Postagens

Mostrando postagens de abril 19, 2015

Paulo Moreira Leite: O DIREITO VAZIO DE PIZZOLATO

Imagem
por  Paulo Moreira Leite  -  25 de abril de 2015   Condenado a 12 anos e sete meses de prisão, ele volta da Italia sem ter conseguido um direito constitucional negado pela Justiça brasileira: o segundo grau de jurisdição O retorno de Henrique Pizzolato não é uma decisão proveitosa para o Brasil nem para os brasileiros. Os leitores desse espaço sabem qual é minha opinião sobre o caso. Estou convencido de que o STF condenou Pizzolato a 12 anos e sete meses de prisão sem dispor de provas consistentes, no conhecido ambiente de perseguição e espetáculo que marcou o julgamento da AP 470.

Paulo Nogueira: Em memória de uma vítima esquecida do mundo que a Globo ajudou a criar em 1964.

Imagem
Postado em   25 abr 2015 por :   Paulo Nogueira Dodora e seu sorriso invencível Uma figura feminina aparece na minha mente sempre que leio a respeito do papel da Globo no golpe de 1964. Não a conhecia até recentemente, mas me apaixonei assim que a vi. Ela estava num documentário sobre o golpe a que assisti no ano passado. É um trabalho rústico, uma câmara e depoimentos. E é sublime como retrato de uma época sinistra. O documentário foi gravado em 1971, no Chile. Os autores foram dois cineastas americanos – Haskell Wexler e Saul Landau — que estavam no Chile para entrevistar Allende.

Movimentos sociais organizam “descomemoração” dos 50 anos da Globo

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Levante da Juventude convoca para manifestação contra a Globo publicado em 24 de abril de 2015 às 13:37, no  Viomundo . No  Rio de Janeiro Ato em São Paulo no Facebook Ato em Porto Alegre Ato em Brasília Ato em Belo Horizonte Ato em Salvador Ato em Aracaju 50 ANOS DA TV GLOBO: VAMOS DESCOMEMORAR!

SEM NOÇÃO: 'Aécio, para que tá feio. A direita merece mais'

Imagem
Além de 'partido dos ricos', da maneira como o PSDB exerce seu direito de ser oposição só conseguirá chegar em 2018 com pecha de golpista por  Helena Sthephanowitz, para a Rede Brasil Atual   publicado  25/04/2015 16:53,  última modificação  25/04/2015 17:08 © GEORGE GIANNI-PSDB Em vez de propostas para um Brasil melhor, dificuldade de conviver com a democracia e golpismo Os 30 anos da morte de Tancredo Neves, relembrados durante a última semana, foram o mote para artigos do seu neto e agora senador, Aécio Neves (PSDB-MG), para atacar o PT e a presidenta Dilma nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo. Com espaços generosos e "gratuitos" concedidos pela nossa mídia tradicional, o candidato derrotado na eleição presidencial do ano passado aproveitou a data da morte de seu avô, que coincide com o dia de Tiradentes, para incrementar as críticas a Dilma.

Líbia: o pontão da morte

Imagem
Libertada pelos civilizadores da selvageria de Kadafi, a Líbia ilustra em ponto pequeno o oceano de hipocrisia e indiferença por trás da fuga sem fim. Redação da Carta Maior Corpos rígidos de negros jovens, corpos velhos, corpos de crianças, de mulheres grávidas. Cinquenta, setenta, cem, cento e cinquenta, duzentos, duzentos cinquenta, quatrocentos, setecentos... podem passar de 900 desta vez. Ou mais.   Ninguém sabe ao certo. A contabilidade da morte é opaca quando o cemitério é o mar e o esquife é a noite.   O Mediterrâneo se transformou no grande sepulcro da vergonha em nosso tempo.   Barcos clandestinos cortam suas águas atulhados de desespero e desolação e naufragam sob o peso da devastação colonial que faz da África hoje o único lugar no mundo onde a fome só cresce, as guerras não tem nome e a barbárie étnica apaga com sangue as fronteiras traçadas pela geometria do europeu branco e predador.  

Mauro Santayana: O SENTIDO DA PÁTRIA

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Hoje em Dia) - No dia 21 de abril, o Brasil – ou parte dele – lembrou Tiradentes, como deveríamos fazer, sempre, com outros heróis que o antecederam e sucederam, e que, como ele, deram sua vida pela ideia de construir, no sul da América, a grande nação de que falava o alferes. Os heróis de Massangano e Guararapes, das guerras contra os franceses e os holandeses, gente que, aqui, não defendia a metrópole portuguesa, mas a terra em que tinha nascido, nossas praias, selvas montanhas e planícies, o sangue de seus pais e o destino de seus filhos.

Leci Brandão: "Defender professor não é favor nenhum, é obrigação"

Imagem
  Deputada Leci Brandão faz uso da tribuna durante audiência pública no Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo para defender os professores.   A deputada Leci Brandão saiu em defesa dos professores estaduais na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado. Em sua fala, afirmou que defender “professor é obrigação” e não um favor, independentemente se os partidos estão na base do Governo ou na oposição.

Dez filmes sobre a Revolução dos Cravos no Youtube

Imagem
O Esquerda.net fez uma seleção de filmes no Youtube dedicados ao 25 de abril, que iclui uma ficção documental, documentários e entrevistas. Destaque para a série ficcionada “A Hora da Liberdade”, para documentários como “Bom povo português” e “25 de Abril - Uma Aventura Para a Demokracya”, e para a última entrevista de Salgueiro Maia, um dos principais protagonistas dos acontecimentos do dia 25 de Abril de 1974. 25 de Abril, 2015 - 13:56h  Artigo publicado em 31 de março de 2014 e republicado em 25 de Abril de 2015.

Desembargador à Moro: juiz criminal não deve ser vingador

Imagem
Autor: Miguel do Rosário

Mauricio Dias: E que diria vovô Tancredo?

Imagem
por  Mauricio Dias  —  publicado  25/04/2015 - na Carta Capital Do presidente que não foi empossado Aécio foi bom aluno por longos anos. Hoje é mais udenista do que seus pares tucanos                                                                                                            Geraldo Guimarães/Estadão Conteúdo Tempos idos e esquecidos Aécio Neves, hoje senador (PSDB-MG), não era nascido quando seu avô, Tancredo Neves, figura proeminente do velho e pacífico PSD mineiro, era fustigado implacavelmente no Congresso pelos agressivos integrantes da chamada Banda de Música da UDN. Essas agressões dos udenistas, como o tempo provou, faziam parte da tentativa de alcançar o poder a qualquer preço e, por fim, chegar à transgressão.

Andrei Koerner: A história de um Habeas Corpus

Imagem
A história nos oferece alguns pontos para a reflexão crítica para que não enfrentemos de maneira maniqueísta os problemas políticos de nossos dias. Andrei Koerner Abril de 1892. O Supremo Tribunal Federal se reúne para julgar o famoso habeas corpus n° 300, considerado a primeira decisão do tribunal num caso político de grande repercussão. A decisão de não concessão da ordem é considerada, pelos que valorizam o controle judicial de normas e atos do poder público, uma capitulação do Tribunal à pressão do Vice-Presidente em exercício o Marechal Floriano Peixoto. Nesta ocasião, Floriano teria afirmado algo como: “se o Supremo Tribunal conceder o habeas corpus, eu não sei quem concederá a ordem para os seus ministros, que dela necessitarão”.  

A emergência perene

Imagem
Admitir 'provas' ilícitas, como quer Janot, significa estimular o descumprimento da lei. O poder das autoridades deve ser limitado para não ser abusivo. Paulo Teixeira e Sérgio Salomão Shecaira - na Carta Maior O importante jurista italiano Sergio Moccia, referindo-se à realidade de seu país, dizia que certas mudanças episódicas feitas no código penal para enfrentar crimes mais graves, como o de terrorismo, acabaram incorporadas ao ordenamento. O que deveria ser uma situação momentânea tornara-se definitiva. Casos que em nada se relacionavam com os crimes que deram ensejo ao endurecimento penal acabaram contaminados por aquela mudança.

PHA: O 3º turno chegou ao fim

Imagem
E o Moro fará companhia ao Gilmar, na Casa Grande. Na foto, funcionários da Globo se despedem do Império A agenda oficial da Presidência da Republica prevê um encontro na manhã desse sábado (25/04) com o Ministro Nelson Barbosa do Planejamento. No PiG, se lê que a reunião contará com vinte e seis auxiliares da Presidenta para discutir o lançamento de obras em aeroportos, rodovias, ferrovias, portos, dragagens e hidrovias.

DW: Terremoto faz mais de mil de mortos no Nepal

Imagem
Autoridades confirmam a morte de ao menos 1,5 mil pessoas no país e em regiões vizinhas. Abalo sísmico de 7,8 graus de magnitude destrói edifícios e construções históricas e provoca avalanche no Monte Everest. Passa de 1,5 mil o número de mortos após um terremoto de magnitude 7,8 graus na escala Richter atingir a região central do Nepal neste sábado (25/04), segundo informações oficiais. As autoridades confirmaram mortes em quase todas as regiões, com exceção do extremo oeste do país. O abalo sísmico atingiu ainda diversas partes da Índia, China e Bangladesh, onde também foram registradas vítimas.

Roubos, furtos e latrocínio aumentam em São Paulo no mês de março

Imagem
Por  Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil  Edição: Stênio Ribeiro  Fonte: Agência Brasil Os roubos no estado de São Paulo aumentaram 3,6% em março deste ano, em relação ao mesmo mês de 2014. Foram 957 ocorrências a mais, chegando ao total de 27.793, dos quais 14.217 na capital, com expansão de 0,9% ante os 14.093 registros em março de 2014.

Aniversário de 50 anos da TV Globo: movimentos preparam 'descomemoração'

Imagem
Envolvimento no golpe de 1964, sonegação de impostos, violação de direitos humanos, oligopólio e parcerias com afiliadas propriedade de políticos estão entre motivações para protestos por  Redação RBA INTERVOZES Já no ano passado a emissora foi alvo de protestos pedindo a democratização dos meios de comunicação São Paulo – O aniversário de 50 anos da TV Globo será “descomemorado” em, pelo menos, seis estados brasileiros no próximo domingo (26). Movimentos sociais, sindicatos e outras entidades vão realizar manifestações para reivindicar um marco regulatório para democratizar a comunicação no Brasil e denunciar a manipulação da opinião pública, a influência sobre o poder político e os ataques contra quem não partilha dos mesmos interesses da emissora. “A Globo se tornou um poder que impede uma maior circulação de ideias e a ampliação da liberdade de expressão”, defendeu o colunista da  RBA  Laurindo Leal Filho, o Lalo, em  entrevista ao Brasil de Fato . A TV Globo

Kiko Nogueira: Ateus são mais inteligentes do que religiosos?

Imagem
por :   Kiko Nogueira   Ele   Uma pesquisa   Datafolha  de 2013 cravou: para 85% dos entrevistados, acreditar em Deus torna as pessoas melhores. Você, ateu, está sozinho. Você é minoria. Você tem problemas. Mas, como tudo na vida, há uma compensação: você é mais inteligente. Pelo menos de acordo com uma compilação de 63 estudos científicos, que remontam ao longo de décadas, que concluiu que pessoas religiosas são menos inteligentes que as descrentes.

As fotos da ampla destruição do bombardeio da Arábia Saudita contra o Iêmen

Imagem
ORIENTE mídia Aeroportos, fábricas, hotéis, pontes, estradas, escolas, palácios,estádios. Iêmen, desespero e morte nas ruas de Sanaa

Por que a concentração de navios dos EUA perto do Irã?!

Imagem
21/4/2015,  [*]  Moon of Alabama   What Is The Purpose Of This U.S. Fleet Concentration Next To Iran? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                      POSTADO POR  CASTOR FILHO Obama diz que... O governo Obama  diz que  quer deter os sauditas e impedir que matem mais gente no Iêmen: Altos funcionários do governo Obama não conseguiram, apesar de tentativas durante vários dias, persuadir o governo da Arábia Saudita a limitar o alcance de seus ataques aéreos contra cidades e vilas no Iêmen, campanha que, dizem as autoridades, mataram perto de 50 pessoas na 2ª-feira, na capital Sana. ...

TV Globo 50 anos: a gente não se vê por aqui

Imagem
  Um dos slogans preferidos da  TV Globo  é: “Globo, a gente se vê por aqui”. Joaquim Barbosa concorda: “A Globo aproximou milhões de brasileiros a outros brasileiros, via língua, cultura, sotaques jamais antes imaginados”. Como quase tudo que vem da emissora do Jardim Botânico, o slogan é apenas mais uma mentira. Já a babação de Joaquim Barbosa, cujo filho, gentilmente, a Globo empregou, mostra apenas o quanto uma pessoa ambiciosa pode se rebaixar em seu puxa-saquismo aos poderosos.

Lula: a Dilma não sobrevive sem o PT

Imagem
O PT não sobrevive sem a Dilma Lula: “Dilma vai terminar o mandato sendo uma Presidenta extraordinária. A Dilma está do lado do povo" Em discurso de abertura no Congresso do PT em São Paulo, o Presidente Lula, ao defender a história do partido, afirmou que o Governo da Presidenta Dilma precisa da sigla para sobreviver. Segundo ele, a petista e o PT têm lado, o dos mais vulneráveis. “Dilma vai terminar o mandato sendo uma Presidenta extraordinária. A Dilma está do lado do povo. O segundo mandato tem que ser melhor que o primeiro, como num casamento”, disse Lula nesta sexta-feira (24).

Congresso de Direito com Fachin teve patrocínio. E daí? Só o do Gilmar pode?

Imagem
Autor: Fernando Brito A Folha, no seu afã de produzir “acusações” contra o jurista Luiz Edson Fachin, gasta hoje o talento do repórter Rubem Valente numa ridícula matéria sobre  patrocínios  – e modestos – a um Congresso de Direito Civil  promovido por um instituto no qual  o indicado ao STF é vice-presidente. Instituto sem fins lucrativos, reconhece a matéria.

Golpista tresloucado: Sampaio manda às favas base jurídica e diz que vai pedir impeachment

Imagem
O líder do PSDB na Câmara e conhecido por seus discursos raivosos e de completo desespero, o deputado Carlos Sampaio (SP), afirmou nesta sexta-feira (24) que vai tentar convencer a bancada a aprovar sua tese de pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Deseperado, Sampaio diz que não vai precisar de parecer jurídico para o impeachment Entre terça (28) e quarta (29), Sampaio vai tentar convencer os 43 deputados, porque o partido está rachado. “Respeitamos a posição do ex-presidente Fernando Henrique e dos ex-senadores que discordam, mas a Casa que decide é a Câmara. A bancada tem clareza de que o momento enseja o impeachment”, bravateou o tucano. Sampaio refere-se ao racha no ninho tucano sobre qual será a estratégia de golpe contra o governo eleito da presidenta Dilma. FHC, Serra e outros têm defendido a tese da judicialização e querem o foco na Operação Lava Jato, da Petrobras. Para eles, a proposta de impeachment pela questão econômica não encontra fundamento

Uma frase com 35 anos de História e ainda atual, “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”

Imagem
publicado em 24 de abril de 2015 às 20:08 Na Vila Belmiro, o protesto. Vai ter camisa do Santos com o símbolo da Record? “O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo” por Ester Rabello, especial para o Viomundo É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido o bordão que dá título a esse artigo, gritado em manifestações de rua, comícios e outros tipos de aglomeração, como no discurso de vitória de Dilma Roussef, quando a presidente eleita teve que se calar  enquanto ouvia o desabafo .

Lavagem de dinheiro no HSBC: dos narcos mexicanos à sonegação brasileira

Imagem
Pactos com o narcotráfico não afetaram as atividades do banco no Brasil, cuja Justiça costuma ser indulgente com os delinquentes financeiros. Dario Pignotti, @DarioPignotti - na Carta Maior Buenos Aires -  Afundado. As autoridades do Banco HSBC analisam a possibilidade de vender seus ativos no Brasil, desvalorizados por um escândalo de 7 bilhões de dólares, dinheiro supostamente lavado em contas do banco na Suíça, oriundo de subornos, sonegação fiscal e do narcotráfico, investigados pelo governo da presidenta Dilma Rousseff e uma comissão parlamentar criada apesar do boicote da oposição. Curiosamente, a rede de notícias e (des)informação Globo dedica pouco espaço às manobras do HSBC, definidas como  "a mãe de todos os escândalos de corrupção" pelo senador Randolfe Rodrigues . “O HSBC acelerou sua retração a nível global com a saída do Brasil e da Turquia, medida forçada depois da série de escândalos”, publicou o diário Valor Econômico baseado em fontes da entidade

China impõe multa antitruste à Mercedes-Benz

Imagem
Fonte: Xinhua    24.04.2015 08h34   Autoridades chinesas impuseram na quinta-feira uma multa de 350 milhões de yuans (US$ 56 milhões) à fabricante de carros de luxo Mercedes-Benz após uma investigação antitruste. A multa foi ordenada pela Administração Provincial de Preços de Produtos de Jiangsu. Algumas concessionárias da montadora alemã também foram multadas em um total de 7,8 milhões de yuans.

A alta velocidade da política brasileira

Imagem
Por   Miguel do Rosário , postado em abril 24th, 2015 |  (A foto é de manifestação realizada ontem, à porta do Maracanãzinho, onde a Globo comemorava seus 50 anos).   A Petrobrás voltou a explodir nas bolsas. Desta vez, ao que parece, com firmeza, porque o mercado incorporou o novo balanço da estatal. Um balanço que se mostrou ultraconservador, como o momento exigia, estimando ao máximo as perdas, tanto com as mudanças cambiais e no preço do petróleo, quanto em relação aos desvios.

DW: Turquia diz que presidente alemão não será perdoado

Imagem
Após falar em genocídio durante homenagem a 1,5 milhão de armênios massacrados em 1915, Joachim Gauck abre crise diplomática com Ancara. No Bundestag, parlamentares alemães também reafirmam termo negado pelos turcos. As declarações do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, reconhecendo como genocídio o massacre de cerca de 1,5 milhão de armênios geraram uma crise diplomática com a Turquia. Nesta sexta-feira (24/04), o Ministério turco do Exterior divulgou uma nota repudiando as palavras de Gauck, e afirmando que "o povo turco não vai esquecer suas palavras nem perdoar o presidente alemão".

BBC: Brasil sobe oito posições em ranking global de felicidade

Imagem
Ranking considera PIB per capita, expectativa de vida e outros fatores O Brasil subiu oito posições e chegou ao 16º lugar no ranking de felicidade divulgado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN, na sigla em inglês), uma iniciativa da ONU. O país mais feliz do mundo, segundo a pesquisa, é a Suíça, seguida por Islândia, Dinamarca, Noruega e Canadá. Já o país mais triste é Ruanda, que sofreu com um genocídio nos anos 1990. A Síria, assolada por uma guerra civil, também está entre os menos felizes, assim como Togo, Burundi e Benin.

Paulo Nogueira: Por que Tolstoi achava Shakespeare um enganador.

Imagem
Postado em   24 abr 2015 por :   Paulo Nogueira Tolstoi Aos 75 anos, depois de ter construído uma pirâmide literária com obras como Guerra e Paz e Ana Karênina, Tolstoi tentou destruir a reputação de ninguém menos que Shakespeare. Produziu um ensaio sensacional em que aponta defeitos indesmentíveis do Bardo, mas, como a história mostrou, a artilharia pesada tolstoiana não atrapalhou a glória de Shakespeare. Pela tentativa épica de reescrever a história da literatura, decidimos chamar o Conde Tolstoi para falar de Shakespeare em nossa série Conversas com Escritores Mortos.