Postagens

Mostrando postagens de maio 24, 2015

Onda de greves na Alemanha: A desintegração do “modelo alemão”

Imagem
O país está a viver uma “ampla erosão das normas salariais formais e informais que por várias décadas mantiveram a paz no capitalismo alemão”, afirma o sociólogo económico Wolfgang Streeck, sublinhando que a vaga de paralisações “é mais do que um episódio conjuntural: é outra faceta da desintegração inexorável do que costumava ser o 'modelo alemão'”. ESQUERDA.NET  “Este ano, a maior economia da Europa está prestes a bater um novo recorde de greves, com todos os trabalhadores - desde os maquinistas aos professores de jardins de infância e creches e trabalhadores dos correios - a promoverem paralisações nos últimos tempos. Esta onda de greves é mais do que um episódio conjuntural: é outra faceta da desintegração inexorável do que costumava ser o 'modelo alemão'”, assinala Wolfgang Streeck num  artigo publicado no Guardian . “Os sindicatos das prósperas indústrias de exportação não são os únicos que estão em greve nos dias de hoje”, refere o sociólogo económico,

Luiz Carlos Azenha: Ricardo Teixeira, o homem-bomba que a Globo não quer ver indiciado

Imagem
por Luiz Carlos Azenha - 30/05/2015 Anos 2000. A International Sport and Leisure (ISL) corre o risco de falir. A empresa havia sido criada por Horst Dassler, o magnata alemão herdeiro da Adidas. Foi o homem que ajudou a inventar o marketing esportivo: assumir um evento, empacotar comercialmente e vender a emissoras de televisão, já com os patrocinadores definidos. Hoje sabemos que a ISL dominou o mercado à custa de dezenas de milhões de dólares em propinas. O homem da mala de Dassler era Jean Marie Weber. O encarregado de molhar a mão da cartolagem e garantir os direitos de TV e de marketing que eram das federações.

Nelson Goerner - Chopin - Variations in B-flat major on Là ci darem, Op 2

Imagem
Por  marcos Aquino Nelson Goerner - Chopin - Variations in B-flat major on Là ci darem, Op 2

Mauricio Dias: O "golpe" do PMDB

Imagem
Rosa dos Ventos por  Mauricio Dias  — na Carta Capital -   publicado  30/05/2015 Votações do ajuste fiscal e da reforma política abalaram o controle de Temer, Renan e Cunha sobre os congressistas                                                                       Edilson Rodrigues/Agência Senado Aécio e o sonho de incriminar a presidenta Dilma A  ansiedade do senador tucano Aécio Neves provocou o  fracasso do “ impeachment  já” , da presidenta Dilma Rousseff, pretendido pela faminta oposição longe do poder central há mais de 12 anos. Os tucanos recuaram desse intento. Nem tão rápido para não parecer derrotado e nem tão lento para camuflar a desistência. Para isso, usaram o parecer oferecido pelo advogado Miguel Reale, o Júnior.

O BRASIL, A MANIPULAÇÃO E A ESPECULAÇÃO FINANCEIRA.

Imagem
Postado por   Mauro Santayana (RBA) -  A informação, recentemente divulgada, de que o Real teve sua cotação descaradamente manipulada, por bancos que acabam de ser multados em 5,6 bilhões de dólares por fraude cambial nos Estados Unidos, corrobora aquilo que sempre se afirmou nos meios mais nacionalistas, e que é ridicularizado e tratado como uma fantasia esquerdista pelo público conservador e de extrema direita:

Fernando Brito: Lula, o “candidato fraco”. Ou de como a direita gosta de sonhar

Imagem
30 de maio de 2015 | 22:45  Autor: Fernando Brito A  Folha , hoje, antecipa uma eventual desistência de Lula de concorrer às eleições de 2018, com base em conversas que o ex-presidente teria tido com amigos (“ muy amigos “) nos últimos dias: “Preocupado com a crise política que atinge o governo de sua sucessora, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados que só terá condições de ser o candidato do PT nas eleições de 2018 se a avaliação da presidente Dilma Rousseff melhorar e ele tiver um legado para defender para seus eleitores.”

Globo quer demissão de seu operador junto a cartolas, que ameaça contar tudo, diz blog.

Imagem
Por  Por:  Zé Augusto - do blog Os Amigos do presidente Lula -030/05/2015 Será? É o que afirma o blog do Paulinho: Caso FBI-FIFA: Rede Globo quer demitir Marcelo Campos Pinto. Executivo ameaça contar o que sabe . A investigação do FBI americano sobre pagamento de propinas nos negócios envolvendo compra de direito televisivos dos principais torneios de futebol do Planeta gerou uma crise interna na Rede Globo que estourou, ontem, em reunião de diretores da emissora com o executivo Marcelo Campos Pinto. . O clima foi tenso.

NYT Imperial: Cada membro da FIFA só tem um voto e é secreto...

Imagem
Uau! “Que estranha matemática eleitoral” 29/5/2015, [*] Moon of Alabama Imperial NYT: Each FIFA Member One Secret Vote Is “Strange Electoral Math” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Nota da redecastorphoto:  Contra a vontade dos EUA e Israel,  Sepp Blatter foi reeleito  para a presidência da FIFA hoje, 29/5/2015. Meninos palestinos jogam futebol diante do MURO DA VERGONHA, construído em terras ROUBADAS por Israel, na Palestina/Cisjordânia. O New York Times foi avisado sobre o ataque, pela polícia suíça, mas ordenado pelos EUA, contra funcionários da FIFA em Genebra. O jornal parece guardar algum ressentimento contra a FIFA, porque os EUA perderam a disputa pela Copa do Mundo de 2022, para o Qatar.

Obama: política externa como roleta

Imagem
29/5/2015, [*] Jim W. Dean , New Eastern Outlook Obama Plays US Foreign Policy Roulette Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Barack Obama Hoje em dia, já praticamente nunca fico chocado nesse nosso negócio, mas a primeira entrevista de Obama publicada em veículo editado em árabe [embora seja editado em Londres], o diário Ashraq Al-Awsat , sim, senhor, conseguiu chocar-me. Os EUA demos passo gigantesco para bem longe de o Irã ser afinal excluído da lista de terroristas, como parte do avanço nas conversações nucleares, e para bem perto de o Irã ser devolvido à tal lista. Tudo isso por causa de um comentário do presidente dos EUA que, com absoluta certeza, não pode ter sido comentário “marginal”, surgido de improviso.

Paulo Moreira Leite: A MÃO QUE AJUDA O FASCISMO

Imagem
por Paulo Moreira Leite - 30 de maio de 2015 Benevolência com atos contra a democracia explica cenas de violência e tentativas de intimidação Imagine você que na quarta-feira passada eu me encontrava no café da Câmara de Deputados, quando apareceu  um dos líderes do PSDB, conhecido de várias entrevistas e conversas civilizadas. Ao reparar que eu tinha um livro aberto, perguntou do que se tratava. Mostrei: era a edição, em espanhol, de “O Fascismo e a marcha sobre Roma” reportagem histórica de Emilio Gentile sobre o assalto ao poder comandado por Benito Mussolini, em 1922, na Itália.

Estudantes dos EUA nas escolas de Medicina de Cuba

Imagem
Cerca de 250 estudantes norte-americanos transitam pelas escolas de Medicina e constroem com sua presença uma convivência proveitosa entre as duas nações. José Jasán Nieves Cárdenas - Progreso Semanal (Miami) (via adital)  Na Carta Maior Já parecem cubanos pelo efeito do sol sobre a pele. À simples vista só os delata o inconfundível acento gringo em sua fala, por muito que os cubanismos mais rotundos façam parte habitual dos seus diálogos.   Cerca de 250 estudantes norte-americanos transitam pelas escolas de Medicina e pelo sistema sanitário desse arquipélago desde o ano 2000 e constroem com sua presença uma das páginas mais reveladoras de convivência proveitosa entre ambas as nações.

DW: Rússia proíbe políticos europeus de entrar no país

Imagem
Moscou divulga lista de europeus que estão proibidos de entrar em território russo. Documento com 89 nomes foi enviado a embaixadas. Para líderes europeus, proibição é resposta às sanções contra a Rússia. O governo russo expediu uma lista com nomes de políticos europeus proibidos de entrar no país. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, revelou nesta sexta-feira (29/05) que o documento foi enviado às respectivas embaixadas. O documento inclui três parlamentares holandeses, sendo um deles representante do país no Parlamento europeu.

Dilma diz que governo chegou no limite de sua "capacidade anticíclica"

Imagem
Criado em  29/05/15 22h51  e atualizado em  29/05/15 23h25   Por  Camila Boehm  Edição: Aécio Amado  Fonte: Agência Brasil Em evento do PCdoB na noite de hoje (29), na capital paulista, a presidenta Dilma Roussef disse que o governo está em um momento difícil, de grande desafio. Ela lembrou que, desde a eclosão da crise financeira de 2008, o governo federal adotou todas as medidas anticíclicas possíveis, como fortalecer e ampliar políticas sociais e o crédito, a fim de proteger o consumo, o investimento das empresas, o emprego e a renda dos trabalhadores.

Barra da Tijuca: a fronteira do vale-tudo

Imagem
Nas varandas gourmets se promovem churrascos e panelaços com vista para o mar. Mas o sistema de saneamento básico é o mais deficiente da cidade. Léa Maria Aarão Reis e Paulo Vasconcellos - na Carta Maior No documentário  Carioca era um rio , de Simplício Neto, um dos entrevistados no filme, o biólogo Mario Moscatelli, observa: “se perguntarem a um carioca onde fica algum dos shoppings centers  da cidade todo mundo sabe. Se indagarem onde é a Lagoa de Camorim ou o Rio Carioca duvido que alguém consiga responder”. Isto ocorre, entre as razões que contrapõem ignorância e uma lamentável cultura de inutilidades, porque o Carioca, rio que virou gentílico dos habitantes da cidade do Rio de Janeiro, hoje é um canal de esgoto submerso que atravessa, tapado, diversas ruas e avenidas para desaguar, imundo, na Baía de Guanabara.

Paul Craig Roberts: O Dia da Memória dos EUA é uma fraude

Imagem
Os festejos de guerras de estelionato 22/5/2015, [*] Paul Craig Roberts – Counterpunch Memorial Day is a Hoax – The War Commemoration Racket Traduzido por Emerson Silva Major General Smedley Butler O Dia da Memória dos EUA é dedicado a comemorar os soldados mortos nas Guerras. Disseram-nos que eles morreram por nós e por nossa liberdade. O general da Marinha dos Estados Unidos, Smedley Butler , desafia este ponto de vista. Ele disse que nossos soldados morreram pelos lucros dos banqueiros, de Wall Street , da Standard Oil e da United Fruit Company . Segue um trecho de seu discurso pronunciado em 1933:

Paulo Moreira Leite: A SINDROME DE PELÉ

Imagem
por  Paulo Moreira Leite A base ideológica da proibição da reeleição reside numa persistente visão que despreza a capacidade da população reconhecer seus interesses: "o povo não está preparado para votar" O debate sobre o direito de presidentes, governadores e prefeitos disputarem a reeleição é uma dessas conversas permanentes da política brasileira. Seu horizonte é a improvisação e o preconceito. Periodicamente, tenta-se manipular a reeleição ou a não-reeleição ao sabor das conveniências do momento.

Fernando Brito: A Receita tem medo de falar na Globo?

Imagem
29 de maio de 2015 |  Autor: Fernando Brito Na  Folha , a Receita Federal diz que investiga fraudes no futebol brasileiro há mais de uma década. Diz que foram feitas três operações especiais desde 2002, em que foram investigadas 96 pessoas e empresas ligadas ao futebol no país. Essas auditorias resultaram na cobrança de R$ 4,47 bilhões em tributos, multas e juros. Mas contra quem, pessoas físicas e empresas, a Receita silencia, alegando sigilo fiscal.

Investigação contra a FIFA tem interesse político dos EUA.

Imagem
Sputnik News - 29/05/2015 Pedro Trengrouse, especialista em Direito Esportivo da Fundação Getúlio Vargas, acredita que a investigação das irregularidades na FIFA vai muito além da prisão de dirigentes. Em entrevista exclusiva à Sputnik, ele diz que a operação deflagrada pela Justiça dos EUA tem nítidos interesses econômicos e principalmente políticos.

Senadores dos EUA pedem cancelamento do Mundial na Rússia

Imagem
Reeleito, Blatter tem sido muito contestado na presidência da FIFA. Agência Lusa -  na Carta Maior Os senadores dos EUA Robert Menendez e John McCain pediram ao congresso da FIFA para reconsiderar o seu apoio ao presidente Sepp Blatter devido ao seu apoio ao Mundial de futebol de 2018 na Rússia. "Há muito tempo que estou preocupado com a escolha da Rússia pela FIFA e as notícias de hoje apenas sublinham a necessidade de eleger um presidente que não somente apoie os valores da FIFA, mas que assegure que a FIFA não recompense países que não apoiam esses valores", disse em nota o senador Menendez, do estado de Nova Jersey. Na carta enviada ao congresso do organismo máximo do futebol, que é também assinada pelo ex-candidato presidencial John McCain, Menendez critica a escolha da Rússia, "apesar das constantes violações da integridade territorial da Ucrânia e as outras ameaças a arquitetura de segurança do pós II Guerra Mundial". A missiva foi divulgada no dia

Literatura síria mortificada pelas bombas. A violência como essência do humano.

Imagem
Por Claudia Falluh Balduino Ferreira - No ORIENTE mídia Damasco, Bab Tuma. Há quem diga que a violência é o cerne do humano. E tem razão. Pobre de quem duvida: será sua próxima vítima. Essa violência alça graus tão intensos, a fúria encontra um eco de tal modo tonitruante dentro dos corações e das mentes que inflama as ambições, que por sua vez transformam-se em vapores de mercúrio e colam-se a todos sem exceção. As ambições e a cupidez, por sua vez, saem ao encontro dos altos-fornos da expressão violenta, a qual se vê refletida nas chamas saborosas da cobiça e da mentira e o resultado é o festim da ignomínia, regado a cálices ferventes de ódio, baixelas de maldade onde estão servidas crianças chamuscadas e finos guardanapos bordados a sangue civil. Está servido o banquete da injúria, ao som da orquestração vampiresca mundial  onuesca  que ignora verdades e aplaude mentiras, não sem salivar diante do butim que se oferece às ambições ancestrais que circundam sua vítima serv

Kiko Nogueira: Por que a Polícia Federal se sentou em cima das fraudes da CBF nestes anos todos?

Imagem
Postado em   29 mai 2015 por :   Kiko Nogueira Tiveram que se coçar Foi necessária a pressão no cangote da secretária de Justiça americana Loretta Lynch para a PF tomar uma atitude com relação à CBF. Um inquérito foi aberto no Rio. O ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, acha que há indícios de que os crimes apurados pelo FBI tenham sido cometidos aqui. Bidu. Na noite anterior, quarta-feira, a PF deu uma geral em companhias do empresário Kleber Leite, ex-presidente do Flamengo ligado a J. Hawilla, delator do esquema da Fifa.

DW: EUA retiram Cuba da lista do terrorismo

Imagem
Departamento de Estado americano confirma oficialmente a retirada de Cuba da lista de países que financiam o terrorismo, na qual a ilha figurava desde 1982. Medida abre caminho para restabeler relações diplomáticas. Terminou nesta sexta-feira (29/05) o prazo para o Congresso americano desafiar a decisão do presidente Barack Obama de retirar Cuba da lista dos países que apoiam o terrorismo. Como nenhum parlamentar faz objeção à proposta, ela passa a valer automaticamente, o que abre as portas para o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Além disso, esse passo é fundamental para o fim do embargo comercial e financeiro imposto por Washington à ilha caribenha desde 1962.

A economia cai aqui: 0,2%, E nos EUA, -0,7%. A crise não é mundial?

Imagem
29 de maio de 2015 | 14:19  Autor: Fernando Brito O Governo dos Estados Unidos  divulgou os dados do seu PIB  (GDP, na sigla deles) do primeiro trimestre e a revisão dos números de 2014. É de fazer murchar as orelhas da Míriam Leitão. No trimestre inaugural de 2015, queda de 0,7%.

Apesar de escândalos, Joseph Blatter é reeleito para quinto mandato na Fifa

Imagem
Joseph Blatter discursa durante votação para a presidência da Fifa; ele foi reeleito no segundo turno BBC-Brasil Em meio ao maior escândalo de corrupção da história da Fifa, o suíço Joseph Blatter foi reeleito para a presidência da entidade máxima do futebol mundial nesta sexta-feira. Blatter está no cargo desde 1998, quando substituiu o brasileiro João Havelange, e vai agora para seu quinto mandato.

Luciano Martins Costa: O ninho de ratazanas

Imagem
JOGO SUJO Por Luciano Martins Costa em 29/05/2015 -  no Observatório da Imprensa A imprensa brasileira se regozija com a prisão, na Suíça, do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, por conta das investigações de autoridades americanas sobre corrupção na organização internacional do futebol profissional. Nas edições de sexta-feira (29/7), um dos destaques é a fuga do atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, que deixou a conferência da Fifa em Zurique e preferiu se refugiar no Brasil. O noticiário equivale a uma bomba num ninho de ratazanas.

Dias antes da votação para expulsar Israel os EUA ordenam ataque contra a FIFA

Imagem
27/5/2015, [*] Moon of Alabama “ Ahead Of Israel Expulsion Vote U.S. Orders Raid On FIFA ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu   A situação na Cisjordânia é muito pior que o apartheid que se viu na África do Sul, porque os extremistas e direitistas israelenses querem “extinguir a Palestina” –  disse Rajoub. Na década de  1960 a  FIFA manteve a África do Sul suspensa durante décadas porque esta não respeitava as políticas de não discriminação da associação. Um mês depois do levante da juventude de Soweto, em 1976, a  FIFA expulsou a África do Sul. Edifício-sede da FIFA em Zurique Hoje os EUA forçaram a polícia suíça a assaltar, encarcerar e extraditar s eis funcionários da FIFA , por corrupção presumida. As prisões – com a presença com certeza preparada de jornalistas do New York Times no local – aconteceram pouco antes de uma votação na FIFA, para decidir sobre a expulsão de Israel, da organização.

Produção de drogas no Afeganistão cresceu após chegada dos americanos

Imagem
Sputnik News - 29/05/2015 A produção de drogas no Afeganistão aumentou 50 vezes desde o início da operação militar dos EUA no país em 2001 e continua aumentando, declarou o Serviço Federal de Controle de Drogas da Rússia (FSKN na sigla em russo). Depois de 10 anos da ocupação militar americana, país produz 95% do ópio mundial.

Globo esconde que J. Hawilla é sócio de filho de João Roberto Marinho

Imagem
Conseguirá a 'vênus platinada' convencer o público – e a Justiça – de que 'não sabia' que seus sócios pagavam propinas a cartolas pela transmissão de jogos de futebol? por  Helena Sthephanowitz, para a Rede Brasil Atual   publicado  29/05/2015 11:46,  última modificação  29/05/2015 13:34 CC / JOAO32CARV Acusações ainda não foram feitas, mas sobram suspeitas de irregularidades no futebol da Globo Ao noticiar o escândalo de corrupção internacional de subornos no futebol que levou à prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, o  Jornal Nacional  da TV Globo omitiu informações relevantes ao telespectador. A começar pelo fato de J. Hawilla ter sido diretor de esportes da própria Rede Globo em São Paulo – tendo sido antes repórter de campo – e já nessa época, começou paralelamente a comercializar placas de publicidade em estádios. Ali nascia o empresário com forte ligação com a emissora. Em 2003 J. Hawilla fundou a TV TEM, sigla de Traffic Entertai