Postagens

Mostrando postagens de janeiro 11, 2015

França: República da Islamofobia

Imagem
Jim Wolfreys ,  Critical Muslim  n. 13 “ The Republic of Islamophobia by Jim Wolfreys ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO   Os ataques persistentes contra muçulmanos estão impedindo a gestão efetiva da diversidade na sociedade francesa. Jean-Marie Le Pen e a Frente Nacional em 2010 em campanha antiislâmica Em março de 2014, um partido abertamente racista, com raízes profundas na tradição fascista francesa, a Frente Nacional [fr.  Front National (FN) ], foi eleito para uma dúzia de governos locais. Dois meses depois, ganhou mais assentos que qualquer outro partido nas eleições europeias, com ¼ dos votos totais. Pesquisas de opinião em 2014 até identificaram a líder desse partido, Marine Le Pen, como a figura com mais altas probabilidades de ser eleita nas eleições presidenciais de 2017. Le Pen já prometeu pôr as mesquitas sob vigilância, gravar telefonemas de “proselitistas” e banir de todos os serviços e pré

Venezuelanos saem às ruas para receber Nicolás Maduro

Imagem
Da Agência Lusa Milhares de pessoas saíram hoje (17) às ruas de Caracas para receber o presidente Nicolás Maduro, que regressou ao país após viagem para tratar da queda dos preços internacionais do petróleo e o desenvolvimento econômico do país.

O jornalismo de portaria

Imagem
Por Luciano Martins Costa O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, decidiu restringir a presença de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas na portaria do ministério durante sua chegada. A novidade, criticada por jornalistas e publicada em nota pela  Folha de S. Paulo  na sexta-feira (16/1), tem provavelmente sua origem na sucessão de especulações que vêm sendo publicadas pela imprensa sobre possíveis mudanças nas regras da economia.

Rádio Vermelho: Um tributo a Gonzaguinha

Imagem
Na primeira edição do programa Partido Cultural, a  Rádio Vermelho faz tributo ao grande cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha. Em 2015, se vivo fosse, ele completaria 70 anos. Da  Rádio Vermelho   Gonzaguinha, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de setembro de 1945. Filho do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga e teve suas composições gravadas por muitos dos grandes intérpretes da MPB, Maria Bethânia, Simone, Elis Regina (Redescobrir ou Ciranda de Pedra), Fagner, e Joanna.

Uma voz que canta a rebelião grega

Imagem
Breno Altman -  Atenas A jovem cantora empolga a audiência com interpretações emocionantes de clássicos da trincheira Rita Antonopoulou: uma das cantoras gregas mais aplaudidas O teatro Gialino, na região central de Atenas, é uma casa noturna à moda antiga. Cerca de 400 pessoas se acomodam pelas mesas distribuidas diante do palco. Pedem bebidas, encomendam uns petiscos, alguns até se arriscam a jantar. Muitos fumam, cobrindo o auditório com uma névoa que recorda os  bas-fonds  dos espetáculos de outras épocas.

Tsipras: "É o povo grego que vai abolir o memorando com o seu voto"

Imagem
Nesta entrevista ao semanário Real News, Alexis Tsipras mostra-se confiante numa maioria absoluta e critica o primeiro-ministro por fugir aos debates. 17 de Janeiro, 2015 - 21:05h Alexis Tsipras quer "um mandato para mudar tudo o que nos conduziu à crise". Foto do diário Avgi Se o seu partido for o mais votado em 25 de Janeiro mas não tiver a maioria absoluta que ambiciona, em que circunstâncias consideraria a eventualidade de novas eleições?


Não é sobre o Islã: nunca foi

Imagem
Por que quando acontecem ataques como os de Paris começamos a discutir o Islã e não nos referimos às verdadeiras raízes da violência? Ramzy Baroud - Counter Punch Ainda não é sobre o Islã, mesmo que a mídia e os militantes atacando alvos ocidentais digam que sim. Na realidade, nunca foi. Mas foi importante para muitos fundir política com religião, pois é conveniente.   Primeiro, sejamos claros em alguns pontos. O Islã botou em ação um sistema para abolir a escravidão mais de 1200 anos antes de o tratado de abolição chegar ao seu pico no mundo ocidental.   Libertar os escravos, que pertenciam a tribos árabes pagãs, foi um tema recorrente no Alcorão, sempre ligado aos sinais mais básicos de piedade e virtude:

Paulo Nogueira: Demorou para Francisco ser atacado pela imprensa

Imagem
por :   Paulo Nogueira Francisco está certo e eles errados Finalmente a mídia começou a bater no Papa Francisco. Demorou, visto que o papa representa o exato oposto daquilo pelo que se batem os donos das grandes empresas jornalísticas.

‘Entrevista com Escritores Mortos': Tolstói (1.o de uma série)

Imagem
por :   Camila Nogueira A “entrevista” abaixo faz parte de nossa série “Conversas com Escritores Mortos”, que acaba de ser revitalizada. Nessa nova fase, escolhemos como primeiro entrevistado o escritor russo Liev Tolstói (1828 – 1910), autor do célebre romance Anna Karenina. As frases abaixo, por sua vez, foram retiradas do romance Ressurreição, de 1899. Sr. Tolstói: Apesar de seu nascimento aristocrático, o senhor sempre foi um defensor voraz dos desafortunados, conhecido inclusive pela sua generosidade em relação aos camponeses que habitavam suas terras na Rússia. Isso, naturalmente, não era muito comum entre os russos endinheirados da sua época. Assim sendo, tenho curiosidade em saber o que o incentivou a agir de maneira tão diferenciada (e, permita-me dizer, admirável)?

Paulo Moreira Leite: ESCÂNDALO PRONTO PARA SERVIR

Imagem
por  Paulo Moreira Leite A partir de artigo de 2004 é possível demonstrar que há onze anos Sérgio Moro já pretendia fazer uma operação espetacular que iria "deslegitimar" o sistema político brasileiro

Reunião da OMC em Davos debaterá liberação mundial do comércio proposta em Bali

Imagem
Posted: 17 Jan 2015 04:00 AM PST Pacote de Bali será o tema central da reunião ministerial. Foto: divulgação WEForum A implementação do acordo de liberalização do comércio mundial, proposto na última reunião da  Organização Mundial do Comércio (OMC)  em dezembro de 2013, conhecido como Pacote de  Bali , será o tema central da reunião ministerial informal que a entidade realizará no próximo dia 24 de janeiro, à margem do  Fórum Econômico Mundial em Davos , na Suíça, que começa na próxima quarta-feira (21).

Sem Perdão: Brasileiro é executado na Indonésia, confirma embaixada

Imagem
Aline Leal - Repórter da Agência Brasil -  Agência Brasil 17.01.2015 - 17h00 | Atualizado em 17.01.2015 - 17h03 Marco Archer Cardoso Moreira Reprodução Free Curumim - Todos os Direitos Reservados O carioca Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi fuzilado hoje (17) à tarde na Indonésia por tráfico de drogas. Ele foi primeiro brasileiro executado por crime no exterior. A informação foi confirmada pela Embaixada do Brasil em Jacarta.

Mistério cerca ação de Alckmin contra empresas do cartel do Metrô

Imagem
Processo rejeitado em 2013 por juíza foi aberto depois de mais de um ano, mas continua em segredo de Justiça, embora trechos do despacho tenham sido publicados por jornal Atual presidente da CPTM, Mário Manuel Bandeira, está entre os 33 indiciados pela PF e deve deixar o cargo por  Eduardo Maretti, da RBA São Paulo – A ação que a Justiça de São Paulo abriu na semana passada, a pedido do governo de Geraldo Alckmin em 2013, contra 15 empresas acusadas de fazer parte do cartel do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), fraude em licitações e pagamento de propina a agentes públicos, continua envolta em mistério. O esquema teria funcionado entre 1998, no governo Mário Covas, e 2008, com José Serra, ambos do PSDB. A juíza Celina Toyoshima, da 4ª Vara da Fazenda da capital, deu início à ação em despacho datado do último dia 8.

PGR pede adiamento da execução de brasileiro na Indonésia

Imagem
Depois do presidente da Indonésia, Joko Widodo, negar na sexta-feira (16) o pedido de clemência feito pela presidenta Dilma Rousseff para o brasileiro Marco Archer, que pode ser executado por um pelotão de fuzilamento no domingo (18), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou uma carta ao chefe do Ministério Público da Indonésia pedindo o adiamento da execução de Archer por oito semanas para que os dois ministérios públicos possam dialogar e encontrar uma solução negociada.   Além de pedir o adiamento da execução da pena de Archer, Janot pediu em sua carta, “por motivos humanitários”, para que o governo indonésio considere a possibilidade de comutação da pena de Rodrigo Goularte, outro brasileiro também condenado à morte por tráfico de drogas. De acordo com a Procuradoria Geral da República (PGR), a intenção, com o adiamento, é que o diálogo entre as procuradorias dos dois países permita a reconsideração da execução por fuzilamento. Janot expressou seu respeito pelo

Miguel do Rosário: Meu texto final sobre o caso Charlie

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Estou em Paris, onde permaneço até o dia 23. Minha mulher veio a trabalho e aproveitei para ficar em seu quarto de hotel. Comprei uma passagem em duas vezes, no cartão, com pagamento da primeira parcela no próximo dia 5. Digo isso para afastar insinuações sobre minha “prosperidade”. Infelizmente continuo um blogueiro pobre, que vive da mão-para-boca, sem outra renda que as assinaturas e contribuições dos leitores, além dos anúncios randômicos do Adsense. Pobre, sem filhos, morando num quarto e sala na Lapa. Mas livre. E em Paris. Não quero pensar nos R$ 20 mil que o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, conseguiu arrancar de mim na Justiça, e que terei de pagar a qualquer momento.

Humor que, para fazer rir, faz chorar, não é humor, é sadismo

Imagem
Posted by  eduguim   • Categorized as  Opinião do blog Então quer dizer que “em nome do humor” vale tudo? Colunistas da grande imprensa garantem que humor existe “para incomodar, para criar polêmica”, e que tem que “escrachar a tudo e a todos”. Sem complacência. Sem limites. Sem trégua. Deficiente? Só se for agora. Fé? É a primeira da fila. Minorias (homossexuais, negros)? Sem dó nem piedade. Vítimas de estupro? Ora, tenham senso de humor, suas mal-amadas – a menos que sejam mãe, esposa ou filha do “humorista”. Não sei se é bem assim. Porém, é claro que não adianta explodir ou metralhar cretinos que debocham do sofrimento de alguém que não pode usar as pernas ou de uma mulher que acaba de ser estuprada porque sempre haverá idiotas iguais para fazer a mesma coisa. E, acima de tudo, porque violência não resolve conflitos, agrava-os.

A miséria do terror islâmico

Imagem
Reginaldo Nasser O recente atentado terrorista em Paris, praticado por homens fortemente armados e determinados, trouxe, novamente à tona, a nefasta conexão entre terrorismo e islamismo.  Tanto o terrorismo como a religião, no caso o islamismo, são fenômenos sociais e, portanto, são passiveis de ser entendidos como tais a partir de pesquisas que se inserem dentro do campo das ciências humanas. Não que os números sejam suficientes para nos fazer compreender o fenômeno, mas sem eles o acontecimento presente, ainda mais quando se trata de um pais como a França, se sobrepõe sobre o processo histórico atrapalhando nossa visão sobre o fenômeno.

Não há como comparar Murdoch com os barões da imprensa brasileiros

Imagem
por :   Paulo Nogueira Murdoch com a ex-editora do Sun, Rebekah Brooks Murdoch é muito diferente dos nossos barões de mídia. Respeito Nassif como jornalista, e reconheço nele o pioneirismo, ao lado de Paulo Henrique Amorim, em erguer consistentemente na internet uma voz alternativa ao conservadorismo petrificado das grandes empresas de mídia. Mas Nassif tem comparado Murdoch aos barões brasileiros em suas práticas, e nisto ele está completamente errado.

Papa vai exorcizar Reinaldo Azevedo?

Imagem
“rola-bosta”  Por Altamiro Borges Reinaldo Azevedo – também apelidado de “pitbull da Veja” e de “rottweiler da Folha” numa baita injustiça contra os cãezinhos – está irritado com o Papa Francisco. Além de receber os movimentos sociais no Vaticano, de intermediar o reatamento diplomático entre EUA e Cuba e de dar uma chacoalhada na decadente hierarquia católica, o pontífice argentino ainda resolveu criticar a libertinagem da mídia. “Há limites para a liberdade de expressão”, afirmou o religioso na sua visita às Filipinas. Esta declaração, na contracorrente da comoção criada pelo atentado ao jornal “Charlie Hebdo”, deixou o jornalista histérico. Em artigo publicado nesta sexta-feira (16), na Folha, ele rosnou: “Francisco, por que não te calas?”.

Antonio Lassance: Apologia a Tancredo esconde seus desastres

Imagem
Se Tancredo merece respeito, a memória também. Ele traçou os rumos da transição democrática, mas também montou o governo Sarney e fez o PMDB ser o que é. Antonio Lassance (*) Quem foi Tancredo Neves?   A apologia a Tancredo Neves (1910-1985), por ocasião dos 30 anos de sua eleição para a Presidência da República, doura a personagem e até mesmo a política da época, sem um mínimo de respeito à memória e à história do período.

Encurralado, Israel rebate inquérito preliminar sobre crimes de guerra

Imagem
A promotora do Tribunal Penal Internacional (TPI) Fatou Bensouda anunciou nesta sexta-feira (16) um inquérito inicial sobre as denúncias de crimes de guerra perpetrados durante a ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza, em 2014. “Justiça” tem sido um conceito distante das análises sobre o chamado “conflito Israel-Palestina”, mas a tradição da impunidade pode estar finalmente sacudida, mesmo que ainda falte um difícil trajeto. Por Moara Crivelente*, para o  Vermelho   Mohammed Abed/AFP/Getty Images Palestinos andam aterrorizados pelos escombros das suas casas em Beit Hanun, na Faixa de Gaza, durante momentos de "trégua" dos bombardeios israelenses em 26 de julho de 2014 Durante a “operação Margem Protetora” de Israel contra a Faixa de Gaza, entre julho e agosto do ano passado, Richard Falk, que acaba de concluir seu mandato como relator especial da ONU para os territórios palestinos ocupados de 1967, avaliava um “novo crime de guerra”: o impedimento da saída de civ

Urariano Mota aos professores do Recife: A elite brasileira é burra

Imagem
Nelson Ferreira e apelo aos professores do Recife Urariano Mota, especial para o Viomundo Conto o que vi no último domingo, sem tirar nem pôr na medida do possível. No chamado Marco Zero do Recife, fazia-se mais um encontro de amantes do frevo. Ali, tocava uma orquestra afinada, passistas faziam um passo de acrobata, gente de muitas idades e lugares. Havia gente até do exterior, poderia completar um recifense mais exaltado. Tudo muito bom, tanto a ideia do encontro quanto a execução. Mas eis que de repente, no azul do céu do cais, foi anunciado o frevo de bloco  Evocação nº 1 , de Nelson Ferreira. Para mim, coisa melhor não há, e me deixei ficar em desarmada prelibação do que viria. Um calor de felicidade correu no peito em atenção à lembrança que guardamos da letra, da canção, do coral de Batutas de São José, do tempo imorredouro da melodia.  Então a voz da cantora soltou:

PHA: Bessinha faz homenagem a Ana Maria Braga

Imagem
Lembra do colar do tomate ? E quando o pepino subir ? Esse Bessinha …

Manifesto da Altercom à sociedade brasileira

Imagem
Conheça as reivindicações da Altercom - Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação - por uma mídia democrática Manifesto da Altercom A realidade dos meios de comunicação no Brasil aponta, cada vez mais, para dois tipos de concentração: o da informação e o das verbas publicitárias.   O maior anunciante público do país, o governo federal, em 2013 investiu 2,3 bilhões de reais em publicidade. Desse total, 1,5 bilhão foi para TV; 309 milhões para jornais e revistas; 176 milhões para rádio; 139 milhões para Internet e 176 milhões em outras mídias. Do montante investido em TV, 1,3 bilhões (86%) foram direcionados para as cinco grandes redes de sinal aberto, sendo que só a Globo ficou com cerca de 570 milhões.

Emir Sader: Dinheiro contra a democracia

Imagem
Se o governo Dilma não conseguir quebrar a resistência do mundo do dinheiro para voltar a investir, a democratização social encontrará grandes obstáculo. por Emir Sader em 16/01/2015 A contradição fundamental que vive o Brasil hoje, e que explica a crise atual, é aquela entre um modelo de desenvolvimento econômico com distribuição de renda, que amplia, como nunca, o mercado interno de consumo popular, e a falta de disposição do grande empresariado de adequar-se a esse modelo. Como estamos numa sociedade capitalista, este dispõem, nas suas mãos, dos grandes capitais que poderiam permitir que o modelo apoiado pela maioria do povo brasileira há 12 anos – e projetado por pelo menos mais 4 anos – se intensifique e acelere. Ou, como tem acontecido nestes últimos tempos, canalize esses recursos para a especulação financeira - na Bolsa e nos paraísos fiscais – ou a seguir produzindo para a alta esfera do mercado e para a exportação.

Sauditas não escaparão de um “reset” com o Irã

Imagem
15/1/2015,  [*] MK Bhadrakumar ,  Indian Punchline  −  rediff BLOGS “ Saudi reset with Iran is unavoidable ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO   Posto de fronteira saudita atacado pelo ISIS/ISIL/EI O ataque terrorista semana passada contra posto saudita de fronteira na entrada da província iraquiana de Anbar – primeiro ataque que o Estado Islâmico executa contra o reino saudita – pode ter sido a proverbial gota d’água que fez transbordar o copo, forçando Riad a repensar muito profundamente todas as suas estratégias regionais sempre contaminadas pelas rivalidades contra o Irã.

Plantão de notícias: Rússia não mais distribuirá gás através da Ucrânia

Imagem
  The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ Breaking news: Russia will completely stop the delivery of gaz through the Ukraine ”  Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Primeiro, fiquei um pouco cético. Depois, começaram a chegar notícias de mais e mais fontes, todas confirmando que sim, é a mais pura verdade: a Rússia pôs fim, completa, totalmente, à distribuição de seu gás através de território e dutos da Ucrânia.

Tudo é negócio na Saúde. Não só a carne; agora, também o osso

Imagem
Autor: Fernando Brito Seus ossos do braço valem entre R$ 2.500 e R$10.ooo. O mesmo que o crânio ou uma vértebra do pescoço. Já os da mão ou do pé, de R$ 500 a R$ 2.000, valor igual ao de cada costela.

Palácio do Planalto apela ao papa por clemência a brasileiro na Indonésia

Imagem
Yara Aquino -  Agência Brasil 16.01.2015 -  O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse hoje (16) que encaminhou à representação da Santa Sé no Brasil um dossiê com detalhes do caso do brasileiro que deve ser executado na Indonésia neste fim de semana. A intenção, segundo ele, é que o documento possa chegar ao conhecimento do papa Francisco que poderia interceder pela vida do brasileiro.

Por que um brasileiro vai ser fuzilado na Indonésia

Imagem
por :   Paulo Nogueira Foi vender droga no lugar errado O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, de alguma forma vai morrer por culpa dos crimes do Império Britânico num passado já remoto. Segundo informações do governo da Indonésia, ele vai enfrentar um pelotão de fuzilamento no próximo sábado.

Entidade defende melhor distribuição da publicidade governamental

Imagem
Presidente da Altercom comenta manifesto pela democratização das comunicações e pede revisão dos critérios que promovem a concentração de verbas e privilegiam os grandes grupos Renato Rovai defende a aplicação de 30%  de verbas federais em mídias não vinculadas aos grandes grupos por  Redação RBA   São Paulo –  O editor da revista  Fórum  e presidente da Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), Renato Rovai, em entrevista à  Rádio Brasil Atual  nesta sexta-feira (16), fala sobre manifesto à sociedade brasileira em que são listadas reivindicações para a aplicação de verbas publicitárias do governo federal em mídias alternativas.

Luis Nassif: O dia em que a mídia brasileira descobriu Murdoch

Imagem
P or Luis Nassif, em seu blog Em meados dos anos 2.000, subitamente o Olimpo da mídia passou a ser invadido por corpos estranhos, dinossauros de direita que se supunha extintos desde o final da Guerra Fria, com uma linguagem vociferante, bélica, atacando outros jornalistas, pessoas públicas, partidos políticos, com um grau de agressividade inédito. Inaugurava-se o que batizei, na época, de jornalismo de esgoto. O grande movimento começou por volta de 2005, coincidindo com a montagem do cartel midiático liderado por Roberto Civita, o cappo da Editora Abril.

Merkel diz que Ocidente manterá em vigor as sanções impostas à Rússia

Imagem
Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, declarou nesta sexta-feira (16), em entrevista ao jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, que as sanções impostas à Rússia por supostas violações às leis internacionais vão permanecer em vigor enquanto Moscou continuar a desrespeitar as normas de conduta.   Merkel explicou que “as sanções não são um fim em si mesmas”, mas não poderão ser canceladas "se a situação permanecer do jeito que está hoje”, já que as razões de sua existência ainda não desapareceram. A líder alemã declarou ainda que a anexação ilegal da península da Crimeia pela Rússia e o suposto estímulo do governo do presidente Vladimir Putin à rebelião separatista no leste da Ucrânia constituem uma "flagrante violação" ao direto internacional e aos valores universais.