Postagens

Mostrando postagens de novembro 16, 2014

O estilo Dilma de escolher o novo ministério

Imagem
22 de novembro de 2014 | 04:13  Autor: Miguel do Rosário O ministério pode ser novo, mas o estilo do governo continua o mesmo. Comunicação zero. Os novos nomes estão sendo vazados para a mídia à seco, sem que o governo dê uma palavrinha sobre os planos subjacentes às respectivas pastas. Fazenda? Joaquim Levy. Ponto final. Não aparece um porta-voz (até porque não existe), nem secretário de imprensa (que também não existe), para dizer aos brasileiros que, independente do nome, o ministro vai seguir as diretrizes A ou B. Agricultura? Katia Abreu. Ponto final.

MST: Governo Dilma abandonou a Reforma Agrária

Imagem
Em entrevista, Alexandre Conceição, da Coordenação Nacional, afirma que o MST vai intensificar as jornadas de luta contra a ofensiva do capital. Iris Pacheco, da página do MST   05/09/2013 O governo Dilma apresenta o pior índice de desapropriação de terras dos últimos 20 anos. Em 2012, apenas 28 imóveis rurais foran alvo de decreto. Em 2013, nenhum imóvel foi desapropriado até ao momento. Durante o primeiro semestre desse ano, movimentos sociais do campo realizaram diversas jornadas de lutas, com pautas conjuntas ou específicas, colocando a necessidade urgente do governo realizar a Reforma Agrária no Brasil. De acordo com Alexandre Conceição, da Coordenação Nacional do MST, o governo abandonou a Reforma Agrária e absteve-se de cumprir a sua obrigação constitucional.

MST manda recado com ocupação no Rio Grande do Sul: Kátia Abreu, seja bem-vinda!

Imagem
Da Página do MST Na manhã deste sábado (22), cerca de 2 mil jovens dos movimentos sociais do campo ocuparam a Fazenda Pompilho, com 2 mil hectares de cultivo de milho transgênico na cidade de Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, à beira da BR 158, que liga a região ao oeste de Santa Catarina.

Quem mudou? Kátia Abreu ou o MST?

Imagem
Kátia não planta e se beneficia de esquema No vermelho,  23 DE NOVEMBRO DE 2009   A reportagem da revista Carta Capital que denuncia suposto privilégio da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) na aquisição de terras no Estado repercute na imprensa nacional.

Dança da chuva reúne cerca de 200 pessoas em São Paulo

Imagem
Organizadores do evento de protesto contra crise hídrica na capital paulista queriam bater recorde irlandês de maior dança da chuva do mundo, mas comparecimento não foi suficiente. Chuvisco no final animou participantes. Cada gota que caía do céu era recebida com intensa comemoração pelas cerca de 200 pessoas que participaram de uma dança da chuva no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp), nesta sexta-feira (21/11). Com os rostos pintados, chocalhos e adereços indígenas, o grupo começou a concentração com um batuque e a apresentação musical de um saxofonista. Os organizadores, cinco estudantes de publicidade, promoveram um ensaio, para ir animando o público.

A Colômbia e seu instável e delicado equilíbrio

Imagem
Tudo que foi alcançado até agora nas conversas de paz na Colômbia esteve por um fio com o sequestro do general Rubén Darío Alzate Mora. Eric Nepomuceno  Nunca antes qualquer tentativa de se chegar a um acordo de paz entre governo e guerrilha chegou tão longe – e, portanto, tão perto de uma solução – como o diálogo iniciado pelo presidente Juan Manuel Santos e o alto comando das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as FARC, há dois anos. E de repente, tudo pareceu, uma vez mais, ir a pique: na tarde do domingo 16 de novembro, o general Rubén Darío Alzate Mora foi seqüestrado, na companhia de um cabo do Exército e de uma advogada, num povoado perdido nas margens do rio Atrato, nos confins da selva, região onde atuam tanto as FARC como remanescentes de outro grupo guerrilheiro, o Exército de Libertação Nacional (ELN), e várias quadrilhas de traficantes de droga.

O culto aos “especialistas em China”

Imagem
23/10/2014,  [*] Thorsten Pattberg ,  Speaking Freely, Asia Times Online “ The rising cult of China experts ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Pergunte a você mesmo: quando você encontrou alguma matéria, coluna, ensaio, o que for, assinado por analista chinês não “dissidente”, publicado em qualquer dos jornais e noticiosos e telejornais redigidos no idioma de seu país [no nosso caso: em língua portuguesa]? Nem precisa pensar muito: você jamais leu, nunca. O cerco  orwelliano  é total, apertado, absoluto. Sobre a China, o cidadão comum não lê, no ocidente, absolutamente nada que preste. Nada. Zero. PEQUIM – Há alguns anos, encontrei um alemão, em Harvard, que se vangloriava do próprio “engajamento” na luta política, de uma palestra que daria em  New York City , de como trabalhava duro a favor da liberdade para o Tibete e sanções contra a China. Que não havia direitos humanos na China – ensinou-me ele. Fiquei impression

A LIÇÃO FINAL DE MÁRCIO THOMAZ BASTOS

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Ao apresentar, no primeiro dia, a proposta de desmembrar AP 470, ele deixou claro o caráter político do "julgamento do século" Personagem destacado em mais 50 anos de disputas jurídicas e políticas, Márcio Thomaz Bastos (1935-2014) deixou lições de luta sob a ditadura militar — e também sob o regime democrático. Teve um papel destacado na defesa dos direitos humanos e na denúncia da tortura e, após a democratização, atuou pela ampliação das liberdades e direitos do cidadão. Advogado dos maiores empresários  do país, seus honorários na casa de 7 dígitos eram um lenda entre colegas mas não impediram sua opção política pelo Partido dos Trabalhadores, o que fazia dele uma dessas personalidades raras, intimamente tolerantes, capazes de mascar chiclete e andar ao mesmo tempo.

José Sócrates: uma carreira cheia de suspeitas

Imagem
MARGARIDA GOMES   22/11/2014 - 22:35 Ex-primeiro-ministro era visto como possível candidato a Presidente da República  MIGUEL MANSO A vida académica e política de José Sócrates, sobretudo os seis anos em que esteve à frente de dois governos (o primeiro com maioria absoluta), foi ensombrada por imensas polémicas, que regressam agora com a sua detenção à saída de um avião que o trouxe de Paris, a capital europeia que escolheu para viver depois de ter perdido para o PSD as eleições legislativas de 2011.

Brasil Carinhoso garante presença de 703 mil crianças do Bolsa Família em creches

Imagem
O  Brasil Carinhoso , estratégia central de atenção à primeira infância do  Plano Brasil Sem Miséria , garantiu a presença, neste ano, de 703 mil crianças de zero a três anos do  Bolsa Família  em creches. Isto representa quase 20% da quantidade de meninos e meninas desta faixa etária que participam do programa de transferência de renda. Por meio da ação, o governo federal dá estímulos financeiros às prefeituras para quem aumentem o acesso da população mais pobre aos serviços de educação infantil. Historicamente o percentual de crianças de baixa renda matriculadas em creche é menor do que a média nacional.

Zumbi dos Palmares em sete canções

Imagem
Esta quinta-feira (20) marca a data em que o líder quilombola Zumbi dos Palmares foi assassinado em 1695. Símbolo de luta e resistência pela liberdade dos povos, Zumbi é até hoje uma referência no combate ao racismo e a outras formas de preconceito.  Carlos Latuff   Também na cultura brasileira a figura de Zumbi é forte e presente. Selecionamos sete canções que homenageiam não só o líder quilombola, mas a resistência do povo brasileiro. A canção  Negro Zumbi  de Leci Brandão faz a seguinte homenagem: “Zumbi, o teu grito ecoou/ no Quilombo dos Palmares/ como um pássaro que voou/ tão liberto pelos ares/ um grito de dor e de fé/ ficou registrado na nossa história/ pela luta, pelo axé/ pela garra, pela glória/ negro Zumbi” Confira as sete canções: 

O tucano que iluminou o Brasil

Imagem
Posted by  eduguim  on 22/11/14 • Categorized as  Opinião Ricardo Semler tem o perfil tucano padrão. Rico, 55 anos, paulista, empresário de renome, é hoje vice-presidente da Fiesp, além de CEO (executivo-chefe) e sócio majoritário da empresa Semco S/A. E não tem apenas perfil tucano; é filiado ao PSDB. E das antigas. Filiou-se quando Franco Montoro presidia o partido. Semler tornou-se conhecido por ter implantado em sua empresa fórmulas inovadoras de gestão empresarial. Sob sua gestão, o faturamento da empresa subiu de quatro milhões de dólares em 1982 para 212 milhões de dólares em 2003. A revista TIME elegeu o executivo paulista como um dos “100 Jovens Líderes Globais”, em 1994. O Fórum Econômico Mundial também o apontou em trabalhos semelhantes. Foi exaltado como gestor pelo Wall Street Journal – como “Empresário do Ano na América Latina”, em 1990, e “Empresário do Ano no Brasil”, em 1992.

Barroso suspende decisão judicial que permitia viagem de José Dirceu a negócios

Imagem
Helena Martins - Repórter da Agência Brasil -  Agência Brasil 22.11.2014 - 13h31 O  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso suspendeu a autorização dada pelo juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal Nelson Ferreira Junior, ao pedido de viagem do ex-ministro da Casa Civil e condenado no processo do mensalão José Dirceu.

Conferências Nacionais: uma invenção brasileira que deu certo

Imagem
Para o ano de 2015 estão previstas mais 15 conferências nacionais, com uma estimativa de participação de mais de 2 milhões de pessoas. Marcelo Pires Mendonça  Entre as instâncias de participação relacionadas no Decreto 8.243 que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS), gostaríamos de chamar a atenção para as conferências nacionais. Conforme o Decreto, conferência nacional é a “instância periódica de debate, de formulação e de avaliação sobre temas específicos e de interesse público, com a participação de representantes do governo e da sociedade civil, podendo contemplar etapas estaduais, distrital, municipais ou regionais, para propor diretrizes e ações acerca do tema tratado”.  

Táticas de “mudança de regime” aplicadas pelos EUA

Imagem
De Hong Kong para Xinjiang: Beijing está se recuperando das “Táticas de Mudança de Regime” de Washington Embora tenha um nome novo e atraente, a recente “revolução” em Hong Kong  (The Umbrella Revolution ) seguiu um padrão norte-americano muito familiar de engenharia de desestabilização e mudança de regime. Os chineses sabem muito bem disso! Agora sabemos que a Rússia também sabe das formas e meios de “mudança de regime” que o império do caos usa cada vez mais para garantir a sua supremacia. Isso ficou claro no  discurso de Putin no Valdai Club  no final de outubro passado:

Motim na carceragem da Polícia Federal

Imagem
“Tudo culpa da Mídia e do Aécio!” Texto enviado por Raul Longo, livremente baseado em vazamento seletivo do correspondente dele em Curitiba. Já se culpou Lula por todo mundo ter automóvel, viajar de avião e ingressar nas universidades. Se culpou o governo Dilma pela redução de desabrigados e por desnecessários atendimentos médicos às populações mais pobres. O país parou de crescer em índice de desempregos, dívida externa, inflação e além de sair da situação de risco financeiro internacional ainda foi expulso do Mapa da Fome. Tudo por culpa de Lula e Dilma!

Juiz Moro monta a segunda garra da pinça do impeachment

Imagem
Luis Nassif Na posse, o irmão de Toffoli (que tem síndrome de Down) dá em Lula o beijo. No post " Armado por Toffoli e Gilmar já está em curso a estratégia do impeachment " alertei que a estratégia consistiria em encontrar ligações entre a Lava Jato e a campanha de 2014. Ou seja, sinais de contaminação do Caixa 1 da campanha. Agora já se tem o controle das duas garras da pinça. Numa ponta, Gilmar Mendes com todos os documentos da prestação de contas do PT e da campanha de Dilma - auxiliado por um batalhão de técnicos do Banco Central, Tribunal de Contas da União e da Receita. Leia o post " Gilmar dá mais um passo em direção ao terceiro turno ".

Kátia Abreu: “Brasil está atado a países que estão se precipitando rumo ao abismo bolivariano”

Imagem
No DCM O que vai pela cabeça da nova ministra da Agricultura? Um  artigo  dela publicado na Folha em agosto ajuda a entender: “Para quem tinha ainda alguma fantasia sobre a ressurgência do comunismo em nosso tempo, travestido de “socialismo do século 21″, a frustração não poderia ser mais completa. O peso da realidade mais uma vez se impôs, como se pessoas e partidos políticos nada tivessem aprendido com as experiências soviética, do Leste Europeu, da China maoista e de outros países. A fantasia tornou-se o fantasma que assombra a América Latina e, infelizmente, certos partidos políticos entre nós.

Propinas começaram no governo FHC, afirma Fernando Soares

Imagem
Por:  Helena Do blog Os Amigos do Presidente Lula   Lava Jato: campanha de Aécio teria levado dinheiro sujo Fernando Antonio Falcão Soares, conhecido como Fernando Baiano disse à Polícia Federal que começou a fazer negócios com a Petrobrás no governo Fernando Henrique Cardoso. "Por volta do ano de 2000, ainda durante a gestão Fernando Henrique, celebrou um contrato com uma empresa espanhola, de nome Union Fenosa, visando a gestão de manutenção de termelétricas",a empresa acabou sendo contratada, disse em depoimento o empresário

Mega-ladrão da Petrobras é “de carreira” e rouba desde 96, na era FHC

Imagem
Autor: Fernando Brito Segundo “O Globo”, o maior dos corruptos até agora descobertos na Operação Lava-Jato – ao menos em volume de dinheiro desviado – o senhor Pedro Barusco, confessou que rouba a petroleira há 18 anos. 1996, portanto, período do “império ético” de Fernando Henrique Cardoso. Barusco nega que roubasse para partidos políticos: roubava para si mesmo, muito obrigado. Das duas uma: ou mente ou diz a verdade.

Operação abafa está varrendo petrolão tucano para debaixo do tapete

Imagem
As investigações da operação Lava Jato são só para petistas e, no máximo, para os peemedebistas. Para tucanos, impera a Operação Abafa. Antonio Lassance Primeiro, foi o mensalão. Agora, é o "petrolão". Em ambos os casos, o esquema de desvio de dinheiro público foi inventado desde o governo tucano de FHC - pelo menos -, mas só descoberto quando vieram os petistas. Estamos aguardando Aécio Neves, que além de Senador é agora comentarista político do Jornal Nacional, aparecer no estúdio para confessar que continua com a ideia fixa de que tudo o que o PT fez e ampliou começou com FHC. Há gente muito otimista quanto ao desfecho do atual escândalo, na linha de que não sobrará pedra sobre pedra e que todos serão tratados igualmente pela Polícia Federal do Paraná, pelo Ministério Público e pela Justiça. Poderíamos citar Dante e sua Divina Comédia para recomendar a todos que deixem a esperança na porta, ao entrar; mas a situação combina mais com o bordão do compadre Washingt

José Sócrates passou a noite nos calabouços da PSP e será ouvido hoje

Imagem
EM ACTUALIZAÇÃO :   LUCIANO ALVAREZ  ,  HUGO DANIEL SOUSA  ,  MARIANA OLIVEIRA  ,  PEDRO SALES DIAS  e  ROMANA BORJA-SANTOS   22/11/2014 - 00:24   (actualizado às  14:01 ) Sócrates é um dos quatro suspeitos em investigação sobre fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção. É a primeira vez que um ex-primeiro-ministro é detido. Detenção ocorreu à chegada ao aeroporto de Lisboa. Um empresário, um advogado e um motorista são os outros detidos. José Sócrates foi detido no aeroporto de Lisboa, à chegada de Paris  PAULO PIMENTA O ex-primeiro-ministro José Sócrates foi detido na noite desta sexta-feira no âmbito de um processo em que se investigam crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção, confirma uma nota da Procuradoria-Geral da República (PGR). Os outros três detidos neste caso dormiram no Estabelecimento Prisional anexo à Polícia Judiciária, confirmaram fontes prisionais ao PÚBLICO, enquanto Sócrates passou a noite nos calabouços do Comando Met

Mídia europeia é pró-EUA por pressões da CIA

Imagem
"Publiquei artigos da autoria de agentes da CIA e outros serviços de inteligência como se tivessem sido escritos por mim" RT.com O jornalista e editor alemão Udo Ulfkotte declarou que foi forçado a publicar — como de sua autoria — trabalho de agentes de inteligência, sob o risco de ser demitido se não cumprisse tais ordens. Ulfkotte fez tais revelaçãos durante entrevistas ao RT e ao Russia Insider “Eu acabei publicando artigos da autoria de agentes da CIA e outros serviços de inteligência, especialmente o serviço secreto alemão, como se tivessem sido escritos por mim,” declarou ao Russia Insider. Ele fez comentários como esse ao RT em uma entrevista exclusiva no começo de outubro.

Governo e Procuradoria Geral não estão agindo com o rigor que deveriam nos vazamentos da Lava Jato

Imagem
por  Conceição Lemes A Operação Lava Jato já dura oito meses. Desencadeada pela Polícia  Federal (PF) em 17 de março, objetivava inicialmente averiguar a denúncia sobre a ação de doleiros em um empreendimento industrial na cidade de Londrina (PR). Quatro meses depois, a PF verificou que se tratava de algo muito maior e envolvia parlamentares, funcionários públicos, executivos de empreiteiras e doleiros. Na ocasião, foram cumpridos 81 mandatos de busca e apreensão, 18 mandatos de prisão preventiva e 10 mandatos de prisão temporária. Entre os presos o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Na semana passada, 14 de novembro, em mais uma fase da Lava Jato, foram presos Renato de Souza Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, e executivos de nove empreiteiras: Camargo Corrêa, OAS, UTC/Constram, Odebrecht, Mendes Júnior, Engevix, Queiroz Galvão, Iesa Óleo & Gás e Galvão Engenharia.

Historiador revela detalhes sobre "irmão alemão" de Chico Buarque

Imagem
Em seu novo livro, o músico e autor brasileiro se refere ao irmão alemão descoberto em 2013. O historiador João Klug, que localizou o parente perdido de Chico, conta em entrevista à DW Brasil como foi a busca em Berlim. João Klug fazia pós-doutorado em Berlim ao ser contratado para a busca O compositor, poeta e romancista brasileiro Chico Buarque acaba de lançar seu novo livro,  O irmão alemão . Ele se inspira no meio-irmão, fruto do relacionamento de seu pai, Sérgio Buarque de Holanda, com uma alemã, durante sua passagem pelo país entre 1929 e 1930, como correspondente de  O Jornal .

Mino Carta: As mãos sujas

Imagem
Que Deus ouça a presidenta Dilma, mas o fenômeno é o de sempre por  Mino Carta Fernando Henrique, um pioneiro A dmitia um parlamentar do Partido Democrata-Cristão da Itália, envolvido na célebre Operação Mãos Limpas: “Os partidos são máquinas de caça-níqueis”. A frase será certamente muito apreciada por todos aqueles que enxergam nos políticos em geral outros tantos ladrões. Nem por isso vale em todas as circunstâncias, embora em parte não destoasse quando foi pronunciada e tampouco destoe no Brasil de hoje.

Uruguai: Próximo ao segundo turno, Vázquez tem dez pontos de vantagem

Imagem
O ex-presidente e candidato da Frente Ampla, Tabaré Vázquez, lidera as intenções de voto para o segundo turno no Uruguai, que será realizado no domingo (30), como apontou a pesquisa divulgada na noite desta quinta-feira (20) pelo Grupo Radar. O ex-presidente aparece na sondagem com 52,2% das preferências, enquanto Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, possui 42,3% da preferência do eleitorado. A tendência é reforçada por outros dois levantamentos. EFE Lacalle e Tabaré se enfrentarão nas urnas no domingo (30). Candidato apoiado pelo presidente Pepe Mujica é favorito, como apontam três sondagens divulgadas recentemente no país. Outras duas pesquisas reforçam a tendência de vitória de Vázquez, que é apoiado pelo atual presidente, José Pepe Mujica. A sondagem divulgada pela Equipos Mori aponta que o candidato da Frente Ampla tem 51% das intenções de voto e Lacalle, 38%. Já a empresa Factum indica que o ex-presidente tem 52%, enquanto o candidato do Partido Nacional aparece com 37%

PSDB diz que governo pode pagar empresas. E cortar dos servidores e do Bolsa-Família?

Imagem
 Autor: Fernando Brito O PSDB soltou ontem  nota  protestando contra o fato de o Governo dizer que, sem a aprovação das mudanças na Lei Orçamentária, terá de cortar investimentos. Isso significa, claro, adiar o pagamento para as empreiteiras que fazem as obras  que correspondem a estes investimentos. Diz a nota do partido:

Mais de 17,1 milhões de negros superaram extrema pobreza no país

Imagem
O  Dia Nacional da Consciência Negra , comemorado nesta quinta-feira (20), reforça a importância da articulação de políticas públicas para a superação da extrema pobreza entre a população negra. Desde 2011, quando foi criado o  Plano Brasil Sem Miséria , mais de 17,1 milhões de negros superaram a miséria. As ações do governo federal contribuem para um resgate histórico, que melhora a renda das famílias e dá mais acesso à saúde e à educação. Foto: divulgação/MDS. Estudo desenvolvido pelo  Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)  para avaliar a pobreza em uma visão multidimensional, a partir de trabalhos desenvolvidos por técnicos do  Banco Mundial , aponta forte redução entre a população de negros e indígenas, passando de 12,6% em 2002 para 1,7% em 2013.  “A vida dessas famílias, que por muito tempo foram excluídas da sociedade pela raça, pela baixa renda e pela falta de oportunidades, está se transformando para melhor” , observa a ministra Tereza Campell

A sinceridade de Ricardo Semler versus a hipocrisia de FHC

Imagem
por :   Paulo Nogueira Semler Um artigo do empresário tucano Ricardo Semler publicado hoje na Folha repercute intensamente nas redes sociais. Semler recrimina a “santa hipocrisia” com que tantos comentam o caso Petrobras. Para ele, o que ocorrendo agora é motivo de celebração – nomear e punir empresas e executivos que há décadas corrompem, impunemente, a política nacional.

A comédia sino-americana de erros

Imagem
Entreouvido no frege da Maria Boa na Vila Vudu: “Artigo útil, só, para ver sionistas norte-americanos alinhando-se com a China”   :-D)) . 10/11/2014,  [*] Spengler ,  Asia Times Online “ The Sino-American comedy of errors ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Dos “Comentários” [aqui traduzidos]: John Rintala   –   Top Commenter ( Harvard   University ) “Os que comentam que Spengler representa a linha pró-Israel, e surpreendem-se agora ao vê-lo falar dos chineses com [alguma] simpatia, têm de compreender que   a China soube, muito cuidadosamente, neutralizar o   lobby   EUA-Israel, garantindo negócios lucrativos para os empresários israelenses; assim, preservou boas relações com Israel .   A China vai construir uma ferrovia de Eilat, no Mar Vermelho, até Ashdod, no Mediterrâneo.” Michael Ngan   –   Top Commenter   ( University  of  Victoria ) Muito obrigado, John Rintala, pelo esclarecimento. É a explicação mais plausível para a súbita conversão do “Spen