Postagens

Mostrando postagens de dezembro 29, 2013

Dicionário do PiG para 2014

Imagem
  “Sustentabilidade”, “recuperar a credibilidade”, “desarranjo fiscal” – um dicionário de conteúdos vazios. O ansioso blogueiro, com o elevado intuito de ajudar os colonistas (*)  do PiG (**), hoje totalmente desacreditados, elaborou uma espécie de “Dicionário do Conteúdo Vazio”: um resumo das expressões que, com ou sem chapéus, eles inevitavelmente empregarão neste Ano Santo de 2014. Tempestade – é a combinação de: as agências de risco dão nota zero ao Brasil; a Petrobras vai à falência; o Pão de Açúcar afundará na Baia de Guanabara; o pré-sal se revelará só-sal; e a presidenta Dilma Rousseff renunciará para aderir ao zen-budismo. Isso tudo acontecerá ao mesmo tempo em que China parar de importar soja.

Jogos ocultos de Eduardo Campos

Imagem
  Antonio Lassance Entenda por que ele é o candidato do PSB, mesmo com menos intenções de voto do que Marina Silva. Por mais paradoxal que pareça, a Eduardo Campos pode interessar até mais uma vitória de Dilma Rousseff, com a ajuda de sua mão em um eventual segundo turno, do que uma candidatura de Marina Silva voando pelo PSB - mesmo que Marina demonstre mais intenções de voto em pesquisas. A razão maior é muito simples. Ele quer ser um protagonista, e não um coadjuvante em 2014. Se não puder vencer, Campos não abre mão de, pelo menos, ser um dos grandes responsáveis por decidir a parada das próximas eleições presidenciais.

Agassiz Almeida: Joaquim Barbosa, a nação aguarda a sua resposta

Imagem
Ditador togado.   Sob a responsabilidade da história que carrego e como ativista dos direitos humanos, encaminhei a Vossa Excelência, em 06 do corrente, mensagem pela internet reproduzida a milhares de internautas acerca da execução das penas referentes aos condenados do mensalão. Nenhuma resposta recebi. Só o silêncio assustador de quem, engolfado num ancestralismo de dor, sofrimento e de brutal injustiça se fez um vingador desabrido. Por Agassiz Almeida*, para o Vermelho Diante da sua postura olímpica, a nação se sente dominada por um temor, na antevisão de um ditador togado. Se seu fardo de oprimido o tornou um amargurado e odiento, saiba olhar com a magnanimidade de Nelson Mandela diante dos seus algozes. Derramar ódio represado no infortúnio de condenados é apequenar-se. Há um quê de preocupante nessas suas atitudes faraônicas nas quais se confundem a justiça e a baba do ódio.

O jornalismo desonesto é mau jornalismo

Imagem
4 de janeiro de 2014 | 12:13 Autor: Fernando Brito Para um profissional de imprensa, com sentimentos corporativos como os há em qualquer outra profissão, muitas vezes é um dilema criticar os jornais que, afinal de contas, são feitos por seus colegas, alguns deles queridos amigos. Para quem se dedica a blogs políticos e econômicos, pior ainda, porque contra a parcialidade da mídia, parcialidade ao revés acaba por acontecer. E não há, por aqui, a hipocrisia de negá-la, porque jornalismo – se é profissão e ciência como a medicina – é também causa. Talvez o médico, jornalista e revolucionário francês Jean Paul Marat seja quem melhor personifique esta fusão. Mas disfarçar o partidarismo sob o disfarce da neutralidade é desonesto. E o que é desonesto é mau jornalismo.

A chocante perseguição da Globo à Genoíno

Imagem
4 de janeiro de 2014 | 13:17 Autor: Miguel do Rosário Tantos fatos políticos acontecendo no Brasil, e o jornal O Globo continua obcecado em perseguir um homem doente e já condenado pela Justiça. O jornal publica hoje matéria de quase uma página inteira apenas para informar que Genoíno “mudou de endereço” em Brasília. Genoíno estava hospedado na casa de um amigo em Guará, um apartamento minúsculo onde moravam mais de cinco pessoas. O Globo não publicou nenhuma foto, porque não queria transmitir a imagem de “pobre”. O Globo também jamais publicou a foto da casa de Genoíno em São Paulo, pelas mesmas razões.

Brasil-EUA o romance que morreu antes de nascer

Imagem
  Dilma não parecia totalmente convencida com a forte aproximação com os Estados Unidos tecida desde 2011 por seu chanceler Antonio Patriota. @DarioPignotti Foi o ano diplomático menos imaginado. No dia 31 de maio de 2013, quando o vice-presidente norte-americano Joe Biden desembarcou em Brasília para definir a letra pequena dos acordos que seriam firmados durante a cúpula entre Dima Rousseff e Barack Obama, ninguém, possivelmente nem a presidenta, imaginava qual seria o desenlace dessa aproximação com Washington, sem precedentes em 11 anos de governos do Partido dos Trabalhadores. "Não há obstáculo que não possa ser superado por nossos países… estamos ansiosos por recebê-la (Dilma) em outubro em Washington" assegurava Joe Biden ao deixar o Palácio do Planalto com seu sorriso invicto.

Dar um basta a oligopólios que dominam a comunicação

Imagem
  Franklin Martins: Nada Além da Constituição No fim de outubro, a rainha Elizabeth II, com respaldo dos principais partidos do governo e da oposição, assinou Carta Régia estabelecendo novos mecanismos de regulação para a imprensa na Grã-Bretanha. Foram fixadas penalidades duríssimas para os órgãos que invadirem a privacidade dos cidadãos, atropelarem as leis e usarem de má-fé no tratamento das notícias. Por Franklin Martins*, Carta Capital O texto foi uma resposta à indignação da sociedade britânica diante dos desmandos de alguns jornais e revistas. O Grupo Murdoch chegou a grampear ilegalmente telefones de súditos de Sua Majestade. Também em outubro, a Suprema Corte da Argentina considerou constitucionais quatro artigos da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual, aprovada em 2009. A decisão julgou improcedente recurso do poderoso grupo midiático El Clarín, que se recusava a abrir mão de parte das mais de 240 licenças de tevê aberta e por cabo em seu poder, como manda a nov...

Joaquim Barbosa confirma: comparou Genoino a Beira-Mar

Imagem
  O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, confirma: ao negar o direito garantido por lei a José Genoino, ex-dirigente do PT, de cumprir a prisão domiciliar em seu domicílio, sendo transferido de Brasília para São Paulo, ele o comparou ao traficante Fernandinho Beira-Mar.

Como Marco Aurélio Mello vem tratando o caso Rocha Matos

Imagem
      Luis Nassif O Ministro Marco Aurélio de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), notabilizou-se por não dar atenção à opinião pública. Foi autor de decisões polêmicas – como o habeas corpus que permitiu a fuga de Salvatore Cacciolla -, em casos de ampla repercussão pública. Muitas vezes foi enaltecido por não se guiar pela voz das ruas. No julgamento da AP 470, mudou de opinião. No dia em que seria proferido o voto do Ministro Celso de Mello sobre os embargos infringentes, Marco Aurélio publicou um artigo no jornal O Globo, pressionando o colega e alertando para a necessidade de dar satisfação à opinião pública. Suponha-se que Marco Aurélio mudou de opinião sobre a prestação de contas à opinião pública.

A mensagem de FHC de péssimo 2014

Imagem
 Por Altamiro Borges Em meio à disputa fraticida no PSDB pela escolha do candidato da sigla em 2014, o ex-governador José Serra disse certa vez que FHC “tá gagá”. A leitura da patética mensagem de ano novo do ex-presidente tucano, postada no Facebook, parece confirmar este diagnóstico. Vale conferir: ***** "O ano que termina não foi dos melhores para o país: nuvens pesadas rondam a economia, contas públicas se complicam, inflação perigosa. Felizmente, a massa salarial não caiu nem o desemprego voltou a assustar. Mas, até quando?

A verdade das máscaras

Imagem
Doug amava Vicky que amava Juan Antonio que amava Maria Elena e Cristina que se amavam. Ao fim e ao cabo, a dúvida se insinua: poderíamos viver a verdade? Flávio Ricardo Vassoler O livre comércio está para o mercado negro, assim como o casamento está para a prostituição. Sábia, a esposa/mãe tem consciência de que a meretriz, ao invés de destroná-la, na verdade dá sobrevida ao matrimônio.

FHC ENTERROU TUMINHA

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa".    Ex-presidente merece elogio por recusar-se a fazer parte de uma farsa   Por duas vezes, no programa Manhattan Conection, Diogo Mainardi sugeriu a  Fernando Henrique Cardoso que fizesse comentários sobre a denúncia do delegado Romeu Tuma Jr de que Luiz Inácio Lula da Silva foi “alcaguete” do ditadura.  Nas duas vezes, FHC desmentiu Diogo e Tuminha. Deixou claro que a história é falsa.  É um testemunho importante, considerando quem é e quem foi. Lula fez campanha para Fernando Henrique em 1978. Os dois percorreram portas de fábrica e falaram em comícios. Mais tarde, estiveram juntos numa articulação pela criação de um partido político de esquerda, mas o projeto não deu certo.

A batalha nordestina

Imagem
Entrada do pernambucano Eduardo Campos na corrida presidencial embaralha a disputa pelos votos da região e obriga a presidenta Dilma a lançar novas armas   ISTOÉ Cláudio Dantas Sequeira POPULAR Dilma veste o gibão de couro, roupa típica do vaqueiro nordestino, em visita ao Piauí: em alguns Estados da região, a presidenta tem 60% das intenções de voto   Debruçados sobre o mapa do Nordeste, com seus nove Estados, 37 milhões de habitantes e 26% do total de eleitores que irão às urnas em outubro de 2014, estrategistas de Dilma Rousseff e Eduardo Campos preparam-se para uma batalha decisiva. Em sua primeira disputa presidencial, Eduardo tem obrigação de exibir um bom desempenho na r...

“Guerra psicológica” manipula números do comércio exterior

Imagem
3 de janeiro de 2014 | 18:24 Autor: Miguel do Rosário  A “guerra psicológica” continua a todo vapor. E a nossa midia se tornou especialista em torturar os números para extrair apenas o lado negativo de tudo. A última falácia é sobre o comércio exterior. A queda na balança comercial tem sido interpretada de maneira doentia. Miriam Leitão, em sua coluna de hoje, não consegue esconder sua alegria por poder apontar um fato negativo: “ O saldo comercial em 2013 não foi apenas o pior resultado em 13 anos. Foi mais. ” É a velha técnica de contar uma verdade mas falar uma mentira. O comércio exterior brasileiro nunca esteve tão bem. No acumulado dos três primeiros anos de governo Dilma, o Brasil exportou US$ 741 bilhões, um recorde absoluto sobre qualquer época. Nos três primeiros anos do governo Lula, o Brasil exportou US$ 230 bilhões. Nem comparo com a gestão FHC porque é covardia. A balança comercial caiu em 2013, mas não porque caiu a exportação. Ela caiu apenas...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

Imagem
   O caso ocorreu no início de abril, mas é ilustrativo: após se recusar a rezar antes de aula, o estudante Ciel Vieira ouviu da professora que “jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida” Por Paulo Lopes, na Revista Fórum No início deste mês, o estudante Ciel Vieira, 17, de Miraí (MG), não se conformou com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Então, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”.

“Não quero ser um novo homem. Não foi pra isso que lutei”, diz Manuela

Imagem
  Única mulher a liderar a bancada de um partido em Brasília, ela foi a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre e a deputada federal mais votada do Rio Grande do Sul. Às vésperas de completar uma década de vida pública e de se despedir do Congresso, Manuela D'Ávila ainda sofre com o preconceito. No mês passado, um deles a acusou de não pensar com a cabeça, mas com o coração, numa tentativa de constrangê-la pelo antigo namoro com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Aqui, ela fala porque não aceita esse tipo de machismo, da paixão pelo novo marido e da decisão de deixar a capital federal

Para melhor entender os amuos de FHC com Joaquim Barbosa

Imagem
      Luis Nassif Para entender esse sentimento de FHC em relação a Joaquim Barbosa, é necessário retroagir um pouco. Como se recorda, FHC apressou-se a vir a público não recomendando qualquer aposta política em Barbosa.   Na sua origem, o PSDB era visto como o partido dos intelectuais, dos técnicos, o candidato à social democracia brasileira, imune ao conservadorismo obtuso do PFL-DEM e ao radicalismo da primeira infância do seu irmão univitelino, o PT.   A legitimação do partido dava-se através do republicanismo de um Franco Montoro, do sentido público de Mário Covas,  de um punhado de intelectuais de centro-esquerda.  

Globo enfrentará queda de audiência buscando novos públicos

Imagem
  Schroder (esquerda) Globo enfrentará queda de audiência buscando novos públicos O diretor-geral Carlos Henrique Schroder anuncia, em almoço de final de ano com jornalistas, Projeto para 2014, com o principal objetivo da emissora, cujo programa mais importante, o Jornal Nacional, tem queda histórica no Ibope; ele que flexibilizar e experimentar mais em 2014, para ganhar novos públicos   A Rede Globo tem um plano para tentar reverter sua queda de audiência em 2014: focar em públicos novos. O anúncio foi feito por Carlos Henrique Schroder, que assumiu há um ano o cargo de diretor-geral, em almoço de final de ano com jornalistas.

Altamiro Borges: Globo e Abril cortam na carne

Imagem
  Nesta semana, duas notícias confirmaram a grave crise vivida pela mídia tradicional nativa. A revista Época, das Organizações Globo, fechou a sua edição paulista e demitiu toda a sua equipe sem dó nem piedade. Já o Grupo Abril confirmou a venda da MTV-Brasil para o Grupo Spring, que edita as revistas Rolling Stone e América Economia e pertence a José Roberto Maluf, ex-vice-presidente do SBT e da Rede Bandeirantes. Por Altamiro Borges*, em seu blog Os dois impérios midiáticos, que esbanjam tanto poder, até tentaram disfarçar o corte na própria carne. A editora Globo informou que a extinção da Época/SP era apenas um “ajuste editorial” e negou que promoveria demissões. Na sexta-feira (20), porém, o Portal Imprensa “apurou que os profissionais que atuavam na revista foram encaminhados ao departamento de recursos humanos e demitidos. Os cortes valem a partir de 2 de janeiro de 2014. Ao todo, oito pessoas foram atingidas pelas mudanças no periódico. Somente dois funcionários foram ...

Plebiscito: a voz do povo para uma ampla reforma política

Imagem
  O plebiscito sugerido pela presidenta Dilma Rousseff e apoiado pela Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara é de importância estratégica para a democracia brasileira por permitir uma profunda e ampla reforma política no País. Por José Guimarães*, no jornal O Globo Trata-se de um novo pacto — construído em torno de alguns pontos a serem submetidos à população — que permitirá um aperfeiçoamento de nosso sistema político e eleitoral e responderá ao desafio posto por ampla parcela da sociedade brasileira que foi às ruas do País recentemente.

Ministro Marco Aurélio Mello pode desarmar o homem-bomba da Siemens

Imagem
    A conta em Luxemburgo é o nó górdio do Caso Siemens. E Primo, o que sabe de tudo 3 de janeiro de 2014 | 09:49 Autor: Fernando Brito Está cada vez mais nítido que o acordo de delação premiada que se deve fazer para esclarecer o pagamento de propinas pela Siemens no Brasil não é com a empresa, mas com seu ex-presidente, Adilson Primo. Presidiu a empresa por toda a primeira década de 2000 e sabe de tudo o que se passava ali. Seu advogado, o espertíssimo Antonio Cláudio Mariz de Oliveira,  sabe que essa história de que ele assinou sem ler os papéis da conta em Luxemburgo, que a própria empresa quis fazer desaparecer sem deixar pistas, não vai colar nem com SuperBonder .

Lobista de cartel atuava dentro da CPTM

Imagem
Um depoimento de José Luiz Lavorente, diretor de Operação e Manutenção da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano), à Corregedoria Geral da Administração do governo estadual revela que um consultor envolvido com o pagamento de propina a políticos do PSDB durante licitações de trens e metrô acompanhava o andamento de contratos e participava de reuniões técnicas na sede da estatal paulista. O consultor Arthur Teixeira teria representado diversas empresas junto à CPTM, entre elas a espanhola CAF, a canadense Bombadier e a francesa Alstom, empresa acusada por executivos da Siemens de participar de esquema que pode ter superfaturado mais de R$ 500 milhões em obras do metrô em São Paulo e no Distrito Federal. Os contratos intermediados por Teixeira junto à CPTM chegariam a R$ 744 milhões. Em resposta ao jornal, os advogados de Lavorente e Teixeira negaram participação em cartel; a CPTM informou que as empresas são responsáveis ...

Em 2013, Mais Médicos atendeu 2.177 municípios em todas as unidades da federação

Imagem
  Em todo o país, 6,6 mil profissionais estão atuando pelo Programa Mais Médicos e a meta é chegar a 13 mil, em março de 2014, expandindo a assistência para 45,5 milhões de brasileiros. Já no início do ano, na terceira etapa de seleção, estão sendo contemplados municípios que ainda não receberam nenhum médico. Segundo a presidenta Dilma Rousseff, o objetivo é oferecer tratamento digno e respeitoso para toda a população e, sobretudo, para quem mais precisa.     “O Mais Médicos já levou 6.658 médicos para milhares de municípios de todo o país. Esses profissionais estão garantindo o atendimento a cerca de 23 milhões de brasileiras e brasileiros. Veja só, 23 milhões de pessoas que passaram a contar com o médico em suas cidades e, em muitos casos, até no bairro onde moram. O Mais Médicos é uma resposta do governo federal às necessidades da população, que sempre reivindicou a melhoria da saúde em nosso país”, afirmou Dilma.

Ramonet: Mais duas horas com Fidel

Imagem
  Fidel me esperava na entrada do salão de sua casa, uma peça ampla e luminosa aberta sobre um ensolarado jardim. Aparentava estar em estupenda forma. Ignacio Ramonet Fazia um dia de primaveral doçura, submergido por essa luz refulgente e esse ar cristalino tão característicos do mágico dezembro cubano. Chegavam cheiros do oceano próximo e se ouviam as verdes palmeiras embaladas por uma lânguida brisa. Em um desses « paladares » que abundam agora em La Habana, estava eu almoçando com uma amiga. De repente, tocou o telefone. Era meu contato: « A pessoa que desejavas ver, está te esperando em meia hora. Apressa-te.  » Deixei tudo, me despedi da amiga e me dirigi ao lugar indicado. Ali me aguardava um discreto veículo cujo chofer guiou de imediato rumo ao oeste da capital.

NY vai cobrar o cafezinho sabotado em SP

Imagem
 Novo prefeito de NY, Bill Blasio, prometeu taxar os endinheirados à razão de um cafezinho com leite no Starbucks por dia (US$ 3) para melhorar a vida dos pobres por: Saul Leblon Endinheirados nativos adoram elogiar os ares cosmopolitas de NY - embora  se sintam espiritualmente melhor em Miami. A mídia irradia preferências semelhantes. O democrata Bill de Blasio, recém empossado prefeito de NY, ganha espaços e confetes  por aqui  pela ecumênica trajetória pessoal.

Aécio grava mensagem de fim de ano com cara de ressaca

Imagem
 Por: Zé Augusto Do Blog Amigos do Presidente Lula   O senador Aécio Neves (PSDB-MG) gravou mensagem de fim de ano para divulgar no Facebook com uma cara de ressaca das bravas. Apesar da maquiagem e tratamento que os vídeos publicitários tem, o senador tucano apareceu com o rosto inchado e olheiras típicas do dia seguinte após um porre.

Aécio aparelha SEBRAE-MG com o cunhado

Imagem
  Por: Helena™ O candidato á Presidência  Aécio Neves (PSDB-MG), que nas horas vagas também ocupa o cargo de senador, está tendo mais sorte do que seu correligionário paulista José Serra (PSDB-SP), cujo aparelhamento do SEBRAE-SP tem sido alvo de contestação no judiciário. Luiz Márcio Haddad Pereira Santos é cunhado de Aécio, e ocupa a Diretoria Técnica do SEBRAE-MG, órgão com forte influência do governo tucano mineiro. Ele é casado com a irmã do senador, Andréa Neves.

Como se prepara o “espontâneo”: a “nova política” e o golpismo

Imagem
   Autor: Fernando Brito Está cada vez mais evidente, até para a generosa miopia da grande mídia, que a oposição aposta, desesperadamente, numa onda de manifestações na Copa que lhe dê chances eleitorais em outubro. Um artigo do secretário de Redação da Folha, Rogério Gentile, hoje, descreve sem meias-palavras, a expectativa da dupla Eduardo Campos – Marina Silva por protestos à porta dos estádios, de preferencia descambando para confrontos. É o “presente de Papai Noel” que pediram Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardemberg , já que não conseguem convencer, mesmo com toda a mídia a seu dispor, que o Brasil ruma ao desastre. Alguém ainda duvida de como  serão cuidadosamente preparadas as manifestações espontâneas ?

Governo apresenta nesta sexta números do superávit primário

Imagem
Está marcada para esta sexta-feira (3), na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília, às 12h30, pronunciamento do ministro Guido Mantega, que pretende anunciar ao país que o governo federal cumpriu sua meta de superávit primário traçada para 2013, que era de R$ 73 bilhões – valor suficiente para impedir o crescimento da relação entre a dívida interna e o Produto Interno Bruto.

A desigualdade nos EUA

Imagem
   Aumento da disparidade de renda fez mais que a recessão para deprimir os ganhos da classe média por Paul Krugman, do The New York Times Demorou um tempo incrivelmente longo, mas a desigualdade finalmente está surgindo como uma questão unificadora significativa para os progressistas nos Estados Unidos – incluindo o presidente. E também há, inevitavelmente, uma reação, ou na verdade algumas reações.

A mídia engavetou sem cerimônia meia tonelada de pó

Imagem
 A mídia não quis investigar o caso do helicóptero dos Perrelas O estranho caso do helicóptero engavetado por : Paulo Nogueira Se você me pergunta qual foi o maior papelão da mídia brasileira em 2013 respondo com meia tonelada de motivos que foi o caso do helicóptero dos Perrelas. Só no Brasil 500 quilos de cocaína não são notícia. Na Indonésia, uma senhora britânica de 56 anos foi condenada à morte, por fuzilamento, por ser presa com cinco quilos de cocaína. Cem vezes menos, portanto. Na mídia de Londres, ela é chamada de “Vovó Inglesa’, por ter netos. Sua defesa ainda luta para transformar a pena de morte em prisão perpétua.

A crise hegemônica em escala mundial

Imagem
  A decadência da hegemonia norte-americana no mundo e o esgotamento do modelo neoliberal são evidentes mas ainda não surgiu uma alternativa em nível global. por Emir Sader Nunca como agora foi verdade a tensão entre um mundo que se esgota mas teima em sobreviver e um mundo novo, com grandes dificuldades para nascer. Nesse vazio se insere um mundo instável, turbulento e uma ampla disputa hegemônica em escala mundial.  

A felicidade é coletiva. Ou não é felicidade

Imagem
  1 de janeiro de 2014 | 07:26 Autor: Fernando Brito A amarga beleza do tempo que nos burila, desgastando, é ser peneira. Melhor, batel. Aquelas cuias em que a água roda,roda, roda, leva a lama e a poeira e deixa apenas as faíscas, luzentes, que antes de encantarem os homens com seu valor tiveram valor por encantá-los. Não há um ano que termina, nem outro que começa. Há apenas a parada reflexiva, o tempo de olhar para o que não olhamos nos outros dias, nas suas iguais vinte e quatro horas, nas suas idênticas meia-noites.

Joaquim Barbosa, o juiz sem caráter, samba no Rio

Imagem
  Enviado por Miguel do Rosário Ontem, Joaquim Barbosa esteve num samba no Rio de Janeiro. Pela primeira vez foi também vaiado. O Globo noticiou que se ouviram “algumas vaias”, então por aí já se pode concluir que foram muitas vaias. É triste constatar que nossas elites e setores de classe média, supostamente esclarecidos, mais uma vez tentam recuperar poder político através de soluções não-democráticas. Antes, as fardas. Agora, as togas.

Papa desafia fiéis a usarem o seu tempo para ajudar os outros

Imagem
      Ana Dias Cordeiro   01/01/2014 - 11:43 (actualizado às 12:42  Papa desafia fiéis a usarem o seu tempo para ajudar os outros Depois de, na habitual missa de fim de ano, ter pedido para as pessoas olharem mais pelos pobres, na primeira homilia de 2014, o Papa Francisco fez votos para que um mundo mais solidário e menos violento seja uma realidade. No primeiro Angelus (a oração rezada ao meio-dia) deste novo ano, na Praça de São Pedro, o sumo pontífice disse que a pobreza, a injustiça e a violência não podem ser acolhidas com indiferença.

O exemplo dos médicos cubanos na cidade do pior IDH do Brasil

Imagem
  Missão humanitária, humildade e generosidade ou o exemplo de médicos cubanos na cidade de Melgaço – arquipélago de Marajó – estado do Pará. Por Vera Paoloni, no blog Solidários Melgaço, cidade paraense situada no arquipélago do Marajó, tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, divulgado no final de julho. São 24 mil habitantes, dos quais 12 mil não sabe ler e nem escrever, apenas 681 pessoas frequentam o ensino médio, saneamento é zero, saúde é rarefeita e internet só de vez em quando e apenas por celular. O melhor de Melgaço é o povo, as pessoas, atestam Maribel, Oyainis e Maribel as três médicas e o médico cubano Orlando que estão morando e trabalhando no município marajoara desde 21 de setembro, há quase 3 meses. Eles integram o programa audacioso e certeiro "Mais Médicos", que leva assistência e médicos a municípios carentes e vulneráveis. Ponto pro Ministério da Saúde e pra presidenta Dilma R...

Como Isaac Asimov previu que seria 2014, 50 anos atrás

Imagem
Em 1964, durante a Feira Mundial de Nova York, o New York Times convidou o escritor de ficção científica e professor de bioquímica Isaac Asimov a fazer previsões de como seria o mundo 50 anos depois, ou seja, este ano. Asimov escreveu mais de 500 trabalhos, entre romances, contos, teses e artigos e sempre se caracterizou por fazer projeções acuradas sobre o futuro. As previsões do escritor, que morreu em 1991, são surpreendentes. Por Roberto Amado, no Diário do Centro do Mundo Cozinha Asimov prevê que os equipamentos de culinária pouparão a humanidade de fazer trabalhos tediosos. “As cozinhas estão equipadas para fazer “auto-refeições”. “Almoços e jantares serão feitos com comidas semi-preparadas, que poderão ser conservadas em freezer. Em 2014, as cozinhas terão equipamentos capazes de preparar uma refeição individual em alguns poucos segundos”. Só faltou mesmo ele usar a palavra “microondas”. Computadores

O ano em que a rainha Elizabeth aderiu ao chavismo

Imagem
Derrotas dos barões da mídia em 2013 Por Altamiro Borges, em seu blog Em 2013, o debate sobre o poder ditatorial dos meios de comunicação e sobre a urgência da regulação democrática da mídia ganhou impulso no mundo inteiro. Até o Reino Unido, chocado com os escândalos de corrupção e invasão de privacidade do império de Rupert Murdoch, aprovou uma dura legislação. A Rainha Elizabeth 2ª se tornou, na visão dos barões da mídia, a nova “chavista” do planeta. Os avanços mais sensíveis se deram na América Latina. Infelizmente, o Brasil se manteve na posição da “vanguarda do atraso” no enfrentamento desta questão estratégica.  O “Royal Charter” britânico

Venício Lima: “Livre”, mídia brasileira reproduz padrão chinês

Imagem
  China vs. Brasil: alguma diferença? por Venício Lima, na Carta Maior A filial brasileira da Thomson Reuters – “a maior agência internacional de notícias e multimídia do mundo”, com sede em New York, Estados Unidos – divulgou recentemente uma matéria sob o título “China orienta imprensa contra “pontos de vista errados”. O texto foi reproduzido no Estadão e, posteriormente, em dezenas de jornais, portais e blogs Brasil afora [basta colocar o título da matéria no Google para verificar]. Trata-se de diretriz do Partido Comunista Chinês, sob orientação do novo presidente Xi Jinping, que determinou “à imprensa estatal que pare de noticiar ‘pontos de vista errados’, e que em vez disso cubra histórias positivas, que promovam ‘valores socialistas’.”

De Pelé a Joaquim Barbosa, é sempre a mesma história

Imagem
Postado em 01 Jan 2014 por : Paulo Nogueira Pelé e Xuxa, no passado Não é um assunto fácil de tratar. Mas, ao mesmo tempo, não posso deixar de enfrentá-lo. Começo, então, com uma digressão. Uma das coisas notáveis que o ativista negro Malcom X fez pelo seu povo foi, em suas pregações, elevar-lhe a auto-estima. Malcom X, com seu poder retórico extraordinário, dizia aos que o ouviam que deviam se orgulhar de sua aparência. Os lábios grossos de vocês são lindos, bem como o cabelo crespo, bem como as narinas dilatadas – bem como, sobretudo, a cor de sua pele.

A ousadia de Mujica

Imagem
    Mujicamania. O ex-guerrilheiro projetou o país no cenário mundial. Um dos cem pensadores mais importantes, destaca a Foreign Policy   Com a liberação da maconha, o presidente uruguaio cada vez mais se desprende do atraso latino-americano por Cynara Menezes — publicado 01/01/2014 Em um episódio de 1995 do desenho animado Os Simpsons, Homer, o patriarca da família e símbolo da classe média americana, localiza, em um globo terrestre, o pequeno Uruguai, ao sul da América do Sul, e erra a pronúncia do país: “You Are Gay”. Quase duas décadas mais tarde e após três anos de um governo de esquerda, o ex-guerrilheiro tupamaro José “Pepe” Mujica deu a nosso vizinho de 3,4 milhões de habitantes tanto destaque no mapa que até Homer, sinônimo no Brasil do telespectador médio do Jornal Nacional da Rede Globo, seria hoje capaz de reconhecê-lo.

Coronel da Operação Condor fugiu para o litoral brasileiro

Imagem
    Repórter do Uruguai denuncia que torturador da Operação Condor busca a impunidade no litoral brasileiro   Por Luiz Cláudio Cunha *   O Brasil, paraíso da impunidade, está virando um santuário da Operação Condor.   Ao longo do tempo, aqui se refugiaram agentes da repressão da Argentina e do Uruguai, fugindo da Justiça implacável de seus países para sobreviver sob o manto de impunidade da Justiça brasileira. Na véspera do Ano Novo, outro torturador do Cone Sul e membro ilustre da Condor buscou o refúgio seguro das ensolaradas praias brasileiras: o coronel de Infantaria do Exército uruguaio Pedro António Mato Narbondo, 72 anos, agora na condição de fugitivo da Justiça de Montevidéu, que esperava ouvi-lo como réu no processo da morte de um operário da construção, preso e torturado em 1972 no quartel onde Mato servia.