podem ter efeitos devastadores para a democracia brasileira.  

Requião candidato; Beto Richa é derrotado

Imagem
Este resultado representa um duro baque aos tucanos, que perdem preciosos minutos no programa eleitoral de rádio e tv e já dão como inevitável o 2º turno. Altamiro Borges Com transmissão ao vivo por sete horas ininterruptas, o blog de Esmael Morais foi um dos primeiros a dar a péssima notícia ao tucano Beto Richa: “O senador Roberto Requião será candidato ao governo do Paraná. A decisão foi da convenção estadual do PMDB nesta sexta-feira (20) pelo placar de 350 votos. A coligação com o PSDB do governador Beto Richa foi derrotada por 250 votos. Pelo Twitter, Requião opinou: ‘Venceu a dignidade e as bases do PMDB’. O clima no Clube da Urca, em Curitiba, é de vitória do Brasil na Copa em disputa com a arquirrival Argentina”.

Esclarecimentos importantes sobre decreto presidencial

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Esse é o melhor texto que vi, até o momento, sobre o decreto da presidenta sobre participação social. É importante nos esclarecermos sobre este assunto porque a mídia conservadora tem radicalizado críticas despolitizantes e desinformantes, invertendo o sentido da lei. Trata-se de uma lei que amplia a democracia, mas para nossa mídia qualquer movimento para aprofundar nossa democracia é algo negativo. Na verdade, até faz sentido, porque movimentos pró-democráticos retiram poder da mídia, na medida em que empodera parcelas maiores da população.

Esse é um dos incendiários?

Imagem
Um alerta: apertem os cintos pós-Copa, por André Singer sab, 21/06/2014 - 16:03  - Atualizado em 21/06/2014 - 16:50 Da Folha de S.Paulo Por André Singer Enquanto o espetáculo da Copa do Mundo se desenrola a olhos vistos, distraindo um pouco dos problemas cotidianos, no mundo menos glamouroso da política real desenha-se um cenário preocupante. Se nada mudar, quando o país sair do sonho futebolístico vai se ver em meio a uma turbulência de longa duração.

Amor, ódio, esperança e radicalidade na luta política-eleitoral

Imagem
Editorial do Vermelho A campanha eleitoral propriamente dita ainda nem começou, mas o enfrentamento entre as principais candidaturas é cada vez mais duro e radicalizado. A oposição neoliberal e conservadora, encabeçada pelo candidato Aécio Neves, da coalizão PSDB-DEM-Solidariedade, expressão partidária da nova direita nacional, optou por duros ataques ao governo e à pessoa da presidenta da República, num discurso em que se misturam falsas denúncias e insultos, uma mixórdia de preconceito e ódio.  A fórmula adotada pelo consórcio oposicionista neoliberal e conservador tem dois sentidos muito precisos. 

Rui Falcão: “Mídia golpeia, falseia, manipula e distorce para derrotar o PT”

Imagem
Do Blog do Escrevinhador Da Folha O presidente nacional do PT, Rui Falcão, primeiro a discursar na convenção nacional do PT, enfatizou neste sábado (21) críticas à imprensa, defendeu a regulação da mídia e atacou opositores da “direita”, a quem chamou de “neoliberais da herança maldita”. Disse que enfrentaram um “ataque feroz dos que desejam o retorno ao passado” e que a ofensiva agora aumentou. “Juntaram-se em bloco à direita de sempre, hostil e truculenta, os neoliberais da herança maldita (…) e no papel de porta-voz o oligopólio da mídia, que golpeia, falseia, manipula, distorce, censura e suprime fatos no intento de nos derrotar”.

Melhores momentos de Dilma e Lula na Convenção Nacional do PT

Imagem
#DilmaMudaMais   #MaisMudançaMaisFuturo

O verdadeiro pecado de Mario Sergio Conti

Imagem
por :   Paulo Nogueira Felipão foi o de menos A entrevista com o falso Felipão entra na crônica do jornalismo brasileiro como uma das maiores besteiras já cometidas. A pergunta que emerge para o autor, Mario Sergio Conti, é a seguinte: em que planeta ele vive? Mas é algo no terreno da anedota. Conti tem razão quando diz que ninguém morreu por conta do erro, e nem a bolsa se movimentou, ou coisas do gênero. Conti, é verdade, vai passar para a história como aquele jornalista do Felipão. Mas seu real pecado, na carreira, é algo muito mais sério.

Exoesqueleto do Professor Nicolelis deu um chute no traseiro dos detratores do Brasil

Imagem
De vez em quando, torcer contra o Brasil chega ao limite do ridículo e faz vítimas improváveis. O mais recente alvo dessa babaquice foi Miguel Nicolelis. Dizem os mais espirituosos que, no jogo de abertura da Copa, Brasil x Croácia, quando o lateral Marcelo (tricolor) viu a bola e o goleiro Júlio César (flamenguista) à sua frente, não resitiu e pensou: "quer saber, isso aqui é Fla-Flu" - e mandou a bola para dentro do gol brasileiro. A piada é ótima porque explora o absurdo de uma situação improvável. Improvável? Torcer contra o Brasil, por razões que vêm de outros carnavais, é algo mais comum do que se imagina. Há, de tudo, um pouco. Comemorar o gol da  Croácia é o de menos. Dizer que #NaoVaiTerCopa e queimar nossa bandeira em praça pública mostraram-se atos isolados, que acabaram surtindo efeito contrário.

PSB e suas alianças “pragmáticas”

Imagem
Autor: Miguel do Rosário A decisão do PSB de Eduardo Campos de se aliar à Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo, e a Lindberg Farias (PT), no Rio, ambos candidatos a governador, confundiu a cabeça de analistas. Entretanto, nada melhor para estimular um analista do que uma confusão desse tipo. Permitam-me, portanto, dar alguns pitacos sobre o significado desse movimento.

Se Sirkis critica “suruba eleitoral” é porque ficou fora dela

Imagem
Autor: Fernando Brito A reação brutal do  deputado Alfredo Sirkis, eleito pelo PV e migrado para o PSB, acompanhando Marina Silva,  além da grosseria  de classificar como “suruba” a possível aliança entre o PSB – com Romário candidato ao Senado  e Lindbergh Farias ao governo – revela algumas coisas. A primeira é que sobrou – e olhe lá – apenas Cesar Maia a Aécio Neves. Romário passa à condição de candidato favorito ao Senado e isso empurra para cordas Sérgio Cabral.

“Eu não fui eleita para colocar o país de joelhos”, diz Dilma ao se lançar

Imagem
publicado em 21 de junho de 2014 às 14:07 A candidatura de Dilma à reeleição foi formalizada hoje, em Brasília. No evento, ela fez o discurso abaixo: da Agência de Notícias do PT Companheiras e companheiros, Agradeço, do fundo do meu coração, mais esta prova de confiança. Estou com a alma tomada da mais profunda gratidão e alegria. Quero transformar, mais uma vez, este sentimento em compromisso — e também em convocação. Por isso, digo: É hora de seguir em frente, companheiras! É hora de fazer mais mudanças, companheiros! É hora de construir mais futuro, queridos militantes e queridas militantes! É hora de ampliarmos a extraordinária transformação pacífica que estamos fazendo há mais de uma década! Quatro anos atrás, eu disse em uma convenção igual a esta: “Lula mudou o Brasil e o Brasil quer continuar mudando. A continuidade que o Brasil deseja é a continuidade da mudança.” No meu discurso de posse, eu disse:

Candidato a governador, Requião acusa Richa de beneficiar concessionárias de pedágios depois de receber R$ 3 milhões

publicado em 21 de junho de 2014 às 11:44 Requião é escolhido candidato ao Governo do Paraná pelo PMDB Da assessoria do senador, via e-mail O senador Roberto Requião (PMDB/PR) venceu a convenção estadual do partido e é o candidato ao Governo do Paraná nas eleições deste ano. Dos 567 votos válidos, Requião fez 319 e garantiu a candidatura própria do partido. O ex-deputado Marcelo Almeida foi eleito para disputar a vaga ao Senado. Os nomes de vice-governador (a), dois suplentes de senador e deputados estaduais e federais serão definidos pelo partido até o final do mês em reuniões internas.

As lições de Marco Aurélio, o imperador filósofo

Imagem
por :   Paulo Nogueira Marco Aurélio, que comandou o mundo no último grande momento de Roma, personificou o sonho de Platão: o imperador filósofo. Ninguém poderia tornar realidade o sonho utópico de Platão com tanto esplendor. Como imperador, Marco Aurélio (121 – 180 d.C.) conduziu uma Roma já ameaçada a um período dourado. Como filósofo, escreveu, em geral em acampamentos de guerra, palavras cuja sabedoria doce e resistente desafia a passagem do tempo. Eram reflexões para si próprio, frases curtas e não obstante profundas que giravam, basicamente, sobre a efemeridade da glória e da vida. Um discípulo, depois da morte de Marco Aurélio, juntou-as num pequeno grande livro ao qual deu o nome de Meditações de Marco Aurélio num patrimônio da humanidade.

Papa condena violência mafiosa e fala do trabalho em cárceres

Imagem
O papa Francisco condenou neste sábado (21) a violência mafiosa ao falar para 200 presos na região italiana da Calabria e chamou à realização de um trabalho para reinserção de réus à sociedade. Reuters Papa Francisco Depois de se deslocar em helicóptero ao centro penitenciário Castrovillari, para perto de Cassano alla Junio, na província de Cosenza, o Sumo Pontífice referiu-se ao caso do menino Nicola Campolongo, assassinado pela N'drangheta. Campolongo foi achado carbonizado em 20 de janeiro em um carro abandonado numa zona rural, junto a seu avô e a companheira deste último, como parte de um ajuste de contas da máfia de Calabria, destaca a imprensa local. "Nunca mais deve um menino suportar tais sofrimentos", comentou o Bispo de Roma, que realiza sua quarta visita a Itália, após passar pela Sardenha, Assis e a ilha de Lampedusa, onde solicitou aplicação de medidas para evitar a tragédia dos imigrantes.

Quanto gastam os EUA para levar a 'democracia' ao resto do mundo?

Imagem
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês) concederá à Ucrânia 10 milhões de dólares para combater a corrupção. É apenas uma parte da ajuda planejada, enfatiza o chefe da Agência, Rajiv Shah. Veículos militares dos Estados Unidos "Esse montante será destinado ao fortalecimento da responsabilidade dos funcionários governamentais, um sistema judicial justo e transparente e a regulação do setor energético", comentou Shah durante sua visita à Ucrânia, segundo apura a agência russa de notícias RIA Novosti. Shah não explicou como os 10 milhões de dólares poderiam influenciar na futura responsabilidade dos funcionários ucranianos.

A contraofensiva da direita internacional

Imagem
A nova ofensiva contra a Argentina tem que ser respondida por todos os governos latino-americanos que são igualmente vitimas do capital especulativo. por Emir Sader A nova ação dos fundos abutre contra a Argentina faz parte de uma contraofensiva mais ampla da direita internacional contra os países progressistas da América Latina. Conduzida por suas principais vozes na mídia – Financial Times, Wall Street Journal, The Economist, El País – atacam sistematicamente esses governos, que não aceitaram os ditames do Consenso de Washington. E por isso mesmo conseguiram contornar a recessão capitalista internacional, que se instalou já faz mais de 6 anos no centro mesmo do sistema, arrasando os direitos sociais, sem prazo para terminar. Por isso os países latino-americanos que seguiram crescendo e distribuindo renda, diminuindo a desigualdade que aumenta exponencialmente no centro do sistema, são um fator de perturbação, são a prova concreta que outra forma de enfrentar a crise é poss

Abutres, coveiros e goiabas

Imagem
A campanha nacional e internacional contra o Brasil e os brasileiros disseminou três tipos de detratores do nosso país: abutres, coveiros e goiabas. Por Flávio Aguiar. A campanha nacional e internacional contra o Brasil e os brasileiros disseminou três tipos de detratores do nosso país: abutres, coveiros e goiabas. 1. Os abutres São os mais ideológicos de todos. No plano internacional têm sido puxados por The Economist e Financial Times. Para eles o Brasil se assemelha a uma valiosa cariniça a ser saqueada. O valor da carniça aumentou muito desde as descobertas na camada atlântica do pré-sal. Muitos deles mantém uma pretensa elegância, muito própria para quem gosta de usar ternos de grife no trabalho. Seu estilo preferido é o prosaico analítico, com direito, vez por outra, a certos sarcasmos pesados, que eles vêem como mera ironia, como a de comparar a nossa presidenta a Groucho Marx. Adoram elogiar o México e a Aliança do Pacífico, como “respostas” ao Brasil e o Mercosul.

Lula entrou em campo

Imagem
Lula é um dos trunfos para a campanha de reeleição de Dilma Rousseff Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula Ele voltou como cabo eleitoral, e é um dos trunfos, mas não o único, para a reeleição da presidenta Dilma Rousseff por Mauricio Dias  Mais cedo do que a oposição esperava e certamente temia, Lula voltou ao jogo da competição presidencial na condição de “cabo eleitoral”, anunciada inicialmente ao Partido dos Trabalhadores, e confirmada na longa entrevista a CartaCapital (ed. 802), quando sepultou de vez o movimento “Volta Lula”: “Sou cabo eleitoral da companheira Dilma Rousseff para o segundo mandato à Presidência (...) bem formada ideologicamente e muito leal. Nunca iria disputar sua candidatura”.

VOTO E CRIMINALIZAÇÃO

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Campanha permanente contra a política teve um efeito óbvio: diminuiu a disposição de ir às urnas Diz a lenda que, ao mastigar animais aprisionados em suas mandíbulas, os crocodilos costumam verter lágrimas pelos olhos. Não sei se é verdade. Mas, ao registrar a falta de interesse do cidadão comum, em especial da juventude, pela política, grandes meios de comunicação e pregadores de ar sisudo e discurso moralista adoram exibir uma reação sentimental – e lacrimejar como esses répteis gigantescos, o mais próximo parente dos dinossauros sobre a face da Terra.

O fiasco ISIS/ISIL: na realidade, um ataque ao Irã

Imagem
Desta vez não é uma conspiração da CIA? 18/6/2014,  [*] Mike Whitney  –  Counterpunch “ For Once, Not a CIA Plot? The ISIS Fiasco: It’s Really an Attack on Iran ” Traduzido por  mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO   Imprensa-empresa, sempre servindo interesses... Há alguma coisa que soa em falso em relação à cobertura da crise no Iraque. Talvez a forma pela qual a mídia a retrata, a mesma tediosa história repetidamente contada, com apenas pequenas alterações na narrativa. Por exemplo, eu li um  artigo no  Financial Times  escrito pelo presidente do Conselho de Relações Exteriores, Richard Haass, onde ele diz que as forças militares de Maliki em Mosul “desapareceram”. Curiosamente, o editorial de Haass foi seguido por um  artigo de David Gardner , que usou quase a mesma linguagem. Ele disse que “o exército desapareceu”. Daí decidi folhear os jornais um pouco e descobri que muitos outros jornalistas foram picados pelo inseto “desaparecido”. Notei que

Washington toca os tambores de guerra

Imagem
17/6/2014,  [*] Paul Craig Roberts  −  Institute for Political Economy “ Washington Is Beating The War Drum s ” Traduzido por  mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO A IIIa. Guerra Mundial será NUCLEAR Gostaria muito de ter apenas boas novas para apresentar a meus leitores, ou pelo menos uma singela boa notícia. Infelizmente as boas novas não mais são uma característica da política dos Estados Unidos e simplesmente não podem ser encontradas em palavras ou atos originários de Washington ou das capitais de seus estados vassalos na Europa. O mundo ocidental entregou-se totalmente ao mal.

Presidente Vladimir Putin assistirá à final da Copa do Mundo no Maracanã

Imagem
18/6/2014,  Contrainjerencia  – Diário “Isvestiya” “ Presidente Putin acudirá a la final del Mundial de Brasil ” Enviado pelo pessoal da  Vila Vudu . Tradução:  redecastorphoto                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Vladimir Putin O presidente russo, Vladimir Putin, viajará ao Brasil para assistir a partida final da Copa do Mundo de Futebol e a entrega da bandeira olímpica à cidade do Rio de Janeiro, sede do Jogos Olímpicos de verão de 2016, conforme informa a imprensa russa Putin será recebido pela presidenta brasileira, Dilma Rousseff e assistirá a partida decisiva da Copa em 13/7/2014 no estádio Mário Filho (Maracanã) no Rio de Janeiro, conforme informou o Diário “Isvestiya”, citando fontes oficiais. Lembramos que a Rússia sediará a próxima Copa do Mundo em 2018. Pouco antes ou logo após a partida final, ainda conforme o Diário “Isvestiya”, os presidentes de Brasil e Rússia irão à Casa da Rússia no Rio de Janeiro para participa

O frio da saudade, o calor da lembrança e a chama para prosseguir

Imagem
Autor: Fernando Brito O diabo do tempo é que a gente pensa que escapa dele e ele, sem-vergonha, nos pega ali adiante. Eu teria me avisado disso, se soubesse quando era jovem. E é provável que eu, jovem, não desse a menor bola para o aviso. Só quando a gente envelhece começa a prestar alguma atenção nestas coisas de datas, como a de hoje, em que se completam dez anos da morte de Leonel Brizola  e dos 23 anos em que aquele guri que o interpelou, cheio de pretensão, numa reunião política num modesto apartamento na Rua Cabuçu, no Lins de Vasconcellos , um subúrbio do Rio de Janeiro.