Postagens

Mostrando postagens de abril 6, 2014

Por que estamos vivendo uma segunda 'Belle Ɖpoque'

Imagem
NĆ³s nĆ£o sĆ³ voltamos aos nĆ­veis de desigualdade de renda do sĆ©culo XIX, como tambĆ©m estamos em um caminho de volta para o capitalismo patrimonial. Paul Krugman - New York Review of Books Thomas Piketty , professor da Escola de Economia de Paris, nĆ£o Ć© um nome familia, mas isso pode mudar com a publicaĆ§Ć£o em lĆ­ngua inglesa de sua magnĆ­fica e arrebatadora reflexĆ£o sobre a desigualdade ,  “O Capital no SĆ©culo XXI”  . No entanto, sua influĆŖncia Ć© mais profunda. Tornou-se um lugar-comum dizer que estamos vivendo uma segunda Idade de Ouro, ou, como Piketty gosta de dizer, uma segunda Belle Ɖpoque definida pela incrĆ­vel ascensĆ£o do "um por cento" da populaĆ§Ć£o. Mas isso sĆ³ se tornou um lugar-comum graƧas ao trabalho de Piketty. Em particular, ele e alguns colegas (especialmente Anthony Atkinson em Oxford e Emmanuel Saez , em Berkeley ) foram pioneiros de tĆ©cnicas estatĆ­sticas que tornam possĆ­vel rastrear a concentraĆ§Ć£o de renda e riqueza em profundidade em direĆ§Ć£o ao

PSDB governa SĆ£o Paulo hĆ” 20 anos. Chegou a hora da derrota?

Imagem
Como explicar as seguidas vitĆ³rias de candidatos do PSDB nas Ćŗltimas cinco eleiƧƵes para o governo do Estado de SĆ£o Paulo, entre 1994 e 2010? Marcel Gomes - Na Carta Maior SĆ£o Paulo  – Como explicar as seguidas vitĆ³rias de candidatos do PSDB nas Ćŗltimas cinco eleiƧƵes para o governo do Estado de SĆ£o Paulo, entre 1994 e 2010? Quais as razƵes de fundo que levaram a essa inĆ©dita hegemonia polĆ­tico-partidĆ”ria, nĆ£o alcanƧada por nenhum outro partido em pleitos estaduais na histĆ³ria democrĆ”tica brasileira recente? O que esperar da disputa em 2014? Essas sĆ£o algumas das questƵes levantadas pelo pesquisador Danilo Cesar Fiore, cujo trabalho de investigaĆ§Ć£o foi apresentado no IV SeminĆ”rio Discente da PĆ³s-GraduaĆ§Ć£o em CiĆŖncia PolĆ­tica da Universidade de SĆ£o Paulo (USP), realizado ao longo desta semana. Com a sĆ©rie histĆ³rica dos resultados das votaƧƵes eleitorais em mĆ£os, Fiore foi capaz de refletir sobre algumas hipĆ³teses que explicariam a forƧa tucana no Estado. A primeira d

A resposta da Globo a Dilma

Imagem
Do blogdacidadania A coluna da jornalista Monica Bergamo na Folha de SĆ£o Paulo da Ćŗltima quinta-feira feira (10) deu uma informaĆ§Ć£o algo surpreendente: na segunda-feira (8), a presidente Dilma Rousseff recebeu o vice-presidente das OrganizaƧƵes Globo, JoĆ£o Roberto Marinho, que foi a ela com pleitos sobre a suposta interferĆŖncia da rede de telefonia celular 4G na transmissĆ£o de tevĆŖ digital. Segundo a jornalista em questĆ£o, Dilma teria manifestado a Marinho desconforto com o noticiĆ”rio da Globo contra o governo federal. A matĆ©ria, tal como foi veiculada na coluna de Bergamo, deixa entender que a presidente teria, de alguma forma, vinculado o atendimento do pleito do barĆ£o da mĆ­dia a maior comedimento no partidarismo polĆ­tico da Globo.

"NinguƩm nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele", Nelson Mandela

Imagem
Por Jns Do Jornal GGN "NinguĆ©m nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,  ou por sua origem, ou sua religiĆ£o. Para odiar, as pessoas precisam aprender,  e se elas aprendem a odiar,  podem ser ensinadas a amar,  pois o amor chega mais naturalmente  ao coraĆ§Ć£o humano do que o seu oposto. A bondade humana Ć© uma chama que pode ser oculta,  jamais extinta." Nelson Mandela.

A VEZ DE DONETSK

Imagem
Postado por  Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Manifestantes que ocupam, hĆ” dias, instalaƧƵes pĆŗblicas em Donetsk, na UcrĆ¢nia, proclamaram, unilateralmente, uma “RepĆŗblica Popular”, na provĆ­ncia em que se fala russo. E falam em convocar um referendo para sua anexaĆ§Ć£o Ć  RĆŗssia, para o prĆ³ximo dia 11 de maio, nos moldes do que foi feito na Crimeia no mĆŖs passado. As autoridades policiais nĆ£o resistiram nem tentaram conter os manifestantes.  Em outra cidade, Lugansk, manifestantes favorĆ”veis Ć  RĆŗssia ocuparam a sede dos Ć³rgĆ£os de seguranƧa, e fizeram o chefe de polĆ­cia - que tambĆ©m nĆ£o resistiu - libertar dezenas de prisioneiros favorĆ”veis a Moscou que estavam detidos hĆ” alguns dias. Em Kharkov, segunda maior cidade ucraniana, e centro industrial do paĆ­s, houve enfrentamento entre habitantes de lĆ­ngua russa, que ocuparam a sede do governo local, e manifestantes fiĆ©is ao golpe desfechado contra o Presidente Yanukovitch em marƧo. Embora as novas “autoridades” ucranianas e

Por que o governo do Rio, prefeitura e Globo zombam da ConstituiĆ§Ć£o?

Imagem
 Autor: Miguel do RosĆ”rio A foto, de Silvia Izquierdo, da Associated Press, publicada na capa da Folha deste sĆ”bado, mostra um grupo de pessoas muito assustadas, tentando se proteger atrĆ”s de uma kombi. SĆ£o moradores sem-teto que ocupavam um terreno abandonado da OI no Engenho Novo, Rio de Janeiro. Em primeiro plano, destaca-se uma jovem negra de coxas grossas. A expressĆ£o algo dura em seu rosto esconde seu medo e confusĆ£o. Ɖ pelos pĆ©s, todavia, que podemos ter uma ideia da tensĆ£o extrema a que as pessoas na foto foram submetidas. O chinelo verde da jovem de coxas grossas estĆ” virado, revelando que ela fez movimentos bruscos. A senhora a seu lado, com o rosto contraĆ­do num rĆ­ctus de desespero, tem um pĆ© descalƧo.

EUA na UcrĆ¢nia: Fracasso geopolĆ­tico de proporƧƵes histĆ³ricas

Imagem
John Robles,   Voice of RĆŗssia Ukraine: A US geopolitical failure of historic proportions Traduzido pelo pessoal da   Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Mapa atualizado dos protestos pro-RĆŗssia na UcrĆ¢nia A situaĆ§Ć£o na UcrĆ¢nia continua a desdobrar-se por vias obviamente jamais planejadas pelos arquitetos do golpe ( CIA , neoconservadores Ć  moda Victoria Nuland, Geoffrey Pyatt, Michael McFaul, Barack Obama, George Soros e os acĆ³litos de  Zbigniew Brzezinski ) que comandam o   establishment   da polĆ­tica externa dos EUA.     Mais uma vez, o governo dos EUA, servindo-se da agĆŖncia  USAID  [ United States Agency for International Developmen t  / AgĆŖncia dos EUA para Desenvolvimento Internacional], da  CIA  e do Departamento de Estado, consumiu bilhƵes do dinheiro dos contribuintes norte-americanos para derrubar ilegalmente mais um governo, na mais recente tentativa de gerar mais alguns bilhƵes de dĆ³lares para os empresĆ”rios patrƵes e expandir a dominaĆ§Ć£o norte-amer

O PRƉ-JULGAMENTO DE ANDRƉ VARGAS

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia, Ć© autor de "A Outra HistĆ³ria do MensalĆ£o". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direĆ§Ć£o na VEJA e na Ɖpoca. TambĆ©m escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Apesar da imprensa, juiz define acusaƧƵes criminais contra parlamentar como "prematuras" e "absolutamente estranhas" Acabo de fazer uma descoberta impressionante sobre as acusaƧƵes contra o deputado federal AndrĆ© Vargas. Depois de renunciar a vice-presidĆŖncia da CĆ¢mara, ele irĆ” enfrentar uma ameaƧa de cassaĆ§Ć£o de seu mandato. O mais preocupante Ć© a vontade desenfreada de culpar e punir sem o cuidado de sustentar  cada denĆŗncia em provas robustas, e sem dar ao acusado o direito de provar sua inocĆŖncia.  NĆ£o sei se AndrĆ© Vargas Ć© culpado ou inocente das denĆŗncias que tem sido veiculadas nos Ćŗltimos dias.

A especulaĆ§Ć£o com os preƧos dos alimentos

Imagem
GrĆ£os, algodĆ£o, soja e outras oleaginosas, alĆ©m do complexo de carnes, sĆ£o previstos passarem com estoques finais superiores aos verificados nas duas Ćŗltimas safras Uma boa forma de fugir dessa armadilha Ć© consultar como andam oferta, consumo e estoques finais dos produtos agropecuĆ”rios por  Rui Daher   Ufa! A coluna neste site de  CartaCapital  completou um ano. O sĆ­tio cresceu, ganhou Ć³timos escrevinhadores, e eu fui ficando mais escondidinho (olha aĆ­, Marcio AlemĆ£o, comida das boas). A dificuldade de sempre: encontrar temas agropecuĆ”rios que interessem o leitorado nĆ£o ligado Ć  atividade. Quando amplio para o agronegĆ³cio, vem a reaĆ§Ć£o irada dos que acreditam ainda precisarmos de reforma agrĆ”ria. Quando escrevo de direitos campesinos, indĆ­genas ou ambientais, ruralistas confederados me rotulam urbanoide que nunca pegou na enxada. Assim navego.

Dilma cai e ninguƩm sobe

Imagem
AdversĆ”rios de Dilma nĆ£o foram beneficiados Presidenta perde pontos em pesquisa apĆ³s “escĆ¢ndalos midiĆ”ticos” que nĆ£o beneficiam os adversĆ”rios dela. Por quĆŖ? por  Mauricio Dias  —  publicado  12/04/2014  A p esquisa Datafolha, alĆ©m de anunciar a queda de intenƧƵes de voto em Dilma, muito festejada pela oposiĆ§Ć£o que jĆ” se julgava morta, trouxe outra novidade. Na sequĆŖncia desse instituto, a presidenta, candidata Ć  reeleiĆ§Ć£o, caiu de 44% em fevereiro para 38% em abril. Perdeu 6 pontos nas intenƧƵes de voto. Quem herdou? NinguĆ©m. Esse grupo de eleitores trocou o voto por nada. NĆ£o fez opĆ§Ć£o por outros nomes, apenas juntou-se ao grupo dos indecisos (6%) e dos que responderam que votariam “branco/nulo/nenhum” (19%). Mesmo assim, com esse rombo no casco, a nave de Dilma ainda chegaria em primeiro lugar na corrida presidencial e ganharia no primeiro turno.

Pimenta Ć© sĆ³ para os olhos dos outros

Imagem
O candidato do PSDB ao Governo de Minas, Pimenta da Veiga, escolhido a dedo por AĆ©cio Neves, foi indiciado pela PolĆ­cia Federal por lavagem de dinheiro. por: Saul Leblon   Antes tarde do que nunca, a PolĆ­cia Federal indiciou o tucano Pimenta da Veiga por envolvimento no mensalĆ£o tucano. Pimenta Ć©, ou era, o candidato oficial do PSDB ao Governo de Minas Gerais - escolhido a dedo por AĆ©cio Neves. Pimenta foi ministro das ComunicaƧƵes de FHC. Seu nome estĆ” nos anais da privataria tucana. EstĆ” tambĆ©m no caderninho da PolĆ­cia Federal, e jĆ” faz muito, muito tempo. Pimenta Ć© acusado do crime de lavagem de dinheiro.

Mantega discorda de previsĆ£o pessimista do FMI sobre emergentes

Imagem
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participou de reuniƵes do FMI e do Banco Mundial em Washington.   Valter Campanato/ABr RFI Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (11) em Washington, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o FMI nĆ£o percebeu que os emergentes assimilaram bem as medidas do banco central americano. Ele tambĆ©m disse acreditar que a reforma do FMI serĆ” implementada em breve. Decidida em 2010, essa restruturaĆ§Ć£o que reforƧa a influĆŖncia dos emergentes na instituiĆ§Ć£o estĆ” emperrada no Congresso americano e foi tema do comunicado final do encontro de ministros das FinanƧas do G20 na capital americana.

Haroldo Lima: Respeitem a Petrobras

Imagem
    A PolĆ­cia Federal fez busca na sede da Petrobras. A PF Ć© subordinada ao MinistĆ©rio da JustiƧa. Significa que o MinistĆ©rio autorizou a invasĆ£o da PetrobrĆ”s? O acontecido Ć© grave. Porque, encontrando-se ou nĆ£o pistas de dinheiro desviado; localizando-se ou nĆ£o gatunos que lĆ” estejam acoitados; o fato maior, muito maior, Ć© que estĆ” em curso um processo de desmoralizaĆ§Ć£o da Petrobras. Por Haroldo Lima*, especial para o Vermelho Claro que este processo se esconde atrĆ”s da cruzada contra desfalques, contra doleiros e outras tramoias. E claro que os larĆ”pios que estejam incrustrados onde estiverem precisam ser identificados e defenestrados. Mas hĆ” mĆ©todos e mĆ©todos.

Mini impressora robĆ³tica se move sobre o papel para imprimir documentos

Imagem
Jornal GGN – Uma campanha de financiamento coletivo pelo Kickstarter tenta arrecadar US$ 400 mil para tornar realidade o projeto de uma impressora portĆ”til que, ao contrĆ”rio de qualquer outro tipo, se move sobre o papel para imprimir os documentos. A Mini Mobile Robotic Printer se conecta a dispositivos mĆ³veis, como celulares e tablets, para receber o arquivo a ser impresso. Em seguida, basta que o usuĆ”rio posicione a impressora em um canto do papel para que ela comece a deslizar sobre a folha e revelar a impressĆ£o.

CrƓnica de um estelionato eleitoral anunciado

Imagem
11 de abril de 2014 | 19:07 Autor: Fernando Brito A repĆ³rter JĆŗlia Duailibi publicou hoje, no EstadĆ£o , uma matĆ©ria que, em outro paĆ­s, seria um escĆ¢ndalo . Trata de como o Governador do maior Estado do PaĆ­s estĆ” “cozinhando” eleitoralmente a crise de abastecimento na sexta maior cidade do mundo. “O PalĆ”cio dos Bandeirantes jĆ” definiu a estratĆ©gia que irĆ” adotar caso haja rodĆ­zio de Ć”gua, leia-se racionamento, antes da eleiĆ§Ć£o de outubro: colocarĆ” a Sabesp na linha de frente do processo, atraindo todos os holofotes para a empresa, deixando na penumbra o governador Geraldo Alckmin (PSDB), candidato Ć  reeleiĆ§Ć£o. Na prĆ”tica, Dilma Pena, presidente da Sabesp, darĆ” a cara a tapa e assumirĆ” todo o processo, principalmente de comunicaĆ§Ć£o, sobre o eventual rodĆ­zio: farĆ” os pronunciamentos pĆŗblicos, tocarĆ” as campanhas, darĆ” as entrevistas e declaraƧƵes sobre o assunto. A polĆ­tica de reduĆ§Ć£o de danos pretende deixar o governador como coadjuvante. Ć‰ uma tentativa de evitar q

Um esquema montado para esquentar dinheiro

Imagem
Obtido com exclusividade por ISTOƉ, inquĆ©rito no STF pode levar AndrĆ© Vargas Ć  cadeia por falsidade ideolĆ³gica. Para o MP e a PF, deputado petista montou uma "lavanderia" para justificar recursos de origem duvidosa que irrigaram suas campanhas eleitorais Izabelle Torres (izabelle@istoe.com.br) e Claudio Dantas Sequeira (claudiodantas@istoe.com.br) O deputado AndrĆ© Vargas (PT-PR) Ć© um polĆ­tico em estado terminal. Num Ćŗltimo esforƧo para tentar preservar o mandato, o petista renunciou ao posto de vice-presidente da CĆ¢mara e tirou uma licenƧa de 60 dias. NĆ£o foi o suficiente para impedir que seus pares instaurassem um processo contra ele no Conselho de Ɖtica da CĆ¢mara por quebra de decoro parlamentar, nem que o seu p

Jornal Nacional manipulou denĆŗncias sobre Petrobras-Alstom

Imagem
sex, 11/04/2014 - 16:30  - Atualizado em 11/04/2014 - 17:31 Luis Nassif Do Jornal GGN  - Na ediĆ§Ć£o de ontem, o Jornal Nacional manipulou informaƧƵes, sonegou dados recebidos e produziu uma denĆŗncia factualmente falha contra a Petrobras. A denuncia seguiu o padrĆ£o atual de criaĆ§Ć£o de factoides abrindo mĆ£o do rigor jornalĆ­stico. Tratava de um contrato com entidades e pessoas que entraram na linha de fogo da mĆ­dia: Petrobras, Alstom, senador DelcĆ­dio do Amaral e o ex-vice presidente internacional Nestor CerverĆ³. A partir daĆ­, produziu-se mais uma salada que envergonha o jornalismo.

Putin Ć  UniĆ£o Europeia: “Negociem! Se nĆ£Ć£Ć£Ć£Ć£o...”

Imagem
The Saker ,  The Vineyard of the Saker What is Putin really saying to the EU - negotiate or else... Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Hoje cedo postei a  carta que Putin enviou  aos chefes de Estado de 18 paĆ­ses que compram gĆ”s da RĆŗssia. NĆ£o tive tempo para comentar naquele momento, entĆ£o comento agora. Em minha opiniĆ£o, a RĆŗssia estĆ” respondendo ao ataque iminente pelos neonazistas no leste da UcrĆ¢nia e Ć  decisĆ£o, tomada pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa [orig.  Parliamentary Assembly of the Council of Europe (PACE) ], de bater “na cara” da RĆŗssia. O que Putin estĆ” fazendo Ć© introduzir a primeira, das vĆ”rias armas que a RĆŗssia tem para usar: energia e dinheiro.

MP cobra rodĆ­zio de Ć”gua e pode mover aĆ§Ć£o por improbidade a partir do dia 22

Imagem
CARLOS VILLALBA RACINES/EFE Sistema Cantareira registrou apenas 12,2% de sua capacidade total nesta sexta-feira (11) ReuniĆ£o de promotores define linhas de investigaĆ§Ć£o sobre usos do Cantareira. Promotoria do Meio Ambiente decide abrir nova investigaĆ§Ć£o para apurar omissƵes e desvios na gestĆ£o da Ć”gua por Diego Sartorato, da RBA  SĆ£o Paulo – A partir do prĆ³ximo dia 22, os governos federal e de SĆ£o Paulo podem ser alvo de aƧƵes de improbidade administrativa caso nĆ£o prestem as informaƧƵes cobradas pelo MinistĆ©rio PĆŗblico desde fevereiro sobre a gestĆ£o das reservas do Sistema Cantareira, ou caso nĆ£o deem resposta tĆ©cnica Ć  recomendaĆ§Ć£o dos promotores pelo inĆ­cio imediato de racionamento para evitar o secamento das represas. A decisĆ£o de intensificar as aƧƵes pela preservaĆ§Ć£o da Ć”gua durante a escassez hĆ­drica mais grave da histĆ³ria do estado, que levou o Sistema Cantareira a registrar apenas 12,2% de sua capacidade total nesta sexta-feira (11), foi tomada ontem, durante reu

AtĆ© hospital e escola tĆŖm Ć”gua cortada pela Sabesp

Imagem
FuncionĆ”rios de unidade de saĆŗde afirmam que agente foi atĆ© o local para avisĆ”-los de que nĆ£o haveria Ć”gua nos prĆ³ximos dias AE A Companhia de Saneamento BĆ”sico do Estado de SĆ£o Paulo (Sabesp) cortou nos Ćŗltimos dias o fornecimento de Ć”gua de serviƧos pĆŗblicos em regiƵes abastecidas pelo Sistema Guarapiranga, na zona sul da capital. Nesta quinta-feira, 10, o reservatĆ³rio estava com 77,4% de capacidade. A concessionĆ”ria estĆ” remanejando a Ć”gua do reservatĆ³rio para cerca de 400 mil imĆ³veis que eram abastecidos pelo Sistema Cantareira. Os cortes aconteceram entre segunda e quarta-feira.

Reuters confirma Cafezinho: Pasadena foi um Ć³timo negĆ³cio

Imagem
Refinaria Abreu e Lima, Pernambuco por Miguel do RosĆ”rio Uma matĆ©ria da Reuters, assinada por Jeb Blount, com base em opiniƵes de especialistas em petrĆ³leo de Nova York, Chicago e SĆ£o Paulo, corrobora nossa argumentaĆ§Ć£o, de que a compra da refinaria de Pasadena foi um Ć³timo negĆ³cio. Diz o repĆ³rter:  ”a refinaria de Pasadena pode ter sido o melhor negĆ³cio com refinaria que a empresa jĆ” fez em trĆŖs dĆ©cadas”. Logo em seguida, o repĆ³rter explica que, na verdade, a PetrobrĆ”s nĆ£o pagou um preƧo excessivo. A matĆ©ria nĆ£o Ć© “chapa branca”. Ɖ feita por um repĆ³rter americano ou inglĆŖs com gana de falar mal da PetrobrĆ”s. SĆ³ que, apĆ³s entrevistar especialistas em pelo menos trĆŖs praƧas comerciais importantes, ele conclui que a PetrobrĆ”s pode ter mil outros problemas, mas nĆ£o Ć© Pasadena.

Era uma vez uma CPI

Imagem
A tentativa oposicionista de restringir o assunto da CPI a Pasadena foi fruto de um acerto para fazer um cordĆ£o sanitĆ”rio em torno de Eduardo Campos. Antonio Lassance Quem tem medo de uma CPI ampla? Era uma vez uma CPI proposta para "identificar responsabilidades no setor da administraĆ§Ć£o pĆŗblica em decorrĆŖncia de qualquer tipo de corrupĆ§Ć£o". AlguĆ©m contra? A oposiĆ§Ć£o Ć© contra. O PSDB e seus coadjuvantes: o PSB, o PSOL e a intrĆ©pida trupe de senadores que sĆ£o oposiĆ§Ć£o em partidos que sĆ£o governo, como Cristovam Buarque e Pedro Taques, do PDT; Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos, do PMDB. Eles querem uma CPI minimalista, para nĆ£o dizer mĆ­ope, para investigar apenas a compra de uma refinaria em Pasadena, pela Petrobras.

UcrĆ¢nia: Quem estĆ” impedindo as necessĆ”rias conversaƧƵes com a RĆŗssia?

Imagem
  [*]  Moon of Alabama Ukraine: Who Is Holding Up the Needed Crisis Talks With Russia? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO A imagem de Putin conforme a imprensa-empresa ocidental Assim comeƧa a  carta que o Presidente Vladimir Putin  da RĆŗssia dirigiu hoje a lĆ­deres de outros paĆ­ses europeus: A economia da UcrĆ¢nia nos Ćŗltimos vĆ”rios meses estĆ” despencando. Os setores industrial e de construĆ§Ć£o tambĆ©m estĆ£o em rĆ”pido declĆ­nio. O dĆ©ficit em orƧamento estĆ” aumentando. A condiĆ§Ć£o do atual sistema monetĆ”rio torna-se mais deplorĆ”vel a cada dia. A balanƧa comercial negativa vem acompanhada da fuga de capitais, que deixam o paĆ­s. A economia da UcrĆ¢nia caminha a   passos acelerados para o calote , parada na produĆ§Ć£o e desemprego explosivo.