Postagens

Mostrando postagens de agosto 15, 2021

Janio: A lenga-lenga da construção de harmonia entre os Poderes é farsa

Imagem
Reunião entre os Poderes, no Palácio da Alvorada, com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), à frente - Raul Spinassé - 24.mar.21/Folhapress   Por Janio de Freitas na Folha - 21/08/202 Eles sabem ou não sabem o que dizem O descompromisso com a franqueza das atitudes é próprio do político profissional, e uma das suas diferenças essenciais para o militante de ideias que está na política. Mas a aplicação de vícios do profissional a circunstâncias de alta gravidade, como é o atual ataque à ação legítima do Judiciário, alia-se ao intuito antidemocrático e até o estimula. É o que estão mostrando os presidentes do Senado e da Câmara, com o presidente do Supremo como coadjuvante. A lenga-lenga da construção de harmonia entre os Três Poderes, fantasiada pelos três e por um profissional da politicagem, não é mais do que farsa. Movida a palavrório de lugares-comuns e reuniões para mais entrevistas, resulta em serviço à crescente agitação de Bolsonaro contra as defesas da democracia.

Nassif: Xadrez da Tempestade perfeita contra Bolsonaro

Imagem
    Por Luis Nassif - no GGN - 21/08/2021 Forma-se a tempestade perfeita. E, desta vez, contra Bolsonaro. Aparentemente, o pesadelo bolsonarista entra na fase agônica. Em breve, será substituído por outros pesadelos, de um país que abdicou do senso civilizatório. O jogo é simples de entender. Em qualquer organização criminosa, a coesão depende da capacidade do chefe de se mostrar poderoso.  Quando começa a vacilar, ocorre o desembarque dos aliados de ocasião e, principalmente, daqueles envolvidos em ações criminosas. Era essa a percepção de Bolsonaro, quando ampliou-se seu conflito com o Supremo Tribunal Federal (STF). Gradativamente, seus principais seguidores foram sendo engolfados por denúncias e ações judiciais – os irmãos Weintraub, Ricardo Salles, general Pazuello. A CPI do Covid acelerou o processo, denunciando os militares envolvidos na esbórnia da saúde.

La UE considera que es "imposible" evacuar a todos sus aliados de Afganistán antes del 31 de agosto y culpa a EE.UU. de obstaculizar las tareas

Imagem
  Soldados estadounidenses en el Aeropuerto Internacional Hamid Karzai en Kabul, Afganistán, el 20 de agosto de 2021. Taylor Crul / Fuerza Aérea de los Estados Unidos / Reuters   Publicado por RT - 22 ago 2021 01:09 GMT   "Los aviones se van mientras la gente todavía está en la pista", manifestó Josep Borrell al respecto, asegurando que Bruselas ya ha presentado una queja a Washington.    El jefe de la diplomacia de la Unión Europea, Josep Borrell, ha declarado este sábado que es "imposible" para EE.UU. y los aliados europeos evacuar a su personal y familias afganas de Kabul antes del 31 de agosto y culpó a las tropas estadounidenses en el aeropuerto de la ciudad de obstaculizar las tareas de evacuación.

China a EEUU: Intervención militar no le llevará a ninguna parte

Imagem
  Se baja una bandera estadounidense mientras en la ceremonia de la entrega de una base militar al Ejército afgano en la provincia de Helmand, 2 de mayo de 2021. Por HISPANTV - 21/08/2021 Tras el humillante fracaso de EE.UU. en Afganistán, China avisa a Washington que las intervenciones militares no le llevarán a ninguna parte. La portavoz de la Cancillería de China, Hua Chunying, dijo el viernes en una rueda de prensa que el fracaso de Estados Unidos en la prolongada guerra de Afganistán mostró que la voluntad de los pueblos es más importante que la superioridad militar.

Fernando Brito: ‘Você não é vaca nem cavalo. Não use ivermectina contra Covid’, diz FDA

Imagem
  Por Fernando Brito - no Tijolaço - 21/08/202 A Food and Drug Administration , agência norte-americana de controle sanitário, publicou hoje, em seu site , uma longa explicação sobre porque não usar a ivermectina contra a Covid-19. E traduziu isso de maneira muito expressiva naa s chamadas que fez no Twitter e no Facebook : Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal. Pare com isso. A FDA apresenta uma lista de razões para isso:

Choveu no pico da Gronelândia, é a primeira vez desde que há registos

Imagem
 Depois de no final de julho ter havido uma onda de calor na região, a chuva, o derretimento de gelo e as temperaturas positivas no ponto mais alto são uma notícia inédita e preocupante. Por Esquerda.Net - 21 de Agosto, 2021   Monte Gunnbjørn na Gronelândia. Foto de Nasa Ice/Flickr.   No passado dia 14 de agosto, pela primeira vez desde que há registos científicos, choveu no cimo do monte Gunnbjørn, o ponto mais alto da Gronelândia, 3.694 metros acima do nível do mar. Segundo, o National Snow and Ice Data Center (NSIDC) (link is external) durante 13 horas caíram sete mil milhões de toneladas de chuva sobre o gelo. No cume deste monte, a temperatura chegou a 1ºC e esteve, durante nove horas de seguida, acima dos zero graus. É a terceira vez em menos de dez anos que as temperaturas aí ficam positivas. A primeira vez que o fenómeno durou tanto tempo.

Thierry Meyssan: Sete mentiras a propósito do Afeganistão

Imagem
Cena de pânico no aeroporto de Cabul onde os antigos Colaboradores da CIA tentam fugir da vingança do povo afegão.   Rede Voltaire | Paris (França) | 21 de Agosto de 2021 Deutsch English Español français italiano Nederlands русский Türkçe   O s Presidentes francês, Emmanuel Macron, e norte-americano, Joe Biden, dirigiram-se solenemente aos seu povos a propósito da tomada de Cabul pelos Talibã, em 15 de Agosto de 2021. 1 — A Guerra do Afeganistão não é uma resposta ao 11-de-Setembro, ela havia sido planificada antes dos atentados Segundo estes dois responsáveis políticos, a invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos em 2001 teria tido por único objecto « perseguir os que nos atacaram em 11 de Setembro de 2001 e fazer de modo a que a Alcaida não possa servir-se do Afeganistão como base para perpetrar novos ataques »  [ 1 ] .

Aprovação de Biden fica abaixo de 50% pela primeira vez durante a presidência

Imagem
O presidente dos EUA, Joe Biden, deixa a Casa Branca em Washington, D.C., nos Estados Unidos, em 21 de julho de 2021. (Ting Shen/Xinhua)   Washington, 18 ago (Xinhua) A taxa média de aprovação do presidente americano, Joe Biden, ficou abaixo de 50% pela primeira vez desde que tomou posse, apontaram várias pesquisas. Os resultados vieram em meio a críticas sobre a retirada desorganizada das tropas de sua administração do Afeganistão, seguida pela surpreendente tomada do país pelo Talibã, bem como um surto nacional de infecções e mortes por COVID-19. Até a quarta-feira, o índice de aprovação de Biden caiu para 49,3% na média de pesquisas de FiveThirtyEight, com aqueles que desaprovam seu desempenho de trabalho atingindo uma nova alta de 44,2%, contra um pouco mais de 34% no final de janeiro, quando ele havia acabado de entrar na Casa Branca.

Golpistas bolivianos em 2019 comparados com os de 1971

Imagem
  La Paz, 21 ago (Prensa Latina) O ex-presidente boliviano Evo Morales comparou hoje os golpistas de 2019 com os de 21 de agosto de 1971, liderados pelo Coronel Hugo Bánzer. O ex-presidente disse que os responsáveis pelos crimes de novembro de 2019 são os herdeiros daquele predecessor militarista 'e agora buscam a impunidade'. Em sua conta no Twitter, Morales contrastou os atuais ex-funcionários de fato com aqueles que acompanharam Banzer 'em seu golpe de estado que deixou centenas de mortos, feridos e torturados, crimes que hoje permanecem sem julgamento'.

Los diez fotógrafos más famosos de la historia del arte

Imagem
La fotografía ascendió a una fuente de creación artística. | Foto: Cuadernos Taschen   Por TeleSUR - 21/08/2021 El Día Internacional de la Fotografía es un homenaje a Luis Daguerre, el inventor de la primera cámara a finales del siglo XIX. El francés Luis Daguerre registró el 19 de agosto de 1839 el daguerrotipo,

Randolfe Rodrigues: “Única forma de Bolsonaro não ser preso é ser reeleito”

Imagem

Exclusivo BF: Michelle transforma Palácio do Planalto em sede clandestina de cultos evangélicos

Imagem
  Encontros com a presença da primeira-dama feriram normas do Governo do Distrito Federal para eventos religiosos na pandemia. Circulado em vermelho, o registro de propriedade da Presidência da República no mapa fixado na parede - Reprodução/Instagram   Por Paulo Motoryn - no Brasil de Fato - 20/08/2021 A Igreja Batista Atitude de Brasília , frequentada pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, tem uma célula (Célula Bilíngue Shalom) que realiza cultos clandestinos dentro do Palácio do Planalto, sede da Presidência da República. Os encontros nas dependências do Executivo Federal ocorrem, pelo menos, desde janeiro de 2020 e não foram interrompidos com o advento da pandemia, em março do ano passado. Infringiram, portanto, as  regras impostas pelo Governo do Distrito Federal a eventos religiosos na pandemia .

Bolsonaro gera caos para justificar o “contragolpe” do “seu” Exército

Imagem
  Por Jeferson Miola - em seu Blog - 19/08/2021 O Senado é um terreno minado para o governo militar. Ali acontece a CPI da COVID e ali tramitam os processos [1] de indicação do pastor evangélico para o STF, e [2] de recondução do cão-de-guarda miliciano na Procuradoria da República. A CPI avança o cerco a vigaristas – de civis e militares, políticos, empresários, evangélicos charlatães – que montaram esquemas bilionários de propinas enquanto tornavam o Brasil vice-campeão mundial no macabro certame de morticínio humano.

Para Rússia ascensão Taleban ao poder uma realidade ser a considerada

Imagem
Maria Zakharova   Moscou, 19 ago (Prensa Latina) A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo Maria Zakharova disse hoje que a ascensão do movimento Taleban ao poder é uma realidade que a comunidade mundial deve levar em conta na construção de relações com o Afeganistão. Falando à imprensa, ela acusou o presidente Ashraf Ghani de ser responsável pelos acontecimentos na nação da Ásia Central, cuja capital, Cabul, foi tomada pelas forças rebeldes em 15 de agosto sem qualquer resistência.

FAKE NEWS: Grupos da igreja no WhatsApp são usados para disseminar desinformação

Imagem
  Pesquisa mostra que 49% dos evangélicos da amostra receberam mensagens de conteúdo falso ou enganoso em grupos relacionados à sua religião - Reprodução Agência Pública   Por Mariama Correia - na Agência Pública  Líder de jovens na congregação evangélica Assembleia de Deus do Amor, no bairro dos Bultrins, em Olinda (PE), Angélica Cruz, 29 anos, está em pelo menos quatro grupos da igreja no Whatsapp. Diz que a maioria serve para troca de mensagens devocionais entre membros e a liderança. “O aplicativo virou uma ferramenta principal de comunicação na pandemia. Serve pra gente trocar mensagens de apoio e informações entre os irmãos, como vagas de emprego e oportunidades”, contou à Agência Pública. O uso intenso do Whatsapp para a prática religiosa fortalece redes de desinformação no segmento evangélico, segundo relatório de pesquisa “Caminhos da desinformação: evangélicos, fake news e WhatsApp no Brasil”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicado em primeira mão pela Pública

Um antigo de Guantanamo, mestre de Cabul

Imagem
  Rede Voltaire | 18 de Agosto de 2021 Khairullah Khairkhwa, antigo Ministro do Interior Talibã, em 1997-98, tinha sido preso pelo Exército paquistanês e depois entregue à CIA. Ele fora encarcerado em 2002 na base ilegal da Marinha (Navy) em Cuba, Guantanamo. Durante 12 anos, foi submetido às torturas idealizadas pelo Professor Martin Seligman no modelo das experiências do Dr. Albert D. Biderman após a Guerra da Coreia. Esses “tratamentos” não tinham por objectivo recolher informações, mas formatar o indivíduo, inculcar-lhe comportamentos 1 .

LULA PARTICIPA DE ENCONTRO COM MOVIMENTOS SOCIAIS NO PIAUÍ

Imagem

3 ou 4 poderes: Heleno ou Braga Netto, quem mente?

Imagem
  Por Fernando Brito - no Tijolaço - 18/08/2021 O trôpego general Augusto Heleno, que cumpre seu período crepuscular no Gabinete de Segurança Institucional de Jair Bolsonaro – poderia haver algo mais distante de “Segurança Institucional” que este governo? – teve um encontro com jornalistas “amigos” na Rádio Jovem Pan – emissora oficiosa do regime – que as Forças Armadas estão autorizadas a intervir, como “Poder Moderador” no caso de conflito entre poderes, pois a isso estariam autorizadas pelo artigo 142 da Constituição.

Tariq Ali: Debacle no Afeganistão

Imagem
  Tariq Ali. Foto Antonio Nava/Secretaria de Cultura da Cidade do México - Flickr   Por Tariq Ali - no Esquerda.net - 17/08/2021 A queda de Cabul para os talibãs em 15 de agosto de 2021 é uma grande derrota política e ideológica para o Império Estadunidense. Os helicópteros lotados que transportavam funcionários da Embaixada dos Estados Unidos para o aeroporto de Cabul lembravam surpreendentemente as cenas em Saigão – agora Ho Chi Minh City – em abril de 1975. A velocidade com que as forças talibãs invadiram o país foi impressionante; a sua perspicácia estratégica notável. Uma ofensiva de uma semana terminou triunfantemente em Cabul. O exército afegão de 300.000 homens desmoronou. Muitos recusaram-se a lutar. Na verdade, milhares deles foram para os talibãs, que imediatamente exigiram a rendição incondicional do governo fantoche. O presidente Ashraf Ghani, um dos favoritos dos media estadunidenses, fugiu do país e buscou refúgio em Omã. A bandeira do emirado restabelecido t

Jeferson Miola: Barroso e a síndrome dos reféns dos militares

Imagem
  Por Jeferson Miola - 17/08/2021 Se for verdade que o ministro Luís Roberto Barroso [STF e TSE] pediu ao general Braga Netto a indicação de um “ nome das Forças Armadas para comissão de transparência eleitoral ”, então estamos diante de mais um grosseiro erro de conduta das instituições civis na relação com os militares. Por que o atual presidente do TSE decidiu abrir exceção nos procedimentos institucionais justamente para a eleição de 2022 E por que Barroso pediu justamente um nome das FFAA e não um nome da EMBRAPA, ou dos Correios, ou do INCRA, ou da FUNAI, ou do BB, ou da AGU, ou da Receita Federal, ou do SERPRO, ou da Casa Civil, ou – por que não? – um nome da associação de porteiros e porteiras da Esplanada dos ministérios para representar o Executivo em tal comissão?

Fuerzas militares chinas realizan ejercicios de asalto cerca de Taiwán

Imagem
Una banda militar ensaya para una ceremonia del centenario de la fundación del Partido Comunista Chino, en Pekín, el 1 de julio de 2021. Ng Han Guan / AP   Publicado por RT - 17 ago 2021 21:38 GMT Aviones de combate y antisubmarinos, junto con buques de guerra chinos, realizaron este martes ejercicios de asalto cerca de Taiwán. El Ejército dijo que eran necesarios para proteger la soberanía de China, informa AP . El gigante asiático ha incrementado los ejercicios militares en torno a Taiwán, un territorio que defiende celosamente su autonomía pero Pekín considera territorio propio. Provocaciones recientes de Taiwán y Estados Unidos han violado gravemente la soberanía china , dijo el vocero del mando del Teatro Oriental de China, Shi Yi, en un comunicado.

Thierry Meyssan: O combate de Joe Biden pela « Democracia »

Imagem
  Rede Voltaire | Paris (França) | 17 de Agosto de 2021 O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que convocava uma cimeira (cúpula-br) virtual, nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2021, para defender a « Democracia ». Nela, três temas principais serão debatidos : « a defesa contra o autoritarismo, a luta contra a corrupção e a promoção do respeito pelos direitos humanos ». Durante a reunião, os dirigentes presentes comprometer-se-ão « a melhorar a vida da sua próprio população e a responder aos enomes problemas com que o mundo está confrontado ». Ela será seguida por uma segunda cimeira, em 2022, que permitirá aos dirigentes apresentar os progressos avanços alcançados em relação aos seus compromissos.

Vítimas bolivianas de massacres aguardam relatório do golpe de 2019

Imagem
  La Paz, 17 ago (Prensa Latina) Vítimas de Senkata e Sacaba aguardam às portas do Banco Central da Bolívia para a apresentação hoje do relatório sobre a violação dos direitos humanos no golpe de 2019. Peritos internacionais realizaram uma investigação no país durante oito meses, a partir da qual entrevistaram 400 pessoas, analisaram mais de 120 mil processos e ouviram depoimentos de organizações sociais, além de testemunhas de atos de violência e instituições. Os resultados, que serão oficializados dentro de uma hora em cerimônia pública na principal instituição financeira boliviana, 'ajudarão no processo que está sendo seguido, mas sobretudo para divulgar a verdade dos fatos ocorridos', assegurou à imprensa uma das pessoas que se reuniram no local.

Saiba o que muda na vida dos servidores públicos e da população se a PEC 32 for aprovada

Imagem
  A quem interessa a reforma administrativa? - Créditos da foto: Reprodução/Asduerj   Por Pedro Stropasolas - no Brasil de Fato - 17/08/2021 Os servidores das três esferas, municipal, estadual e federal, organizam nesta quarta-feira (18), a primeira greve nacional em meio às crises sanitária e econômica que assolam o país. A mobilização é um protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 da Reforma Administrativa , hoje um ponto de destaque da agenda econômica do governo federal.  O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já afirmou que a proposta deve entrar em votação até o final de agosto no Plenário. A medida foi protocolada pelo Planalto em setembro de 2020, e altera uma série de normas que regem o trabalho no funcionalismo público.

Sputnik: Com que armas ficaram os talibãs após rendição do Exército afegão?

Imagem
© AP Photo / Gulabuddin Amiri   Por Sputnok Brasil - 17/08/2021 Após a tomada do poder no Afeganistão, os talibãs fiсaram com as armas e equipamento do Exército do país. Já em breve, os islamistas vão criar suas próprias forças armadas bem equipadas. Os líderes do movimento Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) declararam vitória após 20 anos da guerra no Afeganistão . As bandeiras da organização extremista são içadas sobre Cabul, o ex-presidente afegão Ashraf Ghani fugiu, enquanto militares e civis dos países ocidentais estão sendo retirados de urgência de Cabul.

Lula amplia vantagem para 2022, Bolsonaro tem desaprovação recorde

Imagem
Foto-Marcos Corrêa/PR  /  Ao simular o 2º turno, Lula tem vantagem sobre Bolsonaro, registando 51% das intenções de voto, contra 32% do atual presidente   Por Redação RBA - 17/08/2021 Nova pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta terça-feira (17), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua aumentando a vantagem sobre Jair Bolsonaro nas simulações da disputa presidencial em 2022. Por outro lado, o levantamento também registrou o maior percentual de avaliação negativa do atual governo. Desde outubro de 2020, quando atingiu seu menor patamar recente, o grupo dos que consideram governo Jair Bolsonaro ruim ou péssimo passou de 31% para os 54% do levantamento atual, feito em julho passado. No mesmo período, os que avaliaram o governo como bom ou ótimo baixaram de 39% para 23% , 2 pontos a menos que na pesquisa de julho. Os dois números são os piores para o governo desde o início da série.

#LulaPeloNordeste - Coletiva de imprensa

Imagem

Fred Ramon,. Filho de faxineira, aprovado em 9 universidades nos EUA, agradece à Lula

Imagem

Gleisi convoca para Mobilizações Fora Bolsonaro de 18/08/21

Imagem

Los talibanes anuncian que controlan todo Afganistán tras llegar a Kabul

Imagem

Sérgio Reis ameaça o Senado: Vamos “ordenar” Senado a derrubar os minist...

Imagem

Veja o que aconteceu em 7 países onde a direita alegou fraude eleitoral sem provas

Imagem
Jeanine Áñez, que assumiu Presidência da Bolívia após denúncia infundada de fraude, foi presa preventivamente em março de 2021 - Aizar Raldes / AFP Por Daniel Giovanaz - no Brasil de Fato - 15/08/2021  Os ataques de Jair Bolsonaro (sem partido) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) repetem uma tática usada em vários países pela direita no século 21. Segundo pesquisadores ouvidos pelo Brasil de Fato , o objetivo não seria mudar o sistema eleitoral em si, mas conturbar o processo, deslegitimar adversários e se apresentar como alternativa à “ordem global”. Nos últimos oito anos, líderes conservadores difundiram essa mesma narrativa sem provas em pelo menos sete países, com diferentes consequências. Em quase todos, criou-se um ambiente de instabilidade, mas logo o discurso se enfraqueceu e os políticos que atacaram o sistema eleitoral perderam espaço.

Os crimes contra o jornalismo na Europa

Imagem
Por Celso Japiassu - na Carta Maior  :: Leia mais: Especial 'O novo velho continente e suas contradições' :: Nos últimos cinco anos, 22 jornais pelo mundo foram fechados devido à pressão de governos em represália a matérias publicadas contra seus interesses. Muitos conseguiram sobreviver precariamente em edições online depois de terem colaboradores presos, sofrerem censura direta, perseguições fiscais e muitos processos judiciais que os inviabilizaram. Fica às vezes no público a impressão de que o fechamento foi devido a má administração ou desinteresse dos leitores quando na verdade foram sufocados e, podemos dizer, assassinados.

Eleição presidencial de 2022 se encaminha para ser muito perigosa

Imagem
  Janio de Freitas   Por Janio de Freitas - na Folha - 15/08/2021 O funcionamento, afinal, de parte das instituições em defesa da Constituição e do regime vigente exige atenção para os seus efeitos. São contrapostos. E não há clareza alguma sobre o que daí resultará. Longe de ser “questão encerrada”, a combinação urna eletrônica/fraude está encaminhada para ser um dos temas mais explosivos na disputa eleitoral. Para dizer tudo, na conturbação que Bolsonaro estará apto a promover, para arruinar a eleição ou, diz a gíria, para tentar vencer na marra.