Postagens

Mostrando postagens de maio 11, 2014

O jogo do vice

Imagem
  Com Serra praticamente descartado, AĆ©cio comeƧa uma maratona de conversas para decidir quem serĆ” seu companheiro de chapa na disputa presidencial MĆ”rio Simas Filho Com a candidatura consolidada e com as pesquisas o apontando como alternativa real de poder, o senador AĆ©cio Neves (PSDB-MG) ocuparĆ” boa parte dos prĆ³ximos 20 dias para preparar uma das cartadas mais importantes da disputa eleitoral de 2014: a apresentaĆ§Ć£o de quem serĆ” seu companheiro de chapa na sucessĆ£o presidencial. A escolha serĆ” oficializada em 14 de junho, na convenĆ§Ć£o nacional do PSDB, mas AĆ©cio jĆ” sinalizou que pretende ter essa definiĆ§Ć£o na primeira semana do mĆŖs. Entre os tucanos e aliados a disputa pelo posto estĆ” aberta e o prĆ©-candidato darĆ”

A capilarizaĆ§Ć£o da blogosfera

Imagem
Autor: Miguel do RosĆ”rio O tĆ­tulo parece pretensioso, mas somente se vocĆŖ entender a blogosfera como vocĆŖ acha que ela Ć©. NĆ£o Ć©. Ɖ muito maior e mais plural do que vocĆŖ pode imaginar. Escrevo rĆ”pido para voltar ao evento ( assista ao vivo aqui ). Acabo de participar de uma conversa com blogueiros do Nordeste que me deixou assombrado. No MaranhĆ£o, hĆ” mais de mil e quinhentos blogs polĆ­ticos. Em cada municĆ­pio do MaranhĆ£o, hĆ” pelo menos cinco blogs que falam de polĆ­tica.

Para que, afinal, serve o futebol?

Imagem
Esperar hospitais e postos de saĆŗde de uma copa de futebol Ć© o mesmo que esperar democracia e respeito Ć s liberdades da mĆ­dia oligĆ”rquica e das igrejas.  Katarina Peixoto Sou uma viciada em programa eleitoral de televisĆ£o. Lembro de programas eleitorais quando nĆ£o sabia o que era, direito. Nos Ćŗltimos dias, quando os Colombos descobridores da violĆŖncia policial e das mazelas brasileiras voltaram a “hashtaguear”, mais do que a organizar, o “nĆ£o vai ter copa”, fui assaltada pela memĆ³ria de dois momentos do primeiro programa eleitoral do segundo turno de 2010. E resolvi propor um experimento retĆ³rico, para tentar entender o que pode querer dizer a militĆ¢ncia eleitoral, na tentativa de surfe contra um acontecimento pactuado, escolhido e, por fim, votado, hĆ” 4 anos, na eleiĆ§Ć£o presidencial.

O determinismo biolĆ³gico e os interesses do capital

Imagem
Existem causas naturais para diferenƧas e problemas sociais? Um complexo (bio)industrial financeirizado ainda tenta provar que sim.  Leandro Modolo O texto de Pankaj Mehta 1 ,  “ O ressurgimento do determinismo biolĆ³gico na era neoliberal ”, publicado na Carta Maior (re)suscita um debate urgente e imprescindĆ­vel para campo da esquerda. De Gobineau e sua teoria eugĆŖnica Ć  Spencer e as corridas coloniais, de Charles Davenport e Harry Laughlin e as polĆ­ticas de esterilizaĆ§Ć£o estadunidense Ć  Eugen Fischer e Alfred Ploetz e a Lei de ProteĆ§Ć£o Ć  SaĆŗde HereditĆ”ria do Povo AlemĆ£o, ao menos a histĆ³ria ocidental moderna estĆ” recheada de cientistas que advogaram causas naturais para diferenƧas e problemas sociais. Hoje talvez estejamos assistindo, como diz Mehta “a Ćŗltima onda de determinismo biolĆ³gico”, que por sinal, “Ć© uma continuaĆ§Ć£o dessa longa tradiĆ§Ć£o, mas com diferenƧas significativas em relaĆ§Ć£o aos enfoques do passado.” Neste texto que o leit

Por que Lula nĆ£o quer ser candidato

Imagem
por : Paulo Nogueira Ele fala o que quer Ficou claro para mim agora por que Lula nĆ£o quer ser candidato. Em que outra situaĆ§Ć£o ele teria condiĆ§Ć£o de falar o quem falado? De dar entrevista para quem quer? Como candidato, ele teria amarras que hoje nĆ£o tem. Isso significa que ele pode defender causas que julga importantes, como a regulamentaĆ§Ć£o da mĆ­dia. Nisso, ele estĆ” certĆ­ssimo. O atual sistema de mĆ­dia Ć© bom apenas para as grandes companhias de jornalismo e seus bilionĆ”rios donos. NĆ£o faz sentido que meia dĆŗzia de famĆ­lias controlem tĆ£o amplamente a opiniĆ£o pĆŗblica. Elas defendem seus prĆ³prios interesses, e nĆ£o os interesses pĆŗblicos. Para a sociedade, Ć© um drama, Ć© um pesadelo o atual estado de coisas na mĆ­dia.

Jorge Furtado rebate surto de vira-latice de alguns artistas

Imagem
por Miguel do RosĆ”rio Sugerido por Julio Cesar Macedo Amorim, por email. ApĆ³s declaraƧƵes de Wagner Moura, Jorge Furtado rebate crĆ­ticas de artistas ao paĆ­s Diretor publicou em seu blog texto lamentando quem sĆ³ vĆŖ “as coisas piorando” no Brasil 16/05/2014 | 11h43, no  site da RBS . ApĆ³s declaraƧƵes de Wagner Moura, Jorge Furtado rebate crĆ­ticas de artistas ao paĆ­s. Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS O diretor gaĆŗcho Jorge Furtado usou seu blog pessoal para rebater as manifestaƧƵes de artistas brasileiros que criticaram a atual situaĆ§Ć£o social, polĆ­tica e econĆ“mica do Brasil. O texto foi publicado um dia apĆ³s as declaraƧƵes de Wagner Moura para jornal  O Estado de S. Paulo , em que o ator se diz satisfeito em deixar o paĆ­s por dois anos. Na entrevista, em que fala sobre seu recĆ©m lanƧado Praia do Futuro, Moura reclamou do preconceito e do conservadorismo, criticou o PT – “O PT nĆ£o inventou o toma lĆ”, dĆ” cĆ”, mas o institucionalizou” – e o governo de Eduardo Paes (PMD

Amaury Ribeiro Jr.: Como funcionou a Privataria do futebol brasileiro

Imagem
publicado em 16 de maio de 2014 Ć s 22:39 Da RedaĆ§Ć£o O Lado Sujo do Futebol , da Editora Planeta, entre outras histĆ³rias conta a da privatizaĆ§Ć£o do futebol brasileiro. Primeiro por JoĆ£o Havelange, em seguida por Ricardo Teixeira, que Amaury Ribeiro Jr., autor de A Privataria Tucana , define como “o quarto irmĆ£o Marinho”. Isso porque, obviamente, a privataria do futebol serviu a gente poderosa: Roberto Marinho e os filhos, por exemplo. A investigaĆ§Ć£o foi um trabalho coletivo, assinado por Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni, Luiz Carlos Azenha e Tony Chastinet. Abaixo, um aperitivo,  conforme antecipado pelo blog do Juca : Amigos Ć­ntimos “Esse carro teve um desastre nos Estados Unidos. E faleceu uma pessoa que era muito querida minha.” –  Ricardo Teixeira O caminho que nos leva atĆ© a fonte do mistĆ©rio corta os pĆ¢ntanos da FlĆ³rida, nos Estados Unidos. Nossa viagem vai de norte a sul, de Orlando a Miami. Paramos para abastecer. O bando de corvos que cerca a lanchonete anexa

Pedradas contra o Brasil

Imagem
HĆ” uma verdadeira campanha contra o Brasil, na mĆ­dia alemĆ£ e na europeia, que atinge jornais, revistas, rĆ”dio e TV. HĆ” campanhas sistemĆ”ticas na internet. FlĆ”vio Aguiar Na madrugada de domingo para segunda feira e Embaixada do Brasil em Berlim, que tambĆ©m Ć© a residĆŖncia da Embaixadora,  foi alvo de um ataque a pedradas por parte de um grupo de mascarados, por volta da uma hora. As primeiras informaƧƵes falavam em quatro apedrejadores, mais tarde houve informaƧƵes de que eram mais, atĆ© dez. Foram filmados pelas cĆ¢maras de seguranƧa, mas sem possibilidade de identificaĆ§Ć£o. Fugiram antes que a polĆ­cia chegasse.

Eu amo a BBC!

Imagem
The Salker  −  The Vineyard of the Saker “ I love the BBC! ” Traduzido por  mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Eu realmente amo a BBC. Amo odiĆ”-la, Ć© isso. Eles acabaram de  postar um artigo  sobre o fato da RĆŗssia agora querer prĆ© pagamento para o gĆ”s que vende Ć  UcrĆ¢nia, concluindo com esta formidĆ”vel sentenƧa: Ɖ perigoso para as naƧƵes da UniĆ£o Europeia que a UcrĆ¢nia comece a tomar o gĆ”s que a RĆŗssia destinou para seus clientes europeus, o que jĆ” fizeram quando de disputa anterior com a RĆŗssia nos idos de 2006 e 2009. Jennifer Psaki Ɖ ou nĆ£o Ć© para deixar  Psaki  orgulhosa? Em vez de escrever que a UcrĆ¢nia comeƧarĆ” a sequestrar, desfalcar, pilhar, saquear ou simplesmente ROUBAR com apropriaĆ§Ć£o indĆ©bita o gĆ”s que a RĆŗssia vende Ć  UniĆ£o EuropĆ©ia, escrevem “tomar”. Como se um mercado de energia fosse como um  buffet de  self-service , para comer Ć  vontade, onde cada um pode pegar o que quiser. Em Kiev existe uma gan

O antipetismo alavanca AĆ©cio

Imagem
AnĆ”lise / Mauricio Dias Ao adotar um discurso mais contundente, o tucano conquistou uma porĆ§Ć£o do eleitorado que desconfiava de seu Ć­mpeto oposicionista por  Mauricio Dias                                                                            Marcelo Camargo / ABr De cara nova. O mineiro abandonou a amabilidade Vistas de agora, parecem Ć³bvias as razƵes pelas quais Dilma Rousseff (PT) perdia pontos nas pesquisas de intenƧƵes de voto e os dois principais adversĆ”rios dela, AĆ©cio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), nĆ£o herdavam nada. Quem falava que a explicaĆ§Ć£o era a falta de projetos, de programas e de propostas da oposiĆ§Ć£o acertou. Mas nĆ£o Ć© sĆ³. Faltava outra coisa, independentemente dos erros da administraĆ§Ć£o Dilma, que catalisasse eleitores em cima do muro. Neste caso, nĆ£o se trata de uma referĆŖncia explĆ­cita aos tucanos.

Como a Petrobras inunda em Ć³leo seus inimigos

Imagem
Autor: Fernando Brito VocĆŖ quer entender porque, enfrentando o maior massacre de mĆ­dia feito com uma empresa, o preƧo das aƧƵes da Petrobras continua subindo e a empresa tem “valor de mercado” ( nĆŗmero de aƧƵes multiplicado por seu valor) quase sete vezes maior que em 2002? Olhe o grĆ”fico que posto aĆ­ em cima com os recordes jĆ” alcanƧados e a projeĆ§Ć£o de resultados para o final do ano nos campos do prĆ©-sal. 700 mil barris por dia no final do ano!

The Expendables - "Tight Squeeze"

Imagem

A VOLTA DO IMPƉRIO DO MEIO

Imagem
  (Hoje em Dia) - TĆ©cnicos do Banco Mundial anunciaram, em estudo divulgado na semana passada, que a China acaba de ultrapassar os EUA em poder paritĆ”rio de compra, como a maior economia do mundo. Os chineses costumam dizer que “nĆ£o interessa a que velocidade vocĆŖ caminha, mas sim, para onde estĆ” andando”. Para o Brasil, quinto maior paĆ­s e sĆ©tima economia do mundo, a inevitĆ”vel ascensĆ£o chinesa, agora voltada para ultrapassar os EUA em PIB nominal, e, um dia, alcanƧƔ-lo em tecnologia, defesa, e, com menor desigualdade, em renda, traz inĆŗmeras liƧƵes.

A ANATEL EM ƓRBITA

Imagem
   Postado por Mauro Santayana Como mandar, por 153 milhƵes, o lucro das multinacionais para cima, e o futuro do Brasil para o espaƧo. (Jornal do Brasil) - A ANATEL – AgĆŖncia Nacional de TelecomunicaƧƵes, licitou, hĆ” poucos dias, quatro grupos de direitos de exploraĆ§Ć£o de satĆ©lites, em espaƧos reservados para o Brasil em Ć³rbita terrestre. Venceram a disouta a Hispamar SatĆ©lites, controlada pelo Grupo semi-estatal espanhol Hispasat, que ficou com o primeiro grupo de posiƧƵes licitado, por 65 milhƵes de reais; a tambĆ©m europeia, de Luxemburgo, SES-DHT, que ficou com o segundo e o terceiro grupos licitados, por 33 e 26,8 milhƵes de reais; e a tambĆ©m europeia Eutelsat, controlada majoritariamente pelo governo francĆŖs, que ficou com o quarto grupo, por 28,35 milhƵes de reais.  

Lula se declara militante da regulaĆ§Ć£o da mĆ­dia

Imagem
O ex-presidente nunca havia sido tĆ£o explĆ­cito na defesa da regulamentaĆ§Ć£o do setor quanto no discurso com que abriu o Encontro de Blogueir@s e Ativistas Da RedaĆ§Ć£o da Carta Maior  O oligopĆ³lio da comunicaĆ§Ć£o no Brasil ganhou definitivamente um crĆ­tico engajado - e de peso nĆ£o negligenciĆ”vel. O ex-presidente Lula nunca havia sido tĆ£o explĆ­cito na defesa da regulamentaĆ§Ć£o do setor  quanto no discurso com que abriu o 4Āŗ Encontro de Blogueir@s Progressistas e Ativistas Digitais, em SĆ£o Paulo, iniciado nesta sexta (16). No encontro, que se estende atĆ© o domingo, ele fez uma autocrĆ­tica dos tempos da presidĆŖncia.  Lula admitiu que hoje sua consciĆŖncia sobre a regulaĆ§Ć£o Ć© muito superior "a que eu tinha ontem". O compromisso de recuperar o tempo perdido, porĆ©m, Ć© contundente.

Eduardo Campos posta foto em jatinho e apaga em seguida

Imagem
Enquanto a violĆŖncia levava o pĆ¢nico a Pernambuco, Eduardo Campos comete gafe e posta foto sorridente em jatinho. PresidenciĆ”vel do PSB apagou a foto apĆ³s receber crĆ­ticas de seguidores nas redes sociais “Enquanto isso PE estĆ” um caos, PM em greve, arrastĆ£o a todo momento, o sr. nem aĆ­”, atacou um seguidor ( Pragmatismo PolĆ­tico ) Minutos apĆ³s publicar numa rede social uma foto dentro de um jatinho na manhĆ£ desta quinta-feira (15), o ex-governador e presidenciĆ”vel Eduardo Campos (PSB-PE) passou a ser bombardeado por alguns de seus seguidores por causa da greve dos policiais militares em Pernambuco.

40 pessoas foram assassinadas durante dois dias de greve em Pernambuco

Imagem
Coletiva aconteceu no PalĆ”cio do Campo das Princesas 1.200 homens do ExĆ©rcito e ForƧa Nacional continuarĆ£o a reforƧar a seguranƧa 16/05/2014 19:00 - Henrique Ferreira, com informaƧƵes de MarcĆ­lio Albuquerque, da Folha de Pernambuco Nos dois dias de greve dos agentes da PolĆ­cia Militar e Corpo de Bombeiros, ocorrida entre 14 e 15 de maio, foram registrados 40 homicĆ­dios, 897 roubos e 348 furtos em todo o estado de Pernambuco. O balanƧo foi divulgado no final da tarde desta sexta-feira (16), durante coletiva de imprensa realizada no PalĆ”cio do Campos das Princesas, na qual participaram o responsĆ”vel pela coordenaĆ§Ć£o das tropas do ExĆ©rcito e ForƧa Nacional, coronel Jesus CorrĆŖa, o secretĆ”rio de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o governa dor JoĆ£o Lyra, e o secretĆ”rio da Casa Civil, Luciano VĆ”squez.

Enem tem mais de 3 milhƵes de candidatos inscritos

Imagem
  Mariana Tokarnia O Exame Nacional do Ensino MĆ©dio (Enem) registou 3.038.209 inscriƧƵes atĆ© as 16h, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĆ­sio Teixeira (Inep). Os candidatos podem se inscrever pela internet atĆ© o dia 23.  A recomendaĆ§Ć£o Ć© que os candidatos faƧam a inscriĆ§Ć£o com antecedĆŖncia, em horĆ”rios com menor nĆŗmero de acessos ao sistema. Leia mais notĆ­cias: Provas do Enem 2014 serĆ£o aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro De acordo com o Inep, o ritmo de inscriƧƵes superou o do ano passado em 11,33%.  Em 2013, no quinto dia de inscriƧƵes, o total era 2.728.908. Os melhores horĆ”rios para fazer a inscriĆ§Ć£o sĆ£o o inĆ­cio da manhĆ£, atĆ© as 9h; entre as 14h e as 17h; e apĆ³s as 21h. Acesse o aplicativo QuestĆ“es Enem do Portal EBC

A babaquice do metrƓ e a babaquice da mƭdia

Imagem
6 de maio de 2014 | 21:58 Autor: Fernando Brito NĆ£o tenho conhecimento – corrijam se houver alguma – de qualquer obra de construĆ§Ć£o de metrĆ“ especialmente feita para acesso de torcedores aos estĆ”dios nos jogos da Copa. Onde jĆ” hĆ” metrĆ“ podem ter sido feitas algumas passarelas ou vias de ligaĆ§Ć£o, mas se existem algum caso de conexĆ£o metrĆ“-estĆ”dio da Copa Ć© o de SĆ£o Paulo, onde o local escolhido para construir o estĆ”dio Ć© prĆ³ximo de duas estaƧƵes (Corinthians-Itaquera e Artur Alvim) e nĆ£o o contrĆ”rio. Logo, a declaraĆ§Ć£o de Lula foi absolutamente metafĆ³rica, sem nenhuma relaĆ§Ć£o com alguma exigĆŖncia deste tipo sobre estĆ”dios.

Por que se fala tanto da “TV Revolta”, fenĆ“meno da pregaĆ§Ć£o de Ć³dio seletivo na internet

Imagem
por : Kiko Nogueira JoĆ£o Vitor Almeida Lima, o “JoĆ£o Revolta” “Ponha um cretino fundamental em cima da mesa e vocĆŖ manda ele falar, ele dĆ” um berro e, imediatamente, milhares de outros cretinos se organizam, se arregimentam e se aglutinam”, disse Nelson Rodrigues. “O cretino fundamental raspava a parede da sua humildade e na consciĆŖncia da sua inĆ©pcia. Mas, agora, conseguiram finalmente pela superioridade numĆ©rica. Porque para um gĆŖnio, vocĆŖ tem um milhĆ£o de imbecis.”

PM trapalhona e Globo fujona

Imagem
Na Copa, Che Guevara vai encontrar Maria Bonita argento Pincel se prepara para jogar as bombas As manifestaƧƵes por um paĆ­s melhor estĆ£o soltas por aĆ­. O discurso sem roubalheiras, com mais educaĆ§Ć£o e saĆŗde tem um cinismo quase imoral. Ontem na Paulista, jovens gritavam por um lugar melhor para viver. Com faixas, mĆ”scaras, gorros, bandeiras e celulares fizeram o show. As carinhas dos moƧos e das moƧas eram de indignados, ops, no momento da pose. Na sequĆŖncia riam, trocavam olhares e gritavam duas ou trĆŖs palavras de ordem.

Dirceu recorre ao plenƔrio do STF sobre trabalho externo

Imagem
A defesa do ex-ministro da Casa Civil JosĆ© Dirceu recorreu nesta sexta-feira (16) ao plenĆ”rio do Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisĆ£o do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, que negou autorizaĆ§Ć£o de trabalho em um escritĆ³rio de advocacia em BrasĆ­lia. A data do julgamento dependerĆ” da decisĆ£o de Barbosa. PlenĆ”rio do STF De acordo com a petiĆ§Ć£o, assinada pelo advogado JosĆ© LuĆ­s Oliveira Lima, o Artigo 35 do CĆ³digo Penal nĆ£o exige que o condenado a regime inicial semiaberto cumpra um sexto da pena para ter direito ao trabalho externo. Segundo a defesa, Ć© ilegal exigir o cumprimento desse intervalo. “A clareza do alcance da norma reflete-se no entendimento uniforme e sedimentado do Superior Tribunal de JustiƧa (STJ) referente Ć  desnecessidade do cumprimento de um sexto da pena de pena para que seja deferido o trabalho externo Ć queles que se encontram em regime semiaberto”, des

PolarizaĆ§Ć£o de quem caras pĆ”lidas?

Imagem
Por que nĆ£o checar os nĆŗmeros? Resultados contra resultados, estendidos na mesa ou nas telas de TV. Quem fez mais para o paĆ­s em todos os tempos?  JosĆ© Carlos Peliano (*) Se o Brasil elegesse Lula os empresĆ”rios iriam sair daqui e investir noutros paĆ­ses. O futuro do paĆ­s estaria ameaƧado irremediavelmente. Se nos lembramos bem foi este o recado transmitido pela mĆ­dia em 2002 e alardeado pĆ”ginas e pĆ”ginas, telas e telas de TV, regiƵes afora. Essa a polarizaĆ§Ć£o escolhida e lanƧada pelos grandes meios de comunicaĆ§Ć£o. De um lado o futuro do paĆ­s nas mĆ£os dos empresĆ”rios, de outro o atraso, os seguidores do PT e aliados, sonhadores, que nĆ£o tinham ainda governado. O pĆ¢nico foi insuflado entre os eleitores. Ou se apostava no escuro, ou se seguiria uma vez mais a procissĆ£o do poder do capital e seus interesses coligados.

Henrique Pizolatto e o fator Gushiken

Imagem
sex, 16/05/2014 - 19:30 - Atualizado em 16/05/2014 - 20:34 Luis Nassif Dificilmente haverĆ” uma revisĆ£o das penas aplicadas a Henrique Pizolatto no julgamento da AP 470. Segundo tĆ©cnicos do STF (Supremo Tribunal Federal) que participaram das anĆ”lises do processo - nĆ£o ligados a Joaquim Barbosa - hĆ” um conjunto de provas e circunstĆ¢ncias que tornam muito difĆ­cil apostar na revisĆ£o da pena, prinipalmente devido Ć  fragilidade dos depoimentos de Pizolatto. Eles firmaram a convicĆ§Ć£o da sua culpa baseada em um conjunto de provas e de circunstĆ¢ncias. 1. O depoimento de Pizolatto na CPMI dos Correios foi altamente comprometedor. A parte mais grave foi sua declaraĆ§Ć£o de que em todas as assinaturas em documentos limitava-se a cumprir ordens de Luiz Gushiken, SecretĆ”rio de ComunicaĆ§Ć£o do governo federal e seu amigo pessoal. Jogou Gushiken no meio da figueira. Esse episĆ³dio foi crucial para anĆ”lises posteriores s

O “milagre” da ressurreiĆ§Ć£o do volume morto cria impasse tĆ©cnico na Sabesp

Imagem
Autor: Fernando Brito A Ć”rea tĆ©cnica da Sabesp estĆ” sendo atropelada pela politicagem de Geraldo Alckmin com a Ć”gua do Cantareira. A pĆ”gina oficial da empresa  registra uma elevaĆ§Ć£o de 8,2% (ontem) para 26,7% do “volume Ćŗtil” do sistema Cantareira, pelo fato de agora estar sendo sugada a Ć”gua abaixo do nĆ­vel da tomada d’Ć”gua do reservatĆ³rio. A conta Ć© um atropelo, tanto que hoje nĆ£o foram divulgados os nĆ­veis de cada reservatĆ³rio, para que este dado nĆ£o se confrontasse com os nĆŗmeros divulgados pela empresa e, claro, aceitos pacificamente pela imprensa. Que, curiosamente, diz que, sem uma gota de chuva, sistema “subiu” para 26,5%. SĆ³ o biĆ³logo Fernando Reinach, em sua coluna no EstadĆ£o, mostra o ridĆ­culo: “Ɓgua diminui e represa sobe” A Sabesp divulga que pretende retirar 100 bilhƵes de litros do Jaguari-JacareĆ­.

AtƩ Ana Maria Braga sai em socorro de Alckmin na falta d'Ɣgua

Imagem
Alckmin: socorro da Globo para esconder crise de abastecimento de Ć”gua Ć© providencial por Helena Sthephanovitz  Ɖ curioso o tratamento diferenciado dado pela TV Globo para a crise de abastamento de Ć”gua na grande SĆ£o Paulo, sob a esfera de competĆŖncia de um estadual governo tucano, de Geraldo Alckmin. Totalmente diferente do alarmismo e da politizaĆ§Ć£o que faz em torno do sistema elĆ©trico, sob competĆŖncia do governo federal petista. A falta d'Ć”gua em SĆ£o Paulo Ć© crĆ­tica, sentida pela populaĆ§Ć£o e empresas. JĆ” hĆ” atĆ© multa – sob contestaĆ§Ć£o na justiƧa – para quem nĆ£o racionar de fato. E Ć© tratada pela TV Globo como se a culpa fosse de SĆ£o Pedro e do cidadĆ£o por supostamente desperdiƧar Ć”gua. Na linha editorial da emissora, nada se fala sobre a falta de investimentos e de planejamento da empresa estadual de Ć”guas, a Sabesp.

Lula responde a O Globo: "Dou entrevista para quem eu quiser"

Imagem
CĆ­ntia Alves Jornal GGN –  Na manhĆ£ desta sexta (16), durante o Encontro Entre Blogueiros e Ativistas Digitais, em SĆ£o Paulo, o ex-presidente da RepĆŗblica, Luiz InĆ”cio Lula da Silva (PT), respondeu Ć  investida de O Globo contra blogueiros que participaram de uma entrevista exclusiva com ele no inĆ­cio de abril. Lula disse que ficou muito “chateado” com a aĆ§Ć£o do jornal, que abordou todos os jornalistas para saber por que eles foram convidados para a coletiva de imprensa que nĆ£o contou com participaĆ§Ć£o de nenhum veĆ­culo de comunicaĆ§Ć£o tradicional. Para o petista, a imprensa ficou "indignada" com sua postura. “Fiquei muito chateado com a violĆŖncia com que alguns setores de comunicaĆ§Ć£o trataram a entrevista que dei aos blogueiros. Sobretudo, a procura posterior com perguntas ofensivas, quase que indignados. ‘Por que o Lula deu entrevista para aquela tal de ConceiĆ§Ć£o’? Ɖ porque eu nĆ£o tenho nenhum cargo pĆŗblico e me dou o direito de dar entrevistas para quem eu quero e na

“Precisamos pensar no marco regulatĆ³rio para a comunicaĆ§Ć£o”, afirma Lula em encontro de blogueiros

Imagem
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula O ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva iniciou sua fala no IV Encontro de Blogueiros parabenizando o grupo pelo apoio Ć  aprovaĆ§Ć£o do Marco Civil da Internet, que garante a neutralidade da rede. “A neutralidade Ć© essencial e quem sabe um dia chegue as outras redes”. Lula citou um texto do ex-ministro da ComunicaĆ§Ć£o Social, Franklin Martins, que mostra que todas as grandes democracias do mundo tĆŖm regulaĆ§Ć£o dos meios de comunicaĆ§Ć£o. “Precisamos pensar no marco regulatĆ³rio para a comunicaĆ§Ć£o no Brasil e isso nĆ£o significa censura nem controle dos meios. Quem faz o controle Ć© o pĆŗblico”, ressaltou.

UcrĆ¢nia: governo de Kiev recruta fascistas para lutar no leste

Imagem
Os paramilitares de extrema-direita seguem acampados na praƧa Maidan e continuam armados com metralhadoras, pistolas e coquetĆ©is molotov.  Por FlĆ”vio Aguiar. Berlim  - Restou para o governo de Kiev uma bomba ao lado do seu prĆ©dio. Na praƧa Maidan, cenĆ”rio das manifestaƧƵes que provocaram a queda do ex-primeiro-ministro Viktor Yanukovitch, os paramilitares de extrema-direita que as monopolizaram ainda estĆ£o acampados. E continuam armados, com metralhadoras, pistolas e coquetĆ©is molotov. Foram uma fonte de sustentaĆ§Ć£o para o novo governo, mas sĆ£o potencialmente um problema, pois o Partido Svoboda, de extrema-direita, que tem representaĆ§Ć£o no Parlamento e no novo governo, nĆ£o tem o menor controle sobre eles. A maioria destes pertence ao chamado “Setor da Direita” (Pravy Sektor), que se tornou conhecido naquelas manifestaƧƵes pela violĆŖncia com que enfrentou a polĆ­cia, inclusive com franco-atiradores.

Defeitos de fƔbrica: as explosƵes da GM no Brasil

Imagem
IncĆŖndios provocados por defeitos elĆ©tricos no modelo Vectra deixaram ao menos cinco mortos e cinco gravemente feridos. Da AgĆŖncia PĆŗblica por  AgĆŖncia PĆŗblica Arquivo Pessoal O Vectra de Lucineia Rodrigues dos Santos Silva, enquanto pegava fogo * Por Moriti Neto Os olhos de Lucineia Rodrigues dos Santos Silva ainda se enchem de lĆ”grimas quando ela se lembra da explosĆ£o do Vectra GLS, cor prata, ano 1997, da General Motors do Brasil, que matou sua filha, a pequena RaĆ­ssa, com pouco mais de sete meses de vida. Foi no dia 24 de julho de 2008, no municĆ­pio de TrĆŖs Lagoas, a 338 quilĆ“metros de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Lucineia, entĆ£o proprietĆ”ria de uma pequena confecĆ§Ć£o, voltava para casa com RaĆ­ssa e o filho mais velho, Edson, Ć  Ć©poca com 6 anos de idade. Eram 9h45 da manhĆ£ quando estacionou o carro na garagem. Desceu para abrir a porta da sala, seguida pelo filho, enquanto RaĆ­ssa dormia na cadeirinha instalada no banco traseiro do Vect

O volume morto e o dinheiro vivo

Imagem
Como nĆ£o intuir o peso da riqueza de US$ 22,8 bilhƵes da famĆ­lia Marinho na esfĆ©rica oposiĆ§Ć£o da Globo a uma reforma fiscal que taxe as grandes fortunas? por: Saul Leblon   A famĆ­lia mais rica do Brasil - os Marinho e seu oceĆ¢nico pecĆŗlio de US$ 22,8 bilhƵes, conforme noticia a revista Forbes - Ć© tambĆ©m a proprietĆ”ria do maior conglomerado midiĆ”tico do paĆ­s. A supremacia das OrganizaƧƵes Globo Ć© conhecida.  Mas o fato de que essa casamata  dispare diuturnamente  contra qualquer variĆ”vel que afronte  a lĆ³gica argentĆ”ria,  da qual seus donos sĆ£o os maiores expoentes e beneficiĆ”rios, presta-se a algumas consideraƧƵes. Olhada  dessa Ć³tica, a fortuna  dos Marinhos  figura como uma questĆ£o polĆ­tica, talvez uma das mais sensĆ­veis da polĆ­tica brasileira. Ou serĆ” que  quando  interesses marmorizados em uma riqueza da ordem de R$ 50 bilhƵes –seis vezes o custo dos estĆ”dios da Copa--  se entrelaƧam ao poder de fogo de um dos maiores impĆ©rios midiĆ”ticos do mundo,  seu poder de v

Cervejarias terĆ£o que informar cereais usados na bebida em rĆ³tulos

Imagem
Cervejarias terĆ£o que mudar rĆ³tulos Foto: Arquivo/MĆ“nica Imbuzeiro A falta de informaƧƵes nos rĆ³tulos levou o Procon-RJ a autuar, ontem, as principais cervejarias da cidade. O Ć³rgĆ£o de defesa do consumidor notificou a Companhia de Bebida das AmĆ©ricas (Ambev), a Cervejaria Kaiser do Brasil, a Brasil Kirin IndĆŗstria de Bebidas e a Cervejaria PetrĆ³polis para que passem a divulgar nos rĆ³tulos de suas cervejas o teor de milho ou de outros cereais nĆ£o maltados em suas composiƧƵes. As empresas tambĆ©m deverĆ£o informar no rĆ³tulo que os cereais que fazem parte da composiĆ§Ć£o da cerveja sĆ£o transgĆŖnicos, como determina o Decreto Federal 4.680/2003. Entre as marcas de cerveja notificadas pelo Procon-RJ estĆ£o Antarctica, Brahma, Skol, Caracu, Nova Schin, Kaiser e Crystal. As fabricantes terĆ£o que apresentar, atĆ© a prĆ³xima segunda-feira, ao Procon-RJ, propostas para a alteraĆ§Ć£o dos rĆ³tulos. Algumas cervejas das empresas autuadas pelo Ć³rgĆ£o conteriam atĆ© 45% de milho em suas composiƧƵes, em

Imagens do NulandistĆ£o: O que os EUA e UniĆ£o Europeia jogaram contra a UcrĆ¢nia

Imagem
(fotos e vĆ­deos, legendados em inglĆŖs)   [*] Mahdi Darius Nazemroaya ,  Global Research “ Welcome to Nulandistan: A Multimedia Look at What the US and EU Have Unleashed on Ukraine ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO UcrĆ¢nia em chamas Neonazistas comandados pela Junta de Kiev/EUA queimam civis vivos em Odessa As ditas “operaƧƵes antiterrorismo” do regime de Yatsenyuk nas regiƵes ( oblasts ) do sul e do leste da UcrĆ¢nia sĆ£o, na realidade, uso de forƧa marcial contra civis ucranianos que se opƵem ao regime golpista instalado em Kiev. Ucranianos predominantemente pacĆ­ficos que se opƵem aos lĆ­deres do golpe – nĆ£o “separatistas armados” – tĆŖm sido o principal alvo dos tiros e ataques das milĆ­cias do regime golpista apoiado por EUA e UniĆ£o Europeia. O discurso sobre separatistas “prĆ³-RĆŗssia” Ć© tentativa viciosa para esconder a real natureza dos protestos contra o regime golpista; os protestos se dĆ£o, ali, contra um golpe. A principal qu