Postagens

Mostrando postagens de agosto 29, 2021

Fernando Brito: “Vaca louca”. Era o que faltava para a loucura dos preços

Imagem
    Por Fernando Brito - no Tijolaço - 04/09/2021 Dois casos, em princípio isolados, da doença da “Vaca Louca” – Encefalopatia Espongiforme Bovina – fizeram o Brasil suspender hoje a exportação de carne bovina para a China , segundo comunicado do Ministério da Agricultura. Segundo o texto, “em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre o país e o Brasil, ficam suspensas temporariamente as exportações de carne bovina. A medida, que passa a valer a partir deste sábado (4), se dará até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassadas sobre os casos.” Não se sabe ainda se serão aplicadas medidas sanitárias de restrição no mercado interno, ao menos em relação às área onde os dois episódios foram registrados: Belo Horizonte e Mato Grosso do Sul, mas é provável que, nestas regiões, os abates sejam suspenso, até que se averiguem as razões da doença, até porque isso surgiu por amostragem e, portanto, pode ser mais disseminado, embora os dois casos

Rachadinha é eufemismo de roubalheira, Bolsonaro é sinônimo de roubo e a burguesia fede

Imagem
  Por Jeferson Miola - em seu Blog - 04/09/2021 “ Eu sei que ela tinha uma vida que ela comprava tudo o que ela queria ” – testemunhou Marcelo Luiz Nogueira dos Santos a respeito de Ana Cristina Valle. Ana Cristina, como se sabe, foi casada com Jair Bolsonaro e é mãe do empresário-celebridade Jair Renan Bolsonaro – o integrante do clã que, com seu cabelo fashion e sua fisionomia ariana, mais se assemelha fisicamente a Adolf, o Hitler. Marcelo dos Santos privou da intimidade do clã pelo menos nos últimos 14 anos. Tão íntimo que Jair Renan o considera  seu “ pai de criação ”. Em síntese: o cara conhece as entranhas das criaturas.

A Alemanha protege-se dos Afegãos, a França acolhe-os

Imagem
  Por Rede Voltaire - França 04/09/2021   Deutsch English Español français italiano Türkçe   C om 2,6 milhões de pessoas, os Afegãos formam a terceira comunidade protegida pelo Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas, depois dos Sírios (6,7 milhões) e dos Venezuelanos (4 milhões). Desde a tomada pacífica do Poder em Cabul pelos Talibã, foram evacuadas pelas forças norte-americanas 123. 000 pessoas (entre as quais 31. 760 Afegãos). Os Britânicos e os Australianos não descansaram. As pessoas evacuadas só raramente eram pacíficos colaboradores do ocupante anglo-saxónico. Elas são na sua maior parte membros das Forças Especiais criadas pela CIA para a contra-insurreição (Khost Protection Force e Direcção Nacional de Segurança). Esta gente é culpada de crimes muito mais hediondos que os dos Talibã. Portanto, temem, com razão, a vingança da população ou o seu julgamento.

"China no es la Unión Soviética", advierten los chinos a EE. UU.

Imagem
    Por Tulio Ribeiro - na TeleSUR - 04/09/2021  China y Estados Unidos están enfrentados en varias áreas. Ya sea en la economía, la política, la carrera bélica e incluso sobre el origen de la pandemia. Son tantas las cosechas que puede referirse a una  disputa global, todavía en paz. Este contexto conduce a una situación de conflicto en los discursos, remontando momentos históricos y fuerte confrontación. Esto es lo que representa la declaración del embajador chino en Estados Unidos cuando advirtió a Washington que no tratara a China de la misma manera que trató a la ex Unión Soviética y, por otro lado, solicitó un aumento del intercambio oficial entre las dos naciones. Estas frases demuestran el grado de dependencia mutua de las dos naciones poderosas para la corriente a nivel mundial, pero es posible ver dónde se puede llegar en la adversidad.

#Fora Bolsonaro: pelo menos 160 cidades terão atos em 7 de setembro

Imagem
  Foto Jorge Leão/ "Se queremos mudar os rumos do país, voltar a crescer com democracia, com justiça social, a nossa principal tarefa é tirar Bolsonaro", garante o presidente da CUT Por Redação RBA - 03/09/2021  As manifestações contra o governo do presidente da República Jair Bolsonaro vão ocupar as ruas de mais de 160 cidades do Brasil e do exterior nesta terça-feira (7), feriado do Dia da Independência (a programação está no fim desta nota). Organizados pela Campanha Nacional Fora Bolsonaro, que reúne as frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ao lado de partidos políticos, centrais sindicais e movimentos populares, os atos dão sequência às jornadas de mobilizações, iniciadas em maio. Na cidade de São Paulo a mobilização se somará ao histórico Grito dos Excluídos , que chega à sua 27ª edição consecutiva com o lema “Vida em Primeiro Lugar”. 

Chomsky denunciou que a elite no Brasil despreza os pobres

Imagem
  Noam Chomsky   Brasília, 31 ago (Prensa Latina) A elite brasileira hoje tem um ódio profundo contra os mais pobres e a classe trabalhadora, denunciou o cientista político estadunidense Noam Chomsky em entrevista à TV 247. 'O Brasil é uma espécie de caso especial. Raramente vi um país em que elementos da elite sentissem tanto desprezo e ódio pelos pobres e pelos trabalhadores. Está arraigado. Não pretendo saber muito sobre isso, mas pela minha experiência limitada, é o que tenho visto ', disse Chomsky. Para o renomado intelectual, o avanço da privatização no gigante sul-americano supõe uma 'transferência de poder' da esfera pública para a privada, que não tem obrigação social de beneficiar a população.

TJ do Rio autoriza a quebra de sigilo fiscal e bancário de Carlos Bolsonaro

Imagem
    Publicado por Naian Lopes - no DCM - 31/08/2021  O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ordenou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Carlos Bolsonaro. O vereador do Rio é investigado em inquérito sobre contratação de funcionários “fantasmas” no gabinete dele. Outras sete empresas e 26 pessoas também tiveram os sigilos quebrados. É a primeira vez que o MP-RJ aponta possível esquema de “rachadinha” no gabinete de Carlos. O pedido foi feito pelo Ministério Público à Justiça. Eleito pela primeira vez em 2001, o vereador está em seu sexto mandato. Durante esse período, ele já nomeou dezenas de pessoas. O regulamento da Câmara diz que os assessores precisam cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais. Só que há indícios que vários desses assessores não cumpriam o expediente. Por conta disso, eles podem ser considerados funcionários “fantasmas”.

MPF processa União por 'danos morais causados à democracia' pela atuação de Sergio Moro na Lava Jato

Imagem
  © AP Photo / Eraldo Peres   Por Sputnik Brasil - 31/08/2021 MPF acredita que magistrado atuou "de modo parcial e inquisitivo", influenciando no resultado das eleições em 2018 e no processo de impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff. Nesta terça-feira (31), o Ministério Público Federal (MPF) de Mossoró (RN) apresentou uma ação civil pública contra a União por " danos morais coletivos causados pela atuação antidemocrática" do ex-juiz federal, Sergio Moro, na condução da Operação Lava Jato, segundo o UOL. Para o MPF o magistrado atuou "de modo parcial e inquisitivo" influenciando no resultado das eleições em 2018, uma vez que se tornou ministro da Justiça na época, e no processo de impeachment da ex-presidente , Dilma Rousseff.

CPI da Covid convoca advogada de Bolsonaro e diz que Ricardo Barros comanda ‘roubalheira’

Imagem
Reprodução/TV Uol - Will Shutter/Ag. Câmara/  - Karina Kufa, advogada da família Bolsonaro, e Ricardo Barros, líder do governo, na mira da CPI   Por Redação RBA - 31/08/2021  Nas semanas que antecedem o relatório que será apresentado pelo senador Renan Calheiros, a CPI da Covid está fechando o cerco sobre o Palácio do Planalto. A comissão aprovou nesta terça-feira (31) a convocação da advogada da família do presidente Jair Bolsonaro, Karina Kufa, para depor. Os senadores também aprovaram a reconvocação do motoboy Ivanildo Gonçalves e a quebra de sigilos da VTCLog, empresa à qual ele presta serviço.  Ivanildo deixou de comparecer beneficiado por uma decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal , indicado à Corte por Bolsonaro. Em outra linha do novelo de ligações do Ministério da Saúde com esquemas considerados suspeitos, a CPI obteve relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que aponta “movimentação financeira incompatível

BRASIL: 5 ANOS DE GOLPE E DESTRUIÇÃO

Imagem

Fernando Brito: Luz ainda não subiu, mas preços já ‘cobram’ a tarifa

Imagem
    Por Fernando Brito - no Tijolaço - 29/08/2021 É na terça-feira que se anunciará a elevação do valor da “bandeira vermelha” que está e continuará presente na conta de luz dos brasileiros. Um pouco mais, talvez, mas a maioria das previsões é que aumente 58% e, com isso, reflita-se em um aumento de 8% nos valores cobrados a partir do dia 1° e com um déficit a ser coberto com aumentos subsequentes. Se a matemática do aumento da inflação fosse apenas pontual, isso representaria um acréscimo de 0,4% na inflação de setembro.

Lucros das empresas estatais chinesas dobram nos sete primeiros meses

Imagem
    Foto de arquivo mostra a Sinopec Hainan Refining and Chemical Limited Company em Yangpu, Província de Hainan, no sul da China. (Xinhua/Pu Xiaoxu) Beijing, 27 ago (Xinhua) Os lucros totais das empresas estatais chinesas dispararam 92,1% ano a ano, para 2,79 trilhões de yuans (US$ 430 bilhões) nos primeiros sete meses deste ano, mostraram dados oficiais divulgados nesta sexta-feira. Durante o período, as empresas estatais administradas pelo governo central viram seus lucros aumentarem 88,8% ano a ano, para mais de 1,85 trilhão de yuans, de acordo com o Ministério das Finanças.

Lula, restaurador de alianças políticas no Brasil

Imagem
  Por Osvaldo Cardosa Samón Brasília, (Prensa Latina) Assim como a alta costura, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva costurou alianças e apoio público de diferentes lideranças políticas para as eleições de 2022, em sua recente viagem pelo Nordeste do Brasil. Na última quinta-feira, Lula encerrou viagem de 12 dias a seis estados da região, onde ampliou a base do Partido dos Trabalhadores (PT) com vistas às próximas eleições. Esperançoso, o ex-líder operário trocou opiniões com lideranças de partidos de diversas tendências, movimentos sociais, estudantes, indígenas e empresários.

Aníbal Malvar: Europa, vassala dos Estados Unidos

Imagem
  Créditos da foto: ''Os Estados Unidos são o ópio da Europa'' (iStock)   Por Aníbal Malvar - na Carta Maior - 29/08/2021  Não sei nada sobre geopolítica, ou macroeconomia ou bobagens assim, então não preste tanta atenção em mim. Mas esse divórcio entre os Estados Unidos e a Europa, por causa da situação no Afeganistão, é muito promissor para mim. É incrível como um país tão pequeno pode mudar o cenário político internacional. Foi o que aconteceu no final do Século XIX com Cuba, onde os Estados Unidos iniciaram seu projeto de expansão comercial/militar ao sul do continente, que se reproduziu com diversos episódios sangrentos nas décadas seguintes e até hoje. Eduardo Galeano contou isso muito bem em “As Veias Abertas da América Latina”. Os Estados Unidos apoiaram continuamente os golpes militares/comerciais mais sangrentos realizados ao sul do Rio Bravo (os militares nacionais promoveram sua ignorância, seu ódio e sua ganância, e os EUA ajudaram com o dinheir