Postagens

Mostrando postagens de julho 13, 2014

Miguel do Rosário: O desemprego e o saldo

Imagem
Por Miguel do Rosário No: O Cafézinho Imagine um país com desemprego zero. Não será um mundo perfeito porque ainda haverá gente que não trabalha onde quer, ou que trabalha de má vontade, ou que não gosta de trabalhar, ou que é maltratada no emprego, ou que ganha mal. Inegável constatar, porém, que será um avanço. Todo mundo trabalhando. No entanto, a cada 30 dias, os jornais darão a notícia terrível: Saldo de emprego próximo de zero! Nunca foi gerado tão pouco emprego no país! Saldo de emprego é o pior em 100 anos! Parece absurdo. Como é possível que o desemprego de um país chegue a zero, e mesmo assim a opinião pública seja bombardeada, todo mês, com uma notícia péssima sobre o saldo de vagas criadas?

Nassif: Fux mata no peito e centra para a filha marcar gol

Imagem
Luis Nassif O Ministro Luiz Fux protagonizou o mais vergonhoso episódio da história recente da Justiça brasileira. Com seu "mato no peito" desnudou o jogo de interesses e de lisonja que cerca as nomeações para tribunais superiores. Na nomeação, o que pesou foi a lisonja, a trapaça,  os acordos com aliados influentes, de políticos federais e estaduais a nacionais a grandes escritórios de advocacia.

“Se não opinamos na CBF, imagina na Globo”: Paulo André, do Bom Senso F.C., fala ao DCM

Imagem
por :   Pedro Zambarda de Araujo Paulo André Atualmente na China, o zagueiro Paulo André Cren Benini é um dos idealizadores do Bom Senso F.C., movimento que cobra melhorias no futebol brasileiro. Com o fim da Copa do Mundo do Brasil e a humilhação que a seleção sofreu contra a Alemanha, ganhou  fôlego  a urgência de mudanças em entidades como a CBF.  Paulo André joga no time chinês Shanghaï Shenhua, mas já passou pela equipe francesa Le Mans, além de Guarani, Atlético Paranaense e Corinthians. Ao DCM, o atleta falou sobre as mudanças necessárias no futebol, a humilhação na Copa e política.

Dias gloriosos para oposição. Será?

Imagem
 Autor: Miguel do Rosário A oposição vive momentos gloriosos. Grandes esperanças passaram a cintilar em seu horizonte. Os institutos de pesquisa sinalizam empate num segundo turno. E a tendência, dizem seus analistas preferidos, é de declínio constante das intenções de voto na atual presidenta. Em São Paulo, Dilma enfrenta uma conjuntura especialmente negativa. Quase metade dos paulistas não votariam na petista “de jeito nenhum”. Por outro lado, ela está bastante forte no Rio de Janeiro, apesar da “orgia” partidária na qual ninguém mais sabe direito quem é aliado de quem.

O horário eleitoral não pode ser o Neymar da Dilma

Imagem
Até que ponto as conquistas incorporadas à rotina serão suficientes para equilibrar o discernimento do eleitor diante de reveses econômicos em curso? por:  Saul Leblon  -  Carta Maior : O tambor rentista continua a manipular o noticiário econômico com o espectro de uma inflação ‘superior ao teto da meta’, enquanto os indicadores de atividade e emprego despencam num cenário de contração do crescimento que embaralha o calendário eleitoral. O teto da inflação oficial (6,5%) foi superado em 0,3% (6,53%) no mês passado, exclusivamente por um efeito contábil na recomposição da série de 12 meses. Algo semelhante poderá ocorrer agora em julho, por razões igualmente contábeis. A variação deste mês substituirá a do seu equivalente em 2013, quando o IPCA subiu apenas 0,03%, favorecido pela corte no preço das passagens de ônibus, após protestos que tomaram as ruas do país.

Os “malufs” dos tucanos e a “esperteza” de Alckmin

Imagem
publicado em 19 de julho de 2014 às 12:26 por  Antônio de Souza, especial para o Viomundo Na convenção do PSDB, em 29 de junho,  o governador Geraldo Alckmin   afirmou que “São Paulo não quer esperteza nem arrogância, mas experiência e honestidade”. Alckmin criticou a política econômica do governo federal, batendo também bateu no que chamou de “contabilidade criativa”. Afirmou que São Paulo tem contas públicas equilibradas e transparentes, destacando o investimento em programas voltados para a população de baixa renda. “ Somos o único Estado que coloca 1% do ICMS para quem não tem casa , no maior programa habitacional do país”.
Imagem
O fascismo em Kiev: Sobre terminologia 16/5/2014,  [*]  colonelcassad.eng  (original em russo) “ On Terminology ” Traduzido do inglês pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Esta imagem é uma conhecida fotocolagem “Large Dimitrov, small Goering”  [Grande Dimitrov, pequeno Goering] Mais uma vez, sobre a essência da Junta de Kiev, que é algo que alguns de nós ainda tendem a negar. Tomemos a definição clássica de fascismo, de  Georgi Dimitrov ,   considerada a mais clara definição de fascismo, do ponto de vista da teoria comunista na URSS.

Os segredos sujos da dark web, a internet oculta

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Publicado originalmente na  BBC Brasil. Milhares de pedófilos estão usando a chamada  dark web , (internet obscura, em tradução livre), para compartilhar, vender ou acessar imagens de crianças sofrendo abuso sexual. Um britânico que disse ter fundado um desses sites disse à BBC disse que a página chegava a receber 500 visitantes por segundo. Segundo ele, o site não está mais em funcionamento. Em um relatório publicado neste ano, a agência de combate ao crime na Grã-Bretanha disse que criminosos estão cada vez mais se voltando para uma internet paralela, por onde passeiam de forma anônima, para realizar atividades ilegais.

O PT esqueceu o passado?

Imagem
Em busca da governabilidade, o partido perdeu suas características mais combativas. É com isso que Dilma terá de lidar por  Mauricio Dias   Lula sabe fazer autocrítica O Partido dos Trabalhadores disputa este ano a sexta eleição presidencial. Sofreu três derrotas, uma vez para Collor e duas para FHC, e conquistou três vitórias, duas vezes com Lula e uma com Dilma. A disputa de 2014 será a quarta derrota ou a quarta vitória? Para o PT, a eleição de agora tem sido, essencialmente, diferenciada das outras e se afigura mais difícil, por uma série de razões. Os positivos dispensam explicação. Os negativos podem esclarecer, no entanto, as dificuldades para a reeleição de Dilma.

Sobre perspectivas políticas da Novorússia

Imagem
18/7/2014,  [*]  colonelcassad.eng  (original em russo) “ О политических перспективах Новороссии ” “ On Political Perspectives of Novorossia ” Traduzido do inglês pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Mais um blog de super-especialista russo, anônimo, que escreve na internet. Uma rede de tradutores militantes, voluntários, que não se conhecem; a Internet apanhada pelos chifres e usada até o osso, sem jornalismo-empresa e contra todos os jornalismos-empresas... e aí está, análise preciosíssima, prontinha, biscoito fino, em português do Brasil. “Chegaremos à fartura!” Quem precisa das análises toscas dos williamsvaacks, xabores, maitêsproenças e celsoslafers?! 8-)) Ucrânia e a região sublevada (em rosa) (clique na imagem para aumentar) A total  derrota do grupo Sul da Junta   de Kiev   e a retirada da Junta, de Izvarino, Krasnodon e Lugansk tornam possível discutir mais substantivamente a questão do futuro da República Popular de Donets

Com Lula, Padilha e Nivaldo lançam campanha nas ruas de SP

Imagem
A praça da Sé ficou tomada por bandeiras nesta sexta-feira (18). Centenas de militantes e sindicalistas se reuniram em frente à catedral da Sé para presenciar o lançamento da campanha nas ruas do candidato a governador, Alexandre Padilha (PT) e Nivaldo Santana (PCdoB), vice-governador. Em apoio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu no ato. Em apoio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ao ato e avisou: “Padilha, a sua Copa do mundo começa agora”. A metáfora de Lula faz referência às expectativas pessimistas da velha mídia, que resultaram equivocadas. “Quinze dias antes do mundial, eles falavam que não ia ter Copa, que os estádios não ficariam prontos, que não ia ter segurança. Pois bem, 93% do povo brasileiro gostou da Copa e os estádios ficaram lotados”, disse. Lula lembrou a Padilha que o contato direto com as pessoas na rua é o que fará a diferença e dará credibilidade aos discursos do ex-ministro da Saúde. “Se você depender de noticiário posi

Propaganda de guerra sustenta o massacre dos palestinos por Israel

Imagem
A propaganda israelense volta a atingir picos em mais uma ofensiva contra a Faixa de Gaza. A operação “Margem Protetora” do exército – tendenciosamente denominado Forças de Defesa de Israel – é a terceira em cinco anos. As três somam quase duas mil vítimas, sobretudo civis, e uma vasta destruição no território sitiado. A representação dos palestinos com termos como “terroristas” é um dos aspectos do discurso que os culpa por sua própria morte. Por Moara Crivelente, da Redação do  Vermelho Mohammed Abed / AFP/ Getty Images Família lamenta a destruição de sua casa na Faixa de Gaza após um bombardeio aéreo de Israel, nesta quinta. A máquina israelense de propaganda permitiu às autoridades por trás dos repetidos massacres continuarem impunes. Além disso, a aliança com os Estados Unidos continua assombrando aqueles que esperam do mundo a responsabilização das autoridades israelenses por trás dos crimes de guerra cometidos sistematicamente contra os palestinos.

Sadomonetarismo

Imagem
Os bancos centrais mostram ímpeto na busca de motivos para aumentar os juros, apesar do desemprego e da inflação baixa por   Paul Krugman   Ok, isto é bastante incrível. Tenho escrito com frequência sobre o “sadomonetarismo” entre os banqueiros centrais – o evidente ímpeto de encontrar algum motivo, qualquer um, para aumentar as taxas de juro, apesar do alto desemprego e da baixa inflação.

Prima de Eduardo Campos declara apoio à Dilma

Imagem
PE: Após briga familiar, prima de Eduardo Campos declara apoio a Dilma A vereadora Marília Arraes com representantes do PT e do PTB durante anúncio de apoio à Dilma Rousseff (PT) em Pernambuco (Foto: Divulgação) POR RODRIGO RODRIGUES, no  Terra Magazine . Pivô da briga que acabou com as pretensões do filho de Eduardo Campos se cacifar como candidato a deputado federal pelo PSB de Pernambuco e também de assumir a presidência da Juventude do partido, Marília Arraes – prima do presidenciável Eduardo Campos (PSB), declarou voto em Dilma Rousseff (PT) nesta sexta-feira (18).

Ruas desmentem o Datafolha: Padilha é o candidato das multidões.

Imagem
Por:  Zé Augusto Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Foi só fazer uma caminhada pelo centro de São Paulo para abrir a campanha de rua a governador, que Padilha, ao lado de Lula e do senador Suplicy, levou milhares de militantes e cidadãos às ruas. Padilha é o candidato da Saúde, da educação, do emprego, da casa própria (e com a água na torneira), da segurança pública, do metrô e trens ampliados e menos lotados, sem propinão tucano. Do desenvolvimento econômico e da prosperidade social.

"É um daqueles acontecimentos que podem ter consequências imprevisíveis"

Imagem
JOÃO MANUEL ROCHA   18/07/2014 - 21:59 Se se confirmar que avião foi atingido por separatistas armados pela Rússia, pressão sobre Putin vai aumentar. Tragédia também pode ter efeito de abanão positivo no conflito ucraniano. Pressão sobre Putin pode aumentar  ALEXEI NIKOLSKYI/REUTERS O derrube do avião de passageiros da Malaysia Airlines não parece poder deixar de ter consequências na crise político-ucraniana. Mas elas são ainda imprevisíveis. Quaisquer que sejam estão dependentes de uma clarificação das responsabilidades. O que aconteceu é, como disse, ao  New York Times,  James Collins, antigo embaixador norte-americano na Rússia, “um daqueles acontecimentos… que podem ter consequências imprevisíveis negativas ou positivas”.

Massiva “Intifada” popular: a guerra que derrotará Israel

Imagem
18/7/2014,  [*] Ramzy Baroud ,  Asia Times Online “ Ravaging Gaza: The war Israel cannot win ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO   ÀS  21:53:00 Quando os cadáveres de três colonos israelenses – Naftali Frenkel e Gilad Shaar, ambos com 16 anos, e Eyal Yifrach, 19 anos – foram encontrados dia 30/6/2014 perto de Hebron no sul da Cisjordânia, Israel entrou em luto profundo, e uma onda de simpatia cresceu em todo mundo. Os três estavam desaparecidos havia 18 dias, em circunstâncias até hoje não esclarecidas. Todo o episódio, sobretudo depois do fim triste, pareceu traumatizar os israelenses a ponto de não verem, ali, algumas duras verdades sobre os colonos e a militarização da sociedade israelense. Além das fotos dos três infelizes jovens (o mais velho dos quais era soldado profissional), os “analistas” nada ofereceram que ajudasse a ver o contexto dos eventos. Raros comentaristas, se algum o fez, culpou o cu

Assassinamos pessoas como se matam baratas

Imagem
publicado em 18 de julho de 2014 às 11:08   Onda de linchamentos começou com adolescente negro acorrentado no RJ;  Rachel Sheherazade exaltou a atitude de “justiceiros” Licença para matar: mais de 50 linchamentos em 2014 por  Luiz Flávio Gomes, via e-mail No estágio de barbárie que ainda nos encontramos, alguns humanos concedem a si mesmos licença para matar pessoas (quase sempre impunemente, porque a polícia brasileira somente apura 8% dos homicídios no Brasil). Ainda assassinamos pessoas como se matam baratas.

São Paulo seca, Alckmin emudece

Imagem
Do site Portogente: A situação é realmente de alerta. O problema “chegou” à atenção – merecida, aliás – do Greenpeace. A entidade ambientalista publicou texto em que diz, com todas as letras, que São Paulo, sem governo, reza por chuva para não secar. E informa que, há um mês, o Greenpeace entregou uma carta ao governador Geraldo Alckmin com demandas estratégicas. “As propostas”, explicam, “visam apontar soluções para atenuar e resolver a crise da água em São Paulo, cenário que se repete de tempos em tempos - sempre com tons mais dramáticos - como resultado da má gestão e da falta de planejamento, por parte do governo de SP, sobre os recursos hídricos da região”.

Voo MH17: cautela contra conclusões prematuras

Imagem
17/7/2014,  [*] The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ A word of caution about premature conclusions ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Lamento ter de dizer que ainda é cedo para concluir que as forças da Novorrússia não derrubaram o avião malaio. Embora a maioria dos sistemas de defesa antiaérea novorrussos sejam portáteis, as forças da Resistência, sim, já capturaram alguns  sistemas de mísseis  9K37 Buk ,   que podem, sim, atingir avião civil em altitude e em velocidade de cruzeiro. Repito:  eu não estou dizendo que os novorrussos tenham feito.  Além disso, pelo menos um especialista militar russo, Igor Korochenko, já disse que o lado ucraniano declarou oficialmente que os soldados ucranianos conseguiram desabilitar aqueles sistemas, antes de os sistemas caírem em mãos de forças novorrussas. Mas nem isso prova coisa alguma.

Aécio "cabra bom" lança jingle com tema nordestino

Imagem
O candidato do PSDB ao Planalto divulga novo vídeo com motivos do Nordeste, onde tem apenas 10% dos votos por Redação  da Carta Capital Um dos vídeos publicados no novo site de campanha do senador Aécio Neves (MG), candidato do PSDB à Presidência da República, indica a preocupação do tucano com a baixa intenção de voto na região Nordeste. O vídeo, intitulado  "Uma história no ritmo do Brasil" , traz um forró, cantada por alguém com sotaque nordestino e trata o senador como "cabra bom" antes de contar sua trajetória política e familiar. No fim, Aécio é chamado de "cabra do bem".

Datafolha é piada pronta: diz que 57% de eleitores do PCO votariam em Aécio no 2o. turno.

Imagem
Por:  Zé Augusto Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Não dá para levar a sério a pesquisa do Datafolha, porque a sondagem de segundo turno desaparece com 12 pontos de nulos/brancos/nenhum/indecisos que engordam os votos no tucano. Mas o relatório da pesquisa serve como peça de humor. Caí na gargalhada ao ler. Eis algumas pérolas.

Lula diz que no tempo de FHC era "roubar por roubar, sem denúncias"

Imagem
O ex-presidente desafio seu antecessor, a provar que algum governo tenha criado "mais mecanismos para prender corrupto" Márcio Falcão e José Marques - FolhaPress SÃO PAULO, SP - Em mais uma rodada de provocações públicas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desafiou nesta sexta-feira (18) o PSDB e seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, a provar que algum governo tenha criado "mais mecanismos para mandar prender corrupto" do que sua gestão. Convocando mais uma vez a militância do PT a discutir a corrupção nas eleições, Lula afirmou que no governo FHC era "roubar por roubar e não tinha denúncia porque tinha um tapete muito grande para jogar toda sujeira para debaixo". Nas últimas semanas, os dois ex-presidente têm trocado alfinetadas públicas sobre o tema. Nesta terça-feira (15), Fernando Henrique publicou um artigo acusando o petista de omissão sobre o mensalão, principal escândalo de seu governo.

Os números, a realidade e a fantasia do último Datafolha

Imagem
Por :   Paulo Nogueira Os candidatos Pesquisa é uma coisa interessante. Você interpreta os números como quer. A última da Datafolha, por exemplo. Vi, nos sites das grandes empresas de mídia, o absoluto destaque não para o primeiro turno, que é certo, mas para o segundo, que é incerto. Por quê? Porque, de acordo com simulações, tanto Aécio quanto Eduardo Campos diminuem num eventual segundo turno a distância que os separa de Dilma.