Postagens

Mostrando postagens de janeiro 12, 2014

Reeleição de Alckmin sofre duro revés com decisão de Campos de lançar candidato próprio em SP

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Marina Silva, a rainha do tripé, ganhou a queda-de-braço com o PSB paulista e conseguiu impor o que desejava: o PSB não apoiará a reeleição de Geraldo Alckmin. Ao invés disso, terá um candidato próprio, ainda a ser definido. A batalha agora é indicar quem seria o tal candidato. Toda a articulação da Marina para derrubar a aliança entre PSB e PSDB tinha como objetivo impor um candidato que tivesse a cara da “nova política”. Caso o PSB imponha um candidato convencional, da velha política, como Márcio França, presidente regional do PSB, o desgaste terá sido em vão.

Os vazamentos de inquéritos do Ministério Público paulista

Imagem
Luis Nassif Hoje em dia, é mínimo grau de confiabilidade das notícias. Qualquer procurador que tenha dado entrevistas a jornais sabe desses problemas, o uso indevido das aspas, as conclusões incorretas do que falam, a seleção de declarações que melhor se amoldem aos objetivos da pauta. Muitas vezes, trata-se apenas de incompetência da cobertura jornalística, nesses períodos de redução das redações, de contratação de estagiários e da pressa para competir no noticiário online.

Eduardo Campos joga a toalha em 2014 para enfraquecer Alckmin como adversário em 2018

Imagem
Aécio e Eduardo Campos no restaurante Fasano, Ipanema, Rio. Um quer o apoio do outro, mas a nenhum interessa apoiar o outro. São adversários em 2014 e serão adversários em 2018, incluindo Alckmin. Por que um colocaria azeitona na empada do outro, fortalecendo o adversário de 2018? Por: Zé Augusto Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Não é difícil entender porque Eduardo Campos (PSB-PE) decidiu que o PSB lançará candidato próprio em São Paulo contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Não foi mera concessão à Marina Silva (PSB-AC), apesar disso aplacar uma "revolta dos marineiros". Quem "traiu" politicamente Lula não teria cerimônia em trair Marina também, se achasse interessante para suas ambições políticas. A decisão foi cálculo político do próprio Eduardo Campos. Vendo que há 8 meses das eleições os apoios que recebe não dará para encher seu copo de votos até outubro, Eduardo Campos praticamente joga a tolha e passa a operar com vistas a 2018, pr...

Eleições:O panorama visto de janeiro

Imagem
Seguindo as tendências das outras eleições, Dilma ganhará este ano Desde o fim da ditadura, em todas as eleições que fizemos, as pesquisas disponíveis em janeiro conseguiram antecipar o que as urnas mostraram. Em três, os favoritos no início do ano eleitoral terminaram vencendo. Em janeiro de 1998, Fernando Henrique Cardoso liderava e nenhum adversário apresentava  fôlego para derrotá-lo. Lula chegou a quase empatar nas pesquisas de junho, mas a vantagem do tucano prevaleceu. Nas duas oportunidades em que Lula teve sucesso, a mesma coisa: em janeiro de 2002, obtinha índices parecidos à votação que recebeu no primeiro turno. José Serra, Anthony Garotinho e Ciro Gomes, cada um de sua vez, cresceram, mas nenhum se firmou. Quatro anos mais tarde, algo semelhante. De janeiro de 2006 para a frente, o petista nunca perdeu a dianteira.

Elites decadentes ameaçam o futuro

Imagem
Por Martin Wolf Em 2014, os europeus recordam o centésimo aniversário do início da Primeira Guerra Mundial. Essa calamidade deu início a 30 anos de selvageria e estupidez, destruindo a maior parte do que havia de bom na civilização europeia no início do século XX. No fim, como Churchill havia previsto em junho de 1940, "o Novo Mundo, com toda sua força e poder" se apresentou "para resgatar e liberar o Velho". As deficiências das elites políticas, econômicas e intelectuais da Europa criaram o desastre que recaiu sobre suas populações entre 1914 e 1945. Foram sua ignorância e preconceitos que permitiram a catástrofe: falsas ideias e valores fracos estavam em ação. Entre elas, a crença atávica de que, não apenas os impérios eram rentáveis e magníficos, mas também de que a guerra era gloriosa e controlável. Foi como se um desejo de suicídio coletivo tivesse arrebatado os líderes de grandes nações.

Do helicóptero dos Perrellas à casa de Genoino: a mídia brasileira como ela é

Imagem
Postado em   16 Jan 2014 por :   Paulo Nogueira A mídia não gosta deles O critério do que é notícia, para a mídia brasileira, é peculiar. Notícia é, essencialmente, aquilo que é ruim para os adversários. Pode ser um fato, pode ser um rumor, pode ser até uma mentira descarada – mas é “notícia”. Do outro lado, tudo aquilo que seja considerado problemático para os amigos, e para os próprios donos das empresas jornalísticas, não é notícia. Por exemplo: o helicóptero dos Perrellas. Meia tonelada de pasta de cocaína não comoveu a mídia brasileira. O assunto, nem bem chegou, sumiu do noticiário. A mídia não produziu uma única reportagem decente sobre os Perrellas. O DCM publicou, dias atrás, uma denúncia do Wikeleaks segundo a qual Roseana Sarney tem 150 milhões de dólares em Caimãs.

Por que os Perrellas foram “excluídos” da investigação do helicóptero do pó, segundo um agente da PF

Imagem
Postado em   18 Jan 2014 por :   Kiko Nogueira O  site da Vice  traz uma longa entrevista de Roger Franchini com o agente federal Rafael Rodrigo Pacheco Salaroli. Salaroli, ou Pacheco, trabalha na Delegacia de Repressão a Entorpecentes de Vitória, no Espírito Santo, e foi um dos responsáveis pela apreensão de 445 quilos de cocaína no helicóptero do deputado estadual Gustavo Perrella, filho do senador Zezé. A conversa é boa — mais pelo que não revela, talvez, do que pelo que revela. Aquela foi uma das maiores apreensões de droga do Brasil, na aeronave de uma família poderosa em Minas Gerais. Pacheco declara que cuidou da logística da operação. “Os caras estão lá no mato, ele não tem condição de fazer isso. Então, porra, um colega passou mal, ficou doente, precisa ser substituído, uma viatura quebrou, precisa de dinheiro, precisa de armamento, você tem que ter um cara fazendo essa logística, fazendo isso. Eu fiz isso.”

E continua firme a escalada dos juros!

Imagem
Com receio de reações adversas oriundas do coração do sistema financeiro, o governo se sujeitou de novo. Resolveu elevar a taxa de juros pela sétima vez seguida Por:Jaciara Itaim O noticiário econômico da semana foi marcado pela expectativa que se criou em torno do primeiro encontro do Comitê de Política Monetária (COPOM) realizado em 2014. O resultado foi divulgado para a imprensa no início da noite da quarta-feira, dia 15. Como costuma acontecer, as previsões construídas pelos responsáveis das áreas estratégicas das instituições financeiras foram consumadas pela reunião dos diretores do Banco Central (BC). A cada 45 dias tende a se repetir o fenômeno da crônica da deliberação anunciada.

'Pura Selvageria' :Chomsky descreve política interna americana em duas palavras

Imagem
  O renomado ativista e intelectual Noam Chomsky resumiu, em uma entrevista, a política interna americana com apenas duas palavras: 'pura selvageria.' Jacob Chamberlain, do CommonDreams.com Enquanto o Congresso decide, essa semana, se vai reinstituir um auxílio desemprego de emergência para milhões de americanos ou se aprovará as negociações de uma lei agrícola que cortaria bilhões dos programas de vale-refeição, o renomado ativista e intelectual Noam Chomsky resumiu, em uma entrevista, a política interna americana com apenas duas palavras: ‘pura selvageria.’

O Vesúvio rentista

Imagem
  Há um vulcão fumegando nas entranhas da economia do país. Na última quarta, ele cuspiu pela 7ª vez na cabeça da nação. Toca o baile! aconselham especialistas por: Saul Leblon Há um vulcão fumegando nas entranhas da economia brasileira. Avisos de lava  em ebulição são  emitidos aqui e ali desde abril passado. Na última 4ª feira, ele cuspiu pela sétima vez na cabeça da Nação. A nova elevação de  0,5 ponto  na taxa de juro reafirma  um  desarranjo  em  profundezas intestinas.  Vozes  tranquilizadoras  adiantam que uma 8ª, quem sabe  9ª, irrupção do Vesúvio rentista é inevitável –benéfica, de fato. O que se passa de fato no interior da cratera  que ora urra, ora faísca e ameaça explodir tudo, é de qualquer forma sonegado à população.

A vitória civilizatória na Cracolândia

Imagem
    Luis Nassif No combate ao vício das drogas, há o tratamento compulsório, higienista, de prender e segregar os viciados; e o tratamento humanizado, chamado de “redução de danos”. Em vez de cortar imediatamente e compulsoriamente a droga, sujeitando o viciado a crises de abstinência – que quase sempre os traz de volta ao vício -, monta-se um tratamento gradativo, de redução gradual do consumo enquanto se trabalham o ambiente em que ele se encontra, as relações sociais e familiares, devolvendo-lhe a auto-estima.. No auge da onda ultraconservadora da mídia, o portal da revista Veja criminalizou os estudos de uma professora da USP, quase septuagenária, que orientava uma tese de doutorado sobre redução de danos. O tema mereceu repercussão no Jornal Nacional.

Braços Abertos: Haddad vai para o abraço

Imagem
O vendedor Ricardo descansa após dia de trabalho (Foto: Bruno Pavan - Brasil de Fato) Lembra do que Alckmin fez na Cracolândia ? Os usuários de crack inscritos no programa “Braços Abertos” da prefeitura de São Paulo tiveram na manhã dessa quinta-feira (16), o primeiro dia de trabalho. Eles limparam, com a orientação de agentes da limpeza urbana da prefeitura, ruas e praças da região da Luz, centro da capital. No programa, os usuários trabalham 4 horas por dia e tem mais 4 horas de formação profissional e cidadã. Em troca, eles recebem moradia em quartos de hotel da região, alimentação e remuneração equivalente a 15 reais por dia trabalhado.

OS PORTAIS DA IMORTALIDADE

Imagem
 Postado por Mauro Santayana  (JB) - O fim de 2013, e o início do novo ano de 2014 têm sido pródigos em notícias revolucionárias no campo da saúde. Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, criaram nano-partículas anticancerígenas que “grudam” em glóbulos brancos, e, espalhadas pelo sangue, identificam e matam células tumorais, impedindo que o câncer, por meio de metástase, se espalhe pelo corpo, eliminando essas células do sangue de ratos e de humanos, em laboratório, em apenas duas horas.  

Marina e as baixarias de campanha

Imagem
Enviado por Miguel do Rosário A pré-candidata a vice-presidente Marina Silva assina  um artigo hoje , na Folha, intitulado “Campanha de limpeza”. Não é um informe comercial sobre o novo sabão Omo, mas não fica longe disso. O discurso “programático” e “sonhático” agora dá lugar a uma utopia “higienática”, onde os debates políticos acontecerão num clima de total serenidade, como aristocratas inglesas a discutir o preço de Oxford, tomando chá, numa tarde fria de Londres. Pena que Marina, no afã de condenar a baixaria, acaba ela mesma protagonizando uma outra, ao insistir na criminalização das redes sociais, tratadas por ela como “guerrilha virtual que cria territórios inóspitos na internet”. É como se Marina voltasse aos anos de chumbo e reclamasse, para deleite das madames de Higienópolis, dos garotos subversivos que estão tornando irrespirável a vida política no país.

Baile do Pó Royal - Marchinha Campeã

Imagem

Banco do Brasil começa a pagar Vale-Cultura a 30 mil funcionários

Imagem
Vale-Cultura já beneficia mais de 340 mil trabalhadores Primeiro benefício será creditado via cartão pré-pago no final do mês de janeiro por Portal Brasil O Banco do Brasil entregou nesta sexta-feira os primeiros cartões do Vale-Cultura, programa do governo federal que prevê benefício de R$ 50 mensais concedido aos trabalhadores com carteira assinada que recebam até cinco salários mínimos por mês. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou da cerimônia de entrega, realizada nesta sexta-feira (17), no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. Para ela, “o Vale-Cultura é o alimento da alma”. O evento contou ainda com as participações do vice-presidente de Distribuição e Varejo do Banco do Brasil, Paulo Ricci, e do diretor de Gestão de Pessoas, Carlos Netto.

Shopping center não é praça

Imagem
Miúda dissertação sobre um patético fenômeno chamado “rolezinho”, enésima prova da visão primitiva dos envolvidos por Mino Carta — publicado 17/01/2014 A praça que mais me impressionou, entre todas as que conheço, do ponto de vista da participação, da intensidade do fervor de quem a frequenta e ama a vida, foi a principal de Bolonha, espraiada entre o palácio do rei Enzo e a catedral, com sua severa fachada enobrecida pelos altos-relevos de Iacopo della Quercia, gênio dos começos de 1400. Aqui me permito uma digressão. A respeito do uso impróprio que se faz nas nossas plagas da palavra nobre. Horário nobre, espaço nobre etc. etc. Ora, ora: nobre por quê? Porque encarece a publicidade da televisão no caso do horário? Este esbanjamento é próprio de uma sociedade que não tem nobreza alguma e desconhece o exato significado das palavras. Fecho o parênteses e vou ao que me move, para afirmar, alto e bom som como o editorial de um jornalão: shopping center não é espaço nobre.

QUANDO AS ELITES FRACASSAM

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Fiasco europeu ajuda a entender processo político no Brasil Se você ainda não leu o artigo “Elites decadentes ameaçam o futuro” dê um jeito de encontrar e ler. Saiu uma tradução no Valor, anteontem. É uma análise imperdível do mundo global, em especial da Europa, mas tem uma relação óbvia com o Brasil. Martin Wolf, principal colunista do Financial Times, é um observador de tendências conservadoras, mas não perdeu a capacidade de olhar para o mundo. Enxerga a realidade para além de suas convicções e pressupostos. Admite o acaso, o inesperado, o erro. Quer a prova dos fatos.

Juros: a única coisa em que não querem que o Brasil imite o mundo

Imagem
 Autor: Fernando Brito O Brasil  vive ainda sob um império colonial. Onde o capital rentista é a metrópole que não se contesta. O país avança, progride, enriquece mas, como quando do “quinto” da Coroa portuguesa, vive sob o tacão de uma apropriação feroz de suas riquezas feita pela via dos juros. A rigor, é até inacreditável que o país continue crescendo com taxas de juros públicas que, em qualquer parte do mundo, estariam levando uma nação à recessão.

O novo mapa da pobreza na Europa

Imagem
Medidas de ajuste para equilibrar os mais de 4 trilhões de euros gastos no resgate de bancos e estados estão provocando uma explosão dos números da pobreza Marcelo Justo Londres - A mais de cinco anos do estouro financeiro de 2008 e do início da grande recessão mundial do século XXI, a Europa exibe um novo mapa da pobreza que, segundo a organização humanitária Oxfam International, pode levar 25 anos para ser revertido. As medidas de ajuste para equilibrar os mais de quatro trilhões de euros gastos no resgate de bancos e estados estão provocando uma explosão dos números da pobreza tanto no centro como na periferia. Em Portugal, 18% da população vivem abaixo da linha de pobreza. Na Espanha, cerca de três milhões sobrevivem com menos de 307 euros por mês. Na Itália, duplicou o número de pobres nos últimos seis anos e, no mais rico dos europeus, a Alemanha, quase oito milhões de pessoas sobrevivem com 450 euros mensais graças aos pequenos trabalhos oriundos da flexibilização da le...

Mensalão do DEM: a insuportável lerdeza do Judiciário brasileiro

Imagem
O mensalão do DEM é uma evidência indecorosa do quanto um escândalo tão claro e cristalino pode ser acobertado por meandros jurídicos. Antonio Lassance A Justiça da Suíça acaba de mandar mais um recado à Justiça brasileira. Ela pede, dessa vez, que nossa Justiça seja mais rápida nas investigações sobre o mensalão do DEM e informe-a o que é para fazer com os milhões bloqueados em contas suspeitas de terem sido abastecidas com recursos públicos desviados. Uma pergunta simples como essa merece uma resposta direta. Todos esperam que nossa Justiça consiga dizer aos suíços que, por gentileza, devolvam aos cofres públicos do Brasil o dinheiro que foi parar em Genebra, expropriado, desviado, surrupiado, afanado, roubado.

Governo investirá R$ 1 bilhão no acesso à água na região do Semiárido, afirma Dilma

Imagem
Posted: 16 Jan 2014 09:18 AM PST A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (16), em sua conta no  Twitter , que o governo federal fará investimento de R$ 1 bilhão no acesso à água na região do Semiárido. A presidenta também disse que a evolução da entrega de cisternas dá a segurança de que a meta do governo será cumprida. “Por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, investiremos R$ 1 bilhão no acesso à água na região do Semiárido. O Programa Cisternas é um enfrentamento direto dos efeitos da seca. Com as cisternas, a chuva é armazenada em um reservatório capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses. Em 2011, entregamos 88 mil cisternas. Em 2012, 150 mil. Em 2013, 238 mil cisternas. Esta evolução me dá a segurança que vamos chegar a 269 mil cisternas, cumprindo a meta do governo”, afirmou.

O exemplo de Francisco

Imagem
A limpeza que o Papa Francisco começa a fazer no Banco do Vaticano ultrapassa todas as expectativas que eram acalentadas sobre suas gestão. Paulo Nogueira Francisco é uma revolução em si próprio, um exército num homem só. E deve servir de inspiração a todos os que desejam mudar alguma coisa mas ficam paralisados com medo das repercussões das mudanças. A limpeza que ele começa a fazer no Banco do Vaticano – onde a fé se encontra com a moeda numa combinação explosiva e bem pouco transparente - ultrapassa todas as expectativas que eram acalentadas sobre sua gestão. Quem imaginava que nisso ele não ia mexer – não, pelo menos, tão cedo – acabou de ter mais uma lição sobre os cojones de Francisco.

Reino Unido tem 13 milhões na pobreza; cresce procura por bancos de alimentos

Imagem
Em 2011-2012, 128.697 pessoas recorreram a estes bancos. Em 2012-2013, a cifra quase triplicou: 346.992. Já há mais de 400 bancos de alimentos no país. Marcelo Justo Londres - É a sexta economia mundial, origem da revolução industrial, ex-império que dominou o mundo tem cerca de 13 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza. Com um duro plano de austeridade que está socavando lentamente o Estado de Bem estar, salários estagnados, explosão do emprego temporário e de meio-turno, muitos têm que recorrer aos bancos de alimentos das ONGs no Reino Unido. A Fundação Trussell Trust tem mais de 400 bancos de alimentos em todo o país. O impacto do programa de austeridade aplicado pela coalizão de conservadores e liberais democratas desde 2010 é claro. Em 2011-2012, 128.697 pessoas recorreram a estes bancos. Em 2012-2013, a cifra quase triplicou: 346.992. “Há muita gente que come uma vez ao dia ou tem que escolher entre comer e acionar a calefação em pleno inverno”, disse à Ca...

Aécio Neves quer a cassação do mandato da presidente Dilma

Imagem
Por: Helena O candidato do PSDB à presidência Aécio Neves não sabe mais o que fazer para estar na mídia. Por ter espaço nos jornais cada vez que fala uma das suas muitas besteiras, agora o tucano acha que pode cassar o mandato da presidente Em representação encaminhada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PSDB  ele acusa a presidente Dilma  de fazer propaganda eleitoral antecipada e praticar abuso do poder econômico e de autoridade. Segundo matéria do jornal Folha de São Paulo o  PSDB pediu  ao tribunal a cassação do mandato de Dilma e, também, que ela fique inelegível por oito anos. Segundo o PSDB, Dilma adotou as condutas mencionadas na representação duas vezes em 2013: quando enviou mensagem de fim de ano a servidores públicos federais, em 23 de dezembro, e quando fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão em 29 de dezembro.

Demorou, mas veio: Pinheirinho agora vai ser Pinheirinho dos Palmares. Ou Pinheirão

Imagem
Autor: Fernando Brito Demorou, mas saiu: Monica Bergamo, na  Folha , publica que está para ser assinado o convênio entre a Prefeitura de São José dos Campos, o Governo paulista e o Governo Federal para a construção de 1.700 casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” para os moradores brutalmente expulsos do Pinheirinho, naquela cidade, para que o terreno onde viviam fosse entregue à massa falida da empresa Selecta, do investidor Naji Nahas, por ordem da juíza Márcia Faria Mathey Loureiro.

Papa tira d. Odilo de comissão que monitora o Banco do Vaticano

Imagem
  Outros três cardeais foram substituídos; Francisco já avisou a pessoas próximas que, se não conseguir reformar a instituição, envolvida em escândalos, vai fechá-la Jamil Chade - O Estado de S. Paulo GENEBRA - Em um ato para dar início a uma verdadeira reforma no Banco do Vaticano, o papa Francisco tirou da cúpula da instituição financeira o cardeal de São Paulo, d. Odilo Scherer. Outros três cardeais também foram substituídos, no que está sendo considerado na Santa Sé como a principal demonstração de Francisco de que a reforma será profunda. A pessoas próximas a ele, o argentino já avisou: se não conseguir reformar o banco, vai fechar a instituição.

Agente de Cerra, Freire apunhala Dudu

Imagem
“Aventureiro” engana o eleitor com uma candidatura apenas simbólica ! Saiu no Globo Overseas, pág 5: - O melhor para a candidatura Eduardo campos é estar junto ao bloco político liderado pelo PSDB, e não partir para uma candidatura própria apenas simbólica – avaliou (Roberto) Freire. Trata-se de discreto parágrafo de texto de Silvia Amorim que leva o título “PPS quer rever apoio a Campos – Partido (sic) integra base de Alckmin em SP; Marina vetou aliança com PSDB”. Pior que ex-comunista só … O ex-comunista Roberto Freire alardeou recentemente que aderia ao Dudu e lançava Aécio ao mar .

EUA implantaram programa secreto em milhares de computadores

Imagem
  O jornal estadunidense The New York Times revelou - com base em informações divulgadas pelo técnico contratado pelos serviços de inteligência dos EUA, Edward Snowden - que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) colocou um software em quase 100.000 computadores ao redor do mundo que a possibilita realizar operações de vigilância nesses equipamentos e pode servir de caminho para ataques cibernéticos. A NSA plantou o software, na maioria dos casos, por meio de acesso a redes de computadores, mas também usou uma tecnologia secreta que possibilita a invasão de computadores que não estão conectados à Internet, disse o jornal, citando autoridades dos EUA, especialistas em computação e documentos vazados pelo antigo prestador de serviço à NSA, Edward Snowden.

Editorial odioso e golpista do Wall Street Journal contra a Argentina

Imagem
  Quem ler a descrição que a jornalista do Wall Street Journal faz de Buenos Aires, terá a nítida impressão de que ela fala da Buenos Aires da crise de 2001-2002. por Emir Sader em 15/01/2014 Quem lesse a descrição que a jornalista do Wall Street Journal faz de Buenos Aires, teria a nítida impressão de que ela fala da Buenos Aires da crise de 2001/2002: “Uma sensação de premonição se abatia sobre a cidade. A economia estagnada, a inflação em alta, o capital saindo do país e os portenhos de todos os âmbitos preparados para uma tormenta e resignados às penúrias que chegariam a essa cidade portenha”.

Daslu, Danuza e Dá o fora!

Imagem
  Os filhos do porteiro da Danuza resolveram ir ao shopping center. E a justiça de SP autorizou guardas a dizer-lhes: Dá o fora!. por: Saul Leblon O Brasil tem cerca de 500 shoppings centers. O conjunto fatura R$ 184 bi por ano, ocupa mais de 11 milhões de m2 - uns 2. 200 campos de futebol; emprega  870 mil pessoas. Em 40 anos, desde 1996 quando surgiu o primeiro  até 2006, foram erguidos 350 shoppings no país; de lá para cá a expansão foi geométrica e ininterrupta. Nos últimos sete anos surgiram mais 120. Outros 30 estão previstos para inauguração em 2014.

A “guerrilha” da TV Globo por audiência

Imagem
  Por Altamiro Borges O jornalista Daniel Castro observou nesta semana no seu antenado sítio Notícias da TV que “a Globo não é mais a mesma. No último domingo, a emissora permaneceu durante uma hora e 54 minutos sem intervalos comerciais, em pleno horário nobre. Ela lançou mão de uma estratégia de programação que sempre criticou na Record e SBT, por privilegiar a audiência. Depois de um bloco de quatro minutos de comerciais no Domingão do Faustão, a Globo ficou sem intervalos das 19h20 até as 21h14. Foram uma hora e 25 minutos de Domingão do Faustão e 29 minutos de Fantástico sem ir para o break... O que a Globo fez é chamado de estratégia de guerrilha”.

QUEM GANHA COM JANOT?

Imagem
  Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Ampliar papel do MP na campanha criminaliza debate político e ajuda oposição Um exercício político que costuma dar bons frutos é colocar-se na posição de oprimido. O Ministério Público fez assim na PEC 37, quando acusou o Congresso de trabalhar pela impunidade dos corruptos quando debatia a manutenção de uma indispensável divisão de poderes, típica de toda democracia digna deste nome, onde a parte que investiga (a polícia) não pode ser a mesma que acusa (o Ministério Público) sob o risco de se criar uma Justiça que trabalha para atingir

O rolé do Dr. Joaquim e o repórter que obedeceu

Imagem
Autor: Fernando Brito O Dr. Joaquim Barbosa deve estar espumando, mas não pode reclamar. Quem constrói a imagem de “campeão do moralismo” tem de aguentar as consequências. Há cinco meses, Barbosa grosseiramente acusou Ricardo Lewandowski de fazer “chicana” por querer mais discussão sobre um dos tópicos da Ação Penal 470, o chamado “mensalão”.

Carnaval vai movimentar R$ 6,1 bilhões

Imagem
Com ganho de visibilidade com a Copa, carnaval vai movimentar R$ 6,1 bilhões Posted: 15 Jan 2014 05:00 AM PST A maior festa popular do Brasil, o carnaval, vai receber cerca de 6,4 milhões de turistas e acrescentar R$ 6,1 bilhões na economia do país, de acordo com um levantamento do Ministério do Turismo. O aumento de arrecadação se deve não só ao ganho de competitividade dos principais destinos turísticos do país, como Salvador, Recife e Rio de Janeiro, segundo o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, como também ao ganho de visibilidade do país com os grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016. “O Carnaval deste ano vai celebrar o crescimento do setor e aquecer os turistas para a Copa do Mundo”, disse o ministro Gastão Vieira. O acréscimo na economia do turismo, maior que nos últimos anos, ficará entre 5% e 6%, de acordo com a projeção. Apenas a cidade do Rio de Janeiro, principal destino de turistas no Carnaval, deve contribuir com US$ 734 ...

A velha imprensa e seus complexos, velhos e novos

Imagem
A grande mídia brasileira entende que o País não deve ter projetos geopolíticos nem estratégia de projeção por Roberto Amaral — publicado 15/01/2014 “Esse é o Brasil fazendo um jogo estratégico de longo prazo no Caribe” Julia E. Sweig, dietora de estudos latino-americanos do Conselho de Relações Exteriores. The New York Times International Weekly. “O Brasil não pode querer ser maior do que é” - Luiz Felipe Lampreia, ex-ministro das Relações Exteriores, governo FHC.  A liberdade de imprensa – ampla, geral e irrestrita – é um valor da democracia brasileira; conquistada pela dor dos que lutaram contra a ditadura, enquanto  empresários do ramo colaboravam com a repressão, publicando textos laudatórios da ditadura, maquiando o noticiário televisivo, denegrindo a resistência, fornecendo viaturas e abrindo seus arquivos fotográficos aos esbirros. Faz parte, hoje, a ampla liberdade de imprensa, do patrimônio moral de nosso povo.

PM: “Nós ficamos sete dias de luto, vocês também irão ficar”!

Imagem
Fotos: Hélio Augusto A morte de um policial protagonizou uma série de invasões de casas, torturas com fios desencapados e balde d’água, toques de recolher, rondas e abordagens arbitrárias na região da Zona Leste Por Bruna Furlan e Willians Santos, De São Paulo Especial para Brasil de Fato Desde os últimos dias do ano passado, o Jardim Elba e a Favela da Ilha sofrem com a repressão, abuso de autoridade e violência policial, em um quadro que já configura violação de diretos humanos, após o assassinato com tiros na cabeça do policial militar Edmar Rodrigo Exposto Gomes, de 21 anos, em uma das vielas da favela do Jardim Elba, após entrar no bairro em ação de perseguição. A morte do policial protagonizou uma série de invasões de casas, torturas com fios desencapados e balde d’água, toques de recolher, rondas, abordagens arbitrárias, proibição da circulação de moradores na área, espancamentos (principalmente com familiares do principal suspeito), ataques em comércios e residênc...

Governo expulsa mais de 4 mil servidores em 10 anos

Imagem
Punição Maior parte dos casos está relacionada a corrupção. Dados foram divulgados pela Controladoria-Geral da União por Portal Brasil De 2003 a 2013, foram aplicadas 4.577 punições expulsivas a servidores públicos federais da Administração Pública por envolvimento em diversos tipos de irregularidades, principalmente aquelas relacionadas à corrupção. É o que consta no Relatório de Punições Expulsivas da Controladoria-Geral da União (CGU), divulgado na última segunda-feira (13). De acordo com o documento, nos últimos dez anos, foram aplicadas 3.078 punições por atos relacionados à corrupção; 1.025 por acumulação ilícita de cargos, abandono de cargo ou inassiduidade habitual; 137 por procedimento desidioso; 51 por participação em gerência ou administração de sociedade privada; 286 por outros fundamentos.

Professor do ensino médio poderá aderir a cursos de aperfeiçoamento

Imagem
Este ano, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio vai oferecer formação continuada a educadores de todas as disciplinas Começa na segunda-feira (20), a adesão dos professores ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que este ano vai oferecer formação continuada a educadores de todas as disciplinas. A expectativa do Ministério da Educação é ter a adesão dos 495,6 mil docentes do ensino médio que trabalham em 20 mil escolas públicas do país. A adesão dos professores será feita no SisMedio, sistema informatizado de cadastro desenvolvido para atender ao público do pacto. A coordenadora-geral do ensino médio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Sandra Regina de Oliveira Garcia, afirma que o SisMedio será aberto na segunda-feira (20). Segundo ela, o professor que aderir à formação será cadastrado pelo diretor da escola.

Para além do Lobo de Wall Street

Imagem
  Novo filme da dupla DiCaprio e Scorsese trata sobre a deterioração e constituição do homem médio pela dinheirama e liberdade da especulação. Caio Sarack “O Lobo de Wall Street” (2013), novo filme da dupla DiCaprio e Scorsese, trata sobre a deterioração e constituição do homem médio pela dinheirama e liberdade da especulação. Um filme blockbuster, ma non troppo! Scorsese tem paixão e erudição cinematográfica que acabam por dar bastante qualidade ao filme: perspectiva, cortes, fotografia, impedindo a fórmula do filme hollywoodiano. O diretor não faz uso ingênuo de câmeras, existe necessidade expressiva: fala pela filmagem além de falar pela personagem.

Aécio a Campos: seu negócio é comigo ou com Marina?

Imagem
14 de janeiro de 2014 | 22:49 Autor: Fernando Brito Há várias interpretações possíveis para o fato de o Senador Aécio Neves ter entrado a patadas no impasse do PSB sobre apoiar Geraldo Alckmin ou ter candidato próprio em São Paulo. Uma é estar cumprindo um script do próprio Alckmin – ou para Alckmin – de dizer que Campos tire o cavalinho da chuva se pretende fazer alguma farofa em São Paulo, onde o que existe de PSB, exceto Luiza Erundina, irá trabalhar pelo tucano no  no caso de Marina impor uma candidatura “redista”. Outra é estar se servindo do episódio para dar uma chacoalhada no governador pernambucano, que estava muito serelepe nas hostes tucanas.

Dez graus abaixo de zero, na fila para comprar Hollister

Imagem
 [Ele te espera] por Luiz Carlos Azenha, em Nova York Morar duas décadas em qualquer lugar  desgasta o fascínio do turista curioso. A primeira neve derrete, vira água e congela e vira água de novo, dependendo da temperatura, e aquilo que era tão bonito agora é apenas lama acumulada nas esquinas. Nova York é uma cidade em eterna mutação, mas para quem não está de passagem isso pode ser compensado por algumas instituições que dão alma e algum sentido de permanência à metrópole, como os museus, as equipes esportivas e os jornais. Entre 1985, quando desembarquei pela primeira vez para ficar em meio a uma tremenda nevasca, e 2014, a cidade passou por um tremendo processo de gentrificação.

Braços Abertos: A política de Haddad contra o crack

Imagem
 Usuário terá assistência, moradia e salário A prefeitura de São Paulo chamou, nessa terça-feira (14), jornalistas dos mais diversos veículos de comunicação, dentre eles os do Conversa Afiada, para dar detalhes de uma operação de remoção de barracos que acontecerá amanhã, quarta-feira (15), no centro da cidade. Participaram da reunião as Secretarias de Saúde; Segurança Pública; Assistência e Desenvolvimento Social; Direitos Humanos e Cidadania; e a Secretária de Governo.

Como se uniram as duas maiores fábricas de dossiês da República

Imagem
Luis Nassif O livro “Operação Banqueiro”, do jornalista Rubens Valente, caminha para se tornar um clássico na devassa das relações Estado-lobbies privados, especialmente o capítulo “As ameaças do grande credor”, que descreve a correspondência do super-lobista Roberto Amaral com Daniel Dantas, o banqueiro do Opportunity, reportando e-mails e conversas que manteve em 2002 com o então presidente Fernando Henrique Cardoso e o candidato José Serra. As mensagens constam de dez CDs remetidos à Procuradoria Geral da República em Brasília – e que permaneceram na gaveta do PGR Roberto Gurgel, que não tomou providência em relação ao seu conteúdo. Nas mensagens a FHCe Serra, Amaral insiste para que se impeça a justiça de Cayman de entregar a relação de contas de brasileiros nos fundos do Opportunity. Amaral acenava com os riscos de se abrir os precedentes e, depois, o Ministério Público Federal investir sobre as contas do Banco Matrix – de propriedade de André Lara Rezende e Luiz Carlos ...

DE SAPOS E DE PRINCESAS

Imagem
Postado por Mauro Santayana (HD) - Era uma vez um reino, que já tinha sido rico e poderoso, em um passado distante. E, que, depois, pobre e miserável, foi governado por um monstro feroz e sanguinário, por muito tempo. Esse monstro havia derrotado o povo daquele reino em uma guerra terrível. Anos depois, quando estava ficando velho, mandou que viesse de fora do reino um príncipe, e o educou com esmero, para substituí-lo. Com o passar do tempo, esse príncipe  transformou-se em um rei de opereta, que vivia à custa das arcas do reino, e sentia nostalgia do poder de seus antepassados e das idéias que o monstro lhe havia ensinado. Mas mais tempo passou, e o povo se esqueceu das lições que havia aprendido na luta contra o monstro. Com inveja dos povos vizinhos, muito mais ricos, o povo se submeteu a eles, e, graças à ajuda alheia e a pesadas dívidas, todos compraram muitas coisas e acharam que estavam igualmente ricos, e que, a partir daí, seriam tratados como iguais pelos seus an...

Marina quer mostrar poder. Eduardo, cooptar os tucanos, já

Imagem
Autor: Fernando Brito Nos jornais de hoje, Eduardo Campo se esmera em negar que a convocação, para o final da semana, de uma reunião “exclusiva”  do PSB para tratar de candidaturas estaduais – sem a presença de Marina Silva – signifique que  há um impasse  entre ele e os marinista s  em torno do apoio à reeleição de Geraldo Alckmin. Há. Eduardo Campos não mira apenas o que Marina Silva poderia lhe transferir de votos. Até porque esta é uma dúvida que pesquisa alguma, até agora, garantiu que seja muito. Poderá, sim, ser mais se ela for a vice.

Os shopping-centers, utopia neoliberal

Imagem
Quase já se pode nascer e morrer num shopping. Só faltam a maternidade e o cemitério, porque hotéis já existem. por Emir Sader  Na sua fase neoliberal, o capitalismo implementa, como nunca na sua história, a mercantilização de todos os espaços sociais. Se disseminam os chamados não-lugares – como os aeroportos, os hotéis, os shopping-centers -, homogeneizados pela globalização, sem espaço nem tempo, similares por todo o mundo. Os shopping-centers representam a centralidade da esfera mercantil em detrimento da esfera pública, nos espaços urbanos. Para a esfera mercantil, o fundamental é o consumidor e o mercado. Para a esfera pública, é o cidadão e os direitos.

A BALANÇA E A CHIBATA

Imagem
Postado por Mauro Santayana às (HD) - Nos últimos dias, pela enésima vez - quem não se lembra do massacre do Carandiru? - a situação das prisões brasileiras foi manchete na internet e nos mais importantes jornais do mundo. Junto aos textos, as imagens dos cadáveres decapitados de Pedrinhas, no Maranhão, e a informação de que a cada dois dias - sob a guarda do Estado - um prisioneiro é assassinado no Brasil. Os números não se referem aos que são espancados por outros presos ou agentes e policiais. Ou aos que falecem devido a enfermidades - muitas delas contagiosas - que se espalham como peste nas celas superlotadas. Ou aos que são feridos quando detidos e morrem por falta de assistência médica ou remédios.