Postagens

Mostrando postagens de maio 15, 2016

Paulo Nogueira: Como a Globo está aparelhando o governo Temer.

Imagem
Postado em   21 May 2016 por :   Paulo Nogueira O BNDES ao alcance da Globo: Maria Sílvia Em seu infinito cinismo, em sua despudorada hipocrisia, a Globo defendeu num editorial a demissão de Ricardo Melo da EBC. O argumento mostra que a Globo acha, e com razão, que manda no Brasil. Disse que Melo era fruto do “aparelhamento” da máquina do Estado pelo PT. Ora, ora, ora. Justo a Globo vem falar em “aparelhamento”, ela que aparelhou sempre  todas  as esferas de poder no Brasil? É como se um assassino serial reclamasse da violência na sociedade.

Manifestantes realizam marcha mundial contra multinacional Monsanto em mais de 40 países

Imagem
Opera Mundi - Redação | São Paulo - 21/05/2016 Segundo organizadores, objetivo é conscientizar população sobre danos que os produtos da multinacional causam ao meio ambiente e à saúde humana Milhares de manifestantes realizam neste sábado (21/05) um protesto mundial contra a multinacional Monsanto, principal produtora de agrotóxicos do mundo. Atos contra a empresa, que atua no ramo de biotecnologia e gêneros agrícolas, foram registrados em pelo menos 400 cidades em 46 países. EFE "Não toque na minha terra", diz cartaz em protesto realizado na cidade suíça de Morges De acordo com os organizadores, os atos têm como objetivo criar consciência de que os produtos da Monsanto são prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, assim como protestar contra o que julgam como ações da empresa para criar um monopólio mundial na distribuição de alimentos.

USP vai debater “Os caminhos da esquerda diante do Golpe”

Imagem
Professores e alunos da USP realizam durante uma semana, entre os dias 23 e 30 de maio, um ciclo de debates sobre o tema "Os caminhos da esquerda diante do golpe". O evento ocorrerá nos espaços dos cursos de História e Geografia do campus Butantã. O objetivo, segundo os organizadores, é abrir espaço para os diversos segmentos da esquerda sobre a crise política e as perspectivas do seu enfrentamento.   Os professores André Singer, Vladimir Safatle, Marilena Chauí e Paulo Arantes, estarão presentes no dia 30 às 19h30, com a mediação de Ricardo Musse. No dia 23 haverá uma mesa específica sobre o PT, às 14h30, com a mediação de Artur Scavone; outra com os partidos de esquerda, às 19h30, mediada por Bernardo Ricúperio, e participação do deputado federal Orlando Silva representando o PCdoB, além das centrais sindicais, às 10h, mediada por Paula Marcelino.

O fim da farsa: líder do MBL é candidato a prefeito pelo PMDB.

Imagem
Postado em   21 May 2016 por :   Pedro Zambarda de Araujo Rubens Nunes, do MBL Rubens Alberto Gatti Nunes Filho, o “Rubinho” do MBL, é o novo candidato a prefeito em 2016 da cidade de Vinhedo, no interior paulista. O partido é o PMDB. Coordenador do movimento golpista que se declarava contra a corrupção, responsável pelos assuntos jurídicos do grupo que ainda tem Kim Kataguiri e seu irmão Renan, ele é filho do vereador Rubens Nunes, o “Rubinho”. Em janeiro de 2016, Rubens já havia manifestado desejo de se tornar vereador na cidade, como o pai, e contou isso em uma entrevista ao  Globo . O MBL de Kim Kataguiri queria lançar 123 candidatos de seu movimento em 23 estados, distribuídos por legendas como PSDB, Partido Novo, DEM, PSD, PSC e PPS.

Chauí: 'Esgoto da política subiu à tona'. Trajano: 'Mídia esconde reação popular'

Imagem
GRITO PELA DEMOCRACIA Movimentos sociais, intelectuais, juristas e populares realizam ato em defesa da legalidade democrática e contra os retrocessos do governo interino de Michel Temer. Imprensa é cúmplice do golpe, diz José Trajano por  Vitor Nuzzi, da RBA   publicado  21/05/2016 16:33,  última modificação  21/05/2016 21:13 JORNALISTAS LIVRES/FACEBOOK Trajano disse que superou com a reação da sociedade o desânimo que o abateu depois das votações do impeachemnt São Paulo – “O esgoto da política brasileira subiu à tona. Temos de lavar e limpar tudo isso aí”, disse a filósofa Marilena Chaui, sobre o afastamento da presidenta Dilma Rousseff por meio de um golpe legislativo conduzido pelo que “há de pior” da política brasileira. A professora da Universidade de São Paulo (USP) participou do Grito pela Democracia, manifestação realizada durante a tarde e até o início da noite, na capital paulista, reunindo dezenas de pessoas no palco e centenas na plateia.

Como o Reino Unido coloca em cena os jiadistas

Imagem
REDE VOLTAIRE   | 15 DE MAIO DE 2016   FRANÇAIS    عربي    TÜRKÇE    DEUTSCH    ITALIANO    ESPAÑOL    فارسى   Foto : encenação nos arrabaldes de Damasco. Sentado à mesa, em primeiro plano, vê-se Zahran Allouche (morto em dezembro de 2015). O armamento foi fornecido pela Arábia Saudita, mas os conselheiros militares são SAS britânicos. A fotografia é ornada com o logo desenhado para o «Exército do Islão». O conjunto foi realizado no quadro da campanha de comunicação do governo britânico. Subcontratados do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, trabalhando sob supervisão do Ministério da Defesa, são os encarregados pela Comunicação dos «grupos armados moderados» na Síria, revela o  The Guardian . Eles produzem vídeos, fotos, relatórios militares, e brochuras com os logotipos dos grupos combatentes.

Lula: é hora de levantar a cabeça e barrar os retrocessos de Temer!

Imagem
21 de maio de 2016  -   Leonardo Miazzo  - O CAFEZINHO . Foto: Reprodução/YouTube/TVT Assista, abaixo, a reportagem da TVT sobre debate entre o ex-presidente Lula e metalúrgicos do ABC.

Secundaristas de SP querem unificar luta com universitários

Imagem
MOVIMENTO ESTUDANTIL por  Redação RBA   publicado  21/05/2016 12:19 REPRODUÇÃO/TVT São Paulo – Estudantes secundaristas decidiram ontem (20) em assembleia em São Paulo unificar a luta com a de professores e estudantes universitários do estado. O movimento quer ampliar o alcance do movimento em defesa do ensino público e as denúncias de ações policiais violentas de que têm sido vítimas – a exemplo da repressão sofrida na última quarta-feira (18), durante ato pacífico de protesto contra a crise da merenda e a deterioração da educação. Assista à reportagem da  TVT .

Dono do Helicoca, Gustavo Perrella será secretário de futebol do governo Temer

Imagem
Postado em  21 de maio de 2016 às 8:55 am DCM Do  Tempo : .   O filho do ex-presidente do Cruzeiro e senador Zezé Perrella, Gustavo Perrella, 33, aceitou o convite e deve assumir a secretaria Nacional do Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor. Ele foi chamado pelo ministro Leonardo Picciani (PMDB) para compor a nova equipe. Gustavo Perrella, que já foi deputado estadual em Minas Gerais, espera a oficialização por meio do Diário Oficial da União na semana que vem. (…)

Mauricio Dias: Contra os “blogueiros sujos”

Imagem
Opinião Com o corte de publicidade governamental pune-se um importante setor de comunicação via internet sem esconder o verdadeiro alvo da medida por  Mauricio Dias  — na Carta Capital -  publicado  21/05/2016                                                                                                        Lula Marques/ Agência PT "O Temer tem que fazer um milagre" A o entrar no quinto dia útil de exercício do poder, excluído o primeiro fim de semana, o presidente provisório  Michel Temer  aplicou um golpe duro na liberdade de expressão. Naquele dia, 18 de maio, a Secretaria de Comunicação do governo provisório enviou aos blogueiros, hoje influentes porta-vozes de setores da opinião pública, um comunicado oficial de que os contratos de publicidade com os órgãos do governo estavam interrompidos. Triste novidade para eles e para os que vierem depois.

Recepção calorosa em Belo Horizonte deixou Dilma emocionada. Confira!

Lula é entrevistado pela TELESUR

Imagem

Matheus Pichonelli´: Nós, eles e eu

Imagem
Crônica / Matheus Pichonelli O ódio é facilmente manipulado por quem lucra com o medo. É o que justifica todas as guerras – declaradas ou não por  Matheus Pichonelli  —  na Carta Capital -  publicado  20/05/2016  Cena no filme "Nós, eles e eu" Em meados de 2015, Nicolás Avruj resolveu transformar em filme as memórias, gravadas em uma câmera digital, de uma viagem a  Israel  realizada 15 anos antes. A história do documentário “Nós, eles e eu” nasce de um desencontro. Argentino de origem judia, ele queria fazer uma visita surpresa a um primo que vivia em Tel Aviv.  Ao chegar, soube que o primo passava as férias na Argentina.

Nassif: O xadrez da era da eficiência de Temer

Imagem
SEX, 20/05/2016 - 21:25 ATUALIZADO EM 20/05/2016 - 21:40 Luis Nassif No dia 12 de maio, no seu discurso de posse, o presidente interino Michel Temer anunciou a entrada na era da eficiência ( http://migre.me/tTrPp ) O discurso contém as seguintes partes destacáveis: Afirmação 1  - Quando me pedirem para fazer alguma coisa, eu farei como Dutra, o que é diz o livrinho? O livrinho é a Constituição Federal. Afirmação 2  - Reafirmo, e o faço em letras garrafais: vamos manter os programas sociais. O Bolsa Família, o Pronatec, o Fies, o Prouni, o Minha Casa Minha Vida, entre outros, são projetos que deram certo, e, portanto, terão sua gestão aprimorada.

Origem e auge das lúmpen burguesias latino-americanas

Imagem
Essas lúmpen burguesias trazem mais crises à crise já conhecida, apesar das manipulações midiáticas que tentam demonstrar o contrário. por Jorge Beinstein - na Carta Maior - 20/05/2016 . Com a chegada de Mauricio Macri à presidência da Argentina, se desatou, em alguns círculos acadêmicos argentinos, a reflexão em torno do “modelo econômico” que a direita tenta impor. Se tratou não só de buscar perfis específicos e homogêneos de currículo para os novos ministros, secretários de Estado e outros altos funcionários, como também de uma avalanche de decretos que se precipitaram sobre o país desde o primeiro dia de governo. Buscar coerência estratégica a esse conjunto foi uma tarefa árdua, que chocava com contradições a cada passo, obrigando a descartar hipóteses, sem que se pudesse chegar a um esquema minimamente rigoroso. A maior delas foi provavelmente a flagrante contradição entre medidas que destroem o mercado interno para favorecer uma suposta onda exportadora, evidentemente

Para juristas, interinidade não autoriza Temer a desmontar governo e programas

Imagem
ILEGITIMIDADE Segundo Ricardo Lodi Ribeiro e Nina Pencak, Constituição não permite mudança radical no governo, nem troca de cargos, durante afastamento de Dilma. Parlamentares criticam ataques à democracia por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  20/05/2016 18:17 MARCELLO CASAL/AGÊNCIA BRASIL Pressa em mexer na estrutura da máquina de pública é incompatível com exercício temporário de governo Brasília – A turbulência das nomeações e demissões desta primeira semana de governo interino de Michel Temer provocou novos protestos de parlamentares e juristas. Para muitos, a maioria das ações de desmontagem de equipes e programas pelo presidente em exercício só poderia ser levada adiante em caso de confirmação da saída definitiva da presidenta afastada – que até 180 dias para se defender. O jurista Lodi Ribeiro afirma ter estudado a fio os preceitos da Constituição Federal sobre o assunto. Segundo ele,  durante o afastamento de um presidente de fato – no caso de Dilma –

Ministro Marco Aurélio do STF autoriza quebra de sigilos bancário e fiscal de Romero Jucá

Imagem
. Danyele Soares -  20/05/2016 - 21h39 O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Romero Jucá. A determinação foi tomada em um inquérito que investiga suposta fraude no repasse de emendas parlamentares. A autorização, pedida pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, envolve o período entre março de 1998 e dezembro de 2002. Segundo o procurador-geral, o afastamento do sigilo é necessário para o esclarecimento dos fatos.

Temer não está se comportando como interino e isto tem nome: golpe.

Imagem
Postado em   20 May 2016 por :   Paulo Nogueira Ele é interino, mas não se comporta como tal Temer não está se comportando como o que é, um presidente interino, e isso tem um nome: golpe. Na entrevista que concedeu ao Fantástico, ele disse logo de cara que era apenas um interino enquanto o Senado não terminasse o julgamento sobre Dilma. Mas seus atos desmentiram brutalmente, em poucos dias, suas palavras. Mais uma vez, ficou claro que não é um homem confiável. Ele faz jus a uma descrição de Gore Vidal de um vice presidente, lembrada esta semana num artigo de Jânio de Freitas: “Ele tem todas as características de um cachorro, exceto a lealdade”.

Em ato em defesa da EBC, funcionários denunciam censura na grade da TV Brasil

Imagem
SOB NOVA DIREÇÃO Funcionários denunciam que Mano Brown está entre os vetados na programação da TV pública com as mudanças na direção impostas por Temer, contestadas no STF por  Cida de Oliveira, da RBA   publicado  20/05/2016 18:10,  última modificação  20/05/2016 19:45 KLAUS MITTELDORF/ABR Mano Brown no palco da Virada Cultural de anos anteriores. A partir de agora está censurado na TV Brasil São Paulo – Uma das vozes mais expressivas das periferias, o vocalista do MC Racionais, Mano Brown, está entre as atrações da Virada Cultural, que ocorre em São Paulo desde a noite de hoje (20) até o próximo domingo. No entanto, os noticiários da TV Brasil não deverão mostrá-lo na cobertura do evento. A denúncia foi feita por funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira em ato diante da sede da empresa na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. Além dos trabalhadores, estiveram presentes representantes da CUT, Federaç

A luta continua: neste sábado, capital paulista promove ato em defesa da democracia

Imagem
20 MAIO 2016 . Num grande esforço de união das esquerdas e dos mais diversos segmentos sociais, São Paulo realiza neste sábado (21), a partir das 14 horas, o seu "Grito pela Democracia", ato que reúne intelectuais, artistas, políticos, centrais sindicais e movimentos sociais contra o governo ilegítimo e golpista instalado na república do Brasil. A manifestação acontece na Casa de Portugal, região central da cidade, e já conta com a presença confirmada do jurista Fábio Konder Comparato, os escritores Fernando Morais e Marcelo Rubens Paiva, o cartunista Laerte, o prefeito Fernando Haddad, o ator Zé Celso, as cientistas sociais Marilena Chauí e Maria Victoria Benevides, entre muitos outros. Para compartilhar, use a hashtag #ALutaContinua Acompanhe o evento aqui: https://www.facebook.com/events/1611574352495606/ Reunião da Frente Brasil Popular O Coletivo Nacional da Frente estará reunido em São Paulo, neste sábado (21), a partir das 9hs, no Colégio Pio XI. Ender

O “Departamento do Peguem o Lula” entra com o “Plano B”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 20/05/2016 O filho do irmão da primeira ex-mulher. Por aí já dá pra ver a forçada de barra nesta nova tentativa de incriminação de Lula. Um cara com negócios de R$ 3 milhões para ser vir de “laranja” de um homem que comandou um país com investimentos de centenas de bilhões de reais? Numa obra realizada depois de seu governo? Sabe porque nem falaram quase no MP? Porque não é a Lava Jato, é outro grupo, mas todo mundo fica achando que é com a turma do Moro.

Defesa de Lula denuncia uso do ex-presidente para "dar publicidade" à investigação

Imagem
SEX, 20/05/2016 - 18:30 ATUALIZADO EM 20/05/2016 - 18:30   Jornal GGN -  Em nota divulgada nesta sexta-feira (20), o MPF do Distrito Federal e a Polícia Federal afirmaram que foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva para investigar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva praticou "tráfico internacional de influência em favor da Construtora Odebrecht". Em resposta, os advogados de Lula lamentaram o uso "indevido" do nome do ex-presidente.   "É reprovável que o Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF/DF) e a Polícia Federal (PF) tenham utilizado o nome do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para divulgar, nesta data (20/05), medidas de investigação autorizadas pela Justiça", publicaram os advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins.

Na Previdência de Temer, trabalhador é quem paga o pato, diz Dilma

Imagem
Cumprindo a promessa que fez no dia do seu afastamento pelo Senado, a presidenta Dilma Rousseff mantém a denúncia ao golpe contra o seu mandato e reafirma a luta em defesa da democracia e dos direitos. Nesta sexta-feira (20), ela voltou a participar de eventos nas redes sociais em que responde perguntas de internautas por meio do Facebook, desta vez relacionadas ao sistema da Previdência. Dilma condenou a possibilidade de que as mudanças sejam aplicadas nos atuais beneficiários. Agência Brasil   "Tenho escutado que querem alterar as regras para os atuais segurados da Previdência Social. Você já imaginou o que significa impor, de imediato, uma idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, indistintamente? Quem vai pagar essa conta é você, trabalhador! Esse é o verdadeiro pato!!!", postou Dilma. "O desmonte da Previdência certamente vai dificultar muito o acesso da população aos serviços que ela presta e, portanto, aos seus direitos", enfatizou a presidenta,

O país que os coxas queriam “de volta” é o de Temer e seus corruptos.

Imagem
Postado em   20 May 2016 por :   Kiko Nogueira Sonia Braga fez uma simplificação interessante da Era do Interino. Em Cannes, junto com a equipe do filme “Aquarius”, Sonia participou do protesto contra o golpe no tapete vermelho do festival de cinema. Numa entrevista, ela falou de seu personagem, uma moradora de um prédio antigo no Recife que resiste ao assédio de uma construtora. “Não há nada de errado com as pessoas pobres”, disse. “O problema do Brasil são as pessoas ricas”. Um Datafolha do mês passado sobre a eleição presidencial de 2018 serve para ilustrar essa questão.