Dilma vai discutir Zona Franca de Manaus com cúpula da UE

 Dilma: prorrogação do sistema tributário da Zona Franca de Manaus é prioridade

A presidenta Dilma Rousseff participará no próximo dia 24, da 7ª Reunião de Cúpula entre Brasil e União Europeia, em Bruxelas, quando irá discutir o questionamento europeu ao regime tributário da Zona Franca de Manaus.


"Vamos defender esse sistema tributário em todas as instâncias, na Organização Mundial do Comércio, onde for. Estarei na União Europeia e um dos temas da minha pauta será a Zona Franca de Manaus", disse a presidência em entrevista concedida nesta sexta-feira a rádios de Manaus.

Havia expectativa de que a presidente pudesse participar da reunião já com as negociações entre União Europeia e o Mercosul para um acordo comercial em estágio avançado, mas a situação econômica da Argentina levou as conversas a um impasse.

Antes da reunião de cúpula com os europeus, Dilma irá à Cidade do Vaticano, onde participa no dia 22 da cerimônia sagração do bispo brasileiro Dom Orani Tempesta em cardeal pelo pelo papa Francisco.

Há possibilidade de que nessa mesma data Dilma tenha uma reunião bilateral com o governo italiano, segundo uma fonte da Presidência da República.

Durante a reunião de cúpula entre Brasil-União Europeia serão realizadas encontros entre reitores de universidades europeias e brasileiras e um encontro com empresário.

"O Brasil mantém, desde 2007, parceria estratégica com a União Europeia, âmbito da qual se têm realizado anualmente reuniões de cúpula com o objetivo de impulsionar as relações bilaterais e aprofundar o diálogo sobre temas de interesse mútuo", disse o Palácio do Planalto em nota divulgada nesta sexta-feira.

Fonte: Portal Terra

Comentários