Postagens

Mostrando postagens de dezembro 29, 2013

DicionƔrio do PiG para 2014

Imagem
  “Sustentabilidade”, “recuperar a credibilidade”, “desarranjo fiscal” – um dicionĆ”rio de conteĆŗdos vazios. O ansioso blogueiro, com o elevado intuito de ajudar os colonistas (*)  do PiG (**), hoje totalmente desacreditados, elaborou uma espĆ©cie de “DicionĆ”rio do ConteĆŗdo Vazio”: um resumo das expressƵes que, com ou sem chapĆ©us, eles inevitavelmente empregarĆ£o neste Ano Santo de 2014. Tempestade – Ć© a combinaĆ§Ć£o de: as agĆŖncias de risco dĆ£o nota zero ao Brasil; a Petrobras vai Ć  falĆŖncia; o PĆ£o de AƧĆŗcar afundarĆ” na Baia de Guanabara; o prĆ©-sal se revelarĆ” sĆ³-sal; e a presidenta Dilma Rousseff renunciarĆ” para aderir ao zen-budismo. Isso tudo acontecerĆ” ao mesmo tempo em que China parar de importar soja.

Jogos ocultos de Eduardo Campos

Imagem
  Antonio Lassance Entenda por que ele Ć© o candidato do PSB, mesmo com menos intenƧƵes de voto do que Marina Silva. Por mais paradoxal que pareƧa, a Eduardo Campos pode interessar atĆ© mais uma vitĆ³ria de Dilma Rousseff, com a ajuda de sua mĆ£o em um eventual segundo turno, do que uma candidatura de Marina Silva voando pelo PSB - mesmo que Marina demonstre mais intenƧƵes de voto em pesquisas. A razĆ£o maior Ć© muito simples. Ele quer ser um protagonista, e nĆ£o um coadjuvante em 2014. Se nĆ£o puder vencer, Campos nĆ£o abre mĆ£o de, pelo menos, ser um dos grandes responsĆ”veis por decidir a parada das prĆ³ximas eleiƧƵes presidenciais.

Agassiz Almeida: Joaquim Barbosa, a naĆ§Ć£o aguarda a sua resposta

Imagem
Ditador togado.   Sob a responsabilidade da histĆ³ria que carrego e como ativista dos direitos humanos, encaminhei a Vossa ExcelĆŖncia, em 06 do corrente, mensagem pela internet reproduzida a milhares de internautas acerca da execuĆ§Ć£o das penas referentes aos condenados do mensalĆ£o. Nenhuma resposta recebi. SĆ³ o silĆŖncio assustador de quem, engolfado num ancestralismo de dor, sofrimento e de brutal injustiƧa se fez um vingador desabrido. Por Agassiz Almeida*, para o Vermelho Diante da sua postura olĆ­mpica, a naĆ§Ć£o se sente dominada por um temor, na antevisĆ£o de um ditador togado. Se seu fardo de oprimido o tornou um amargurado e odiento, saiba olhar com a magnanimidade de Nelson Mandela diante dos seus algozes. Derramar Ć³dio represado no infortĆŗnio de condenados Ć© apequenar-se. HĆ” um quĆŖ de preocupante nessas suas atitudes faraĆ“nicas nas quais se confundem a justiƧa e a baba do Ć³dio.

O jornalismo desonesto Ć© mau jornalismo

Imagem
4 de janeiro de 2014 | 12:13 Autor: Fernando Brito Para um profissional de imprensa, com sentimentos corporativos como os hĆ” em qualquer outra profissĆ£o, muitas vezes Ć© um dilema criticar os jornais que, afinal de contas, sĆ£o feitos por seus colegas, alguns deles queridos amigos. Para quem se dedica a blogs polĆ­ticos e econĆ“micos, pior ainda, porque contra a parcialidade da mĆ­dia, parcialidade ao revĆ©s acaba por acontecer. E nĆ£o hĆ”, por aqui, a hipocrisia de negĆ”-la, porque jornalismo – se Ć© profissĆ£o e ciĆŖncia como a medicina – Ć© tambĆ©m causa. Talvez o mĆ©dico, jornalista e revolucionĆ”rio francĆŖs Jean Paul Marat seja quem melhor personifique esta fusĆ£o. Mas disfarƧar o partidarismo sob o disfarce da neutralidade Ć© desonesto. E o que Ć© desonesto Ć© mau jornalismo.

A chocante perseguiĆ§Ć£o da Globo Ć  GenoĆ­no

Imagem
4 de janeiro de 2014 | 13:17 Autor: Miguel do RosĆ”rio Tantos fatos polĆ­ticos acontecendo no Brasil, e o jornal O Globo continua obcecado em perseguir um homem doente e jĆ” condenado pela JustiƧa. O jornal publica hoje matĆ©ria de quase uma pĆ”gina inteira apenas para informar que GenoĆ­no “mudou de endereƧo” em BrasĆ­lia. GenoĆ­no estava hospedado na casa de um amigo em GuarĆ”, um apartamento minĆŗsculo onde moravam mais de cinco pessoas. O Globo nĆ£o publicou nenhuma foto, porque nĆ£o queria transmitir a imagem de “pobre”. O Globo tambĆ©m jamais publicou a foto da casa de GenoĆ­no em SĆ£o Paulo, pelas mesmas razƵes.

Brasil-EUA o romance que morreu antes de nascer

Imagem
  Dilma nĆ£o parecia totalmente convencida com a forte aproximaĆ§Ć£o com os Estados Unidos tecida desde 2011 por seu chanceler Antonio Patriota. @DarioPignotti Foi o ano diplomĆ”tico menos imaginado. No dia 31 de maio de 2013, quando o vice-presidente norte-americano Joe Biden desembarcou em BrasĆ­lia para definir a letra pequena dos acordos que seriam firmados durante a cĆŗpula entre Dima Rousseff e Barack Obama, ninguĆ©m, possivelmente nem a presidenta, imaginava qual seria o desenlace dessa aproximaĆ§Ć£o com Washington, sem precedentes em 11 anos de governos do Partido dos Trabalhadores. "NĆ£o hĆ” obstĆ”culo que nĆ£o possa ser superado por nossos paĆ­ses… estamos ansiosos por recebĆŖ-la (Dilma) em outubro em Washington" assegurava Joe Biden ao deixar o PalĆ”cio do Planalto com seu sorriso invicto.

Dar um basta a oligopĆ³lios que dominam a comunicaĆ§Ć£o

Imagem
  Franklin Martins: Nada AlĆ©m da ConstituiĆ§Ć£o No fim de outubro, a rainha Elizabeth II, com respaldo dos principais partidos do governo e da oposiĆ§Ć£o, assinou Carta RĆ©gia estabelecendo novos mecanismos de regulaĆ§Ć£o para a imprensa na GrĆ£-Bretanha. Foram fixadas penalidades durĆ­ssimas para os Ć³rgĆ£os que invadirem a privacidade dos cidadĆ£os, atropelarem as leis e usarem de mĆ”-fĆ© no tratamento das notĆ­cias. Por Franklin Martins*, Carta Capital O texto foi uma resposta Ć  indignaĆ§Ć£o da sociedade britĆ¢nica diante dos desmandos de alguns jornais e revistas. O Grupo Murdoch chegou a grampear ilegalmente telefones de sĆŗditos de Sua Majestade. TambĆ©m em outubro, a Suprema Corte da Argentina considerou constitucionais quatro artigos da Lei de ServiƧos de ComunicaĆ§Ć£o Audiovisual, aprovada em 2009. A decisĆ£o julgou improcedente recurso do poderoso grupo midiĆ”tico El ClarĆ­n, que se recusava a abrir mĆ£o de parte das mais de 240 licenƧas de tevĆŖ aberta e por cabo em seu poder, como manda a nova le

Joaquim Barbosa confirma: comparou Genoino a Beira-Mar

Imagem
  O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, confirma: ao negar o direito garantido por lei a JosĆ© Genoino, ex-dirigente do PT, de cumprir a prisĆ£o domiciliar em seu domicĆ­lio, sendo transferido de BrasĆ­lia para SĆ£o Paulo, ele o comparou ao traficante Fernandinho Beira-Mar.

Como Marco AurƩlio Mello vem tratando o caso Rocha Matos

Imagem
      Luis Nassif O Ministro Marco AurĆ©lio de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), notabilizou-se por nĆ£o dar atenĆ§Ć£o Ć  opiniĆ£o pĆŗblica. Foi autor de decisƵes polĆŖmicas – como o habeas corpus que permitiu a fuga de Salvatore Cacciolla -, em casos de ampla repercussĆ£o pĆŗblica. Muitas vezes foi enaltecido por nĆ£o se guiar pela voz das ruas. No julgamento da AP 470, mudou de opiniĆ£o. No dia em que seria proferido o voto do Ministro Celso de Mello sobre os embargos infringentes, Marco AurĆ©lio publicou um artigo no jornal O Globo, pressionando o colega e alertando para a necessidade de dar satisfaĆ§Ć£o Ć  opiniĆ£o pĆŗblica. Suponha-se que Marco AurĆ©lio mudou de opiniĆ£o sobre a prestaĆ§Ć£o de contas Ć  opiniĆ£o pĆŗblica.

A mensagem de FHC de pƩssimo 2014

Imagem
 Por Altamiro Borges Em meio Ć  disputa fraticida no PSDB pela escolha do candidato da sigla em 2014, o ex-governador JosĆ© Serra disse certa vez que FHC “tĆ” gagĆ””. A leitura da patĆ©tica mensagem de ano novo do ex-presidente tucano, postada no Facebook, parece confirmar este diagnĆ³stico. Vale conferir: ***** "O ano que termina nĆ£o foi dos melhores para o paĆ­s: nuvens pesadas rondam a economia, contas pĆŗblicas se complicam, inflaĆ§Ć£o perigosa. Felizmente, a massa salarial nĆ£o caiu nem o desemprego voltou a assustar. Mas, atĆ© quando?

A verdade das mƔscaras

Imagem
Doug amava Vicky que amava Juan Antonio que amava Maria Elena e Cristina que se amavam. Ao fim e ao cabo, a dĆŗvida se insinua: poderĆ­amos viver a verdade? FlĆ”vio Ricardo Vassoler O livre comĆ©rcio estĆ” para o mercado negro, assim como o casamento estĆ” para a prostituiĆ§Ć£o. SĆ”bia, a esposa/mĆ£e tem consciĆŖncia de que a meretriz, ao invĆ©s de destronĆ”-la, na verdade dĆ” sobrevida ao matrimĆ“nio.

FHC ENTERROU TUMINHA

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia, Ć© autor de "A Outra HistĆ³ria do MensalĆ£o". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direĆ§Ć£o na VEJA e na Ɖpoca. TambĆ©m escreveu "A Mulher que Era o General da Casa".    Ex-presidente merece elogio por recusar-se a fazer parte de uma farsa   Por duas vezes, no programa Manhattan Conection, Diogo Mainardi sugeriu a  Fernando Henrique Cardoso que fizesse comentĆ”rios sobre a denĆŗncia do delegado Romeu Tuma Jr de que Luiz InĆ”cio Lula da Silva foi “alcaguete” do ditadura.  Nas duas vezes, FHC desmentiu Diogo e Tuminha. Deixou claro que a histĆ³ria Ć© falsa.  Ć‰ um testemunho importante, considerando quem Ć© e quem foi. Lula fez campanha para Fernando Henrique em 1978. Os dois percorreram portas de fĆ”brica e falaram em comĆ­cios. Mais tarde, estiveram juntos numa articulaĆ§Ć£o pela criaĆ§Ć£o de um partido polĆ­tico de esquerda, mas o projeto nĆ£o deu certo.

A batalha nordestina

Imagem
Entrada do pernambucano Eduardo Campos na corrida presidencial embaralha a disputa pelos votos da regiĆ£o e obriga a presidenta Dilma a lanƧar novas armas   ISTOƉ ClĆ”udio Dantas Sequeira POPULAR Dilma veste o gibĆ£o de couro, roupa tĆ­pica do vaqueiro nordestino, em visita ao PiauĆ­: em alguns Estados da regiĆ£o, a presidenta tem 60% das intenƧƵes de voto   DebruƧados sobre o mapa do Nordeste, com seus nove Estados, 37 milhƵes de habitantes e 26% do total de eleitores que irĆ£o Ć s urnas em outubro de 2014, estrategistas de Dilma Rousseff e Eduardo Campos preparam-se para uma batalha decisiva. Em sua primeira disputa presidencial, Eduardo tem obrigaĆ§Ć£o de exibir um bom desempenho na regiĆ£o que Ć© seu berƧo polĆ­tico. Para a

“Guerra psicolĆ³gica” manipula nĆŗmeros do comĆ©rcio exterior

Imagem
3 de janeiro de 2014 | 18:24 Autor: Miguel do RosĆ”rio  A “guerra psicolĆ³gica” continua a todo vapor. E a nossa midia se tornou especialista em torturar os nĆŗmeros para extrair apenas o lado negativo de tudo. A Ćŗltima falĆ”cia Ć© sobre o comĆ©rcio exterior. A queda na balanƧa comercial tem sido interpretada de maneira doentia. Miriam LeitĆ£o, em sua coluna de hoje, nĆ£o consegue esconder sua alegria por poder apontar um fato negativo: “ O saldo comercial em 2013 nĆ£o foi apenas o pior resultado em 13 anos. Foi mais. ” Ɖ a velha tĆ©cnica de contar uma verdade mas falar uma mentira. O comĆ©rcio exterior brasileiro nunca esteve tĆ£o bem. No acumulado dos trĆŖs primeiros anos de governo Dilma, o Brasil exportou US$ 741 bilhƵes, um recorde absoluto sobre qualquer Ć©poca. Nos trĆŖs primeiros anos do governo Lula, o Brasil exportou US$ 230 bilhƵes. Nem comparo com a gestĆ£o FHC porque Ć© covardia. A balanƧa comercial caiu em 2013, mas nĆ£o porque caiu a exportaĆ§Ć£o. Ela caiu apenas por

ReaĆ§Ć£o de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

Imagem
   O caso ocorreu no inĆ­cio de abril, mas Ć© ilustrativo: apĆ³s se recusar a rezar antes de aula, o estudante Ciel Vieira ouviu da professora que “jovem que nĆ£o tem Deus no coraĆ§Ć£o nunca vai ser nada na vida” Por Paulo Lopes, na Revista FĆ³rum No inĆ­cio deste mĆŖs, o estudante Ciel Vieira, 17, de MiraĆ­ (MG), nĆ£o se conformou com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. EntĆ£o, ele se manteve em silĆŖncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que nĆ£o tem Deus no coraĆ§Ć£o nunca vai ser nada na vida”.

“NĆ£o quero ser um novo homem. NĆ£o foi pra isso que lutei”, diz Manuela

Imagem
  ƚnica mulher a liderar a bancada de um partido em BrasĆ­lia, ela foi a vereadora mais jovem da histĆ³ria de Porto Alegre e a deputada federal mais votada do Rio Grande do Sul. ƀs vĆ©speras de completar uma dĆ©cada de vida pĆŗblica e de se despedir do Congresso, Manuela D'Ɓvila ainda sofre com o preconceito. No mĆŖs passado, um deles a acusou de nĆ£o pensar com a cabeƧa, mas com o coraĆ§Ć£o, numa tentativa de constrangĆŖ-la pelo antigo namoro com o ministro da JustiƧa, JosĆ© Eduardo Cardozo. Aqui, ela fala porque nĆ£o aceita esse tipo de machismo, da paixĆ£o pelo novo marido e da decisĆ£o de deixar a capital federal

Para melhor entender os amuos de FHC com Joaquim Barbosa

Imagem
      Luis Nassif Para entender esse sentimento de FHC em relaĆ§Ć£o a Joaquim Barbosa, Ć© necessĆ”rio retroagir um pouco. Como se recorda, FHC apressou-se a vir a pĆŗblico nĆ£o recomendando qualquer aposta polĆ­tica em Barbosa.   Na sua origem, o PSDB era visto como o partido dos intelectuais, dos tĆ©cnicos, o candidato Ć  social democracia brasileira, imune ao conservadorismo obtuso do PFL-DEM e ao radicalismo da primeira infĆ¢ncia do seu irmĆ£o univitelino, o PT.   A legitimaĆ§Ć£o do partido dava-se atravĆ©s do republicanismo de um Franco Montoro, do sentido pĆŗblico de MĆ”rio Covas,  de um punhado de intelectuais de centro-esquerda.  

Globo enfrentarĆ” queda de audiĆŖncia buscando novos pĆŗblicos

Imagem
  Schroder (esquerda) Globo enfrentarĆ” queda de audiĆŖncia buscando novos pĆŗblicos O diretor-geral Carlos Henrique Schroder anuncia, em almoƧo de final de ano com jornalistas, Projeto para 2014, com o principal objetivo da emissora, cujo programa mais importante, o Jornal Nacional, tem queda histĆ³rica no Ibope; ele que flexibilizar e experimentar mais em 2014, para ganhar novos pĆŗblicos   A Rede Globo tem um plano para tentar reverter sua queda de audiĆŖncia em 2014: focar em pĆŗblicos novos. O anĆŗncio foi feito por Carlos Henrique Schroder, que assumiu hĆ” um ano o cargo de diretor-geral, em almoƧo de final de ano com jornalistas.

Altamiro Borges: Globo e Abril cortam na carne

Imagem
  Nesta semana, duas notĆ­cias confirmaram a grave crise vivida pela mĆ­dia tradicional nativa. A revista Ɖpoca, das OrganizaƧƵes Globo, fechou a sua ediĆ§Ć£o paulista e demitiu toda a sua equipe sem dĆ³ nem piedade. JĆ” o Grupo Abril confirmou a venda da MTV-Brasil para o Grupo Spring, que edita as revistas Rolling Stone e AmĆ©rica Economia e pertence a JosĆ© Roberto Maluf, ex-vice-presidente do SBT e da Rede Bandeirantes. Por Altamiro Borges*, em seu blog Os dois impĆ©rios midiĆ”ticos, que esbanjam tanto poder, atĆ© tentaram disfarƧar o corte na prĆ³pria carne. A editora Globo informou que a extinĆ§Ć£o da Ɖpoca/SP era apenas um “ajuste editorial” e negou que promoveria demissƵes. Na sexta-feira (20), porĆ©m, o Portal Imprensa “apurou que os profissionais que atuavam na revista foram encaminhados ao departamento de recursos humanos e demitidos. Os cortes valem a partir de 2 de janeiro de 2014. Ao todo, oito pessoas foram atingidas pelas mudanƧas no periĆ³dico. Somente dois funcionĆ”rios foram poup

Plebiscito: a voz do povo para uma ampla reforma polĆ­tica

Imagem
  O plebiscito sugerido pela presidenta Dilma Rousseff e apoiado pela Bancada do Partido dos Trabalhadores na CĆ¢mara Ć© de importĆ¢ncia estratĆ©gica para a democracia brasileira por permitir uma profunda e ampla reforma polĆ­tica no PaĆ­s. Por JosĆ© GuimarĆ£es*, no jornal O Globo Trata-se de um novo pacto — construĆ­do em torno de alguns pontos a serem submetidos Ć  populaĆ§Ć£o — que permitirĆ” um aperfeiƧoamento de nosso sistema polĆ­tico e eleitoral e responderĆ” ao desafio posto por ampla parcela da sociedade brasileira que foi Ć s ruas do PaĆ­s recentemente.

Ministro Marco AurƩlio Mello pode desarmar o homem-bomba da Siemens

Imagem
    A conta em Luxemburgo Ć© o nĆ³ gĆ³rdio do Caso Siemens. E Primo, o que sabe de tudo 3 de janeiro de 2014 | 09:49 Autor: Fernando Brito EstĆ” cada vez mais nĆ­tido que o acordo de delaĆ§Ć£o premiada que se deve fazer para esclarecer o pagamento de propinas pela Siemens no Brasil nĆ£o Ć© com a empresa, mas com seu ex-presidente, Adilson Primo. Presidiu a empresa por toda a primeira dĆ©cada de 2000 e sabe de tudo o que se passava ali. Seu advogado, o espertĆ­ssimo Antonio ClĆ”udio Mariz de Oliveira,  sabe que essa histĆ³ria de que ele assinou sem ler os papĆ©is da conta em Luxemburgo, que a prĆ³pria empresa quis fazer desaparecer sem deixar pistas, nĆ£o vai colar nem com SuperBonder .

Lobista de cartel atuava dentro da CPTM

Imagem
Um depoimento de JosĆ© Luiz Lavorente, diretor de OperaĆ§Ć£o e ManutenĆ§Ć£o da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano), Ć  Corregedoria Geral da AdministraĆ§Ć£o do governo estadual revela que um consultor envolvido com o pagamento de propina a polĆ­ticos do PSDB durante licitaƧƵes de trens e metrĆ“ acompanhava o andamento de contratos e participava de reuniƵes tĆ©cnicas na sede da estatal paulista. O consultor Arthur Teixeira teria representado diversas empresas junto Ć  CPTM, entre elas a espanhola CAF, a canadense Bombadier e a francesa Alstom, empresa acusada por executivos da Siemens de participar de esquema que pode ter superfaturado mais de R$ 500 milhƵes em obras do metrĆ“ em SĆ£o Paulo e no Distrito Federal. Os contratos intermediados por Teixeira junto Ć  CPTM chegariam a R$ 744 milhƵes. Em resposta ao jornal, os advogados de Lavorente e Teixeira negaram participaĆ§Ć£o em cartel; a CPTM informou que as empresas sĆ£o responsĆ”veis

Em 2013, Mais MĆ©dicos atendeu 2.177 municĆ­pios em todas as unidades da federaĆ§Ć£o

Imagem
  Em todo o paĆ­s, 6,6 mil profissionais estĆ£o atuando pelo Programa Mais MĆ©dicos e a meta Ć© chegar a 13 mil, em marƧo de 2014, expandindo a assistĆŖncia para 45,5 milhƵes de brasileiros. JĆ” no inĆ­cio do ano, na terceira etapa de seleĆ§Ć£o, estĆ£o sendo contemplados municĆ­pios que ainda nĆ£o receberam nenhum mĆ©dico. Segundo a presidenta Dilma Rousseff, o objetivo Ć© oferecer tratamento digno e respeitoso para toda a populaĆ§Ć£o e, sobretudo, para quem mais precisa.     “O Mais MĆ©dicos jĆ” levou 6.658 mĆ©dicos para milhares de municĆ­pios de todo o paĆ­s. Esses profissionais estĆ£o garantindo o atendimento a cerca de 23 milhƵes de brasileiras e brasileiros. Veja sĆ³, 23 milhƵes de pessoas que passaram a contar com o mĆ©dico em suas cidades e, em muitos casos, atĆ© no bairro onde moram. O Mais MĆ©dicos Ć© uma resposta do governo federal Ć s necessidades da populaĆ§Ć£o, que sempre reivindicou a melhoria da saĆŗde em nosso paĆ­s”, afirmou Dilma.

Ramonet: Mais duas horas com Fidel

Imagem
  Fidel me esperava na entrada do salĆ£o de sua casa, uma peƧa ampla e luminosa aberta sobre um ensolarado jardim. Aparentava estar em estupenda forma. Ignacio Ramonet Fazia um dia de primaveral doƧura, submergido por essa luz refulgente e esse ar cristalino tĆ£o caracterĆ­sticos do mĆ”gico dezembro cubano. Chegavam cheiros do oceano prĆ³ximo e se ouviam as verdes palmeiras embaladas por uma lĆ¢nguida brisa. Em um desses « paladares » que abundam agora em La Habana, estava eu almoƧando com uma amiga. De repente, tocou o telefone. Era meu contato: « A pessoa que desejavas ver, estĆ” te esperando em meia hora. Apressa-te.  » Deixei tudo, me despedi da amiga e me dirigi ao lugar indicado. Ali me aguardava um discreto veĆ­culo cujo chofer guiou de imediato rumo ao oeste da capital.

NY vai cobrar o cafezinho sabotado em SP

Imagem
 Novo prefeito de NY, Bill Blasio, prometeu taxar os endinheirados Ć  razĆ£o de um cafezinho com leite no Starbucks por dia (US$ 3) para melhorar a vida dos pobres por: Saul Leblon Endinheirados nativos adoram elogiar os ares cosmopolitas de NY - embora  se sintam espiritualmente melhor em Miami. A mĆ­dia irradia preferĆŖncias semelhantes. O democrata Bill de Blasio, recĆ©m empossado prefeito de NY, ganha espaƧos e confetes  por aqui  pela ecumĆŖnica trajetĆ³ria pessoal.

AĆ©cio grava mensagem de fim de ano com cara de ressaca

Imagem
 Por: ZĆ© Augusto Do Blog Amigos do Presidente Lula   O senador AĆ©cio Neves (PSDB-MG) gravou mensagem de fim de ano para divulgar no Facebook com uma cara de ressaca das bravas. Apesar da maquiagem e tratamento que os vĆ­deos publicitĆ”rios tem, o senador tucano apareceu com o rosto inchado e olheiras tĆ­picas do dia seguinte apĆ³s um porre.

AĆ©cio aparelha SEBRAE-MG com o cunhado

Imagem
  Por: Helena™ O candidato Ć” PresidĆŖncia  AĆ©cio Neves (PSDB-MG), que nas horas vagas tambĆ©m ocupa o cargo de senador, estĆ” tendo mais sorte do que seu correligionĆ”rio paulista JosĆ© Serra (PSDB-SP), cujo aparelhamento do SEBRAE-SP tem sido alvo de contestaĆ§Ć£o no judiciĆ”rio. Luiz MĆ”rcio Haddad Pereira Santos Ć© cunhado de AĆ©cio, e ocupa a Diretoria TĆ©cnica do SEBRAE-MG, Ć³rgĆ£o com forte influĆŖncia do governo tucano mineiro. Ele Ć© casado com a irmĆ£ do senador, AndrĆ©a Neves.

Como se prepara o “espontĆ¢neo”: a “nova polĆ­tica” e o golpismo

Imagem
   Autor: Fernando Brito EstĆ” cada vez mais evidente, atĆ© para a generosa miopia da grande mĆ­dia, que a oposiĆ§Ć£o aposta, desesperadamente, numa onda de manifestaƧƵes na Copa que lhe dĆŖ chances eleitorais em outubro. Um artigo do secretĆ”rio de RedaĆ§Ć£o da Folha, RogĆ©rio Gentile, hoje, descreve sem meias-palavras, a expectativa da dupla Eduardo Campos – Marina Silva por protestos Ć  porta dos estĆ”dios, de preferencia descambando para confrontos. Ɖ o “presente de Papai Noel” que pediram Miriam LeitĆ£o e Carlos Alberto Sardemberg , jĆ” que nĆ£o conseguem convencer, mesmo com toda a mĆ­dia a seu dispor, que o Brasil ruma ao desastre. AlguĆ©m ainda duvida de como  serĆ£o cuidadosamente preparadas as manifestaƧƵes espontĆ¢neas ?

Governo apresenta nesta sexta nĆŗmeros do superĆ”vit primĆ”rio

Imagem
EstĆ” marcada para esta sexta-feira (3), na sede do MinistĆ©rio da Fazenda, em BrasĆ­lia, Ć s 12h30, pronunciamento do ministro Guido Mantega, que pretende anunciar ao paĆ­s que o governo federal cumpriu sua meta de superĆ”vit primĆ”rio traƧada para 2013, que era de R$ 73 bilhƵes – valor suficiente para impedir o crescimento da relaĆ§Ć£o entre a dĆ­vida interna e o Produto Interno Bruto.

A desigualdade nos EUA

Imagem
   Aumento da disparidade de renda fez mais que a recessĆ£o para deprimir os ganhos da classe mĆ©dia por Paul Krugman, do The New York Times Demorou um tempo incrivelmente longo, mas a desigualdade finalmente estĆ” surgindo como uma questĆ£o unificadora significativa para os progressistas nos Estados Unidos – incluindo o presidente. E tambĆ©m hĆ”, inevitavelmente, uma reaĆ§Ć£o, ou na verdade algumas reaƧƵes.

A mĆ­dia engavetou sem cerimĆ“nia meia tonelada de pĆ³

Imagem
 A mĆ­dia nĆ£o quis investigar o caso do helicĆ³ptero dos Perrelas O estranho caso do helicĆ³ptero engavetado por : Paulo Nogueira Se vocĆŖ me pergunta qual foi o maior papelĆ£o da mĆ­dia brasileira em 2013 respondo com meia tonelada de motivos que foi o caso do helicĆ³ptero dos Perrelas. SĆ³ no Brasil 500 quilos de cocaĆ­na nĆ£o sĆ£o notĆ­cia. Na IndonĆ©sia, uma senhora britĆ¢nica de 56 anos foi condenada Ć  morte, por fuzilamento, por ser presa com cinco quilos de cocaĆ­na. Cem vezes menos, portanto. Na mĆ­dia de Londres, ela Ć© chamada de “VovĆ³ Inglesa’, por ter netos. Sua defesa ainda luta para transformar a pena de morte em prisĆ£o perpĆ©tua.

A crise hegemƓnica em escala mundial

Imagem
  A decadĆŖncia da hegemonia norte-americana no mundo e o esgotamento do modelo neoliberal sĆ£o evidentes mas ainda nĆ£o surgiu uma alternativa em nĆ­vel global. por Emir Sader Nunca como agora foi verdade a tensĆ£o entre um mundo que se esgota mas teima em sobreviver e um mundo novo, com grandes dificuldades para nascer. Nesse vazio se insere um mundo instĆ”vel, turbulento e uma ampla disputa hegemĆ“nica em escala mundial.  

A felicidade Ć© coletiva. Ou nĆ£o Ć© felicidade

Imagem
  1 de janeiro de 2014 | 07:26 Autor: Fernando Brito A amarga beleza do tempo que nos burila, desgastando, Ć© ser peneira. Melhor, batel. Aquelas cuias em que a Ć”gua roda,roda, roda, leva a lama e a poeira e deixa apenas as faĆ­scas, luzentes, que antes de encantarem os homens com seu valor tiveram valor por encantĆ”-los. NĆ£o hĆ” um ano que termina, nem outro que comeƧa. HĆ” apenas a parada reflexiva, o tempo de olhar para o que nĆ£o olhamos nos outros dias, nas suas iguais vinte e quatro horas, nas suas idĆŖnticas meia-noites.

Joaquim Barbosa, o juiz sem carƔter, samba no Rio

Imagem
  Enviado por Miguel do RosĆ”rio Ontem, Joaquim Barbosa esteve num samba no Rio de Janeiro. Pela primeira vez foi tambĆ©m vaiado. O Globo noticiou que se ouviram “algumas vaias”, entĆ£o por aĆ­ jĆ” se pode concluir que foram muitas vaias. Ɖ triste constatar que nossas elites e setores de classe mĆ©dia, supostamente esclarecidos, mais uma vez tentam recuperar poder polĆ­tico atravĆ©s de soluƧƵes nĆ£o-democrĆ”ticas. Antes, as fardas. Agora, as togas.

Papa desafia fiƩis a usarem o seu tempo para ajudar os outros

Imagem
      Ana Dias Cordeiro   01/01/2014 - 11:43 (actualizado Ć s 12:42  Papa desafia fiĆ©is a usarem o seu tempo para ajudar os outros Depois de, na habitual missa de fim de ano, ter pedido para as pessoas olharem mais pelos pobres, na primeira homilia de 2014, o Papa Francisco fez votos para que um mundo mais solidĆ”rio e menos violento seja uma realidade. No primeiro Angelus (a oraĆ§Ć£o rezada ao meio-dia) deste novo ano, na PraƧa de SĆ£o Pedro, o sumo pontĆ­fice disse que a pobreza, a injustiƧa e a violĆŖncia nĆ£o podem ser acolhidas com indiferenƧa.

O exemplo dos mƩdicos cubanos na cidade do pior IDH do Brasil

Imagem
  MissĆ£o humanitĆ”ria, humildade e generosidade ou o exemplo de mĆ©dicos cubanos na cidade de MelgaƧo – arquipĆ©lago de MarajĆ³ – estado do ParĆ”. Por Vera Paoloni, no blog SolidĆ”rios MelgaƧo, cidade paraense situada no arquipĆ©lago do MarajĆ³, tem o pior ƍndice de Desenvolvimento Humano (IDH) do paĆ­s, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, divulgado no final de julho. SĆ£o 24 mil habitantes, dos quais 12 mil nĆ£o sabe ler e nem escrever, apenas 681 pessoas frequentam o ensino mĆ©dio, saneamento Ć© zero, saĆŗde Ć© rarefeita e internet sĆ³ de vez em quando e apenas por celular. O melhor de MelgaƧo Ć© o povo, as pessoas, atestam Maribel, Oyainis e Maribel as trĆŖs mĆ©dicas e o mĆ©dico cubano Orlando que estĆ£o morando e trabalhando no municĆ­pio marajoara desde 21 de setembro, hĆ” quase 3 meses. Eles integram o programa audacioso e certeiro "Mais MĆ©dicos", que leva assistĆŖncia e mĆ©dicos a municĆ­pios carentes e vulnerĆ”veis. Ponto pro MinistĆ©rio da SaĆŗde e pra presidenta Dilma R

Como Isaac Asimov previu que seria 2014, 50 anos atrƔs

Imagem
Em 1964, durante a Feira Mundial de Nova York, o New York Times convidou o escritor de ficĆ§Ć£o cientĆ­fica e professor de bioquĆ­mica Isaac Asimov a fazer previsƵes de como seria o mundo 50 anos depois, ou seja, este ano. Asimov escreveu mais de 500 trabalhos, entre romances, contos, teses e artigos e sempre se caracterizou por fazer projeƧƵes acuradas sobre o futuro. As previsƵes do escritor, que morreu em 1991, sĆ£o surpreendentes. Por Roberto Amado, no DiĆ”rio do Centro do Mundo Cozinha Asimov prevĆŖ que os equipamentos de culinĆ”ria pouparĆ£o a humanidade de fazer trabalhos tediosos. “As cozinhas estĆ£o equipadas para fazer “auto-refeiƧƵes”. “AlmoƧos e jantares serĆ£o feitos com comidas semi-preparadas, que poderĆ£o ser conservadas em freezer. Em 2014, as cozinhas terĆ£o equipamentos capazes de preparar uma refeiĆ§Ć£o individual em alguns poucos segundos”. SĆ³ faltou mesmo ele usar a palavra “microondas”. Computadores

O ano em que a rainha Elizabeth aderiu ao chavismo

Imagem
Derrotas dos barƵes da mĆ­dia em 2013 Por Altamiro Borges, em seu blog Em 2013, o debate sobre o poder ditatorial dos meios de comunicaĆ§Ć£o e sobre a urgĆŖncia da regulaĆ§Ć£o democrĆ”tica da mĆ­dia ganhou impulso no mundo inteiro. AtĆ© o Reino Unido, chocado com os escĆ¢ndalos de corrupĆ§Ć£o e invasĆ£o de privacidade do impĆ©rio de Rupert Murdoch, aprovou uma dura legislaĆ§Ć£o. A Rainha Elizabeth 2ĀŖ se tornou, na visĆ£o dos barƵes da mĆ­dia, a nova “chavista” do planeta. Os avanƧos mais sensĆ­veis se deram na AmĆ©rica Latina. Infelizmente, o Brasil se manteve na posiĆ§Ć£o da “vanguarda do atraso” no enfrentamento desta questĆ£o estratĆ©gica.  O “Royal Charter” britĆ¢nico

VenĆ­cio Lima: “Livre”, mĆ­dia brasileira reproduz padrĆ£o chinĆŖs

Imagem
  China vs. Brasil: alguma diferenƧa? por VenĆ­cio Lima, na Carta Maior A filial brasileira da Thomson Reuters – “a maior agĆŖncia internacional de notĆ­cias e multimĆ­dia do mundo”, com sede em New York, Estados Unidos – divulgou recentemente uma matĆ©ria sob o tĆ­tulo “China orienta imprensa contra “pontos de vista errados”. O texto foi reproduzido no EstadĆ£o e, posteriormente, em dezenas de jornais, portais e blogs Brasil afora [basta colocar o tĆ­tulo da matĆ©ria no Google para verificar]. Trata-se de diretriz do Partido Comunista ChinĆŖs, sob orientaĆ§Ć£o do novo presidente Xi Jinping, que determinou “Ć  imprensa estatal que pare de noticiar ‘pontos de vista errados’, e que em vez disso cubra histĆ³rias positivas, que promovam ‘valores socialistas’.”

De PelĆ© a Joaquim Barbosa, Ć© sempre a mesma histĆ³ria

Imagem
Postado em 01 Jan 2014 por : Paulo Nogueira PelĆ© e Xuxa, no passado NĆ£o Ć© um assunto fĆ”cil de tratar. Mas, ao mesmo tempo, nĆ£o posso deixar de enfrentĆ”-lo. ComeƧo, entĆ£o, com uma digressĆ£o. Uma das coisas notĆ”veis que o ativista negro Malcom X fez pelo seu povo foi, em suas pregaƧƵes, elevar-lhe a auto-estima. Malcom X, com seu poder retĆ³rico extraordinĆ”rio, dizia aos que o ouviam que deviam se orgulhar de sua aparĆŖncia. Os lĆ”bios grossos de vocĆŖs sĆ£o lindos, bem como o cabelo crespo, bem como as narinas dilatadas – bem como, sobretudo, a cor de sua pele.

A ousadia de Mujica

Imagem
    Mujicamania. O ex-guerrilheiro projetou o paĆ­s no cenĆ”rio mundial. Um dos cem pensadores mais importantes, destaca a Foreign Policy   Com a liberaĆ§Ć£o da maconha, o presidente uruguaio cada vez mais se desprende do atraso latino-americano por Cynara Menezes — publicado 01/01/2014 Em um episĆ³dio de 1995 do desenho animado Os Simpsons, Homer, o patriarca da famĆ­lia e sĆ­mbolo da classe mĆ©dia americana, localiza, em um globo terrestre, o pequeno Uruguai, ao sul da AmĆ©rica do Sul, e erra a pronĆŗncia do paĆ­s: “You Are Gay”. Quase duas dĆ©cadas mais tarde e apĆ³s trĆŖs anos de um governo de esquerda, o ex-guerrilheiro tupamaro JosĆ© “Pepe” Mujica deu a nosso vizinho de 3,4 milhƵes de habitantes tanto destaque no mapa que atĆ© Homer, sinĆ“nimo no Brasil do telespectador mĆ©dio do Jornal Nacional da Rede Globo, seria hoje capaz de reconhecĆŖ-lo.

Coronel da OperaĆ§Ć£o Condor fugiu para o litoral brasileiro

Imagem
    RepĆ³rter do Uruguai denuncia que torturador da OperaĆ§Ć£o Condor busca a impunidade no litoral brasileiro   Por Luiz ClĆ”udio Cunha *   O Brasil, paraĆ­so da impunidade, estĆ” virando um santuĆ”rio da OperaĆ§Ć£o Condor.   Ao longo do tempo, aqui se refugiaram agentes da repressĆ£o da Argentina e do Uruguai, fugindo da JustiƧa implacĆ”vel de seus paĆ­ses para sobreviver sob o manto de impunidade da JustiƧa brasileira. Na vĆ©spera do Ano Novo, outro torturador do Cone Sul e membro ilustre da Condor buscou o refĆŗgio seguro das ensolaradas praias brasileiras: o coronel de Infantaria do ExĆ©rcito uruguaio Pedro AntĆ³nio Mato Narbondo, 72 anos, agora na condiĆ§Ć£o de fugitivo da JustiƧa de MontevidĆ©u, que esperava ouvi-lo como rĆ©u no processo da morte de um operĆ”rio da construĆ§Ć£o, preso e torturado em 1972 no quartel onde Mato servia.                  

TelexFree: o golpe do sƩculo

Imagem
As reportagens do ano: o caso TelexFree   qua, 01/01/2014 - 14:00 - Atualizado em 01/01/2014 - 14:05 Do inĆ­cio do ano, a reportagem "TelexFree: o golpe do sĆ©culo" teve mais de 412 mil leituras ( clique aqui ). Ao lado de outros blogs, como o de Pierre Lucena, do Recife, coube Ć  blogosfera identificar um golpe que afetou mais de um milhĆ£o de brasileiros. NĆ£o apenas isso. NĆ£o fosse a pressĆ£o dos blogs, o MInistro da JustiƧa JosĆ© Eduardo Cardozo teria empurrado o caso com a barriga. Em janeiro a denĆŗncia dos Procons chegou Ć  JustiƧa. Em vez de agir, Cardozo enviou o caso para o MinistĆ©rio da Fazenda opinar se se tratava de pirĆ¢mide ou nĆ£o. Foi uma obvia manobra protelatĆ³ria que garantiu Ć  TelexFree alguns meses de sobrevida para alargar o golpe.

Edward Snowden confirma entrevista a blogueiros

Imagem
  O homem-bomba do serviƧo secreto norte-americano, o homem que revelou ao mundo que os EUA espionagem atĆ© celulares pessoais de presidentes de naƧƵes amigas, que devassava os computadores da nossa Petrobras Ć  procura de informaƧƵes vitais Ć  economia brasileira, aceitou dar uma entrevista a blogueiros, tuiteiros e ativistas digitais do Brasil. Por Miguel do RosĆ”rio*, no blog O Cafezinho E nĆ£o Ć© para qualquer blogueiro (o que incluiria Noblat e Reinaldo Azevedo), mas para o campo de esquerda, progressista, que foi quem construiu a entrevista.