Postagens

Mostrando postagens de marƧo 9, 2014

'A Tartaruga' do Neruda lembra tantas coisas que foram belas, mas que se fossilizaram

Imagem
  A tartaruga que andou tanto tempo e tanto viu com seus antigos olhos, a tartaruga que comeu azeitonas do mais profundo mar, a tartaruga que nadou sete sĆ©culos e conheceu sete mil primaveras, a tartaruga blindada contra o calor e o frio, contra os raios e as ondas, a tartaruga amarela e prateada com severos lunares ambarinos e pĆ©s de rapina, a tartaruga ficou aqui dormindo e nĆ£o sabe De tĆ£o velha se foi pondo dura, deixou de amar as ondas e foi rĆ­gida como o ferro de passar Fechou os olhos que tanto mar, cĆ©u, tempo e terra desafiaram, e dormiu entre as outras pedras. Pablo Neruda, (1904/1973)

A ditadura do corpo perfeito

Imagem
    A ditadura do corpo ideal e o preconceito velado: A beleza Ć© tĆ£o somente uma contemplaĆ§Ć£o subjetiva e relativa, nĆ£o deveria ser enquadrada em padrƵes que excluem e discriminam “Com a estĆ©tica, o sujeito entra em uma relaĆ§Ć£o sensĆ­vel com o mundo que se diferencia conscientemente da natureza objetiva concebida a partir da revoluĆ§Ć£o copernicana. A subjetividade torna-se entĆ£o, por meio do sentimento representado, o fundamento de uma presenƧa estĆ©tica de uma natureza”. Rolf Kuhn¹.  A palavra estĆ©tica refere-se Ć  cogniĆ§Ć£o pelos sentidos, ou seja, a “compreensĆ£o pelos sentidos”. Ɖ um ramo da filosofia que perpassa e ultrapassa o campo visual jĆ” que compreende um conjunto de sensaƧƵes que refletem a percepĆ§Ć£o da beleza. AlĆ©m das avaliaƧƵes e julgamentos do que Ć© o belo, contempla-se tambĆ©m a emoĆ§Ć£o que ela suscita nos seres humanos. Essa concepĆ§Ć£o estĆ” presente especialmente na arte, mas diz respeito a toda a natureza.

20 anos do dia em que Brizola venceu a Globo. O milagre em que nem a gente acreditava

Imagem
Autor: Fernando Brito Hoje, se completam 20 anos do dia em que Cid Moreira, com seu ar afetado e seus cabelos brancos (nem os muito velhos se lembram dele de cabelos pretos…), comeƧou a ler o histĆ³rico direito de resposta de Leonel Brizola no Jornal Nacional. Foi  a penĆŗltima vitĆ³ria do guri que saiu de Carazinho para enfrentar o mundo, um quixote gaĆŗcho, do tempo em que os gaĆŗchos eram quixotes e provocavam os versos geniais do pernambucano Ascenso Ferreira:  Riscando os cavalos!/Tinindo as esporas!/TravĆ©s das cochilhas!/Sai de meus pagos em louca arrancada!/— Para que?/— Pra nada!

DE CƉREBROS E DE CYCLONES

Imagem
  Postado por Mauro Santayana  (Hoje em Dia) - A desestruturaĆ§Ć£o da UcrĆ¢nia – os ucranianos estĆ£o devendo 170 bilhƵes de dĆ³lares e os russos estavam dispostos a ajudar quando comeƧou a sabotagem ocidental no paĆ­s – criarĆ” graves problemas, do ponto de vista estratĆ©gico, para o Brasil. O crescimento da influĆŖncia norte-americana naquele paĆ­s ameaƧa o desenvolvimento do projeto da  Alcantara Cyclone Space, que previa o lanƧamento de satĆ©lites por foguetes ucraniano-brasileiros de grande porte, da Base Espacial de AlcĆ¢ntara, a partir do ano que vem.

A objetividade na pesquisa social e suas contaminaƧƵes ideolĆ³gicas

Imagem
                   Na fĆ­sica, disse um recente prĆŖmio Nobel de verdade, a teoria apresentada precisa ser certa, enquanto na economia basta ela ser brilhante.  Ladislau Dowbor   *) Gunnar Myrdal – Objectivity in social research – Wesleyan University Press, Middletown, 1983 ISBN 0-8195-6091-x A deformaĆ§Ć£o ideolĆ³gica na economia Ć© uma praga. Um eminente professor de Harvard explica com calma que Keynes nĆ£o podia entender de economia porque era gay e nĆ£o tinha filhos. Vale tudo. A defesa escancarada de interesses aparece como ciĆŖncia, e se os interesses sĆ£o poderosos, a divulgaĆ§Ć£o Ć© poderosa. A explicaĆ§Ć£o do professor de economia passa tranquilamente na nossa TV Escola, dizendo que Pinochet valeu a pena. E estamos falando de 2014. Na fĆ­sica, disse um recente prĆŖmio Nobel de verdade, a teoria apresentada precisa ser certa, enquanto na economia basta ela ser brilhante. Como avaliar o que tem fundamento cientĆ­ficos real nesta Ć”rea tĆ£o fluida das ciĆŖncias so

"Snowden dos anos 70", Ellsberg diz que Obama faz governo menos transparente da histĆ³ria

Imagem
  Ele foi o responsĆ”vel pela divulgaĆ§Ć£o dos Pentagon Papers, que ajudaram a definir rumo da Guerra do VietnĆ£ nos anos 70 Era uma tarde cinza quando Daniel Ellsberg foi atĆ© os edifĆ­cios de tijolos vermelhos do Juniata College, no dia 29 de janeiro.  Ali estava o famoso “avĆ“” dos delatores norte-americanos, andando pela grama coberta de neve desse pequeno colĆ©gio de arte liberal no coraĆ§Ć£o da PensilvĆ¢nia, nos Estados Unidos. Ele tinha vindo para dar uma mensagem de alerta sobre seguranƧa, sigilo e democracia. A espionagem das agĆŖncias de inteligĆŖncia dos Estados Unidos foi parar no primeiro plano das controvĆ©rsias globais desde que as revelaƧƵes do ex-analista da CIA Edward Snowden chegaram pela primeira vez Ć s manchetes, em junho passado. Ele vazou documentos secretos que revelaram a existĆŖncia de programas extensivos de vigilĆ¢ncia previamente desconhecidos do pĆŗblico.

O telefonema de Mark Zuckerberg para Barack Obama

Imagem
Fundador do Facebook telefona a Obama para reclamar sobre espionagem. Em sua pĆ”gina pessoal, Zuckerberg disse que o governo dos EUA 'deveria ser o campeĆ£o da Internet, nĆ£o uma ameaƧa' Mark Zuckerberg telefonou para Obama para reclamar de espionagem (CBS) As declaraƧƵes de Zuckerberg ocorrem um dia depois de documentos secretos revelarem que a AgĆŖncia de SeguranƧa Nacional (NSA, na sigla em inglĆŖs) se disfarƧou de um servidor do Facebook para infectar milhƵes de computadores de usuĆ”rios suspeitos. Os documentos foram vazados pelo ex-funcionĆ”rio da NSA Edward Snowden, o mesmo que revelou o esquema de espionagem do governo americano no ano passado.

MinistĆ©rio PĆŗblico paulista prepara 5 aƧƵes contra cartel

Imagem
sab, 15/03/2014 - 17:16 de O Estado de S.Paulo O MinistĆ©rio PĆŗblico de SĆ£o Paulo vai ingressar na JustiƧa com pelo menos 5 denĆŗncias criminais contra dirigentes e ex-dirigentes de multinacionais por formaĆ§Ć£o de cartel e fraudes a licitaƧƵes no setor metroferroviĆ”rio entre 1998 e 2008, governos MĆ”rio Covas, JosĆ© Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB. SerĆ£o as primeiras aƧƵes criminais referentes ao crime de cartel em SĆ£o Paulo desde que as suspeitas surgiram, em 2008.   Cerca de 40 executivos sĆ£o alvo das investigaƧƵes, mas ainda nĆ£o Ć© certo que todos serĆ£o acusados perante a JustiƧa. Nesta fase, nĆ£o haverĆ” denĆŗncias contra agentes pĆŗblicos, porque as aƧƵes nĆ£o tratarĆ£o de corrupĆ§Ć£o, investigada em outra frente pelo MinistĆ©rio PĆŗblico.  

PSDB NO RETROVISOR

Imagem
Com ideias que eleitor jĆ” rejeitou em 2002, 2006 e 2010, aniversĆ”rio do Real vira encontro de nostalgias Muitas coisas me incomodam nos festejos de 20 anos do Real. Nem vou falar que estĆ£o comemorando o Real quando quem faz aniversĆ”rio, nesses dias, Ć© a URV. Marketing?   Nem vou falar que o presidente que criou o Real foi Itamar Franco, que merecia um lugar de honra em cada celebraĆ§Ć£o, em cada discurso.   Talvez para dar a impressĆ£o de que era uma obra Ćŗnica, exclusiva,  muitos tucanos gostam de fingir que o presidente que assinou o URV e o Real foi uma Rainha da Inglaterra nessa histĆ³ria. EstĆ” errado. Para quem atĆ© hoje reclama direitos autorais pelo Bolsa FamĆ­lia, Ć© muito feio ignorar  o papel de Itamar Franco  

Ɓgua: a imprensa Ć© cĆŗmplice de um crime em SĆ£o Paulo.

Imagem
Autor: Fernando Brito O sistema Cantareira, amanhĆ£, cairĆ” abaixo dos 15% de reserva d’Ć”gua. O que, se jĆ” Ć© pouco, ainda nĆ£o Ć© o retrato do drama do abastecimento de Ć”gua em SĆ£o Paulo. Porque o coraĆ§Ć£o do sistema, com 82% de sua capacidade, estĆ” se apagando. O reservatĆ³rio Jaguari-JacareĆ­ sĆ³ tem, hoje, 9,2% de seu volume de Ć”gua. AmanhĆ£, terĆ” 9%. E quando chegar aos 5% nĆ£o poderĆ” mandar mais Ć”gua para ser transferida a SĆ£o Paulo. E sem ele, o sistema passa a viver das outras trĆŖs represas, pequenas, e incapazes de sustentar o consumo da metrĆ³pole senĆ£o por  algumas semanas, atĆ© a falĆŖncia total do sistema.

Dilma: “Vamos tomar todas as medidas para ajudar os atingidos"

Imagem
Presidente Dilma Rousseff faz pronunciamento apĆ³s sobrevoar Ć”reas alagadas em RO.  Foto: Gaia Quiquio/G1 A presidenta Dilma Rousseff afirmou, neste sĆ”bado (15), apĆ³s sobrevoar as regiƵes atingidas pela cheia do rio Madeira, que todas as medidas possĆ­veis para ajudar a populaĆ§Ć£o atingida serĆ£o tomadas. Em entrevista coletiva, a presidenta afirmou que o programa Minha Casa Minha Vida darĆ” prioridade Ć s famĆ­lias atingidas pelas chuvas. Dilma ainda afirmou que Ć© um absurdo atribuir Ć s barragens de hidroelĆ©tricas a responsabilidade pela cheia do rio Madeira e disse que o Brasil tem vivido fenĆ“menos naturais muito sĆ©rios, com seca em algumas regiƵes e inundaƧƵes em outras. Ela ainda lembrou que jĆ” foram liberados R$ 7 milhƵes para as famĆ­lias desabrigadas em Porto Velho.

Brasileiros podem concorrer a bolsas do programa europeu Erasmus

Imagem
Programa da UE abre inscriƧƵes para estudantes do Brasil e da AmĆ©rica Latina, com 40 mil bolsas para jovens da regiĆ£o que pretendem estudar em universidades europeias. AtĆ© entĆ£o restrito somente a universidades europeias, o programa europeu Erasmus, que jĆ” financiou mais de quatro milhƵes de pessoas em intercĆ¢mbios de conceituadas universidades europeias, chegou tambĆ©m Ć  AmĆ©rica Latina. Desde janeiro, estudantes brasileiros e de demais paĆ­ses latino-americanos tĆŖm a oportunidade de disputar 40 mil bolsas, oferecidas para subsidiar seus estudos na Europa. O orƧamento para o Brasil e AmĆ©rica Latina, no entanto, ainda estĆ” em discussĆ£o. O perĆ­odo de estudo serĆ” de um semestre a um ano na UniĆ£o Europeia (UE). Assim, os estudantes brasileiros terĆ£o a oportunidade de participar em programas de bacharelado, mestrado ou doutorado por meio da atribuiĆ§Ć£o de bolsas de estudo e um sistema centralizado de mobilidade para universidades europeias.

UcrĆ¢nia: estado que cai aos pedaƧos?

Imagem
[*]  Moon of Alabama “ Ukraine: A State Falling Apart? ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Os golpistas do Pravy Sektor ocupam o prĆ©dio da Prefeitura de  Ivano-Frankivsk Um professor britĆ¢nico,  Paul Vickers , que diz estar vivendo jĆ” hĆ” mais de dois anos em Ivano-Frankivsk, cidade no oeste da UcrĆ¢nia com cerca de 200 mil habitantes,  escreve sobre uma passeata  recente dos fascistas do Setor Direita (Pravy Sektor) acontecida ali, e notĆ­cias da imprensa local.    O que se vĆŖ em seu escrito sĆ£o gangues que competem entre elas, pressĆ£o pesada sobre polĆ­ticos e burocratas e ameaƧas de “limpeza” [orig. “ lustration ” ], que significa que todos os alinhados com os partidos errados serĆ£o demitidos de seus empregos pĆŗblicos. Lembremos como ficaram as coisas depois da “de-Baath-ificaĆ§Ć£o”, quando todos os administradores tĆ©cnicos e o pessoal de seguranƧa foram demitidos dos empregos pĆŗblicos no Iraque.

O Supremo fraudou a lei

Imagem
ReflexĆ£o saudĆ”vel sobre a possibilidade de impeachment de Joaquim Barbosa, inspirado nas liƧƵes de Nilo Batista por  Mauricio Dias A reflexĆ£o em torno de um  impeachment  do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), nĆ£o Ć© mera picardia de petistas ou mesmo de advogados dos rĆ©us da AĆ§Ć£o Penal 470, “o mensalĆ£o”, um julgamento no qual valeu tudo para alcanƧar a condenaĆ§Ć£o dos acusados. Ɖ do interesse da prĆ³pria JustiƧa. O que deveria ter sido um processo sĆ©rio, a AĆ§Ć£o Penal 470, em torno de ilĆ­citos flagrantes de alguns dos envolvidos e da ausĆŖncia de provas contra outros, transformou-se num espetĆ”culo de lutalivre, no qual valia de dedo no olho a pontapĆ© no baixo- ventre.

Um comĆ­cio da Central do Brasil no Legislativo

Imagem
  Como eleitor, espero que o governo aproveite esses convites da CĆ¢mara de Deputados e promova o seu comĆ­cio da Central do Brasil dentro do Legislativo. Muito bem vindos os convites parlamentares a executivos de Ć³rgĆ£os pĆŗblicos para conversas sobre o andamento do governo. Deviam ser repetidos a cada dois anos. Os governos teriam excelente oportunidade de prestar contas ao Legislativo e aos eleitores. Governos deficientes temem esses momentos por ficarem expostos ao jĆŗri da populaĆ§Ć£o por intermĆ©dio de seus representantes no parlamento. Estes, por sua vez, anseiam pela entrada em cena e mostrar serviƧo a suas bases eleitorais. Ao final de seu governo, Fernando Henrique Cardoso conhecia as pesquisas em que 34% dos entrevistados o consideravam pior do que o de Itamar Franco. Na verdade, julgavam-no pior do que seu prĆ³prio primeiro mandato. Provavelmente, esta Ć© uma especulaĆ§Ć£o, o temor existia porque nĆ£o havia clima comemorativo nem do Plano Real, visto que a inflaĆ§Ć£o voltara Ć s

El Salvador: o novo desafio do pequeno polegar

Imagem
AmĆ©rica Central ou Central AmĆ©rica. Kansas ou NicarĆ”gua. Assim viveu sempre a subregiĆ£o, reino dos ditadores e das invasƵes norte-americanas. por Emir Sader A AmĆ©rica Central Ć© um subcontinente imprensado entre a AmĆ©rica do Norte e a AmĆ©rica do Sul, buscando espaƧo para expressar seu perfil prĆ³prio e seus interesses especĆ­ficos.  Para exemplificar essas dificuldades, conto duas histĆ³rias que me contou Eduardo Galeano, o melhor contador de histĆ³rias do mundo.  Ele estava passando uns tempos na CalifĆ³rnia e saĆ­a pelas manhĆ£s a caminhar, coincidindo com um norteamericano que, segundo ele, tinha cara de Premio Nobel de FĆ­sica. Nunca falavam nada de essencial, atĆ© que um dia a mulher do tipo pergunta ao Galeano de onde ele era.

Francisco mudou ambiente sombrio da Igreja, diz Leonardo Boff

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Alinhado com os pobres Publicado originalmente no  DW Brasil . Em 13 de marƧo de 2013, Francisco foi eleito papa. E em apenas um ano Ć  frente do Vaticano, colocou em discussĆ£o uma sĆ©rie de assuntos antes deixados de lado pela Igreja, dando inĆ­cio a um processo de transformaĆ§Ć£o da instituiĆ§Ć£o e do papel do pontĆ­fice. Em entrevista Ć  DW, Leonardo Boff, um dos expoentes da Teologia da LibertaĆ§Ć£o e um dos principais crĆ­ticos do conservadorismo catĆ³lico, diz que Francisco tornou a Igreja mais viva ao fazer uma reforma do papado. “Francisco nĆ£o vestiu o figurino clĆ”ssico do ‘papa monarca’ com o primado jurĆ­dico absoluto e com a supremacia doutrinal e pastoral”, afirma Boff, que em 1992 deixou todos os cargos na Igreja, apĆ³s ser censurado pelo Vaticano. “Ele mudou o clima. Antes o ambiente era severo e sombrio.”

O descaso de Serra e Joaquim Barbosa com a JustiƧa

Imagem
por :   Kiko Nogueira JosĆ© Serra e Joaquim Barbosa, ex-grandes esperanƧas brancas, acabam de dar demonstraƧƵes eloquentes de descaso com a JustiƧa. Um velho amigo acupunturista os definiu como legĆ­timos malandros agulha, com o que nĆ£o concordei. Barbosa nĆ£o compareceu ao Supremo na votaĆ§Ć£o dos recursos do ex-deputado JoĆ£o Paulo Cunha e de JoĆ£o ClĆ”udio Genu, ex-assessor do PP. Em todo o julgamento do mensalĆ£o, desde 2 de agosto de 2012, foi a Ćŗnica vez em que JB faltou. Terminou em absolviĆ§Ć£o (seis a quatro no primeiro caso, seis a trĆŖs no segundo). Segundo sua assessoria, ele nĆ£o participou porque “estava trabalhando” e acompanhou tudo “pela TV JustiƧa”.

Lula: pobre pode cursar universidade. E isso incomoda

Imagem
Presidente esteve no ParanĆ” em encontro com a militĆ¢ncia paranaense O Conversa Afiada reproduz texto do Instituto Lula: “Se fizemos no Brasil, porque nĆ£o podemos fazer aqui no ParanĆ”?”, destaca senadora Gleisi Hoffmann em encontro no ParanĆ” “Se fizemos no Brasil, porque nĆ£o podemos fazer aqui no ParanĆ”?”, questionou a senadora e ex-ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, na noite desta sexta-feira (14), em Curitiba. Ela esteve ao lado do ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva e de diversas lideranƧas estaduais em um encontro com a militĆ¢ncia paranaense.

Porque a pesquisa Secom/Ibope nĆ£o foi boa para a mĆ­dia

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio A  pesquisa  que Secom encomendou ao Ibope sobre a mĆ­dia brasileira ainda estĆ” sendo digerida.  A mĆ­dia destacou a baixa confianƧa dos brasileiros em sites e blogs. SĆ³ que isso nĆ£o Ć© negativo. Ɖ natural. Qualquer maluco (aqui empregado no mau sentido) pode abrir um blog, portanto Ć© saudĆ”vel que as pessoas, se confrontadas com uma ideia generalizada de “sites e blogs”, expressem baixa confianƧa. As pessoas confiam apenas em  alguns blogs , num universo de milhares de pĆ”ginas. AlĆ©m disso, a relaĆ§Ć£o entre o indivĆ­duo e o blog Ć© de uma qualidade diferente daquela tradicional entre o homer simpson e o seu sagrado jornal.

Mulheres chefiam 93% das famĆ­lias atendidas pelo Bolsa FamĆ­lia

Imagem
Para gestores, pesquisadores e estudiosos do tema, Ć© praticamente unĆ¢nime a visĆ£o de que um dos grandes acertos do Bolsa FamĆ­lia foi privilegiar a titularidade das mulheres. Do total das famĆ­lias atendidas pelo programa, 93% sĆ£o chefiadas por mulheres e, destas, 68% sĆ£o negras. Privilegiar a titularidade das mulheres Ć© considerado um dos principais acertos do Bolsa FamĆ­lia| Foto: Rede Brasil Atual “Essa estratĆ©gia se mostrou acertada porque parte do pressuposto que as mulheres sabem o que Ć© melhor para a famĆ­lia. Os estudos confirmam que elas usam o dinheiro para comprar, principalmente, alimentos e roupas, seguidos de outros itens”, argumenta a diretora da secretaria extraordinĆ”ria para SuperaĆ§Ć£o da Extrema Pobreza do MinistĆ©rio do Desenvolvimento Social e Combate Ć  Fome (MDS), PatrĆ­cia Vieira da Costa.

New York Times sobre mĆŗsicas de Roberto Carlos: "cĆ³pias inferiores"

Imagem
Na ediĆ§Ć£o do  Prosa, Poesia e PolĆ­tica  desta semana, Urariano Mota, jornalista e escritor pernambucano, reflete sobre crĆ­tica publicada pelo jornal   'New York Times',  na qual Ć© afirmado que a s  mĆŗsicas de Roberto Carlos de "cĆ³pias inferiores". De acordo com o impresso, suas canƧƵes vĆ£o de "covers de 'Splish Splash' e 'Unchain my Heart' a surf rock, R&B com funk e baladas romĆ¢nticas parecidas com Julio Iglesias".  Joanne Mota, da  RĆ”dio Vermelho  em SĆ£o Paulo Durante sua reflexĆ£o, o colunista da  RĆ”dio Vermelho  lembrou de artigo que publciou no Vermelho, no qual apontou a relaĆ§Ć£o o cantor Roberto Carlos com a ditadura.  Urariano narra, a partir de uma anĆ”lise paralela com o presente e o passado, como se edificou a figura de Roberto Carlos no cenĆ”rio social, cultural e polĆ­tico. "Mas Ć© sintomĆ”tico nele a passagem de cantor da juventude para o “romĆ¢ntico”. Essa passagem se deu na medida em que os jovens de todo o mundo deixar

Obama faz uma oferta no caso da Crimeia

Imagem
[*] MK Bhadrakumar ,  Indian Punchline “ Obama makes an offer on Crimea ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Paraquedistas saem de base na Ɓsia Central para a Crimeia em 11/3/2014 (RIA Novosti) Quando um especialista em RĆŗssia, de grande reputaĆ§Ć£o,  Stephen Cohen  da New York University , diz que os EUA estĆ£o a dois passos de uma Crise dos MĆ­sseis de Cuba e, pela primeira vez, a trĆŖs passos de uma guerra contra a RĆŗssia, as coisas parecem sombrias. Cohen insiste: “Temos de conseguir pĆ“r em andamento uma negociaĆ§Ć£o...” .  [1] Mas os EUA estĆ£o-se preparando para confronto militar com a RĆŗssia? Parece, mais, que estĆ” em andamento uma campanha diplomĆ”tica para isolar a RĆŗssia. Os telefonemas do presidente Barack Obama a seus contrapartes, o chinĆŖs e o cazaque, na 2ĀŖ-feira, nĆ£o sĆ£o coisas de rotina.

NĆ£o ouƧam o que eles dizem. Vejam o que eles fazem

Imagem
14/3/2014,  The Saker ,  Vineyard of the Saker “ Don’t listen to what they say - look at what they do ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu The Saker NĆ£o Ć© fĆ”cil, mas tentem o seguinte experimento. Imagine, sĆ³ por um momento, que vocĆŖ Ć© ser humano fundamentalmente decente e honesto, o qual, por uma virada irĆ“nica da histĆ³ria, foi posto no poder durante insurreiĆ§Ć£o armada conduzida por bandidos neofascistas que nĆ£o representam a maioria do povo do seu paĆ­s. E, agora, eles chegam e dizem que querem participar do novo governo. Claro que, sendo vocĆŖ um ser humano decente e honesto, estĆ” desconfortĆ”vel na nova situaĆ§Ć£o, mas, sendo as coisas como as coisas sĆ£o, vocĆŖ tem de aceitar os fatos em campo e tomar uma decisĆ£o pragmĆ”tica: ou incluir alguns deles no seu novo governo recĆ©m formado, ou ser derrubado por eles e entregar o governo a eles.

A manipulaĆ§Ć£o da plateia

Imagem
Pequena anĆ”lise dos resultados de uma pesquisa sobre a mĆ­dia impressa do Brasil por Mino na Carta Capital o EstadĆ£o nos ofertou um exemplo impecĆ”vel de como a mĆ­dia nativa manipula as informaƧƵes. No primeiro editorial da terceira pĆ”gina, mostra de que forma uma verdade pretensamente definitiva em nada se parece com a verdade factual. De saĆ­da, o editorial cita Mark Twain (com o delicioso cuidado de avisar que se trata de um escritor americano) para afirmar a intocada energia da mĆ­dia impressa, a contrariar as previsƵes da moda que vaticinam seu iminente passamento diante do avanƧo da internet. Primeira prova da excelente saĆŗde: a credibilidade. De onde o EstadĆ£o extrai esta “verdade”? De uma pesquisa encomendada ao Ibope InteligĆŖncia pela prĆ³pria Secom. Informa o editorial: 53% dos entrevistados confiam nos jornais impressos, “sempre ou muitas vezes”. Confiam menos em rĆ”dio e tevĆŖ, um tanto menos em revistas, menos ainda em sites e blogs. O EstadĆ£o exulta. Deveria chorar, c

AĆ©cio ficou doidĆ£o? AĆ§Ć£o judicial secreta para censurar Google e Facebook? PĆ³ parĆ”…

Imagem
 Autor: Fernando Brito IncrĆ­vel. Mas Ć© a  Folha  que traz a noticia. AĆ©cio Neves  quer proibir, nos sites de busca e nas redes sociais , links, perfis, pĆ”ginas, tudo o que eventualmente faƧa menĆ§Ć£o a ligaƧƵes entre ele e o “uso de entorpecentes” e Ć  aĆ§Ć£o em que foi acusado de nĆ£o aplicar o mĆ­nimo constitucional na SaĆŗde durante sua gestĆ£o como governador de Minas Gerais. EstĆ” movendo, sob sigilo, duas aƧƵes judiciais em SĆ£o Paulo contra aos sites de busca e o Facebook. Resumindo: quer impor a censura prĆ©via na rede.