Postagens

Mostrando postagens de março 29, 2015

A mídia e a greve mundial no McDonald's

Imagem
O McDonald's é um das maiores anunciantes na mídia brasileira, logo você não verá nada sobre os abusos trabalhistas nem sobre a greve mundial. Altamiro Borges - na Carta Maior Está agendada para 15 de abril uma “greve mundial” contra a rede estadunidense de fast-food McDonald’s. A previsão é de que o movimento tenha a adesão de 200 cidades de 35 países. O motivo é a brutal exploração exercida pela multinacional, que paga míseros salários e adota inúmeras práticas lesivas aos direitos trabalhistas. Os trabalhadores brasileiros participarão da jornada. 

Kiko Nogueira: Silvio Santos e o comentarista do SBT que criminalizou depressivos são a mesma pessoa.

Imagem
por :   Kiko Nogueira Silvio Santos é o bufão que ocupa os domingos na televisão desde 1930, fazendo a alegria de suas colegas de trabalho ou algo que o valha. Com sua peruca, o jeito de tiozão milionário do pavê, uma certa incontinência verbal, é fácil esquecer que ele contratou, enquanto você ria, um time de comentaristas que Mussolini não teria montado.

A diferença entre a morte de Thomaz e a de Eduardo. Por Paulo Nogueira

Imagem
por :   Paulo Nogueira Os pais de Eduardo E eis que no Twitter alguém transformou uma questão de alta complexidade numa coisa simples. Foi uma resposta a um texto da Folha que perguntava qual a dor maior, Eduardo ou Thomaz. Saiamos da platitude. Todos sabemos que a dor da perda de um filho é inominável.

Reforma Política: comissão ouve Temer e presidentes de partidos na terça (7)

Imagem
Por  Iolando Lourenço  Edição: Armando Cardoso  Fonte: Agência Brasil P residente do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer participa na terça-feira (7), às 14h30, na Comissão Especial da Reforma Política da Câmara, de  audiência pública sobre um novo sistema político a ser votado pelo Congresso. Temer foi convidado pela comissão e confirmou presença para falar de sistemas eleitorais e financiamento de campanhas. 

Cruz Vermelha apela para cessar-fogo imediato no Iêmen

Imagem
Agência de ajuda humanitária apela por abertura de rotas por pelo menos 24 horas e afirma que três carregamentos com assistência médica estão bloqueados pela coalizão militar liderada pela Arábia Saudita. DW O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) apelou neste sábado (04/04) para um cessar-fogo imediato de 24 horas no Iêmen, para viabilizar a entrega de ajuda médica necessária. A situação humanitária no país é crítica, segundo a entidade, e feridos estariam morrendo.

Gasto público em ensino no governo Lula e Dilma atinge 6,6% do PIB e supera os países ricos

Imagem
Em dez anos, verba para ensino médio aumenta quatro vezes  Após oito anos de expansão contínua, os gastos públicos brasileiros em educação atingiram uma proporção da renda nacional elevada para padrões mundiais. São 6,6% do PIB (Produto Interno Bruto, medida da produção e da renda gerada no país), segundo dados recém-apurados pelo governo e relativos ao ano de 2013. Em valores de hoje, algo como R$ 360 bilhões anuais.

Paulo Nogueira: “Ocupe-se de pouco para ser feliz”

Imagem
Postado em   04 abr 2015 por :   Paulo Nogueira “Ocupe-se de pouco para ser feliz”. Foi essa a primeira frase de um livro de Demócrito, filósofo grego do século 5 a.C. O livro se chama sobre o Prazer, e não chegou à posteridade senão por citações de outros pensadores. A palavra grega para tranqüilidade da alma é euthymia, e sobre ela se debruçaram intensamente os sábios. A recomendação básica de Demócrito, sob diferentes enunciados, é encontrada sempre. Sobrecarregar a agenda eqüivale a sobrecarregar o espírito, e traz inevitavelmente angústia.

Fernando Brito: Meu romance policial

Imagem
Autor: Fernando Brito Sábado, depois de um feriado, posso dar vazão às minha tolas pretensões literárias e pensar num romance. O narrador é um repórter, um sujeito meio  outsider ,  espécie de mescla entre os tiras honestos dos romances de Rubem Fonseca e os tipos fantasiosos dos personagens de Carlos Heitor Cony. E este cidadão, pária entre seus colegas que “subiram na vida” era ávido leitor de romances policiais, de Aghata Cristhie a Frederick Forsyth, que seus pobres dinheiros permitiam-lhe comprar em sebos e ler nas suas longas viagens de ônibus.  Apeteciam-lhe as tramas intrincadas, com desfecho surpreendente; era sua paixão.

Rússia fornecerá gás à Ucrânia em abril mesmo que Kiev não pague a dívida

Imagem
Sputnik News Os fornecimentos de gás russo à Ucrânia irão recomeçar em abril independentemente da situação em torno da dívida de Kiev a Moscou, disse neste sábado (4) o ministro da Energia da Rússia, Aleksandr Novak.

'O HSBC vai violar regras financeiras novamente'

Imagem
Em conversa privada registrada em áudio, um diretor do banco disse que o tamanho do HSBC torna violações regulatórias praticamente inevitáveis. Harry Davies e James Bola, do The Guardian  Carta Maior Um executivo sênior do HSBC admitiu reservadamente que certamente ocorrerão no banco outras falhas graves de regulamentação no futuro, apesar dos esforços em várias frentes em regularizar as operações em todo o mundo.

A luta por espaço para o rádio e a TV

Imagem
A regulação do espectro para acabar com privilégios é tarefa imprescindível e urgente para o jogo democrático por  Lalo Leal   publicado  04/04/2015 © STEFANIN TECHNOLOGIC Disputas por territórios são contínuas na história da humanidade, dos tempos pré-históricos aos dias de hoje. A maioria sangrentas, muitas tornaram-se eternas, documentadas por historiadores ou romanceadas por grandes escritores. São territórios visíveis, quase sempre delimitados por fronteiras precisas, muito claras, pelas quais só se passa munido de autorização de quem as controla. Criam-se Estados nacionais e organizações multilaterais para dar um mínimo de estabilidade a esse tipo de posse, o que não exclui a permanência constante de disputas em várias regiões do planeta. Mas se no caso da terra a luta por sua ocupação é visível a olho nu, existe uma outra disputa territorial, igualmente feroz, que passa despercebida. Trata-se da conquista de porções do espectro eletromagnético, um espaço invisí

Elite da Paulista faz selfie com polícia que massacra pobres no Alemão

Imagem
Posted by  eduguim  on 04/04/15 • Categorized as  Crônica   Terezinha de Jesus e o filho Eduardo, de 10 anos, estavam dentro da residência de ambos no morro do Alemão, no Rio de Janeiro, quando o garoto saiu de perto dela e foi para a porta da casa conversar com amigos. Naquele momento, a polícia invadia a comunidade atirando, supostamente para “reagir”, e uma das balas acertou a criança, que morreu na hora. Desesperada, Terezinha saiu à rua a tempo de flagrar o autor do disparo. Olhou o assassino nos olhos e chamou a besta-fera de “covarde”. Nesse momento, foi ameaçada. “Ele disse: já que matei o filho, posso matar a mãe também. Eu gritava que ele tinha acabado com a vida do meu filho e cheguei a agredi-lo. Eles atiraram menos de 10m e sabiam que era uma criança”, disse Terezinha chorando.

Reflexões sobre aquele talvez acordo sobre os feitos nucleares do Irã

Imagem
3/4/2015,  [*]  Moon of Alabama Thoughts On That Maybe-Deal About Iran's Nuclear Achievements Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO A MENTIRA Algum pré-acordo foi acertado em Genebra, que restringirá a pesquisa nuclear civil do Irã e o programa de produção de isótopos, em troca de as sanções serem canceladas. O acordo não está concluído. O diabo vive nos detalhes e nenhum detalhe está sacramentado até agora. Em junho, o acordo fracassará, quando se revelar impossível qualquer concordância sobre os tais detalhes. Há quantidade espantosa de omissões, distorções e mentiras no relato “jornalístico” ocidental de toda essa questão. Dentre os fatos omitidos até agora se destacam os seguintes:

Governo grego quer pôr fim à “anarquia” entre os canais de TV e está cobrando pagamento de 40 milhões de euros, de impostos atrasados

Imagem
3/4/2015,  Keep Talking Greece , Atenas Greek gov’t to put an end in TV-frequencies “anarchy” and demands €40mln in outstanding debts from TV-channels Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                              POSTADO POR  CASTOR FILHO A mídia-empresa na Grécia Syriza e Alexis Tsipras Depois de 26 anos de “anarquia” na paisagem das frequências de rádio e televisão e dos muitos “furos” na legislação existente, o novo governo grego inaugura o novo grande capítulo do uso legal de concessões de TV e rádio para comunicação pública na Grécia.

Arcebispo “comunista” defende bolsa família no Paraná; assista ao vídeo

Imagem
no Blog do Esmael O arcebispo dom Mauro Aparecido dos Santos, do município de Cascavel (PR), está causando polêmica nas redes sociais. O religioso vem sendo acusado de ser “comunista” depois de pronunciamento no último dia 29 de março, no qual ele defende o programa Bolsa Família, melhoria nas condições dos presos nas cadeias e o fim do financiamento privado nas eleições.

Professores da rede estadual de São Paulo mantêm greve

Imagem
Os professores da rede estadual de São Paulo decidiram em assembleia manter a greve que completou 15 dias. Em ato público, que não foi noticiado pela mídia burguesa, 60 mil professores participaram de marcha e protestaram em frente à Secretaria Estadual de Educação.

China liberta geólogo americano condenado por espionagem

Imagem
Xue Feng, condenado sob a acusação de aquisição de segredos de Estado, é solto dez meses antes, por bom comportamento, comunica organização de direitos humanos. Ele passou mais de oito anos na cadeia. DW O geólogo americano Xue Feng, condenado na China em 2010 a oito anos de prisão, por espionagem, foi libertado e deportado para os Estados Unidos, comunicou neste sábado (04/04) a organização de direitos humanos Fundação Dui Hua.

A demência dos consumidores da mídia corporativa

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Publico o artigo abaixo como registro histórico. É impressionante o grau de deficiência cognitiva a que chegaram muitos brasileiros, em função da lavagem cerebral produzida pela mídia. Repare como a pessoa inicia seu texto: “(…) progressivo mal-estar coletivo pela vergonha do povo com a situação”. Mal estar coletivo?

Combates entre palestinos perto de Damasco

Imagem
REDE VOLTAIRE -  4 DE ABRIL DE 2015   FRANÇAIS    DEUTSCH    عربي    ESPAÑOL    ENGLISH   Q uarta-feira, 1 de abril de 2015, desenrolava-se no campo palestino de Yarmouk, nos arredores de Damasco, uma cerimónia organizada pelo Ministério Sírio da Reconciliação. Na altura, o acampamento foi atacado por elementos vindos da aldeia vizinha de Hajar al-Aswad, aliados com certos ex-militantes do Hamas, que antes tendo-se passado para a Frente Al-Nusra (al-Qaida), agora se juntaram ao Daesh (Exército Islâmico).

Zelotes: antigo comandante da Receita Federal também é suspeito

Imagem
No DCM Da  folha : O ex-secretário da Receita Federal Otacílio Cartaxo, atual presidente do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), se tornou um dos principais alvos da Operação Zelotes, aberta para apurar fraudes no julgamento, pelo conselho, de recursos de autuações do fisco. Cartaxo comandou a Receita de 2009 a 2011. Quando deixou o órgão, como auditor aposentado, foi nomeado para presidir o Carf, órgão em que são julgadas em última instância administrativa autuações feitas pelo fisco. Ele só assumiu porque o governo alterou o regimento interno, pelo qual auditores aposentados não podiam presidir o órgão.

Blog da Petrobras rebate Folha de S. Paulo: "pré-sal é produtivo"

Imagem
O blog da Petrobras Fatos e Dados respondeu a matéria "Mais produtivo, pré-sal exige menos investimento da Petrobras" (versão online), publicada nesta quarta-feira (01), na qual abre questões sobre a produtividade do pré-sal. Plataforma da Petrobras em Campos Leia as respostas enviadas pelo Fatos de Dados ao jornal Folha de S. Paulo: Pergunta: Quantos poços estão operando na bacia de Santos e em quais campos? Qual é a produtividade média deles? Resposta: Em 26 de fevereiro de 2015, quando foi alcançado o novo recorde de produção na camada pré-sal, 17 poços operaram no Polo Pré-sal da Bacia de Santos, nos campos de Lula e Sapinhoá. Esses poços apresentaram produção média de aproximadamente 25 mil barris por dia. Pergunta: Quantas plataformas operam no pré-sal de Santos e qual é a previsão de contratação de unidades em 2015 e 2016 (li que uma foi postergada para o próximo ano)?

Mauricio Dias: Dilema político

Imagem
A verdadeira natureza e as reais implicações da substituição de Joaquim Barbosa no Supremo por  Mauricio Dias  — na Carta Capital -   publicado  04/04/2015 Quem será indicado para a vaga de Joaquim Barbosa? Cresceu a pressão sobre a presidenta Dilma Rousseff para forçar a escolha do substituto de Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF). JB renunciou à presidência  do STF há oito meses. A Corte de Barbosa, de breve e confusa duração, com cinco indicações de Lula, fez a direita aplaudir satisfeita depois do temor de ter uma Corte “aparelhada” e, talvez, subordinada às linhas políticas do Partido dos Trabalhadores. Isso, como se sabe, não aconteceu. Mas foi uma brutal grosseria com os indicados sobre os quais insinuavam que votariam sob o comando do presidente da República. São eles, Cezar Peluso, Carmem Lúcia, Ayres Britto, Ricardo Lewandovski e Dias Toffoli.

Vivaldi Sacred Music Edition CD 5 de 10

Imagem
marcos Aquino

Chico Science e Nação Zumbi - Da Lama Ao Caos

Imagem

Vinicius de Moraes e Toquinho - Sei lá.. a vida tem sempre razão

Imagem

Na cabine da Germanwings, a depressão neoliberal

Imagem
Existirá uma relação entre o incrível aumento da propensão ao suicídio e o triunfo do neoliberalismo, que implica precariedade e competição obrigatória? Franco Berardi | Tradução Bruno Cava | Imagem: Edvard Munch   Na Carta Maior Dizem que o jovem piloto Andreas Lubitz sofria de crise depressiva e mantinha escondidas da Lufthansa as suas condições psíquicas. Os médicos tinham aconselhado um período de licença do trabalho. Mas isso não é de fato surpreendente: o turbocapitalismo contemporâneo detesta aqueles que pedem para usufruir licenças médicas, e detesta à enésima potência qualquer referência à depressão.  Deprimido, eu? Não se fala nunca disso. Eu estou bem, perfeitamente bem, eficiente, alegre, dinâmico, enérgico e acima de tudo competitivo. Faço  jogging  toda manhã, estou sempre disponível e preparado para coisas extraordinárias. 

O Congresso dos EUA pode sabotar o acordo nuclear com o Irã?

Imagem
Casa Branca celebrou os primeiros passos dados em direção a um acordo decisivo para conter o programa nuclear do Irã Tara McKelvey Da BBC News em Washington -  Há 38 minutos Integrantes da Casa Branca estão animados com as perspectivas do novo acordo nuclear entre as potências ocidentais e o Irã. Já os republicanos no Congresso continuam céticos.

OTAN: Presença militar na fronteira com a Rússia não é considerável

Imagem
Sputnik News O nível da presença militar da OTAN nas proximidades das fronteiras russas não pode ser considerado como significativo, afirmou à agência Sputnik, nesta sexta-feira, a porta-voz da aliança, Oana Lungescu.

Sociedade reforça suposta intimidade entre Richa e suposto primo

Imagem
publicado em 03 de abril de 2015 às 21:13 Esposas de Richa e Abi foram sócias em faculdade em Londrina por  Rogerio Waldrigues Galindo  e  Fábio Silveira , do JL Texto publicado na edição impressa de 02 de abril de 2015 da Gazeta do Povo, enviado por Horatio Nelson A esposa do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), e a do empresário Luiz Abi Antoun foram sócias em um empreendimento em Londrina. Fernanda Richa e Eloiza Fernandes Pinheiro Abi Antoun foram duas das fundadoras da União Metropolitana de Ensino Paranaense Ltda., fundada em 1999. Nos documentos obtidos pela reportagem no 1.° Ofício de Londrina, elas aparecem como sócias de mais duas pessoas: Walter Montagna e Mauro Baratter.

Linchamento: extermínio em nome da ordem

Imagem
Nos últimos 60 anos, um milhão de brasileiros já participaram de ações de justiçamento de rua: 'vivemos a cultura de que bandido bom é bandido morto' Gérson Trajano - na Carta Maior O Brasil está entre os países que mais lincham no mundo. Nos últimos 60 anos, de um milhão a um milhão e meio de brasileiros já participaram de ações de justiçamento de rua. Ações essas, motivadas por atos de estupro de crianças, casos de incesto, roubos que vitimaram pessoas pobres e desvalidas, que culminam no trucidamento violento dos acusados. Esses dados fazem parte de um estudo feito pelo sociólogo José de Souza Martins, e que virou livro: Linchamento – a justiça popular no Brasil, lançado em março pela editora Contexto.

Polícia não é para atirar na cabeça de crianças, governador Pezão. E nem bater em quem protesta contra isso

Imagem
Autor: Fernando Brito É inconcebível que a Polícia Militar tenha recebido ordens de reprimir os protestos dos moradores do Areal, localidade do Complexo do Alemão onde, ontem, um garoto de 10 anos foi morto com um tiro de fuzil na cabeça. Não pode haver “cobertura” do poder público para um ato de violência contra uma criança, mesmo que tenha sido involuntário por parte de um policial. E, a crer no que diz o pai do menino, em  O Dia , não foi: “Quando fui socorrer meu filho, o PM falou que eu era vagabundo que nem ele. Falou que matou um vagabundo que era filho de um vagabundo”, declarou o ajudante de pedreiro José Maria Ferreira de Sousa, pai de  Eduardo de Jesus Ferreira”

Paulo Nogueira: Estão batendo em Luciana Genro porque ela disse, mais uma vez, uma verdade.

Imagem
Postado em   03 abr 2015 por :   Paulo Nogueira Dizer a verdade custa caro Estão batendo em Luciana Genro porque ela disse, mais uma vez, uma verdade. Num mundo tão cínico, isto é um problema: dizer a verdade. No Twitter, ela escreveu que, como tanta gente, também lamentava a morte de Thomaz Alckmin. Mas acrescentou que  também  gostaria de ver as pessoas lamentando a morte do garoto Eduardo Ferreira, de 10 anos, por uma bala de um policial no Morro do Alemão. Acusaram-na de “politizar” a morte do caçula de Alckmin.