Postagens

Mostrando postagens de dezembro 6, 2015

Dilma: acordo de Paris define nova fase na luta contra mudança climática

Imagem
. Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - 12/12/2015 A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (12) que o Acordo de Paris, aprovado na plenária da 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), define uma nova fase da luta contra a mudança do clima. “O acordo é justo e ambicioso, fortalecendo o regime multilateral e atendendo aos legítimos anseios da comunidade internacional”, afirmou, em nota divulgada pelo Palácio do Planalto. Saiba Mais COP 21 aprova fundo de U$S 100 bilhões para limitar aquecimento global a 1,5°C Líderes mundiais comemoram acordo climático da COP 21 Para Dilma, o documento é o resultado de uma mobilização inédita dos governos, com o engajamento ativo da sociedade em todos os países. “Duradouro e juridicamente vinculante, o acordo também é ambicioso por procurar caminhos que limitem o aumento de temperatura neste século em até 2 graus Celsius, buscando atingir 1,5 grau Celsius”, come

Mino Carta: Chamem o Cunha

Imagem
Editorial Em 64, a casa-grande recorreu ao Exército. Hoje basta-lhe o presidente da Câmara, que já deveria ter sido cassado por  Mino Carta  —na Carta Capital -   publicado  12/12/2015 Se houver impeachment ficará provado que atualmente o golpe não precisa de tanques Em  1964 , a casa-grande teve de chamar o Exército para dar o golpe. Hoje, basta chamar o Cunha. Os fatos que se interpõem entre a derrubada de João Goulart e a atual tentativa de derrubar Dilma Rousseff  explicam paradoxalmente a diferença entre os executores do passado e do presente. Ao fim da ditadura, o Brasil pretendeu apresentar-se ao mundo como país de democracia reencontrada, e houve quem acreditasse, aqui e lá fora, que era para valer. E é à sombra de um simulacro que se movem as personagens do novo enredo. Bem ou mal, alguns agiram com empenho e sinceridade. No caso, cito de saída Ulysses Guimarães , que seria o primeiro presidente eleito da dita redemocratização não tivesse sido derrotada a ca

Miguel do Rosário: Nem vem, Globo. Cunha é teu filho. Assume!

Imagem
12/12/2015   Miguel do Rosário A Globo publica hoje editorial pedindo a saída de Eduardo Cunha da presidência da Câmara, e falseando os fatos para tentar se livrar dele sem afetar a marcha do golpe. Nem vem que não tem! Quem fez reuniãozinha a porta fechada com Eduardo Cunha pra acertar o golpe não foram os editores do Globo, conforme teve que admitir Merval Pereira após ser desmascarado pelo Cafezinho? Quem escondeu os mal feitos de Cunha durante a sua campanha para presidência da Câmara? Não foi a Globo? O editorial esconde quem foram os aliados de Cunha na marcha de insensatez que ele imprimiu à Câmara este ano, aprovando pautas bombas que tinham por único objetivo desestabilizar as contas públicas, e apostando em iniciativas ultra reacionárias, como a redução da maioridade penal e medidas contra as mulheres. Não foi o Psdb que se aliou, desde o início, a Eduardo Cunha?

Mariana Godoy Entrevista - Ciro Gomes (04/12/2015)

Imagem

O escândalo da Sabesp, vídeo indispensável de Carla Bispo e Pedro Zambarda

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 12/12/2015 . Com algum atraso, reproduzo o vídeo,   dirigido por Carla Bispo e com reportagem de Pedro Zambarda de Araújo, publicado no Diário do Centro do Mundo: ““O Escândalo da Sabesp: a verdadeira história da falta de água em São Paulo”. É incrível como um drama que se arrasta há dois anos, condenando a maior cidade do país a – na prática – um racionamento, via cortes e redução na pressão da rede só tenha sua dimensão reconhecida na imprensa alternativa. Não há possibilidades técnicas de mudar o cenário em 2016. Por que? Porque em 12 de dezembro de 2013, no início deste drama, o Cantareira tinha 30% de seu volume disponível, sem contar o tal volume morto que é sugado pelas bombas. Hoje, tem  – pelo mesmo critério –  menos 5,8% . E Alckmin, ainda bem, não pode mandar a PM em cima de São Pedro.

Paulo Nogueira: Qual é a de Ciro Gomes?

Imagem
Postado em   12 dez 2015 por :   Paulo Nogueira De olho em 2018: Ciro Qual é a de Ciro Gomes? Bem, Ciro Gomes é aquele tipo de cara que você precisa ter a seu lado em situações complicadas. E que possivelmente você vai querer longe quando as coisas se normalizarem. Suas características ora serão vistas, pelos mesmos olhos, como virtudes e ora como defeitos. O governo, hoje, quer tê-lo a seu lado. Ciro fala as coisas que ninguém fala. Ou melhor: ele as fala diante das câmaras e dos microfones. Não sussurra pelos cantos e as vaza para jornalistas amigos.

Entrevista do Presidente Bashar Al Assad, da Síria, para o Sunday Times

Imagem
9/12/2015,  Hala Jaber,  Sunday Times , Londres   (6/12/2015) ORIENTE mídia - 12/12/2015 Sunday Times:  Obrigado por nos receber, Senhor Presidente. Como o senhor sabe, o governo britânico vai votar hoje se se junta ou não aos ataques aéreos da coalizão contra o  ISIS . Na sua avaliação, seria correto a Grã-Bretanha se juntar aos ataques aéreos contra o ISIS  na Síria? A participação da GB lhe parece bem-vinda? A participação promoverá alguma mudança positiva, ou piorará a situação? Presidente Assad:   Se quiser avaliar um livro, não posso escolher uma única sentença do livro e avaliar todo o livro, por ela. Teria de considerar títulos e subtítulos dos capítulos, e só depois se poderia discutir o resto do livro. Para saber se a GB será bem-vinda, ‘o todo’ é saber se tem vontade de lutar contra o terrorismo. Nós sabemos, desde o princípio, que Grã-Bretanha e França foram pontas da lança contra a Síria, desde o início do conflito. Sempre apoiaram os terroristas.

Maria do Rosário: 'Esta não vai ser uma semana para covardes'

Imagem
CRISE Para deputada petista, decisão do PSDB de "fechar questão" pelo impeachment já era esperada e, na opinião de Jandira Feghali, país vive "guerra" política por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  12/12/2015  ANTONIO AUGUSTO/CÂMARA DOS DEPUTADOS Para deputada do RS, PSDB está "inteiramente envolvido de forma solidária com Cunha desde o início" São Paulo – “Esta semana vai ser forte, não vai ser uma semana para covardes.” A avaliação é da deputada Maria do Rosário (PT-RS), sobre a batalha política em andamento em Brasília em torno do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que pode levar à cassação do deputado e presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), além do  julgamento do Supremo Tribunal Federal  sobre os ritos do processo de impeachment. Na quinta-feira (10), a temperatura política da crise subiu mais alguns graus, depois que o PSDB resolveu unificar o discurso e se declarar a favor do impedimento de Dilma Rousseff. “

Grandes devedores terão terras confiscadas para reforma agrária

Imagem
. Por Helena Sthephanowitz - 12/12/2015 As propriedades rurais dos maiores devedores da União poderão ser destinadas à reforma agrária. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e o Ministério Público Federal assinaram nesta quinta-feira acordo para que as propriedades rurais desses devedores sejam periciadas e cedidas ao Governo Federal. Com base na lista dos devedores acima de R$ 50 milhões divulgada pela PGFN, o Incra analisou quais deles são donos de imóveis rurais. O Incra mandará técnicos para avaliar cada propriedade e verificar quais delas são objeto de interesse para reforma agrária com base no relevo, solo e na demanda por terras na região. Em vez de leiloados pela PGFN, como ocorre nos processos de execução fiscal, os imóveis serão adjudicados (cedidos) ao Incra. O cruzamento de dados identificou 4.013 contribuintes que devem mais de R$ 50 milhões à União. Desse total, 729 têm 4.057 imóvei

No mapa-múndi há um novo país islâmico

Imagem
. Sputnik News - 12/12/2015 O presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, declarou neste sábado que o seu país, anteriormente secular, é agora uma república islâmica. © SPUTNIK/ ALEKSEI DRUZHININ Putin: Estado Islâmico compromete o verdadeiro Islã A população da Gâmbia, de 1,8 milhões de pessoas, é 95 por cento muçulmana, mas até aqui o país não tinha nenhuma religião oficial. "O destino do Gambia está nas mãos do Alá Todo-Poderoso. A partir de hoje, a Gâmbia é um país islâmico. Seremos um Estado islâmico que respeita os direitos dos cidadãos", diz a declaração do presidente, citada no portal público. Em 1965, a Gâmbia, o menor país da África continental, ganhou a independência do Reino Unido. Em outubro de 2013, a Gambia deixou o bloco das ex-54 colônias britânicas. Atualmente, no mundo há mais quatro repúblicas islâmicas: o Paquistão, o Irã, o Afeganistão e a Mauritânia.

Mauricio Dias: Cúmplice do golpismo

Imagem
O vice Michel Temer há tempo sonha com o poder, mirava em 2018, mas agora gostaria de antecipar a sua chegada à Presidência por  Mauricio Dias  — na Carta Capital -  publicado  12/12/201 No começo foi seu verbo: "É preciso alguém para reunificar o País" Durou tempo demais o silêncio adotado pelo  vice Michel Temer   a respeito do golpe tramado, e desfechado agora, contra a presidenta Dilma Rousseff. Silêncio suspeito e também, até prova em contrário, silêncio cúmplice de um impeachment   inconstitucional.  O vice-presidente é contra ou a favor? Ele não se definiu de forma clara. Foi, no entanto, informado antecipadamente por Eduardo Cunha  da decisão de acolher o pedido de  impeachment  com a assinatura indelével do  ex-petista Hélio Bicudo . Ao saber disso, calou-se e traiu o princípio de fidelidade a Dilma.

Vanessa faz relato de negociações na COP 21

Imagem
Integrante da delegação oficial do Brasil à 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) enviou neste sábado (12) ao  Vermelho  um relato sobre o evento, no qual o país apresentou a meta mais ousada de redução de emissão de gases de efeito estufa.  Agência Senado   A senadora destacou que o Brasil se comprometeu com a redução da emissão em 43%, até 2030, tendo como base o ano de 1995. Ela afirmou ainda que o Brasil conseguiu reduzir significativamente a emissão de gases poluentes devido ao combate ao desmatamento, que saiu de 27 mil quilômetros quadrados por ano, em 2004, para cerca de 5 mil quilômetros qauadrados. De acordo com a senadora, um diferencial dessa conferência foi o fato de a maioria dos países ter apresentado metas voluntárias. “A maioria dos paises apresentaram INDCs, que são essas metas voluntárias, que entrariam em vigor daqui a cinco anos. Pouquíssimos não apresentaram. Isso facilitou as negociações

Ciro Gomes: Temer é desleal e encheu o governo de múmia paralítica

Imagem
. Postado em  12 de dezembro de 2015  DCM Ciro Gomes em entrevista ao  Estadão : O senhor vai participar de uma frente anti-impeachment? Não tenho participação em nenhuma frente, mas estou na luta contra o golpe. Vou fazer minha militância com o PDT. É preciso ajudar o povo a entender que essa quadrilha representada por Eduardo Cunha está cometendo crimes em série e quer o golpe. Michel Temer é homem do Eduardo Cunha. Eu sei o que estou dizendo. O senhor está dizendo que o vice-presidente faz dobradinha com Cunha? Michel Temer está articulando com Cunha e conspirando faz tempo. O que ele faz é desleal e desonesto. Falei com clareza isso para a presidente.

Será Temer o único inconfiável?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 12/12/2015 . De quem sabe das coisas, o professor de jornalismo Nilson Lage: “A incursão de geralmente ausente (omisso?) Cardozo, em voo noturno, à República do Paraná, seu encontro reservado com o comando local do Exército e presença ostensiva junto ao japonês bonzinho, personagem de Verissimo. Leiam bem o texto, meninos: o Marcelo mostra, nele, como se conta direitinho uma história de mistério, a que não falta o pano de fundo de um conflito agrário. Na mídia movida a grana tem sido difícil, ultimamente, ler um texto desses.” O mistério do ministro Cardozo em Curitiba Marcelo Auler, em seu blog Não foi a presença do Agente de Polícia Federal (APF), Newton Ishii, conhecido como o “japonês bonzinho” que fez muita gente ficar apreensiva com a ida do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, à Curitiba, na última terça-feira (08/12).

Ministro do Supremo autoriza transferência de Delcídio para quartel da PM

Imagem
. Andre Richter – Repórter da Agência Brasil -  11/12/2015 23h14 O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou hoje (11) a transferência do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) da carceragem da Polícia Federal (PF) em Brasília para o quartel da Polícia Militar dos Distrito Federal. O pedido foi feito pela defesa do senador.  Delcídio ocupa uma cela na Superintendência da PF desde o dia 25 de novembro, quando foi preso por determinação do ministro Zavascki. No quartel, o senador ficará preso em uma sala especial. Por ter mandato parlamentar, ele não pode ocupar uma vaga em presídio comum, Na segunda-feira (7), Delcídio do Amaral foi denunciado pelo crime de impedir e embaraçar a investigação da Operação Lava Jato. A Procuradoria-Geral da República (PGR) sustenta que o senador tentou dissuadir Nestor Cerveró, ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, de aceitar o acordo de colaboração com o Ministério Público Federal (MPF), ou, caso isso aconte

Argentina: vingança contra a mídia independente

Imagem
O fim do programa 678 é um sinal duro sobre a posição do novo governo contra o modelo de jornalismo alheio às pressões dos grandes agentes econômicos Darío Pignotti - na Carta Maior - 11/12/2015 Restaurar o latifúndio midiático: essa parece ser uma das prioridades da política de choque que a nova administração conservadora aplicará na Argentina nos próximos 100 dias, junto com outras medidas regressivas em termos políticos, econômicos e judiciários. Um dos primeiros anúncios do governo, inclusive antes da posse de Mauricio Macri – ocorrida nesta quinta-feira, 10 de dezembro – foi acabar com o programa 678, transmitido pelo canal de televisão estatal TV Pública no horário principal da noite competindo com os principais noticiários privados. Um dia depois de vencer as eleições, Macri adiantou que “o programa não vai continuar, nem 678 nem 876”, fazendo um trocadilho que exibiu seu duvidoso senso de humor.

Oriente Médio: a reformatação imperialista

Imagem
Joseph Kishore   Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Eventos da semana passada passarão à história como pedra de toque no desenvolvimento do imperialismo no século 21. No período de poucos dias, EUA, Grã-Bretanha e Alemanha escalaram no respectivo envolvimento militar na Síria, depois que a França intensificou sua campanha de bombardeio na Síria mês passado. Christo Komarnitski O pretexto para essas operações são os ataques terroristas de 13 de novembro em Paris, seguido agora pelo horrendo ataque a tiros em San Bernardino, Califórnia, na 4ª-feira. As razões declaradas publicamente contudo pouco têm a ver com discussões estratégicas que estão acontecendo nos escalões superiores das forças militares de das agências de inteligência. Por trágica que seja a matança de 130 pessoas em Paris e 14 em San Bernardino, não explicam a repentina convulsiva escalada militar das principais potências imperialistas, contra o Oriente Médio. Não é difícil ver semelhanç

LISTA BERTIN-BUMLAI TRAZ TEMER, ALOYSIO E CAIADO

Imagem
. Lista de doações de Natalino Bertin, sócio do pecuarista José Carlos Bumlai, o "amigo de Lula", é frustrante para quem aposta no golpe ou na prisão do ex-presidente; Natalino Bertin teria doado recursos para o tucano Aloysio Nunes e para o democrata Ronaldo Caiado, ambos defensores do golpe; na lista de doações, aparece também o vice-presidente Michel Temer, que teria recebido R$ 2 milhões e seria o beneficiário direto do golpe, assim como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, com R$ 1 milhão; não está claro se os recursos foram lícitos ou doados pelo caixa dois do grupo Bertin

O golpe do golpe: se Temer trai agora, por que não trairia seus novos aliados?

Imagem
Postado em   11 dez 2015 por :   Kiko Nogueira “Esta noite encarnarei no teu cadáver” Assim como os pássaros nasceram para voar e a PM para bater, conspiradores nasceram para conspirar. Se Michel Temer faz o que faz agora, em plena luz do dia, o que o impediria de trair seus novos aliados do golpe? Eduardo Cunha será preso cedo ou tarde, mas conta com o compadre Michel na presidência. O ex-vice decorativo adquiriu uma desenvoltura invejável. Além da pregação ininterrupta  da necessidade de um governo de “união nacional” — sob sua tutela —, Temer tem conversado com governadores que são contra o impeachment. Na sexta, 11, deu uma palestra no IDP (Instituto de Direito Público), em São Paulo, com Gilmar Mendes. Falou que “as forças motrizes do desenvolvimento decorrem da conjugação do capital e do trabalho. Se estiverem harmonizados, colaboram com o país e com o governo, por isso toda iniciativa governamental deve priorizar a iniciativa privada”. Mencionou, aind

Putin ordena responder com extremo rigor a ameaças contra militares russos na Síria

Imagem
. Sputnik News - 11/12/2015 O presidente da Rússia Vladimir Putin ordenou nesta sexta-feira (11), durante uma coletiva de imprensa do ministério da Defesa do país, os militares a responder com extremo rigor a quaisquer ameaças sofridas por eles na Síria. "Quero alertar a aqueles que estiverem novamente tentando organizar quaisquer tipos de provocações contra nossos soldados. Nós já tomamos medidas adicionais para garantir a seguranças de militares russos e da nossa base aérea [na Síria]. Ela foi reforçada com novas esquadrilhas e sistemas de defesa anti-aérea" – disse Putin. "Todas as ações da aviação de ataque estão sendo realizadas sob cobertura de caças. Ordeno agir com extremo rigor. Quaisquer alvos que ameaçarem a esquadrilha russa ou a nossa infra-estrutura de solo estão sujeitos a destruição imediata" – destacou o presidente russo.

Luis Nassif: Últimos capítulos de uma crise sem rumo

Imagem
SEX, 11/12/2015 - 20:33 Luis Nassif . No campo politico, o desafio do impeachment. Não pode ser tratada como definitiva a derrota do governo na definição da comissão do impeachment. Como se recorda, foi indicada uma comissão e, logo depois, a Câmara derrubou por maioria sua constituição. Na verdade, foi uma soma da bancada de Eduardo Cunha com deputados insatisfeitos com a forma como foi conduzido o processo, através do Ministro Jacques Wagner e de lideranças selecionando deputados que tiveram suas demandas atendidas pelo Palácio. O fato de se rebelarem não significa que votarão automaticamente a favor do impeachment. *** Serão 15 sessões para os deputados aceitarem ou não o impeachment. O governo necessita de 171 votos para brecar a iniciativa. Até lá, há os seguintes fatores pesando nas decisões: Uma nova etapa da Lava Jato, ao que consta em cima do lobista Milton Lyra, o homem que intermediou o pagamento de R$ 45 milhões ao deputado Eduardo Cunha pelo

Banditismo midiático: Folha confessa que manipulou declaração de Lula

Imagem
11 de dezembro de 2015 - Vermelho.org Banditismo. Essa é a palavra que sintetiza a conduta da grande imprensa para criminalizar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta quinta-feira (10), o Instituto Lula divulgou nota denunciando que o jornal  Folha de S. Paulo , descaradamente, atribui a Lula fala que não existiu em uma entrevista ao jornal espanhol  El País .   “Agindo de má-fé, atribuiu ao ex-presidente uma fala que não existiu. Em nenhum momento, Lula afirmou que os pobres terão de deixar de comer carne para comer somente arroz durante a crise. A Folha  distorceu um trecho da versão que leu (mal) em espanhol. Para deixar mais clara sua má-fé, o jornal escolheu a distorção como manchete de uma matéria que apenas toca superficialmente nos temas discutidos durante a conversa e deu a ela destaque na home do UOL”, diz a nota. A ação criminosa foi classificada como uma atitude “irresponsável” e “lamentável”. “No site em português do  El País , a  Folha  poderia ter enc

Keiser Report en español: Plutocracia, aristocracia o monarquía

Imagem

Globo aciona 'batalhão' de advogados para guerra pela Libertadores

Imagem
DANIEL AUGUSTO JR./AGÊNCIA CORINTHIANS Adicionar legenda Vagner Love, do Corinthians, e Dória, do São Paulo, em duelo pela Libertadores de 2015 DANIEL CASTRO  - Publicado em 11/12/2015, às 05h26 A Globo acionou um "batalhão" de advogados para garantir seu direito de transmitir a Taça Libertadores da América em 2016. A emissora acendeu o sinal de alerta no departamento jurídico depois que vazaram no mercado informações de que o atual contrato da emissora para exibir o torneio continental não tem mais validade. O problema é o seguinte: quem detém os direitos da Libertadores para toda a América Latina, em todas as mídias, é a Fox. A Fox, por sua vez, sublicencia os direitos para outros canais pagos (caso do Sportv) e abertos (a Globo no Brasil). No mês passado, a Fox anunciou a assinatura de um novo contrato, diretamente com a Conmebol, a confederação sul-americana, válido para as temporadas de 2016, 2017 e 2018. A Fox já tinha contrato até 2018 pela Libe