Postagens

Mostrando postagens de outubro 19, 2013

PraƧa e memorial em homenagem a Vladimir Herzog sĆ£o inaugurados em SĆ£o Paulo

Imagem
JOƃO PAULO BRITO/REPƓRTER DO FUTURO O espaƧo, atrĆ”s da CĆ¢mara de SĆ£o Paulo, tem um mosaico feito pelo artista Elifas Andreato por Camila Maciel, da AgĆŖncia Brasil publicado 25/10/2013 17:29 SĆ£o Paulo – Foram inaugurados hoje (25), no centro da capital paulista, uma praƧa e um memorial em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, assassinado durante a ditadura (1964-85). O espaƧo, localizado atrĆ”s da CĆ¢mara Municipal, conta com um painel de mosaico feito a partir da obra do grĆ”fico e jornalista Elifas Andreato, que retrata a morte de Herzog, torturado e morto nas dependĆŖncias do Destacamento de OperaƧƵes de InformaƧƵes – Centro de OperaƧƵes de Defesa Interna (Doi-Codi), em 25 de outubro de 1975.

PressĆ£o popular pela reforma polĆ­tica

Imagem
A manifestaĆ§Ć£o de uma centena de entidades da sociedade civil nĆ£o tem sido suficiente para o Congresso Novembro serĆ” marcado por pressĆ£o popular pela reforma politica. Integrantes da CoalizĆ£o pelas EleiƧƵes Limpas decidiram iniciar o mĆŖs com mobilizaĆ§Ć£o e intensificar campanha para coleta de assinaturas ao projeto de iniciativa popular por Hylda Cavalcanti publicado 25/10/2013 BrasĆ­lia – O dia 12 de novembro serĆ” marcado por uma grande manifestaĆ§Ć£o nacional pela reforma polĆ­tica e para coleta de novas assinaturas ao projeto de iniciativa popular sobre o tema, que estĆ” sendo coordenado pela chamada CoalizĆ£o DemocrĆ”tica pelas EleiƧƵes Limpas. O movimento, que conta com o apoio de mais de 160 parlamentares e Ć© formado por 91 entidades da sociedade civil organizada, deu inĆ­cio a partir de hoje (25) Ć 

AS LIƇƕES DE LIBRA

Imagem
P ostado por Mauro Santayana  (JB) - A mobilizaĆ§Ć£o de vĆ”rias organizaƧƵes, e a greve dos petroleiros, com a apresentaĆ§Ć£o de dezenas de aƧƵes na justiƧa, nĆ£o conseguiu impedir que o LeilĆ£o de Libra fosse realizado, com a vitĆ³ria de duas estatais chinesas, duas multinacionais europĆ©ias, e participaĆ§Ć£o, em 40%, da Petrobras. Obviamente, do ponto de vista do interesse nacional, o ideal seria que o negĆ³cio tivesse ficado totalmente com a Petrobras, ou melhor, com outra empresa, 100% estatal e brasileira (a PPSA nĆ£o tem estrutura de produĆ§Ć£o  prĆ³pria) que fosse encarregada de operar exclusivamente essas reservas.

O resultado do Ibope e o Brasil teimoso

Imagem
O resultado do Ibope vai intensificar o alarido conservador que jĆ” ganhava contornos de uma operaĆ§Ć£o de vida ou morte nos Ćŗltimos meses. Editorial Carta Maior por: Saul Leblon O resultado do Ibope desta 5ĀŖ feira vai intensificar o alarido conservador que jĆ” ganhava contornos de uma operaĆ§Ć£o de vida ou morte nos Ćŗltimos meses. A um ano do pleito, Ć© cedo para quem pode comemorar a perspectiva de vitĆ³ria incondicional no 1Āŗ turno, como mostram as pesquisas.

Vacina desenvolvida no Brasil pode tratar cĆ¢ncer de prĆ³stata

Imagem
Sistema imunolĆ³gico do paciente passa a identificar as cĆ©lulas cancerosas e destrĆ³i o tumor. TĆ©cnica tem sido adaptada com sucesso para outros tipos de carcinoma. O cĆ¢ncer de prĆ³stata matou pelo menos 15 mil brasileiros no ano passado e 60 mil novos casos surgem no paĆ­s anualmente. Embora os Ć­ndices de cura sejam elevados – 95% para casos descobertos precocemente, conforme dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) – uma vacina pode ser a esperanƧa contra a doenƧa.

Google, Facebook e Apple contra armazenamento de dados no Brasil

Imagem
ALEXANDRE MARTINS   25/10/2013 - 14:22 Brasil quer obrigar empresas a manter servidores no paĆ­s. Grupo de 45 organizaƧƵes internacionais alerta que nova lei pode ser pior para a privacidade e para a competitividade do mercado brasileiro. A Presidente do Brasil tem sido uma das vozes mais activas contra a espionagem da NSA  UESLEI MARCELINO/REUTERS PĆŗblico O Brasil prepara-se para aprovar uma lei que obriga empresas como a Google e o Facebook a instalarem servidores no seu territĆ³rio, mas um grupo de 45 organizaƧƵes internacionais considera que a medida vai acabar por reduzir a seguranƧa, aumentar os custos para os utilizadores e levar a uma reduĆ§Ć£o da competitividade.

Adeus, jornais impressos

Imagem
a Folha em 1984) Por Cynara Menezes CaĆ­ de amores pela Folha de S.Paulo aos 17 anos, em 1984, quando entrei na faculdade e o jornal apoiou a campanha pelas Diretas-JĆ”. AtĆ© entĆ£o, menina do interior da Bahia, nĆ£o conhecia bem a grande imprensa. O jornal que estampava em sua primeira pĆ”gina o desejo de todos nĆ³s, brasileiros, de votar para presidente, me cativou. Como para vĆ”rios da minha geraĆ§Ć£o, trabalhar na Folha se tornou um sonho para mim. E de fato trabalhei no jornal, entre idas e vindas, quase 10 anos. Tive espaƧo, Ć³timas oportunidades, conheci de perto figuras incrĆ­veis: Ulysses GuimarĆ£es, Darcy Ribeiro,

A insolvĆŖncia americana

Imagem
Vamos ter de caminhar para uma soluĆ§Ć£o mais razoĆ”vel, em torno deuma moeda internacional, como previa Keynes,que a partir de Bretton Woods insistiu nesse ponto por Delfim Netto — publicado 25/10/2013 No horĆ”rio brasileiro passava de 22 horas da quarta-feira 16, quando o presidente da maior potĆŖncia mundial emitiu um comunicado desde a Casa Branca, em Washington. ComeƧaria a reabrir os pagamentos do governo imediatamente para “permitir o funcionamento normal dos serviƧos pĆŗblicos”, tĆ£o logo terminasse a votaĆ§Ć£o legislativa na CĆ¢mara de Representantes, esperada para a madrugada de quinta-feira. Aprovada no Senado, a lei permitiria “remover a ameaƧa de insolvĆŖncia que paira sobre a economia dos Estados Unidos diante do impasse sobre a elevaĆ§Ć£o do teto da dĆ­vida”.

Cabos submarinos para os EUA nĆ£o sĆ£o mais prioridade, diz Bonilha

Imagem
quinta-feira, 24 de outubro de 2013, 15h50 Os projetos de cabos submarinos da Telebras jĆ” receberam aprovaĆ§Ć£o do conselho de administraĆ§Ć£o para o andamento apĆ³s uma pausa para focar nas prioridades da instalaĆ§Ć£o da rede para a Copa das ConfederaƧƵes neste ano. "Estamos retomando os projetos, e o mais avanƧado Ć© da ligaĆ§Ć£o Brasil/Angola, conduzido pela Angola Cables", disse o presidente da estatal, Caio Bonilha, nesta quinta, 24, na Futurecom 2013. A Telebras ainda tem nos projetos as rotas Brasil/Portugal (saindo tambĆ©m de Fortaleza), um tronco para ligar SĆ£o Paulo Ć  Fortaleza; e a rota Brasil/Estados Unidos.

Forbes coloca quatro brasileiros como candidatos a sucessor de Steve Jobs

Imagem
Jornal GGN  A ediĆ§Ć£o de outubro da revista Forbes, a publicaĆ§Ć£o conhecida mundialmente pela elaboraĆ§Ć£o das listas das pessoas mais ricas do mundo, revelou cinco nomes de brasileiros os quais destaca que podem se tornar os sucessores de Steve Jobs em termos de inovaĆ§Ć£o. Em sua maioria, sĆ£o jovens que arriscaram carreiras consolidadas por projetos inovadores, mas que agora deslancham no sucesso e no excelente retorno financeiro.

Tucanos reiteram candidatura de AĆ©cio e comentam atuaĆ§Ć£o de Serra

Imagem
Beatriz Bulla - AgĆŖncia Estado SĆ£o Paulo - Os tucanos Marconi Perillo, governador de GoiĆ”s, e Antonio Anastasia, governador de Minas Gerais, reiteraram nesta quinta-feira, 24, o entendimento de que o candidato da legenda ao Planalto em 2014 serĆ” o senador mineiro AĆ©cio Neves. Mesmo com a recente atuaĆ§Ć£o do ex-governador JosĆ© Serra no cenĆ”rio polĆ­tico, Perillo repetiu um lema de MĆ”rio Covas, de que "a fila anda", e Anastasia avaliou que a participaĆ§Ć£o polĆ­tica de Serra nĆ£o Ć© prejudicial para a candidatura de AĆ©cio.

Ibope: Dilma vence no 1Āŗ turno mesmo se Marina for candidata

Imagem
Ed Ferreira/EstadĆ£o Em trĆŖs dos quatro cenĆ”rios avaliados pelo instituto, Dilma tem entre 39% e 41% das intenƧƵes de voto, mais do que a soma das preferĆŖncias pelos adversĆ”rios 24 de outubro de 2013 | 18h 00 Daniel Bramatti - EstadĆ£o Dados Pesquisa Ibope em parceria com o Estado sobre a sucessĆ£o presidencial mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno se as eleiƧƵes fossem hoje e seus adversĆ”rios fossem AĆ©cio Neves, pelo PSDB, e Marina Silva ou Eduardo Campos, pelo PSB.

Atriz Catherine Deneuve completa 70 anos cheia de planos

Imagem
Catherine Deneuve, a inesquecĆ­vel musa do clĆ”ssico de LuĆ­s Bunuel "A bela da tarde" e de diretores como Truffaut e Polanski, completa hoje 70 anos. Para muitos cinĆ©filos, ela Ć© o rosto do cinema francĆŖs. Com 120 filmes na carreira, a grande estrela nem pensa em aposentadoria e continua na ativa.

Propinoduto tucano do MetrƓ paulista chega atƩ ao governo de FHC

Imagem
O escĆ¢ndalo do propinoduto tucano, que trata da corrupĆ§Ć£o ativa da multinacional francesa Alstom, empresa investigada pelo pagamento de subornos em projetos ligados aos trens e ao metrĆ“ de SĆ£o Paulo, segue cada mais mais perto da cĆŗpula do PSDB de SĆ£o Paulo. Nesta quinta-feira (23), reportagem dos jornalistas Fausto Macedo e Ricardo Chapola, do diĆ”rio conservador paulistano Estado de S. Paulo, aponta responsĆ”veis muito prĆ³ximos dos governadores na Ć©poca, a saber, JosĆ© Serra e Geraldo Alckmin.

PS4 e Xbox One sĆ£o 'tecnologia velha', diz executivo da Nvidia

Imagem
Para executivo da Nvidia, videogames de nova geraĆ§Ć£o estarĆ£o desde o primeiro dia em desvantagem em relaĆ§Ć£o aos PCs para jogos (Foto: Ina Fassbender/Reuters) as Bruno Araujo Do G1, em SĆ£o Paulo Americano Rev Lebaredian esteve em SĆ£o Paulo para evento SB Games. AMD, fabricante das placas de vĆ­deo dos dois consoles, contesta afirmaĆ§Ć£o. Os videogames de nova geraĆ§Ć£o PlayStation 4 e Xbox One sĆ£o o que hĆ” de mais avanƧado em termos de consoles de mesa. Mas isso nĆ£o convence Rev Lebaredian, diretor sĆŖnior de engenharia da fabricante de placas de vĆ­deo Nvidia, de que os novos aparelhos sĆ£o a melhor opĆ§Ć£o para os jogadores.

Amarildo em nosso futuro

Imagem
Paulo Moreira Leite NĆ£o cabe transformar o esforƧo de investigaĆ§Ć£o da morte de Amarildo numa campanha polĆ­tica contra as UPPs A tortura e morte do pedreiro Amarildo Ć© uma tragĆ©dia que define um limite em nossa polĆ­tica de seguranƧa pĆŗblica. Amarildo foi morto nas dependĆŖncias de uma UPP, a mais avanƧada iniciativa das autoridades do Rio de Janeiro para defender a populaĆ§Ć£o pobre daquele Estado. NĆ£o conheƧo nenhuma crĆ­tica racional Ć s UPPs nem encontrei uma Ćŗnica voz capaz de apresentar objeƧƵes consistentes Ć s perspectivas de melhoria que elas oferecem a milhƵes de brasileiros excluĆ­dos pela Historia.

Quem sĆ£o os ‘otaku’, a nova geraĆ§Ć£o de japoneses que nĆ£o gosta de sexo

Imagem
Postado em 24 out 2013por : Diario do Centro do Mundo Publicado originalmente na BBC Brasil.  A nĆ£o ser que algo aconteƧa para melhorar o Ć­ndice de natalidade do JapĆ£o, a sua populaĆ§Ć£o vai diminuir por um terƧo entre agora e 2060. Um motivo para a falta de bebĆŖs Ć© o surgimento de uma nova “categoria” de homens japoneses – os otaku, que gostam mais de literatura manga, anime e computadores do que sexo no mundo real. TĆ³quio Ć© a maior metrĆ³pole do mundo, com 35 milhƵes de habitantes, e Ć© difĆ­cil acreditar que natalidade seria um problema aqui.

Dilma anuncia investimentos de R$ 13,5 bilhƵes em saneamento e pavimentaĆ§Ć£o

Imagem
Danilo Macedo RepĆ³rter da AgĆŖncia Brasil BrasĆ­lia - A presidenta Dilma Rousseff informou hoje (24) que o governo anunciarĆ” esta manhĆ£ investimentos de R$ 13,5 bilhƵes em saneamento e pavimentaĆ§Ć£o para 1.198 municĆ­pios em todo o paĆ­s. As obras fazem parte do Programa de AceleraĆ§Ć£o do Crescimento (PAC 2). “Colocar tanto dinheiro em saneamento e pavimentaĆ§Ć£o seria impensĆ”vel uma dĆ©cada atrĆ”s”, escreveu Dilma em sua conta no microblog Twitter. “Mostra nossa responsabilidade com a melhoria da vida nas cidades. Ɖ nas cidades que os problemas cotidianos ocorrem”.

Mais um julgamento para Berlusconi

Imagem
Antigo primeiro-ministro italiano acusado de subornar senador. A justiƧa nĆ£o dĆ” trĆ©guas a Berlusconi  ALESSANDRO BIANCHI/REUTERS do Publico O ex-chefe do Governo italiano, Silvio Berlusconi, deverĆ” ser julgado num caso de corrupĆ§Ć£o no qual Ć© acusado de ter subornado um senador da oposiĆ§Ć£o. Um magistrado de NĆ”poles marcou a primeira audiĆŖncia para o dia 11 de Fevereiro.

Clima de disputa Marina x Eduardo Campos jĆ” aflora na mĆ­dia

Imagem
24 out 2013/ destaque /Por ZĆ© Dirceu Ɖ natural que o presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, se esforce para ocupar espaƧos na grande imprensa, jĆ” que sua concorrente ao posto de candidato ao Planalto em 2014, sua parceira polĆ­tica ex-senadora Marina Silva (PSB/Rede), foi privilegiada nas Ćŗltimas semanas com uma exposiĆ§Ć£o na mĆ­dia raramente vista no paĆ­s.

O futuro Ć© agora!

Imagem
Mais engenheiras, fĆ­sicas, matemĆ”ticas, geĆ³logas… O petrĆ³leo tem de ser delas, tambĆ©m 24 de outubro de 2013 | 13:46 Essa Ć© para os que acham que aƧƵes afirmativas (de gĆŖnero ou Ć©tnicas) sĆ£o besteira. E para a mĆ­dia, que faz o discurso “politicamente correto” em relaĆ§Ć£o Ć s mulheres, mas enfia na cabeƧa da sociedade, via BBBs e “Celebridades” da vida, que beleza “padrĆ£o” e sensualidade sĆ£o as formas de ascenĆ§Ć£o e valorizaĆ§Ć£o femininas.

“Rola-bosta” na Folha. Fedeu!

Imagem
apelidado de “rola-bosta” pelo teĆ³logo Leonardo Boff Por Altamiro Borges A Folha tucana anunciou nesta quinta-feira (24) o seu novo time de colunistas. A aquisiĆ§Ć£o mais bombĆ”stica Ć© a de Reinaldo Azevedo – o pitbull da Veja que tambĆ©m jĆ” foi apelidado de “rola-bosta” pelo teĆ³logo Leonardo Boff. ExpressĆ£o caricata do direitismo nativo, o novo “calunista” comemora: “Firmei com a Folha o compromisso firmado com meus leitores e que vigora na minha relaĆ§Ć£o com a Veja: escrever o que penso, segundo os fundamentos da democracia representativa, a Ćŗnica que reconheƧo, e do Estado de Direito”. HilĆ”rio!

Desembargador entra com aĆ§Ć£o para impedir que Eliana Calmon fale sobre polĆ­tica

Imagem
ELZA FIƚZA/AGƊNCIA BRASIL Caso queira se candidatar, Eliana Calmon tem de entrar em algum partido no comeƧo de 2014 William Campos, do TJ de SĆ£o Paulo, entende que ex-corregedora do Conselho Nacional de JustiƧa nĆ£o pode se manifestar sobre o tema porque existe possibilidade de candidatura ao Senado pela Bahia por Hylda Cavalcanti, da RBA BrasĆ­lia – EstĆ” programado para ir ao plenĆ”rio do Conselho Nacional de JustiƧa (CNJ), no dia 5 de novembro, um julgamento que tem tudo para chamar a atenĆ§Ć£o de todos os que passaram os Ćŗltimos dois anos incomodados com a fiscalizaĆ§Ć£o e a adoĆ§Ć£o de medidas mais

O direito Ć  crĆ­tica, Ć  ironia e ao mau gosto

Imagem
MĆ”rcio Mello Casado* 1. A ConstituiĆ§Ć£o Federal e a liberdade de expressĆ£o A liberdade de expressĆ£o, o direito de informar livremente, a faculdade de se dizer o que bem entende, externando o seu pensamento, sĆ£o pilares de uma democracia que deseje continuar a crescer e se consolidar. Nessa Ć³tica, a crĆ­tica Ć”cida, a ironia elegante e mesmo a piada de mau gosto sĆ£o condutas que raramente infringirĆ£o, do ponto da vista da reparaĆ§Ć£o do dano, a esfera individual dos atingidos, notadamente se forem pessoas pĆŗblicas. Isto Ć©: quem estĆ” exposto – atĆ© porque a regra Ć© que as pessoas usufruam dessa exposiĆ§Ć£o em suas vidas – deve estar preparado nĆ£o sĆ³ para ouvir elogios de uma claque de admiradores, como para tomar as mais fortes pancadas de quem diverge da conduta, pensamento, partido ou opiniĆ£o.  

Serra e Alckmin ajudaram a Alstom no Brasil, indica e-mail

Imagem
O presidente da empresa investigada por cartel recomenda serviƧos de lobista e cita "histĆ³rico de cooperaĆ§Ć£o" com tucanos em SP por RedaĆ§Ć£o — publicado 24/10/2013 09:53, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 24/10/2013 12:08 “Temos um longo histĆ³rico de cooperaĆ§Ć£o com as autoridades do estado”. Assim o entĆ£o presidente da Alstom no Brasil, o engenheiro JosĆ© Luiz AlquĆ©res, definiu, em um e-mail de novembro de 2004 enviado a diretores da companhia, a relaĆ§Ć£o da empresa, investigada em um suposto esquema de pagamento de propina a autoridades paulistas, com o governador Geraldo Alckmin e o entĆ£o recĆ©m-eleito prefeito da capital, JosĆ© Serra, ambos do PSDB.

A ARROGANTE - E RIDƍCULA - VISITA DOS VICE-REIS DA OCDE

Imagem
(HD) - O Brasil recebeu, hĆ” dois dias, a visita do cavalheiro da foto, o Senhor Angel GurrĆ­a, SecretĆ”rio-Geral da OCDE, a OrganizaĆ§Ć£o para a CooperaĆ§Ć£o e o Desenvolvimento EconĆ“mico, que veio apresentar um “estudo” sobre o nosso paĆ­s, realizado a cada dois anos. HĆ” muito – desde, que pagou o que devia ao FMI, pelo menos – o Brasil jĆ” deveria ter se recusado a receber esse tipo de visita. Principalmente, quando se trata, como Ć© o caso, de uma organizaĆ§Ć£o da qual sequer toma parte.

Todos contra a Cristina

Imagem
A oposiĆ§Ć£o canta loas ao que ambiciona que seja o fim do ciclo kirchnerista. Os prĆ³ximos dois anos vĆ£o dizer que futuro espera a Argentina. por Emir Sader em 23/10/2013 Ć s 14:49 As comparaƧƵes polĆ­ticas entre o Brasil e a Argentina mostram traƧos comuns: Peron e Getulio, Frondizi e JK, as ditaduras militares, Alfonsin e Sarney, Menem e FHC, Nestor Kirchner e Lula, Cristina e Dilma.

Casa Branca demite alto funcionƔrio que criticava governo pelo Twitter

Imagem
RFI Um alto funcionĆ”rio do Departamento de SeguranƧa Nacional dos Estados Unidos foi demitido apĆ³s ser descoberto como o responsĆ”vel por uma conta anĆ“nima no Twitter que disparava mensagens crĆ­ticas ao governo e seus membros desde fevereiro de 2011. Com a conta @natsecwonk (especialista em seguranƧa nacional), Jofi Joseph ironizava as decisƵes de seus superiores e questionava a inteligĆŖncia deles.

Ministros do STF recebem acima do teto de R$ 28 mil

Imagem
Ministra Rosa Weber Ć© a mais bem remunerada Dez dos 11 ministros recebem salĆ”rio acima do teto do funcionalismo pĆŗblico. Eles devem julgar em breve se os servidores do Senado devem devolver a quantia por RedaĆ§Ć£o — publicado 23/10/2013 16:39, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 23/10/2013 16:40 da Carta Capital Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidirĆ£o em breve sobre um privilĆ©gio similar ao que eles mesmo recebem. Eles vĆ£o julgar se os servidores do Senado tem de devolver ao Estado o dinheiro que recebem acima do teto salarial de 28 mil reais. Mas, com exceĆ§Ć£o da ministra Rosa Weber, todos os outros ministros do STF recebem acima deste teto, segundo reportagem da Folha de S. Paulo.

Arrotos de vaca: uma fonte de energia alternativa

Imagem
VERA NOVAIS   22/10/2013 - 10:08 Mochila nas costas das vacas criada para recolher os gases produzidos durante a digestĆ£o, permitindo a produĆ§Ć£o de biocombustĆ­vel. A mochila criada para recolher os gases digestivos das vacas  DR JĆ” imaginou uma vaca de mochila Ć s costas? E com um tubo ligado directamente a um dos seus quatro “estĆ“magos”? Ɖ precisamente isso que uma equipa de cientistas argentinos pretende fazer, para recolher os arrotos das vacas. Tudo para ajudar a reduzir os gases com efeito de estufa emitidos pelos bovinos. A produĆ§Ć£o de energia, para a indĆŗstria ou para os transportes, Ć© a principal responsĆ”vel pela emissĆ£o de gases com efeito de estufa, por estar ainda demasiado dependente da queima de combustĆ­veis fĆ³sseis, como o petrĆ³leo e o carvĆ£o.

Parlamento Europeu quer suspender envio de dados bancƔrios para EUA

Imagem
ALEXANDRE MARTINS   23/10/2013 - 18:35 Acordo com Washington dever ser travado devido Ć s revelaƧƵes sobre espionagem a cidadĆ£os da UniĆ£o Europeia. O Parlamento votou dividido  VINCENT KESSLER/REUTERS A falta de uma resposta firme da Europa Ć s revelaƧƵes sobre a espionagem da AgĆŖncia de SeguranƧa Nacional (NSA) levou o Parlamento Europeu a esboƧar uma retaliaĆ§Ć£o. Numa resoluĆ§Ć£o hoje aprovada, os deputados exigem que a ComissĆ£o Europeia suspenda o acordo com os EUA para o envio de informaĆ§Ć£o sobre transacƧƵes bancĆ”rias, assinado com o objectivo de seguir o financiamento do terrorismo.

Debate econƓmico no Brasil ainda Ʃ preso ao passado

Imagem
 Entrevista do mĆŖs /Por ZĆ© Dirceu O debate econĆ“mico no Brasil muitas vezes ainda Ć© preso ao passado, distante da realidade que o paĆ­s vive hoje. O grande desafio agora Ć© tentar buscar um consenso em relaĆ§Ć£o Ć s diferentes correntes existentes, que pregam receitas divergentes para o Brasil e nĆ£o dialogam entre si. A avaliaĆ§Ć£o Ć© do economista e professor Nelson Barbosa, que deixou a Secretaria-Executiva do MinistĆ©rio da Fazenda em junho deste ano. Em conversa com o nosso blog, o pesquisador do IBRE (FGV) e professor da Escola de Economia de Sao Paulo (FGV) e do Instituto de Economia do Rio de Janeiro (UFRJ) diz que Ć© preciso “muita capacidade polĆ­tica” do governo para construir um consenso nacional e superar o debate preso ao passado. “Acontece que Ć s vezes as coisas ficam disfarƧadas e nebulosas por conta da mĆ­dia, que quer estabelecer um Fla x Flu”, acrescenta.

Fernando Rodrigues e o brasileiro que quer “se encostar”

Imagem
23 de outubro de 2013 | 12:03 Fernando Rodrigues, hoje, na  Folha , escreve aquelas coisas tĆ­picas de uma geraĆ§Ć£o “yuppie”, que reciclou a ideia colonial de que os brasileiros sĆ£o um povo indolente, ao afirmar que “uma parcela significativa dos cidadĆ£os por aqui sonha em se encostar no Estado-nhonhĆ“.” A histĆ³ria da indolĆŖncia brasileira Ć© velha como a SĆ© de Braga, como dizia minha avĆ³. Vem de um semi-racismo que subjaz tambĆ©m Ć  ideologia da superioridade ariana (ou anglo-teutĆ“nica): Ć  lassidĆ£o hedonista dos latinos, ainda mais aos que carregam o sangue “poluĆ­do” pelos mouros: portugueses e espanhĆ³is.

Paulo Nogueira: Gentili, o chapa branca

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio A teoria de Nogueira Ć© certĆ­ssima. Hoje em dia, no Brasil, Ć© muito fĆ”cil falar mal do PT ou do governo. Porque vivemos uma democracia, e o PT tem tradiĆ§Ć£o democrĆ”tica de lidar tranquilamente com a crĆ­tica (diferente de alguns partidos, que promovem censura em redes sociais, e pedem a “cabeƧa” de jornalistas). Na verdade, criticar o PT virou a coisa mais politicamente correta que hĆ”. Politicamente incorreto seria, numa plateia de riquinhos, elogiar o PT. Ou fazer uma piada que zombasse do Ć³dio da mĆ­dia Ć  Lula.

Ditadura assassina

Imagem
Juiz acusa 79 ex-agentes de Pinochet por morte de comunistas Um juiz chileno acusou nesta terƧa-feira (22) 79 ex-agentes da DireĆ§Ć£o de InteligĆŖncia Nacional (Dina), polĆ­cia secreta da ditadura de Augusto Pinochet, pelo desaparecimento e morte de oito militantes do Partido Comunista entre 1976 e 1977, informou o Poder JudiciĆ”rio. Entre os indiciados estĆ” o ex-diretor da instituiĆ§Ć£o, Manuel Contreras, que cumpre pena de centenas de anos por outros crimes contra a humanidade.

Empresas que cresceram com o Nazismo.

Imagem
Empresas buscam melhor forma de lidar com passado nazista Nos Ćŗltimos anos, vĆ”rias companhias tentaram esclarecer relaĆ§Ć£o com o regime de Hitler, impulsionadas sobretudo por novas geraƧƵes de executivos. A Ćŗltima foi a mundialmente famosa fabricante de alimentos Dr. Oetker. O nome nas embalagens de pizza congelada, fermento em pĆ³ e outros produtos alimentĆ­cios Ć© bastante conhecido. Presente tambĆ©m no Brasil, a Dr. Oetker Ć© uma das marcas alemĆ£s mais famosas no mundo. Agora, quase 70 anos apĆ³s o fim da Segunda Guerra Mundial, a empresa publicou um estudo sobre seu passado, mais especificamente durante o regime nazista.

Ouro negro

Imagem
Conseguir muitos participantes para um leilĆ£o nĆ£o significa que foram feitas as melhores regras para o PaĆ­s. Mas, sim, as regras que mais interessam aos empresĆ”rios de fora Conseguir muitos participantes para um leilĆ£o nĆ£o significa que foram feitas as melhores regras para o PaĆ­s. Mas, sim, as regras que mais interessam aos empresĆ”rios de fora.  Em vĆ­deo, o diretor da Sucursal BrasĆ­lia de ISTOƉ, Paulo Moreira Leite, comenta o resultado do leilĆ£o do prĆ©-sal, vencido pelo Ćŗnico consĆ³rcio que disputou o campo de prospecĆ§Ć£o de petrĆ³leo.   Clique aqui e assista ao vĆ­deo

Ninho de tucano, ovos de serpente

Imagem
Um site de propriedade do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) estĆ” sendo investigado por inquĆ©rito policial em SĆ£o Paulo. Por Saul Leblon Na Carta Maior Um site de propriedade do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), que se autodefine como um espaƧo onde ’10 mil brasileiros estĆ£o discutindo a naĆ§Ć£o’, estĆ” sendo investigado por inquĆ©rito  policial em SP (78Āŗ distrito).

O que ganhamos com a aprovaĆ§Ć£o do Marco Civil da Internet?

Imagem
O debate sobre a nacionalizaĆ§Ć£o de datacenters pode tirar o foco de questƵes mais importantes, como a neutralidade da rede. por Pedro Augusto e Pedro Mizukami — publicado 23/10/2013 O projeto de lei 2126/11, conhecido como Marco Civil da Internet, teve votaĆ§Ć£o adiada por sucessivas vezes na CĆ¢mara, Casa em que tramita hĆ” dois anos. Em razĆ£o das recentes denĆŗncias de espionagem pela NSA (National Security Agency), dos EUA, a proposta foi colocada em regime de urgĆŖncia. Se atĆ© dia 27 nĆ£o for votada, fica trancada a pauta de deliberaƧƵes da CĆ¢mara.

A BIOMETRIA E O TOTALITARISMO

Imagem
Postado por Mauro Santayana (HD) - Ɖ necessĆ”rio refletir sobre Estado, Sistema e indivĆ­duo,   neste momento em que o TSE estĆ” implementando - por simples ResoluĆ§Ć£o – o Recadastramento BiomĆ©trico obrigatĆ³rio da populaĆ§Ć£o brasileira. Bakunin nos recorda que, na maioria das vezes, a cada aumento da autoridade do Estado, corresponde igual ou maior diminuiĆ§Ć£o da liberdade do cidadĆ£o. John Locke, na mesma linha, reflete que a finalidade da justiƧa – e da Lei – nĆ£o pode ser nunca a de abolir ou restringir a Liberdade, mas sim, de fortalecĆŖ-la e aumentĆ”-la. E lembra que cada homem Ć© proprietĆ”rio de sua prĆ³pria pessoa, e, com relaĆ§Ć£o a ela, a ninguĆ©m poderĆ” ser dado o direito de estar acima dele. HĆ” que se tomar cuidado com a biometria.

Vaticano suspende o "bispo do luxo"

Imagem
PƚBLICO   23/10/2013 - 11:56 Prelado alemĆ£o no centro de um escĆ¢ndalo provocado pelos gastos sumptuosos na construĆ§Ć£o de uma residĆŖncia diocesana Tebartz-van Elst foi chamado na semana passada ao Vaticano  FREDRIK VON ERICHSEN/AFP O Vaticano anunciou nesta quarta-feira a suspensĆ£o, atĆ© nova ordem, de monsenhor Franz-Peter Tebartz-van Elst, conhecido na Alemanha como o “bispo do luxo” pelos gastos sumptuosos desde que assumiu a chefia da diocese de Limburgo.

STF poderĆ” mudar decisĆ£o sobre Lei de Anistia, afirma ministro Marco AurĆ©lio de Mello

Imagem
2 out 2013 Blog do ZĆ© /Por ZĆ© Dirceu justicaBoas novas do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Marco AurĆ©lio de Mello se pronunciou nesta segunda-feira (21.10) sobre as iniciativas de revisĆ£o da Lei de Anistia recentes.

Alckmin amplia terceirizaĆ§Ć£o e entrega da saĆŗde ao setor privado

Imagem
JƚLIA MORAES/ FOLHAPRESS OrganizaƧƵes sociais administram pelo menos 37 dos 80 hospitais pĆŗblicos do estado Governo de SĆ£o Paulo adota modelo em que empresas administram as unidades e as OSs cuidam do atendimento mĆ©dico por Sarah Fernandes, da RBA SĆ£o Paulo – As primeiras parcerias pĆŗblico-privadas do governo do estado de SĆ£o Paulo para a construĆ§Ć£o de trĆŖs hospitais pĆŗblicos – nas cidades de Sorocaba, SĆ£o JosĆ© dos Campos e na capital paulista –, anunciados pela Secretaria de SaĆŗde no Ćŗltimo dia 9, incluirĆ£o tambĆ©m a gestĆ£o dos serviƧos que nĆ£o se relacionem com atendimento clĆ­nico incluindo, por exemplo, seguranƧa e alimentaĆ§Ć£o, como informou o secretĆ”rio de estado da SaĆŗde, David Uip. JĆ” os serviƧos mĆ©dicos ficarĆ£o a cargo de organizaƧƵes sociais, atualmente responsĆ”veis pela gestĆ£o de pelo menos 37 dos 80 hospitais pĆŗblicos do estado.

Dilma pede desculpas em nosso nome, Dr. Juan

Imagem
Dilma Rousseff fez, hoje, o que milhares de brasileiros decentes desejariam poder fazer. Pedir desculpas ao Dr. Juan Delgado, um dos que foi hostilizado e chamado de escravo por maus mƩdicos em Fortaleza, hƔ dois meses.

Quem perdeu no prƩ-sal

Imagem
Por Paulo Moreira Leite Para quem apostou que o leilĆ£o do Campo de Libra seria um fracasso, o resultado Ć© humilhante Os crĆ­ticos do prĆ©-sal saĆ­ram do leilĆ£o em posiĆ§Ć£o difĆ­cil. Ao contrĆ”rio do que sustentaram nas Ćŗltimas semanas, duas empresas privadas de porte – a Shell e a Total – assumiram um papel relevante no consĆ³rcio, equivalente a 40 % de participaĆ§Ć£o. Para quem garantia que o leilĆ£o seria um fracasso porque sĆ³ seria capaz de despertar o interesse de duas estatais chinesas, dado que por si sĆ³ deveria ser visto como um desastre inesquecĆ­vel, o resultado Ć© um saldo humilhante.

"Caso Maria": Supremo Tribunal da GrƩcia manda investigar centenas de certidƵes de nascimento

Imagem
PƚBLICO   22/10/2013 - 18:04 Os juĆ­zes consideram que o caso da menina encontrada em acampamento cigano pode nĆ£o ser Ćŗnico no paĆ­s. O acampamento cigano de Farsala, onde Maria foi encontrada  AFP O Supremo Tribunal da GrĆ©cia ordenou esta terƧa-feira uma investigaĆ§Ć£o a todas as certidƵes de nascimento passadas nos Ćŗltimos seis anos com base em declaraƧƵes dos pais e nĆ£o em registos de hospitais e maternidades. Isto porque os magistrados consideram que o "caso Maria" nĆ£o Ć© um episĆ³dio isolado e pode ter-se repetido por todo o paĆ­s. Maria Ć© a menina que foi encontrada a viver com uma famĆ­lia cigana em Farsala, perto de Larissa, no Centro da GrĆ©cia. Por ser loura e de olhos claros, a polĆ­cia, que realizava uma operaĆ§Ć£o Ć 

No Facebook nĆ£o hĆ” maminhas mas hĆ” decapitaƧƵes

Imagem
ANA GOMES FERREIRA   22/10/2013 - 16:00 PƚBLICO-Portugal Ao autorizar vĆ­deos de decapitaƧƵes, a empresa americana levantou questƵes que vĆ£o da sua Ć©tica Ć  sua jurisdiĆ§Ć£o. As polĆ©micas nĆ£o afectaram a prestaĆ§Ć£o do Facebook na bolsa  AFP Ɖ um mundo estranho, o do Facebook. Um mundo onde nĆ£o se pode mostrar a imagem de uma mama de mulher, mas se autoriza a publicaĆ§Ć£o de vĆ­deos de pessoas a serem decapitadas. A administraĆ§Ć£o desta empresa americana com mais de mil milhƵes de utilizadores em todo o mundo decidiu, esta semana, voltar a permitir a publicaĆ§Ć£o de imagens e filmes de decapitaƧƵes. Em Maio, e depois de milhares de protestos – um

Ildo Sauer: “Fernando Henrique Cardoso estĆ” se sentindo pequeno”

Imagem
por  Luiz Carlos Azenha Foi tudo bem. Ganhamos! Partilha nĆ£o Ć© concessĆ£o, que nĆ£o Ć© privatizaĆ§Ć£o. Quem vocĆŖ pensa que somos? O Brasil Ć© pobre e nĆ£o tem dinheiro para fazer as coisas sozinho. Todos os que nĆ£o concordam com o discurso oficial foram definitivamente hipnotizados pelo PlĆ­nio de Arruda Sampaio. O carioca nem ligou para o leilĆ£o e curtiu a praia, que esse negĆ³cio de petrĆ³leo Ć© muito complicado para ele. A China vai nos salvar dos Estados Unidos! SĆ³ o black bloc quer estragar a festa. Todo mundo que nĆ£o concorda Ć© ressentido, tucano ou ultraesquerdista — menos o Arnaldo Jabor e a Miriam LeitĆ£o, que aplaudiram o leilĆ£o. Gabrielli? Fracassado. Metri? Sindicalista! RequiĆ£o? GagĆ”. Petroleiros? Oportunistas. Comparato? Dinossauro. Estes foram alguns dos argumentos brandidos nas Ćŗltimas horas em torno do leilĆ£o de Libra. Mas, se tudo Ć© tĆ£o simples assim e o leilĆ£o foi um grande negĆ³cio, por que o desespero, a tentativa de sufocar as opiniƵes contrĆ”rias? SerĆ” que foi mesmo um