Postagens

Mostrando postagens de janeiro 3, 2016

Mino Carta: Ouro ao bandido

Imagem
Editorial Incrível: o governo sonha em ganhar a simpatia da casa-grande por  Mino Carta  — na Carta Capital -  publicado  08/01/2016 Mas que esperança, meus senhores... Pergunto aos meus botões qual seria o propósito de quem entrega o ouro ao bandido. Ao que tudo indica, comover o bandido, respondem prontamente. Insisto: com quais chances de êxito? Concluem: com bandido de 18 quilates, nenhuma. Moral da história: quem entrega o ouro ao bandido, ou é ingênuo ou néscio. Tenho reunido há tempo farta documentação da incapacidade do governo de perceber em toda a sua extensão o papel da mídia nativa. Vem de tão longe a colheita que, a esta altura, é do conhecimento até do mundo mineral a exata dimensão da quadrilha midiática. Mas nem todos entre os humanos têm a sensibilidade do quartzo e do feldspato.

Oposição desmonta: Alvaro Dias sai do PSDB e PPS pede saída de Cunha

Imagem
9 de janeiro de 2016 - 12h39  Como afirmou o presidente Lula, o impeachment está morto, mas não enterrando. E tudo indica que outros estão indo para mesmo caminho. O senador Alvaro Dias assinou, em Londrina, Norte do Paraná, a sua desfiliação do PSDB e já está com os dois pés no PV, segundo a própria assessoria.   Ainda de acordo com a assessoria, o ex-tucano gravou uma propaganda partidária de rádio e televisão que deve ser exibida na próxima terça-feira (12). O motivo para a saída seria a disputa de poder. Desde 2010 o parlamentar rompeu com o grupo político do governador Beto Richa (PSDB), quando ambos disputaram a indicação para ser o candidato tucano ao governo do Paraná. Sem espaço e já de olho em 2018, Dias resolveu sair e ir para o PV com a condição de a legenda mantenha oposição aos atuais governos federal e do Paraná, de Richa. Ainda segundo fontes, o ex-tucano também vê o PV como uma boa camuflagem, pois a legenda ainda não apareceu nos vazamentos seletivos da Oper

Nathalí Macedo: A Globo acha bonito romantizar estupro?

Imagem
Postado em   09 jan 2016 por :   Nathali Macedo Sem noção: repulsa nas redes sociais Eis a verdade que talvez doa (muito) em quem cresceu ouvindo a voz irritante de Faustão aos domingos: A globo erra mesmo quando tenta acertar – se é que tenta. Pelas notícias – cada vez mais esdrúxulas – nas timelines da vida, tenho notado, há algum tempo, um latente desespero da emissora. Outro dia, lésbicas se beijaram no horário nobre, sob os reclames da intragável família tradicional brasileira: “Como vou explicar isso aos meus filhos?” Vez ou outra, eles tentam nos comprar: Uma cena gay aqui, uma tentativa de abordagem do racismo ali – e sempre fazem besteira (vide a abordagem bizarra do HIV na Malhação ou a intragável novela – ou minissérie, confesso que não sei bem – Sexo & as negas).

Vídeo flagra polícia forjando evidência no protesto do Passe Livre

Imagem
Do  Jornalistas Livres : Durante a ação policial no ato desta sexta-feira contra o aumento da tarifa, quatro estudantes foram revistados e interrogados pela Polícia Militar. Um PM colocou na mochila de um deles um material suspeito, tido como explosivo, que havia sido encontrado junto a um poste.

A farra brasileira dos juros, raízes históricas

Imagem
Quando não há explicação racional para um fato econômico, nem comprovação por meio de estatísticas, resta o caminho da história e das instituições. Ceci Juruá* - na Carta Maior - 08/09/2016 . Acabei de ouvir entrevista do Sr. Miguel José Ribeiro de Oliveira, executivo da ANEFAC [1], à CBN.   Tentou ele responder à questão “porque os juros acabam de subir, no Brasil?” (entrevista concedida em 07.01.2016, por volta de 17hs).   Com bastante competência, o entrevistado demonstrou conhecimento da situação econômica internacional e doméstica.  Elencou os muitos fatores que vem sendo destacados pela mídia:  crise na bolsa de valores da China, dúvidas sobre o crescimento norte-americano e europeu, inflação e inadimplência dos devedores no Brasil, entre outros.  

A Prece e Cunha: dez anos de cumplicidade da mídia e do Ministério Público

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 09/01/2016 A  Folha , hoje,  dá manchete para o relatório da Comissão de Valores Mobiliários   – vinculada ao Poder Executivo –  onde se afirma que os ganhos de Eduardo Cunha no mercado financeiro, à custa de prejuízos para o fundo de pensão dos funcionários da companhia de água e esgotos (que metáfora!) do Rio de Janeiro superam cosmicamente qualquer obra do acaso. O esquema era simples: Cunha e a Prece aplicavam recursos em fundo de uma corretora, que aplicava o “bolo”. Onde ganhava, 98% era de Cunha; onde perdia, dos da entidade de previdência: “Para se ter uma ideia, a probabilidade de se obter uma taxa de sucesso de 98% ocorre em uma vez para cada 257 septilhões. Sabendo-se que a chance de ganhar a Mega Sena quando se faz a aposta mínima é de 1 em 50 milhões, verifica-se que a chance de uma taxa de sucesso de 98% é praticamente nula e decorre claramente de uma fraude”.

O Banco Central virou Banco Desconcentral

Imagem
A pressão inflacionária não vem da demanda porque o setor público, as empresas e as famílias estão contando dinheiro para ver se chegam bem ao fim do mês. José Carlos Peliano* - na Carta maior - 08/01/2016 Dirão, e admito com certa razão, que criticar é fácil, difícil é consertar ou concertar as coisas. Ok, tudo bem. Mas para quem é economista e já passou anos na administração federal brasileira, sua crítica vale pelo conhecimento de causa e pela experiência pública. Senão vejamos. A inflação não tem reduzido no país e ela está a cargo do Banco Central para ser administrada. O que então ocorre? Segundo qualquer alfarrábio de economia a inflação ou é de demanda ou é de oferta. De demanda porque as pessoas, as famílias e o setor público têm comprado além da conta; de oferta porque os custos dos insumos das empresas pressionam para cima os preços de venda. Simples assim.

Como surgiram os jornais: uma história de mentiras, hipocrisia e achacamento.

Imagem
Postado em   08 jan 2016 por :   Paulo Nogueira Onde tudo começou: Veneza Onde surgiram os jornais? E por quê? E como nós, jornalistas, ficamos tão malafamados? Bem. O crédito da inovação é geralmente concedido aos italianos de Veneza, no século XVI. O governo local decidiu publicar um jornal para manter os cidadãos a par dos acontecimentos. Era conhecido como “gazetta”, o nome de uma moeda barata veneziana. O jornal, mensal, custava uma “gazetta”.  Os primeiros jornalistas eram chamados, na Itália”, de “menanti”, uma derivação da palavra latina “minantis”, que significa “ameaçadores”. A fama dos jornalistas vem de longe, como se vê.

Nassif: A melhor amiga do Banco Central é a inflação

Imagem
SEX, 08/01/2016 - 00:01 ATUALIZADO EM 08/01/2016 - 07:47 Luis Nassif À medida em que o poder presidencial foi corroído pela sucessão de erros cometidos no front politico e econômico, e que a imprensa passou a dar espaço a qualquer iniciativa pro-impeachment, o país tornou-se refém das corporações públicas. Hoje em dia, é comum um Procurador do Tribunal de Contas da União questionar uma Medida Provisória da Presidente da República e receber espaço no Jornal Nacional. Ou um delegado federal afrontar o Ministro da Justiça e este, democraticamente, dar-lhe a honra de um bate-boca público – em vez de enquadrá-lo. Ou um procurador qualquer abrir uma representação qualquer contra qualquer autoridade baseado em um factoide qualquer de jornais. Tudo isso é fruto de um vácuo de poder poucas vezes visto no país.

Execução de Nimr al-Nimr na Arábia Saudita Sob a máscara religiosa, um conflito essencialmente político

Imagem
Salah Lamrani  Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu " Desde que nascemos, vivemos sob opressão, intimidados, perseguidos, vivemos sob terror, a ponto de que até os muros nos davam medo. Até os muros! Há alguém nesse país que não tenha sofrido opressão? Tenho mais de 50 anos, meio século. E desde que vim ao mundo jamais me senti seguro nesse país, em lugar algum, desde que nasci. Somos continuadamente acusados, ameaçados e agredidos por todos os lados... Nosso peito continuará nu diante das balas deles; nossas mãos, desarmadas; mas nosso coração estará sempre cheio de fé. Não nos resta alternativa: viver nessa terra como homens livres e dignos, ou ser enterrado com honra depois do martírio. Nunca deixaremos de denunciar a opressão que vocês nos impõem e de reivindicar nossos direitos" Nimr al-Nimr , 7/10/2011 A mídia-empresa ocidental, no ocidente e em todo o mundo árabe, noticiou fartamente a execução, por decapitação, de Nimr Baqer al-Nimr, dest

Henrique Beirangê: As provas contra Eduardo Cunha na Lava Jato

Imagem
Operação Lava Jato Segundo Rodrigo Janot, há provas suficientes de que o deputado usa o cargo para intimidar delatores, advogados e agentes e retardar investigações por  Henrique Beirangê  — na Carta Capital -  publicado  08/01/2016 Em vez de explicar as acusações, Cunha preferiu atacar o Ministério Público Quando a polícia Federal batizou a mais recente fase da Operação Lava Jato de Catilinária , alusão aos discursos do cônsul romano Marco Túlio Cícero em 63 antes de Cristo, contra o senador Lúcio Sérgio Catilina, acusado de tramar um golpe contra a República para chegar ao poder, foi o sinal de que a paciência da força-tarefa com os desmandos do presidente da Câmara dos Deputados,  Eduardo Cunha , havia chegado ao fim. A gota d’água veio na quarta-feira 16, com a oficialização do seu  pedido de afastamento  pelo procurador-geral da República não só da presidência da Casa, mas de seu mandato parlamentar. Segundo  Rodrigo Janot , há provas suficientes de que o deput

A receita de Marina para ganhar os holofotes da imprensa.

Imagem
Postado em   08 jan 2016 por :   Paulo Nogueira Boba ela não é: Marina Fui ao Twitter ver o que se estava falando de duas mulheres que foram notícia estes dias: Lu Alckmin e Marina Silva. A primeira pela orgia aérea, os copiosos voos em aeronaves patrocinadas pelo contribuinte paulista. A segunda pelas declarações golpistas. Batata. Nada de novo sobre a senhora Alckmin. O tuíte destacado era um artigo meu de dois dias atrás. Globo, Veja, Estadão, a própria Folha que deu a nota: nada. Um abuso de tal magnitude dos recursos públicos não é notícia para a imprensa. Marina, em compensação, estava, e está, em todos os lugares. Parecia uma estrela de rock. Isso mostra duas coisas.

STF autoriza quebra de sigilo fiscal e bancário de Eduardo Cunha e família.

Imagem
. Sputnik News - 08/01/2016 A situação política do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ganhou novo agravamento nesta sexta-feira, 8, com a autorização dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki de quebra dos sigilos fiscal e bancário de Cunha, da esposa Cláudia Cruz, da filha Daniele e de empresas ligadas à família. © VALTER CAMPANATO/ AGÊNCIA BRASIL Deputados de 8 partidos vão ao STF por saída de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara A decisão de Zavascki – que também é o relator no STF na Operação Lava Jato da Polícia Federal que investiga desvios de recursos na Petrobras – atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República, feito em outubro do ano passado, para que fossem investigadas supostas contas irregulares mantidas por Cunha no exterior. Segundo reportagem da “Folha de S.Paulo”, além de Cunha e da família, estão sendo investigadas também as empresas Jesus.Com e C3 Produções e Rádio Satélite, pertencentes ao deputad

Maduro alerta para o risco de intervenção internacional da Venezuela

Imagem
8 de janeiro de 2016 - 11h28 - No Vermelho.org O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, alertou ao povo venezuelano que a ordem do presidente da Assembleia Nacional, Henry Ramos Allup, de retirar os quadros de Simón Bolívar e Hugo Chávez da Casa é o início de um plano para fomentar uma intervenção internacional no país.  AVN Maduro denunciou os planos da direita e uma intervenção internacional e recebeu apoio das Forças Armadas “É o mais grave insulto que jamais havia acontecido na história de 200 anos contra a memória sagrada do libertador da América Simón Bolívar. Não sejamos ingênuos, estão alimentando o ódio contra o espírito nacional para buscar um confronto e uma intervenção internacional na Venezuela com uma coalizão de países de direita encabeçada pelos Estados Unidos”, denunciou o presidente. Maduro não hesitou em afirmar que se a oposição estivesse por pouco tempo no poder com certeza “entregaria o país às tropas estrangeiras”. A denúncia foi feita durante uma cer

Jeferson Miola: Alarme na Venezuela.

Imagem
. A América Latina não merece ver uma Síria ser criada no seu território - isso seria o pior dos mundos. Por Jeferson Miola - na Carta Maior - 07/01/2016 A Nota Oficial das Forças Armadas da Venezuela, que adiante publicamos traduzida para o português, pode assumir uma dimensão histórico -jornalística de grande alcance. Não se pode desprezar que a evolução dos acontecimentos na nação bolivariana poderá trazer desfechos indesejáveis.     A Nota tem a linguagem e o tom que são próprios do apaixonado debate político-ideológico na Venezuela, com chavistas e oposição [da moderada à fascista] duelando em elevados decibéis.    

PH: WAGNER É O DA VEZ. O NETO DA DILMA É O PRÓXIMO

Imagem
Deixar vazar não é combater a corrupção publicado   08/01/2016 Sugestão do amigo navegante Luciano O governador da Bahia Jaques Wagner conversou com dirigente da empreiteira OAS  sobre matéria relacionada a seu Governo . Esse vazamento dará origem a uma interminável campanha pigal para desqualifica-lo como homem-chave na estratégia política da Presidenta Dilma. Nada de novo. Há 8.937 vazamentos por semana, devidamente  dirigidos aos vazos . O  Conversa Afiada , o Nassif e o Azenha não recebem vazamentos.

STF transfere argentino que dividia espaço com réus da "lava jato"

Imagem
Alberto Pérez, alias el “Loco Cacho” Revista  Consultor Jurídico , 7 de janeiro de 2016, 21h30 O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, autorizou a transferência do argentino Alberto Ángel Pérez, preso preventivamente para fins de extradição na Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná, para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no mesmo estado. O ministro acolheu pedido do delegado responsável pela superintendência ao julgar a Prisão Preventiva para Extradição 775. No pedido, o delegado argumentou que o núcleo de custódia daquele departamento de polícia está em processo de desativação e que Pérez é considerado de alta periculosidade, pois sua extradição foi requerida por ser acusado do homicídio de mãe e filha numa disputa entre vizinhos em Avellaneda, na Argentina.

Número de mortes por conflitos no campo em 2015 é o maior em 12 anos

Imagem
, Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil -  07/01/2016   O número de assassinatos decorrentes de conflitos no campo em 2015 foi o maior dos últimos 12 anos no Brasil, com 49 mortes registradas, a maior parte na Região Norte, de acordo com os dados de um balanço anual da questão agrária divulgado esta semana pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). A CPT ressalva, no entanto, que os dados são ainda parciais e podem vir a aumentar à medida que sejam consolidadas as informaçães provenientes do trabalho  in loco , o que está previsto para ser concluído no fim do mês. O número de mortes decorrentes de conflitos no campo no ano passado foi o maior desde 2003, quando foram contabilizados 73 assassinatos.

Dilma: "O modelo do quanto pior melhor de 2015 se esgotou"

Imagem
Durante café da manhã com jornalistas, nesta quinta-feira (7), a presidenta Dilma Rousseff reafirmou que o compromisso do governo é buscar reequilíbrio fiscal para conter a inflação. Ela disse que vai perseguir com “unhas e dentes” a retomada do desenvolvimento. Agência Brasil . Dilma cercada pelos jornalistas da grande mídia que disputavam um cantinho para aparecer na self. Será que eles fariam o mesmo com Cunha? Segundo ela, daqui para a frente as decisões do Congresso Nacional deixarão claro quem é a favor ou contra o Brasil. “2015 não vai se repetir. O modelo do quanto pior melhor se esgotou porque o pior atinge todo mundo de forma muito profunda. O melhor é retomar o crescimento, o emprego e não negar sistematicamente que o governo entregou mais de 400 mil casas em 2015, apesar de todas as dificuldades e contratamos outras 320 mil. Não é possível continuar negando que temos 906 mil estudantes que entraram na universidades porque temos o programa de universidades f

E se os xiitas da Arábia Saudita resolverem se separar e levar seu petróleo para o Irã?

Imagem
Sputnik News - 07/01/216 Na Arábia Saudita governada por uma monarquia sunita, o petróleo está concentrado majoritariamente em regiões habitadas por xiitas, o que alimenta o "medo mais profundo" de Riad, segundo artigo de Jon Schwarz para o The Intercept: e se os sauditas xiitas resolverem se separar e aliar suas regiões ricas em petróleo com a teocracia xiita do Irã? © AFP 2015/ ATTA KENARE Presidente do Irã: Arábia Saudita precisa patrocinar o caos no Oriente Médio Schwarz cita um mapa  criado pelo Dr. M.R. Izady, professor de Estudos do Oriente Médio e História na Escola de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (USAF), que mostra que, "devido a uma correlação peculiar da história religiosa e da decomposição anaeróbica do plâncton, quase todos os combustíveis fósseis do Golfo Pérsico estão localizados embaixo dos xiitas".

GGN: Documentário analisa problemas do ensino público nos EUA

Imagem
No GGN - QUI, 07/01/2016 - 18:50 ATUALIZADO EM 07/01/2016 - 18:59 Enviado por Adilsonbb Para aqueles que insistem em propogar o "complexo de vira-lata" e, por conseguinte, para aqueles que são contra o ENEM, cotas raciais nas universidades, FIES, PROUNI, PRONATEC, Ciência sem Fronteiras, dentre outras políticas educacionais implementadas pelo Brasil, sugiro para aqueles que ainda não assistiram, que assistam o documentário: "Esperando pelo 'Super Man". Chega a ser comovente ver as crianças pobres serem alijadas do sistema educacional público estadudinense, especialmente, pela sua condição social, digo, pela falta de uma condição social digna. É surreal, para dizer o mínimo, que num país de primeiro mundo crianças, jovens e adolescentes tenham que participar de uma espécie de loteria para ter o direito de estudar numa escola pública de qualidade. É chocante observar o envolvimentos dos alunos, não obstante, é estarrecedor ver a reação daqueles infor

Na PF não faltam peças nem luz; faltam liderança e disciplina.E respeito à lei.

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 07/01/2016 . Marcelo Auler,  em seu blog , mergulha hoje na politicagem que grassa hoje na Polícia Federal “republicana” do diretor Leandro Daiello e do Ministro José Eduardo Cardozo. Nojento, e peço desculpas por reproduzir na imagem parte das baixarias garimpadas pelo repórter. Um processo que, embora alimentado pela mídia, jamais poderia ter sido deixado chegar ao ponto em que chegou. Não apenas por razões administrativas, mas por razões legais. Porque é a lei que está sendo descumprida por policiais que se transformaram em panfleteiros da oposição, como a reportagem de Auler comprova fartamente.

Blablá, espertinha, quer só pra ela!

Imagem
Fadinha da Floresta podia ao menos disfarçar publicado   07/01/2016 O beijo da morte, como em Palermo Saiu no Globo: RIO — A ex-senadora Marina Silva afirmou, nesta quinta-feira, que a análise da ação que pede a impugnação do mandato da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer, pelo Tribunal Superior Eleitoral, é o “melhor caminho para o Brasil”. Marina disse, em entrevista à Rádio Gaúcha, que a ação teria mais sentido porque Dilma e Temer seriam cassados, caso o tribunal comprovasse que a chapa recebeu dinheiro da corrupção na Petrobras durante a campanha eleitoral de 2014. — No meu entendimento, o melhor caminho para o Brasil é o processo que está no TSE, porque no TSE você teria a cassação da chapa, se forem comprovadas as graves denúncias de que o dinheiro da corrupção foi utilizado para a campanha do vice-presidente e da presidente da República — afirmou Marina.