Postagens

Mostrando postagens de julho 27, 2014

Aécio quer criar tudo o que Lula e Dilma já criaram

Imagem
Hoje, em caminhada por Curitiba, o candidato Aécio Neves  falou de algumas "propostas" de seu governo (link is external)  para os programas sociais.  Como sempre , as propostas de Aécio ficam restritas às “reformas” que ele pretende fazer, caso eleito,  nos programas já criados e implantados pelos governos Lula e Dilma. Ao lado de Beto Richa, seu colega de partido, Aécio disse que vai criar o Mãe Brasileira, inspirado no Mãe Paranaense, segundo ele. O programa de saúde a gestantes e recém nascidos já existe, senador, chama  Rede Cegonha , e foi criado em 2011 pela presidenta Dilma. O Rede Cegonha apresenta uma maior disponibilidade de atendimento no pré-natal, garantia de realização de todos os exames necessários, profissionais de saúde mais preparados para acolher a gestante e a criança e atendê-las com segurança e o cuidado. Com isso, o objetivo é humanizar a atenção à saúde das mulheres e de seus filhos.

Mais questionamentos sobre o aecioporto

Imagem
Autor: Miguel do Rosário A história do aecioporto ainda possui inúmeros pontos obscuros. Alguns diretamente ligados ao aeroporto, outros vinculados indiretamente. Os vínculos indiretos, que oferecem interesse jornalístico se houvesse imprensa comercial séria no país, são: 1) descoberta de trabalho escravo na empresa de familiares de Aécio, na mesma fazenda em Cláudio cujo terreno foi desapropriado por R$ 1 milhão pelo governo Aécio.

Sem Barbosa, trabalhos no STF ganham novo ritmo

Imagem
Enviado por Sorano JB não julgava nem deixava ninguém julgar do STF Plenário julga 127 processos na sessão desta sexta-feira (1º) Na primeira sessão do segundo semestre de 2014, realizada nesta sexta-feira (1º) sob a presidência interina do ministro Ricardo Lewandowski, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou 127 recursos, entre agravos regimentais e embargos de declaração – processos que estavam obstruindo a pauta da Corte. A sessão durou pouco menos de uma hora e julgou 47 listas de processos de relatoria de sete ministros, tendo sido classificada como uma sessão “dinâmica” pelo ministro Marco Aurélio.

As chances do Hamás

Imagem
1/8/2014,  [*] Nathan Thrall ,  LRB , vol. 36, n. 16. 21/8/2014, p. 10 “ Hamas’s Chances ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO   Judaismo condena o terrorismo sionista de Israel A guerra em curso em Gaza não foi guerra que Israel ou o Hamás tenham buscado. Mas os dois lados sabiam com certeza absoluta que um novo confronto viria. O cessar-fogo de 21/11/2012, que pôs fim a oito dias de fogo, foguetes de Gaza contra Israel e bombardeio aéreo de Israel contra Gaza, jamais foi implementado. Aquele acordo estipulava que todas as facções palestinas em Gaza suspenderiam as hostilidades contra Israel e que Israel suspenderia todos os ataques contra Gaza por terra, mar e ar – inclusive o “alvejamento de indivíduos” (assassinatos, quase sempre por mísseis disparados de  drones manobrados à distância) – e que o cerco de Gaza acabaria, dado que Israel aceitou, por aquele acordo de 2012, “abrir as passagens e facilitar o desloca

Dilma com 51% em Sergipe. Campos não saiu de Pernambuco

Imagem
Autor: Miguel do Rosário É um eleitorado pequeno, o de Sergipe, mas a pesquisa serve como termômetro do Nordeste. Segundo o Vox Populi, Dilma tem 51% das intenções de voto em Sergipe, contra 14% e 8% de Eduardo Campos. A pesquisa foi  divulgada na TV Atalaia , de Sergipe. Ou seja, Aécio e Campos somam apenas 22% em Sergipe, contra 51% da presidente.

GLOBO DESABA DEPOIS DA COPA

Imagem
Anunciantes começam a rever a tabela de preços. A seção “Outro Canal” da Fel-lha (*), a cargo de Vitor Moreno, revela neste sábado (2) que a audiência da Globo Overseas  caiu 14% de 1º a 13 de julho, no pós-Copa. À noite, no horário nobre (das 18h à meia-noite), quando a onça bebe água, a queda foi de 12%. As que não exibiram a Copa foram as que mais se beneficiaram: Record e SBT cresceram. A Band desabou com a matriz.

BNDES e banco japonês assinam acordo que beneficia pequenas e médias empresas

Imagem
O  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)  e o  Banco de Cooperação Internacional do Japão (JBIC)  assinaram nesta sexta-feira (1º), Memorando de Entendimento direcionado a pequenas e médias empresas. A assinatura ocorreu  durante a visita oficial do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ao Brasil . O memorando tem por objetivo identificar potenciais projetos de investimentos de pequenas e médias empresas (PMEs) japonesas no Brasil, realizados diretamente ou em parceria com empresas locais, que sejam de interesse dos dois países. Se viabilizados, estes investimentos podem abrir caminho para a ampliação das relações econômicas bilaterais. Entre as áreas com potencial para as parcerias estão tecnologia e inovação, nas quais o Japão possui alto grau de desenvolvimento. Com vigência de três anos, o acordo também prevê intercâmbio de informações sobre potenciais projetos de interesse mútuo e que sejam organizados, nos dois países, seminários e reuniões para

Chamando o cardeal de mentiroso, Merval?

Imagem
Autor: Fernando Brito Ontem, quando Merval Pereira partiu para um exploração torpe para colocar os católicos contra o Governo Federal, alegando que o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro teria recebido ameaças do Ministério da Cultura de que se retiraria a estátua do Cristo Redentor da Mitra carioca, este blog   disse que a prova de que isso não tinha acontecido era o fato de que D. Orani Tempesta não ter reagido, o que jamais deixaria de acontecer, pelo seu caráter pessoal e por sua condição de chefe da Igreja que não se acovardaria diante disto.

Ibope coloca candidatura de Aécio na UTI: déficit de 3,5 milhões de votos em Minas.

Imagem
Por:  Zé Augusto Do blog Os Amigos do Presidente Lula Nas contas dos tucanos, o senador Aécio Neves (PSDB) precisa arrancar uma diferença a seu favor de 5 milhões de votos em Minas Gerais para compensar a vantagem que projetam para Dilma na região Nordeste, de forma a conseguir ir ao segundo turno. Sabe quanto a última pesquisa Ibope em Minas está dando para ele? Apenas 1,5 milhão de votos na frente. 

Aécio e o Rio: um caso de amor não correspondido

Imagem
por :   Paulo Nogueira Aécio casou com Letícia no Rio Ao ver os números do Ibope em alguns estados, me ocorreu o seguinte: parece haver, no Rio, um caso de amor não correspondido. Me refiro a Aécio. Segundo o Ibope, no Rio ele tem 15% das intenções de voto contra 35% de Dilma. Poucos políticos, na história moderna nacional, e talvez mesmo antiga, demonstraram tanto amor quanto Aécio pelo Rio. É possível que Aécio tenha mais horas passadas no Rio do que em sua terra natal, Minas.

Fazenda do aeroporto de Cláudio (MG) foi flagrada com trabalho escravo

Imagem
Local onde o grupo de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego encontrou uma das frentes de trabalho de cortadores reduzidos a condições análogas às de escravo. Ao lado, o famoso aeroporto no município de Cláudio (MG) Leonardo Sakamoto   A construção de um aeroporto em Cláudio (MG) não é o único estorvo envolvendo a propriedade rural da família do senador Aécio Neves, candidato à Presidência. Em outubro de 2009, uma inspeção de auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, com a presença do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal, encontrou 80 trabalhadores que cortavam cana para uma destilaria da região, sob responsabilidade da família Tolentino (a mesma da avó materna de Aécio), trabalhando em regime análogo ao da escravidão. Destes, 39 estavam na fazenda Santa Izabel, pertencente a mesma família e localizada, hoje, ao lado da área desapropriada para o aeroporto.

O canhão Lula

Imagem
O poder de fogo do ex-presidente como cabo eleitoral assusta os adversários na véspera eleitoral. Veremos como se portam seus candidatos por  Mauricio Dias Em pesquisa feita no Pernambuco, Lula foi eleito o melhor presidente do Brasil com 89,9% dos votos Presidente da câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves é o candidato favorito ao governo do Rio Grande do Norte, estado que a família Alves domina há muitos anos e onde o partido dele, o PMDB, trava nesta eleição um combate por votos com o PT, do qual o ex-presidente Lula é presidente honorário.

Argentina “caloteira”? Em que mundo?

Imagem
1/8/2014,  [*] Masha Loyak ,  Newropeans Magazine Argentina’s default: In which world? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO A  Agência  Standard & Poor’s  apenas rebaixou a avaliação da Argentina para SD  [orig.  Selective Default , expressão que significa que o devedor continua a dever uma ou mais parcelas de dívida maior, mas o credor crê que a dívida será saldada. Sobre isso, ver  Standard & Poor’s Definitions ]. Comentário do Zeca Tinga, Analista de Economia na Vila Vudu:  Ao contrário do que a imprensa-empresa tem noticiado na Argentina [e do Grupo GAFE (Globo-Abril-FSP-Estadão) no Brasil, então, nem se fala!] foi a Argentina, não os fundos-abutres, quem recusou o acordo para refinanciar a dívida total dos argentinos. Standard & Poor’s só rebaixou a avaliação do crédito argentino para  SD (Selective Default ) para sinalizar que as negociações de ontem não chegaram a qualquer acordo

Esqueça Salomão: o templo de Edir Macedo é um tributo a um vendedor excepcional

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ele O Templo de Salomão, erguido por Edir Macedo em homenagem a si mesmo, marca uma nova fase em sua carreira de religioso — e, sobretudo, de vendedor excepcional. É um símbolo de seu triunfo e de sua corporação, a Universal. Surge também num momento em que, de acordo com o IBGE, a organização cede fieis para outras denominações neopentecostais.

Obama sobre táticas heterodoxas da CIA pós 11/9: “Torturamos uns caras...”

Imagem
1/8/2014,  Russia Today - RT, Moscou  – com vídeo, em inglês Obama on CIA’s post-9/11 tactics: “We tortured some folks” Texto traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO   Barack Obama, na Casa Branca, em 1/'8/2014 O presidente Barack Obama fez um rara admissão de culpa durante conferência de imprensa sobre o uso, pelos EUA de táticas de interrogatório com estimulação, logo depois dos ataques terroristas do 11/9. “ Imediatamente depois do 11/9, fizemos algumas coisas erradas. Fizemos muitas coisas certas, mas torturamos uns caras... Fizemos coisas que contrariam nossos valores ” – disse o presidente Obama na parte final de conferência de quase uma hora com jornalistas na Casa Branca em Washington, DC. O comandante-em-chefe fez a admissão ao responder a uma pergunta sobre John Brennan, Diretor da CIA-EUA, entre várias perguntas de jornalistas sobre as situações em Gaza, na Ucrânia e no Oeste da África.

Fizemos aeroportos e ninguém ficou com as chaves, diz Dilma

Imagem
Por:  Zé Augusto Do blog Os Amigos do Presidente Lula Em Montes Claros (MG), a presidenta Dilma participou de encontro com lideranças da região e de um comício popular ao lado de Lula, de Fernando Pimentel (candidato a governador pelo PT) e Josué Alencar (candidato ao senado pelo PMDB). A presidenta deu uma alfinetada no tucano Aécio Neves. Ela disse: "Nós aumentamos a capacidade dos aeroportos em 67 milhões [de passageiros] e ninguém ficou com a chave desses aeroportos", referindo-se a à denúncia de que as chaves do aeroporto da cidade Cláudio (MG) que deveria ser público ficavam o tio de Aécio, praticamente fazendo uso privado da pista para o próprio Aécio e familiares usarem. Dilma citou a frase ao fazer uma comparação das críticas à Copa com as críticas que hoje fazem ao país.

Declínio da produção industrial: a crise e a oportunidade

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Sobre a queda na produção industrial que hoje é manchete nos jornais, creio ser oportuno reproduzir abaixo um trecho da obra-prima de John Maynard Keynes, o livro Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro: Significa isto, infelizmente, que não só as crises e as depressões têm a sua intensidade agravada, como também que a prosperidade econômica depende excessivamente de um ambiente político e social que agrade ao tipo médio do homem de negócios.

Choveu pouco em São Paulo. Sim, mas o problema é maior e a Folha não quer ver

Imagem
Autor: Fernando Brito A Folha publica agora à noite um levantamento que, além dos erros aritméticos (  o gráfico diz que choveu 60% abaixo da média e é só fazer a conta para ver que a chuva foi 42,4% abaixo da média ) que  pode acrescentar dramaticidade, deixa de lado a questão mais importante. A de que o grave foi, claro que por causa da falta de chuvas, mas não só, a queda na vazão dos rios que abastecem o Sistema Cantareira. A vazão afluente média dos rios que o abastecem é, nos últimos 50 anos, de 46,3 metros cúbicos por segundo.

Orgânicos: Saiba onde encontrar e porque consumir.

Imagem
Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Alimentos naturais, cultivados sem o uso de agrotóxicos e sem organismos geneticamente modificados (transgênicos) estão mais perto de você do que você imagina O Brasil é o maior produtor de agrotóxicos do mundo, representando ⅕ do consumo mundial. Eles estão presentes, irregularmente, em 30% dos nossos alimentos, e não estão apenas na salada, mas também nos grãos, frutas, carnes e até em alimentos industrializados.

5 obstáculos para construir um sistema tributário justo no Brasil

Imagem
Najla Passos Brasília - O sistema tributário de um país é o conjunto de impostos, taxas e contribuições através dos quais o Estado obtém recursos para cumprir suas funções, como a oferta de bens e serviços públicos de qualidade. Portanto, tanto pode ser instrumento para promover a distribuição de renda quanto para ampliar a acumulação capitalista de poucos. No Brasil, é consenso que o sistema tributário é injusto, qualquer que seja o parâmetro adotado para avaliá-lo. Estudo realizado por Maria Helena Zockum, em 2004, mostra que os mais pobres, com renda de até 2 salários mínimos, eram onerados em 48,8% com impostos, enquanto os mais ricos, com renda superior a 30 salários mínimos, em apenas 26,3%.

Alckmin não teve capacidade de cuidar da segurança publica, o que mais quer?

Imagem
Por Dandara Lima, no site da UJS: Carro chefe da administração tucana no estado de São Paulo, a segurança pública e os seus agentes estão em crise. Violência policial na periferia e nas manifestações de rua, altas taxas de mortalidade em operações policiais, falta de estrutura e planos de carreiras para as policias civil e militar, são um retrato dos investimentos em segurança pública do governador Geraldo Alckmin.

Classificação de risco do Brasil desmente “mercado”, oposição e mídia

Imagem
Posted by  eduguim   Do Blog da Cidadania Em um momento em que o mercado financeiro, a oposição ao governo Dilma Rousseff e a mídia espalham pessimismo com divulgação incessante de prognósticos catastróficos sobre a economia brasileira, a prova maior do exagero desse discurso essencialmente político-eleitoral reside no que, em investimento, é chamado de “classificação de crédito” (rating). Essa classificação, levada ao pé da letra pelo mercado financeiro internacional, é feita por meio de notas representadas por letras e sinais aritméticos a partir de avaliações concedidas pelas três principais agências de classificação de risco. Quais sejam, a Fitch Ratings, a Moody’s e a Standard & Poor’s. No quadro abaixo, o sistema de notas de cada uma das agências

Alckmin não admite, mas Idec constata racionamento de água em SP

Imagem
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou uma carta aos órgãos gestores estaduais e ao governador Geraldo Alckmin com dados que evidenciam a prática de racionamento em São Paulo. “A campanha ‘Tô Sem Água’ recebeu uma média de 14 reclamações por dia, ou seja, está evidente que o racionamento está ocorrendo”, disse em comunicado a advogada do Idec, Claudia Almeida. A doméstica Maria Cristina Gomes, moradora do Parque Edu Chaves, também relata que as torneiras da sua residência ficam secas todas as noites há cerca de um mês. (Foto: Tatiana Santiago/G1) De acordo com o documento destinado à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), mais de 490 reclamações de corte no fornecimento de água foram registradas na campanha “Tô Sem Água”. Oficialmente, a Sabesp apenas admite a redução da pressão para controlar perdas de água. O que, segundo a companhia, não configura rac

Que saudades da Judith Brito!

Imagem
Autor: Fernando Brito Vocês se lembram dela? Era a dirigente da Associação Nacional dos Jornais que,  pouco antes das eleições de 2010 , disse que cabia à imprensa fazer “de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada”. D. Judith era uma moderada perto dos padrões atingidos hoje pelos grandes jornais do país. O estudo dos alunos de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apelidado de  Manchetômetro  e divulgado hoje pelo meu parceiro  Miguel do Rosário , é estarrecedor, mesmo para quem sabe da notória hostilidade da grande mídia ao Governo Dilma.

Dilma e Lula: Encontro com prefeitos do Semi-Árido mineiro

Imagem
A presidenta Dilma Roussef e o ex-presidente, Lula estiveram há pouco, em Montes Claros, em um encontro com prefeitos do Semi-Árido mineiro e com os candidatos a governador  e vice-governador do estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel  (PT) e Toninho Andrade (PMDB), respectivamente, e também o candidato a Senador por Minas Gerais, Josué Alencar (PMDB). No encontro, Toninho Andrade ressaltou o grande volume de investimento no estado de Minas Gerais  por parte do Governo Federal. Toninho sublinhou ainda a   dívida pública  que o governo de Antonio Anastasia (PSDB) e  Alberto Pinto Coelho (PP) vai deixar. Tal dívida, provavelmente, estará entre os desafios que os próximos gestores do governo do estado terão que enfrentar. Pimentel perguntou aos prefeitos do Encontro se eles sabiam apontar uma obra do governo atual que mudou para melhor a vida dos mineiros. Ninguém soube dizer e o local do Encontro ficou um silêncio só.  Josué Alencar (PMDB), confessou que se inspirou em L

Conflicts Fórum: Comentário semanal de 24 a 31/7/2014

Imagem
Perigos da estratégia sem coerência 30/7/2014,  [*]  Conflicts Forum , Conflicts Fórum Weekly Comment: The Risks of Strategic Incoherence Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Porque os EUA pagam o apoio de neonazistas na Ucrânia?  Há hoje crescimento real do risco estratégico. Se se consideram a guerra civil na Ucrânia; possíveis ramificações da recente derrubada do avião civil malaio; ou a decisão dos EUA de “punir” Putin por não ter obrigado militantes no Donbass a renderem-se a Poroshenko; ou, ainda, se se consideram o fenômeno do crescimento do Estado Islâmico do Iraque e Levante [ing.  ISIL ] e o desmembramento  de-facto  do Iraque; ou se se considera o modo como são conduzidas as negociações do Irã, estruturadas em torno da mais total superficialidade da noção de  “ breakout capacity ”   [1]  como régua-padrão; ou se se consideram os US$ 500 milhões extras que Washington gastará para armar “moderadamente” insurgente

STF adia votação de novo presidente e ignora ato de Barbosa

Imagem
O Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta sexta-feira (1º/8), adiar a votação simbólica da eleição do ministro Ricardo Lewandowski para a presidência da corte. Os ministros entenderam que não seria conveniente fazer a votação sem a presença dos ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, que não compareceram à sessão.