Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 28, 2016

Flavio Aguiar: Operação Congonhas pode ter falhado, mas Globo e Moro não desistirão

Imagem
O ROTEIRO Uma das hipóteses é que isso tenha sido um balão de ensaio. Como a primeira tentativa de golpe no Chile, em 1973. Para observar a reação das forças legalistas por  Flavio Aguiar, para a RBA   publicado  05/03/2016 19:52,  última modificação  05/03/2016 19:58 ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL O aeroporto como cenário do espetáculo Cidade do México – Interrompo momentaneamente minhas séries de outros comentários, diante da estripulia que foi a operação de 4 de março contra o ex-presidente Lula, seus familiares e auxiliares. Dá para perceber um roteiro na ação projetada e em sua falha. O roteiro começa, a longo prazo, com aquilo que Eric Nepomuceno definiu muito bem: já temos o criminoso, agora precisamos encontrar o crime, coisa que cabe muito bem nas tradições inquisitórias, nazistas, estalinistas, macartistas, pinochetistas etc. Mas teve condimentos adicionados recentemente. Primeiro, a ameaça representada pelo pedido de Lula para que o STF se pronunci

Pesquisa Vox: Maioria condena “sequestro” de Lula e confia no ex-presidente

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 05/03/2016 Resultado parcial de uma pesquisa da Vox Populi, que ouviu 15 mil pessoas via internet, mostra o calibre do “tiro no pé” que Sérgio Moro deu, ontem, com o “sequestro oficial” do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Nada menos que 65% por cento dos entrevistados disse considerar “exagerada” a forma pela qual Lula foi levado a depor aos agentes federais. 34% dizem que não e apenas 1% não se manifestou. 57% acreditam na inocência de Lula, contra 34% que o crêem culpado. 8% não emitiram opinião. 43% reprovam a forma com que o juiz Sérgio Moro vem atuando, contra 34% que acham que ele faz “um ótimo trabalho”. Outros 22% crêem que ele exagera e 1% não sabe responder.

PAULO NOGUEIRA: O DIA EM QUE MORO FINALMENTE PISCOU.

Imagem
por Paulo Nogueira  -  5 de March de 2016 Moro recebe um prêmio da Globo com João Roberto Marinho à sua esquerda: sintonia E Moro piscou. Não existe expressão: Moro piscou. Há outras, mas não tão boas. Por exemplo: sair pela tangente. Foi assim que o jurista José Gregori, insuspeito de petismo, se referiu ao triste papel de Moro nesta sexta. “Na realidade o que parece é que esse juiz queria era prender Lula. Não teve a ousadia de fazê-lo e piscou”, disse à BBC Gregori, ministro da Justiça de FHC entre 1997 e 2000. Antes, com a mesma clareza, Gregori afirmou o que você não leu e nem vai ler em nenhum editorial das grandes empresas jornalísticas. “Não existe na nossa legislação a figura da condução coercitiva sem que tenha havido antes a convocação. A praxe tem sido essa: você convoca a pessoa a comparecer e, se ela não comparecer, então na segunda vez vem a advertência de que ela poderá ser conduzida coercitivamente.” Mas ficou claro: a Lava Jato não opera com praxe,

Moro fez com Lula o que a ditadura não fez com JK

Imagem
5 de março de 2016 Marcelo Auler Marcelo Auler Lula deixa a delegacia da Polícia Federal com o rosto de assustado; Sorrindo, Juscelino chega para depor no quartel da PE. Um foi convocado, outro foi levado coercitivamente a partir de uma autorização do Juiz Sérgio Moro. Diferença no tratamento dispensado às figuras de ex-presidentes na Ditadura Militar e na democracia. Em 1965, ainda faltavam sete anos para o futuro juiz Sérgio Moro vir à luz. Ele nasceu em 1972, portanto, não vivenciou a Ditadura Militar que terminou quando o menino completava 13 anos. Certamente, na escola, ainda sob influência dos currículos traçados pelo governo ditatorial, não se aprofundou nesse período da História Contemporâneas. Mas, a literatura em torno desse período arbitrário é farta, suficiente para que descobrisse que seu despacho autorizando a 24ª fase da Operação Lava Jato – Aletheia, a “busca da verdade” – permitiu aos policiais federais algo que nem os militares fizeram com adversários como

Legalidade de condução coercitiva gera debate

Imagem
Operação Lava Jato Marco Aurélio Mello, ministro do STF, diz que "não se avança atropelando regras"; procuradores defendem ação e criticam "politização" por Redação — da Carta Capital - publicado 04/03/2016 "Só se conduz coercitivamente o cidadão que resiste e não comparece para depor", diz Marco Aurélio Pela primeira vez, um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) fez uma crítica aberta e dura aos procedimentos da força-tarefa da Operação Lava Jato  e ao juiz Sergio Moro. Na tarde desta sexta-feira 4, na esteira da  24ª fase da operação , Marco Aurélio Mello deu lições ao magistrado de Curitiba. " Condução coercitiva ? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão que resiste e não comparece para depor. E o  Lula  não foi intimado. Precisamos colocar os pingos nos is", declarou o ministro à  Folha de S.Paulo .

Mino Carta: "Lula cresce no meio da tempestade"

Imagem
por Mino Carta - na Carta Capital - 05/03/2016 País chega a ponto de ruptura que pode ter consequências perigosas

Instituto Lula dá show de consciência política em cima da pichação do ódio.

Imagem
Por Zé Augusto - 05/03/2016 Buraco aberto na porta do Instituto Lula por estilhaços da bomba - que a polícia do Alckmin não descobriu quem explodiu até hoje - foi aproveitada na obra do artista Todyone.  Todyone, artista engajado, está fazendo um grafite sobre o genocídio da população pobre, preta e periférica, que deverá daqui para a frente, ser a marca visual da fachada do Instituto Lula. Vandalismo burro de grafiteiros manipulados pela mídia no portão do Instituto Lula, feito de madrugada:

O CASO DO EX-DIRETOR DA GLOBO QUE ABRIU CONCESSIONÁRIAS DA TV COM O AMIGO DE FHC QUE “EMPREGOU” MIRIAN DUTRA NO EXTERIOR.

Imagem
por Joaquim de Carvalho  -  5 de March de 2016 Esta reportagem faz parte do projeto de crowdfunding do DCM sobre a reeleição de FHC. As demais estão  aqui . lberico, ex diretor da Globo (esq.), em leilão de gado promovido por Jonas Barcellos, amigo de FHC que “empregou” Mirian Dutra no exterior No pronunciamento que fez na sexta, dia 5, no Diretório Nacional do PT em São Paulo, Lula disse que usa a chácara de um amigo porque “os inimigos não me oferecem. Quem tem casa em Nova York, Paris, nunca me ofereceu. Se oferecesse, eu ia”. Na entrevista que me concedeu, a jornalista Mirian Dutra contou que Fernando Henrique Cardoso tem um apartamento em Nova York – segundo ela, no Trump Tower — e outro em Paris. “O Tomás fica no apartamento do pai em Nova York e, em Paris, aquele apartamento que está em nome do Jovelino Mineiro é, na verdade, do Fernando Henrique”, afirmou.

PREPARAR PARA A HORA DO “BASTA”!

Imagem
. Por Wanderley Guilherme dos Santos - 4 de março de 2016 - no Segunda Opinião A investigação Lava está à beira de implodir em razão do delírio ideológico dos promotores e do Juiz por ela responsáveis. A retórica desabrida, satanizando tolices, a desinformação e, pior, a antecipação de lances futuros, alguns fora da competência do Juizado curitibano, dificultam a distinção do que é prestação de contas, propaganda, dissimulação e wishfulthinking. A palavra “indício”, por exemplo, deixou de “indicar” algo e passou a gigantesca evidência, como o enxofre, da inconfundível presença do demônio. O óbvio planejamento de intervenções espetaculares de acordo com a temperatura política, e o crescente atrevimento com a descabida e prepotente condução coercitiva do ex-presidente Lula da Silva, resultam da complacência das autoridades superiores, no Executivo, Legislativo e Judiciário Trata-se de comportamento inquisitorial pré-concebido, insultando frontalmente as crenças cívicas da maioria

Petição Pública em defesa da democracia

Imagem
Nesta sexta-feira, Lula foi objetivamente sequestrado, para prestar esclarecimentos aos quais nunca se negou, a uma Justiça que sempre fortaleceu. Fórum 21 Democratas reagem com Petição Pública contra o arbítrio cometido pela PF, nesta sexta-feira, em São Paulo, quando o ex-presidente Lula foi objetivamente sequestrado, para prestar esclarecimentos aos quais nunca se negou, a uma Justiça que sempre fortaleceu. A partidarização de uma parte do judiciário, a obscena sintonia de véspera da mídia conservadora na lubrificação da opinião pública, bem como o desrespeito às urnas, condensados neste episódio, infestam o ar de qualquer democracia com a carniça inconfundível do velho golpe de Estado. Contra ele --e contra os que o apoiam-- as forças democráticas da sociedade brasileira manifestam a sua indignação e o seu repúdio. E se colocam em vigília permanente para rechaça-lo.

Não Deixe O Samba Morrer - Maria Rita

Imagem

Samba da Bênção - Vinicius de Moraes

Imagem

O Tijolaço na TVT: um dia de vergonha para o país. Assista.

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 04/03/2016 Compartilho com os leitores a entrevista – muito editada – que dei para a TVT hoje bem cedo. Por conta disso, não me foi possível comentar a reação de Lula que, na minha opinião, passou a ser o fato mais marcante do dia. Ainda assim, o que digo não perde o sentido.

O povo nas ruas em todo o Brasil em apoio a Lula e contra o golpe.

Imagem
Durante todo o dia hoje, militantes ocuparam ruas em todas as capitais brasileiras em atos de apoio ao ex-Presidente Lula. Veja abaixo como foi: São Paulo: PORTO ALEGRE (RS): Veja mais aqui.

As Organizações Globo noticiarão o pedido para investigarem os Marinhos?

Imagem
Marcelo Auler Reeditada às 09H00 de quinta-feira, 03/03, para acrescentar a carta que as Organizações Globo enviaram ao site  Tijolaço.com.br  com a versão dela para os fatos. Vejam as explicações ao final do texto. A pergunta acima está no ar. Eu não vi o  Jornal Nacional,  mas pelo site   G1,  no resumo de notícias apresentadas nesta quarta-feira (02/03) isto aqui não foi noticiado aos telespectadores. Pode ser que todos sejamos surpreendidos com o assunto em alguma edição futura dos telejornais da  Rede Globo , da GloboNews , das rádios  CBN e Globo ou , amanhã. esteja nas páginas dos jornais  O Globo  e  Extra . Há quem duvide, mas o fato existe, mesmo se não sair nos muitos canais de comunicação das Organizações Globo. Por iniciativa dos deputados federais petistas Paulo Pimenta (RS) e Wadih Damous (RJ), o procurador geral da República, Rodrigo Janot foi acionado para investigar a relação dos Marinhos, donos do império Globo, com offshores que também são investigadas em op

Manual para entender por que a Lava Jato tem motivação política

Imagem
O aparelho político-burocrático-midiático em que operação se sustenta é historicamente comprometido com o status quo. Maria Inês Nassif - na Carta Maior - 04/03/0216 A literatura política brasileira está recheada de histórias que comprovam a máxima “aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei”. É uma tradição das elites brasileiras o uso da polícia e da Justiça como arma, quando o voto não é favorável aos seus interesses. A ofensiva contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta Dilma Rousseff e o PT não desmentem a história. Antes da Constituição de 1988, o aparelho policial e Judiciário dependiam diretamente dos donos de votos nos Estados e no governo federal. Nos Estados, os oligarcas mantinham-se poderosos graças ao clientelismo; a uma Justiça a ele submisso; a uma polícia que era a extensão de seus interesses; e à mídia (jornais, rádios e televisões) que, se não era de propriedade do próprio chefe político, recebia dinheiro do governo s

‘Planos B': ocidente só pensa em dividir os árabes

Imagem
Provincia Províncias da Síria 1 Latakia Latakia 2 Idlib Idlib 3 Alepo Alepo 4 Al-Raqqah Al-Raqqah 5 Al-Hasakah Al Hasakah 6 Tartus Tartus 7 Hama Hama 8 Deir ez-Zor Deir ez-Zor 9 Homs Homs 10 Damasco – 11 Rif Dimashq – 12 Quneitra Quneitra 13 Daraa Daraa 14 Al-Suwayda Al-Suwayda ORIENTE mídia - 05/03/2016 3/3/2016,  Ramzy Baroud,  Counterpunch Traduzido por Vila Vudu Quando as ruas árabes explodiram em fúria de Túnis a Sanaa, o pan-arabismo parecia, naquele momento, nada além de conceito nominal. Nem a chamada ‘Revolução do Jasmim’ usou slogans que afirmassem alguma identidade árabe, nem os jovens egípcios zangados ergueram a bandeira da unidade árabe no alto dos prédios em torno da Praça Tahrir. Estranhamente, o arabismo da “Primavera Árabe” foi quase como um resultado de conveniência. Era politicamente conveniente para os governos ocidentais estereotipar as nações árabes, como se todas fossem duplicatas exatas umas das outras, e todos os sen

Thierry Meyssan: Moscovo, bastião contra os jiadistas

Imagem
Desde 2012, Moscovo tenta aliar os Ocidentais à sua causa : defender a civilização contra o jiadismo. Tal como ontem o mundo se havia unido contra o nazismo. Para isso, primeiro, dissociou a Casa-Branca de combatentes que ela considera como «jiadistas» e que os Estados Unidos designam como «rebeldes». Agora, tenta isolar a Turquia. Longe de ser um epifenómeno diplomático, a cessação de hostilidades na Síria marca uma reviravolta de situação. Washington acaba de admitir que não há —ou quando muito— grupos armados «moderados». REDE VOLTAIRE  | DAMASCO (SÍRIA)  | 29 DE FEVEREIRO DE 2016   DEUTSCH    فارسى    ENGLISH    ESPAÑOL    FRANÇAIS    ITALIANO    NEDERLANDS    TÜRKÇE    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    РУССКИЙ    POLSKI Manifestação diante da embaixada da Rússia em Damasco. É errado quando se analisa política russa de um ponto de vista árabe ou ocidental. A Rússia tem a sua própria visão dos jiadistas que conhece desde 1978, quando eles vieram dar um forte suporte aos pachtuns afegãos cont

Aécio é desmascarado no documenário: A Lista de Furnas

Imagem
5 de março de 2016 - 0h00 - Vermelho.org O DCM apresenta o documentário sobre a Lista de Furnas construído um projeto de crowdfunding. Com direção do talentoso documentarista e produtor Max Alvim, ele é baseado nas matérias de Joaquim de Carvalho.

Bandeira de Mello: Operação contra Lula é confissão de medo da elite brasileira.

Imagem
ESTADO DE EXCEÇÃO Para um dos juristas mais respeitáveis do país, operação executada nesta sexta-feira (4) a mando da Lava Jato é "absurda" juridicamente: "As pessoas têm a ilusão de achar que o Direito pode tudo. Não pode" por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  04/03/2016 21:04,  última modificação  04/03/2016 21:41 REPRODUÇÃO/YOUTUBE "A classe média não se satisfaz em estar bem. Ela quer que os outros estejam mal para se sentir superior" São Paulo – Como todos os cidadãos que, independentemente das cores partidárias, têm apreço pela democracia, pelo Estado democrático de direito e pelas garantias individuais inscritas na Constituição de 1988, o jurista Celso Antônio Bandeira de Mello acordou hoje (4) com uma notícia chocante para muitos. O cerco, pela Polícia Federal, à casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cumprimento de ação deflagrada na operação Lava Jato. “Eu fiquei muito aborrecido como cidadão”, diz, em entrevis