Postagens

Mostrando postagens de julho 12, 2015

Segundo Bolsonaro, Cunha levará 18 pedidos de impeachment a votação em 3/8

Imagem
Posted by  eduguim  on 18/07/15 • Categorized as  Reportagem Na sexta-feira, foi noticiado que, após Eduardo Cunha romper com o governo, estaria pedindo a parlamentares que propuseram 11 pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff que “atualizem” esses pedidos. Cunha, inclusive, reconheceu, publicamente, que está agindo assim por estar sendo pressionado pelas delações premiadas do doleiro Alberto Yousseff e do lobista Julio Camargo e, também, pela Receita Federal, que, no dia 23 de junho, abriu procedimento fiscal questionando o pagamento de seu Imposto de Renda entre 2010 e 2013 – o presidente da Câmara atribui essa investigação ao governo federal.

Luis Nassif: O fim da vergonhosa era Eduardo Cunha

Imagem
Luis Nassif O fim da saga de Eduardo Cunha coloca um ponto final em um dos mais constrangedores episódios políticos da história da República, desde a redemocratização. O vácuo político produzido pelos erros da presidente Dilma Rousseff promoveram uma abertura inédita da porteira e abriram espaço para oportunistas da pior espécie. A crise colocou Cunha no papel de touro conduzindo o estouro da boiada. E, atrás dele, a malta do congresso, o universo dos pequenos políticos sem expressão, o chamado baixo clero, cuja atuação, em outros tempos, era moderada por lideranças de maior fôlego.

Governadores do Nordeste divulgam manifesto em defesa da economia e da democracia do País

Imagem
Posted: 18 Jul 2015 01:37 PM PDT Os governadores dos estados do Nordeste divulgaram, em conjunto, um manifesto pela união nacional em defesa da recuperação econômica do País e pela manutenção da democracia, com respeito à Constituição e aos mandatos de todos que foram eleitos no pleito de 2014. “A hora é de união do setor público com o setor privado, das instituições com a sociedade, da política com o povo. O que queremos é ampliar a democracia, o fortalecimento das instituições, mais conquistas e avanços. Retrocesso, nunca mais. Defendemos, sobretudo, o respeito à Constituição Cidadã de 1988 ”, afirma o documento “Acreditamos no Brasil”, que foi assinado pelos nove representantes da região na sexta-feira (17), durante o Encontro de Governadores do Nordeste, em Teresina (PI). O Governador Wellington Dias, do Piauí, em entrevista à imprensa, defendeu que o “Acreditamos no Brasil” é um manifesto em favor da democracia brasileira. “Não admitimos retrocesso”, enfatizou. Foto: Franci

Dias funestos: do 4/8/1914 alemão ao 14/7/2015 grego

Imagem
Yorgos Mitralias Γιώργος Μητραλιάς  Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu A funesta 2ª-feira, 13/7/2015 talvez tenha um único precedente. O funesto 4/8/1914 do Partido Social-democrata alemão, no Parlamento de Berlim, que marcou o início da tragédia do século 20. Tragédia cujas consequências ainda se fazem sentir hoje. E hoje, como então, todo esse desastre foi precedido por dezenas, centenas de promessas de fidelidade aos valores do socialismo, ao NÃO inabalável que os socialistas imporiam às chantagens da direita, do capital e dos burgueses. "Guerra nunca mais", nos prometeram daquela vez. "Não me converterei em novo  Papadimos ", diziam ontem mesmo.

O que a Veja tem contra o Pan?

Imagem
Postado em   18 jul 2015 por :   Diario do Centro do Mundo As irmãs Luana e Lohaynny Vicente Publicado no  R7 . As irmãs Luana Vicente e Lohaynny Vicente, de 21 e 19 anos, tiveram uma infância pobre nas vielas da comunidade do morro da Chacrinha, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Ainda bem crianças viram o pai, chefe do tráfico do morro, ser morto num confronto com a polícia. O que vem a seguir é daquelas improváveis histórias brasileiras, que parecem escritas como fábulas de superação. As duas são hoje fenômenos num esporte tão improvável quanto a trajetória de ambas: o badminton. Luana e Lohaynny asseguram um feito inédito ao esporte brasileiro com a medalha de prata no Pan de Toronto a ponto de serem chamadas de irmãs “Williams” do Brasil, comparação às grandes tenistas americanas. Como se sabe, o badminton utiliza raquetes e uma peteca.

Habermas sobre a Grécia: "Merkel pisoteia a reputação da Alemanha"

Imagem
Pravda - 18/07/2015 Jürgen Habermas, dos principais intelectuais que militam pela integração europeia, lançou ataque devastador contra a chanceler alemã Angela Merkel, acusando-a de, com sua atual posição linha-dura contra a Grécia "jogar no lixo" todos os esforços de várias gerações antes dela para reconstruir a reputação da Alemanha depois da 2ª Guerra Mundial. Falando pela primeira vez sobre o acordo de 'resgate' desde que foi divulgado na 2ª-feira, o filósofo e sociólogo disse que a chanceler alemã estava entregue realmente a um "ato de castigo" contra o governo de esquerda de Alexis Tsipras. "Temo que o governo alemão, inclusive a facção social-democrata, tenha desperdiçado numa noite todo o capital político que uma Alemanha melhor que eles conseguiu acumular em meio século" - disse o professor Habermas ao Guardian . Governos  alemães  anteriores, disse ele, manifestaram "maior sensibilidade política e mentalidade pós-nacional

PF investiga Luciano Araújo, tesoureiro do Paulinho da Força, primo do presidente do TCU

Imagem
Por Helena Sthephanowitz - 18/07/2015 A força da mão do Paulinho... Se alguém ficou surpreso por, o partido Solidariedade, do Paulinho da Força, ter sido o único partido a ter declarado apoio à Eduardo Cunha, que segundo o empresário Ricardo Pessoa, recebeu 10 milhões de dólares da UTC,  pelo que conta o jornalista blogueiro,  Cláudio Humberto , esse apoio não foi assim desinteressadamente. Ao que se nota na informação é que, dia a mais, dia a menos, a PF, vai bater na porta do Paulinho Eis o que diz a coluna: 

Fernando Brito: O ferro será malhado ainda quente com Eduardo Cunha

Imagem
18 de julho de 2015 | 15:42  Autor: Fernando Brito A situação de Eduardo Cunha vai ficando patética. Depois de ressuscitar um pedido de impeachment de Dilma feito por Jair Bolsonaro, agora recebe a manifestação de “solidariedade” de Marco Feliciano,  que pede ao Pastor Everaldo, presidente do PSC, a expulsão do também deputado Sílvio Cunha  (PE), por este ter feito um pronunciamento onde pede o afastamento temporario do presidente da Câmara ( veja aqui ), enquanto está sendo investigado. Fica, portanto, no campo dos elementos folclóricos da Câmara, pois as forças políticas determinantes nas decisões parlamentares, os partido de peso, procuram fazer um cordão sanitário em torno de sua figura, para não serem apanhados pelos respingos da imundície.

Entidades acusam Facebook de oferecer ‘internet de mentirinha’ para população de baixa renda

Imagem
Facebook defende que o Internet.org pode ser porta de entrada ao universo digital; entidades afirmam que projeto fere Marco Civil da Internet. Foto: Creative Commons - CC BY 3.0  Internet.org (Divulgação) Criado em  18/07/15 -  Por  Pedro Rafael Vilela  Fonte: Brasil de Fato A maior rede social do mundo quer oferecer uma plataforma gratuita para população de baixa renda, com acesso limitado à internet. Batizado de “Internet.org”, o projeto pretende atingir 3,7 bilhões de usuários em todo o mundo e aumentar o índice de conectividade. O Brasil está na mira, mas dezenas de entidades já se posicionam contra a iniciativa, alegando que ela não resolve os desafios de universalização da banda larga e, pior, viola princípios previstos no Marco Civil da Internet, lei aprovada em 2014 e que se tornou referência mundial na garantia de direitos de usuários da internet.

Mauricio Dias: Traição anunciada

Imagem
Rosa dos Ventos por  Mauricio Dias  — Na Carta Capital -  publicado  18/07/2015 Ousemos imaginar que o Congresso decide o impeachment de Dilma: Renan Calheiros e Eduardo Cunha votam com o governo ou com a oposição? Senado e Câmara, sob controle dos peemedebistas Renan Calheiros e Eduardo Cunha, respectivamente, aprofundaram os problemas erguendo barreiras para descarrilar a economia. A dmitamos uma hipótese altamente improvável, para não dizer impossível, por amor ao raciocínio. E se o Congresso fosse chamado a tomar a decisão do impeachment de  Dilma Roussef f ?  Caso isso ocorresse será sempre , como em outros casos, um julgamento político que, na Câmara de Deputados, por exemplo, depende de 342 votos, em 513, para alcançar aquilo que, objetivamente, nas circunstâncias de agora, pode ser tratado como golpe. O número de apoios entre deputados é difícil de ser alcançado, a não ser que aconteça uma traição na base do governo. 

Mujica: “Alemanha manda na Europa e ela consente? Isso não é habitual…”

Imagem
infoGrécia - 18/07/2015 O ex-presidente uruguaio José Mujica diz que a gestão europeia da crise grega foi “brutal”, convertendo-se na “herdeira da Europa colonialista”. E conclui que “a Alemanha do nosso tempo conseguiu em grande medida o que tentou alcançar por outras vias, sem a mesma sorte”. Reagindo ao acordo imposto a Atenas no passado fim de semana, José Mujica declarou que o que aconteceu em Bruxelas foi “uma coisa brutal”. “É como se a Europa tivesse criado um protetorado”, diz o ex-presidente do Uruguai, que aponta o dedo à responsabilidade de Berlim no desenlace da cimeira.

Nota do PSDB faz menção a defeito físico de Lula

Imagem
Postado em  18 de julho de 2015 No DCM Em  nota sobre a investigação  aberta pelo Ministério Público contra Lula, o PSDB fez menção a seu defeito físico. “O estado atual de degradação em que o país foi posto”, afirma o documento, “tem as nove digitais” do ex-presidente: Luiz Inácio Lula da Silva é, desde o último dia 8, alvo de investigação criminal aberta pela Procuradoria da República no Distrito Federal. Chegou a hora de o ex-presidente responder pelo balcão de negócios que, com sua ascensão à presidência da República, o PT armou no poder e transformou o governo federal num antro de corrupção. (…) O estado atual de degradação em que o país foi posto tem as nove digitais – e muito mais – de Luiz Inácio Lula da Silva. Que as investigações da Procuradoria da República avancem e ganhem em breve, também, o auxílio da tão aguardada CPI que a oposição tenta criar no Congresso para descobrir como e onde, afinal de contas, foram parar os bilhões de reais dos brasileiros que o

Altamiro Borges: Tucanos demitem na TV Cultura

Imagem
O tucanato paulista está destruindo a TV Cultura, que já foi considerada a melhor emissora educativa do Brasil. Altamiro Borges - na Carta Maior O tucanato paulista está destruindo a TV Cultura, que já foi considerada a melhor emissora educativa do Brasil. Nesta semana, a Fundação Padre Anchieta, que administra a Rádio e TV Cultura, anunciou a demissão de mais 53 profissionais. Os sindicatos dos jornalistas e dos radialistas, que representam os trabalhadores da empresa pública estadual, realizaram assembleia conjunta nesta quarta-feira (15) para repudiar mais este facão e exigir a abertura de negociações. Com sua já conhecida truculência, o serviçais do PSDB se recusam a discutir um plano de recuperação das emissoras.  

Pedro Celestino: 60 anos de conhecimento na Engenharia podem ser destruídos em meses

Imagem
18 de julho de 2015 | 09:59  Autor: Fernando Brito Pedro Celestino Pereira, candidato de consenso à presidência do Clube de Engenharia – uma instituição, às vésperas de completar 135 de uma história em favor da liberdade e do desenvolvimento do Brasil – definiu muito bem o que a insanidade que envolve o processo – necessário – de apuração dos abusos na Petrobras pode causar: o desmantelamento da capacidade técnica do país no setor da construção civil pesada. Em entrevista na  Globonews , que reproduzo abaixo, Celestino diz que “estamos diante do risco de perdermos um patrimônio tecnológico acumulado ao longo de 60 anos” . – E (perderemos) um milhão de empregos se este setor for desmontado.

Fundamentalismo tomou conta das leis do país, afirma deputado Wadih Damous

Imagem
ADVOGADO NO CONGRESSO 18 de julho de 2015, 7h34 - no Conjur Por  Marcos de Vasconcellos Um dia depois de o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),  dizer que a Ordem dos Advogados do Brasil é um “cartel sem credibilidade” , ele teve suas declarações repudiadas no próprio Plenário da Casa que preside. A defesa da entidade foi feita, no dia 7 de julho, por uma voz já conhecida pelos advogados, mas que poucas vezes havia ecoado na Câmara: o deputado federal  Wadih Damous  (PT-RJ).

Cunha na cadeia: melhor notícia para Dilma !

Imagem
E o Alckmin e o Colombo – estão com o Cunha também ?​ Desde a consagradora eleição no segundo turno – a quarta derrota consecutiva da Casa Grande ! -, a Presidenta Dilma não recebia noticia melhor: o iminente encarceramento do Presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Os colonistas da GloboNews, as suaves apresentadoras e o noticiário pigal destacam a “vingança” do morto ! Cunha será implacável. Vai à forra ! Vai proceder ao impítim ! Dos carcereiros, provavelmente. Exigirá uma tornozeleira eletrônica que combine com as gravatas Hermès. Amarelas, na maioria … Janio de Freitas, na Fel-lha (ver no  ABC do C Af ), não se cansou de demonstrar que Cunha era o centro da instabilidade institucional.

Novos ministros gregos tomam posse depois de remodelação no governo

Imagem
Criado em  18/07/15 10h53  e atualizado em  18/07/15 11h23   Por  Da Agência Lusa  Fonte: Agência Brasil Os novos ministros do governo da Grécia prestaram hoje (18) juramento numa cerimonia no palácio presidencial, depois de o primeiro-ministro grego, Alex Tsipras, anunciar ontem (17) uma remodelação que abrangeu 10 integrantes do Executivo.

Alemanha matou sua galinha dos ovos de ouro

Imagem
Pravda - 17/07/2015 Pessoalmente, como a maioria de vocês,  sempre pensei que a  Alemanha , além de outros talentos, bons ou maus, seria nação de cálculo e contabilidades confiáveis.   Gründlichkeit  [al. no orig. "perfeição"]. E que sabiam uma ou duas coisinhas de psicologia. Pois estava errado. Os alemães acabam de cometer o maior erro em muito tempo (coisa de 75 anos), num fim de semana.  Que só o que tivessem para levar à mesa de negociações fosse provocação, agressão, força bruta, talvez nem deva surpreender ninguém. Mas o retumbante fracasso sim, talvez ainda surpreenda. Para começar, lembro aqui o que Yanis Varoufakis disse a  New Statesman , em entrevista publicada hoje ( ing  ., port. Tlaxcala ), porque é crucial para o que aconteceu nesse fim de semana. Varoufakis está falando sobre o quanto tentou que se aprovasse um plano para moeda alternativa na Grécia, em vez de ceder à  Troika . Mas Tsipras recusou. E Yanis compreende por quê: [ Varoufakis não pode

Saul Leblon: Nenhum silêncio é inocente nessa hora

Imagem
EDITORIAL CARTA MAIOR Um golpe não é feito para premiar os que tinham a análise política mais correta da história. Defender Lula hoje é defender a democracia. por: Saul Leblon A  A+ A insólita abertura de um inquérito contra Lula  por  suspeita de ‘usar sua influência no exterior para promover empresas brasileiras’ -- leia-se, para promover encomendas, empregos, serviços e renda no Brasil--  coloca um Rubicão para o campo progressista brasileiro. O silencio equivale ao  suicídio. Movimentos populares, lideranças sociais e partidos progressistas sabem a que vem e a quem serve a iniciativa cabulosa de um promotor que responde pelo nome de Valtan Timbó. Timbó, a planta, atordoa o cardume e facilita a sua captura pelos indígenas. O timbó político excretado pelos interesses associados a esse inquérito fará o mesmo com o cardume das forças progressistas. Exceto se nadarem rápido para além das águas onde o entorpecimento e o sectarismo formam um su

Stiglitz: Acordo sobre Grécia é "punitivo e uma estupidez cega”

Imagem
Segundo o ex economista chefe do Banco Mundial e prémio Nobel da Economia, a Alemanha “não tem nenhum bom senso económico e nenhuma solidariedade”. Joseph Stiglitz defendeu uma transformação radical da arquitectura financeira mundial. ESQUERDA.NET - 18/07/2015 Numa  entrevista ao Libération , Stiglitz frisou que “o que a Alemanha impôs violentamente é simplesmente inconcebível” e “é também uma muito má política económica”, sendo que “vamos continuar a impor modelos que são contra produtivos, ineficiente e criadores de injustiça e desigualdade”. “Continuar a exigir que a Grécia alcance um excedente orçamental primário [excluindo os pagamentos de juros sobre a dívida] de 3,5% do PIB em 2018 não é apenas punitivo, mas também uma estupidez cega. A história recente da Grécia provou-o”, acrescentou. Referindo que “até o FMI, o órgão mais historicamente hostil a um tal processo”, admite que é preciso uma reestruturação e, inclusive, um alívio da dívida grega, o ex economista che

ONDE A CORUJA DORME (BEZERRA DA SILVA)

Imagem

Bezerra da Silva - Prepara o pinote

Imagem

Presidenta Dilma: Não há espaço para aventuras antidemocráticas na América do Sul

Imagem
Presidentes da região do Mercosul querem manter normalidade democrática e evitar atitudes que incitem a violência, afirma Dilma. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta Dilma Rousseff destacou nesta sexta-feira (17), na abertura da Sessão Plenária da Cúpula do Mercosul, que a democracia que hoje prevalece nos países do bloco deve ser respeitada e mantida.  “Somos uma região que sofreu muito com as ditaduras. Hoje somos uma região onde a democracia floresce e amadurece. No ano passado, tivemos eleições gerais no Uruguai e no Brasil. Este ano, é a vez da Argentina e da Venezuela”,  citou. A regularidade e periodicidade dessas eleições, enfatizou, demonstra a capacidade de lidar com diferenças políticas por meio do diálogo, do respeito às instituições e da participação cidadã. “Temos de persistir neste caminho, evitando atitudes que acirrem disputas e incitem a violência. Não há espaço para aventuras antidemocráticas na América do Sul, na nossa região”.

Resposta ao jornal O Globo: viagens e eventos do ex-presidente Lula em Portugal e Cuba foram públicos e amplamente noticiados

Imagem
Instituto Lula : 17/07/2015 20:02 Nesta sexta (17), o jornal O Globo procurou o Instituto Lula com perguntas sobre viagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Portugal e Cuba, e suposto agendamento de reunião no Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).  Usando como base telegramas diplomáticos trocados entre embaixadas brasileiras e o Ministério das Relações Exteriores, o jornal pergunta sobre viagens e reuniões do ex-presidente. Em vista da solicitação do jornal, a assessoria de imprensa do Instituto Lula informou ao jornal O Globo que entre 21 e 23 de outubro o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Portugal, cumprindo uma extensa agenda e essa informação, como todas de viagens do ex-presidente, é pública e foi informada à imprensa na época.

Luis Nassif: Polícia de Cardozo flagra Lula em jantar suspeito

Imagem
SEX, 17/07/2015 - 23:37 Luis Nassif Policias Federais da Lava Jato, subordinados ao Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, lançaram suspeitas sobre um convite de jantar, na casa de Emilio Odebrecht, com a participação do ex-presidente Lula. Em furo de reportagem, o Estadão informa, em primeira mão, a relevante informação de que "Relatório da PF revela jantar ‘a pedido’ de Lula na casa de Odebrecht".

Flávio Aguiar: Intransigência alemã leva a fissuras na União Europeia, que favorecem radicais

Imagem
Parlamentos da Alemanha e da Suécia aprovam plano de ajuda à Grécia, de mais de € 80 bilhões; ressentimento mútuo entre gregos e alemães traz gosto amargo ao cotidiano dos europeus por  Redação RBA   publicado  17/07/2015  GUIDO BERGMANN/FOTOS PÚBLICAS Tsipras e Merkel: estremecimento generalizado no continente europeu favorece grupos radicais São Paulo – Os parlamentos da Alemanha e da Suécia aprovaram hoje (17) o plano emergencial de ajuda à Grécia, que envolve a concessão de mais de €   80 bilhões ao país. Uma nova reunião dos ministros das Finanças da zona do euro vai ser realizada nesta tarde, por teleconferência. Contudo, segundo Flávio Aguiar, correspondente internacional da  Rádio Brasil Atual , "a situação é muito ameaçadora, para todos os lados". Na Grécia, o governo de Alexis Tsipras, está "acuado" por seu próprio partido, o Syriza, e dependeu da votação de partidos de oposição para aprovar o conjunto de reformas exigidas pela

Fernando Brito: Morto politicamente, Cunha segue sendocomo zumbi, até que venha a estaca no coração

Imagem
17 de julho de 2015 | 23:27  Autor: Fernando Brito É generalizada a percepção na imprensa  de que Eduardo Cunha está politicamente morto, o que não quer dizer que seja uma figura inofensiva e incapaz de fazer mal. Por obvia, a condição de morto-vivo do presidente da Câmara saltou aos olhos de todos. Como saltou sua fúria, com golpes desconjuntados. Até Josias de Souza, cujas inclinações são mais que conhecidas, registra que sobrou a  Cunha “ressuscitar” pedidos de impeachment assinados por Jair Bolsonaro . Natural que a imagem do zumbi se acople à sua situação, e ela foi usada aqui e em muitos textos para descrever seu estado de putrefação política.

#Cunhanacadeia: hashtag lidera Twitter em todo o mundo

Imagem
“Os usuários, sob diversas alegações, pedem a prisão do presidente da Casa” No  Congresso em Foco : #CUNHANACADEIA: HASHTAG LIDERA TWITTER EM TODO O MUNDO Manifestações de #cunhanacadeia assume a dianteira das publicações do Twitter, com 32 mil publicações. Evento no Facebook também está bombando: cerca de 65 mil usuários prometem panelaço durante pronunciamento de Cunha na noite de hoje Além de dominar as pautas da grande imprensa desta sexta-feira (17), o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) também é o principal assunto do Twitter.  Após ser mencionando em delação premiada de Julio Camargo, que o acusou de pedir propina de 5 milhões de dólares, Cunha provocou uma onda de manifestações no microblog: o principal assunto abordado na rede social no momento é #cunhanacadeia.

Antonio Lassance: Governo Federal financia mídia cartelizada, mais cara e menos plural

Imagem
A televisão, que é a mídia mais concentrada e menos plural de todas recebe mais de 70% da publicidade federal, quando não deveria receber mais de 41%. Antonio Lassance - Observatório de imprensa  Na Carta Maior Gasta-se muito e gasta-se mal em comunicação de governo, em todos os governos. Nos estaduais e municipais costuma ser pior do que no Governo Federal. Ainda assim, é inadmissível que um governo eleito e reeleito com a pauta da democratização dos meios de comunicação e com um discurso de que faz “mídia técnica” não tenha feito, até hoje, nem uma coisa, nem outra. A expressão “mídia técnica” supostamente significa que o gasto em publicidade tem como critério a audiência de cada mídia e seus respectivos veículos. Assim sendo, as mídias e veículos de maior audiência são mais bem pagos que outros.

Programa Federal espalha fibra ótica pela Amazônia através dos rios.

Imagem
Por Zé Augusto - 17/07/2015 O Jornal Nacional esconde, a gente mostra: O programa Amazônia Conectada vai instalar 7,8 mil quilômetros de cabos de fibra óptica nos leitos dos rios Negro, Solimões, Madeira, Juruá e Purus, interligando 52 municípios e atendendo 3,8 milhões de pessoas da região. É o maior programa de expansão das comunicações na Amazônia Ocidental. Coordenado pelo Ministério da Defesa, planejado e conduzido pelo Centro Integrado de Telemática do Exército, o objetivo é levar internet de alta velocidade a regiões de difícil acesso e municípios muito distantes entre si. Para se ter uma ideia, o estado do Amazonas apesar das dimensão continental tem apenas 62 municípios, e a rede alcançará mais de 80% deles. Possibilitará serviços de telemedicina, telesaúde, ensino à distância, entre outros, para populações ribeirinha e indígena, escolas, bases militares e outros órgãos públicos.