Postagens

Mostrando postagens de setembro 13, 2015

Ciro Gomes: globalização, de verdade, só aconteceu na comunicação.

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 19/09/2015 Publico, ao final do post, o vídeo de parte do excelente discurso de Ciro Gomes, esta semana, no seu ato de filiação ao PDT. Como, na imprensa, a cobertura foi, quase toda, extremamente burocrática, na base do “quantos deputados, vereadores, etc” Ciro traz com ele, acho importante dar conhecimento público ao que pensa um personagem político importante do campo progressista, ao qual, certamente, não faltaria se contivesse qualquer ataque a Dilma, ao PT ou a Lula. E não o teve porque, ao falar, Ciro concentrou-se numa questão que dá alergia a nossa mídia: a questão nacional.

Reportagem do fantástico sobre o desembargador nomeado pelo Aécio e o primo dele que vendiam sentenças a traficantes em Minas Gerais.

Imagem

FLAGRANTE: Amigos de Aécio com Cocaína em Helicóptero

Imagem

Ana Cláudia Dantas: O FHC desenhado por Palast

Imagem
SAB, 19/09/2015 - 18:52 Por Ana Claudia Dantas, especial para o GGN Um artigo meu, publicado pela GGN, acabou por causar desconforto para os administradores do veículo e, pensando bem, é compreensível, já que se trata de uma espécie de resenha do trecho de um livro de Greg Palast, um jornalista investigativo norte americano, dado a descobrir e levar a conhecer escândalos financeiros que, na publicação em pauta, um livro de mais de 400 páginas, dedicou quatro páginas para falar de um episódio da história do Brasil, que considera escandaloso, cujo personagem central é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Kiko Nogueira: O Rock in Rio é onde o rock vai para morrer.

Imagem
Postado em   19 set 2015 por :   Kiko Nogueira Encalhou O Procon está multando o Rock in Rio por causa do vazamento de esgoto num dos banheiros femininos. Foi ao lado de um lugar concorrido, um paredão com o nome de todas as estrelas do festival. Apesar do fedor de urina e de outras essências não identificadas, as pessoas não estavam nem aí: tiravam lá sua fotinho e um abraço. De certa forma, resume o evento. A música é o que menos importa (o que é aquela massa insossa servida pelo One Republic, com seu vocalista emulando um castratto, abusando do falsete e da falsa simpatia?). O bacana é andar de tirolesa e encher a lata com mais 80 mil pagantes (320 reais a inteira, 272 para clientes Itaú), obedecendo quando um sujeito com microfone grita: “Pula!”

Raúl Castro: Cuba recebe o papa com afeto e respeito

Imagem
O presidente cubano Raúl Castro recebeu na tarde deste sábado o papa Francisco em sua visita a Cuba, expressando sua satisfação com a presença no país do sumo pontífice. Raúl Castro recebe o papa Francisco em sua visita a Cuba Ao iniciar seu discurso de boas vindas no aeroporto internacional José Marti, o presidente cubano disse que o povo o recebe com profundos sentimentos de afeto, respeito e hospitalidade. Junto com Raúl estava o chefe da Igreja Católica no país, o cardeal Jaime Ortega, arcebispo de Havana, além de crianças que ofereceram flores a Francisco. Leia também : Papa Francisco chega a Cuba para visita histórica de quatro dias Do  Portal Vermelho , com informações da Agência Cubana de Notícias

RBA: Nova política de fronteiras dos EUA impede entrada de crianças refugiadas

Imagem
CRISE HUMANITÁRIA Impedir as crianças de alcançarem o solo americano libera os EUA da responsabilidade em relação à sua segurança e bem-estar. Pequenos fogem da violência, buscam pedir asilo e encontrar familiares por  *Revista Nacla   publicado  19/09/2015 15:59 FLICKR/CC/BBC WORLD SERVICE Fronteira México/EUA: aumentam ocorrências de crianças e adolescentes que migram sem adultos, fugindo da violência Opera Mundi – Apesar de fugirem da pobreza e violência da América Central há anos, em 2014 o número de crianças refugiadas desacompanhadas presas na fronteira dos Estados Unidos com o México atingiu um pico assombroso. Ao fim do ano fiscal de 2014, os Estados Unidos tinham capturado mais de 68 mil crianças na fronteira, resultando num turbilhão midiático e político. Com a recente divulgação da polícia americana da fronteira de que o número de crianças migrantes desacompanhadas e capturadas na divisa dos Estados Unidos com o México diminuiu dramaticamente, pod

Paulo Nogueira: “O pior analfabeto é o que lê a Veja” e mais 11 frases sobre o jornalismo brasileiro.

Imagem
Postado em   19 set 2015 por :   Paulo Nogueira Acredite se quiser 1)  O pior analfabeto é o que lê a Veja. 2) A Globo não resolve nem o problema da novela das 9 e acha que tem a fórmula para resolver o problema do país. 3)  O surdo irremediável é o que ouve a Jovem Pan. 4)  Não dá para confiar mais nem na exatidão do dia que aparece na Folha. 5)  Fé obtusa é acreditar não nos pastores evangélicos, mas nos editores do Jornal Nacional.

EUA dispostos a negociar com Assad

Imagem
Sputnik News - 19/09/2015 Pela primeira vez, o secretário de Estado dos EUA John Kerry declarou que os EUA estão dispostos a negociar com o governo sírio para resolver o conflito no país sem a deposição do presidente Assad como condição obrigatória. © SPUTNIK/ ANDREY STENIN EUA propõem à Rússia mecanismo de interação na Síria "Precisamos começar a negociação. Isso é o que estamos procurando e nós esperamos que a Rússia e o Irã, e quaisquer outros países com influência, ajudem a realizá-lo, porque é isso que está impedindo que esta crise acabe", Kerry disse no sábado (19) citado pela Reuters. Kerry acrescentou que remover Assad do poder não é um ponto de atrito, estando ele aparentemente disposto a permitir o início das negociações. "Não tem que ser em um dia ou um mês… há um processo pelo qual todas as partes têm que passar juntos para chegar a um entendimento melhor como isto pode ser alcançado", disse Kerry.

Fernando Brito: Covardia faz tucanos virarem as “vivandeiras do PMDB”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 19/09/2015 - no tijolaço Em 64, Castello Branco, querendo ainda negar o golpe militar que o colocaria na Presidência, disse que identificava as “vivandeiras de quartel”, que iam ali “bulir com os granadeiros” e os estimular a “extravagâncias”. Michel Temer, que não à toa vem de muito tempo no comando  PMDB, praticante experiente do jogo de sobrevivência no qual o partido é mestre historicamente provado, certamente deve ter se lembrado do episódio e do que ocorreu depois com Castello, forçado, a contagosto, a transmitir ao poder a Costa e Silva ao ser bulido pelas vivandeiras tucanas, como registra hoje a  Folha de S. Paulo . Covardes que são, Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves e José Serra, foram fazer zumbir a mosca azul aos ouvidos de Temer, que têm idade e ouvidos absolutamente capazes de identificar o tipo de ruído que faz a bajulação interesseira.

BBC: Como os bancos latino-americanos continuam lucrando muito, apesar da crise

Imagem
Por Gerardo Lissardy - Da BBC Mundo - 19/09/2015 Enquanto moradores de muitos países latino-americanos apertam o cinto, bancos elevam a rentabilidade em várias nações da região Os bancos na América Latina parecem ter encontrado a fórmula dos sonhos no mundo dos negócios: ganhar cada vez mais dinheiro, mesmo em tempos de vacas magras. No Brasil, o lucro conjunto dos quatro maiores bancos cresceu 46% no primeiro semestre deste ano ante o mesmo período de 2014, apesar de o país enfrentar uma recessão e um escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras e o governo federal. No México, os lucros do setor bancário aumentaram quase 14% entre janeiro e junho deste ano na comparação com a primeira metade de 2014 - ou seja, cinco vezes mais que a taxa de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) local. Algo parecido ocorre em outras nações latino-americanas com economias em desaceleração.

Shelley Kasli: A Operação Clandestina MI6-ISIS e a Ameaça à Índia

Imagem
Enquanto a justiça britânica determinou o apoio do MI6 ao ISIS [em inglês: Islamic State of Iraq and Syria – n.t.], o governo britânico alertou seu homólogo indiano sobre um possível ataque pelo ISIS. Shelley Kasli, o editor da nova revista de revisão trimestral Grande Jogo – Índia, volta a comentar, aqui, sobre o uso do terrorismo pelas potências coloniais. Por Shelley Kasli - REDE VOLTAIRE | BANGALORE (ÍNDIA) | 17/09/2015                            ENGLISH    DEUTSCH    POLSKI    ITALIANO   Ilustração por Eva Bee, The Guardian O julgamento de um cidadão sueco acusado de atividades terroristas na Síria entrou em colapso no Old Bailey depois que se tornou claro que as agências de segurança e inteligência da Grã-Bretanha teriam ficado profundamente envergonhadas se o julgamento prosseguisse, o jornal  The Guardian  relatou [ 1 ]. Bherlin Gildo deveria ser julgado no Old Bailey do Londres acusado de frequentar um campo de treinamento terrorista entre 2012 e 2013 e de po

Helena Sthephanowitz: Tesouraria de Aécio foi montada em escritório de fornecedora da Cemig

Imagem
AÇÃO ENTRE AMIGOS Pega mal: campanha de Aécio teve primo tesoureiro oficial acumulando cargo de diretor de estatal em governo tucano e, ainda por cima, usou imóveis emprestados da Engeform, fornecedora desta mesma estatal por  Helena Sthephanowitz   publicado  19/09/2015 13:08,  última modificação  19/09/2015 13:15 LULA MARQUES/AGÊNCIA PT/FOTOS PÚBLICAS Engeform doou para a campanha presidencial de Aécio Neves no ano passado a quantia de R$ 200 mil Como se não bastasse ter como tesoureiro oficial de campanha um primo ( Frederico Pacheco de Medeiros) e que se manteve durante a campanha eleitoral no cargo de diretor da Cemig, a estatal de eletricidade do governo de Minas, o comitê do tucano onde o tesoureiro dava como endereço não era nenhuma sede do PSDB. Foi um imóvel de fornecedores da Cemig. O imóvel na Rua Iguatemi 192, conjunto 192, no Itaim Bibi, na capital paulista, pertence à Patrymonyal Participações Ltda, segundo a própria prestação de contas do tucano

Mauricio Dias: Dilma entre dois fogos

Imagem
Rosa dos Ventos De um lado o PT, contra a ameaça aos programas sociais. Do outro, os inimigos que a tradição manda por  Mauricio Dias  —na Carta Capital-   publicado  18/09/2015                                                                                                                    Lula Marques/Ag. PT Diante de José Roberto Marinho, Dilma ainda sorri S egundo um preceito bíblico, não se pode servir a dois senhores. É uma regra adaptável à situação vivida neste momento pela presidenta  Dilma Rousseff . Essa doutrina religiosa descreve o destino de quem adota a ambiguidade: ou vai odiar um e amar outro, ou se dedicar a um e desprezar o outro. Esse é o dilema ao qual a presidenta está submetida a partir das anunciadas  medidas econômicas . Ela terá de resolver as contradições impostas a ela.  Há fortes reações ao “pacote”. O PT, os movimentos sociais, os sindicatos de trabalhadores e, naturalmente, a oposição.

Žižek: não podemos abordar a crise dos refugiados sem enfrentar o capitalismo global

Imagem
Por   Slavoj Žižek .* Blog da Boitempo “Nós não podemos abordar a crise dos refugiados sem enfrentar o capitalismo global. Os refugiados não chegarão à Noruega. Mas a Noruega que eles procuram sequer existe.” Em seu estudo clássico  On Death and Dying , Elisabeth Kübler-Ross propôs o famoso esquema de cinco estágios de como reagimos ao saber que temos uma doença terminal: negação (a pessoa simplesmente se recusa a aceitar o fato: “Isso não pode estar acontecendo, não comigo.”); raiva (que explode quando já não podemos negar o fato: “Como isso pode acontecer comigo.”); negociação (a esperança de que podemos de alguma forma adiar ou diminuir o fato: “Apenas deixe-me viver para ver meu filho graduado.”); depressão (desinvestimento libidinal: “Eu vou morrer, então por que se preocupar com alguma coisa?”); aceitação (“Eu não posso lutar contra isso, mas eu bem posso me preparar para isso.”). Mais tarde, Kübler-Ross aplicou esses estágios a qualquer forma de perda catastrófica pessoa

Isabela Vilar: Imposto sobre lucros e dividendos geraria R$ 43 bi ao ano

Imagem
Até 1995 havia tributação sobre dividendos no Brasil. Com a isenção que FHC conferiu, grande parte do que ganham os ricos não é tributado. Isabela Vilar - Senado Federal - na Carta Maior  Uma receita de mais de R$ 43 bilhões ao ano. É esse o montante que o governo poderia arrecadar com a cobrança de imposto de 15% sobre lucros e dividendos recebidos por donos e acionistas de empresas. A estimativa é dos pesquisadores Sérgio Gobetti e Rodrigo Orair, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que participaram na noite desta segunda-feira (14) de audiência pública promovida pela Subcomissão Permanente de Avaliação do Sistema Tributário Nacional.   Até 1995 havia tributação sobre dividendos no Brasil. A justificativa para a isenção, à época, foi evitar que o lucro já tributado na empresa, que paga Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, fosse novamente taxado quando se convertesse em renda pessoal, com a distribuição de dividendos. Com a isenção, segundo os pesquisadores,

Voto de Varoufakis é na Unidade Popular

Imagem
infoGrécia - 18/09/2015 Numa declaração publicada no último dia de campanha, o ex-ministro das Finanças grego apela ao voto nos partidos da esquerda que combatem o memorando e revela que votará no domingo para apoiar dois ex-colegas de governo, Nadia Valavani e Costas Isychos, candidatos da Unidade Popular na sua área de residência. Numa  declaração enviada ao Press Project , Yanis Varoufakis diz que o objetivo das eleições antecipadas não é mais do que legitimar a capitulação do governo de Alexis Tsipras e anular o Não do referendo de julho.

Alana Gandra: Pesquisa mostra morador de favelas mais conectado à tecnologia que o do asfalto

Imagem
Por  Alana Gandra  Edição: Armando Cardoso  Fonte: Agência Brasil Pesquisa divulgada hoje (18), no Green Gallery, em Nova York, pelo presidente do Instituto Data Popular e fundador do Data Favela, Renato Meirelles, indicou  que os moradores de favelas são mais conectados com os meios tecnológicos que os habitantes do asfalto. “O número de internautas nas favelas é maior que no asfalto, porque, para as favelas, a internet tem antes de tudo uma função de geração de renda.” De acordo com a pesquisa, apresentada durante a Semana Global da Central Única das Favelas (Cufa), 89% dos internautas de favelas acreditam que a rede pode ajudá-los a ganhar mais dinheiro e 57% já tiveram aumento de renda graças à internet.

Tijolaço: Obra da Camargo Correia com “taxa” ao governo paulista tem irregularidade de 148%

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 19/09/2015 - no tijolaço A revelação pela  Carta Capital  – e só por ela, até agora – que o relatório da Polícia Federal aponta uma “taxa” de 5,6% para a “administração central” em uma obra de rebaixamento da calha do Rio Tietê realizada pela Camargo Correia começa a apontar para um escândalo de grandes dimensões também nesta área do governo paulista. Em junho de 2006, a  Folha  publicou reportagem sobre os aumentos de preço considerados “absurdos” pelo Tribunal de Contas de São Paulo – habitualmente dócil aos governos tucanos”.

Gil Alessi: Lobby da Lava Jato contra corrupção apela a movimento pró-impeachment

Imagem
O procurador Dallagnol apresenta detalhes do esquema. /  STRINGER/BRAZIL (REUTERS) Por GIL ALESSI - no EL PAÍS - São Paulo 18 SEP 2015 Deltan Dallagnol , 34, é um dos nove procuradores de República encarregados das investigações da  Lava Jato . Destaque nas apresentações dos resultados da operação - é ele quem comanda o  power point  onde são exibidos os fluxos de propinas envolvendo a  Petrobras  -, o jovem servidor já foi alvo de críticas de defensores do Governo por supostamente ter partidarizado as investigações. Em julho ele participou de eventos ligados a pastores anti-Dilma, que convocavam fiéis para atos contra a mandatária. Esta semana o procurador, que também está na linha de frente da campanha do Ministério Público Federal pela coleta de assinaturas para a aprovação de um projeto de lei chamado  Dez Medidas Contra a Corrupção,  se envolveu em nova polêmica com relação ao  impeachment .

Paulo Nogueira: Por dentro da mente de Napoleão.

Imagem
Postado em   18 set 2015 por :   Paulo Nogueira Uma biografia de 1924 conta muito sobre o grande general. Napoleão “NAPOLEÃO”,  DE EMIL LUDWIG,  escritor e historiador alemão, é uma biografia extraordinária.  Lançada em 1924, é, para muitos, o melhor estudo jamais realizado sobre Napoleão. Ludwig (1881-1948) foi um inovador no gênero das biografias. Ele se autodefinia  como um “retratista”,  e dava um grande destaque ao perfil psicológico das personalidades sobre as quais escreveu, de Napoleão a Jesus, Goethe, Bismarck e Lincoln. É um livro fora do prelo. Encontrei um exemplar num de meus pontos favoritos de Londres, um sebo perto da estação de Putney Bridge. É um livro prestigiado entre os  freqüentadores de sebo. Paguei 20 libras, ou 60 reais, mais do que qualquer livro novo que comprei em Londres.  São 700 páginas em geral eletrizantes, como foi a vida de Napoleão, um general da estatura de Alexandre e César, um homem tão único que faz parecer anões ini

Santayana: O GARROTE VIL DA CHANTAGEM E DOS JUROS

Imagem
Por Mauro Santayana - 18/09/2015 (Jornal do Brasil) - Pressionada, ainda antes de sua vitória nas urnas, pela oposição,  o discurso neoliberal de enxugamento do Estado, e pelos erros - em princípio bem intencionados - cometidos nas desonerações, durante seu primeiro mandato, a Presidente Dilma Roussef fez mal em trocar a equipe econômica, e, de olho nas agências internacionais de "qualificação", ter cedido à chantagem do "mercado", colocando banqueiros para cuidar da economia brasileira, seguindo a receita ortodoxa de mais juros e mais arrocho, sob o mal disfarçado rótulo de "ajuste". O campo neoliberal, dogmático e entreguista, e o sistema financeiro internacional, decidido e determinado a fazer com que o Brasil se submeta novamente, de corpo inteiro, a seus ditames, hipócritas e autoritários, agem como o lobo no cerco ao pobre cordeiro da fábula de La Fontaine. 

Globo ladeira abaixo: JN perde para novela da Record e tem menos ibope que Verdades Secretas

Imagem
REPRODUÇÃO/TV GLOBO William Bonner no Jornal Nacional de ontem (17), que chegou a perder para a Record DANIEL CASTRO - Publicado em 18/09/2015 No Notícias da TV RESUMO: O Jornal Nacional ficou atrás de Os Dez Mandamentos durante 19 minutos ontem (17). Na média, marcou 20,3 pontos na Grande SP, contra 19,6 da novela da Record, o que dá empate pelos critérios de arredondamento do Ibope. A audiência de William Bonner e Renata Vasconcellos foi inferior à de Chapa Quente (20,6) e Verdades Secretas (21,4). A Regra do Jogo cravou 23,5, mais do que SBT e Record juntas