Postagens

Mostrando postagens de janeiro 18, 2015

Marcos Aquino: Pietro Nardini Violin Concerto in G major, Giuliano Carmignola

Imagem
marcos Aquino Pietro Nardini Violin Concerto in G major, Giuliano Carmignola. Pietro Nardini (Livorno, 1722; Florença, 1793). Foi aluno de Tartini, discípulo eminente, notável pela sonoridade na execução de adágios. Foi um compositor do Barroco e do Pré-clássico.

CONVÉM NOTAR AS DIFERENÇAS ENTRE CHINAGLIA E CUNHA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Disputa pela presidência da Câmara está longe de ser uma guerra entre concorrentes igualmente ruins A maioria dos analistas políticos acostumou o eleitor a enxergar todas as disputas da Câmara de Deputados como uma deprimente troca de favores por votos, um leilão descarado por verbas públicas e provas de prestígio — e mesmo coisa pior. Essa visão costuma embaçar a visão das disputas de Brasília que, muitas vezes, são aquilo que não se consegue enxergar — lutas políticas.

Eduardo Cunha, falsificador?

Imagem
Líder do PMDB na Câmara se diz vítima de grampo forjado, mas já foi processado por usar documentos falsos em defesa contra denúncia de corrupção. por  André Barrocal  - na Carta Capital A pedido do Ministério, a PF abriu um inquérito para investigar o grampo que cita Eduardo Cunha O deputado Eduardo Cunha, líder do PMDB, acredita ter tido seu nome envolvido no esquema do doleiro Alberto Youssef graças a uma armação destinada a impedi-lo de conquistar a Presidência da Câmara em fevereiro. Na terça-feira 20, ele mandou ao Ministério da Justiça cópia de um áudio a indicar uma tentativa de chantagem contra ele e pediu que se investigue a origem do grampo.

Grécia às portas de uma mudança histórica

Imagem
O povo grego será convocado para mudar a história com seu voto, para delinear um espaço de mudança e de esperança para todos os povos da Europa Alexis Tsipras A Grécia está às portas de uma mudança de envergadura histórica. O Syriza já não é apenas uma esperança para a Grécia e para os gregos.   Ele representa também a expectativa de uma mudança de rumos para toda a Europa. Porque, a menos que mude sua política, a Europa não sairá da crise, e a vitória do Syriza nas eleições de 25 de janeiro não fará mais do que fortalecer as forças da mudança. Porque o beco sem saída da Grécia é o beco sem saída da Europa de hoje.

Um guia para as eleições na Grécia

Imagem
São 22 partidos que se apresentam ao voto de 9,8 milhões de eleitores. Sondagens indicam que apenas sete conseguirão os 3% necessários para eleger deputados. Urnas fecham às 19 horas locais. O Parlamento grego  A votação começa às 7 horas da manhã e termina às 19h (17h em Lisboa e 15h no Rio de Janeiro). . Os eleitores são 9,8 milhões, sendo que mais de um terço está concentrado na região metropolitana da Ática, que inclui Atenas.

BBC: Chance de vitória da extrema esquerda na Grécia mantém Europa em alerta

Imagem
Gavin Hewitt Editor de Europa da BBC News Gregos votarão no domingo entre o atual premiê Samaras e Tsipras, do partido de esquerda radical Syriza Quando os gregos votarem no domingo, eles não estarão escolhendo apenas um novo governo: estarão mandando uma mensagem à Europa e seus líderes. Se as pesquisas estiverem corretas, a Grécia está à beira de eleger o primeiro partido anti-austeridade na zona do euro. Se isso acontecer, o futuro da Grécia estará, mais uma vez, incerto.

Personalidade do Ano de O Globo: a lisonja como cooptação

Imagem
Luis Nassif  -  SAB, 24/01/2015 - 20:15 O juiz Sérgio Moro foi eleito “Personalidade de 2014” do jornal O Globo. Quem lhe outorgou título tão eloquente foi um júri extremamente representativo de qualquer coisa. Não propriamente representativo da opinião pública brasileira, também não da opinião pública carioca. Talvez a escolha fosse aprovada pela opinião pública do Leblon, mas não chegou a ser consultada.

Os oligarcas em Davos, com medo do mundo que eles mesmos criaram

Imagem
22/1/2015,  [*] Seumas Milne ,  The Guardian “ The Davos oligarchs are right to fear the world they’ve made ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu      POSTADO POR  CASTOR FILHO Lágrimas de crocodilo sobre a desigualdade são sintomas de que a elite já treme de medo. Mas a mudança só virá se houver incansável pressão social e audácia política. Davos-2015, Fórum Econômico Mundial Os  oligarcas bilionários e empregados  que se reuniram  em Davos  esta semana ( 19 a  23/1/2015) estão preocupados com a desigualdade. Talvez pareça difícil engolir que os senhores supremos de um sistema que gerou a mais profunda ravina econômica que o mundo jamais viu em toda a história, ponham-se agora a garatujar ideias sobre as consequências do que eles mesmos fizeram.

Noam Chomsky: estamos à beira da total auto-destruição?

Imagem
Existem mais processos de longo prazo apontando na direção, talvez não da destruição total, mas ao menos da destruição da capacidade de uma vida decente. Noam Chomsky, Alternet - na Carta Maior O que o futuro trará? Uma postura razoável seria tentar olhar para a espécie humana de fora. Então imagine que você é um extraterrestre observador que está tentando desvendar o que acontece aqui ou, imagine que és um historiador daqui a 100 anos - assumindo que existam historiadores em 100 anos, o que não é óbvio - e você está olhando para o que acontece. Você veria algo impressionante.

Liberdade de expressão da mídia é seletiva e covarde

Imagem
Foto: Agência Câmara Liberdade de expressão da mídia é seletiva e covarde do deputado Paulo Pimenta, via e-mail  Toda a vez que o debate sobre os limites do humor emerge, a mídia – especialmente a brasileira – diz que é preciso “ir até o fim” para se garantir a liberdade de expressão.  “Não podemos recuar”, afirmam uns. “Não vamos deixar nos intimidar”, dizem outros. Mas dentro desse “limites do humor” é comum vermos por parte da mídia uma naturalização da violência, da cultura do machismo, da homofobia, do preconceito às minorias e intolerância às diferenças. Será mesmo que essas “gracinhas” fazem parte de um script tão inofensivo assim? Sabemos que não. O humor “apenas” por ser humor não está desprovido de um caráter ideológico em seu conteúdo.

Livro debate relação entre mídia e política no Brasil de Lula

Imagem
Da Redação - Carta Maior No livro "De la expectativa a la confrontación" (Sans Soleil, 2015), o sociólogo Ariel Goldstein (Instituto de Estudos da América Latina e o Caribe, Universidade de Buenos Aires) estuda a relação entre a mídia e política no Brasil de Lula, com base no caso do jornal liberal-conservador "O Estado de S. Paulo". A realização de uma análise detalhada dos editoriais do jornal permite verificar as mutações em suas posições políticas durante três cojunturas deste governo: a reforma da previdência, o chamado “mensalão”, e as eleições presidenciais de 2006. Como assinala o Professor Fernando Azevedo, no prólogo da obra, “a pergunta que inspira o ponto de partida e o tema central deste livro, desperta grande interesse na medida em que se sabe que a mídia brasileira, especialmente a denominada grande imprensa escrita (os jornais diários de circulação nacional e as revistas de informação semanais), possui uma convivência histórica de intima rela

Flávio Dino reivindica ampliação do Minha Casa, Minha Vida no Maranhão

Imagem
O novo governador do Maranhão, Flávio Dino, pleiteou a substituição e a construção de um total de 220 mil unidades habitacionais na região rural do estado durante reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, na última quinta-feira (22). Os dois ainda conversaram sobre projetos e obras realizadas nas áreas de saneamento e mobilidade urbana no estado. Flávio Dino pleiteou a substituição e a construção de 220 mil unidades habitacionais durante reunião no Ministério das Cidades “O ministro propiciou uma reunião com toda sua equipe de secretários e foi muito importante para em primeiro lugar reafirmar o nosso objetivo de por em andamento com velocidade os investimentos já programados e já contratados nesta parceria do governo federal e no que se refere a projetos futuros uma ênfase muito grande nessa questão da habitação”, declarou Flávio Dino. O Minha Casa Minha Vida Rural é uma das cinco modalidades do programa de financiamento habitacional para a Faixa 1 de renda. É destin

Políticas sociais brasileiras atraem delegações de 92 países

Imagem
O sucesso das políticas brasileiras de proteção social e os avanços na redução da pobreza têm atraído cada vez mais países interessados em reduzir as desigualdades. Entre 2011 e 2014, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) recebeu 345 missões de 92 países. Desse total, 95% vieram de países em desenvolvimento. Reprodução Desde 2011, Brasil recebeu 345 missões interessadas no intercâmbio de experiências em desenvolvimento social  As delegações estrangeiras querem aprender com a experiência em política social do Brasil, incluindo lições sobre o que funcionou e a maneira como as soluções inovadoras do programa Bolsa Família e do Plano Brasil Sem Miséria foram colocadas em prática. O resultado dessas políticas articuladas foi a superação da extrema pobreza em termos de renda no país. Trinidad e Tobago, por exemplo, foi um dos países com interesse no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, instrumento que, além de identificar e caracterizar os

CPI das universidades em São Paulo expõe violência extrema e omissão

Imagem
Comissão da Assembleia Legislativa paulista procura soluções para que práticas muitas vezes identificadas como crimes comuns deixem de ser 'tradição' por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  24/01/2015 10:52 MAURÍCIO G. DE SOUZA/ALESP Presidente da comissão da Alesp, Adriano Diogo, durante sessão do colegiado instalado há 40 dias São Paulo – A CPI instalada na Assembleia Legislativa de São Paulo para apurar violência e desrespeito aos direitos humanos, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), completou esta semana 13 sessões e 40 dias de funcionamento com polêmicas, depoimentos contundentes, denúncias e uma constatação definitiva: a tradição de trote nas instituições de ensino, públicas e privadas, que se prolonga pelas décadas no país e vitima legiões de estudantes chamados “calouros”, continua vigorando por omissão das universidades, sindicâncias internas burocráticas e sem efetividade jurídica e, nos casos mais graves, alguns dos quais redundam em sérias

"Crise da água não é problema técnico, mas de gestão"

Imagem
Especialista da Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia diz que Brasil tem todo o conhecimento técnico para gerir o abastecimento, mas intervenção política afeta execução do planejamento no setor. "A falha está na gestão. O problema não é de ordem técnica, mas político-administrativa". Jackson Roehrig, professor de gestão de recursos hídricos da Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia, na Alemanha, resume a crise hídrica no Sudeste do país a falhas de gestão.

crime compensa. E com aval do Judiciário.

Imagem
Autor: Fernando Brito É inacreditável a alegria pelo “bom negócio” feito pelo doleiro Alberto Youssef, segundo as declarações de seu advogado tucano hoje na Folha. Já havíamos ficado sabendo que o acordo de delação restringe a pena de Youssef a três anos em regime aberto. E que ele vai conservar parte do patrimônio adquirido com o seu papel de “lavador” das roubalheiras de Paulo Roberto Costa.

Grécia: Só a campanha acabou

Imagem
Há uma clara noção de que a possibilidade de alcançar uma maioria absoluta de votos poderá estar dependente duns poucos milhares de votos. Por isso, ninguém tira o pé do acelerador.  Comício do Syriza na praça Omonoia: percebe-se a confiança que paira no ar. Por  Nuno Moniz  de Atenas - ESQUERDA. NET Hoje é dia de reflexão. Ontem, na ressaca do comício de Atenas, as ações não pararam. Há uma clara noção de que a possibilidade de alcançar uma maioria absoluta de votos poderá estar dependente duns poucos milhares de votos. Por isso, ninguém tira o pé do acelerador. Durante o dia multiplicaram-se ações de campanha, e à noite várias sessões de esclarecimento e pequenos comícios aconteceram um pouco por todas as zonas de Atenas, simultaneamente.

O filme “Sniper Americano”, fenômeno nos EUA, é uma peça de propaganda para glorificar um psicopata

Imagem
por :   Kiko Nogueira A chave de “Sniper Americano”, o novo filme de Clint Eastwood que virou fenômeno nos EUA (90,2 milhões de dólares na estreia em janeiro, a maior de todos os tempos nesta época do ano) é um monólogo do pai do personagem central Chris Kyle.

Emir Sader: Cristina somos todos

Imagem
Cristina somos todos porque todos os nossos países são vítimas de manipulações torpes como essa de que hoje é alvo Cristina Kirchner e a democracia argentina. por Emir Sader em 24/01/2015  “Excelentíssimos cadáveres”, o notável filme do recém falecido diretor italiano Francesco Rosi, passado na Sicília, já apontava para a manipulação de cadáveres em circunstâncias políticas. Se investigamos a história política da América Latina, nos deparamos muitas vezes com essa mistura macabra de mortos e política.

Delfim Netto: Em legítima defesa

Imagem
O ajuste fiscal só será bem-sucedido se despertar o “espírito animal” do setor privado por  Delfim Netto  —  publicado  24/01/2015 11:07 - na Carta Capital A destruição das condições que garantiam uma relativa isonomia competitiva da indústria nacional levou à estagnação Há uma curiosa e preocupante dissonância entre as palavras e a ação do governo. Ele recusa-se a admitir desequilíbrios, mas promete corrigi-los. Houve uma evidente deterioração das contas públicas pelo atraso em reconhecer que: 1º) a situação externa tinha se invertido e 2º) as intervenções voluntaristas nos projetos de infraestrutura e pontuais nos mercados de bens e serviços eram incapazes de alterar a causa básica da redução da taxa de crescimento do PIB:

O EMPREGO BAIXO E AS FÁBULAS DA MÍDIA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Mesmo em ritmo mais lento, país continuou gerando empregos em 2014. Com FHC desemprego cresceu por cinco anos consecutivos mas jornais e TVs querem que você não se lembre disso O clima de enterro empregado pelos meios de comunicação para divulgar os números do emprego de 2014 é vergonhoso.

Globo segue Veja e coroa Moro

Imagem
Na República Morinha, a Cadeira do Dragão é a Globo Overseas !​ Bem que o Galvão poderia entregar o Prêmio ao Juiz Moro...   O detrito sólido de maré baixa (ver no   ABC do C Af ) foi o primeiro a   designar o Juiz Moro comandante-em-chefe do Golpe Paraguaio : “a gente perde a eleição, mas ganha no Judiciário”. A  Globo Overseas Investment BV ,  com sede em paraíso fiscal em que se encontram recursos de vários dos réus já devidamente condenados pelo Juiz Moro, coroou Moro vencedor do “Prêmio Faz a Diferença”, Personalidade 2014.

Lidamos com canalhas. Mas agimos como anjos

Imagem
Autor: Fernando Brito Um dia, lidando com uma pessoa de mau-caráter, pedi a orientação de um renomado (e decentíssimo)  advogado criminalista sobre ameaças  que vinha ouvindo em telefonemas. - Grave , disse ele. Objetei que isso era coisa de bandido, que não faria isso. Ele, com pesar mas com a experiência de quem tem de enfrentar a realidade, disse-me:

Ucrânia: Guerra em Kiev e p’rá lá de Kiev?

Imagem
                  POSTADO POR  CASTOR FILHO 22/1/2015,  [*]  Moon of Alabama “ Ukraine: War In Kiev And Beyond? ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Ônibus atacado pelos "ukies" em Donetsk no Distrito de Leninsky - 13 mortos Hoje, finalmente, o governo ucraniano admitiu, três dias depois de ter acontecido, que perdeu posições e o controle sobre o aeroporto de Donetsk. Aquelas posições no aeroporto davam cobertura às posições controladas pela artilharia ucraniana no noroeste de Donetsk. Aquelas posições de artilharia estavam   bombardeando  a cidade, que os federalistas controlam; e os federalistas atacaram o aeroporto, para deslocá-las de lá. Segundo estatísticas fornecidas a VICE News pelo necrotério, registraram-se 157 mortos em Donetsk desde o início de janeiro, 119 das quais nas duas últimas semanas.

Bandeira de Mello: "Mídia é o mais perigoso inimigo do Brasil"

Imagem
Em entrevista ao programa  Brasilianas.org , na TV Brasil, apresentado por Luis Nassif, o jurista Celso Antônio Bandeira de Mello, afirmou que a mídia é o maior inimigo do Brasil. "Eu considero que o mais perigoso inimigo do Brasil é a mídia brasileira e do jeito que ela é”. Mello defende um mandato de oito anos para os ministros do STF, e não vitalício como é hoje Bandeira de Mello é um dos mais importantes juristas brasileiros, sendo um dos mais expoentes do Direito Administrativo. Foi professor da Faculdade de Direito da PUC, onde mais tarde se tornou vice-reitor, além de ter vários títulos acadêmicos. Na entrevista, Bandeira de Mello enfatiza a necessidade de uma reforma no Poder Judiciário, uma delas é a redução do tempo de permanência no cargo, que segundo ele deveria ser de, no máximo, oito anos. Hoje, o cargo é vitalício. “Uma ministra do Supremo [Tribunal Federal] me disse, não faz muito tempo: ‘tanto nos chamam de excelência que a gente acaba pensando que é mesmo

Paulo Nogueira: Está reaberta a temporada de caça a Dirceu

Imagem
por :   Paulo Nogueira Sempre ele Lembro uma vez em que o atacante Mario Balotelli, então no Manchester City, exibiu sob a camisa de seu clube uma camiseta que dizia o seguinte: “Por que sempre eu?” Balotelli, um dos melhores atacantes do time, era sempre objeto de intensas críticas e futricas, a despeito do grande futebol que jogava. Era como se ele tivesse sido escalado para ser o cara mau.

Por que o governador Geraldo Alckmin foge do racionamento da água como o diabo da cruz

Imagem
publicado em 23 de janeiro de 2015 às 21:18 por  Conceição Lemes - no Viomundo 24 março de 2014.  Em entrevista ao   Viomundo , o engenheiro Júlio Cerqueira César Neto, professor aposentado de Hidráulica e Saneamento da Escola Politécnica da USP, denunciou que  Alckmin e a Sabesp já faziam racionamento de água nas áreas pobres da capital há mais de dois meses e mentiam :

Francischini (SD), ostenta arma na cintura em programa de TV

Imagem
Secretário de Segurança do Paraná ostenta arma na cintura em programa de TV Secretário de Segurança Pública do Paraná, deputado Fernando Francischini (SD), que recebeu verba de indústria de armas em campanha eleitoral, deu entrevista à TV Tribuna com um saliente revólver na cintura Secretário responde questões ao vivo em programa da TV Tribuna portanto arma de fogo por  Helena Sthephanowitz No estilo do velho oeste, o secretário de Segurança Pública do Paraná, deputado Fernando Francischini (SD), deu entrevista à TV Tribuna com um saliente revólver na cintura, dando péssimo exemplo jogando contra campanhas de desarmamento para reduzir crimes violentos e letais nas ruas.

Carta de Cristina Kirchner sobre o caso Nisman

Imagem
Em texto publicado em sua página no Facebook, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, questiona a hipótese de suicídio na morte do promotor Nisman. Cristina Kirchner - na Carta Maior Íntegra de texto postado por Cristina Kirchner em sua página no Facebook:   “Os espiões que não eram espiões. As perguntas que se transformam em certezas. O suicídio (que estou convencida) não foi suicídio”   "Página 12: 'Quiseram usar Nisman vivo e agora o usarão morto'. Errado: foi usado vivo e depois precisavam dele morto. Triste e terrível assim".

Brasil criou quase 400 mil empregos em 2014

Imagem
Por  Luciano Nascimento  Fonte: Agência Brasil O Brasil registrou 396.993 novas vagas de trabalho com carteira assinada no ano de 2014, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Houve aumento de 1% em relação ao estoque de empregos em dezembro de 2013. No período de 2010 a 2014, o país ganhou 5.277.071 empregos formais.

Nouriel Roubini em Davos: Governo dos EUA opera com “corrupção legalizada”

Imagem
21/1/2015,  DSWright ,  Firedoglake Taken For Granted At Davos That US Government Run On “Legalized Corruption” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Embora possa haver confusão entre alguns nos EUA sobre como opera o sistema político norte-americano, tudo indica que os participantes do Fórum Econômico Mundial que se reúne em Davos, Suíça, já sabem que a política nos EUA feita à base de propinas e corrupção.

Prefeita de Paris vai processar a Fox

Imagem
Anne Hidalgo Por Altamiro Borges A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, decidiu processar a rede de televisão estadunidense Fox News, controlada pelo magnata Rupert Murdoch, por difamação e prejuízos à imagem da capital francesa. Durante a cobertura do atentado à sede do jornal satírico "Charlie Hebdo", que causou 12 mortes, a emissora fez vários comentários sensacionalista, difundindo a ideia de que a cidade virou um palco de confrontos e violências. Um dos jornalistas da Fox News, Nolan Peterson, chegou a comparar Paris às piores zonas de guerra do planeta e exibiu um mapa de regiões da cidade que seriam "vetadas aos mulçumanos". Outros comentaristas da tevê também reforçaram o clima de pânico e histeria.

CONVÉM NOTAR AS DIFERENÇAS ENTRE CHINAGLIA E CUNHA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Disputa pela presidência da Câmara está longe de ser uma guerra entre concorrentes igualmente ruins A maioria dos analistas políticos acostumou o eleitor a enxergar todas as disputas da Câmara de Deputados como uma deprimente troca de favores por votos, um leilão descarado por verbas públicas e provas de prestígio — e mesmo coisa pior. Essa visão costuma embaçar a visão das disputas de Brasília que, muitas vezes, são aquilo que não se consegue enxergar — lutas políticas.

Perito da Polícia Federal diz que áudio entregue por Cunha foi forjado

Imagem
O feitiço vira contra o feiticeiro. O velho ditado parece cair muito bem para o caso da gravação entregue como “denúncia” pelo candidato a presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Isso porque um perito da Polícia Federal, ouvido pela  Folha de S. Paulo , analisou o áudio e o classificou como armação o que Cunha chama de “alopragem” para envolvê-lo como receptor de propina na Operação Lava Jato. Cunha disse que foi "alopragem", mas o chefe do serviço de análise de áudio e vídeo da Polícia Federal, André Morrison, afirma que é fraude O perito ouvido pelo jornal é  André Morrison, que chefia o serviço de análise de áudio e vídeo da Polícia Federal e preside a Associação Nacional dos Peritos. Segundo ele, o principal indício de que o material é forjado é a falta de naturalidade na fala dos dois homens que conversam sobre Cunha. “A falta de naturalidade na fala é muito acentuada. Parece que estão lendo um texto. Isso é indício de armação”, disse o perito

Luis Nassif: O detestável espírito de linchamento

Imagem
Luis Nassif Sempre detestei o clamor da turba, o efeito-manada, os justiceiros praticantes da lei de Talião. No meu livro "O jornalismo dos anos 90" detalho vinte casos de crimes de imprensa, perpetrados através da exacerbação da opinião pública. Fui o primeiro a investir contra o linchamento da Escola Base, do Bar Bodega, do deputado Alceni Guerra, da CPI dos Precatórios entre outros. Sempre me chocou a ideia de que não importa atingir alguns inocentes, se puder pegar vários culpados.