Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 8, 2014

Maduro alerta iminência de golpe de Estado na Venezuela

Imagem
  O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta sexta-feira (14) que “a única alternativa contra aqueles que cometem um golpe será a consolidação de um povo pronto para garantir a soberania do país”. Do Palácio de Miraflores ele se dirigiu ao povo venezuelano para se referir novamente à violência perpetrada pela direita durante as manifestações da última quarta-feira (12), quando três pessoas foram mortas e 66 ficaram feridas.

Dilma vai discutir Zona Franca de Manaus com cúpula da UE

Imagem
  A presidenta Dilma Rousseff participará no próximo dia 24, da 7ª Reunião de Cúpula entre Brasil e União Europeia, em Bruxelas, quando irá discutir o questionamento europeu ao regime tributário da Zona Franca de Manaus. "Vamos defender esse sistema tributário em todas as instâncias, na Organização Mundial do Comércio, onde for. Estarei na União Europeia e um dos temas da minha pauta será a Zona Franca de Manaus", disse a presidência em entrevista concedida nesta sexta-feira a rádios de Manaus.

Brasil Sociedade Conectada iLtda

Imagem
  Por Gabril Piolli Esta semana falei a estudantes da Universidade do Vale do Paraíba. Calouros da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação. Uma galera bonita de Administração, Ciências Contábeis, Moda, Secretariado Executivo, Jornalismo, Rádio e TV, Publicidade e Propaganda, e Ciência da Computação. A TV Univap é uma das melhores emissoras universitárias do país, com produção regular, de qualidade, realizada pelos estudantes e professores da FCSAC . É dirigida por meu amigo, companheiro de lutas e sucessor na presidência da ABTU, Fernando Moreira , um professor daquele raro tipo que faz, reflete sobre o que faz, ensina o que aprende, faz junto com o aluno, e aprende ensinando. Ele me fez o convite para falar sobre um tema desafiador: “A Sociedade Conectada”.

Encontro de posições anti-históricas com intenções eleitoreiras em 2014

Imagem
    As baterias contrárias ao governo Dilma são lançadas por uma aliança já muito repetida pela direita com uma esquerda radical absolutista O governo se fortalecerá com a ampliação da rede de energia, com o criativo programa Mais Médicos e com Luz para Todos. As baterias contrárias são lançadas por uma aliança já muito repetida pela direita com uma esquerda radical absolutista. Da corporação médica à Rede de Marina (rede que se construiu em nome de uma candidatura eleitoreira), passando por sermões sem raízes no coração das gentes. Voltemos um pouco atrás na história. Quando começou a industrialização na Inglaterra, as velhas corporações se insurgiram e queimaram máquinas e novos teares. Na própria URSS nascente, muitos operários, crendo que eram agora os donos das máquinas, as levaram para suas casas e foi necessária uma reação do governo. Há posições que, na verdade, são retrógradas, isto é, caminham de costas para muitas pessoas concretas e para novos processo

veja-transforma-planilha-de-doacoes-em-acao-de-black-blocs

Imagem
Patricia Faermann Jornal GGN - Foi publicado em um dos blogs da Veja de ontem (13), uma tabela de doações, que tem como uma das organizadoras a Sininho – denunciada de fazer ligação entre Fábio Raposo, o suposto responsável pelo rojão que matou o cinegrafista Santiago, com o deputado Marcelo Freixo, do PSOL. A coluna diz: “A contabilidade da planilha a que VEJA.com teve acesso se refere a um ato realizado pelo grupo no dia 24 de dezembro, batizado ‘Mais amor, menos capital’. A manifestação – convocada como um ato cultural – não terminou em vandalismo, como outras organizadas pelo mesmo grupo. Mas a lista de doadores sugere ligações entre autoridades e militantes. A tabela foi repassada por Elisa Quadros, conhecida como Sininho, em um grupo fechado do Facebook.  Neste documento, aparecem os nomes dos vereadores Jefferson Moura (PSOL) e Renato Cinco (PSOL), apontados como doadores de 400 reais e 300 reais, respectivamente. O juiz

Breivik ameaça fazer greve de fome se não lhe substituírem a Playstation

Imagem
AFP 14/02/2014 - 22:21 O autor do massacre de Utoya afirma estar sujeito a uma “tortura” por causa das condições em que está preso. Breivik durante o julgamento em que foi condenado a 21 anos de prisão Heiko Junge/Reuters    Anders Breivik, o norueguês que matou 77 pessoas em Julho de 2011, exigiu melhores condições de detenção e ameaçou iniciar uma greve de fome caso não termine aquilo que caracteriza como “tortura”. Em causa estão reivindicações como a substituição da Playstation 2 pelo modelo mais recente e contactos com o mundo exterior, segundo uma carta enviada esta sexta-feira à AFP. O homicida de extrema-direita, que está em isolamento desde 2011 por questões de segurança, fez uma lista de doze exigências para que as suas condições penitenciárias estejam em conformidade com as regras europe

Gilmar Mendes é incurável. O cóccix de borracha de Suplicy também

Imagem
Autor: Fernando Brito O Ministro Gilmar Mendes, certamente, conhece o que está escrito no inciso II do quinto artigo da Constituição brasileira, que a ele, como Ministro do Supremo Tribunal Federal, incumbe zelar pelo respeito: “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei” Se não há lei que impeça qualquer pessoa de pedir doação a outras para qualquer coisa, inclusive para o pagamento de multa judicial, ao Dr. Gilmar Mendes não cabe dizer se pode ou se não pode.

“Não é possível que Minas continue segregada do resto do Brasil”, diz Lula em BH

Imagem
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta sexta-feira (14) com os deputados federais e estaduais do PT, PMDB, PRB, do Bloco Minas sem Censura e do PC do B de Minas Gerais, ao lado do ex-ministro Fernando Pimentel. Lula falou sobre sua relação com Minas Gerais desde 1978, e afirmou que “Minas são muitas e poucas pessoas tiveram a oportunidade de percorrer esse estado tanto como eu”.

Requião detona STF, Barbosa, Plim-Plim e Dudu

Imagem
 Chantagem da Globo em cima de Requião não deu em nada. Viu, Dilma ? Requião conhece o Dudu desde o tempo dos precatórios O Conversa Afiada reproduz, do Blog Escrevinhador, de Rodrigo Vianna, trechos de entrevista do senador Roberto Requião (PMDB – PR) à Caros Amigos: Roberto Requião: “sou candidato a Presidente” Roberto Requião acaba de dar uma entrevista histórica ao jornalista Frédi Vanconcelos, na revista “Caros Amigos”. A entrevista mostra que há uma avenida aberta para politizar o debate no Brasil – pela esquerda, de cara limpa. Requião não cede um milímetro. Defende os governos petistas (“vejo o PT como melhor que os outros; ao mesmo tempo em que eu acho que é muito pouco”), mas não abre mão da crítica dura à tibieza do partido para lidar com a Globo e outros interesses.

Extrema-direita envergonha Israel e afasta aliado, diz colunista

Imagem
Ministro da Economia de Israel, Naftali Bennett, do partido ortodoxo e colonizador Lar Judeu, durante discurso no Parlamento israelense (Knesset).   O ministro da Economia de Israel, Naftali Bennett, do partido ortodoxo e colonizador Lar Judeu, continua sob o foco da imprensa israelense. Nesta quinta-feira (13), o colunista Carlo Strenger, do jornal Ha’aretz, escreveu sobre o “show de horror” do ministro e da “retirada de Israel do mundo civilizado”. A acusação, novamente mais empenhada, de “antissemitismo” a quem criticar as políticas de ocupação do governo israelense sobre a Palestina volta a estar em foco.   “O partido Lar Judeu, de Naftali Bennett, e o resto da extrema-direita de Israel tem, claramente, um novo plano político: defender a retirada – não da Cisjordânia, mas do mundo civilizado”, escreve Strenger.

Participantes do programa De Braços Abertos reduzem consumo de drogas em até 70%

Imagem
Em 30 dias, mais de 4 mil pedras de crack foram apreendidas e 25 traficantes foram presos Programa é bem avaliado pela prefeitura de São Paulo, que pretende estender atendimento por mais cinco horas e ampliar as vagas de trabalho por Gisele Brito, da RBA São Paulo –Ao anunciar o balanço do primeiro mês do programa De Braços Abertos, que oferece moradia, trabalho e atendimento de saúde para dependentes de crack da região da Luz, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), comemorou a redução do consumo pelos participantes de até 70% verificada pelas equipes de saúde da prefeitura. Desde o dia 14 de janeiro foram cadastradas 386 pessoas na iniciativa, que consumiam de 10 a 15 pedras. Ao todo, foram feitas 3 mil abordagens, 355 atendimentos médicos e 149 pessoas iniciaram tratamento de desintoxicação.

O mensalão tucano e a lista de Furnas

Imagem
Por Luis Nassif Jornal GGN   - A ação penal no 1.274 da Procuradoria Geral da República – o chamado “mensalão tucano” – traz elementos contundentes sobre a participação do ex-governador mineiro Eduardo Azeredo no desvio de R$ 4,5 milhões (valores da época) de três estatais mineiras – Copasa, Cemig e BEMGE – para sua campanha eleitoral. Mas traz informações esclarecedoras sobre a tal “Lista de Furnas”, que relacionaria as pessoas beneficiadas pelo caixa de campanha. Há uma discussão permanente sobre a veracidade ou não da lista. Existem duas listas. A original, com a assinatura do caixa de campanha, Cláudio Mourão, foi devidamente autenticada pelo Instituto Nacional de Criminalística”, que apontou inúmeros pontos em comum nas assinaturas e atestou que não houve edição do documento. Além disso, os valores mencionados batem com aqueles desviados das três estatais mineiras. Não pode confirmar a “absoluta coincidência” apenas devido ao fato de ter sido analisado uma cópia xerox.

Metrô-SP e a Grande Quadrilha

Imagem
Por Téia Magalhães, na revista  Retrato do Brasil : Os objetivos dos governos e dos cartéis são, em princípio, opostos: o poder público se esforça para comprar sempre pelo menor preço bens e serviços com determinadas especificações de qualidade e o cartel, ao contrário, quer vendê-los por preços superiores aos que cada empresa individualmente proporia se houvesse concorrência real. Para combater a ação dos cartéis, os governos criam órgãos de defesa da concorrência e criminalizam os conluios entre empresas independentes que se articulam com o objetivo de reduzir a concorrência em determinado setor. A cartelização é um fenômeno das economias capitalistas desde o final do século XIX e seu combate, apesar dos esforços dos Estados, é frequentemente frustrante.

A nova era da violência

Imagem
Autores intelectuais dos assassinatos já acontecidos e por vir são os whiteblocs. Devem ser combatidos com a mesma virulência com que combatem a democracia Wanderley Guilherme dos Santos Professores universitários do Rio de Janeiro, de São Paulo e outras universidades falam do governo dos trabalhadores como se fosse o governo do ditador Médici, embora durante aquele período não abrissem o bico. Vetustos blogueiros, artistas sagrados como marqueteiros crônicos, jovens colunistas em busca da fama que o talento não assegura, políticos periféricos ao circuito essencial da democracia, teóricos sem obra conhecida e de gogó mafioso, estes são os mentores da violência pela violência, anárquica, mas não acéfala. Quem abençoa um suposto legítimo ódio visceral contra as instituições, expresso em lamentável, mas compreensível linguagem da violência, segundo estimam, busca seduzir literariamente os desavisados: a violência é a negação radical da linguagem. Mentores whiteblocks, igualmente in

Revista 'Forbes' lista os cinco políticos mais ricos do Brasil

Imagem
Postado por Helena  Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Com fortuna avaliada em US$ 1,9 bilhão, o empresário e senador suplente Lírio Albino Parisotto (PMDB-AM) aparece no topo do ranking dos políticos mais ricos do Brasil. A lista, elaborada pela revista "Forbes" desta semana, coloca em segundo lugar o "rei da soja", o senador Blairo Maggi  (PRMT), cuja fortuna no agronegócio soma US$ 960 milhões. Em terceiro, quarto e quinto lugares, a publicação destaca, respectivamente, o herdeiro da construtora CR Almeida e deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR), com patrimônio avaliado em US$ 200 milhões; o prefeito de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, Otaviano Pivetta (PDT), que é o maior acionista individual da Vanguarda Agro e possui US$ 100 milhões, além do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), com US$ 33 milhões e cuja família é controladora da Eucatex.

“Foi a maior ascensão social coletiva que o Brasil já conheceu”, disse Lula ao jornal mineiro O Tempo

Imagem
Presidente Lula e o então prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, em visita a Vila Cafezal (Belo Horizonte, MG, 21/06/2007) Foto: Ricardo Stuckert/PR O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista ao jornal mineiro O Tempo. Lula viaja nesta sexta-feira (14) para Belo Horizonte, onde participa, ao lado de Fernando Pimentel, do lançamento da “Caravana da Participação: a gente quer o que é melhor pra você”. Na entrevista, Lula falou sobre o ganho real dos trabalhadores nos últimos 12 anos, Copa do Mundo, recursos do Pré-Sal e o combate a pobreza. “conseguimos tirar 36 milhões de pessoas da miséria e levar 40 milhões para a classe média. Foi a maior ascensão social coletiva que o Brasil já conheceu”, disse.

Xi a Putin: Apoio elegante

Imagem
13/2/2014,  Alexander Salitzki ,  Strategic Culture “ Elegant support ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Xi Jinping e Vladimir Putin na abertura dos JO de Sochi-2014 Continua a dança de duplas Rússia e China de patins sobre o gelo da política mundial. Em Sochi, observamos com prazer mais um elemento na rotina desse dueto, cada vez mais harmonioso. Pode-se chamá-lo de “apoio elegante”. Atletas que não se intimidam diante de coisa alguma, exibiram a elegância sóbria de parceiros confiáveis. O fato de que os parceiros têm bem desenvolvida compreensão mútua não é o seu único mérito. Paradoxalmente, a antipatia com que a dupla foi recebida pelos públicos estrangeiros contribuiu consideravelmente para o bom espírito de equipe. As cataratas de fatos sombrios que foram despejadas no mundo antes do início das Olimpíadas de Pequim em 2008 e de Sochi em 2014 teriam de gerar, como geraram, uma resposta.

PROVOCADORES DE ALUGUEL

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". A baderna paga a R$ 150 demonstra o fracasso de quem não tem capacidade de atrair a população para suas ideias A notícia de que dirigentes de alguns partidos de esquerda não-petista decidiram pagar R$ 150 para garantir presença em seus protestos políticos  não é grave. É deprimente. Se é imoral comprar votos numa eleição, eu acho ainda mais condenável comprar presença em manifestação. É prova de um grande fracasso político. Apenas lideranças incapazes de formular propostas para atrair uma parcela significativa população para  seus projetos têm necessidade de fazer isso.

Os black blocs e seus “professores”, por Miguel do Rosário

Imagem
  Enviado por Miguel do Rosário Reproduzo abaixo um artigo do Nassif, analisando as consequências da morte do cinegrafista. Antes, alguns comentários sobre um trecho de seu texto, em que ele fala da participação de pessoas mais velhas, irresponsavelmente chancelando os atos violentos. Irresponsavelmente sim, reitero, porque essas pessoas jamais se arriscariam, elas mesmas. Mas comprometeram a vida de terceiros, em alguns casos tragicamente, como no caso dos jovens presos, que podem permanecer enjaulados por décadas. É muito fácil pregar a violência do conforto de seu apartamento no Leblon. É muito fácil dar cartaz, espaço ou mesmo dinheiro para organizações comprometidas com a violência. Já vimos isso acontecer em épocas de triste memória. Todos os fascismos tiveram seus “camisas neras”. Todos tiveram também seus “professores”.

Joaquim Barbosa e a pena de morte civil a José Dirceu

Imagem
publicado em 13 de fevereiro de 2014 às 20:45 Pena de Morte Civil a José Dirceu por Lincoln Secco, especial para o Viomundo Não havia provas contra ele nos autos, então um ministro procurou em seu compêndio de Direito Penal uma teoria esdrúxula, criada na Alemanha: a do Domínio do Fato. Nem aquele país a aplica e o seu próprio autor desautorizou a leitura feita pelo presidente do STF. O escândalo de uma condenação por formação de quadrilha sem provas incomodou até o conservador Ives Gandra Martins. A insegurança causada nos meios jurídicos e o perigo que tal teoria representaria para homens de negócio conduziram um jurista de renome como ele a se pronunciar contra a condenação de um adversário político.

Os 30 anos de ódio ao MST nas páginas de Veja

Imagem
O que os ataques e silêncios da revista sobre o maior movimento social brasileiro revelam sobre a história recente da política brasileira  Najla Passos O ódio da mídia ao MST acompanha os 30 anos do movimento, desde a sua fundação, em janeiro de 1984. Mas o padrão de manipulação usado para tentar fraudar a imagem do movimento muda bastante, acompanhando a conjuntura e tentando tirar proveito dela. Prova é a forma com que a maior revista do país, a Veja, teceu a trajetória do MST em suas páginas: primeiro com a tentativa de cooptação, depois com total invisibilidade, até a campanha permanente de criminalização, que oscilou da associação com o perigo comunista, herdada da ditadura, à acusação de terrorismo, no período pós 11 de setembro. Nos últimos anos, uma nova condenação ao ostracismo, acompanhada pelo conjunto da mídia, garantiu a retirada do tema reforma agrária da pauta nacional.

MST: o que o faz necessário

Imagem
   As imbricações entre a questão agrária e a urgência climática aguardam o desassombro de um protagonista, capaz de arrastar tempos históricos distintos. por: Saul Leblon No percurso dos seus 30 anos, o MST não pode ser acusado de benevolência com qualquer  governo, nem mesmo com o atual, do PT – alvo, não raro, da contundência de seu apoio crítico. A manifestação de 15 mil pessoas que o movimento promoveu  esta semana, em Brasília, simultânea ao seu VI Congresso, tampouco  sancionou  a facilidade com que a  emissão conservadora tem usado a rua, desde junho de 2013, para propagandear a sua própria agenda.

O “programa” da oposição é o caos. O nosso é o céu

Imagem
13 de fevereiro de 2014 | 23:03 Autor: Fernando Brito Os doutos ministros do TSE e seus calendários eleitorais podem dizer o que quiserem, mas as eleições de outubro já começaram. Aliás, seria muito melhor que elas começassem do modo legítimo e civilizado, através dos partidos e dos candidatos que irão disputá-las. Mas, infelizmente – e não é novidade – elas começaram abertamente na mídia. E não com debates, propostas ou planos para o país. Mas apenas com uma torcida, desesperada, fanática. E uma torcida organizada, com os mesmos métodos irracionais tristemente famosos das de futebol.

Sininho confirma: Black Bloc é financiado

Imagem
O Globo achou no Facebook da Sininho Elisa Quadros Pinto Sanzi, de 28 anos, a Sininho Saiu no Globo: Ativista fala sobre pagamentos em manifestações Em janeiro, Sininho escreveu texto falando do assunto no Facebook Veja o texto escrito em 19 de janeiro por Sininho em seu perfil do Facebook

O DÉFICIT E O BNDES

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Hoje em Dia) - Fechadas as contas de janeiro, o Brasil teve, no primeiro mês do ano, um déficit de 4 bilhões de dólares – o maior da história - na balança comercial. Boa parte dele veio do aumento das importações de máquinas de uso doméstico (eletrônicos e eletrodomésticos), móveis, vestuário, objetos de decoração, produtos alimentícios, automóveis de passageiros, bebidas e tabaco. O brasileiro continua consumindo cada vez mais, mas o dinheiro gasto pela população, no lugar de ficar por aqui, está viajando para outros países, no bolso de importadores nacionais e estrangeiros, e na mala dos turistas brasileiros que gastaram, no ano passado, com viagens e quinquilharias, mais de 25 bilhões de dólares no exterior.

A NOVA CÚPULA DA ALIANÇA DO PACÍFICO

Imagem
Postado por  Mauro Santayana (JB) - Se há uma coisa que muitas vezes, impressiona, em certos segmentos da elite e do empresariado nacional, é a facilidade com que se deixam pautar e manipular pela imprensa estrangeira – e seus replicantes locais – sem entender que por trás de tudo que não seja absolutamente factual, existem  determinados interesses. Esse é o caso, por exemplo, dos artigos e  “análises” feitas pela mídia, a  respeito da Aliança do Pacífico, que engloba o México, a Colômbia, o Peru e o Chile, e que reuniu-se há alguns dias, em Bogotá, proclamando retumbantemente o corte de 92% das tarifas no comércio entre seus sócios.

Lula ao NYT: crescer como a China, com salários baixos? Não, senhor…

Imagem
Autor: Fernando Brito A turma que reclama do “custo Brasil” provocado pela valorização dos salários – especialmente do mínimo, com  cujo reajuste automático Aécio e Eduardo Campos já prometeram acabar  – vai detestar, mas quando o  The New York Times   fez hoje uma provocação com o Brasil ter uma capacidade igual à chinesa de atrair empresas de tecnologia, espanou  a comparação: não queremos para nós um modelo de crescimento com salário baixo. Leia um trechinho na matéria do NYT, (mal) traduzido para você:

“Eu não aguento mais”: como o criador do game mais baixado da história abriu mão de milhões de dólares

Imagem
por :   Kiko Nogueira Dong Nguyen O verdadeiro mistério está no visível e não no invisível, escreveu Oscar Wilde. Na semana passada, um homem abriu mão de ganhar milhões de dólares com algo que inventou numa tarde — e que amava. O homem é o vietnamita Dong Nguyen, 29 anos. Ele anunciou que iria retirar de circulação o “Flappy Bird”, jogo mais baixado de todos os tempos. “Eu não suporto mais”, disse ele, emulando os grandes artistas que destroem sua obra-prima. Cinquenta milhões de pessoas tinham baixado o joguinho, que é de uma simplicidade atroz: você precisa controlar um pássaro com toques na tela e ajudá-lo a atravessar uma série de brechas entre canos verdes. Após a atitude de Nguyen, smartphones com o “Flappy Bird” instalado estariam sendo leiloados a 20 mil dólares. Ele mesmo declarou que estava fazendo 50 mil por dia.

Comitê interministerial reforça compromisso do governo em ampliar o apoio aos pequenos negócios

Imagem
Posted: 12 Feb 2014 04:42 AM PST A criação do Comitê Interministerial de Avaliação do Simples Nacional (CIASN) é fundamental para o fortalecimento das pequenas empresas, avalia o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. Em entrevista ao  Blog do Planalto , o ministro disse que o Comitê – que tem como objetivo acompanhar e avaliar o Simples Nacional e propor seu aprimoramento – eleva o nível da discussão de políticas para a micro e pequena empresa. A presidenta Dilma Rousseff participa nesta quarta-feira (12) de cerimônia de instalação do Comitê. “O nosso Comitê de Avaliação tem uma visão política, da política voltada aos pequenos negócios. (…) É muito importante, porque o Comitê, por ser interministerial, ele coloca vários ministérios na órbita da micro e da pequena empresa. (…) [São] 8 milhões de CNPJs. Se você facilita a vida desse pequeno empreendedor e que ele gere um emprego, um só, são 8 milhões de empregos”, afirmou.

Emenda constitucional permite que 20 mil médicos militares trabalhem no SUS

Imagem
por  Karine Melo, da Agência Brasil   Brasília – A exemplo do que ocorre com os médicos do serviço civil, os médicos das Forças Armadas agora poderão acumular dois cargos públicos para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS). A garantia está prevista na Emenda Constitucional 77, promulgada em sessão do Congresso Nacional hoje (11). Pelo texto, o exercício da atividade militar, no entanto, deverá prevalecer sobre as demais. Durante a sessão, o presidente do Congresso e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), destacou que, com a promulgação da emenda, 20 mil profissionais do Exército, da Marinha e Aeronáutica poderão acumular outro cargo e aumentar a qualidade de atendimento na rede pública de saúde. “A atual emenda não tem a pretensão de resolver toda a carência de médicos no pais, mas poderá representar um alívio”, completou Calheiros.

Globo é sócia de um projeto autoritário de cidade e trata do Rio como de “grandes negócios”

Imagem
p Marcelo Freixo: Globo é sócia de um projeto autoritário de cidade e trata do Rio como de “grandes negócios” por Dario de Negreiros, do Rio de Janeiro, especial para o Viomundo* Quando Marcelo Freixo requereu a instauração de uma CPI das Milícias, em fevereiro de 2007, havia dois meses que tinha assumido pela primeira vez em sua vida um cargo eletivo. Durante mais de um ano, o requerimento do deputado descansou, esquecido, nas gavetas da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). Para que o pedido fosse aprovado, foi necessário que, em maio de 2008, três funcionários do jornal  O Dia  fossem sequestrados e torturados por milicianos que controlavam a favela do Batan, na zona Oeste do Rio. O fato serviu de divisor de águas da opinião pública carioca em relação às consequências do crescimento das milícias. Até então, governantes como o ex-prefeito César Maia, o atual prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral não escondiam sua admiração pela “manutenção da ordem

Os dois intocáveis da República

Imagem
Luis Nassif É provável que Joaquim Barbosa deixe o STF (Supremo Tribunal Federal) em março. Há boatos sobre sua pretensão de disputar ou o governo do Distrito Federal ou uma senatoria pelo Rio de Janeiro. Saindo, seus malfeitos serão corrigidos. O plenário se reunirá, analisará os abusos cometidos enquanto presidente da Suprema Corte, corrigirá o que for possível e tentará voltar à normalidade. *** Suas últimas medidas – derrubando decisões do interino Ricardo Lewandowski - impedem que qualquer prefeitura do país reajuste o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).

Janio de Freitas e a historinha mal contada do rojão

Imagem
 Autor: Fernando Brito Volta e meia, lendo o que escreve Janio de Freitas, acabo por lembrar que ainda existe jornalismo no Brasil. Porque, no mais das vezes, a apuração jornalística é igual a inquérito policial mal-feito: depende apenas do que as pessoas dizem ou confessam. Hoje,  Janio fotografa o mar de contradições e reticências  que virou a cobertura da prisão dos dois confessos disparadores do rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade. E, sinceramente, é preocupante a rapidez com que o delegado – até agora competente na prisão dos responsáveis diretos –  diz que vai concluir o inquérito e entregá-lo à Justiça, amanhã.

Temos que disputar sonhos da juventude com o shopping center

Imagem
    Em entrevista ao jornal Página/12, o secretário geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, analisa as razões que levam os jovens para as ruas.  Darío Pignotti/Página 12 “A polícia foi formada ideologicamente para ver os manifestantes que protestam contra a Copa como se fossem inimigos contra quem se deve disparar balas de borracha. Sabemos que, de fato, a polícia jogou gasolina no fogo das manifestações, aumentando a indignação da população. Isso aconteceu em junho do ano passado durante a Copa das Confederações, e neste ano nos rolezinhos dos adolescentes que foram em grandes grupos aos shoppings. É uma concepção de segurança herdada da ditadura e que precisa ser superada”.

4 LIÇÕES SOBRE LEIS ANTI-TERROR

Imagem
  Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa".   Destino das leis anti-terror é se transformar em instrumentos contra a democracia   Marcelo Zero (*)      Os Mapuches são um povo indígena do centro-sul do Chile. Desde a    colonização, lutaram muito para tentar manter as suas terras. Penaram    bastante e em vão. Hoje, a maioria dos Mapuche vive marginalizada nas    cidades. Trata-se de uma longa história de muitos capítulos escritos com    horror e sangue.    Mas o último capítulo dessa saga trágica foi escrito com a tinta obscura   

Messi: "Copa no Brasil estará cheia de argentinos, será lindo"

Imagem
O jogador da seleção argentina de futebol, e atacante do Barcelona, Lionel Messi, afirmou que a Copa no Brasil será especial devido à grande presença de torcedores argentinos presentes no evento. Lionel Messi voltou a jogar pelo Barcelona no mês passado após lesão| BBC "Todas as Copas são especiais. Esta ainda mais, por ser jogada no Brasil, porque acredito que vai estar cheio de argentinos e que muitas pessoas vão nos seguir", disse Messi. "Acho que será muito lindo", disse em declaração à BBC.

PSOL não controla as manifestações, diz presidente do partido

Imagem
    Em entrevista à Carta Maior, o presidente da legenda, Luiz Araújo, fala sobre o que chama de ação orquestrada contra a candidatura de Marcelo Freixo no Rio  Najla Passos Brasília - A morte do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, atingido por um rojão durante a manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus no Rio de Janeiro, reabriu o debate sobre de quem é a responsabilidade pela violência das táticas black blocs nos protestos. No centro da polêmica, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) chegou a ser acusado, via imprensa, de financiar as táticas dos mascarados. Em entrevista à Carta Maior, o presidente nacional da legenda, Luiz Araújo, fala sobre o que classifica de ação orquestrada para enfraquecer a candidatura de Marcelo Freixo no Rio, nega qualquer vínculo entre PSOL e black blocs, critica tanto a violência policial  quanto a dos mascarados, admite que o partido não controla as manifestações, mas reivindica o direito de continuar a

EUA buscaram brecha para derrubar Jango antes de 1964

Imagem
    Documentos da CIA mostram preocupação da inteligência americana com não alinhamento da política externa do governo João Goulart por Marsílea Gombata   Documentos confidenciais da CIA (agência central de inteligência americana) revelam que o governo americano monitorava os desdobramentos da política brasileira e buscava uma brecha para derrubar o então presidente João Goulart antes do golpe de 1964. Segundo o texto de 17 de agosto de 1962, divulgado na publicação Current Intelligence Weekly Review , da CIA, "intensas manobras políticas continuam em Brasília enquanto o regime esquerdista de Goulart tenta aumentar seu poder vis-a-vis o Congresso conservador”.

Empresas do cartel faturam R$ 784 milhões em contratos com Alckmin em 2013

Imagem
Na CPTM, contratos entre a gestão Alckmin e empresas acusadas seguem em vigor, apesar de denúncias Dados se referem a contratos da Secretaria de Transportes Metropolitanos e da CPTM, já que os do Metrô não são disponíveis por Eduardo Maretti, da RBA São Paulo –  Apesar das denúncias de formação de cartel em contratos de licitação do sistema metroferroviário de São Paulo, as empresas denunciadas de integrar o esquema continuam participando de licitações e recebendo pelos serviços prestados à Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, ao Metrô e à CPTM.

Quanto vale a loucura industrializada?

Imagem
Há uma tendência de catalogar os comportamentos e afetos humanos através de um conluio sutil entre a indústria farmacêutica e a psiquiatria Najar Tubino Porto Alegre - Segundo os dados do Intercontinental Medical Statistics – IMS, a indústria farmacêutica faturou em 2013 quase US$1 trilhão. Em 2001 esta mesma indústria faturou US$393 bilhões e sete anos depois US$773 bilhões. Em 2012 o mercado brasileiro de antidepressivos faturou R$1,85 bilhão. As vendas, de acordo com os dados da ANVISA, subiram 48% em cinco anos. Em 2012 foram vendidas 42,33 milhões de caixas de antidepressivos, o que significa que 1 em cada 5 brasileiros consumiram uma caixa por ano. O Manual de Estatísticas e Diagnósticos (DSM), da Associação de Psiquiatria Americana (APA), que lista as diferentes categorias de transtornos mentais e critérios para diagnosticá-los, registrou um aumento de 26 para 395 na quantidade de doenças mentais, desde o final da II Guerra Mundial.

JUSTIÇA DO ABSURDO

Imagem
Decisão de Barbosa é tão absurda que impede o réu José Dirceu cumprir sua pena na forma da lei   No dia 24 de janeiro, o ministro Ricardo Lewandovski deu parecer favorável ao pedido de José Dirceu, que pretende exercer o direito legal de trabalhar fora da Papuda, para onde foi encaminhado no cinematográfico voo de 15 de novembro. Embora fosse uma decisão de um ministro do STF, o juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções Penais, não deu encaminhamento imediato, permitindo que Dirceu ficasse preso, em regime fechado, num prazo absurdo que completará 90 dias na semana que vem.    Ontem, depois de voltar aos trabalhos,  Joaquim Barbosa revogou a decisão de Lewandosvski.

Genial! O Globo descobre que rico vira reacionário.

Imagem
Autor: Fernando Brito Depois de 36 anos de profissão, eu ainda me surpreendo com a imprensa brasileira. Hoje, o Globo publica uma matéria que conta que   um estudo de dois pesquisadores britânicos conclui que “ o dinheiro, sim, muda as pessoas.” E os  que os que enriquecem, no caso com prêmios de loteria, tendem a se tornar mais reacionários ,conservadores  e  a “apoiar um partido de direita e se tornarem menos igualitários”. Jura? Eu não lia isso desde a Bíblia:

A alteridade cínica da grande mídia

Imagem
  Venício Lima  Será que a presença maciça da violência na programação de entretenimento da mídia eletrônica e da tv brasileira não é um dos fatores que alimenta a violência? (*) Artigo publicado originalmente no Observatório da Imprensa. A Rede Globo de Televisão recomendou a seus jornalistas, inclusive os que trabalham em suas 122 (cento e vinte e duas) emissoras afiliadas, “que a Copa e a seleção brasileira são uma paixão nacional, mas que irregularidades deverão ser denunciadas e ‘pautas positivas’ deverão ser evitadas, a não ser que ‘surjam naturalmente’. Reportagens que mostram como a Copa está beneficiando grupos de pessoas, como os comerciantes vizinhos a estádios, já não estão sendo produzidas para o Jornal Nacional” (ver aqui , e aqui a resposta da Globo ).

A conivência do Psol com os Black Blocs

Imagem
  Antonio Lassance Ao contrário do que pretendia, não é o Psol que parece estar influenciando os Black Blocs. São os Black Blocs que estão dando a linha do Psol. O Psol cometeu o grave erro de se associar aos Black Blocs. Das duas, uma: ou o partido assume o equívoco publicamente, revê sua aliança explícita com os mascarados e se afasta desse grupo de uma vez por todas, ou ele que se prepare para ser duramente rejeitado na política pelos setores democráticos.

Elite de São Paulo é "pobre de espírito", diz Fernando Haddad

Imagem
Em entrevista à BBC Brasil , o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad falou sobre os desafios de sua gestão. Segundo a reportagem, em quase uma hora de conversa, o prefeito mostrou entusiasmo com o novo Plano Diretor da cidade, que considera "revolucionário", e fez duras críticas à elite paulistana, a quem chamou de "pobre de espírito". "(Hoje temos) uma elite míope, fazendo carga no Congresso para não votar a renegociação da dívida. (Temos) dezenas de editoriais nos jornais contra a renegociação da dívida", disse.

Barbosa dá Golpe no STF contra Dirceu

Imagem
  Barbosa não é mais do que o Lewandowski O Presidente Joaquim Barbosa revogou a decisão do Ministro Lewandowski de mandar o Juiz de Execuções Penais proceder o inicio do semi-aberto de José Dirceu e deixá-lo trabalhar. É o que diz o Estadão Barbosa deu um Golpe na decisão de Lewandowski. Cassou, rasgou a decisão e avocou a si a responsabilidade de decidir. Quando quiser. Quando voltar da próxima viagem, talvez. Só tem um probleminha.

Sheherazade provoca Silvio Santos

Imagem
Por Altamiro Borges Rachel Sheherazade, a nova musa da direita nativa, não está disposta a recuar diante das críticas e garante que seguirá utilizando uma concessão pública de televisão para incitar diariamente o ódio na bancada do SBT. Em entrevista ao portal Imprensa, ela foi taxativa: “Não me arrependo de nenhum comentário que fiz”. Já no artigo publicado nesta terça-feira (11) na Folha, ela reafirmou as suas posições preconceituosas. Nesta queda-de-braço, porém, a agressiva apresentadora pode dançar. Ela virou alvo de entidades de jornalistas, não agrada seus “colegas” de trabalho e foi criticada até no Congresso Nacional. O pior: o dono do SBT, Silvio Santos, parece preocupado com o desgaste causado por sua fanática direitista.

Onde mira Barbosa com a provocação a Lewandowski?

Imagem
Autor: Fernando Brito A rigor, não se pode com segurança disser o que é mais forte no Ministro Joaquim Barbosa: se a sua grosseria ou a sua ânsia de aparecer como “xerifão” do Supremo Tribunal Federal. É lógico que ambos os desvios de personalidade  são incompatíveis com o papel de presidente de uma Corte Suprema, mas a isso, tristemente, os brasileiros estão se acostumando, até porque o partidarismo que ali se imprimiu às decisões amedronta a todos de, por discordarem dos métodos de Barbosa, sejam pressionados e atacados pela mídia.

Um rojão camufla o que importa: 1964, 1988, 2014

Imagem
O partido que assentiu com reservas à Carta de 88 tornou-se o principal guardião e o mais fiel artífice de suas conquistas, ora carimbadas de estorvo ao mercado por: Saul Leblon  O partido que assentiu com reservas à Carta de 1988 tornou-se o principal guardião e o mais fiel  artífice de suas conquistas, ora carimbadas – a exemplo dele - de estorvo à eficiência dos mercados e entrave à continuidade do desenvolvimento brasileiro. Entre outros motivos, o PT criticou o resultado constituinte da redemocratização por considera-lo, como de fato era, paralisante do ponto de vista da reforma agrária, avesso à pluralidade sindical, elitista  no que tange à redistribuição fiscal da riqueza e  ao controle do sistema financeiro, ademais de preservar esporões da ditadura no metabolismo da sociedade.