Postagens

Mostrando postagens de março 8, 2015

Como a Folha vai reagir à divulgação do nome de Luís Frias no Swissleaks?

Imagem
por :   Paulo Nogueira Amplamente detestado entre os barões da mídia O nome mais interessante entre os empresários de mídia listados no  Swissleaks  é, de longe, Luís Frias, presidente da Folha e do UOL. Seria em qualquer circunstância, dada a arrogância grosseira com que a Folha regularmente dá lições de moral. Mas o que torna especialmente picante a presença de Frias na lista é que a notícia foi dada pelo Globo.

(II) - A MARCHA DOS INSENSATOS E A SUA PRIMEIRA VÍTIMA - (segunda parte)

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Muitos brasileiros também vão sair às ruas, no domingo, por acreditar - assim como fazem com relação à afirmação de que o PT quebrou o país - que o governo Dilma é comunista e que ele quer implantar uma ditadura esquerdista no Brasil. Quais são os pressupostos e características de um país democrático, ao menos do ponto de vista de  quem acredita e defende o capitalismo? a) a liberdade de expressão - o que não é verdade para a maioria dos países ocidentais, dominados por grandes grupos de mídia pertencentes a meia dúzia de famílias; 

Afinal, do que se trata? Simples: destituir Dilma e liquidar o PT.

Imagem
O governo cometeu erros, alguns muito graves, não há como negar. Mas surge um sentimento injustificável de ódio. E não é um ódio banal: é ódio de classe. Eric Nepomuceno - na Carta Maior Não há como negar que existe uma concreta e substantiva dose de insatisfação geral, inclusive em parcelas significativas, talvez majoritárias, do eleitorado de Dilma Rousseff. Saber que a verdadeira situação da economía foi camuflada não apenas durante a campanha eleitoral, mas ao longo de todo o ano, é causa de frustração e inquietude. Ver como rápidamente – e da maneira mais torpe possível – foram anunciadas medidas restritivas, que durante a campanha eran imputadas ao adversário, caso alcançasse a vitória, também levou milhões de brasileiros a se sentirem enganados.     A – digamos – pouca hablidade de Dilma ao armar seu ministério, um dos mais formidáveis desfiles de mediocridades num país que já viu, entre outras bizarrices, Renan Calheiros ser ministro de Justiça, foi a sequência do m

Outro alívio: a CUT acordou

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Além do sucesso das manifestações do dia 13, temos outro motivo para sentirmos um grande alívio neste sábado. A CUT, maior central sindical do país, acordou para a vida. O seu presidente, Vagner Freitas, assume a liderança contra o golpe que setores políticos querem dar na economia brasileira, quebrando a indústria naval e o setor de construção civil. Freitas admite, ainda, que o principal erro do PT foi não ter apoiado políticas públicas para o fortalecimento de mídias alternativas. Nada como uma crise política para fazer as pessoas abrirem seus olhos.

Os Frias, Saad e Ratinhos da lista do HSBC. É a mídia com “a mão na massa”

Imagem
Autor: Fernando Brito Um ótimo repórter (Chico Otávio) e a quebra do “monopólio” do UOL e de Fernando Rodrigues sobre a lista do HSBC começam a fazer a diferença e a mostrar que os “donos mundiais” da lista perceberam que acabariam se desmoralizando quando esta – como inevitavelmente acontecerá – cair no conhecimento geral. Na manchete de  O Globo , hoje, há os nomes que Rodrigues não acreditava terem “interesse público”.

Saul Leblon: A virada paulista

Imagem
As mobilizações desta sexta-feira mostraram que o PT deve perder o medo das ruas. Mais que perder o medo. Apostar nelas. por: Saul Leblon   A virada paulista --  Se existe aprendizado em política, a passeata dos 50 mil na avenida Paulista, em São Paulo, debaixo de um temporal diluviano nesta sexta-feira, não deve ser tratada com negligência. Forças que se imaginava menos mobilizáveis e mais frágeis ergueram-se pelos próprios cabelos para devolver a bola do jogo ao governo e ao PT. Cabe-lhes não desperdiçar o espaço reconquistado. Um bom começo é perder o medo da rua. Mais que perder o medo.  Apostar nela. Como fizeram os homens e mulheres que vieram das periferias dispostos a sair na chuva para se molhar, pelo bem do Brasil. A virada paulista

Paulo Moreira Leite :“NÃO HÁ SAÍDA FORA DA PARTICIPAÇÃO POPULAR”

Imagem
por  Paulo Moreira Leite O que aconteceu no dia em que a Câmara de Vereadores foi ao Campo Limpo para ouvir os moradores dos bairros de São Paulo Nove meses depois que um decreto da presidente Dilma Rousseff definindo uma Política Nacional de Participação Popular gerou um debate em tom apocalíptico nas fileiras da oposição, a Câmara Municipal de São Paulo decidiu convocar os moradores dos 32 bairros da maior cidade brasileira para debater seus problemas, ouvir propostas e encaminhar soluções. O primeiro encontro do projeto “Câmara no seu Bairro” ocorreu no sábado passado, no auditório do CEU de Campo Limpo, na Zona Sul da cidade, onde residem meio milhão de pessoas. Entre os próprios vereadores, o evento não foi grande coisa. Apenas 18, sobre um total de 50, compareceram.

Manifestações dos Trabalhadores contra vendilhões do pré-sal foram espetaculares.

Imagem
As manifestações dos trabalhadores em dezenas de cidades do Brasil deram um show de civismo, consciência política e civilidade. Foram espetaculares, e não é só pelo tamanho, que foi grande em diversas cidades, mas porque teve a cara do povo, com toda a diversidade que somos, e pela vibração ativista que não víamos desde a campanha eleitoral.

A crise política brasileira: uma novela em 6 atos

Imagem
14/03/2015 - 01:00 ATUALIZADO EM 14/03/2015 - 01:00 Luis Nassif Ato 1 - como construir um desastre em quatro meses   Terminada a eleição, Dilma Rousseff sai vitoriosa. Foi ela quem imprimiu o ritmo fina de campanha, intuiu a hora de atacar e garantiu a vitória no segundo turno. Saiu das eleições extenuada física, psicológica e emocionalmente, mas com a sensação de ter-se graduada com louvor em política: nessa eleição a vitoriosa havia sido ela, não Lula.   Assessores alertavam que o terceiro turno não esperaria a trégua tradicional: começaria no dia seguinte às eleições. Virando a esquina estava a bocarra da Lava Jato, os problemas da Petrobras, o desajuste fiscal, o início do desemprego e derrotados que saíram da campanha babando sangue.

Arcebispo de SP avisa que é fraudulento tuíte que promove ato do dia 15

Imagem
De dom Odilo Scherer, no facebook, desmentindo uma postagem no Twitter em que “conclamava” as pessoas a irem às ruas no dia 15: Divulgar falsidades ñ é ético. Essa “chamada” ñ é minha

Fernando Brito: A diferença, por Deus, a diferença!

Imagem
Autor: Fernando Brito Ontem à noite, vi no Facebook, a mensagem de meu velho e sábio professor Nilson Lage, há 79 anos vendo a história passar sob os olhos. “De  Delenda Cartago  a Pão, Paz e Liberdade, movimentos de massa supõem objetivos concretos e abrangentes. “Em defesa da Petrobrás”.e “Abaixo a corrupção” não me parecem ser o caso.” Ruminei, ruminei e, mesmo sob o impacto surpreendente das manifestações de hoje, acho que ele tem razão.

#globogolpista teve medo da manifestação

Imagem
General Oliva perdeu a chance de aparecer no jn ! O espectador que assistisse às suaves apresentadoras da GloboNews e ao jornal nacional  da #globogolpista  poderia dizer que eles piscaram. Medraram. Contiveram o ímpeto golpista. Foram mais medíocres que golpistas. A #globogolpista piscou e teve medo da galera. Da massa não cheirosa, diria a Tucanhêde…

A muito “inaudita” semântica do Império

Imagem
12/3/2015,  [*]  Moon of Alabama The “Most Outlandish” Empire Semantics Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu   POSTADO POR  CASTOR FILHO Maduro discursa na Assembleia Nacional O governo dos EUA (PIB US$ 17,5 trilhões)  declara  que a situação na Venezuela (PIB US$ 438,28 bilhões): (...)  constitui ameaça inusual e extraordinária contra a segurança nacional e a política exterior dos EUA. A tal “ameaça”, diz a Casa Branca, requer: (...)  que se declare uma emergência nacional, para enfrentar aquela ameaça. “Por que”, perguntam os venezuelanos, inclusive a oposição patrocinada pelos EUA, “vocês acham que seríamos ameaça inusual e extraordinária, que requer que  vocês nos declarem emergência nacional ?

A constrangedora leveza intelectual dos “meninos” que lideram a campanha pelo impeachment

Imagem
publicado em 13 de março de 2015 às 22:16 Da Redação do Viomundo Os jovens promotores dos protestos que pedem o impeachment de Dilma conquistaram seus 15 minutos de fama. Aqui, como um deles foi descrito em reportagem do IG: Autor do vídeo “E se Dilma fosse uma vilão da ficção?”, Kim Kataguiri, de 19 anos, é fã de bandas como Maroon 5 e Strokes

Nilson Vellazquez: "Fora, Globo!"

Imagem
E se pudéssemos pedir o impeachment da Globo? Como seria? Como reagiria a endinheirada família Marinho? Como seus advogados os defenderiam da acusação de terem recebido dinheiro norte-americano para que pudesse ser fundada? Como os Marinho explicariam a relação entre a Globo e a Time-Life? Propina? Roberto Marinho não sabia de nada? Por Nilson Vellazquez, especial para o  Portal Vermelho Manifestação a favor da Petrobras e contra o golpe de Estado em SP Como a Rede Globo explicaria para os milhões de brasileiros que colocaram a hastag #GloboGolpista em primeiro lugar nos trending topics do Twitter seu envolvimento escuso com a Ditadura Militar? Como explicariam seus crimes de lesa pátria por terem sido cúmplices e apoiadores de um regime que assassinou e torturou tantos brasileiros?

O desafio de punir juízes no Brasil

Imagem
Diario do Centro do Mundo Publicado na  DW.   O juiz federal Flávio Roberto de Souza, flagrado dirigindo um Porsche apreendido na casa do empresário Eike Batista, está afastado das funções. Teve prisão pedida pelo Ministério Público Federal, mas negada pelo Tribunal Regional Federal do Rio. Em dezembro do ano passado, o magistrado maranhense Marcelo Baldochi foi punido por abuso de poder depois de dar voz de prisão a funcionários da TAM que o impediram de embarcar por atraso.

Ministra do STF Cármen Lúcia : Juízes devem sair da zona de conforto e ir até cidadãos

Imagem
Criado em  13/03/15 22h32  e atualizado em  13/03/15 22h55   Por  Flávia Villela  Edição: Luana Lourenço  Fonte: Agência Brasil A ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia defendeu a transformação do Judiciário, que segundo ela, precisa se reinventar para atender de forma adequada à população brasileira. Em discurso hoje (13), durante o  encerramento da Campanha Justiça pela Paz em Casa , no Rio de Janeiro, ela defendeu mais criatividade e mudança de postura por parte dos juízes para diminuir o déficit que a Justiça tem com o cidadão.

Só o socialismo protegerá a Venezuela

Imagem
Contra o “perene mito da social-democracia” 11/3/2015,  [*] Chris Gilbert ,  Counterpunch What to Make of the White House's Recent Declarations? Sea-Change in Venezuela Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu          POSTADO POR  CASTOR FILHO Nicolas Maduro Caracas  –  Ao responder à recente  Ordem Executiva  da Casa Branca que declara a Venezuela ameaça à segurança nacional dos EUA, o presidente Maduro disse, primeiro, que é “declaração Frankenstein”; depois, que é “esquizofrênica”.

Globonews mente: mesmo com chuva forte já são 60 mil na Av. Paulista

Imagem
Jiovanni Marx   Quem está acompanhando pela Globonews as notícias sobre a passeata pela democracia pensa que a av. Paulista não está cheia. A TV só mostra imagens por ângulos que "esvaziam" a manifestação. No entanto, no momento em que esta nota é escrita, 60 mil pessoas já ocupam a avenida cantando: “pode chover, pode molhar, mas o golpe não vai passar”. Vejam estas fotos e o  vídeo  da TV Vermelho e comprovem.

Miami é aqui! O protesto brazuca da moça do “eu sou rica, vocês são burros”

Imagem
Autor: Fernando Brito Desculpem, mas não resisti, quando vi. Até porque dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Vocês sabem quem a loura que se estufa ao lado da faixa em inglês, exibida neste momento  no concorridíssimo caminhão de som dos “Revoltados Online” para “mobilizar” a Avenida Paulista?

A cobertura desonesta da alta do dólar feita por Míriam Leitão e congêneres

Imagem
por :   Paulo Nogueira Mostra a árvore, mas não a floresta Uma das funções mais nobres da mídia é jogar luzes onde existem sombras. Falei disso algumas vezes, e sempre penso nisso quando reflito sobre o DCM. A imprensa brasileira faz o oposto: joga mais sombras onde já existem sombras. Um exemplo notável disso é a cobertura que se dá à alta do dólar.

“Fora Globo” na Paulista, enquanto milhares vão às ruas em defesa da Petrobras, contra o golpe e pela reforma política

Imagem
publicado em 13 de março de 2015 às 17:05 “Homenagem” à Globo, na Paulista Marcha na avenida Paulista, sob chuva

'Não é atitude de um senador, é atitude de um pitbull', diz Juca Kfouri sobre Aloysio Nunes

Imagem
ornalista critica fala de tucano, que disse querer 'ver a presidente Dilma sangrar'. Ele também reafirma a necessidade de combater o discurso de ódio e diz: 'Corrupção não começou em 2002' por  Redação RBA   publicado  13/03/2015  JAÍLTON GARCIA/ARQUIVO RBA 'Não estou preocupado com quem foi para Miami (...). Estou preocupado com o trabalhador' São Paulo – Em entrevista à  Radio Brasil Atual ontem (12), o  jornalista Juca Kfouri criticou o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que afirmou que "quer ver a presidente Dilma sangrar", e cobrou limites:  "Alguém dizer, como o senador da República, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que quer ver a presidenta sangrar? Epa, para tudo! Um político que esteve exilado, porque foi da luta armada, da ALN, a exemplo do que foi a presidenta Dilma, e agora quer vê-la sangrar? Não é atitude de um senador, é atitude de um pitbull, e não dá para fazer política com um pitbull". Na entrevi

Bolsonaro requer o “impeachment”. É melhor que Aécio, pois assume o golpismo

Imagem
Autor: Fernando Brito O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ)  protocolou, agora à tarde,   na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. É claro que é um ato para a platéia, marcando posição para fixar-se como o chefe das hordas perante as quais desfilará domingo, com os príncipes bolsonarinhos que elegeu.

Dilma nomeia peritos do Mecanismo de Combate à Tortura

Imagem
SEX, 13/03/2015 - 14:40 ATUALIZADO EM 13/03/2015 - 14:42 Jornal GGN -  Na quarta-feira (11), a presidente Dilma Rousseff nomeou os peritos que irão compor o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. O órgão faz parte do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, compromisso assumido pelo Brasil e pelas principais democracias do mundo com as Nações Unidas. Foi instituído pela Lei 12.847, de 2 de agosto de 2013, e regulamentado pelo Decreto 8.154, de 16 de dezembro de 2013. Está instalado na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Janot reage a críticas contra investigação da Operação da Jato

Imagem
Creative Commons - CC BY 3.0   -   O procurador-geral da República Rodrigo Janot Por  André Richter  Edição: Beto Coura  Fonte: Agência Brasil O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reagiu hoje (13) às criticas de parlamentares investigados na Operação Lava Jato. Em reunião com procuradores-gerais, Janot disse "causar espécie que vozes do Parlamento" tenham se aproveitado da CPI da Petrobras para atacar o Ministério Público Federal, órgão responsável pela condução das investigações. Em discurso aos procuradores, Janot afirmou que continuará seu trabalho para garantir a independência do Ministério Público e para que os responsáveis pelos desvios na Petrobras sejam punidos.

Trabalhadores começam a lotar a Cinelândia em defesa da democracia

Imagem
Milhares de trabalhadores e trabalhadoras estão indo às ruas em todo país para lutar contra o golpismo, defender a democracia, a Petrobras e o mandato da presidenta Dilma. Trabalhadores dão início ao ato no Rio de Janeiro No Rio de Janeiro o ato será concentrado na histórica praça da Cinelândia. Diversas entidades dos movimentos sociais, centrais sindicais, partidos e organizações políticas estão se mobilizando para fortalecer a ação. O PCdoB está fortemente mobilizado, militantes e dirigentes já se reúnem na Cinelândia Do  Portal Vermelho

Venezuela: seguem as manifestações de repúdio à ingerência dos EUA

Imagem
Os atos contra a declaração do presidente estadunidense, Barack Obama, que considerou a Venezuela uma ameaça, continuam, nesta sexta-feira (13), em diferentes estados do país, com manifestações populares e declarações de autoridades. AVN   Segundo o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, os EUA não só enfrentam os "chavistas" (partidários do Governo), mas todo o povo venezuelano. "Exigimos respeito ao povo, a todos os venezuelanos! Esta agressão é uma coisa ilógica", disse. O chefe de Governo do Distrito Capital, Ernesto Villegas, afirmou por sua vez que a Venezuela honra o direito internacional, a autoderminação dos povos e a soberania dos Estados, por isso exige respeito à paz e a independência nacional.

CNBB divulga nota sobre a realidade atual do Brasil

Imagem
'Qualquer resposta à crise que atenda antes ao mercado que às necessidades do povo nega a ética e desvia-se do caminho da justiça.' CNBB “O que nós devemos procurar fazer é estabelecer cada vez mais um diálogo entre as diversas instituições, entre os poderes constituídos, a sociedade, as entidades da sociedade civil”, afirmou o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, dia 12, na sede da instituição, em Brasília.   Na ocasião foi divulgada a nota da Conferência sobre a realidade atual do Brasil. O texto foi aprovado na reunião do Conselho Permanente, ocorrida de 10 a 12 de março, e tem o objetivo de alertar para o possível enfraquecimento do Estado Democrático de Direito, frente ao “delicado momento pelo qual passa o país”.

Câmara define integrantes da CPI do Swissleaks

Imagem
Líderes dos principais blocos partidários indicaram ontem os nomes de seus representantes que vão compor a CPI do Swissleaks, a comissão parlamentar criada para investigar envolvimento de brasileiros em suposta lavagem de dinheiro em contas secretas no HSBC na Suíça. Pelas contas do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), só falta a indicação de um representante do bloco do PMDB-PSB para a instalação da CPI, o que deve ocorrer na próxima semana. O bloco governista (PT-PDT-PP) indicou os senadores Paulo Rocha (PT-PA), Fátima Bezerra (PT-RN), Regina Sousa (PT-PI) e Ciro Nogueira (PP-PI). O bloco PSDB-DEM destacou os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Randolfe, autor do requerimento de criação da comissão, participará da investigação em nome do bloco formado pelo PSOL, PPS, PSB e PCdoB. O bloco PTB-PSC-PS-PRB indicou Blairo Maggi (PR-MT).

Qual o limite do líder dos Revoltados On Line, o fascista que torce pelo confronto nas ruas?

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ele   Marcello Reis, o líder dos Revoltados On Line, encontrou um meio de vida pedindo dinheiro a inocentes ou otários. Ele nunca prestará contas, mas, ei, o que é isso diante da missão de tirar essa escória do poder? Ninguém acha estranho um brutamontes fascista morar no mesmo prédio de um ministro, a quem ele chama de “Cardozão”. Marcello xinga o Cardozão da varanda, grita palavras de ordem, e tudo bem. Na internet, Dilma é “rata”e “vaca”, Lula é “chefe das ratazanas” e “sapo barbudo”. Não é novidade que o sujeito é desequilibrado, mas é de se perguntar: qual o limite, numa democracia, para um arruaceiro?