Postagens

Mostrando postagens de outubro 6, 2013

Governo já entregou 1.169 creches

Imagem
As creches e pré-escolas inauguradas pela presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira (11), em Novo Hamburgo, fazem parte de um amplo programa do governo federal voltado para a educação básica. Crianças de todo o Brasil com até cinco anos de idade devem receber mais de 6,5 mil unidades graças aos programas Proinfância e ao PAC 2, num investimento total de R$ 7,3 bilhões. O objetivo é promover estímulos pedagógicos às crianças desde cedo. Quase 4 mil destas creches foram aprovadas depois da elaboração do Plano de Aceleração do Crescimento, enquanto que 2,5 mil já tinham sido liberadas antes do PAC 2. Em sua conta no Twitter, a presidenta Dilma Rousseff disse que 1.169 unidades já foram concluídas e outras 3.215 estão em construção. Há ainda 2.043 creches em ação preparatória. No programa “Café com a Presidenta”, em abril deste ano, Dilma afirmou que o número de creches entregues até o final de 2014 pode superar a meta estipulada. “O nosso compromisso era seis mil, mas é muito pos

O papel da coalização do ódio

Imagem
Marina e Dilma quando ambas eram candidatas à Presidência, em 2010 O rancor e ambição pessoal unem Marina Silva a Eduardo Campos por  Ciro Gomes  —  publicado  12/10/2013 09:55,  última modificação  12/10/2013 12:48 Causou surpresa ao meio político e à mídia o anúncio do acordo entre Eduardo Campos, legatário do PSB, e Marina Silva, líder da assim chamada Rede Sustentabilidade, aquele partido que viria para revogar “tudo que está aí” e fundar uma nova forma de fazer política. Fui colega dos dois no ministério do primeiro governo Lula. Conheço razoavelmente ambos. Vou dar um palpite que o futuro definirá se válido ou não.

Republicanos propõem novo acordo a Barack Obama

Imagem
PÚBLICO   Nova proposta inclui o fim da paralisação do Governo, também por um período limitado, e depende de cortes no financiamento de programas de apoio social do Estado. Os senadores republicanos reuniram-se nesta sexta-feira com Barack Obama  KEVIN LAMARQUE/REUTERS Depois de terem proposto à Casa Branca um aumento temporário da capacidade de endividamento do país, os membros do Partido Republicano na Câmara dos Representantes anunciaram nesta sexta-feira que admitem pôr fim à paralisação parcial do Governo norte-americano, mas continuam a exigir contrapartidas por parte de Barack Obama.

Julian Assange critica filme sobre WikiLeaks

Imagem
O criador do grupo WikiLeaks, Julian Assange, redigiu uma carta aberta ao ator britânico Benedict Cumberbatch, que o interpreta em um filme ainda inédito, na qual elogia o talento do ator, mas o critica por se envolver no longa-metragem e rejeita um convite para conhecê-lo.  Divulgação  Assange, atualmente refugiado na embaixada do Equador em Londres, escreveu a carta com data de 15 de janeiro, mas o WikiLeaks só a divulgou na quarta-feira, nove dias da estreia nos cinemas de O Quinto Poder, do estúdio DreamWorks, ligado à Disney.

Pesquisador demonstra impactos do Bolsa Família na aprendizagem

Imagem
Para o especialista em políticas públicas Armando Simões, de 47 anos, está na hora de começar a imaginar o que a redução da pobreza pode fazer pela educação. Simões investigou se o Bolsa Família, maior programa de transferência condicionada de renda do mundo, influenciaria positivamente a aprendizagem dos alunos cujas famílias recebem o benefício. Sergio Dutti / Carta na Escola Bolsa Família Especialista em políticas públicas, Armando Simões. Tempo de participação e valor per capita recebido foram associados ao resultado na Prova Brasil. Defendida na Universidade de Sussex, na Inglaterra, a tese de doutorado de Simões apontou uma redução de 76% no gap, ou seja, na diferença do resultado medido pela Prova Brasil entre escolas cuja maioria dos estudantes recebe o benefício em comparação com escolas sem alunos beneficiários.

Na aliança PSB-Rede, um comportamento um tanto hipócrita e cínico

Imagem
por Zé Dirceu Pela primeira vez desde que anunciaram a aliança PSB-Rede Sustentabilidade sábado pp., a dupla parceira Eduardo Campos-Marina Silva esteve junta em São Paulo. Os dois almoçaram – nos Jardins -, visitaram o governador tucano Geraldo Alckmin, concederam entrevistas e reiteraram que só vão definir candidatura ao Planalto em 2014. Agora, apertados pelos jornalistas, afinaram os discursos, responderam de forma idêntica e evitaram adiantar qual dos dois disputará o pleito no ano que vem. Reiteraram que estão em busca de “nova política”. Não é a primeira e nem a última vez que Eduardo Campos e Marina Silva afirmam que a aliança deles é programática.

Malandro demais vira bicho

Imagem
Enviado por Miguel do Rosário Há dias que   um samba  do Bezerra da Silva toca na minha vitrola interior. “Eu já disse a você que malandro demais/ vira bicho”, cantava o inesquecível filósofo das favelas. A letra é uma advertência àqueles que falam demais, contam vantagem e se acham o centro do mundo. E conclui que o sujeito, na verdade, é um “tremendo fim de festa, um pisa na bola, um zé mané”. Não tem como deixar de pensar na nova dupla dinâmica da política nacional: Marina Silva e Eduardo Campos.

Lula, exclusivo: 'O país evoluiu, a imprensa não'

Imagem
Lula está pronto para liderar a guerra pela reeleição de Dilma e reage às mídias que sempre o combateram: quanto mais mentem, mais as pessoas percebem e recorrem a outros meios para se informar por Redação RBA Uma coisa que sei fazer é pedir voto. Me considero razoável de palanque. Hoje a Dilma precisa menos de mim do que em 2010. Mas vou fazer o mesmo esforço. A vitória da Dilma é a minha vitória. O sucesso dela é o sucesso do povo brasileiro, das camadas mais pobres O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve seus motivos para evitar as longas conversas com jornalistas, desde que passou o cargo a sua sucessora. Segundo ele, para um chefe de Estado que acaba de deixar o posto, é questão de zelo, diplomacia e respeito. Além disso, Lula respeitou sua saúde, empregando com parcimônia o exercício da fala enquanto se recuperava de um tratamento rigoroso. No dia 23 de setembro, ele concedeu 90 minutos de seu disputado tempo para responder a perguntas de jornalistas de um conjunt

Noam Chomsky e o labirinto americano

Imagem
Ele sustenta: na Síria, Washington adotou lógica da Máfia, e perdeu; no Congresso, Obama é vitima da ultradireita, que age como os nazistas por Entrevista a Harrison Samphir, no Znet | Tradução: Vinícius Gomes — publicado 11/10/2013 19:44, última modificação 12/10/2013 10:42 Noam Chomsky é, aos 84 anos, um dos maiores intelectuais no mundo. Seu trabalho e suas realizações são bem conhecidos – ele é linguista norte-americano, professor emérito no Massachussets Institute of Technology (MIT) há mais de 60 anos, analista e ativista político constante, crítico original do capitalismo e da ordem mundial que tem como centro os Estados Unidos Nesse entrevista, Chomsky debate a paralisação do governo norte-americano, por disputas incessantes no sistema político e, em especial, chantagem das forças de direita mais primitivas. Também aborda os sinais de perda de influência de Washington na Síria e da emegência, na América do Sul, de um conjunto de governos que afasta-se dos EUA, pela pri

Marina Silva: "Candidatura do Eduardo Campos está posta"

Imagem
Em entrevista exclusiva à CartaCapital, a ex-senadora Marina Silva diz que apoiará a candidatura de Eduardo Campos, governador do estado de Pernambuco, à presidência por Redação  registrado em:  Marina Silva

Mediterrâneo está a tornar-se um “cemitério”

Imagem
Os sobreviventes chegaram na manhã de sábado ao porto de La Valetta MATTHEW MIRABELLI/AFP PÚBLICO   12/10/2013 - 08:32 Neste sábado de manhã ainda só tinham sido recuperados perto de 30 cadáveres mas há quem fale em 50 mortos, no naufrágio no estreito da Sicília. O primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, alertou que as águas europeias perto de África estão a transformar-se num autêntico “cemitério”, depois de mais um naufrágio de uma embarcação com cerca de 250 imigrantes a bordo, no estreito da Sicília, na sexta-feira ao final da tarde.

Janot diz que vai trabalhar para zerar processos e que não será o 'acervador-geral'

Imagem
WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL O procurador-geral prometeu criar regras que padronizem o tempo de avaliação de processos por André Richter, da Agência Brasil publicado 11/10/2013 Brasília – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou hoje (11) que vai criar regras de tramitação dos processos que chegam ao gabinete dele. De acordo com Janot, até dezembro, uma portaria da Procuradoria-Geral da República (PGR) vai fixar prazos de tramitação e regras para distribuição dos processos. A medida pretende evitar que investigações criminais e outros tipos de ações fiquem paradas. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, Janot disse que pretende zerar o estoque de processos e que será o "não acervador-geral da República".

Paulo Metri: Entreguismo se esconde sob a “neutralidade técnica”

Imagem
Como matar o setor de petróleo Correio da Cidadania  Paulo Metri – conselheiro do Clube de Engenharia Na década de 1990, auge do período neoliberal, Betinho escreveu um capítulo do livro “Em defesa do interesse nacional”, cheio de ironia e bom humor mas, muito sério, intitulado “Como matar uma estatal”. No capítulo, ele descreve todas as ações que um “bom administrador” deveria tomar para atingir seu objetivo de matar a estatal. Nos dias atuais, se ainda estivesse entre nós, ele talvez escrevesse sobre como matar o setor de petróleo. Imaginamos que o novo texto ficaria da seguinte forma:

Escritores não poupam elogios à nova Nobel da Literatura

Imagem
LUÍS MIGUEL QUEIRÓS   11/10/2013 - 17:05 A escolha de Alice Munro para o Nobel da literatura 2013 parece ter genuinamente agrado aos seus pares, que não lhe regateiam elogios e sublinham o seu contributo para a renovação da arte do conto. Bret Easton Elllis é a excepção à regra. DEREK SHAPMAN/AFP Muitos escritores vieram já felicitar Munro pelo Nobel da Literatura, e quase todos salientam as qualidades literárias e humanas da autora canadiana, sublinhando especialmente o seu contributo para a renovação da arte do conto. Não seria de esperar outra coisa, mas há muitos depoimentos em que se sente uma autenticidade que ultrapassa o mero  noblesse oblige . Alice Munro parece ser genuinamente admirada pelos seus pares. Ou por quase todos eles, já que Bret Easton Ellis se encarregou de evitar que as reacções a este prémio fossem demasiado consensuais.

O BRASIL E O “NEGÓCIO DA CHINA”

Imagem
(HD) - Desde o início dos tempos, elementos tangíveis e intangíveis, como as matérias-primas, a inteligência e o conhecimento, determinaram a concorrência entre os estados e a ascensão e a queda de impérios e civilizações. A espionagem, pelo Canadá, de computadores do Ministério de Minas e Energia, e a proposta que a União Européia pretende fazer ao Brasil, na próxima semana, no âmbito de “matérias- primas estratégicas” servem de alerta aos que acham que o advento de novas tecnologias vai sepultar ou diminuir a importância das commodities e das matérias-primas no xadrez geopolítico internacional, nos próximos anos.

"Governos dos EUA, Inglaterra e Canadá mentem o tempo todo"

Imagem
Para Glenn Greenwald, os governos desses três países têm feito o que sempre acusam a China de fazer. “A China espiona seus parceiros comerciais, mas esses governos têm usado o discurso da segurança para justificar seu aparato de espionagem". O jornalista disse que analisou apenas cerca de 2% do material obtido com o ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA), Edward Snowden, exilado na Rússia desde 1º de agosto. Em vários momentos, Greenwald afirmou que se o Brasil, assim como qualquer outro país, quiser obter mais informações sobre os arquivos que estão em poder de Snowden, terá que lhe oferecer proteção. Segundo ele, ninguém entende tanto sobre o aparato de espionagem montado pela NSA quanto seu ex-colaborador.

Lula e a mídia alternativa

Imagem
por Emir Sader em 11/10/2013 Lula se entusiasma com a mídia alternativa. Quem viu seu discurso no Forum de São Paulo – comandado por sua metamorfose ambulante – se deu conta que, entre tantos temas polêmicos e críticos dentro da esquerda, ele fez a exaltação da mídia alternativa. Como se somente agora, depois das manifestações de junho, ele tivesse se dado conta do poder de convocação que essas mídias tem. Ele é muito bem vindo. Se dizia antes que o acoplamento entre a força popular – naquela época, o movimento operário – e a intelectualidade crítica, geraria um potencial revolucionário insuperável. Hoje, a liderança popular do Lula e o potencial democratizador da mídia.

Como funciona o Conselho Editorial das Organizações Globo

Imagem
Postado em 11 out 2013por : Paulo Nogueira João Roberto Marinho (ao lado de Joaquim Barbosa) comanda as reuniões do Conselho Editorial da Globo TINHA OUVIDO FALAR POUCO DE ALI KAMEL, CHEFE DE TELEJORNALISMO DA GLOBO, ATÉ CONHECÊ-LO NO CONEDIT. É o conselho editorial das Organizações Globo. Sob o comando de João Roberto Marinho, o Conedit reúne os editores das diversas mídias da Globo para alinhar ações e debater assuntos. As reuniões são realizadas às terças, por volta das 11 horas, no prédio da Globo no Jardim Botânico, no Rio. Frequentei-as ao longo dos dois anos e meio em que fui diretor editorial das revistas da Globo. Quando cheguei, Kamel já estava lá, e ali permaneceu depois que saí. A referência mais longa que eu tivera dele veio de um jornalista da Abril que o procurara em busca de emprego. A operação deu certo. O jornalista me contou que lera que Kamel valorizava gente que tivesse passado por revistas, por ser mais apta a mexer com palavras. O próprio Kamel passara

Nos EUA, espionagem sustenta “tirania suave”

Imagem
Thomas Drake: Nos EUA, espionagem sustenta “tirania suave” Do Viomundo Estados Unidos usam manual da polícia secreta da Alemanha Oriental: depoimento de ex-funcionário da NSA ao Parlamento da União Europeia Thomas Drake depõe ao Comitê de Liberdades Civis, Justiça e Assuntos Internos do Government Accountability Project Gostaria de agradecer ao Parlamento Europeu e ao Comitê de Liberdades Civis, Justiça e Assuntos Internos por terem me convidado para falar diante desta importante audiência pública – e do desafio que vocês enfrentam coletivamente em relação ao programa de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) e seu impacto nos respectivos países-membros como também sobre a privacidade de cidadãos no meu país e nos de vocês.

O efeito Serra

Imagem
Agência Brasil Como se deu que ele descambasse para a direita Convém ao partido de Eduardo Campos e Marina Silva meditar a respeito deste risco por Mino Carta — publicado 11/10/2013 07:13, última modificação 11/10/2013 11:55 Marina Silva tem o porte de uma dama inglesa dos tempos vitorianos, saída de uma página de Henry James ou de John Galsworthy. Assim sempre me pareceu colher na voz, nos gestos, no passo, um toque aristocrático absolutamente natural, a contrariar a origem pobre, para não dizer plebeia. Coisas da vida que a mim não surpreendem. As preocupações de Marina Silva não têm mais o esmaecido parentesco com aquelas de uma dama inglesa da era vitoriana, nem se fale dos ideais das dondocas nativas. Um notabilíssimo do PT certo dia me disse: “Grande companheira”. Outro que estava presente acrescentou: “Deus me livre se chegasse à Presidência”. E poderia chegar?

Lula critica 'sensacionalismo' da imprensa

Imagem
  O ex- Presidente Lula  participou nesta quinta-feira (10)da 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil,  e durante seu discurso , falou sobre diversos temas  Ao falar de preconceito, o ex-presidente disse que quando o governo "dá para os ricos é investimento e para os pobres é gasto". Ele lembrou que também sofreu críticas por colocar a mulher como beneficiária do programa. Para o ex-presidente, o programa era incompreendido. Ele citou o episódio de clonagem de 80 carnês e disse que a imprensa explorou a fraude no Bolsa Família em suas manchetes. "Muitas vezes as coisas secundárias são tratadas de forma sensacionalista", afirmou o ex-presidente.

Luiza Erundina quer PSB longe de Alckmin

Imagem
A deputada federal e ex-prefeita da capital defende que seu partido entre na campanha estadual de 2014 com um candidato próprio  por Agência Estado comentários Comentar Uma das principais puxadoras de votos do PSB em São Paulo, a deputada federal e ex-prefeita da capital Luiza Erundina defende que seu partido se afaste do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e entre na campanha estadual de 2014 com um candidato próprio. Antes isolada do comando da sigla, que é presidida no Estado pelo deputado federal Márcio França, ela ganhou força e destaque depois da aliança entre o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, de quem é amiga pessoal.

Lula exclusivo: "a política é a única força que rivaliza com o mercado"

Imagem
Em entrevista exclusiva à Carta Maior, o ex-presidente Lula fala sobre o papel da política em uma sociedade cada vez mais dominada pelo mercado. Clique aqui para assistir Lula gosta de conversar. É um líder de massa. Um homem que pensa falando. Que precisa falar para formular e avaliar as próprias ideias. Ser um orador de fluidez arrebatadora é decorrência desse traço que faz com que as palavras não encavalem na voz não tão rouca, depois do câncer curado. As palavras não congestionam na sua frase. Vão se compondo, escolhidas e corrigidas durante a  conversam com um interlocutor invariavelmente cativado por elas. Não importa se um ou um milhão, será sempre o interlocutor de uma conversa privilegiada em que a oralidade versátil se nutre do imenso depósito de uma memória elefantina, que frequentemente afronta as anotações de auxiliares e invariavelmente com razão.

Janio de Freitas adverte: acreditar em Marina provoca dor nas costas

Imagem
Por insuspeita de paixões partidárias, pela qualidade da informação e pelo fato de sempre magistralmente escritos, os textos de Jânio de Freitas funcionam, para quem tenta analisar política, como uma espécie de referência. Nem sempre ele diz tudo, mas tudo o que diz, procede. Muito acima do rés-do-chão do “copia e e escreve” da maioria dos repórteres políticos de hoje e em outro mundo de dignidade em relação aos comentaristas-torcedores, mestre Jânio cumpre com a informação o mesmo ciclo que caracteriza a vida: absorver, processar e sintetizar. E ele produziu, hoje, uma síntese fantasticamente clara:

FHC, sujeito oculto

Imagem
No artigo "A Responsabilidade do STF", o ex-presidente FHC resolveu jogar para a multidão no caso do mensalão A entrada de Fernando Henrique Cardoso no debate sobre a ação penal 470 apenas confirma com pompa e circunstância aquilo que sempre se soube. O julgamento de réus que integravam o governo Lula, agora em sua etapa final, é um processo politizado, que mobiliza interesses que nada têm a ver com o distanciamento e frieza que se espera numa decisão com base nos fundamentos do Direito. No artigo “A Responsabilidade do STF”, FHC entrou no debate. O ex-presidente resolveu jogar para a multidão. Num momento em que se acumulam vários sinais de que a falta de consistência de determinadas acusações pode levar a uma diminuição das penas de 12 réus, o ex-presidente faz um chamado à velha ordem.

Alckmin manobra para esvaziar CPI sobre corrupção entre cartéis e empresas públicas

Imagem
Contratos terceirizados na Eletropaulo podem ter os mesmos vícios do Metrô por Rodrigo Gomes, da RBA São Paulo – Ao contrário do discurso e da promessa de investigar as denúncias de corrupção envolvendo empresas estrangeiras e companhias estaduais de São Paulo, entre elas o Metrô, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem trabalhado para impedir que qualquer investigação ocorra na Assembleia Legislativa de São Paulo - inclusive sobre possíveis esquemas paralelos dentro da máquina administrativa.

Europa numa "espiral de pobreza" e ameaça "crise social e moral"

Imagem
Austeridade lançou Europa numa "espiral de pobreza" e ameaça "crise social e moral" PÚBLICO   10/10/2013 - 15:20 Relatório da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho salienta que "as consequências a longo prazo desta crise estão ainda escondidas". A ajuda alimentar aumentou 75% em relação a 2009  YANNIS BEHRAKIS/REUTERS As medidas de austeridade aplicadas na Europa para combater a crise nos últimos quatro anos lançaram o continente numa "espiral de pobreza", com "consequências a longo prazo ainda escondidas", conclui um relatório da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, apresentado nesta quinta-feira. "A Europa enfrenta a sua pior crise humanitária das últimas seis décadas. As vidas das pessoas foram viradas do avesso e a degradação parece estar a aumentar, com milhões a sobreviverem dia-a-dia, sem poupanças ou algo que possa amortecer despesas imprevistas", disse o secr

Veja transforma em ‘super-herói nacional’ assassinos de Amarildo

Imagem
Antônio David: Veja transforma em ‘super-herói nacional’ assassinos de Amarildo por Antônio David, especial para o Viomundo Todo policial do Bope sai do quartel com seu saquinho plástico. Serve para pôr na cabeça do marginal, apertando bem na base, que fica amarrada no pescoço. O sujeito sufoca, vomita e desmaia. É meio nojento, mas eficaz. Do livro Elite da Tropa, de Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel

EUA preparam lei marcial pós-colapso de Wall Street?

Imagem
O Departamento de Segurança Interna está se preparando para o colapso de Wall Street? Por Ellen Brown*, no Counterpunch Relatos dão conta de que o Departamento de Segurança Interna (DHS) está empenhado na preparação de uma operação militar massiva e secreta. Um artigo da Associated Press em fevereiro confirmou a compra de U$ 1,6 bilhão em munição por parte do Departamento de Segurança Interna.

Carta de Lula à Nissan sobre questão sindical

Imagem
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta nesta terça-feira (8) ao presidente e ao executivo chefe de operações da empresa japonesa Nissan. Na mensagem, Lula comunica sua preocupação com os relatos de graves dificuldades impostas à filiação sindical na fábrica da Nissan em Canton, Mississippi, nos Estados Unidos. O ex-presidente lembra que  direito o de sindicalização é um direito humano universalmente reconhecido e uma exigência taxativa da Organização Internacional do Trabalho. Lula apela à alta direção da empresa no sentido de alterar esse tipo de prática anti-sindical que está se verificando em Canton. Leia abaixo a carta na íntegra:

Metrô-SP à beira de tragédia

Imagem
Em ocorrência há uma semana, todas as portas de trem abriram-se sozinhas na estação. Fraudes na compra e manutenção de equipamentos já ameaçam vida dos usuários por Tadeu Breda — publicado 09/10/2013 17:58, última modificação 10/10/2013 09:14 A composição acidentada pertence à frota K, reformada pelo consórcio MTTrens. Sua líder é uma das companhias envolvidas nas denúncias de formação de cartel e corrupção em São Paulo Por Tadeu Breda, da RBA A composição do Metrô de São Paulo que descarrilou no dia 5 de agosto, nas proximidades da estação Palmeiras-Barra Funda, na Linha 3 Vermelha, voltou a sofrer uma pane “grave” na última quarta-feira (2/10). A falha colocou novamente a vida dos usuários em risco. Por volta das 18h30, na estação Santa Cecília, também na Linha 3 Vermelha, o trem abriu sozinho todas as suas portas, em todos os vagões, de ambos os lados – inclusive do lado oposto da plataforma, onde se encontra o trilho energizado. A composição está recolhida desde então. A

Aécio repete FHC: fala mal do Brasil no exterior e acena com privataria na Caixa e no BB

Imagem
por Helena Sthephanowitz publicado 09/10/2013 16:31, última modificação 09/10/2013 16:57 MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO Aécio repete a agenda que deu n'água nas últimas três eleições e adota críticas ao Brasil como fórmula O banqueiro dono do BTG Pacual, André Esteves, não esconde de interlocutores próximos o sonho de arrematar o controle acionário de algum dos grande bancos estatais brasileiros – Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil – caso um governo privatista resolva vendê-los. Não por acaso, junto com seu sócio tucano Pérsio Arida, um dos ícones das polêmicas privatizações no governo FHC, promoveu uma conferência em Nova York sobre investimentos cujo palestrante principal foi Aécio Neves, o pré-candidato tucano que tem defendido toda e qualquer privatização realizada de 1995 a 2002, mesmo a polêmica venda da Vale a preço pífio, subavaliada, e o sistema Telebrás, arrecadando menos do que o valor investido nas teles ainda estatais, para saneá-las.

Homem da propina da Siemens foi sócio de detentor de contratos no governo Alckmin

Imagem
Lobista José Amaro Pinto Ramos, ligado aos tucanos, está sendo investigado por movimentações financeiras suspeitas na Suíça e nos Estados Unidos Um dos alvos da força-tarefa que investiga o consórcio Siemens/Alstom na formação de cartel nas administrações do PSDB em São Paulo, o lobista José Amaro Pinto Ramos, ligado aos tucanos, foi sócio de uma empresa cujo acionista, Fábio Vettori, é detentor de contratos milionários com o  governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ramos está entre os personagens cujos sigilos (bancário e fiscal) foram quebrados por ordem da Justiça, a pedido do Ministério Público Estadual. Ele está sendo investigado por movimentações financeiras suspeitas na Suíça e nos Estados Unidos.

Serra diz que decisão do partido sobre eleição só ocorrerá em março

Imagem
Serra disse o partido definirá a questão eleitoral no começo do ano que vem Foto: Daniel Favero / Terra Do Portal Terra Apesar da candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) à presidência da República ser quase certa, o ex-governador de São Paulo José Serra dá sinais de que ainda está no páreo pela cabeça da chapa tucana. Nesta quarta-feira, ele esteve em Porto Alegre, onde falou com uma plateia de empresários sobre os desafios do Brasil para os próximos anos.

“Machistas”, “hipócritas”, “intolerantes”: o discurso sobre o Brasil de Luiz Rufatto

Imagem
“Machistas”, “hipócritas”, “intolerantes”: o discurso sobre o Brasil de Luiz Rufatto, o easter egg da Feira de Frankfurt por : Kiko Nogueira O escritor mineiro Luiz Rufatto foi o easter egg da delegação de 70 escritores brasileiros que foram à Feira do Livro de Frankfurt. Easter egg, para quem não está familiarizado com o termo, é o elemento surpresa escondido em games, músicas, filmes, quadros etc. O “projeto Frankfurt” custou 18,8 milhões de reais, bancados pelo Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Funarte, Câmara Brasileira de Livros (CBL) e Biblioteca Nacional (BN). Começou com algumas confusões. Paulo Coelho reclamou da lista de autores e boicotou a festa, Paulo Lins se queixou de ser o único negro. O presidente do evento, Jürgen Boos, foi acusado de racismo. Um pavilhão de 2 500 metros quadrados, construído em papel, foi encomendado a Daniela Thomas. A família de Daniela já estava representada, aliás, por seu pai, o cartunista Ziraldo.

Obama só admite negociar com o Partido Republicano sem “ameaças”

Imagem
Obama voltou a falar                                                               JEWEL SAMAD/AFP PÚBLICO O Presidente dos EUA, Barack Obama, convocou uma conferência de imprensa nesta terça-feira para reforçar a pressão sobre o Partido Republicano, instando os membros da Câmara dos Representantes a aprovarem o orçamento que permitiria pôr fim à paralisação do Governo e também o aumento do limite da dívida. Depois de uma conversa telefónica com o líder dos republicanos na Câmara dos Representantes, John Boehner, que não produziu avanços, Obama surgiu em público para reafirmar o que tem dito nos últimos dias: o Partido Republicano deve aprovar ambos os documentos sem exigir contrapartidas.

Charge de Latuff para o Opera Mundi

Imagem

1967 - Dia do Guerrilheiro heróico

Imagem
Aconteceu em 9 de outubro           O Che, prisioneiro, em seus últimos momentos de vida     1967 - Dia do Guerrilheiro heróico     Ernesto Che Guevara, capturado na véspera nas selvas da Amazônia boliviana, é assassinado a sangue frio pelo exército boliviano. Convertido em símbolo de rebeldia, heroísmo e solidariedade, o Che é ainda hoje o morto mais vivo da América Latina.    

Mujica recebe guitarra autografada e elogios da banda Aerosmith

Imagem
El País/Uruguai Steven Tyler, líder do Aerosmith fez questão de conhecer o presidente José Mujica. Os músicos da banda Aerosmith se reuniram na tarde desta terça-feira (9) com o presidente uruguaio José Mujica. Segundo informações do jornal El observador, a conversa durou mais de uma hora. O vocalista Steven Tyler deixou clara sua admiração pelo mandatário e lhe deu de presente uma guitarra autografada. El País/Uruguai Aerosmith e Mujica Steven Tyler, líder do Aerosmith fez questão de conhcer o presidente José Mujica. Tyler disse durante o encontro que Mujica é um "exemplo poderoso" e "um dos melhores presidentes da América Latina". Os integrantes do Aerosmith definiram o chefe de Estado como “lutador” e também destacaram o fato dele doar grande parte do seu salário.

Com cara de poucos amigos, Serra reaparece ao lado de Alckmin

Imagem
Luiz Carlos Murauskas/Folhapress Seis dias após o anúncio de que permaneceria no PSDB, o tucano José Serra voltou a cumprir agenda de compromissos públicos ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.Segundo aliados do ex-candidato duas vezes derrotado à presidência da República (2002 e 2010), a estratégia é mostrar que ele "segue no jogo".

“O leilão a que assistimos nas últimas semanas…”

Imagem
Aprovado pelo Congresso, projeto sobre mudança de partido vai à sanção presidencial 09 out 2013/0 Comentários/ destaque /Por Zé Dirceu Aprovado nesta 3ª feira (ontem), pelo Senado, o texto do projeto que disciplina a questão do tempo de rádio e TV e do dinheiro do fundo partidário para quem muda de partido continua sendo noticiado de forma enviesada pela mídia. Afirmam que o projeto de lei inibe a criação de novos partidos e evita o troca-troca partidário.

Michael Douglas manda email para os amigos pedindo ajuda ao filho que está numa solitária

Imagem
Michael Douglas e sua ex-mulher, Diandra Douglas, enviaram um e-mail para os amigos pedindo ajuda para seu filho, Cameron, que esta numa solitária há mais de um ano. Cameron, 25, pegou cinco anos de prisão em 2010, mas a pena quase duplicou em 2011 quando ele foi flagrado traficando drogas. Foi colocado na solitária em janeiro, quando testou positivo para drogas, e teria tido sua perna quebrada por outro detento. “Nós não vimos nosso filho há mais de um ano”, Diandra Douglas escreveu no e-mail enviado a Calvin Klein, Donna Karan, Yoko Ono, entre outros. Ela pediu a eles que assinassem e encaminhassem uma petição do Change.org para a liberação de Cameron. SAIBA MAIS NEW YORK POST

Ciro diz que Marina, não Campos, é a candidata. Falta avisar Caiado e Bornhausen

Imagem
Ciro Gomes, que conhece bem Eduardo Campos, na Zero Hora de hoje: “Não creio que o que está sendo dito seja verdadeiro. Eduardo percebeu que a viagem pessoal ia afundar o partido, convidou a Marina para ser candidata e pediu a ela uma transição retórica para preparar esta transição”. Será? A sinceridade da “nova política” e da turma da “ética” é tão “grande” que nada é impossível.

Para Kátia Abreu não existe trabalho escravo no agronegócio

Imagem
Para Kátia Abreu não existe trabalho escravo no agronegócio, mas 'agricultores de boa-fé' que desconhecem legislação trabalhista Numa entrevista à Folha e ao UOL, comandada pelo jornalista Fernando Rodrigues, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) disse que há muito preconceito contra o agronegócio no Brasil. Um dos maiores, segundo ela, é aquele que diz que o agronegócio se utiliza muitas vezes de trabalho escravo.

POR UM BRASIL 2.0

Imagem
(JB) - No novo marco da internet brasileira e no quadro do enfrentamento da espionagem cibernética norte-americana e de outros países anglo-saxônicos, como se descobriu, agora, no caso do Canadá, é preciso tomar cuidado com o que se está falando, fazendo e propondo. Se pretende ter papel ativo no estabelecimento de um marco internacional para a internet, o Brasil não pode - por açodamento ou desinformação - adotar ou apresentar propostas inócuas, como a de tornar obrigatória a hospedagem, por empresas internacionais, de dados de cidadãos brasileiros em servidores situados em território nacional.

Bola de cristal em 5 pontos

Imagem
O acordo Marina Silva-Eduardo Campos continua no centro das análises políticas e vai seguir assim por vários meses. Representa, na prática, uma tentativa de formar uma chapa competitiva para enfrentar Dilma Rousseff, até hoje com 38% das intenções de voto, contra 32% da soma dos adversários. Ninguém sabe o que vai acontecer com essa aliança. Ninguém imaginava uma operação dessas há uma semana. É possível avaliar alguns pontos: 1.     A primeira constatação é obvia, mas necessária. Além de Dilma, eleita com a mão de Lula, são dois ex-ministros de seu governo que se uniram para disputar seu legado em 2014. Para quem passou os últimos anos falando no fim do “lulismo”, é a oportunidade de uma autocrítica. Mesmo fora do PT, mesmo no campo adversário do governo que Lula ajudou a eleger, é a sua herança que se disputa e projeta como a grande presença na política brasileira em 2014 e quem sabe nos próximos anos. Quem gosta de comparações históricas irá encontrar poucos exemplos parecido

Mauro Icardi, o jovem argentino que segue os passos de Messi

Imagem
AFP   08/10/2013 - 23:16 Mauro Icardi joga no Inter de Milão  ALESSANDRO GAROFALO/REUTERS A história futebolística de Mauro Emanuel Icardi, nascido na cidade argentina de Rosario e fruto das camadas de formação do Barcelona, é muito parecida com a de Lionel Messi. O avançado de 20 anos, que joga actualmente no Inter de Milão, apresentou-se nesta terça-feira pela primeira vez na selecção argentina, com a qual disputará as partidas contra o Peru em Buenos Aires e diante do Uruguai em Montevidéu, que fecham a qualificação sul-americana para o Mundial  de 2014 no Brasil, para a qual a equipa alvi-celeste já está apurada.

Marineiros radicais já começam fogo amigo e a pedir 'Fora Campos'

Imagem
por Helena Sthephanowitz Campos e Marina: 'casamento' já começa com divergências e pode terminar sem final feliz Diz a sabedoria popular que casamentos por interesse, e não por amor, costumam ter dois dias felizes: o da cerimônia e o do divórcio. Passada a festa começam a aparecer os problemas em escala crescente. No "casamento" político de fachada entre Marina Silva e o PSB de Eduardo Campos, com o divórcio já anunciado para depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializar a criação do partido Rede Sustentabilidade, já começam a aparecer as divergências.